Revista SINCOR - Edição 104

Page 1

ABR | MAI | JUN 2017

Edição nº 104

Revista

SINDICATO DOS CORRETORES E DAS EMPRESAS CORRETORAS DE SEGUROS, DE CAPITALIZAÇÃO, DE PREVIDÊNCIA PRIVADA E DE RESSEGUROS NO ESTADO DE GOIÁS

Sincor-GO | 1


Não é miragem. É você em Dubai. A campanha Negócios à Vista 2017 chega com força total. Agora, ainda mais simples, não é preciso cadastrar-se em site para começar a participar. Durante o período de 01/05/2017 a 31/07/2017, a cada cotação, renovação ou seguro novo do Porto Seguro Empresa, você soma pontos que serão revertidos e creditados em comissão ao final da campanha. O Corretor com maior pontuação de cada região* ganha um vale viagem no valor de R$ 30 mil**. Em caso de dúvidas, consulte seu gerente comercial ou envie um e-mail para campanha.negociosavista@portoseguro.com.br Ótimos negócios e boa viagem!

Imagens meramente ilustrativas. Informações reduzidas. Consulte o regulamento e os rankings da campanha no Corretor Online: Gestão e Marketing / Campanhas e Marketing / Campanhas. * Regiões de Abrangência 1: Norte e Nordeste; Região 2: Rio de Janeiro e Espírito Santo; Região 3: Centro-oeste e Minas Gerais; Região 4: São Paulo (capital e metropolitana); Região 5: Interior e Litoral Paulista; Região 6: Sul. Porto Seguro Cia de Seguros Gerais. ** Valor bruto creditado em comissão. CNPJ 61.198.164/000-60 - Processo SUSEP: Porto Seguro Empresa - 15414.002287/2005-31, Lucros Cessantes - 15414.004453/2006-14, Responsabilidade Civil - 15414.900596/2013-88. O registro deste plano na SUSEP não implica, por parte da Autarquia, incentivo ou recomendação à sua comercialização.

2 | Sincor-GO


Rápidas do Mercado Tokio Marine reforça Equipe Comercial visando crescimento sustentável Para fortalecer o relacionamento com corretores e assessorias, a Tokio Marine Seguradora trouxe para a empresa José Luís Ferreira da Silva, executivo com mais de 30 anos de experiência no mercado de seguros. A contratação visa contribuir com o crescimento sustentável da companhia, que agora dividiu o Canal Varejo em duas diretorias: Comercial Regional I e II. A Diretoria Comercial Regional II, responsável pelo atendimento nas regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste e no Estado de Minas Gerais, será liderada por José Luís da Silva.

Encontro de Líderes da Bradesco reúne setor em São Paulo Executivos do mercado de seguros se reuniram no Encontro de Líderes, promovido pela Bradesco Seguros em abril. O evento, realizado em São Paulo, contou com a presença do presidente do SINCOR-GO, Henderson de Paula Rodrigues, e foi pensado para levantar diversas tendências do mercado de seguros perante o comportamento, as exigências e as demandas específicas do consumidor na atualidade. Presidentes dos SINCOR’s de vários estados brasileiros, da Fenacor, Armando Vergilio, e da Escola Nacional de Seguros, Robert Bittar, participaram do evento.

Sompo Seguros tem novo diretor de Personal Lines No mês de abril, a Sompo Seguros anunciou seu novo diretor de Personal Lines da companhia: Adalber Kupcinskas Alencar. O executivo reúne quase 30 anos de experiência nos segmentos de seguros e também de finanças. Na Sompo, assumiu a diretoria tendo como uma das principais metas alavancar as carteiras de automóvel e residencial. Adalber Kupcinskas Alencar ocupou antes posições estratégicas em companhias de seguros, corretoras e bancos multinacionais.

Sincor-GO | 3


.notas

.Editorial

Em defesa do corretor e do segurado O advogado Marcelo Augusto Camacho Rocha foi nomeado, em maio, novo diretor da Susep. Marcelo ocupava, até então, o posto de chefe de Gabinete da autarquia. Profissional conceituado no mercado de seguros, Marcelo Rocha foi membro do Conselho de Recursos do Sistema Nacional de Seguros Privados, de Previdência Privada Aberta e de Capitalização – CRSNSP. Além disso, foi assessor jurídico da Fenacor por vários anos.

O deputado presidente da Comissão de Finanças e Tributação da Câmara Federal, Lucas Vergilio (SD-GO), pediu à Susep para abrir uma sindicância e auditar as operações da Youse Seguros. A decisão do parlamentar foi tomada durante audiência presidida pelo deputado para discutir a venda e propaganda de produtos de seguros na internet. O SINCOR-GO levou à reunião em Brasília, no dia 25 de maio, uma comitiva integrada por dezenas de corretores de seguros goianos, que se juntaram, na Câmara, a profissionais de todo o País.

O recadastramento nacional dos corretores de seguros, coordenado pela Susep, segue até 30 de setembro. A atualização deverá ser realizada no sítio eletrônico da superintendência. Os corretores de seguros associados terão apoio gratuito do SINCOR-GO para realizar o recadastramento. Para isso, será necessário fazer agendamento prévio no Departamento de Cadastro e Cobrança do SINCOR-GO. Anote: cadastro@sincorgo.com.br

4 | Sincor-GO

A

REVISTA SINCOR edição 104 estampa, em sua capa, uma lamentável realidade da qual têm sido vítimas tanto o mercado quanto o consumidor de seguros no Brasil. Não raro, vê-se estampado nos veículos de comunicação brasileiros notícias sobre a atuação irregular de associações e cooperativas de proteção veicular. Sem regulamentação, essas associações tentam iludir a população de que está adquirindo um produto que se equipara ao seguro, quando isso não é verdade. Para essa reportagem especial, gravamos conversas por meio de aplicativo de mensagens (WhatsApp) com representantes de duas dessas empresas que oferecem a tal proteção veicular. O que se obteve foi uma coleção de falas infundadas, com claro objetivo de atacar o papel exercido pelo corretor de seguros no segmento de seguro auto. Nesse levantamento fica claro, também, que as promessas de baixo custo na contratação desse tipo de serviço não se confirmam. Em ambas as associações, os valores repassados para a contratação do serviço praticamente se equivalem ao prêmio cobrado para a formalização de um seguro de automóvel por meio do corretor de seguros habilitado e companhia seguradora regulamentada pela Susep. Visando ir além, em busca de alternativas para o combate a essa prática nociva ao setor, o SINCOR-GO ouviu os principais representantes do segmento. A edição 104 traz, também, a cobertura do 2º Café e Seguros em sua passagem por Rio Verde (em abril) e Anápolis (junho). Em ambas as territoriais, o que se viu foi um exercício coletivo em busca do entendimento em torno das transformações do mercado, troca de experiências e ricos debates. Só podemos dizer o seguinte: tem valido muito a pena! Ainda nesta edição, lembramos como foi a 4ª edição do Circuito Vida Segura. Uma vez mais, corretores de seguros, atletas e a comunidade atenderam ao nosso chamado. Ruas e avenidas do Setor Sul e Marista ficaram tomadas pelos competidores deste que já se tornou um dos principais circuitos de corrida de Goiânia. O case de sucesso dessa edição vem de Londrina, no Paraná. É de lá, da Prevent Corretora de Seguros, que vem bons exemplos de como administrar com foco na inovação. Para completar, temos grandes histórias no Espaço do Corretor, artigos, entrevistas, informações sobre a terceira edição do Prêmio de Jornalismo do SINCOR-GO e as mudanças do Prêmio Bandeirante. Boa leitura!

Henderson de Paula Rodrigues Presidente do SINCOR-GO


Índice Página 24 Reportagem especial revela como atua o mercado clandestino das associações de proteção veicular em Goiás. REVISTA SINCOR ouve os principais representantes do mercado de seguros sobre o assunto.

Página 40 Ao chegar à maioridade, o 18º Prêmio Bandeirante apresenta mudanças significativas. O objetivo é ampliar as condições de avaliação pelos corretores de seguros. O concurso passa de 5 para 14 segmentos avaliados. Página 8 O case de sucesso desta edição é de Londrina (PR). Conheça um pouco da história da Prevent Corretora de Seguros, que revolucionou a corretagem de seguros na região.

Conecte-se O SINCOR-GO está presente nas mídias sociais. Acompanhe.

Página 34 2º Café e Seguros passa por Rio Verde e Anápolis. Confira nesta edição como foi a troca de experiência entre corretores de seguros e seguradores nestas regiões.

Página 38 Foi lindo de ver! A 4ª edição do Circuito Vida Seguro movimentou, literalmente, corretores de seguros, atletas e pessoas da comunidade em uma manhã dedicada ao esporte, à saúde e ao bem-estar. instagram.com/sincorgoias

issuu.com/sincorgo

youtube.com/sincorgoias

flickr.com/sincorgoias

twitter.com/sincorgo

facebook.com/sincor.go Sincor-GO | 5


Entrevista

Perfil

6 | Sincor-GO

Foto: DETRAN/GO

Manoel Xavier Ferreira Filho tem 53 anos. É formado em Administração pela então Universidade Católica de Goiás, hoje PUC Goiás. Foi diretor superintendente do Sebrae antes de assumir a presidência do Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO). Entrou no governo em 1999. Foi superintendente Executivo da Secretaria de Gestão e Planejamento (Segplan), Saúde e Educação e presidiu a Agência Goiana de Administração e Negócios Públicos, antiga Aganp.


“O setor de seguros é crucial e um parceiro importante dos órgãos de trânsito” Presidente do Detran-GO fala das parcerias a serem realizadas com o segmento de seguros no estado, Lei do Desmonte e ida do presidente do SINCOR-GO para diretoria da autarquia Manoel Xavier Ferreira Filho, presidente do Detran-GO

Como o senhor avalia o engajamento da população, sociedade civil organizada e imprensa com a campanha Maio Amarelo neste ano? Mais de 200 empresas, além de órgãos públicos, entidades filantrópicas e igrejas se uniram para divulgar a mensagem de atenção à vida e pela redução de acidentes de trânsito. O Detran-GO assumiu o papel de indutor das discussões. Com isso, conseguimos divulgar a importância do respeito às leis de trânsito e o respeito ao outro e à vida para mais de um milhão de pessoas. A alta sinistralidade no trânsito é um dos principais fatores que impactam o preço do seguro de automóvel. Que parcerias podem ser realizadas entre o Detran-GO e o segmento visando à redução de acidentes? O setor de seguros é crucial e um parceiro importante dos órgãos de trânsito. Na medida em que cria regras beneficiando os condutores que cumprem a legislação e prioriza a segurança no trânsito, o setor de seguro já dá um auxílio importante à prevenção de acidentes. O presidente do SINCOR-GO, Henderson de Paula Rodrigues, assumiu recentemente a diretoria de Gestão Planejamento e Finanças do Detran-GO. Quais são os ganhos mais relevantes para o departamento com a ida do diretor para a autarquia? O Henderson é um profissional com vasta experiência. Nossa expectativa, em relação à colaboração dele na diretoria do Detran-GO, é enorme.

