Italia (3)

Page 1

Itália Nome do país: Itália Capital: Roma Língua oficial: Língua italiana(oficial) População: 60 milhões de habitantes Superfície total: 301 263 km² Ano de adesão à União Europeia: Membro fundador (1952) Moeda: Euro

Turismo Alguns dos Pontos Turísticos

Coliseu em Roma O Panteão em Roma Galleria Borghes

Fontana De Trevi

Bandeira O verde pode simbolizar as planícies e colinas italianas; o branco simboliza a neve dos Alpes e o vermelho seria o sangue derramado nas Guerras de Independência e Unificação da Itália. Do ponto de vista religioso, as três cores representam as Virtudes teológicas. O verde simboliza Esperança, o branco é a Fé e o vermelho, caridade.

Geografia A península Itálica está no sul da Europa, onde predomina o clima temperado mediterrânico. É limitada ao norte pelos Alpes e ladeado a oeste pelo mar Tirreno e a


leste pelo Adriático. A República Italiana é constituída, além da península, por várias ilhas, das quais a Sicília e a Sardenha são as maiores. O território italiano tem uma superfície de 301401 km², com um comprimento máximo de 1300 km, e uma largura de 600 km. Estende-se no centro do mar Mediterrâneo, tendo ao sul e ao oeste duas grandes ilhas: a Sicília e a Sardenha. Ao norte da Sicília situa-se o arquipélago das Eólias, composto pelas pequenas ilhas vulcânicas de Stromboli, Lipari, Vulcano e Alicudi.

. . . . . .


Fronteiras O país é delimitado ao norte pelos Alpes, que se estendem em amplo semicírculo por cerca de 1300 km, e compreendem as montanhas mais altas da Europa: o monte Branco (com 4810 m, possivelmente sobre a fronteira com a França), o monte Branco de Courmayeur (4748 m), o monte Rosa (4638 m) e o monte Cervino (4478 m). O país faz fronteira a noroeste com a França, a norte com a Suíça e com a Áustria e a nordeste com a Eslovénia. No extremo ponto ocidental do arco alpino, começam os Apeninos que se estendem ao longo da península por cerca de 1200 km, alcançando a altitude máxima no Gran Sasso d'Italia (2924 m). Delimitada pelo arco alpino ao norte e pela parte setentrional dos Apeninos ao sul, estende-se por 46000 km² a Pianura Padana, a maior planície da Europa Meridional. Ela deve seu nome ao maior rio italiano, o "rio Pó" (652 km), que percorre em todo o seu comprimento. Outros rios importantes são o Ádige (410 km), o Tibre (405 km) e o rio Arno (224 km). Numerosos são também os lagos; entre eles o de Garda (370 km²), o Maggiore (212 km²), o de Como (148 km²) e o Trasimeno (128 km²).

Clima O clima da Itália pode variar de região para região. O norte italiano (Milão, Turim e Bolonha) tem um clima continental, quando a sul de Florença se encontra o clima mediterrâneo. O clima das áreas litorâneas da península é muito diferente do interior, particularmente nos meses de inverno. As áreas mais elevadas são frias, húmidas e recebem frequentemente precipitação de neve. As regiões litorâneas têm um clima Mediterrâneo típico com invernos suaves e verões quentes, geralmente secos. A região alpina é marcada por um clima frio de montanha, com invernos rigorosos e verões brandos. Stelvio, por exemplo possui médias de -12 °C no inverno e +5 °C no verão. Há diferenças notáveis nas temperaturas, sobretudo durante o inverno: em certos dias de dezembro ou janeiro pode nevar em Milão com -2 °C, quando em Palermo ou Nápoles as temperaturas são de +5 °C. Em certas manhãs Turim pode amanhecer com -10 °C, quando ao mesmo tempo Roma se encontra com +0 °C e Reggio Calabria com +6 °C. No verão a diferença é mais clara, a costa leste não está tão húmida como a costa ocidental, mas no inverno está geralmente mais fria. Nos meses de inverno os Apeninos recebem neve regularmente.

