FomeDeBola_LuizZaninOricchio

Page 171

+ Torcida = Espetáculo Total), de Thomaz Farkas, o mesmo produtor de Subterrâneos do Futebol e dos outros títulos que compunham o projeto de Brasil Verdade. O filme – um média-metragem – tem narração de Davi José e texto do jornalista Alberto Helena Jr.

170

As imagens iniciais são da comemoração de um título do São Paulo Futebol Clube, a conquista do Campeonato Brasileiro de 1977 (decidido em março de 1978) sobre o Atlético Mineiro. Um 0 a 0 tenso, com prorrogação e título decidido nos pênaltis. As cenas de entusiasmo e histeria no gramado lembram muito aquelas registradas por Capovilla em seu Subterrâneos. Logo depois entram em cena texto e imagens mais suaves, líricos mesmo: A bola é do menino; ou será que o menino é da bola? Descrevem-se as possíveis origens do futebol, que remontam à antiguidade na China, ao violento calcio florentino, à imitação da guerra, entre vários povos. Para chegar, por fim, àquele que será o objeto principal do filme – a torcida. E de como ela se deixa levar pela emoção e se contamina com a violência. Aparecem cenas de várias torcidas organizadas, a Gaviões da Fiel do Corinthians, os Leões da Fabulosa da Portuguesa, a Torcida Jovem do Santos. Mostra-se como, com toda a facilidade, as torcidas passam a se comportar como hordas. Lembra-se que, no inconsciente coletivo, as partidas permanecem como embates medievais do estilo do velho


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.