Revista do eletricitario n 011 2013

Page 1

Filiado à:

Revista do

Eletricitário Sindicato dos Eletricitários de São Paulo

ANO 03 - Nº 011 - Novembro e Dezembro / 2013

"Vamos continuar trabalhando, pois temos muito para fazer. Esse Sindicato começou com um sonho de um grupo de trabalhadores e nós temos que manter esse sonho vivo!" Carlos Alberto dos Reis 04/07/1963

† 18/10/2013

Celso Luis é o novo Presidente do Sindicato Página 12

Manifestações pela pauta trabalhista Página 16


Editorial

Sindicato forte é categoria unida! Assumo a presidência do Sindicato com o compromisso de dar continuidade aos projetos e trabalhos do companheiro Carlão, que esteve à frente desta entidade e realizou muitas bem feitorias, tanto em nosso prédio como nas negociações dos acordos coletivos da categoria. Foi um exemplo de sindicalismo sério e honesto. É uma grande satisfação presidir uma entidade que contribuiu para a história do sindicalismo brasileiro. Tenho orgulho de fazer parte desta trajetória. Nosso empenho e dedicação sempre serão voltados para o trabalhador eletricitário. Conto com o apoio de toda a categoria para que juntos alcancemos um futuro de grandes conquistas. Desejo a família eletricitária um Feliz Natal e um 2014 cheio de alegria e paz! Que o sentimento de união permaneça e se estabeleça em nossas vidas. Um grande abraço!

Visite o site do Sindicato

www.eletricitarios.org.br

Fortaleça essa luta! Filie-se ao Sindicato! 2

Expediente

A “Revista do ELETRICITÁRIO” é uma publicação bimestral, do Sindicato dos Eletricitários de São Paulo. Circulação dirigida e distribuição gratuita à categoria. Diretor Responsável: Celso Luis de Souza. Redação: Daiane Cabral (MTE/ SP 59.159). Assistente de Redação: Thalita Moreira. Diagramação e Arte: Marcio Rualonga (MTE/SP 29.003). Assistente de Arte: Mariana Kim. Redação: Rua Thomaz Gonzaga, 50 4º andar, Liberdade, São Paulo, SP. Cep: 01.506-020. Fone: (11) 3346-2766.


Sumário Fala eletricitário

04

Em Memória de Carlão

05

Um pouco mais sobre Carlos Alberto dos Reis

Trajetória de Carlão

06

Presidência do Sindicato

12

Celso Luis é o novo presidente do STIEESP

Presidente na ARSESP

13

Sindicato nas Bases

14

Manifestação

16

Sindicato e AEASP participaram da passeata pelo fim do Fator Previdenciário e pela correção da tabela do I.R.

Espaço Força Sindical

18

Parcerias

20 3


Fala, eletricitário!

Trabalhador eletricitário, o Sindicato quer falar com você! Para que nossos boletins e publicações cheguem até você, precisamos que toda a categoria nos informe os meios mais adequados para levar as informações sobre os Acordos Coletivos, Assembleias e Reuniões, além das novidades sobre o trabalho que o Sindicato oferece e faz por você. Para que possamos manter nosso cadastro sempre atualizado e você sempre informado, por favor, nos envie as seguintes informações: nome completo, e-mail, telefone e endereço para o e-mail:

Twitter

Blog

Diretor nas bases

Carta

E-mail

imprensa@eletricitarios.org.br

Companheiras (os) eletricitárias (os), façam seus comentários, denunciem abusos, assédios, provocações. Falem sobre problemas ou soluções em seu local de trabalho. Comentem as atitudes do Sindicato, deem suas opiniões. Mandem seus e-mails para jornalismo@eletricitarios.org.br Para ter sua opinião publicada, é necessário citar nome completo, local de trabalho e telefone. Essas informações não serão publicadas (nem seu nome, se você não quiser), mas são absolutamente necessárias. O Sindicato se reserva o direito de resumir eventuais textos muito longos e, é claro, de apurar todas as informações prestadas para resguardar a entidade.

