GuiãovisitaMinas prof

Page 1

Itinerário da Visita:

Visita realizada no âmbito do Projecto Educativo, subordinado ao tema Minas da Panasqueira, desenvolvido pelo Agrupamento de Escolas de Silvares e Terras do Xisto

14h30m— Saída da Escola Básica de

Escola Básica de Silvares e Terras do Xisto

Silvares e Terras do Xisto.

Objectivos da Visita :

15h00m—Chegada à Barroca Grande.(Junto ao Restaurante Gasómetro).

Preparar a visita de estudo a realizar pelos alunos no próximo dia 25 de Maio.

Dar a conhecer e promover o património histórico, cultural e humano da zona de intervenção do AESTX, em particular das Minas da Panasqueira.

15h15m—Visita à entrada principal da Mina—Rebordões.

15h30m—Visita à Lavaria—Separação do Volfrâmio.

 

15h45m—Visita à Loja dos Cristais: principais minérios extraídos da Mina.

 

16h10m—Visita ao Monumento Cristo

Contribuir para o enriquecimento cultural da comunidade educativa, valorizando a identidade local.

Promover a preservação do património natural e edificado.

Respeitar, valorizar e relacionar-se com os outros na sua diversidade de seres, culturas e formas de estar.

Promover o convívio entre os professores, alunos e comunidade local.

Operário.

16h30m—Visita ao Auditório Mineiro.

17h15m—Final

da

Visita;

Saída

Barroca Grande

(Terra do Volfrâmio)

Visita ao Património

da

Barroca Grande.

Proporcionar aos professores do Agrupamento o contacto directo com o património histórico e cultural, através do reconhecimento de monumentos, locais e espaços.

Projecto Educativo—2009/2013 Minas da Panasqueira

17h45m—Chegada à Escola Básica de Silvares e Terras do Xisto.

18 de Maio de 2011 Nota: Esta visita é dirigida a professores e tem como objectivo

Visita guiada pelo Presidente da Junta de Freguesia, Sr. José Luís Campos.

geral a preparação da visita de estudo dos alunos, no próximo dia 25 de Maio de 2011. A equipa do PEA — Participação especial : Prof. Marta Freitas


Barroca Grande—Interior da Mina

Locais a Visitar

E ainda mais...

As Minas da Panasqueira são as maiores minas subterrâneas do mundo, com mais de 12 mil quilómetros de túneis escavados pelo homem. A mina data de 1896, e o seu período de maior desenvolvimento deu-se durante a Segunda Guerra Mundial devido à utilização do volfrâmio nas ligas metálicas do armamento.A frente de prospecção está na Barroca Grande, Freguesia de Aldeia de São Francisco de Assis

Loja dos Cristais:

Auditório Mineiro

Nas instalações do edifício administrativo das Minas da Panasqueira, situado na localidade de Barroca Grande, localiza-se a "Loja dos Cristais", onde são vendidos produtos de artesanato típicos das Minas da Panasqueira, que incluem cartões com amostras minerais, relógios de parede e placas com

O Auditório Mineiro foi construído nas antigas instalações da Escola Básica da Barroca Grande. Com a capacidade para 50 pessoas podemos encontrar, no seu interior, vários objectos ligados à história das Minas da Panasqueira. É o espaço onde se realizam as festas dos meninos da escola, pequenos concertos, convivios de antigos mineiros. Portanto, várias actividades de cariz cultural.

Entrada principal da Mina—Rebordões: A entrada principal da Mina nos Rebordões. É por aqui que todos os dias entram os homens para mais um dia duro de trabalho com a esperança de no final do mesmo voltar a ver a luz do dia e respirar de alívio. É por aqui que seguem para mais um dia de labuta nas mais profundas entranhas da terra.

cristais variados. Também é possível adquirir exemplares de diferentes espécies minerais provenientes da mina, os quais são muito procurados por coleccionadores provenientes de todo o Mundo.

Monumento Operário:

Monumento situado no alto da Barroca Grande, dedicado aos Mineiros das Minas da Panasqueira e mandado construír em 1967 pelo Pároco Manuel Vaz Leal. Tem no seu interior uma pequena capela. A festa religiosa celebra-se no último fim de semana de Julho.

Trabalho no interior da Mina: Quando abrem as entranhas da Natureza à procura dos seus bens mais preciosos, o medo é latente. O ambiente é inóspito, de isolamento, onde dia e noite são uma longa escuridão, entrecortada por pequenos pontos de luz e barulhos de maquinaria, em galerias abertas atrás dos filões.

Maquinaria utilizada no interior da Mina

Cristo

Lavaria:

E s c o l a Básica do 1.º Ciclo e Jardim de Infância A Escola Básica do 1.ºCiclo e Jardim de Infância da Barroca Grande é uma escola nova que oferece óptimas condições de trabalho e de lazer aos alunos desta terra mineira. No Início da sua construção contava, também, com duas turmas do 2.º Ciclo mas, tal como a maioria das Escolas do interior, sofreu nos últimos anos um decréscimo do número de alunos e como tal agora funciona, apenas, o Jardim de Infância e o 1.º Ciclo.

Local onde se realiza a separação dos v ári os minérios extraídos do interior da mina. Aqui são tratados os minérios com vista à obtenção de concentrados de tungsténio, estanho e cobre.

Votos de uma óptima Visita


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.