Mais Educação São Paulo

Page 28

2. A Unidade Educacional como polo de desenvolvimento cultural Ideias centrais da palestra do Prof. Dr. José Sérgio Fonseca de Carvalho (USP)

EIXO - QUALIDADE

Princípios e práticas propostos pelos Grupos de Trabalho

Em sua palestra Cultura Escolar e Formação Ética, o Professor Doutor José Sérgio Fonseca de Carvalho fez um convite à reflexão sobre os vínculos entre a experiência escolar e a formação ética: em que medida a escola pode ser, de fato, um elemento decisivo na construção de um sujeito comprometido com a ética, entendendo a ética como o viver juntos a partir de certos princípios? Para refletir, o Professor José Sérgio propôs uma pergunta inicial:

O que é que é o escolar? Qual é a especificidade da escola? O que faz a escola ser uma escola? Respostas imediatas seriam: a escola é o lugar da aprendizagem, é o lugar onde a criança se inicia em um mundo que é maior do que ela. Essas respostas têm sua validade, mas não trazem a essência da escola, o que lhe é único, exclusivo. Para compreensão da essência da escola, o Professor José Sérgio foi ao seu princípio (ato fundante norteador da ação). Qual é o ato fundante da escola? É um ato político, que aconteceu na Grécia Antiga e gerou o conceito de scholé. Em grego, scholé significa ócio, tempo livre, espaço de discussão e formação, diferente de lazer e entretenimento. Lazer e entretenimento não são livres, pois estão a serviço da produção. O relaxamento do lazer é uma função produtiva, enquanto o scholé é uma contradição da lógica da produção. Portanto, no seu formato fundacional, a escola era uma negação do tempo da produtividade. Uma negação em favor da ideia de haver um tempo e um espaço no qual aqueles que são novos podem sair do mundo produtivo para se dedicar a uma outra coisa: a formação. A escola como direito a tempo e espaço para constituição do sujeito. Esse direito deve existir e preservar a criança da entrada no mundo produtivo. Scholé, entendida como direito do cidadão, marcou o início do reconhecimento de que a constituição dos sujeitos não está vinculada

26


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.