Visite o site do Sindicato: www.eletricitarios.org.br 4


Em memória de Carlos Alberto dos Reis

Um pouco mais sobre Falecido no dia 18 de outubro de 2013, nascido em Passos (Minas Gerais), Carlão, como era conhecido, tinha 50 anos, casado e deixou uma filha. Formou-se em Eletrotécnica e também cursou Engenharia, porém não completou. Em 1984 deu início a sua trajetória profissional em Furnas Centrais Elétricas como Especialista em Relés e Instrumentos e também exerceu o cargo de Especialista em Manutenção Eletroeletrônica. Em 1988, começou sua trajetória, que no futuro seria sua maior realização profissional, a de representante sindical à Presidente do Sindicato. Enquanto Presidente, Carlão, fez grandes projetos como: Reformas na sede Associação dos Eletricitários Aposentados de São Paulo, no departamento Odontológico, Médico e Fisioterapia, incluindo todos os setores do térreo; a diretoria e o 4° andar), colocou catracas e trouxe benefícios: convênio com instituições de ensino e seguradora de veículos; mudou o sistema da garagem; fez mudanças para melhorar o atendimento do jurídico e a mais importante delas foi a filiação com a Força Sindical. A diretoria executiva elegeu Celso Luis de Souza como presidente do Sindicato dos Eletricitários, na qual dará continuidade ao trabalho do nosso amigo e companheiro, Carlão.

Carlão

! o ir e h n a p m o c o Obrigad 5


a i r ó t e j a Tr ” is a m e r p m e s s o m o s “Juntos Carlão acreditava na união e na luta por um ideal e trabalhou para que esse espírito, na qual o Sindicato nasceu, fosse sempre mantido. Suas ações eram norteadas para que o vanguardismo fosse retomado, afim de trazer novas conquistas para os trabalhadores eletricitários,envoltos em muitas transformações no setor elétrico brasileiro. Se empenhou por um Sindicato mais participativo, não somente nas pautas do setor energético, mas nos assuntos da classe trabalhadora do país. Sua preocupação com o bom atendimento aos trabalhadores e associados era constante e por isso, investiu na capacitação do corpo funcional da entidade, e umas das suas ações foi realizar o 1° Seminário de Reestruturação dos Funcionários do Sindicato ( 1° na sede do Sindicato e o 2° realizado na Colônia de Férias de Praia Grande). Também reuniu os membros da diretoria no Seminário de Capacita6

ção de Novos Dirigentes Sindicais, que teve como objetivo alinhar as estratégias das frentes de trabalho da entidade na luta pelos trabalhadores em suas bases de atuação, o que resultou em crescimento no

número de filiações, uma demonstração do aumento da confiança dos trabalhadores na diretoria atual. Ao todo foram 03 seminários que impactaram os setores operacionais e diretivo da entidade.

Seminário dos Funcionários

Seminário da Diretoria


Tradição e modernidade Reformas no Sindicato

O prédio do STIEESP um patrimônio da categoria eletricitária, fruto da garra de muitos que se comprometeram com a causa eletricitária e que sempre foi um orgulho para os trabalhadores, e é claro, para Carlão, que cumpriu a promessa feita aos trabalhadores e modernizou as instalações físicas da entidade. A primeira reforma em 2010, no andar da diretoria, proporcionou mais qualidade no atendimento aos trabalhadores. Já a grande reforma, iniciada em 2012, contemplou toda a parte térrea, incluindo a fachada com

rampa de acesso para deficiente e os setores assistenciais do Sindicato, como os departamentos Médico e Odontológico, que receberam um novo espaço e equipamentos modernos, na qual viabilizou diversos tratamentos aos associados. Além disso, o salão de cabeleireiro e barbearia também recebeu novos equipamentos para dar mais conforto aos associados. Já o auditório foi ampliado e sua estrutura reformulada, como o palco, a iluminação, equipamentos de som, refrigeração, entre outras melhorias.

Comprometimento com os Aposentados Eletricitários A AEASP foi totalmente modernizada e ampliada com novo espaço e novos móveis para que o aposentado e pensionista fossem atendidos da melhor maneira possível, de forma ágil e eficiente. AEASP reformada

7


Filiação – Força Sindical Em 2012, o Sindicato filiou-se a Força Sindical, uma grande mudança na história da entidade, tornando-se mais engajado nas grandes lutas da classe trabalhadora brasileira.

Sindicalismo atuante!

Além disso, Carlão ampliou os convênios com instituições de ensino e de serviços e modernizou a forma de conversar com a categoria, com a criação da Revista do Eletricitário, na qual foi realizada a 1º pesquisa de satisfação com o trabalhador. A comunicação com os trabalhadores tornou-se mais atraente e facilitada com a criação de mais plataformas

8

e reformulação do site, criação do blog e das redes sociais (facebook e twitter) e o email “Fale conosco para reclamação, sugestões, dúvidas”. O corpo jurídico também recebeu novo andar com a contratação de mais advogados atuando nas áreas cível e trabalhista, mais apoio e respaldo em Acordo Coletivos e questões jurídicas dos associados e trabalhadores.

