RIMA - Aeroporto Campo de Marte

Page 129

que perderam território, mas também as populações receptoras desses indivíduos. No caso da supressão das áreas de fragmento no aeroporto, esses efeitos foram minimizados por meio da elaboração e execução de um plano de Resgate de fauna, no qual os animais provenientes das frentes de desmatamento eram capturados e submetidos à soltura branda em fragmento vizinho. Os animais capturados que necessitaram de atendimento médico-veterinário foram encaminhados ao DEPAVE-3. Outro impacto imediato consiste na mudança brusca do ambiente e de seu microclima devido à conversão da vegetação arbóreo-arbustiva em ambiente aberto coberto apenas por gramíneas, expondo a área à insolação e ventos.

IMB 03. Alteração da paisagem local e microclima. Aspecto: Supressão de árvores isoladas. Em relação ao corte de 149 árvores isoladas para a ampliação do pátio de aeronaves, os impactos mais relevantes serão o aumento da impermeabilização do solo, alteração da paisagem local e microclima. Em se tratando da diminuição da permeabilidade do solo, o impacto será local, e consistirá na perda de 2% da área civil do sítio aeroportuário, alteração pouco significativa. No entanto, o manejo das árvores isoladas representará um impacto maior na alteração da paisagem local e microclima da região, em se tratando de um ambiente urbano, como a região que se encontra o Aeroporto Campo de Marte. Em contrapartida, ressalta-se que serão plantadas outras 149 mudas nativas em outros pontos da área civil do aeroporto, além do transplante de outras 15, não acarretando em perda numérica de indivíduos arbóreos. Neste caso, apesar da substituição de árvores adultas por mudas, a boa proposta de compensação minimizará significativamente os impactos da supressão das árvores isoladas do futuro pátio, além de aumentar a proporção de indivíduos de espécies nativas na ADA e jovens, que terá uma maior fixação do gás carbônico. Ocorrerá ainda a compensação ambiental de 935 mudas.

IMB 04. Aumento da qualidade ecológica e estrutural dos fragmentos. Aspecto: • Realização de Compensação Ambiental, através do plantio de árvores nativas, na área interna do aeroporto. Devido à supressão ocorrida, houve a realização de compensação ambiental por meio do plantio de 8321 mudas de espécies nativas dentro da ADA, aumentando, assim, a riqueza de espécies, a densidade arbórea dos fragmentos e a conectividade entre eles.

AEROPORTO CAMPO DE MARTE

129


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.