Tutorial

Page 1

Revista Formação - Sujeitos & Práticas

Prefeitura de Belo Horizonte Secretaria Municipal de Educação GCPF – Gerência de Coordenação da Política Pedagógica e de Formação Revista Formação - Sujeitos & Práticas Publicação: Biblioteca do Professor/Equipe do 3º Ciclo E-mail: revista.sujeitosepraticas@pbh.gov.br / Fone: (31) 3277-8854

A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Educação, publica semestralmente a revista eletrônica Formação - Sujeitos & Práticas, tendo à frente a equipe do Projeto 3º Ciclo do Ensino Fundamental e a Biblioteca do Professor da Gerência de Coordenação da Política Pedagógica e de Formação - GCPF. A publicação, que tem por objetivo compartilhar experiências e produções, dar visibilidade aos projetos das escolas e às notícias sobre educação e da educação, está disponível na Intranet da educação.

Para localizar: 

acesse intranet da Educação>Publicações>Revista Formação Sujeitos & Práticas

 ou no link <http://issuu.com/sujeitos_praticas_smedbh/docs/revista_sujeitos_praticas#embed> A revista eletrônica Formação - Sujeitos & Práticas surge em função da demanda de professores que participaram das ações do projeto 3° ciclo, para a ampliação dos canais de troca de experiências, das estratégias de valorização e visibilidade das práticas exitosas das escolas da Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte.

Secretaria Municipal de Educação – SMED


Revista Formação - Sujeitos & Práticas

Sua organização permite a publicação e divulgação de materiais em diferentes formatos e gêneros, como filmes, clipes, desenhos, tirinhas, relatos de experiências, artigos científicos, artigos de opinião, notícias sobre educação, cultura, literatura, projetos em ação, divulgação de publicações dos professores, agendas de cursos da SMED e propõe as seguintes seções: Entrevista; Notícias e Informes; Laboratórios em Ação; Divulgue aí, professor(a|)!; Fala aí, estudante!; Relatos; Interação Biblioteca e Sala de aula e Agenda da Educação. Nesse sentido, a Revista eletrônica Formação - Sujeitos & Práticas pretende ser um canal de divulgação das práticas e reflexões do cotidiano dos profissionais da educação e professores do 3º ciclo, propiciando o debate educacional e a disseminação do conhecimento produzido na área. É dirigida aos professores, bibliotecários, auxiliares de biblioteca e coordenadores pedagógicos. Você, professor, professora e profissional da biblioteca que atua diretamente com o público do 3° ciclo da RME/BH, é convidado a investir nesta ação conjunta para construirmos a educação de qualidade que almejamos. Através do link, na intranet, você será conduzido(a) ao tutorial de submissão dos trabalhos para o próximo número da revista eletrônica Formação - Sujeitos & Práticas. Os demais profissionais da educação da RME/PBH estão convidados a acessar a Revista para conhecer esse território do saber ser, fazer e conhecer. As contribuições para a publicação devem ser encaminhadas pelo e-mail <revista.sujeitosepraticas@pbh.gov.br>, observando as normas abaixo.

Secretaria Municipal de Educação – SMED


Revista Formação - Sujeitos & Práticas

Fluxograma do Processo Editorial

Secretaria Municipal de Educação – SMED


Revista Formação - Sujeitos & Práticas

Normas para publicação 1) Os textos, inéditos, comporão a publicação eletrônica Formação - Sujeitos & Práticas. 2) Os textos enviados são de total responsabilidade do autor. 3) Em caso de necessidade de ilustração, as fotos ou outra arte devem ser encaminhadas com o texto. Os direitos de imagens devem ser observados, sendo de total responsabilidade do autor. 4) Usar fonte Times New Roman, corpo 12, espaçamento entre linhas 1,5. 5) Os textos devem ser encaminhados para o e-mail revista.sujeitosepraticas@pbh.gov.br. 6) Os artigos recebidos passarão por processo de seleção, revisão de literatura e, se necessário, edição. 7) Os textos não devem apresentar notas de rodapé. 8) Serão selecionados para publicação, em cada edição, um número limitado de textos. Os textos não selecionados serão arquivados e não serão devolvidos ao autor, podendo, eventualmente, ser publicados em edição posterior. Os autores dos textos selecionados para a publicação serão notificados, por via de e-mail. A Coordenação Editorial da publicação não se compromete a notificar os autores de textos não selecionados para publicação nem a se justificar quanto a isso. 9) A coordenação editorial sugere os seguintes gêneros textuais: síntese de artigo técnico-científico; artigo de opinião; artigo de divulgação; relato de experiência; entrevista; carta; crônica; poesia; notas; charge; tirinhas; resenha de livro, divulgação de livro, tese, dissertação e monografia produzidos por profissionais da RME - 3º ciclo. 10)Ao submeter o texto à avaliação para publicação, o autor ou autores cedem os direitos para divulgação, bem como das imagens e dados nele contidos. 11) Ao submeter o texto à avaliação para publicação, o autor ou os autores assumem ter conhecimento e aceitar as normas acima colocadas.