Carlão esteve à frente das aberturas de todos os Acordos Coletivos das empresas e participou ativamente em greves e paralisações, liderou manifestações históricas no Sindicato, entre elas: o confronto com a polícia na frente da Eletropaulo (2009); a manifestação contra o PES na Fundação CESP, na qual reuniu mais de 300 aposentados e pensionistas para a permanência do plano de saúde da Fundação (2010). Em 2010, mais de 80 assembleias com os trabalhadores na porta das empresas para a discussão do Acordo Coletivo da Eletropaulo, um fato inédito. Também reuniu líderes políticos como José Aníbal, Secretário de Energia, além de realizar discussões sobre a privatização da CESP, fontes renováveis e questões referente aos apagões. Reativou a Secretaria da Mulher, o Sindicato passou a realizar eventos no Dia Internacional da Mulher, na qual lideranças políticas e sindicais femininas debateram as principais lutas e reivindicações da mulher trabalhadora no cenário brasileiro.


Apoio e Parcerias Apoio ao Seminário do Setor Elétrico Paulita, realizado pela revista Carta Capital e organizado pelo Sindicato dos Engenheiros de São Paulo. Também fortaleceu a parceria com a ISP (Internacional de Serviços Públicos) com o espaço Jovem e com a Secretaria da Mulher da ISP.

a ri á it ic tr le E ia or g te ca a d os n a 6 6 2012 O aniversário de 66 anos foi comemorado com uma grande festa, no auditório recém-reformado e com a participação de muitos trabalhadores e companheiros da entidade, políticos e sindicalistas. Carlão fez questão de homenagear a categoria com um momento único que ficará na lembrança de todos.

9


Conquistas • Aumento do número de filiações; • AEASP modernizada e ampliada; • Odontologia/ Médico/ Fisioterapia/ Portaria e Térreo; • Reforma do Salão de Cabeleireiro e Barbearia com novos equipamento; • Reforma do 4° andar; • Catracas; • Reforma do Auditório; • Reforma da Fachada; • Convênios com Instituições de Ensino; • Convênio com Seguradora de Veículos; • Filiação com a Força Sindical; • Terceirização da garagem; • Reformulação do corpo jurídico cível e trabalhista; • Compra de novas impressoras; • Mais informação com a Revista do Eletricitário; • Equipamentos de Som Novos; • Enquanto Presidente interino Participou da criação da CCP (Comissão de Conciliação Prévia em 2008 (primeira audiência 13/03/2009).

10


o ri รก it ic tr le E o d ta is ev R is Editoria

11


Presidência do Sindicato

Celso Luis de Souza é o novo presidente do STIEESP Trabalhador da CTEEP assume mandato Conhecido como Celsinho, Celso Luis de Souza foi eleito pela diretoria executiva e assumiu o mandato deixado pelo presidente Carlão, falecido no dia 18 de outubro. “Uma grande tristeza para todos nós, pois perdemos um grande líder e amigo que sempre lutou pelos ideais sindicais e pela categoria eletricitária, sem dúvida, deixou um grande legado que sempre será lembrado e fará parte da história desta entidade” afirmou Celso, presidente do Sindicato. Ainda como trabalhador da CESP, iniciou a sua carreira no sindicalismo como representante sindical e atua nas negociações dos acordo coletivos das empresas ISA CTEEP, Elektro e participou da AES Tietê e Duke Energy, além das empreiteiras. “Darei continuidade ao seu trabalho e conto com o apoio e a compreensão de todos nesse momento, pois o nosso objetivo é um futuro melhor e para isso, é imprescindível a união da categoria eletricitária”, concluiu.

Mais sobre Celso Luis de Souza Casado, 02 filhos, formado em Administração de Empresas pela Faculdade de Administração e Ciências Contábeis Tibiriçá, de São Paulo, em 1997. Em 1983 integrou o quadro de funcionários da Companhia Energética de São Paulo (CESP) e hoje é trabalhador da Companhia de Transmissão Paulista (ISA CTEEP) , exercendo o cargo de Analista de Apoio Logístico Pleno. Em 2002 foi eleito Diretor do Sindicato dos Eletricitários de São Paulo, na qual é responsável pelas mesas de negociações nas empresas do Grupo ISA, Cteep e ELEKTRO. É Diretor Institucional (Conselho de Administração) da Cooperativa de Crédito Mútuo dos Trabalhadores das Empresas de Energia Elétrica de São Paulo. Atividades Desenvolvidas: Participação da Secretaria da Juventude e Adolescência da CGT. Coordenador da área de documentação da CESP / ISA Cteep - Arquivo e Microfilmagem – Responsável pela análise, desenvolvimento e implantação do GECOR (Gerenciamento Eletrônico de Correspondências) sistema corporativo. Participação como representante da Diretoria Administrativa no Grupo de Racionalização Administrativa da Diretoria de Engenharia e Construção da CESP. Participação no estudo e criação da Fundação do Patrimônio Histórico do Setor Elétrico Paulista. 12


Presidente do Sindicato é designado membro do Conselho de Orientação da ARSESP De acordo com o decreto publicado no Diário Oficial, no dia 07 de novembro, o presidente do Sindicato, Celso Luis, integrará o Conselho de Orientação de Energia da ARSESP (Agência de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo), como representante dos trabalhadores eletricitários. O mandato será de 04 anos.

