1 minute read

Casa dos Açores do Quebec celebrou em grande os festejos dos 70 anos da vinda ao Canadá

SYLVIO MARTINS sylviomartins@avozdeportugal.com

Advertisement

Éincrível que já chegamos as festividades dos 70 anos da emigração para o Canadá. Em 2002/03 eu fui implicado num dos projetos que celebrava os 50 anos da emigração. Este projeto foi o primeiro filme com atores, músicos, filmagens e montagens. Foi um projeto que durou quase 6 meses a fazer com o grupo dos Jovens em Ação. Também foi inaugurado uma pedra no Parque de Portugal comemorando os pioneiros. Para os 60 anos A Voz de Portugal realizou uma Gala para comemorar a nossa comunidade e as nossas realizações durante estes 60 anos. Este ano foi uma Gala na Casa dos Açores do Quebec na sexta-feira 5 de maio de 2023.

rianas. Um livro muito bem preparado e que vai ser uma grande fonte de informação para as próximas gerações. José Carlos Teixeira, vinde de Vancouver, também esteve presente neste sumptuoso jantar de Gala. Judith Teodoro, o Diretor Regional - Direção Regional das Comunidades José Andrade que veio expressa-

Em primeiro lugar, nesta noite a mestre da cerimónia foi a simpática senhora Lucie Medeiros que fez um trabalho fantástico durante toda a noite. Podemos notar que a Filarmónica do Divino tocou os hinos do Canadá e Portugal. Em seguida apresentaram os grandes convidados de honra, homens e mulheres da comuni- mente para este evento comemorativo, três dos antigos presidentes da Casa dos Açores do Quebec, e, a presidente da Casa dos Açores, Paula Ferreira que acompanhou todo o caminho o jovem escritor, Eduardo Pereira Medeiros e que trabalhou muito, com a sua equipa para o successo deste evento de grande dade tal como Luís Miranda, Alexandra Mendes, Carlos Leitão, Emanuel Cabral, Dr. Horácio Arruda, Dr. José António Morais. Sem esquecer o nosso Cônsul-Geral de Portugal em Montreal Francisco Saraiva, o Embaixador do Canadá António Leão Rocha o conselheiro das Comunidades, Daniel Loureiro, Conselheiro da Diáspora Açoriana no Quebeque, Victor Faria. Eduardo Pereira Medeiros escritor do novo livro Açores - Canadá, dos Navegadores às Comunidade Aço- qualidade. Através da sala, podiamos ver vários elementos associativos, e pessoas importantes da comunidade, tal como Arthur Sousa, Roberto Carvalho, Antoine Cabral, são alguns deles que estiveram presente. Durante toda a noite falou-se desta emigração de 1953 e deram um curso intensivo sobre o livro e o marco importante de 13 de maio de 1953. Sem esquecer a atuação do rancho Resumindo, no final da noite tivemos a barriga cheia de regalias dos Açores, e as nossas mentes cheias de informação. E, chegou o momento de Fado com Jordelina Benfeito e António Horácio acompanhados por grandes músicos da nossa comunidade, Luís Duarte, António Moniz e Nelson Moreira. Uma noite memorável para muitos.

Parabéns à Casa dos Açores do Quebeque, na próxima edição vamos relatar mais uns eventos dos 70 anos.