Secretaria Municipal de Educação – SMED


Revista Formação - Sujeitos & Práticas

Esquemas para elaboração de textos

Síntese de artigo técnico-científico Observando a norma culta oficial da língua portuguesa escrita, o artigo científico é realizado de acordo com o método aceito por uma comunidade de pesquisadores. Entretanto, o vocabulário deve ser simples e cotidiano, buscando a função denotativa da linguagem. Em geral, um artigo técnico científico é escrito com 40 páginas. Sua síntese pode ser feita em 4 páginas. Devem ser observadas as normas da ABNT (NBR 6022).

Currículo breve contendo: – nome completo do autor; – formação acadêmica; – cargo e local de trabalho; – contatos (e-mail e/ou telefone). Obs.: Para mais de um autor, formular currículo breve para cada um.

ELEMENTOS TEXTUAIS Título Em letras maiúsculas: se necessário, subtítulo em letras minúsculas. O título deve ser claro e objetivo. Resumo Indicativo Reproduz apenas os principais pontos do texto-base, como identificação do tema, objetivos, metodologias de abordagem, descobertas, conclusão, contendo de 50 a 150 palavras. Para os relatos de experiência, identificar o local da realização da experiência, grupo, entre outros. Escrito de forma cursiva, sem parágrafos. Palavras-chave Escolha de três a cinco palavras representativas do texto, separadas por ponto e vírgula, que aparecerão após o resumo.

1 INTRODUÇÃO Exposição breve do tema a ser tratado, apresentando-o de maneira geral. Destacar os objetivos, justificativa, metodologia e sua contextualização no Projeto 3º Ciclo. Para os relatos de experiência, é necessário identificar também a escola, turno, turma, número de pessoas envolvidas, recursos utilizados, data/período de realização, entre outras informações relevantes. Continua...

Secretaria Municipal de Educação – SMED


Revista Formação - Sujeitos & Práticas

2 DESENVOLVIMENTO Corpo do trabalho no qual o autor expõe, explica e demonstra o assunto em todos os seus aspectos. Deve-se adotar o sistema de numeração progressiva para a divisão do tema, quando for o caso. 3 CONCLUSÃO OU CONSIDERAÇÕES FINAIS Relato dos resultados alcançados, metodologia de avaliação, desdobramentos e encaminhamentos.

ANEXOS E/OU APÊNDICES Constitui-se de material complementar ao texto, como fotos, ilustrações, tabela e gráficos. Devem ser encaminhados, por via e-mail, em arquivo anexo ao arquivo do texto. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS Relação, em ordem alfabética pelo último sobrenome do autor, de todas as obras que concorreram para a elaboração do projeto. As bibliografias e referências têm formas particulares de apresentação nos textos científicos, pois são usadas não apenas como comprovação de declarações feitas no texto, mas também como fontes complementares de consulta para os leitores. Devem ser normalizadas de acordo com a NBR 6023.

Artigo de opinião Artigo de opinião é aquele que exprime a opinião do autor e seu posicionamento sobre um assunto. O texto é argumentativo, pois o autor tentará defender o tema apresentado e persuadir o leitor acerca de sua opinião. Apresenta-se na 1ª pessoa do plural ou 3ª pessoa do singular, com cerca de 20 a 30 linhas. Antes de começar a escrever o artigo de opinião, deve-se escolher o tema e colher informações sobre ele, definir sua opinião sobre o assunto e sobre qual ideia irá defender. Os textos devem apresentar coesão, coerência, clareza e concisão. Para o texto ganhar força persuasiva, utilizam-se frases imperativas e, para dar maior clareza às ideias, faz-se uso das conjunções. Continua...

Secretaria Municipal de Educação – SMED


Revista Formação - Sujeitos & Práticas

Currículo breve contendo: – nome completo do autor; – formação acadêmica; – cargo e local de trabalho; – contatos (e-mail e/ou telefone). Obs.: Para mais de um autor, formular currículo breve para cada um.

Carta ELEMENTOS TEXTUAIS Entre o formal e o pessoal, o texto de carta deve ser escrito com cuidado em cada palavra, utilizando a 3ª pessoa do início ao final da mensagem. Pode ser uma mensagem de 15 a 30 linhas direcionada à redação ou ao público leitor.

Crônica ELEMENTOS TEXTUAIS Relato de um pequeno acontecimento do cotidiano entre 1 a 3 páginas, com linguagem simples, procurando refletir sobre os fatos. Sua estrutura apresenta introdução, desenvolvimento e conclusão, com narração curta e um discurso que se move entre a reportagem e a literatura, a oralidade e o formalismo, e pode ser incrementado com um tom de ironia e bom humor.

Currículo breve contendo: – nome completo do autor; – formação acadêmica; – cargo e local de trabalho; – contatos (e-mail e/ou telefone). Obs.: Para mais de um autor, formular currículo breve para cada um.