Esperamos contar com a expertise dele para promover as mudanças e os avanços que a sociedade espera de nós. A sociedade está evoluindo, está mais exigente e dinâmica. Precisamos acompanhar essas mudanças. O setor de seguros aguarda com ansiedade a implementação, em Goiás, da Lei do Desmonte Legal. Em que estágio a matéria está no Estado e como o segmento poderá colaborar com o Detran-GO em sua efetivação? A implantação da Lei do Desmonte em Goiás está em fase avançada. Até o final do ano, o consumidor goiano poderá adquirir peças usadas com rastreabilidade. Para que os usuários possam usufruir de forma plena dos benefícios que a legislação poderá trazer é necessário que haja um sistema nacional integrado. Nesse ponto, o SINCOR tem papel imprescindível, pois pode atuar junto às entidades nacionais, contribuindo para que o Denatran tenha condições de fazer esse intercâmbio de informações o quanto antes. Temas como Pátio Legal, Seguro DPVAT e campanhas de educação para o trânsito podem ser alvo de projetos em parceria com o setor de seguros? O Detran-GO está aberto a toda e qualquer parceria que tenha comum interesse com a sociedade e atenda às necessidades da nossa população. Nesse sentido, estamos abertos para acatar sugestões e debater temas que nos ajudem a evoluir para um trânsito mais humano e seguro. Por isso, esperamos criar um canal de comunicação permanente com o SINCOR. Sincor-GO | 7


Case de sucesso

Inovação como regra Sediada em Londrina, no Paraná, a Prevent é exemplo de como estratégia, parceria e novidade podem fazer a diferença no mercado de seguros

Fotos: Acervo da corretora

Diretor da Prevent, Claudemir Rossetto: marca associada à qualidade, seriedade, competência e liderança de mercado

A

extensão continental, a natureza privilegiada e a persistência do homem conferem ao Brasil, desde a descoberta por Cabral no século 16, uma vocação agrícola. Nesse mercado, o investimento depende de muitos fatores para reaver o dinheiro investido e angariar lucro. Os riscos, incertos e possíveis, somados à possibilidade de muitos prejuízos, fizeram desse cenário um nicho interessante para o ramo de seguros a partir do interesse do agricultor em compensação financeira. Esse foi o contexto em que a Prevent Administradora e Corretora de Seguros nasceu em Londrina, no Paraná. Desde 1993, a empresa atua em uma das regiões 8 | Sincor-GO

mais produtivas do Brasil e líder nacional na produção de grãos, onde o forte são as commodities (cana-de-açúcar e soja), milho, mandioca, trigo, algodão e laranja - contexto econômico semelhante ao de Goiás. O foco na proteção do agronegócio é regional. O seguro agrícola atende diversos segmentos e assiste o agricultor em caso de sinistros. O diretor comercial e técnico da Prevent, Claudemir Rossetto, ressalta que a empresa oferece o seguro voltado para lavouras, unidades de recebimento e armazenamento, lojas, depósitos e indústrias de agrodefensivos, transporte de grãos, máquinas, implementos e propriedades agrícolas.

A Prevent Atua com Seguro Agrícola no Paraná, uma das regiões mais fortes do agronegócio brasileiro, semelhante a Goiás


Política de sucesso Com 25 funcionários, a empresa conseguiu alcançar o atual patamar com a constante busca da excelência no atendimento ao cliente e relação transparente com os parceiros seguradores. Rossetto atribui a trajetória de sucesso a ações contínuas da empresa. “Em primeiro lugar, a empresa oferece atendimento 24 horas”, diz. O investimento em equipamentos modernos é uma das principais preocupações, segundo ele. “Utilizamos softwares e hardwares que permitem gestão eficaz dos contratos, cotações rápidas, sistemas multicálculo e de gestão de vendas”, explica o diretor. Para ele, as parcerias com corretores menores também é uma estratégia importante no negócio. “Conseguimos realizar serviços de pós-venda e gestão de sinistros, prestar assistência ininterruptamente e aumentar a nossa expertise em produtos diferenciados”, frisa. No entanto, o atendimento corporativo permanece com a prestação de consultoria de gestão de seguros para empresas de médio e grande porte. O diretor destaca que o investimento em marketing, na imagem da empresa, na marca, na confecção de brindes e participação em eventos também integram o rol de ações da Prevent. “Também priorizamos a qualificação dos colaboradores com cursos da Escola Nacional de Seguros e do curso de formação de corretores de seguros e ainda realizamos treinamento semanal oferecido pelas seguradoras”, enumera. Além disso, visando ocupar espaço no mercado de seguros, a empresa foca em segmentos onde a concorrência é menor. “Assim, trabalhamos com o Seguro Agrícola, de Responsabilidade Civil Profissional para advogados, Seguro Saúde e Riscos de Engenharia e Construção.

Paixão por novidades Há 24 anos, essa política que norteia a Prevent chama a atenção dos segurados, dos seguradores e dos colaboradores. “Sempre impactamos os clientes devido ao profissionalismo e cumprimento de todas as promessas que firmamos”, ressalta Claudemir. Ele lembra que o intuito é ir além

FICHA TÉCNICA

Prevent Adm e Corretora de Seguros Ltda Rua Eça de Queiroz, 19, Shangri-lá, Londrina (PR) 24 anos de mercado Atua nas áreas de Agronegócio; Responsabilidade Civil Profissional e Gestão de Programa de Seguros para Empresas; Property, Frotas, e Vida das empresas ligadas ao agronegócio Quadro formado por 25 funcionários

Faturamento: US$ 12 milhões anuais, sendo 40% do ramo auto, 35% agro, 15% property, 5% vida/saúde e 5% demais ramos.

do esperado e o objetivo é manter-se como uma corretora de seguros que não dependa somente do relacionamento pessoal. Os diferenciais da empresa foram notados logo no início das atividades. Antigamente, apenas as seguradoras usavam carros plotados. Ao notar isso, a diretoria da Prevent resolveu apostar e fazer o mesmo. O resultado? Saldo positivo em diversos públicos da cidade. Diferente de hoje, quando pagamentos são feitos por débito em conta e transferências bancárias, nos anos 1990 eles eram feitos exclusivamente nos bancos ou nas instituições prestadoras de serviços. Para facilitar a vida dos clientes e apresentar novidades, a Prevent criou o Telesseguro Residencial. O diretor da corretora afirma que se tratava de uma cobrança na conta telefônica e, posteriormente, na fatura de energia elétrica. A sagacidade incluiu ainda o lançamento de um cartão 24 horas na Associação Comercial de Londrina, ainda em 1994. Além disso, de forma visionária, a empresa lançou seu site no mesmo ano. A sequência de ações voltadas para e pelo consumidor consolidou a Prevent como “uma marca associada à qualidade, seriedade, competência e liderança de mercado”, sintetiza o diretor. O perfil vanguardista tornou a corretora conhecida e, consequentemente, permitiu acesso facilitado em diversos segmentos. Sincor-GO | 9


10 | Sincor-GO


Sincor-GO | 11


Espaço do Corretor

Ser transparente com o cliente é uma das melhores maneiras de fidelizá-lo Foto: Luciana lombardi

Ética, honestidade e transparência: esses são os valores que Sandra Leal da Silva Arantes carrega consigo em seus 17 anos como profissional do mercado de seguros. Incentivada por seu esposo Vicente Arantes, já falecido, ela aceitou o convite para trabalhar como corretora de seguros em Goiatuba, no interior goiano. Sandra garante que a arte de vender seguros sempre foi uma função desafiadora, mas ao mesmo tempo gratificante. “Tenho a oportunidade ímpar de conhecer inúmeras pessoas e me relacionar com cada uma delas, resultando, muitas vezes, em novas amizades. Eu gosto muito do que faço e me sinto realizada”, assegura.

sandra leal: 17 anos no mercado de seguros

“No momento da venda, é essencial que seja apresentado ao consumidor o produto que melhor o atenderá.” sandra leal

12 | Sincor-GO

Para a corretora de seguros, o principal personagem dessa história é o cliente. Não há melhor maneira de fidelizá-lo senão ser fiel a ele, ensina. “No momento da venda, é essencial que seja apresentado ao consumidor o produto que melhor o atenderá em cobertura, benefício e preço”, afirma. O atendimento personalizado no momento em que o cliente precisa, como em caso de sinistro, oferecendo o melhor suporte possível e toda atenção necessária é também um grande diferencial para a profissional. Aos 46 anos, a profissional, que se filiou ao SINCOR-GO e passou a acompanhar as ações da entidade há menos de um ano, considera essencial a atuação do sindicato em defesa da categoria. Confiante, ela mantém o seu pensamento sempre positivo, une forças para cuidar dos clientes que já conquistou, sem se esquecer de profissionalizar e buscar sempre melhorar para atrair e encantar novos consumidores.


Pós-Graduação em

GESTÃO COMERCIAL DOSEGURO

Atinja novos níveis na sua carreira Aplicando metodologias inovadoras para você ir aonde quiser! A Pós-Graduação em Gestão Comercial do Seguro é ideal para quem procura uma visão global do processo de comercialização, em todas as suas etapas. É um curso diferenciado que irá incrementar habilidades e fornecer ferramentas para otimizar processos e potencializar resultados. Seus e da sua equipe!

Mais informações: Goiânia: (62) 3945-1210 / 1214 posgraduacao@funenseg.org.br www.funenseg.org.br Sincor-GO | 13


Espaço do Corretor

Tendo a tecnologia como aliada, corretor de seguros investe em crescimento de sua marca Foto: Luciana lombardi

Vitor Dany destaca a importância da atuação do SINCOR-GO em defesa dos corretores de seguros Vitor Dany Viana Nascimento, da Inovatta Corretora de Seguros

14 | Sincor-GO


Vitor Dany Viana Nascimento, corretor de seguros que já está há 18 anos no ramo, afirma que o mercado online é sua grande aposta para captação de novos clientes. Tendo a tecnologia como aliada da empresa, o corretor pretende buscar melhores resultados e investir no crescimento de sua marca, a Inovatta Corretora de Seguros.

profundamente o produto que está oferecendo também é indispensável para um corretor de seguros. “Ofereço o suporte e o acompanhamento necessários ao consumidor, pois são nessas situações que você agrega valor ao seu trabalho. Assim, o cliente passa a entender a necessidade de se ter um bom profissional ao seu lado.”

O profissional conta que conheceu de perto diversos departamentos do mercado segurador, como área técnica, de sinistros e administrativo, mas foi por influência do ex-patrão, Jason de Melo Abreu, que começou a atuar como corretor de seguros. “Em 2010, abri minha própria corretora. Atuo hoje, principalmente, em Goiânia e Brasília, mas tenho clientes em diversos estados do Brasil.”

Vitor defende a importância da atuação do SINCOR-GO e afirma que é graças à entidade que a categoria é ouvida. Para ele, a luta do sindicato pelos pleitos da classe e a promoção de eventos contribuem diretamente para o crescimento profissional de cada corretor de seguros e para gerar inspiração para novas ideias, além de ser a melhor ponte de contato entre os colegas de trabalho.

Como profissional experiente, Vitor não hesita ao dizer que honestidade, dignidade e humildade são características essenciais para um corretor de seguros. E se fosse para ele escolher uma habilidade, certamente optaria pela capacidade de construir bons relacionamentos. Conhecer

O profissional assegura que o maior desafio da profissão é se manter sempre atualizado com a diversidade de produtos disponíveis no mercado. Hoje, aos 34 anos, conta que é muito gratificante alcançar os resultados esperados e, assim, começar a conquistar seus objetivos.