"Estou muito feliz e certamente essa é mais uma oportunidade para a defesa dos interesses da categoria."

Eletricitários na Rede Conheça o nosso site:

www.eletricitarios.org.br Confira as atualizações sobre: > AEASP > Acordo Coletivo > Sala de Imprensa > Publicações > Prestação de Contas > Banco de Imagens > Banco de Currículos > Eletroclipping > Fala Eletricitário

> Fale Conosco > Notícias > Serviços

curta

siga

/eletricitarios @eletricitarios 13


Sindicato nas Bases › › › Grupo ISA

Segundo encontro dos Sindicatos do Grupo ISA Com a presença dos representantes do Sindicato dos Trabalhadores do grupo ISA pelas empresas no Brasil (Sindicato dos Eletricitários de São Paulo – STIEESP), Perú (Sindicato Único de trabalhadores da empresa Red de energia do Perú – SUTREP) e Colombia (Sindicato Nacional dos trabalhadores Interconexão Elétrica S.A – SINTRAISA; Sindicato dos trabalhadores das Indústrias Energéticas – SINTRAE; Sindicato dos Trabalhadores das Empresas de Energia Elétrica da Republica Colombiana – SINTRAENERGIA; Sindicato dos Trabalhadores de Energia da Colômbia – SINTRAELECOL Secional Isa TRANSELCA), tendo também a participação do Sindicato dos Trabalhadores de AES Chivor –SINTRACHIVOR; Sindicato dos Trabalhadores de ISAGEN – SINTRAI-

SAGEN. Foi realizado em Medellín, de 27 à 29 de Novembro de 2013, o segundo encontro de líderes sindicais de empresas do grupo ISA. Hoje, o grupo Isa como qualquer outra empresa multinacional, concentra seus líderes na maximização de seus lucros à custa do bem-estar social e laboral; é usado como um veículo para a penetração continental do capital privado e participa ativamente na implementação de politicas neoliberais no negócio que se desenvolve no Peru, Bolívia, Chile, Brasil e Colômbia, em alguns casos, diretamente contra os direitos fundamentais dos trabalhadores e contra suas organizações sindicais. A estratégias da multinacionais – uma vez que possuem controle dos serviços – é impor a sua fixação da taxa de lucro por serviços prestados

pela população que podem pagar e definir novas regras em estruturas de custos que lhes garantem altos retornos; assim, em breve se torna mais caro o serviço de usuários – hoje também clientes- enquanto os salários pagos aos trabalhadores são reduzidos e explorados. A estratégia inclui táticas de terceirização e utilização da força de trabalho informal que gera dinâmica do mercado, que na Colômbia é superior que 50%; no Peru 60%; no Brasil 100% da equipe de linhas, com o desemprego superior a dois dígitos - e ao mesmo tempo poderes corruptos de entidades do estado e controle; atualmente há multinacionais que prestam serviço publico dando gestão a orçamentos que excedam o produto anual bruto (PIB) de muitos estados.

› › › CPFL Piratininga

ACT 2013/2014 Vitória no Tribunal Companheiros (as) nesta data, 11 de dezembro de 2013, os desembargadores do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região, julgaram o dissídio nos seguintes termos: ● 1 A greve foi declarada não abusiva com o pagamento do período de paralisação; ● 2 Foi concedida estabilidade de 90 (noventa) dias aos trabalhadores; ● 3 As reivindicações foram julgadas procedentes, nos termos do acórdão, que será publicado; ● 4 PLR – Pagamento mínimo de 1,11% com determinação do Tribunal para que as partes continuem negociando no prazo máximo de 60 (sessenta) dias. O acórdão deverá ser publicado no prazo de aproximadamente 15 dias, quando teremos o teor completo do julgamento com definição das datas dos pagamentos. 14


› › › Bandeirante e Grupo EDP

ACT 2013/2014 Acordo Aprovado!