Secretaria Municipal de Educação – SMED


Revista Formação - Sujeitos & Práticas

Entrevista ELEMENTOS TEXTUAIS Deve apresentar um texto introdutório, identificar o entrevistado e a relevância do tema a ser discutido e conter de 6 a 10 perguntas. Na entrevista, o pesquisador tem contato direto com o entrevistado com o objetivo de se inteirar de suas opiniões acerca de determinado assunto. A entrevista pode ser constituída de perguntas definidas ou semiestruturadas, permitindo maior liberdade ao pesquisador. A realização de uma entrevista exige planejamento prevendo procedimentos como: - o entrevistado tem que possuir o conhecimento necessário sobre o assunto que irá responder; - as perguntas devem ser previamente elaboradas, levando em consideração a ordem em que elas devem ocorrer durante a entrevista; - o entrevistador deve ser objetivo para não tornar a entrevista cansativa ou longa; - o entrevistador deve manter-se imparcial, procurando não emitir opiniões. ▼

Currículo breve contendo: – nome completo do autor; – formação acadêmica; – cargo e local de trabalho; – contatos (e-mail e/ou telefone). Obs.: Para mais de um autor, formular currículo breve para cada um.

Continua...

Secretaria Municipal de Educação – SMED


Revista Formação - Sujeitos & Práticas

Relato de Experiência Relatório de atividade prática ou exposição escrita de determinado trabalho ou experiência, descrevendo o processo experimental, os resultados obtidos e as ideias associadas, de modo a constituir uma descrição concisa e coerente de tudo o que diga respeito ao trabalho. Deve apresentar entre 3 a 5 páginas.

Currículo breve contendo: – nome completo do autor; – formação acadêmica; – cargo e local de trabalho; – contatos (e-mail e/ou telefone). Obs.: Para mais de um autor, formular currículo breve para cada um.

Elementos textuais Título: identificação do trabalho. 1 INTRODUÇÃO Deverá incluir, resumidamente, a descrição do contexto da realização da experiência, objetivos da experiência a ser relatada, data de sua realização e demais informações necessárias à compreensão do relato. A metodologia utilizada deve ser apresentada de forma sintética mas precisa, para o caso de, se a experiência vier a ser repetida por outras pessoas, obtenham-se resultados semelhantes. 2 DESENVOLVIMENTO Descrição das etapas da experiência. 3 RESULTADO Descrição do que se observa na experiência. Inclui o registro e tratamento dos dados. Deve-se comparar os resultados obtidos com os objetivos propostos. 4 CONCLUSÃO Registro das principais conclusões obtidas no desenvolvimento da experiência. Continua...

Secretaria Municipal de Educação – SMED


Revista Formação - Sujeitos & Práticas

REFERÊNCIAS Relação, em ordem alfabética pelo último sobrenome do autor, de todas as obras que concorreram para o desenvolvimento do trabalho. Devem ser normalizadas de acordo com a NBR 6023.

Poesia Currículo breve contendo: – nome completo do autor; – formação acadêmica; – cargo e local de trabalho; – contatos (e-mail e/ou telefone). Obs.: Para mais de um autor, formular currículo breve para cada um.

ELEMENTOS TEXTUAIS Composição em versos estruturados de forma harmoniosa. Os poemas são caracterizadas por elementos, como o ritmo, versos e estrofes, que definem sua métrica. Existem os versos livres que não apresentam métrica, como é o caso da poesia moderna. A poesia em prosa também faz uso da liberdade e não é construída por versos, mas apresenta ritmo, harmonia e emoção. Para publicação na revista Formação - Sujeitos & Práticas, pode apresentar até 25 linhas. Continua...

Secretaria Municipal de Educação – SMED


Revista Formação - Sujeitos & Práticas

Artigo de divulgação Currículo breve contendo: – nome completo do autor; – formação acadêmica; – cargo e local de trabalho; – contatos (e-mail e/ou telefone). Obs.: Para mais de um autor, formular currículo breve para cada um.

Divulgação científica é o mesmo que popularização da ciência. Dessa forma, o artigo de divulgação científica traz reflexões a respeito de determinado tema investigado por uma comunidade científica, mediante linguagem acessível, que possa ser compreensível por leitores leigos. Além da característica informativa, em que predominam sequências expositivas argumentativas, a preocupação com o padrão de linguagem presente nesse gênero também expressa uma finalidade didática.

Elementos textuais: Título Identificação do trabalho. Desenvolvimento Por se tratar de um texto de exposição de ideias, o artigo de divulgação deve conter uma introdução, o desenvolvimento e a conclusão, com cerca de 20 a 30 linhas. REFERÊNCIAS Relação, em ordem alfabética pelo último sobrenome do autor, de todos os autores que desenvolveram o trabalho científico divulgado. Devem ser normalizadas de acordo com a NBR 6023.

Secretaria Municipal de Educação - BH Gerência de Coordenação da Política Pedagógica e de Formação – GCPF Projeto 3º Ciclo – 3277 8854 – e-mail: projeto3ciclo@pbh.gov.br Biblioteca do Professor E-mail: livrodidatico@pbh.gov.br / Fone: (31) 3277-8582 Secretaria Municipal de Educação – SMED


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.