Edição 190

Page 8

8 educação

SÁBADO, 1 DE NOVEMBRO DE 2014

Visite o portal: www.spjornal.com.br

A educação financeira

Faculdade Contábil de graça

Atualmente, mais de 1300 escolas públicas e privadas já adotaram a educação financeira por meio do Programa DSOP. Isso mostra a importância que o tema possui, uma vez que a abordagem utilizada inseri questões como consumo consciente.

A Faculdade Legale, tida pelo Conselho Regional de Contabilidade de São Paulo como referência no ensino de Ciências Contábeis, tem o curso de 4 anos totalmente grátis. Mais informações no site: www.falegale.edu.br.

EDUCAÇÃO

Cursos grátis na escola. A escola Prof. João Dias, localizada na Rua Souza Breves, 80, próx. ao Metrô Carrão, está com inscrições abertas para os cursos de Inglês, Espanhol e Alemão, para alunos a partir do 7º ano das Escolas Estaduais. Informações: 2091-6860 ou 2097-0293.

Ajuda na redação do Enem

Redação do exame exige opinião e argumentação dos candidatos Marcelle Souza COMENTE ESTA NOTÍCIA

redacao@spjornal.com.br

Faltando poucos dias para o Enem 2014 (Exame Nacional do Ensino Médio), que será realizado nos dias 8 e 9 de novembro, ainda é possível se preparar para a redação, que tem um peso importante na prova e tira o sono de muitos candidatos. A dica, segundo alguns professores, é separar um tempo para ler notícias e pesquisas sobre temas que foram muito discutidos neste ano. “É importante ler sobre temas relacionados a cidadania, direitos humanos, meio ambiente, ética e diversidade cultural, que são os eixos temáticos da prova”, afirma a professora de redação Francisca Barros, do Sistema Ari de Sá. “Uma coisa interessante é dar uma lida na Declaração Universal dos Direitos Humanos, que pode ajudar na hora da argumentação. O aluno pode citar um artigo, deixar claro que estudou e sabe

o que está escrito lá”, diz Jorge Júnior, professor e coordenador do Colégio e Curso Intellectus. Os dois professores dizem que a maior dificuldade dos alunos é defender um ponto de vista na redação. “O principal problema ao escrever uma redação é acreditar que está sendo argumentativa, enquanto, na verdade, é descritiva”, afirma Jorge. “O aluno não tende a fazer uma redação argumentativa, que é pedida pela banca, ele tende a expor, falar sobre o que sabe, mas não sabe opinar sobre aquilo. Na verdade, ele precisa mostrar a sua opinião, deixar claro para o corretor do Enem que tem sim uma ideia, uma opinião, e sabe expressar isso através de um texto”, diz Barros. Para auxiliar na construção da tese que será defendida na redação, os professores dizem que é importante ler jornais, revistas, pesquisas e artigos de opinião para ampliar o repertório de argumentos sobre temas da atualidade.

Passo a passo na hora da prova No dia da tão temida prova, os professores dizem que o primeiro passo é ler atentamente os textos de apoio e a proposta de redação. “O Enem costuma trazer uma coletânea de textos, que tende a ajudar o aluno, mesmo que ele seja leigo naquele assunto”, afirma Barros. Após uma leitura detalhada, os professores recomendam que o candidato faça um pequeno esqueleto do texto, que ainda não é o rascunho, e deve conter a tese defendida na redação, os argumentos usados para sustentar essa tese e a proposta de intervenção ou solução que o estudante dará para esse problema. Segundo essa estrutura, o texto deverá ter ao menos quatro parágrafos: um de introdução, dois (ou três) para a argumentação, e o último com a proposta de intervenção. Em média, eles recomendam que o aluno escreva 15 linhas.

Divulgação

O Enem 2014 (Exame Nacional do Ensino Médio) será realizado nos dias 8 e 9 de novembro em todo o país.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.