Companheiros (as), após as assembleias deliberativas, foi aprovado o Acordo Coletivo de Trabalho 2013/2014, com expressiva maioria de votos conforme tabela abaixo:

Em breve, informaremos sobre o calendário para discussão dos ítens abaixo, que continuam pendentes: ● Participação nos Lucros e Resultados; ● Plano de Cargos e Salários; ● Banco de Horas para alguns segmentos; ● Adicional de Turno. Agradecemos os trabalhadores pela união e confiança durante as negociações do ACT, esse apoio favoreceu o alcance dos resultados. Parabéns a todos!

Visite o site do Sindicato www.eletricitarios.org.br

Fortaleça essa luta! Filie-se ao Sindicato!

15


Manifestaç pela pauta trabalhista Sindicato e AEASP participaram da passeata pelo fim do Fator Previdenciário e pela correção da tabela do I.R Pelo Fim do Fator Previdenciário e pela correção da tabela do Imposto de Renda, em novembro as centrais sindicais re-

alizaram mais uma manifestação que fez parte da agenda do Dia Nacional de Mobilização e Luta, ocorridas em todo o país. Neste

Paulinho da Força cumprimenta Celso Luis, presidente do STIEESP durante a manifestação

ato, centenas de trabalhadores caminharam em passeata da Praça da Sé até o prédio do INSS, no bairro de Santa Ifigênia.

Miguel Torres, presidente em exercício da Força Sindical e Celso Luis

Edmundo Benedetti, presidente da AEASP e membros da diretoria do STIEESP

16


ções José carlos Souza (STIEESP); Carlos Ortiz (Presidente Estadual da Força); José Andreoli (STIEESP); Sérgio Canuto (STIEESP); Regina Strepeckes (STIEESP) e Patrícia Oliveira (STIEESP).

17


Espaço FORÇA SINDICAL

Espaço FORÇA SINDICAL

Revista Época destaca Paulinho da Força como um dos 100 brasileiros mais influentes de 2013 Foto: Jaelcio Santana

Congresso Nacional em defesa das causas e reivindicações dos trabalhadores brasileiros”. Confira, abaixo, a íntegra do texto: Paulinho da Força: ao organizar o partido Solidariedade, ele preencheu um vazio antes dominado por sindicatos e ONGs governistas.

O deputado Paulo Pereira da Silva, o Paulinho da Força, foi escolhido pela revista Época como um dos 100 brasileiros mais influentes em 2013. Paulinho está na categoria “Líderes”, que agrega 28 personalidades, dentre as quais a presidenta Dilma Rousseff, o senador Aécio Neves e o ex-presidente Lula. O texto registra Paulinho como “a voz mais ativa no

18

Paulo Pereira da Silva é uma das mais importantes lideranças sindicais do país e a voz mais ativa no Congresso Nacional em defesa das causas e da pauta de reivindicações dos trabalhadores brasileiros. Trata-se de uma emblemática exceção ao sindicalismo radical chapa-branca. É nesse cenário, emoldurado por um silêncio constrangedor, que floresceu a proposta do Solidariedade. A legenda nasceu grande para preencher o vazio

de organizações políticas e não governamentais naufragadas no governismo. Como líder político à frente do Solidariedade, dá contribuição crucial para o debate nacional. Precisamos de vozes independentes em favor da construção de uma nova agenda para o Brasil, comprometida com a educação e a qualificação de nossos trabalhadores, com a valorização de nossa mão de obra e a criação de oportunidades para as gerações de brasileiros. Fonte: Força Sindical


Conheça o Auxílio Sindicato, mais uma cobertura gratuita no seu Seguro de Vida! O Seguro de Vida Eletrovida melhora cada vez mais e traz para você, eletricitário, mais uma novidade! Agora, todos os segurados passarão a usufruir da cobertura “Auxílio Sindicato”. Caso houver o falecimento do segurado por morte natural ou acidental, além das coberturas tradicionais de invalidez, o beneficiário indicado receberá também o valor de R$ 1.100,00. Uma exclusividade criada especialmente para a categoria eletricitária!

Para mais informações ou dúvidas, entre em contato pelo telefone: (11) 3341-4141. O atendimento é realizado das 9h às 17h. Teremos prazer em atendê-lo.

