FomeDeBola_LuizZaninOricchio

Page 111

No entanto, um crítico importante como Antonio Moniz Vianna, escrevendo na época do lançamento, acusa o filme de ficar muito aquém do seu personagem. Diz que o cinema brasileiro não sabe captar a magia do futebol e que esta encontra-se totalmente ausente de Garrincha. Moniz Vianna destaca o fato de o futebol, apesar de sua importância para a sociedade brasileira, não haver produzido até então nenhuma obra significativa. Nem no Brasil e nem no mundo, apesar de tão popular. O contraste aqui, seria com o boxe, esporte-tema de algumas obras-primas do cinema. Mesmo o beisebol teria sido mais bem retratado nas telas do que o nosso pobre ludopédio. 110

Enfim, Garrincha, Alegria do Povo seria mais uma decepção nesse quesito. O fato é que o filme se vale de imagens de arquivo das copas de 1958 e 1962, além de material de alguns jogos do campeonato carioca. Em seu livro sobre o Botafogo (Botafogo – Entre o Céu o Inferno), Sérgio Augusto relembra que a equipe de filmagem se distribuiu em vários pontos do Maracanã para captar imagens inéditas para o documentário. Era o jogo a que se refere Barreto, operando a câmera da marquise com Glauber. Naquele 15 de dezembro de 1962, o Botafogo jogava a final do campeonato estadual contra o Flamengo. Um Maracanã lotado, com 146.287 torcedores, assistiu a uma exibição de gala de Mané, com direito a show e ainda os três gols marcados na vitória de 3 a 0 sobre o Flamengo. Sorte do cineasta e da equipe do filme, que incluía o magnífico fotógrafo Mário Carneiro.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.