“Ofereço o suporte e o acompanhamento necessários ao consumidor, pois são nessas situações que você agrega valor ao seu trabalho.” Vitor Dany Viana Nascimento

LIBERTY AUTO ESSENCIAL PARA VOCÊ QUE ACHA FUNDAMENTAL PROTEGER O SEU PATRIMÔNIO. Proteger seu automóvel e gastar pouco não é uma combinação impossível. O Liberty Auto Essencial é ideal para você que busca um seguro com preço acessível e, assim, não corre o risco de ficar sem o seu bem.

COBERTURAS: Indenização Integral em Caso de Roubo ou Furto; Indenização Integral em Caso de Roubo ou Furto, Colisão e Incêndio; Danos Materiais e Corporais a Terceiros (Responsabilidade Civil). Assistências: – Guincho para transporte até a oficina ou a residência; – Mecânico para conserto provisório; – Troca de pneus; – Chaveiro; – Socorro em caso de falta de combustível; E mais: Sorteio de R$ 5 mil* para clientes e corretores e pagamento em até 10x sem juros no débito. Liberty Seguros S.A. CNPJ 61.550.141/0001-72. Código SUSEP da Seguradora: 518-5. Processo SUSEP: 15414.100331/2004-96. O registro deste plano na SUSEP não implica, por parte da autarquia, incentivo ou recomendação à sua comercialização. Ouvidoria: acesse o site www.libertyseguros.com.br, em que é possível postar seu recurso. Se preferir, o recurso também poderá ser feito pelo e-mail ouvidoria@libertyseguros.com.br ou pelo telefone 0800-740-3994. *Títulos de Capitalização da modalidade incentivo emitidos por Sul América Capitalização S.A. – SulaCap – CNPJ 03.558.096/0001-04 e Processo SUSEP: 5414.901243/2013-03. Prêmio no valor total de R$ 5 mil líquido de IR. A aprovação deste Título pela SUSEP não implica, por parte da autarquia, incentivo ou recomendação à sua aquisição, representando, exclusivamente, sua adequação às normas em vigor.

PROCURE SEU CORRETOR.

Sincor-GO | 15


flag

Com Tokio Marine Residencial Premiado seus negócios não tiram férias.

Aproveite que as férias estão chegando e ofereça Tokio Marine Residencial Premiado aos seus Clientes. As melhores coberturas, serviços de Assistência 24 Horas e o toque de confiança e qualidade que você já conhece, agora com pagamento facilitado em 6x no cartão ou 12x fixas. Mais tranquilidade para seu Cliente, mais oportunidades para você. Tokio Marine Seguradora. Um portfólio completo de proteção para seus Clientes. PROTEÇÃO PARA PESSOAS AUTOMÓVEL em até 6 vezes sem juros RESIDENCIAL com Assistência 24 Horas e sorteios CONDOMÍNIO proteção ao síndico e condôminos IMOBILIÁRIO proteção para proprietários e inquilinos

PROTEÇÃO PARA EMPRESAS EMPRESARIAL pequenas, médias e grandes empresas RESPONSABILIDADE CIVIL para danos causados a terceiros AUTO FROTA a partir de 3 veículos TRANSPORTES para perdas e danos causados a cargas

GARANTIA das entregas previstas em contratos AGRONEGÓCIO para equipamentos rurais

AFINIDADES MICROSSEGUROS distribuição em redes de varejo, bancos e concessionárias

VIDA EM GRUPO para funcionários e sócios RISCOS DE ENGENHARIA para danos ocorridos em obras AERONÁUTICO

tokiomarine.com.br @tokiomarine_cor |

/TokioMarineSeguradora

16 | Sincor-GO O registro deste plano na SUSEP não implica, por parte da Autarquia, incentivo ou recomendação à sua comercialização. As condições e limitações das coberturas e serviços disponibilizados encontram-se descritas nas Condições Gerais, que podem ser consultadas através do site www.tokiomarine.com.br. CNPJ: 33.164.021/0001-00. SUSEP: 15414.100909/2004-12.


Corretor de Ceres aposta na expansão dos seguros voltados para profissionais da saúde foto: Acervo pessoal

Os profissionais da saúde estão sujeitos a falhas e mal-entendidos que podem culminar em processos judiciais. A situação projeta os seguros voltados especificamente para esse grupo e a tendência é de ascensão. Em cidades que são referências em assistência médica, a exemplo de Ceres, a possibilidade de ocupar esse nicho é ainda maior. Essa é a aposta do corretor de seguros que atua no município, Fausto Godoy. “Não há outra cidade, fora do eixo Goiânia-Anápolis, que atenda a população local e da região com tamanha excelência como em Ceres. Produtos como o Seguro de Responsabilidade Civil e os Seguros de Renda por Incapacidade Temporária são muito bem aceitos e ainda pouco trabalhados na região”, observa.

Segundo Fausto, a cidade de Ceres é promissora no âmbito de seguros, porque tem bastante espaço no mercado

“Iniciativas como o Café e Seguros, por exemplo, são importantes para a união da classe e troca de experiências entre os participantes.”

Ele acredita que as perspectivas para o mercado de seguros são positivas e vislumbra crescimento real. Por isso, destaca que o profissional deve estar atendo às novidades da área e comenta a influência do SINCOR-GO para o fortalecimento do segmento. “Iniciativas como o Café e Seguros, por exemplo, são importantes para a união da classe e troca de experiência entre os participantes”, defende Fausto. O corretor afirma que atualmente existem muitos outros produtos do mercado securitário desenvolvidos especialmente para médicos, dentistas e outros profissionais da área da saúde. De acordo com Fausto, a procura por eles vem crescendo a cada ano na região e também no País.

Fausto Godoy

Sincor-GO | 17


Espaço do Corretor

Mercado de seguros em Goiânia é conservador e exigente, avalia corretor Foto: Luciana lombardi

O aprimoramento costuma ser associado à possibilidade de aumento das vendas e/ou do lucro dos profissionais. No entanto, a busca por conhecimento também deve estar ligada ao novo perfil do consumidor. De acordo com o corretor de seguros Valdir Cândido de Queiroz, da Corrente Corretora de Seguros, os clientes são cada vez mais criteriosos antes de fechar qualquer negócio. Antes de se decidir, os consumidores pesquisam e se informam cada vez mais sobre os seguros, especialmente pela facilidade de acesso à internet e a concorrência de mercado. “O setor de seguros em Goiânia é muito conservador e exigente. Por isso, o profissional da área deve estar bem preparado para apresentar os produtos disponíveis”, afirma o corretor com 26 anos de experiência. Na capital goiana, cidade onde Valdir atua, ele destaca que os clientes contam com seguros que atendem todos os interesses. No entanto, a atenção das pessoas se volta para o ramos de seguros de bens patrimoniais. “A maior preocupação do cliente é a garantia contra roubo”, frisa. Assim, cabe ao profissional da corretagem se valer do relacionamento e conteúdo para conquistar a confiança do segurado em potencial. “Afinal, o cliente confia no corretor para garantir o seu patrimônio”, justifica. Nesse sentido, ele ressalta o papel desempenhado pelo SINCOR Goiás de valorização, profissionalização e integração da categoria.

18 | Sincor-GO

Valdir Queiroz acredita que o corretor de seguros deve se atualizar para atender ao novo perfil do consumidor

“O profissional da área deve estar bem preparado para apresentar os produtos disponíveis no mercado.” Valdir Cândido de Queiroz


Sicoobcard, o cartão que faz a diferença na sua vida e no seu bolso. Peça o seu.

Sicoobcard. Diferente, igual a você.

(62) 3275-0200 credseguro@sicoobcredseguro.com.br Rua C-139 N° 1087 - Jardim América - Goiânia - 74.275-070 Regiões Metropolitanas: 4007 1256 Demais regiões: 0800 702 0756 Ouvidoria: 0800 725 0996 www.sicoob.com.br/cartoes

Sincor-GO | 19


Autorregulação do Mercado de Corretagem de Seguros

Reafirme seu compromisso com a ética e as boas práticas do Mercado. Tenha seu selo de qualidade. Associe-se ao IBRACOR.

Rua Senador Dantas, 74 - 10º andar - Parte - Centro. Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20031-205 20 | Sincor-GO Tel: (21) 3509-7070. www.ibracor.org.br


“O SINCOR-GO nos traz novos conhecimentos e nos coloca a par de tudo que está acontecendo no mercado de seguros” Foto: acervo pessoal

Itumbiara, cidade considerada o portal de entrada de Goiás, foi solo dos primeiros passos de Jéssica Tirone de Moura no mercado de seguro. A profissional, movida por desafios, recebeu uma proposta para atuar como vendedora de seguros há mais de sete anos e, desde então, dedica-se intensamente a aprender mais sobre o ramo. “Com sabedoria e fé, tudo se conquista”, afirma a corretora, que confessa ter enfrentado grandes dificuldades no início da sua carreira, devido aos obstáculos que todo iniciante precisa superar ao decidir ingressar no universo dos seguros. “Foi um longo caminho até aqui, mas me considero pronta para novos desafios.” Filiada ao SINCOR-GO desde 2016, Jéssica conta que para se tornar uma profissional de seguros precisou desenvolver habilidades cruciais, como o atendimento exemplar, carisma, agilidade e conhecimento aprofundado em cada produto que oferece. Hoje, aos 26 anos, ela possui uma carteira com clientes de toda parte do estado e do país e garante que oferece atendimento personalizado para cada um, pois os considera verdadeiros amigos. “Tenho a maioria deles adicionada em minhas redes sociais, envio mensagens de motivação. Fico feliz quando encontro com algum deles na rua e sou tratada como amiga. Tenho uma relação de profundo respeito com todos.” A profissional relata experiências engrandecedoras, do ponto de vista profissional, que adquiriu durante a etapa de Itumbiara da 2ª edição do Café e

Jéssica Tirone de Moura atua em Itumbiara, no Sul do Estado

Seguros. Para ela, o encontro do sindicato com os profissionais do mercado de seguros transformou o seu jeito de trabalhar e a incentivou a buscar melhorias para sua empresa. “O SINCOR-GO se preocupa em nos ajudar, em trazer novos conhecimentos e nos colocar a par de tudo que está acontecendo no mercado de seguros”, acrescenta. Com o entusiasmo em alta, as expectativas para o futuro são positivas. Dedicase sempre a dar o seu melhor e, através do seu profissionalismo e competência, almeja ser reconhecida como uma das melhores corretoras da região.

“Foi um longo caminho até aqui, mas me considero pronta para novos desafios.” Jéssica Tirone de Moura

Sincor-GO | 21


22 | Sincor-GO


A FENACOR comemorou no dia 21 de março de 2017 o 42º aniversário da publicação da Carta Sindical do Ministério do Trabalho e Emprego, que a reconheceu como a entidade coordenadora dos interesses da categoria econômica dos Corretores de Seguros. Nessas quatro décadas, a Federação vem desempenhando com louvor a sua missão de representar os 25 sindicatos filiados e os Corretores de Seguros. Filiada à CNC e associada à COPAPROSE, é também mantenedora da Escola Nacional de Seguros – FUNENSEG e do IBRACOR, figurando ainda entre as entidades privadas representadas no CNRSP, além de integrar importantes grupos técnicos criados pela SUSEP. No campo político, a FENACOR atua perante entidades públicas e privadas participando do estudo e criação de soluções para assuntos de interesse da categoria e no desenvolvimento do Mercado de Seguros. Essa característica ganhou consistência na última década, quando foram obtidas inúmeras conquistas relevantes como por exemplo, a inclusão dos Corretores de Seguros no SuperSimples e a aprovação da Lei do Desmonte. A Federação é reconhecida ainda pela qualidade, repercussão e abrangência dos eventos de grande porte, nacionais e internacionais, que organiza desde 1978, além de investir na propagação da cultura do seguro, realizando o “Prêmio Nacional de Jornalismo em Seguros”, e na produção de informação técnica através da aferição do índice de confiança ICSS e da elaboração do ESECS-PJ. Orgulhamo-nos de fazer parte da história do Mercado de Seguros brasileiro.

