MarleneFranca_MariaDoRosarioCaetano

Page 141

Mulheres (direção do chinês, radicado no Brasil, Juan Bajon). Mas, como na década de 1970 a produção brasileira variava de 80 a cem títulos/ ano, eu recebia convites também de realizadores de fora da Boca. Caso de Crueldade Mortal (1976), de Luiz Paulino dos Santos. Este filme me rendeu um Kikito de melhor atriz coadjuvante, no Festival de Gramado de 1977. E foi uma experiência única.

140

Luiz Paulino, baiano como eu, era um diretor comprometido com filmes de temática social. Ele iniciara Barravento, no auge do ciclo baiano. Depois, o Glauber Rocha, que era o produtor executivo, assumiu a direção do filme. Paulino sempre lutou com muita dificuldade para fazer seus longas-metragens. Com Crueldade Mortal não foi diferente. O filme teve produção de Pedro Rovai. A fotografia foi feita por dois craques do Cinema Novo: Dib Lutfi e Hélio Silva. Luiz Paulino se inspirara, ao escrever o argumento, num fato real: o linchamento de um velho, num morro carioca. Para o papel principal ele convocou Jofre Soares. Completou o elenco com Marieta Severo, Maurício do Valle, Antônio Pitanga, Ilva Niño, Jaime Barcellos, Rafael de Carvalho, Haroldo de Oliveira, Emmanoel Cavalcanti, Antônio Carnera, Glória Cristal e eu.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.