19


Parcerias

Con vê Implantes Dentários nio Especial (Extensivo a todos os membros filiados associados, familiares, dependentes e funcionários)

BEO (Associação de Dentistas Voluntários Habilitados na Área de Implantes Dentários) Rua Cunha, nº 76 (a 03 quadras do metrô Santa Cruz) Todos os interessados devem entrar em contato pelos telefones: (11) 3377-2706 ou 3341-0304 (HC), falar com Rose ou Márcia para marcar a avaliação. 20

A BEO (Associação de Dentistas Voluntários Habilitados na Área de Implantes Dentários) tem por finalidade ajudar a população da nossa cidade. A entidade firmou parceria com o Sindicato dos Eletricitários de São Paulo para oferecer aos associados implantes de alto nível e última geração, a preço de custo e excelentes condições de pagamento e parcelamento (Custo de R$320,00 o implante). Com experiência de muitos anos, a BEO concede aos associados a oportunidade única de repor dentes perdidos ou substituir pontes móveis, dentaduras ou próteses mal adaptadas por dentes fixos ou dentaduras abotoadas. Os dentes são importantes para a mastigação, fala e estética facial.

Sua perda pode acarretar dificuldades físicas, psicológicas e sociais. O implante é uma raiz artificial que, depois de colado ao osso, recebe uma nova coroa artificial. Na primeira fase, implantamos a raiz que foi perdida; ela ficará em sua boca por aproximadamente 03 ou 04 meses. Após esse período, iniciamos a segunda fase, que é a colocação das coroas ou próteses presas nesses implantes. A colocação de implantes é feita por meio de pequenas cirurgias, sem dor, de modo que ninguém deixará de realizar seus afazeres no dia seguinte à colocação, nem ficará sem seus dentes provisórios.

NÃO DEIXE DE APROVEITAR!


Implantes

O dente é formado pela raiz, que fica dentro do osso, e a coroa, que é a parte que aparece na boca. Alguns dentes têm mais de uma raiz. Na falta dos dentes, uma das formas de restaurar suas funções é implantar raízes artificiais no osso, por meio de cirurgia, e esperar de 03 a 06 meses sua integração (osseointegração). Após esse processo, faz-se então a colocação das coroas artificiais. Quando faltam muitos dentes, podemos reabilitar a boca do paciente com um número de implantes que podem ser menores que o número de coroas necessárias. Com dois cilindros de implantes no osso, por exemplo, podemos fazer uma ponte fixa com quatro dentes. *Dependendo do caso, podemos colocar as coroas no mesmo dia da cirurgia, dispensando o paciente do tempo de espera, que é de 3 a 6 meses.

A reabilitação com implantes osseointegrados têm duas etapas:

Após terminadas a reabilitação, são importantes alguns cuidados:

1. CIRÚRGICA: O paciente faz a cirurgia para a colocação dos implantes necessários, com anestesia local simples. Os implantes ficam dentro do osso e abaixo da gengiva. É a parte que o paciente não vê.

1. Higiene cuidadosa com escova normal, escova interdental, fio dental etc;

2. PROTÉTICA: Após 03 a 06 meses, normalmente, a gengiva é aberta, os implantes são expostos e iniciamos a confecção das coroas (dentes). É a parte que aparece na boca.

3. A manutenção e a durabilidade dos implantes dependem também dos cuidados do paciente. Qualquer dúvida consulte o seu dentista; 4. Por fim, lembre-se novamente: a placa bacteriana deve ser combatida como nos dentes naturais, portanto o cuidado é o mesmo. O cilindro para implante dentário é de titânio puro. Não há problema de rejeição, pois o cilindro é de metal e não de material orgânico. O índice de sucesso é de mais de 95%, quando há condições adequadas. As próteses sobre implantes podem ser fixas ou móveis, dependendo do caso.

Após concluídas as fases, o trabalho é finalizado e começam os cuidados de preservação. As medidas de higiene para a saúde da gengiva e do implante são tão importantes quanto àquelas dos dentes naturais.

O implante é uma raiz artificial. Depois de integrado ao osso recebe uma coroa artificial , que se assemelha ao dente natural.

2. Retorno periódico ao consultório para controle, seguindo a orientação do dentista;

Dr. Danilo Jorge Racy (CRO 37058) ●Cirurgião Dentista pela Universidade Estadual Paulista (UNESP); ●Diretor da Dental Express; ●Professor Assistente do Curso de Cirurgia de Implantes Osseointegrados da APCD - Vila Mariana - São Paulo - Capital; ●Professor Assistente do Curso de Cirurgia Avançada de Implantes Osseointegrados; ●Odontologia Hospitalar na Faculdade de Medicina - USP - HC.

