Agrinho 15 Anos

Page 5

▶ Concepção e elaboração dos materiais didáticos para professor e aluno.

1996

1995

O PERSONAGEM

A

▶ Projeto piloto, participação de cinco municípios;

▶ Parceria com a Zêneca

p/ alunos de 5ª a 8ª séries;

▶ Concepção do projeto; ▶ Elaboração do material didático; ▶ Personagem Agrinho + Aninha + Pai + Mãe.

▶ 1º kit | Apostila professor + Revista aluno

▶ TEMA ÚNICO: Agrotóxico.

O DESAFIO Algumas empresas do setor agrícola também foram convidadas a participar do projeto e de imediato compraram a ideia e passaram a compartilhar do momento histórico, que iria mudar a realidade das crianças nas escolas públicas do interior do Paraná. Um destes exemplos foi a empresa Zêneca Brasil Ltda, que no primeiro ano do programa atuou nos cinco municípios-pilotos, orientando as escolas a elaborarem uma pesquisa envolvendo os alunos e agricultores sobre a realidade do manuseio, aplicação, proteção individual e destinação das embalagens. Criaram, assim, uma atividade específica para os alunos de 5ª a 8ª séries. O programa tinha, e ainda tem como principais desafios, a questão da sobrevivência do homem no campo e o desenvolvimento do meio rural.

definição do nome surgiu de uma mistura da palavra agricultura com um diminutivo para aproximar o personagem ao mundo infantil. O personagem é um menino nascido no interior, pré-adolescente, curioso, pratica esporte e é muito bem quisto entre seus colegas de escola. Ele é sensível às questões sociais e ambientais e está sempre envolvido nas soluções dos problemas da comunidade onde vive. Mas o Agrinho não surgiu sozinho, foram criados também a irmã Aninha e os pais José e Dona Ana, que são agricultores associados ao Sindicato Rural. Seu pai é um administrador rural preocupado com as questões ambientais e busca na tecnologia a solução para aumentar sua produtividade sem causar danos aos recursos naturais. A mãe do Agrinho participa da administração da propriedade e está sempre atenta a questões de higiene, saúde, alimentação e educação. Toda a família é beneficiada pelas iniciativas do Sindicato Rural em trabalhar pelos agricultores. A irmã Aninha também tem um perfil de “pesquisadora”, sempre conversa com suas professoras sobre as soluções dos problemas do dia a dia, gos-

ta muito de ler e atua nos projetos da sua escola. Os primeiros traços dos personagens foram criados por Ana Carolina de Bassi, que na época ainda era estudante de designer gráfico. “Foi uma super oportunidade e ao mesmo tempo um desafio. Não imaginava a dimensão que o programa iria alcançar, tenho muito orgulho de ter participado do início do Agrinho”. Assim que se formou Ana foi morar no exterior e o projeto editorial e gráfico foi desenvolvido desde o início por Antônia Schwinden e Luciana Navarro Powell. O Agrinho, porém, não parou no tempo e cresceu junto com seus colegas de escola, começando a lidar com outros problemas como Trabalho e Consumo, Alcoolismo, e a Sexualidade na Adolescência. Em 2007, a “família” ganha mais um integrante, o irmão mais novo Nando. “Tínhamos que trabalhar a identidade do personagem com os adolescentes e ao mesmo tempo manter o vínculo com as crianças menores, por isso criamos o irmão mais novo”, explica Patrícia. Ao longo do tempo o material pedagógico também foi sendo aperfeiçoado. (Veja matéria na página 68)

Os personagens surgem para aproximar o mundo infantil da agricultura

www.agrinho.com.br | Agrinho 15 anos | 5


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.