Sincor-GO | 23

..........................................................................

..........................................................................

FENACOR comemora 42 anos da Carta Sindical


24 | Sincor-GO


REVISTA SINCOR apura como atuam as chamadas associações e cooperativas de proteção veicular. Reportagem grava conversas com agentes dessas empresas, que operam sem autorização. Produto ilegal e sem garantia é oferecido com valor similar ao seguro regulamentado de automóvel. Principais representantes do segmento de seguros no Brasil apontam alternativas de combate a essa prática clandestina, que avança em todo o País, com prejuízos incalculáveis e irreversíveis para o consumidor.

Sincor-GO | 25


Especial

Um minuto. Foi necessário apenas 1 minuto para que a atendente de uma associação de proteção veicular instalada em Aparecida de Goiânia, Região Metropolitana da capital de Goiás, respondesse à reportagem da REVISTA SINCOR sobre o custo para contratação de um produto da empresa para “proteção” de um veículo: 12 parcelas de R$ 105 mensais, mais adesão de R$ 300. Total: R$ 1.560,00 - cerca de 20% mais caro que um seguro de automóvel cotado com um corretor de seguros legalmente habilitado pela Susep junto a uma das maiores companhias de seguro com atuação regular no Brasil. A suposta negociação para contratação do serviço se deu por meio do aplicativo de mensagens WhatsApp. Para obter o valor total da proteção veicular junto à referida associação, a reportagem não precisou apresentar nenhuma outra informação além do ano e modelo do carro. “Aqui nós não trabalhamos com perfil do condutor. Para nós, não importa a idade, quem dirige, nada. Qualquer um pode dirigir o carro. Precisa apenas ter habilitação”, diz a vendedora para justificar a ausência de mais informações sobre o contratante. Questionado pela reportagem sobre

os riscos na contratação da proteção veicular, o representante de outra empresa, desta vez em Goiânia, diz: “Esse termo regulamentado não condiz com a realidade. Nós somos regulamentados pela Constituição Federal. Por isso nós trabalhamos de forma legal, tudo direitinho.” Na sequência, tenta desqualificar o mercado de seguros regulado. “Os corretores tradicionais falam mal mesmo (das associações), porque um mercado que eles dominavam em 100%, hoje dominam apenas 25%”, afirma. O vendedor continua o diálogo, falando sobre o serviço, na tentativa de conquistar mais um associado. Com o objetivo de afastar as dúvidas do potencial cliente, a vendedora de uma das associações de proteção veicular contactada pela REVISTA SINCOR compara: “Vou te explicar esse problema com o corretor. Os seguros estão perdendo para as associações justamente por causa do preço. E para você entender melhor, associação é como se fosse Uber e seguradora, como se fosse táxi. Táxi e seguradora é regulamentada (sic). Associação e Uber, não”, compara (veja conversas com a atendente na página 31).

o cerco se fecha Cobertura da grande mídia tem demonstrado a atuação irregular das chamadas associações e cooperativas de proteção veicular em todo o País

26 | Sincor-GO


Sem garantia O cerco tem se fechado, em todo o Brasil, contra o mercado marginal das associações de proteção veicular, o que, entretanto, não tem inibido a operação ostensiva das empresas. Prolifera, por toda parte, a atuação das associações e cooperativas, que ofertam produtos com promessa de menor custo e maior benefício. “Um grande risco que o consumidor corre é que ele adquire esse produto achando que está contratando um seguro, o que não é verdade”, alerta o superintendente da Susep, Joaquim Mendanha de Ataídes. “Não existe qualquer garantia de que a pessoa, ao adquirir esse tipo de produto (proteção veicular), terá seu bem protegido e terá a indenização paga se for necessário acionar a associação”, completa o superintendente. De acordo com dados da própria autarquia, em três anos, a Susep recebeu cerca de 800 denúncias relativas ao mercado não autorizado a operar no Brasil, sendo grande parte delas relacionada às chamadas associações de proteção veicular.

Protagonismo

Como presidente da Federação Nacional dos Corretores de Seguros, Armando Vergilio tem assumido papel protagonista no combate à atuação irregular das associações que comercializam a proteção veicular. Nos últimos anos, o líder nacional do setor tem alertado para o que ele denomina de “ação criminosa e marginal” dessas empresas, que acabam por iludir o consumidor, sem possuir, entretanto, qualquer amparo legal.

Joaquim Mendanha, superintendente da Susep

“Não existe qualquer garantia de que a pessoa, ao adquirir esse tipo de produto (proteção veicular), terá seu bem protegido e terá a indenização paga se for necessário acionar a associação”

De acordo com Vergilio, as entidades representativas do segmento de corretagem de seguros em todo o Brasil têm realizado ações contínuas visando ao esclarecimento da população sobre os riscos de se contratar esse tipo de produto. Dentre essas ações, Fenacor e sindicatos de todo o País apresentam com frequência denúncias da operação clandestina dessas empresas ao Ministério Público e à Susep.

Armando Vergilio, presidente da fenacor

Sincor-GO | 27


INFORME-SE: PROTEÇÃO VEICULAR NÃO É SEGURO

O consumidor deve ficar atento às inúmeras diferenças existentes entre o seguro regulamentado e a chamada proteção veicular ou ‘seguro pirata’.

02 Perfil do cliente

01 Corretor de seguros No seguro, o corretor é o profissional legalmente habilitado a intermediar o contrato entre o segurado e a companhia seguradora. Orienta, oferece consultoria e auxilia o segurado em caso de sinistro.

28 | Sincor-GO

Na proteção veicular o corretor de seguros não atua, ficando o consumidor a mercê do que é oferecido pelo representante da associação.

No seguro, o perfil do condutor é cuidadosamente analisado para cálculo do valor do prêmio. Assim, condutores com menor risco potencial pagam menos. Na proteção veicular, desconsidera-se por completo o perfil do condutor. O cálculo leva em consideração apenas o valor do veículo.


04 Bônus No seguro, condutores recebem bônus ano a ano devido à não ocorrência de sinistros. Na proteção veicular, inexiste a oferta de bônus.

Pagamento de perda total

05

No seguro, ocorre 30 dias após a entrega de documentos. Na proteção veicular, 90 dias após a entrega de documentos.

Regulamentação/fiscalização

03

O seguro é uma prática comercial prevista em lei que conta com regulamentação e fiscalização do Governo e proteção dos órgãos do consumidor. A proteção veicular é uma prática não regulamentada e não fiscalizada no Brasil.

06

Cobertura de furtos simples No seguro, está prevista.

07

Na proteção veicular não tem.

Indenização No seguro, o risco é assumido pela companhia seguradora, que dispõe de reserva técnica, exigida por lei, para honrar possíveis indenizações em caso de sinistro. Na proteção veicular, o risco é dividido entre os associados, não havendo reserva técnica garantida pelas associações para pagamento de indenizações.

Sincor-GO | 29

Fonte: Susep e Minuto Seguro


Especial

Contra as associações de proteção veicular, CNseg ingressa com cerca de 50 ações junto à Susep Foto: Assessoria CNseg

Em entrevista à REVISTA SINCOR, o presidente da Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais, Previdência Privada e Vida, Saúde Suplementar e Capitalização (CNseg), Marcio Serôa de Araújo Coriolano, informa que a entidade somará, nos próximos dias, quase 50 ações ingressadas na Susep contra a atuação das chamadas associações de proteção veicular. “O combate à ação irregular dessas associações pela CNseg é constante”, ressalta. De acordo com Coriolano, não é possível ainda mensurar perda de mercado pela atuação das associações de proteção veicular no Brasil. “Mas, certamente, além das empresas devidamente autorizadas pela Susep, o consumidor é quem mais corre risco e sofre as danosas e irreversíveis consequências dessa atuação”, destaca o presidente da confederação. “É importante frisar para a população que essas associações e cooperativas estão comercializando ilegalmente o serviço chamado ‘proteção veicular’, induzindo-a ao erro, por considerar estar adquirindo um seguro para seu automóvel”, alerta o presidente do Sindicato das Foto: Assessoria Sindseg

Marcio Coriolano fala sobre atuação da CNseg no combate ao mercado marginal das associações de proteção veicular

Seguradoras em Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso e Distrito Federal (SindSeg MG/GO/ MT/DF), Augusto Frederico Costa Rosa de Matos, à REVISTA SINCOR. Segundo ele, baseado em informações encaminhadas ao sindicato, Minas Gerais, seguido de Goiás, detém a maior concentração de reclamações pela atividade ilegal dessas associações. Matos informa que as companhias têm buscado alternativas para ampliar o acesso da população aos diversos tipos de seguros, não somente o automotivo, uma contrapartida do segmento frente ao avanço da atuação clandestina das associações de proteção veicular. Presidente do SINCOR-GO, Henderson de Paula Rodrigues informa que a entidade tem apresentado inúmeras denúncias de atuação ilegal de associações e cooperativas de proteção veicular no Estado de Goiás. “Nós não estamos nem ficaremos inertes frente à prática clandestina que tem causado inúmeros prejuízos aos consumidores”, frisou.

30 | Sincor-GO

augusto matos, do sindseg mg/go/mt/ df: goiás detém grande concentração da atividade ilegal


Trechos de conversa por WhatsApp

Confira alguns trechos de conversas registradas anonimamente pela equipe de comunicação do SINCOR-GO e representante de associação de proteção veicular, que tenta convencer o suposto segurado de que não há risco na contratação desse tipo de produto ilegal

Eu sempre fiz seguro. Nunca fiquei sem. Gostaria de ver quanto ficaria para fazer a proteção veicular e quais as coberturas que eu tenho. Meu veículo é um Logan 2010.

Só um minuto. 12 parcelas de 93,00 reais mensais. Adesão de 300 reais e franquia de 1 mil reais.

O meu corretor me orientou para eu não fazer proteção veicular porque não é a mesma coisa que o seguro. Disse que eu poderia ficar no prejuízo. Corro esse risco?

Vou te explicar esse problema com corretor (...). Pra vc entender melhor, Associação é como se fosse Uber, e seguradora como se fosse Táxi. Táxi e Seguradora são regulamentadas. Associação e Uber, não. Porém, tem os mesmo benefícios.

Fico insegura porque há várias notícias falando sobre operações para fechar associações, porque elas não podem garantir o pagamento do bem se houver um sinistro.