21


Parcerias

Con vê nios

STIEESP Mafisa Colônias de Férias

As colônias de férias Mafisa ficam nas cidades de Peruíbe, Bertioga, Campos do Jordão, Ilha Bela, Monteiro Lobato, São Sebastião, Poços de Caldas, entre outras. Oferecem café da manhã em hotéis na praia. Os hotéis fazenda oferecem pensão completa. Mais informações pelos telefones: (11) 3104-4828 / 7355-9212 (José Nascimento)

Excelsior Hotel Localizado na região central de Poços de Caldas, o hotel possui lavanderia, estacionamento próprio, serviço de traslado, guarda valores, guarda bagagem e sala de estar. O hotel oferece descontos especiais, em baixa temporada, a todos os associados. Mais informações pelo telefone: (35) 3722-1614 e pelo email: excelsior@excelsiorhotel.com.br Acesse o site: www.excelsiorhotel.com.br 22

Além dos serviços exclusivos para o associado, o STIEESP também possui convênios com empresas de vários segmentos para aumentar, ainda mais, os benefícios e facilidades para os eletricitários que fazem parte da entidade.

Pousada Chamamé Localizada na belíssima cidade de Bonito – MS, a pousada Chamamé oferece aos associados desconto especial na baixa temporada. Inclui café da manhã e passeios imperdíveis. Mais informações pelos telefones: (67) 3255-2275 / 3255-2287 / 3255-4688 Acesse o site: www.pousadachamame.com.br

Hotel Minas Garden Localizado em Poços de Caldas, o hotel possui atendimento diferenciado e acesso imediato aos principais pontos turísticos e ao centro comercial. Mais informações pelo telefone: (35) 3712-6000 e pelo email: reservas@minasgarden.com.br Acesse o site: www.minasgarden.com.br

IBEC (Instituto Brasileiro de Excelência do Atendimento ao Cliente)

Além de parcerias com áreas de lazer, como hotéis e pousadas, o STIEESP também se preocupa com o acesso à educação. Por isso, oferece convênios com cursos de formação. Em parceria com a Fenatema, o Instituto IBEC, empresa especializada em soluções de desenvolvimento profissional, oferece desconto aos associados e trabalhadores do Sindicato, nos seguintes cursos: Agente de Telesserviços (básico), Agente de Telesserviços (avançado), Atendimento Face a Face e Gestores de Atendimento. Uma ótima oportunidade para o seu crescimento profissional! Mais informações pelo telefone: (11) 3101-6821, pelo email: contato@ibeccursos.com.br Acesse o site: www.ibeccursos.com.br


Clínica Médica Jardim

Tele Help

É uma moderna clínica médica, com infraestrutura de ponta e atendimento diferenciado. Possui corpo clínico especializado, composto por profissionais qualificados, experientes e compromissados com a assistência humanizada à saúde. Os descontos são oferecidos nos serviços: - Cirurgia a laser - Fisioterapia Reeducação Perineal - Colonoscopia - Gastroenterologia - Coloproctologia - Hepatologia - Endoscopia Peroral - Retossigmoidoscopia - Fisioterapia - Ultrassonografia

É um serviço de teleassistência que realiza atendimento de emergência com apenas um toque. O aparelho, que é instalado na residência, irá imediatamente chamar o socorro. O serviço funciona 24h e possui profissionais especializados. Para os associados não há taxa de adesão, assim como para o atendimento do Telehelp Call semanal. Um serviço diferenciado, que dará mais segurança e tranquilidade.

Mais informações pelos telefones: (11) 2355-1222 e 2355-6812 ou no email: atendimento@clinicamedicajardim.com.br

Mais informações pelo telefone: (11) 3585-2000 para São Paulo, ou no telefone: (11) 4002-1128 para demais localidades Acesse o site: www.telehelp.com.br

Mais convênios para você! Academia FIT São Paulo Academia Musical IN CONCERT ALPS - BRASIL ANHANGUERA Audiobem Comércio de Aparelhos Auditivos CAMPOS SALLES - Associação Educativa “Campos Salles” CCAA - Centro / Mandaqui / Angélica / Sumarezinho Cemitério Parque dos Pinheiros Centro Educacional Decisão Centro Universitário da FEI - Pós Graduação FEI CIEE – CENTRO DE INTEGRAÇÃO EMPRESA ESCOLA COLÉGIO ALMA MATER - Mogi das Cruzes COLÉGIO ALVORADA COLÉGIO CAMPUS SALLES COLÉGIO POLÍGONO COLÉGIO PORTAL ESCOLA ARGOS ESCOLA JOÃO XXIII EXCELLENCE - ESCOLA DE IDIOMAS - Taubaté ETEP - FACULDADES S.J.C., Taubaté e SP EURODATA FAATESP - Faculdade de Tecnologia Álvares de Azevedo FACCAMP - FACULDADE CAMPO LIMPO PAULISTA FACEQ - Faculdade Eça de Queiroz FACULDADE ANHEMBI MORUMBI FACULDADE BILAC - São José dos Campos FACULDADE CAMPOS ELÍSIOS FACUDADE DRUMMOND 23


