FomeDeBola_LuizZaninOricchio

Page 229

Pois bem, o filme de Massaini inclui esses gols famosos e exuma outros, que pouca gente ou ninguém conhecia. Como, por exemplo, o primeiro gol que Pelé, um menino ainda, marcou no Maracanã, e com a camisa do Vasco da Gama (!), clube pelo qual nunca jogou. Trata-se na verdade de um torneio internacional, no qual o Brasil era representado por um combinado Santos-Vasco. E o uniforme usado era o do Vasco já que as partidas aconteciam no Rio.

228

Há também as seqüências famosas, na perseguição ao milésimo gol que finalmente seria marcado no templo do Maracanã, contra o goleiro Andrada, do mesmo Vasco, em 1969. E as epopéias das copas, e das conquistas das Libertadores e dos Mundiais, pelo Santos. O filme traz cenas do jogo contra o Benfica, no Estádio da Luz, considerado pelo próprio Pelé como sua maior atuação. E detalhes da dramática partida contra o Boca Júniors, no estádio de La Bombonera, com Pelé fazendo catimba e irritando os argentinos. Quer dizer, administrando a eles o próprio remédio. São cenas de antologia. O filme contém imagens de bastidores da Vila Belmiro, com depoimentos dos companheiros de Pelé da época do grande time do Santos. Esses mesmos jogadores, Dorval, Coutinho, Pepe, Mengálvio, e outros, que militaram em outros times, como Paulo César Lima e Tostão, e mesmo estrangeiros como o argentino Rattin, comentam as jogadas do mestre. E, de todos, o comentário mais interessante talvez seja o de Tostão, ao afirmar que o jogo de Pelé se


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.