Revista Sou Catequista - 1º Edição

Page 38

38

MATÉRIA DE CAPA

Desafios de

nosso mundo Catequizar neste mundo globalizado implica enfrentar muitos desafios. Segundo a catequista Nilva Margarete, de Maringá, no Paraná, a catequese está na contramão de uma sociedade que insiste em dizer que a religião está ultrapassada e que “seus valores mudam de acordo com suas necessidades”. Hoje, como enfatizou muito o Papa Emérito Bento XVI, as novas mídias devem estar a serviço do homem para fazer o bem. A utilização das mídias sociais na catequese ajuda a atender a uma das necessidades do mundo contemporâneo. Foi por isso que a catequista Fernanda Andreani se aliou à tecnologia. “É um desafio saber qual é a realidade dos meus catequizandos. Hoje, não há somente a televisão e o rádio transmitindo informações, mas o mundo virtual das mídias sociais. Por meio dessas novas mídias acompanho os catequizandos, tentando orientá-los da melhor forma que posso. Isso exige mais de mim”, conta. Nilva usa o Facebook como uma extensão da catequese. “Fiz uma página no Facebook, onde me comunico com os catequizandos e posto informações que acho interessantes. De forma indireta, continuo evangelizando, mesmo de longe”, acredita.

Filomena Teixeira de Amorim Miranda Paróquia São Carlos Borromeu Diocese de Luz Catequista de Crisma há mais de 30 anos

O conteúdo da catequese também precisa estar sintonizado com a realidade da comunidade, como diz Frei Bernardo: “O catequista precisa trazer numa mão o jornal e na outra a Palavra de Deus”.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.