Gastronomia A gastronomia italiana evoluiu através dos séculos, ao longo das mais variadas alterações sociais e políticas. A massa e a pizza são a comida mais famosa de Itália, mas há outras especialidades tão saborosas quanto originais, como os risotos de Milão,


Alcachofra de Roma, o Gelato de Noto e tantos outros sabores típicos desta região no mediterrâneo. Orégano, manjericão, salsa, alecrim e sálvia são os principais temperos. A pizza que se tornou símbolo da cozinha italiana, foi popularizada na Itália e a mais famosa é a clássica marguerita. Iventada pelo chef napolitano Taffaello Esposito, em 1889, para comemorar a visita da rainha italiana do país recém-unificado, exibe as cores da bandeira nacional: branco (queijo), vermelho (tomates) e verde (manjericão). Há muitos tipos de massa e aqui estão alguns exemplos:


A Itália tem um estilo muito amplo e diversificado de arquitetura, que não pode ser simplesmente classificados por período, mas também por região, devido à divisão da Itália em várias cidades-Estado até 1861. No entanto, isso criou uma gama muito diversificada e eclética em projetos arquitetônicos. O país é conhecido por suas consideráveis realizações arquitetônicas, como a construção de arcos, cúpulas e estruturas semelhantes durante a Roma antiga, e ser o fundador do movimento renascentista de arquitetura do final do século XIV ao século XVI e sendo a terra natal do Palladianismo, um estilo de construção que inspirou movimentos como o da arquitetura neoclássica e influenciou os desenhos que os nobres construíram suas casas de campo em todo o mundo, nomeadamente no Reino Unido, Austrália e Estados Unidos durante a o final do século XVII ao início do século XX. Várias das mais belas obras da arquitetura ocidental, como o Coliseu, a Catedral de Milão e a Catedral de Florença, a Torre de Pisa e os projetos de construção de Veneza, são encontradas na Itália.


Literatura A base da moderna língua italiana foi estabelecida pelo poeta florentino Dante Alighieri, cuja obra A Divina Comédia é considerada a mais importante do período medieval. Em italiano escreveram Boccaccio, Castiglione e Luigi Pirandello, além dos poetas Tasso, Ariosto, Leopardi, e Petrarca, cujo mais famoso estilo é o soneto, uma invenção italiana. Grandes filósofos são Bruno, Ficino, Maquiavel, Vico, Gentile, e Eco.

Música Da música popular à clássica, a expressão dos sons tem um papel importantíssimo na cultura italiana. A Itália é o local onde nasceu a ópera, por Claudio Monteverdi. Instrumentos inventados em Itália como o piano e violino permitem executar formas artísticas como a sinfonia, concerto, e sonata. Alguns dos compositores italianos mais célebres são Palestrina e Monteverdi, ambos da época da Renascença, os compositores do Barroco Corelli e Vivaldi, os clássicos Paganini e Rossini, os românticos Verdi e Puccini e os contemporâneos Berio e Nono.

Desportos A Itália tem uma longa tradição esportiva. Em diversos esportes, tanto individuais quanto em equipe, a Itália tem uma boa representação e muitos sucessos. O esporte mais popular é de longe o futebol. Basquete e vôlei são os próximos mais populares, com a Itália com uma rica tradição em ambos. A Itália também tem fortes tradições no ciclismo, esgrima, tênis, atletismo, polo aquático, rugby, e esportes de inverno. A Itália já sediou os Jogos Olímpicos de Verão de 1960 na capital Roma, e até os Jogos Olímpicos de Verão de 2008 realizados em Pequim, China, havia ganho 191 medalhas de ouro - 45 na esgrima, 33 no ciclismo, 19 no atletismo, 14 no boxe e na ginástica, 10 no remo e no tiro, entre outras. Também já sediou os Jogos de Inverno em 1956 e 2006, e até os Jogos de Vancouver 2010, a Itália obteve 37 medalhas de ouro. No futebol masculino, a Itália ganhou a Copa do Mundo FIFA de 2006, e atualmente é o segundo time de futebol mais bem sucedido do mundo, depois do Brasil, tendo vencido quatro Copas do Mundo FIFA.87 No vôlei masculino, a Itália é detentora de 3 títulos do Campeonato Mundial e 8 títulos da Liga Mundial. No automobilismo, a italiana Scuderia Ferrari é a mais antiga equipe dos Grandes Prêmios, tendo competido desde 1948 e, estatisticamente, a mais bem sucedida equipe de Fórmula Um na história com um recorde de campeonatos.


Bibliografia Trabalho realizado por:

-Rafael Ferreira -Francisco Silva

Fontes -Wikipedia


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.