Isso não é verdade! Isso são as seguradoras que querem tirar as associações. Escaneie o código e ouça os áudios Sincor-GO | 31 na íntegra


Especial

MERCADO MARGINAL

5 perguntas para

Lucas Vergilio Deputado federal e vice-presidente do SINCOR-GO, Lucas Vergilio teve aprovado recentemente, por unanimidade, na Comissão de Finanças e Tributação da Câmara, relatório pela rejeição de dois projetos (PLs 5523 e 5571, de 2016) que autorizavam a operação das associações de proteção veicular no Brasil. O fato configura mais um importante passo no combate à atuação marginal dessas empresas. A REVISTA SINCOR conversou com o deputado sobre o tema. Confira trechos da entrevista. 32 | Sincor-GO

Foto: Luciana Lombardi


Mercado marginal. Consumidor em risco

Em cerca de 2 anos e meio, a Susep recebeu quase 800 denúncias relacionadas ao mercado não autorizado a atuar no setor e grande parte delas diz respeito à atuação das associações de proteção veicular. Como o Poder Público deve agir em relação a essa prática? O mercado de seguros brasileiro é altamente regulado, supervisionado, fiscalizado. O Poder Público precisa abrir os olhos para esse verdadeiro crime contra o Estado Brasileiro, que é a atuação das associações de proteção veicular, altamente prejudicial ao consumidor. O Ministério Público também precisa se envolver mais. Também é preciso proporcionar estrutura para a Susep. A superintendência tem profissionais altamente qualificados, mas possui um déficit em seu quadro. E a população precisa ser alertada de que o que estão oferecendo não é seguro, não é regulamentado nem tem garantia. Qual é a responsabilidade das entidades representativas do mercado segurador e das seguradoras no esclarecimento da população quanto a esse tipo de produto e na busca de alternativas dentro do mercado regulado frente à essa prática? O mercado segurador e as entidades representativas do segmento só mais recentemente passaram a atuar nesse sentido e ainda de forma muito tímida. A CNseg e a Fenseg precisam trabalhar nas linhas da informação, educação e prevenção contra esse tipo de mercado marginal. Além disso, é preciso disponibilizar alternativas de produtos para o consumidor de seguros. Sabemos que há todo um cálculo para se precificar o seguro no Brasil, mas faltam alternativas para a população, o que acaba abrindo espaço para a atuação do mercado marginal. O senhor enfrenta na Câmara essa questão por meio do PL 3139/2015. Em que estágio está a matéria? O PL 3139/2015 é o único em tramitação que criminaliza a atividade dessas associações e cooperativas de proteção veicular. O projeto foi redistribuído na Comissão de Defesa do Consumidor da

Câmara e agora será criada uma comissão especial para debater o assunto. A deputada Christiane Yared (PR/PR) apresentou requerimento aprovado na Comissão de Seguridade Social e Família de realização de audiência pública sobre a matéria. Estamos trabalhando para que o projeto seja aprovado o quanto antes e ficamos orgulhosos de perceber tantos colegas parlamentares interessados em ver a matéria tramitar com celeridade. As entidades representativas do setor de corretagem de seguros têm encarado de frente a questão das associações de proteção veicular. Fale-nos sobre o trabalho exercido pelo SINCOR-GO e pela Fenacor? A Fenacor e os Sincor’s, dentre eles o SINCOR Goiás, são as únicas entidades no mercado de seguros brasileiro que tem cumprido o seu papel, de esclarecer a população sobre os riscos que ela corre ao recorrer a esse tipo de serviço. O SINCOR-GO, com o Prêmio de Jornalismo, tem levado informação de qualidade ao consumidor e também tem feito, ao longo dos anos, várias denúncias à Susep sobre a atuação ilegal dessas empresas. A Fenacor, por outro lado, tem atuado junto ao corretor, fortalecendo a classe e incentivando-o a denunciar a prática. Como corretor de seguros de carreira e, hoje, um representante legitimamente eleito para a Câmara dos Deputados atento às questões do setor de seguros, qual mensagem do deputado para o consumidor que se arrisca na contratação das chamadas proteções veiculares? O consumidor precisa ficar atento para não levar gato por lebre. A contratação desse tipo de produto, sem garantia e regulamentação, sairá caro na hora que ele precisar repor o seu bem. Importante reforçar: a proteção veicular não é seguro. O consumidor que quer segurança de verdade deve buscar a orientação de um corretor de seguros, que tem a capacidade técnica necessária para atuar na prevenção de riscos. Por outro lado, outra mensagem que deixo é para que o consumidor se conscientize da importância de colaborar no combate às fraudes contra os seguros, que acabam onerando o valor do produto. Sincor-GO | 33


FotoS: Luciana lombardi

Resultados de Rio Verde e Anápolis aumentam expectativa para Goiânia, em agosto Em abril e junho, encontro idealizado pelo SINCOR-GO reuniu centenas de corretores goianos das Regiões Sudoeste e Central do Estado; veja a repercussão do Café e Seguros

D

epois do sucesso nas etapas de Catalão e Itumbiara, o Café e Seguros passou por Rio Verde e Anápolis, em abril e junho. Centenas de corretores de seguros das Regiões Sudoeste e Central do Estado participaram do evento promovido pelo SINCOR-GO para debater neste ano a inovação, tecnologia e empreendedorismo no mercado de seguros. “O grande desafio do corretor de seguros na atualidade é entregar ao cliente uma proposta de valor mais tangível. Por isso, um bom negócio depende agora de se pensar no que o consumidor precisa e não propriamente no que eu quero vender.” O

34 | Sincor-GO

conselho veio do diretor de Canal Mercado da Bradesco Seguros, Leonardo Freitas. Ele abriu as atividades do Café e Seguros em Rio Verde. Segundo Freitas, o mercado pujante, que só em 2016 cresceu mais de 10%, é próspero em oportunidades para os corretores dispostos a atender seus clientes com essa diretriz. A título de comparação, o PIB brasileiro no ano passado sofreu um recuo de -3,6%. As chances oferecidas no setor de seguros impressionam até os analistas mais ortodoxos: “no ano passado, a indústria de seguros devolveu à sociedade R$ 222,2 bilhões em resgates nos ramos de vida, previdência, saúde, capitalização e auto”, destacou Freitas.


Mercado bilionário do seguro de vida As oportunidades de venda do seguro de pessoas em Goiás foi o segundo assunto tratado no encontro de Rio Verde. Coube ao diretor Comercial da Centauro-ON, Carlos Rosenmann, abordar esse tema com os corretores. Ele ressaltou que há, no Estado, quase R$ 1 bilhão em prêmios potenciais a serem explorados pelos corretores dispostos a vender esse produto. A título de comparação, o Estado de São Paulo, com 45 mil corretores ativos, tem o mesmo potencial no seguro de vida. Em Goiás, segundo a Fenacor, são 2,2 mil corretores e empresas aptos a esse negócio bilionário. “O seguro de pessoas tem na figura do corretor a presença de uma balança, que entenderá a necessidade do cliente e o quanto ele pode pagar”, frisou Carlos Rosenmann. Quem abriu a programação de Anápolis foi Rafael Caetano Tongnole, diretor de Marketing,

Agradeço muito ao SINCOR-GO pela oportunidade de participar de um encontro que proporciona, além do crescimento, com as informações que aqui estão nos trazendo, olhar nos olhos dos nossos parceiros e correspondentes”. Claudio Aparecido Neves, da Contraste Corretora de Seguros e Administradora de Anápolis (GO).

As minhas expectativas eram as melhores possíveis. Penso que isso tudo foi muito importante para trazer conhecimento e motivação para a classe dos corretores de seguros.” Antônio Carmo Silva, da Carmo Corretora de Seguros, de Rio Verde (GO).

Sincor-GO | 35


Canais Digitais e Vendas Online da Porto Seguro Seguros. Com o tema central “Os Desafios do Marketing e das Vendas Online na Corretagem de Seguros”, Rafael levou cerca de 130 profissionais do mercado de seguros a refletirem sobre a importância do relacionamento com o cliente. “O maior ativo do corretor de seguros é o relacionamento que ele constrói com o consumidor. Portanto, devemos fazer uso da tecnologia para estabelecer conexões humanas, agregar valor ao nosso trabalho e reafirmar nossa importância.” Adilson Lavrador, diretor de Operações, Tecnologia e Sinistro da Tokio Marine, também esteve presente na etapa de Anápolis. “É preciso ingressarmos em novas formas de interação para podermos conquistar o público das novas gerações, que é extremamente digital, ansioso, dinâmico, ágil e está cercado de informações 24 horas por dia”, alertou. “Não precisamos abandonar completamente nossa forma de trabalhar. Necessitamos aprimorá-la, renová-la e adaptá-la aos caminhos que o próprio mercado de seguros dita”, completou.

A chave é falar a língua do cliente O tempo de se preocupar com o atendimento já passou. O que determina agora o sucesso dos corretores de seguros é o relacionamento com o cliente. E há uma ferramenta ideal para isso: a comunicação. Foi o que destacou o CEO da agência Ampli Comunicação, Richard Belle Branco, na palestra sobre Corretores de Seguros e Clientes 3.0 – Como estabelecer uma comunicação omnichannel, ministrada por ele nas etapas de Rio Verde e Anápolis. Member Google Partners, Richard Belle sintetizou: “a dinâmica do mercado tem interferido nas relações de consumo, de modo que os clientes, hoje, buscam boas experiências e boas referências”. Esse relacionamento, segundo ele, é construído na comunicação omnichannel. Nesse modelo, onde o usuário tem experiências únicas em cada uma das janelas que utiliza para acionar o corretor, “o foco do negócio deve estar na perspectiva do consumidor”, disse. Richard Belle Branco já falou esse ano, também, aos participantes que estiveram nas etapas de Catalão e Itumbiara do Café e Seguros.

A minha expectativa foi superada nessa grande experiência com inovações em nosso negócio.” Lurdinha Aparecida Sousa, da Futurista Corretora de Seguros, de Caçu (GO).

Um evento como o Café e Seguros nos possibilita enxergar o nosso negócio por um outro ponto de vista, trazendo novas ideias e nos incentivando a sair da zona de conforto.”

Luiz Felipe Guimarães Miranda, Líder Corretora de Seguros (GO)

O Café e Seguros foi de extrema importância para mostrar a nós, corretores de seguros, a importância da tecnologia e a inovação caminharem juntas, com o propósito de atender as necessidades do mercado.” Alexandre Miranda Teles, Roma Corretora de Seguros (GO)

36 | Sincor-GO


O recado do SINCOR Goiás Aos corretores inscritos nas etapas de Rio Verde e Anápolis, o presidente Henderson de Paula Rodrigues fez um alerta considerando os profissionais de diferentes gerações: “Queremos que você, corretor de seguros, entenda que as coisas estão mudando, o mercado está se modernizando.” Foi por esse motivo, disse ele, que o SINCOR-GO investiu neste ano em um Café e Seguros moldado no tema inovação, tecnologia e empreendedorismo. Henderson enalteceu, nas atividades realizadas nos dois municípios, o empenho dos diretores Territoriais de Rio Verde, Gesiel Freitas, e de Anápolis, Leonardo Miranda, para realização dos eventos naquelas localidades.

Networking e contrapontos Sob coordenação da Explain Consultoria Organizacional, os corretores de seguros se reuniram em mesas redondas para discutir a inovação, tecnologia e empreendedorismo no mercado de seguros. Na síntese dos participantes, a iniciativa se traduziu em

A inovação e a tecnologia são fundamentais em nosso trabalho. Por isso, foi importante entender bem dessas expertises, para adequarmos os produtos às necessidades dos clientes.” Marcos Resende Sousa, da Convida Corretora de Seguros, de Mineiros (GO).

diálogos, conexões e novos horizontes. O 2º Café e Seguros conta com a parceria da Bradesco Seguros, IRB Brasil RE, Porto Seguro Seguros, Centauro-On, HDI Seguros, Tokio Marine Seguradora, Icatu Seguros, Sompo Seguros, SulAmérica, Axa, Chubb, Liberty Seguros, Mapfre, PAC Assessoria, Seguros Unimed, Som.us, Sura, Travelers, Zurich Seguros, Escola Nacional de Seguros, Fenacor, Ibracor, Sicoob Credseguros e Sindseg MG/ GO/MT e DF.