Parcerias FATEA - Lorena/SP FACULDADE E COLÉGIO ALBERT EINSTEIN FATEC – FACULDADE DE TECNOLOGIA LUIZ ROSA FESPSP – FUNDAÇÃO ESCOLA DE SOCIOLOGIA E POLÍTICA DE SP FIP – FACULDADES INTEGRADAS PAULISTA FIT - FACULDADE IMPACTA TECNOLOGIA HOTEL GUARANY - Àguas de Lindóia/SP IMENSU FMU – FACULDADES METROPOLITANAS UNIDAS INPG – INSTITUTO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO INSTITUTO EDISON INSTITUTO EDUCACIONAL SEQUENCIAL INSTITUTO MAIRIPORÃ DE ENSINO SUPERIOR INSTITUTO MONITOR INSTITUTO MULTICULTURAL & IDIOMAS IPCA/FAESP – INSTITUTO PAULISTA DE CIÊNCIAS DA ADMINISTRAÇÃO ITJ - Instituto de Tecnologia de Jacareí LICEU BRAZ CUBAZ - Mogi das Cruzes NÁUTICO PRAIA HOTEL - Porto Seguro/BA ÓTICAS DINIZ ORTO CLUBE - Odontologia PRISY EMPREENDIMENTOS EDUCACIONAIS RADIAL – FACULDADE E CENTRO DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA SENAC SINDVIP - SINDESCOLA SKILL - Liberdade, Vl.Clementino, Lapa, São Judas, Marajoara, Mandaqui SKILL - BRASIL TREINASOFT UMC – UNIVERSIDADE DE MOGI DAS CRUZES UMG – UNIVERSIDADE MOGI DAS CRUZES UNICID – UNIVERSIDADE DA CIDADE DE SÃO PAULO UNI ABC – UNIVERSIDADE DO GRANDE ABC UNICAPITAL UNIB – UNIVERSIDADE IBIRAPUERA UNIÍTALO - Centro Universitário Ítalo Brasileiro UNIFAI - Centro Universitário Assunção UNINOVE UNIP UNIRADIAL UNS - Idiomas UNISA – UNIVERSIDADE SANTO AMARO UNISANTA - Instituto Superior de Educação Santa Cecília UNI SANT'ANNA UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ UNIVERSIDADE SÃO JUDAS UNIVERSIDADE SÃO MARCOS WIZARD BRASIL YÁZIGI BRASIL Atenção: Convênios sujeitos à alteração. Para mais informações sobre a tabela de descontos e retirada da carta de convênios, envie um email para convenios@eletricitarios.org.br 24


Sindicato dos Eletricitários de São Paulo Rua Thomaz Gonzaga, 50 - Liberdade - São Paulo - SP - Cep: 01506-020 Tel.: (11) 3346-2766 - Site: www.eletricitarios.org.br

Pela presente proposta solicito minha inscrição no quadro social deste Sindicato, sujeitando-me às exigências estatutárias. Nome completo: Data de Nascimento: Filiação:

/

/

RG:

CPF:

Pai: Mãe:

Estado Civil:

Natural de:

End. Res.:

(UF): nº

Bairro:

Compl.:

Cidade:

(UF):

Cep: Tel. Residencial:

Tel. Comercial:

Empresa: Admitido em

e-mail:

Cargo: /

/

Local de trabalho:

Registro:

DEPENDENTES Cód Benef.

Nome do Beneficiário

Parentesco

Data de Nasc.

AUTORIZAÇÃO PARA DESCONTO DE MENSALIDADE SINDICAL

Autorizo o desconto em Folha de Pagamento, referente a minha mensalidade do Sindicato dos Eletricitários de São Paulo. São Paulo,

de

de 20

PARA USO DO SINDICATO

Assinatura do Proponente

Proposta nº: Matrícula:

Presidente

Secretário Geral

Admitido a partir de ____ / ____ / ____ Sessão da Diretoria ____ / ____ / ____ Ata nº __________________________


Seja mais um associado e fortaleça nossa luta para que juntos alcancemos cada vez mais vitórias e conquistas para a categoria eletricitária! Como associado, o trabalhador tem acesso a diversos benefícios, serviços e convênios especiais. Não perca esta oportunidade e tornese nosso associado.



Rua Thomaz Gonzaga, 50 - Liberdade - S達o Paulo - SP - CEP 01506-020 Telefone: (11) 3346-2766 - www.eletricitarios.org.br


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.