UM ACIDENTE PODE AFASTAR SEU CLIENTE DO TRABALHO POR VÁRIOS DIAS. Conheça o seguro de vida que protege a renda de quem trabalha por conta própria.

Seguro Profissional Liberal

Proteção imediata para o seu cliente em caso de doença ou acidente.

Cobertura total: a renda do seu cliente protegida por até 1 ano.*

Para acidentes, com cobertura para todos os dias sem trabalhar.**

Maior cobertura por invalidez.

Menor carência do mercado.

Até R$ 1 milhão de Capital Segurado por morte acidental.

Sorteio mensal de R$ 100 mil.***

Entre em contato com o seu gerente comercial ou fale conosco: 0800 285 3002 I Filial Goiânia: 62 3242-0800 Seguros e Previdência: 4002 0040 (Capitais e regiões metropolitanas) e 0800 285 3000 (Demais localidades). Ouvidoria: 0800 286 0047, segunda a sexta, das 8h30 às 18h30, exceto feriados. *Em caso de eventos com LER (Lesão por Esforço Repetitivo), DORT (Doenças Osteomusculares Relacionadas ao Trabalho) e LTC (Lesão por Trauma Continuado ou Contínuo), a cobertura é por 90 dias. **Ao sofrer um acidente que afaste o segurado do trabalho, ele terá direito a receber uma DIT (Diária por Incapacidade Temporária). A franquia só é zero em caso de acidente. Em caso de doença, a franquia pode ser 7 ou 15 dias. ***Este valor é bruto de impostos e está sujeito à tributação com base na legislação vigente à época da premiação. É proibida a venda de título de capitalização a menores de dezesseis anos. // Seguro de Vida em Grupo e de Acidentes Pessoais Coletivo administrado por Icatu Seguros S.A., inscrita no CNPJ/MF sob o nº 42.283.770/0001-39 e aprovado pela SUSEP sob os nºs 15414.001272/2006-36 (VG Faixa Etária) e 15414.002721/2006-63 (APC). Título da modalidade de incentivo emitido por Icatu Capitalização S.A., inscrita no CNPJ/MF sob o nº 74.267.170/0001-73, aprovado pela SUSEP sob o n° 15414.000311/2003-35. O registro deste plano na SUSEP não implica, por parte da Autarquia, incentivo ou recomendação a sua comercialização. Este seguro é por prazo determinado, tendo a seguradora a faculdade de não renovar a apólice na data de vencimento, sem devolução dos prêmios pagos nos termos da apólice. O segurado poderá consultar a situação cadastral de seu Sincor-GO | 37 corretor de seguros, no site www.susep.gov.br, por meio do número de seu registro na SUSEP, nome completo, CNPJ ou CPF. Serviço de Informação ao Cidadão SUSEP 0800 021 8484 (dias úteis, das 9h30 às 17h) ou www.susep.gov.br. As informações contidas neste material são resumidas. Para total conhecimento das características deste seguro/produto, consulte sua proposta de adesão, condições gerais, condições especiais e contrato em poder do estipulante.


Saúde e bem-estar Fotos: Hanker Live MKT

Fotos: Hanker Live Mkt

Em sua 4ª edição, Circuito Vida Segura leva centenas de pessoas para ruas e avenidas da capital Atividade de caminhada e corrida promovida pelo SINCOR-GO e parceiros entra definitivamente para o calendário esportivo de Goiânia Manhã ensolarada de domingo, 21 de maio. A Alameda Ricardo Paranhos, em Goiânia, se transforma, uma vez mais, em palco para um dos mais esperados circuitos de corrida e caminhada da capital. Às 7h30, o presidente do SINCOR-GO, Henderson de Paula Rodrigues, autoriza a largada, de onde partem quase 1 mil competidores, entre atletas profissionais, corretores de seguros e pessoas da comunidade. Em sua 4ª edição, o Circuito Vida Segura, promovido pela entidade e seus parceiros, deu um verdadeiro show de incentivo ao esporte, ao bem-estar e aos cuidados com a saúde física. 38 | Sincor-GO

“Com os recordes de público que vêm sendo quebrados desde 2014, quando realizamos a primeira edição do Circuito, hoje podemos dizer que a sociedade goiana entendeu a mensagem dos corretores e seguradores, de que o nosso segmento está atento e sensível à promoção da saúde e bem-estar da população”, avaliou o presidente do SINCOR-GO. Na categoria Corretor de Seguros, os corretores Jovane Rodrigues Moreira, José Altair de Sousa, Daniel Souza dos Santos, Maria Helena Campos, Vera Lúcia Campos Fornari e Clemente Porn marcaram presença no pódio. “Mais


4º Circuito

uma vez foi um sucesso a corrida. Que o SINCOR-GO continue com essa atividade, que faz bem não só aos corretores de seguros, mas a todos os nosso clientes”, comemorou Jovane, que completou seu percurso aos 21 minutos de prova. Em 2017, o Circuito Vida Segura contou com a parceria da Bradesco Seguros, IRB Brasil RE, Porto Seguro Seguros, Centauro-On, HDI Seguros, Tokio Marine Seguradora, Icatu Seguros, Sompo Seguros, SulAmérica, Liberty Seguros, Mapfre, PAC Assessoria, Som.us, Zurich Seguros, Escola Nacional de Seguros, Fenacor, Ibracor, Sicoob Credseguros e Sindseg MG/GO/MT e DF.

Suor, esforço, entusiasmo, superação! Tudo isso se viu na 4ª Edição do Circuito Vida Segura do SINCOR-GO.

Escaneie o código e confira outros tantos belos registros fotográficos da prova.

Sincor-GO | 39


Remodelado, Prêmio Bandeirante completa 18 anos e expande abrangência entre seguradoras que atuam em Goiás Concurso realizado pelo SINCOR-GO com participação dos corretores de seguros chega a 2017 com avaliação das companhias segmentadas em 14 diferentes ramos Confirmando a relevância do Prêmio Bandeirante para aprimorar a qualidade do mercado de seguros em Goiás, o SINCOR-GO expandiu de 5 para 14 segmentos alcançados no novo regulamento do concurso, representando mudança significativa na dinâmica do Prêmio, entregue às seguradoras com atuação no estado. Idealizador do Prêmio Bandeirante, o

SINCOR Goiás inovou em 2017 para realizar um concurso ainda mais isento, equilibrado e transparente. É a chance de os corretores de seguros avaliarem especificamente as companhias com expertise nos seguros de pessoas, residencial, empresarial, condomínios, RD e agrícola, engenharia e garantia, responsabilidade civil, transporte, aeronáutico e náutico.

Quem pode votar no Prêmio Corretores de seguros sediados em pessoa física e pessoa jurídica, Bandeirante? Goiás, associados ou não ao SINCOR-GO. Quando começa a votação? 1º de agosto

E quando termina? 17 de outubro

Novos segmentos foram agregados ao prêmio para reconhecer as empresas que se destacam nesses nichos de mercado. Caberá aos corretores, sendo associados ou não ao SINCORGO, apontarem qual seguradora eles

40 | Sincor-GO

consideram como a mais inovadora e empreendedora. Essa é outra novidade do 18º Prêmio Bandeirante. E mais: será premiada a companhia que liderar na oferta de treinamentos no mercado de seguros.

“É uma mudança expressiva, que aprofundará o nível de detalhamento do feedback dado às seguradoras pelos corretores de seguros.” Henderson de Paula Rodrigues, presidente do SINCOR-GO, sobre o novo regulamento do Prêmio Bandeirante.


O que será avaliado Ramo automóvel que possui o centro de autoatendimento Ramo automóvel que não possui o centro de autoatendimento

Ramo de pessoas que trabalham com outros ramos

Ramo residencial

Ramo condomínio Ramo de pessoas que atuam especificamente Ramo RD e Agrícola

Ramo engenharia e garantia

Ramo responsabilidade Civil

Ramo transportes

Ramo aeronáutico e náutico

Entre depois de bater. HDI Bate-pronto. O centro de atendimento que libera em minutos o conserto do veículo.

www.hdi.com.br

É de bate-pronto. Processo Susep: 15414.001197/2004-41. O registro deste plano na Susep não implica, por parte da autarquia, incentivo ou recomendação à sua comercialização.

Sincor-GO | 41


CONGRESSO BRASILEIRO

DOS CORRETORES DE SEGUROS 40 CONGRESSO BRASILEIRO DESAÚDE SUPLEMENTAR 12 a 14 OUTUBRO

NÃO FIQUE DE FORA DO MAIOR EVENTO DO SETOR. BEM AQUI,

NO CORAÇÃO DO BRASIL.

3 SHOWS

CORRETORES GOIANOS TÊM VANTAGENS IMPERDÍVEIS!

LEONARDO

BAILE DO BEM (SANDRA SÁ, SIMONINHA E MARGARETH MENEZES)

TITÃS

3 JANTARES

PALESTRANTES RENOMADOS

2 ALMOÇOS

FEIRA DE NEGÓCIOS

TUDO ISSO POR:

SORTEIO DE 6 CARROS

SEM HOSPEDAGEM POR

R$

800

,00

PARCELADO EM 2X

TEMÁTICAS DE INTERESSE DO SEGMENTO

NETWORK COM 23 PRESIDENTES DE CIAS E SEUS DIRETORES

COM HOSPEDAGEM POR

R$

ÚLTIMAS

1.593

,50

2

PARCELADO EM 2X

VAGAS

APARTAMENTO DUPLO

Condições válidas em julho, para corretores anfitriões associados ao SINCOR-GO.

INSCREVA-SE PELO E-MAIL: asspresidencia@sincorgo.com.br Realização:

42 | Sincor-GO

Apoio:


Informe publicitário

Campanha da Zurich premia corretores parceiros com viagens Com o objetivo de estreitar os laços com corretores e promover o reconhecimento pela dedicação destes parceiros, a Zurich, empresa global de seguros e que atua em mais de 170 países, promove a campanha Vou com a Zurich. Márcio Benevides, Diretor de Distribuição da Zurich no Brasil, aponta que a campanha também é uma forma de impulsionar novos negócios. “Os corretores constituem nosso principal elo com o público final, e este tipo de encontro permite valorizar, agradecer e celebrar estas prósperas parcerias”.

A Ouvidoria poderá ser acionada para atuar na defesa dos direitos dos consumidores, para prevenir, esclarecer e solucionar conflitos não atendidos pelos canais de atendimento habituais. Contato: 0800-775-1079 (horário comercial) ou pelo site www.mapfre.com.br; atendimento a pessoas com deficiência auditiva ou de fala: 0800-962-7373. SAC – Serviço de Atendimento ao Consumidor: 0800-884-8844; atendimento a pessoas com deficiência auditiva ou de fala: 0800-775-5045 (24 horas, sete dias por semana). MAPFRE Vida S.A. CNPJ 54.484.753/0001-49. Processos Susep nº 15414.004036/2008-33, 15414.004011/2008-30 e 15414.004162/200979. O registro destes planos na Susep não implica, por parte da autarquia, incentivo ou recomendação à sua comercialização. Consulte mais informações e as condições contratuais do seguro na íntegra em nosso site (www.mapfre.com.br).

Luís Reis, Diretor de Afinidades, lembra

A seguradora global de confiança

que nos últimos seis anos a Zurich intensificou sua atuação no segmento de Afinidades e destaca: “Reconhecemos os corretores com melhores resultados e especialistas nesse mercado”. Em abril, o destino escolhido para o encontro foi Barcelona, na Espanha, com visita aos principais pontos turísticos da cidade, como a Sagrada Família e o estádio Camp Nou. Em maio, a viagem teve um tempero muito brasileiro: um resort na Praia do Forte, na Bahia. Entre outros passeios, o grupo conheceu o Projeto Tamar e fez um city tour em Salvador, com visita ao Pelourinho e show do Olodum.

www.mapfre.com.br

anuncio ampli SE TEM

MAPFRE

VIDA, TEM JEITO. Repara, a gente tá sempre tomando um baita susto. É um cabeça de vento que avança o sinal, algo mal feito no caminho ou uma confusão inesperada. Mas se tem MAPFRE Vida, tá resolvido: seguro de vida e acidentes para deixar você e sua família tranquilos.

Sincor-GO | 43

Fale com o seu corretor e peça MAPFRE.


Comunicação

Com inscrições abertas, 3º Prêmio SINCOR Goiás de Jornalismo evidencia trabalho do corretor de seguros para o consumidor e a sociedade SINCOR-GO e seus parceiros distribuirão R$ 60 mil aos autores das reportagens vencedoras

A

consolidação do Prêmio SINCOR Goiás de Jornalismo tem colocado em evidência, na imprensa, o trabalho desempenhado pelo SINCOR-GO em prol dos corretores de seguros e da comunidade. Dentro e fora do Estado, à medida que os jornalistas passam a conhecer, pelo concurso, a atuação do sindicato, de interesse público, a instituição e os corretores têm sido chamados pelos veículos de comunicação a esclarecer à sociedade diversos temas relacionados ao mercado de seguros, em reportagens e participações ao vivo. Assuntos como o seguro DPVAT, o alerta contra as associações de pro-

teção veicular e tentativas de fraudes no seguro estão entre as pautas mais recorrentes já abordadas neste ano pelos principais veículos da imprensa goiana e por revistas e portais especializados no ramo de seguros. “Com o Prêmio de Jornalismo, estamos conseguindo mostrar à sociedade que ela pode e deve contar com o corretor para intermediar a contratação de seguros de forma séria, justa e profissional. Sempre lembramos que seguros, só com o corretor de seguros”, frisa o presidente do SINCOR-GO, Henderson de Paula Rodrigues.

INSCRIÇÕES ABERTAS

CATEGORIAS mídia impressa telejornalismo radiojornalismo webjornalismo mídia especializada 44 | Sincor-GO

ATÉ

31

DE AGOSTO

Com o tema Cobertura de Riscos, Proteção e Segurança Poderão concorrer os trabalhos publicados e veiculados entre 1º de janeiro e 31 de agosto de 2017.

O Prêmio de Jornalismo do SINCOR-GO já se apresenta como um dos principais concursos do Estado no segmento

Escaneie o código, leia o regulamento e inscreva-se.


PRÊMIOS

PARCERIAS São parceiros do SINCOR Goiás no Prêmio de Jornalismo: cota Diamante, a Bradesco Seguros, IRBBrasilRE e Porto Seguro Seguros; cota Ouro, a Centauro-ON, HDI Seguros e Tokio Marine Seguradora; cota Prata, a Icatu Seguros, Sompo Seguros e SulAmérica; e cota Bronze, a Liberty Seguros, Mapfre, PAC Assessoria, Som.us e Zurich Seguros. Apoiam o concurso a agência Ampli Comunicação, Escola Nacional de Seguros, Fenacor, Ibracor, Sicoob Credseguro e Sindseg MG/GO/MT/DF.

Sincor-GO | 45


Balanço

SINCOR-GO encerra ciclo de comemorações dos 30 anos com ações voltadas para os corretores Criação do Serviço de Atendimento a Corretores e Segurados foi um dos destaques Foto: Luciana Lombardi

O

SINCOR-GO completou 31 anos no dia 14 de maio e selou, com direito a prêmio nacional, as comemorações das três décadas de fundação do sindicato. Nos últimos 12 meses, a instituição fez um resgate histórico do trabalho iniciado em 1986 e promoveu, para tanto, uma série de eventos e iniciativas em louvor aos 30 anos do SINCOR Goiás. Para o presidente Henderson de Paula Rodrigues, os corretores de seguros goianos é que justificam a trajetória do SINCOR-GO e a credibilidade edificada pelo sindicato. “O SINCOR Goiás definitivamente não existiria sem a confiança, o engajamento e essa aposta constante dos corretores de seguros no trabalho que o sindicato se propõe a fazer”, diz.

46 | Sincor-GO

Presidente Henderson: destaque para a participação de todos os corretores de seguros na trajetória do SINCOR-GO


A coletividade no DNA

“As comemorações dos 30 anos do SINCOR-GO foram marcantes para mim, que cresci junto com o sindicato. E agora, como membro da diretoria, eu tive o privilégio de participar ativamente nesse ano histórico do SINCOR Goiás” Lucas Vergilio

Vice-presidente Institucional e de Relações com o Corretor de Seguros

Houve um conjunto que soube representar o DNA do SINCOR Goiás. Essa iniciativa de se construir coletivamente as soluções para os corretores de seguros é que torna a instituição tão representativa e vitoriosa.” Roney Almeida Macedo Vice-presidente Administrativo

Um empreendimento da envergadura do SINCOR 30 Anos só poderia ser efetivado a quatro mãos. E foi com esse espírito de equipe que a diretoria do sindicato encarou o desafio de eternizar as três décadas da entidade. Confira nas palavras dos membros da Executiva.

Uma semana que entrou para a história Foi pensando nesse público que a entidade realizou, em maio de 2016, uma semana inteira de atividades em celebração ao SINCOR 30 Anos, como foi batizado esse projeto. Houve o lançamento do selo postal comemorativo aos 30 anos; do Banco de Talentos e do Serviço de Atendimento a Corretores e Segurados (SACS); do 17º Prêmio Bandeirante e do 2º Prêmio SINCOR Goiás de Jornalismo; o seminário em Goiânia da Lei do Desmonte e Acidentologia, esse, promovido pela Fenacor; e o 3º Circuito Vida Segura, nessa sequência. O presidente do SINCOR-GO à época, Joaquim Mendanha de Ataídes, afirmou que “muito foi plantado pelo caminho para que pudéssemos, ao completar 30 anos de trajetória, colher essa respeitabilidade e esse reconhecimento”. Em discurso direcionado aos corretores de seguros, Joaquim enfatizou que “sem vocês, não seríamos tão grandes”. Em julho passado, ele se desligou do SINCOR-GO para assumir a superintendência da Susep, onde está hoje. Homenagem no Congresso Nacional

“No SINCOR 30 Anos ficou evidente que a entidade não para de pensar na categoria. O sindicato hoje é uma das instituições mais representativas dos corretores no Brasil. Aos olhos do País, estamos nos tornando um dos principais players do mercado.” Amaury Gonçalves da Cunha Vice-presidente de Marketing e Relações com o Mercado

Também a Câmara Federal homenageou o SINCOR-GO. Acatando proposta do deputado e corretor de seguros Lucas Vergilio (SD-GO), a Casa realizou sessão solene em reconhecimento aos serviços prestados pelo sindicato à sociedade desde a sua fundação. “Neste ano marcante, tivemos ainda a honra de testemunhar o anúncio oficial da Fenacor para o SINCOR Goiás ser anfitrião agora, em outubro, do 20º Sincor-GO | 47


Congresso Brasileiro dos Corretores de Seguros, que será realizado em Goiânia”, completa Henderson Rodrigues. E mais: no ano do 30º aniversário, o sindicato fez constar a marca do SINCOR 30 Anos em todos os seus pontos de contato, tanto em meios físicos como virtuais. Site, redes sociais, mídias em formato impresso, newsletter; tudo remeteu à data comemorativa. Trabalho reconhecido no Brasil Com qualidade editorial e gráfica atestadas pela imprensa especializada no mercado de seguros, a edição nº 99 da REVISTA SINCOR narrou a história da instituição desde 1986 e recebeu por isso, no Rio de Janeiro (RJ), o Prêmio Nacional de Jornalismo em Seguros, oferecido pela Fenacor. Avaliada por corretores de seguros de todo o País, a publicação do SINCORGO, que é produzida e editada pela agência Ampli Comunicação, alcançou o 3º lugar na categoria Corretor de Seguros. Agenda progressista Enquanto a instituição comemorava seus 30 anos, os corretores de seguros goianos ganhavam do SINCOR-GO um presente à altura da classe. Foi o Café e Seguros, retomado em março após quatro anos da primeira edição. Com foco na inovação, tecnologia e empreendedorismo, o evento voltado a corretores e seguradores de companhias parceiras do sindicato já passou nesta segunda edição por Catalão, Itumbiara e Rio Verde, levando a mensagem de que é preciso se atualizar para galgar bons negócios no mercado.

“O SINCOR-GO está fortalecendo sua posição com um trabalho mais voltado para o corretor de seguros e para a sociedade. O Banco de Talentos e o SINCOR Solidário são exemplo dessas iniciativas.” Hailton Costa Neves Vice-presidente Técnico

“Foi, sem dúvida, um privilégio relembrar com os corretores de seguros a história dos 30 anos do SINCOR Goiás. Nesses últimos 12 meses, tivemos a satisfação de contar com os nossos associados em todas as atividades propostas pelo sindicato para marcar essa data tão especial.” Deivid Pereira Vice-presidente Social e de Benefícios

“Fiquei encantada com a criação do SACS. Uma ferramenta especial e que vai ao encontro das necessidades tanto do corretor como do cidadão.” Carmen Lucy Silva Vice-presidente Financeira

48 | Sincor-GO


AGENDA DO CORRETOR DE SEGUROS NO SEGUNDO SEMESTRE Confira a grade de eventos programados pelo SINCOR-GO no segundo semestre de 2017 e programe-se

23 e 24 | AGO

9 | NOV

2º Café e Seguros em Goiânia

Entrega do 3º Prêmio SINCOR Goiás de Jornalismo

12 | OUT

9 | NOV

Dia do Corretor de Seguros

12 a 14 | OUT 20º Congresso Brasileiro dos Corretores de Seguros

Entrega do 18º Prêmio Bandeirante

06 | DEZ

26ª Confraternização Anual dos Corretores de Seguros

*Datas das confraternizações das Diretorias Territoriais do SINCOR-GO serão informadas posteriormente.

UMA VIAGEM INCRÍVEL PARA QUEM É FORTE NAS VENDAS! A CAMPANHA PERFORMANCE PREMIADA 2017 VAI PROPORCIONAR, ALÉM DA PREMIAÇÃO VIGENTE, UM PRÊMIO PLUS: UMA VIAGEM INESQUECÍVEL PARA A PRAIA DO FORTE, NA BAHIA, UM DESTINO PARADISÍACO EM UM RESORT ESPECIAL COM DIREITO A ACOMPANHANTE! GANHARÃO A VIAGEM OS CORRETORES COM AS MAIORES PONTUAÇÕES DE JANEIRO A DEZEMBRO! ENTÃO SE ESFORCE PARA CONQUISTAR E PREPARE-SE PARA VIAJAR.

Sincor-GO | 49

WWW.CENTAURO-ON.COM.BR


Artigo

Perfil

50 | Sincor-GO

Foto: Acervo pessoal

Murilo Setti Riedel tem mais de 30 anos de experiência no mercado segurador. É graduado em Administração de Empresas pela Universidade de São Paulo (USP), com MBA na mesma instituição. Possui participações em comissões técnicas e cursos de especialização no Brasil e no exterior. Iniciou a carreira na AGF (hoje Allianz). Posteriormente, atuou na Paulista Seguros e Liberty Mutual. Em dezembro de 2016 assumiu o cargo de presidente da HDI Seguros. Na empresa desde o ano de 2000 como vice-presidente Técnico, também é membro do Conselho de Administração da HDI no Chile, da HDI Global no Brasil e diretor responsável pela HDI Welt Service no Brasil.


A tecnologia e a evolução do mercado segurador A grande inovação na transformação digital atual será proporcionar ao segurado uma experiência positiva e personalizada no atendimento e na prestação de serviço, preservando a figura do corretor de seguros. Murilo Setti Riedel

O

universo segurador é, ainda, o mais tradicional do setor financeiro. Por mais que a tecnologia já seja parte importante dos processos diários das companhias e corretoras, há muito a evoluir. Se compararmos a realidade do mercado brasileiro com a de outras regiões, teremos evidências claras do atraso nacional. O surgimento das insurtechs, as seguradoras totalmente digitais, é um fator que merece atenção. Diferentemente das companhias tradicionais, elas se apresentam no mercado como o futuro, símbolo de empreendedorismo e entendimento do consumidor. No entanto, sabemos que, em muitos casos, a realidade é diferente e o sucesso não é garantido. Pesquisas recentes mostram que o segurado, mesmo diante de toda a informação disponibilizada, ainda se sente mais confortável com a presença do corretor de seguros no processo de contratação. Logo, a interação humana ainda é relevante no processo, porque o cliente sabe que terá apoio quando necessitar acionar o seguro. Investir em tecnologia é, sem dúvida, um dos métodos mais eficientes para inovar e evoluir nos negócios. Isso é aplicado em todas as esferas, desde o corretor até o fornecimento de serviços e assistências. Para as corretoras, é fundamental que as companhias disponibilizem ambientes digitais bem estruturados, rápidos, com diversas funcionalidades. Elas devem se conscientizar de que a transformação digital é inevitável. Na verdade, esse caminho será único num futuro não tão distante. Quando falamos em consumidor final, as perspectivas e linhas de atuação são outras. É compreensível que o cliente

queira e busque a contratação online do seguro que deseja. No entanto, será que é esse mesmo o ponto focal que devemos analisar? Avaliando cuidadosamente, o momento da contratação ocorre, em geral, apenas uma vez ao ano até que a apólice atinja seu vencimento. Por outro lado, talvez aconteça de um mesmo segurado necessitar acionar os serviços da seguradora por mais de uma vez na mesma vigência, seja pelos serviços ofertados ou para abrir um sinistro. Portanto, torna-se mais estratégico investirmos em serviços e funcionalidades voltadas ao relacionamento com o cliente durante a vigência do contrato do que ao momento da contratação. Nessa linha, o atendimento multiplataforma é essencial. Estar disponível em diferentes canais é algo que o consumidor leva em consideração nos dias atuais. A nova geração busca solucionar os problemas não por meio de uma central de atendimento telefônico, mas, sim, utilizando o smartphone para acessar os demais canais nos quais a seguradora está presente, como redes sociais, aplicativos e messengers. Logo, a grande inovação nessa transformação digital será proporcionar ao segurado uma experiência positiva e personalizada no atendimento e na prestação de serviço. Atualmente, esse é o grande desafio das seguradoras, que devem se adequar o quanto antes a essa nova realidade, preservando a figura do corretor de seguros. Assim, o cliente terá a certeza do bom atendimento, tanto do corretor quanto da companhia, resultando em fidelização e manutenção de carteira. Sincor-GO | 51


Artigo

Perfil Oscar Buso é educador da área de Formação e Desenvolvimento de Pessoas. Graduado em Administração Geral pela Uni-ABC de São Caetano do Sul (SP), pós-graduado em Gestão Empresarial pela Faculdade de Engenharia Industrial e em Mercado Financeiro pela Mackenzie. O administrador ministra palestras sobre proteção familiar e empreendedorismo. Atuou como gestor da equipe de Vendas em Seguro de Vida e Previdência da companhia e há mais de uma década se dedica à formação dos profissionais do ramo de corretagem de seguros e demais áreas ligadas ao segmento. 52 | Sincor-GO

Foto: Acervo pessoal


Seguro de vida não protege pessoas, mas sim, a sua renda Apelos emocionais não sustentam uma venda a longo prazo. Mas, a venda racional faz com que o cliente entenda o porquê da necessidade do produto Oscar Buso

O

Entre 16 e 64 anos, vivemos um período produtivo, em que adquirimos bens, criamos poupança, construímos um padrão de vida compatível com a nossa realidade financeira e conquistamos coisas. Mas como proteger o nosso presente e planejar o futuro? O que importa para que estejamos realmente seguros? O mercado de seguros oferece inúmeros produtos que protegem os mais diversos tipos de patrimônio que uma pessoa pode adquirir. O seguro de vida, em especial, quando é oferecido para um cliente, causa espanto, por um lado, e aversão, por outro. Um levantamento da Universidade Oxford mostra que o Brasil tem o menor número de pessoas com seguros de vida dentre os 11 pesquisados no estudo. Segundo a pesquisa, apenas 19% dos brasileiros possuem o benefício. A média global é de 32% de segurados. A visão das pessoas em relação ao seguro de vida é ultrapassada e as abordagens de vendas atuais não são mais compatíveis com a real necessidade da grande maioria da sociedade. Apelos emocionais não sustentam uma venda a longo prazo, porém, uma venda racional proporciona o entendimento pelo cliente do porquê da necessidade do produto, além de promover os primeiros passos no avanço para uma mudança cultural da sociedade em termos de seguro de vida. O que exatamente se busca proteger com um seguro de vida? Se fizermos uma reflexão, perceberemos que ao longo dos anos tudo o que adquirimos, como imóveis, automóveis e até mesmo a constituição de uma família só foi

possível por que de alguma maneira tivemos uma renda. Este é o nosso maior patrimônio. Quando contratamos um seguro de vida, não estamos protegendo pessoas, e sim, a renda das pessoas. As apólices possuem um único objetivo: suprir financeiramente os beneficiários do segurado na ausência do provedor ou o próprio segurado perante a impossibilidade de gerar renda devido a doenças ou invalidez. Diferente da Previdência, que protege o futuro financeiro das pessoas. Por mais que o cliente não queira aceitar, por fora da dinâmica econômica, ele, assim como todas as outras pessoas, está exposto a doenças, invalidez e morte. Esses riscos são reais e incontroláveis, e ainda que sejam carregados de emoções, este não deve ser o recurso na hora da venda. O corretor de seguros precisa desapegar do apelo emocional, pois ele é passageiro. É preciso ser racional e conduzir o cliente a pensar no futuro. Na hora da consultoria, é importante criar uma atmosfera reflexiva e racionalista. Algumas perguntas podem ajudar, como “você já pensou em proteger a sua renda?”, ou “você sabe quanto custa para proteger a sua renda?”. O importante é levar o cliente a entender a real necessidade de adquirir um seguro de vida, ressaltando que a modalidade tem como objetivo aportar um capital ao próprio cliente ou a seus beneficiários. Reitere sempre que um seguro de vida não protege a vida de seu cliente, mas sim a renda dele. Sem ela, família, bens e padrão de vida, nada disso seria uma realidade. Sincor-GO | 53


.Expediente

Sincor - GO Rua C-145, 1.036, Qd 337, Lts 21/22, Jd. América, Goiânia-GO | CEP 74255-500

Diretoria Executiva Henderson de Paula Rodrigues presidente Roney Almeida Macedo vice-presidente Administrativo Carmen Lucy Silva vice-presidente Financeira Hailton Costa Neves vice-presidente Técnico

Diretores Territoriais Leonardo de Miranda Almeida regional de Anápolis Mário de Pádua Castro regional de Catalão Antônio Aparecido de Almeida regional de Itumbiara Gesiel Freitas da Costa regional de Rio Verde Conselho Fiscal Efetivo Renner Araújo Fidelis Ítalo Watanabe Marcos Carneiro Martins Arruda

Deivid Pereira vice-presidente Social e de Benefícios

Conselho Fiscal Suplente Dastoniel Guilherme Raimundo Edson Costa de Souza Telca Lane Sampaio

Amaury Gonçalves da Cunha vice-presidente de Marketing e de Relações com o Mercado

Comitê de Ética

Lucas de Castro Santos vice-presidente Institucional e de Relações com o Corretor de Seguros Diretoria Ana Maria Martins de Oliveira Andrade Erasmo Pereira da Silva Evanira Barbosa de Macedo Ieda Marcelino Ribeiro Inamar de Cássia Borges Jairo Cirilo Amaral José Veríssimo da Silva Juvair Gonçalves Ferreira Marcos Mariath Rangel Samuel Borges Coelho Vinícius de Araújo Porto Diretoria Auxiliar Admilson Alves de Castro Anderson Pires Costa Cardoso Demerson Gonçalves de Melo Giuliano Carlos Fernandes da Silva Juliana Pena de Paula Rios de Pina Liamar Geralda Martins Ferreira Lucas Paulo Garcia Bittencourt Márcio Pereira Coelho Marinho de Souza Oliveira Júnior Osmar dos Reis de Sousa Raimundo Nonato dos Santos Reinaldo de Oliveira Batista Filho Ronaldo Luiz de Miranda Silvio Roberto de Sousa Rodrigues Thiago Perilo de Azevedo Silva Vera Lúcia Campos Fornari​ Wagner Paulo de Oliveira Wallacy Luiz Silva Oliveira

54 | Sincor-GO

Membros Efetivos Raimundo D. Ribeiro Samuel Azevedo B. Sobrinho Cláudio M. Paula Antônio Oliveira Durães Paulo Cesar Fernandes Rosa Gilson Antônio de Souza Membros Suplentes José Sousa Rios Júlio Cesar Coelho Guilherme Ronaldo de Amorim Chaveiro Leonardo de Miranda Almeida Sinhorinho Leandro Sousa Antônio Aparecido de Almeida Delegados representantes junto à Fenacor Titular Lucas de Castro Santos 1º SUPLENTE Ozório Manuel da Silva 2º SUPLENTE Ana Maria Martins de Oliveira Andrade

Revista Sincor Projeto editorial e gráfico, redação e edição Ampli Comunicação Jornalista responsável: Deire Assis (GO 01197 JP) Impressão: Gráfica Art 3 Tiragem: 3 mil exemplares


Sincor-GO | 55


SÓ QUEM ACREDITA NO QUE FAZ É CAPAZ DE TRANSMITIR SEGURANÇA DE GERAÇÃO EM GERAÇÃO Desde 1950, representamos o mercado segurador, ultrapassamos décadas e fizemos, do futuro, a nossa casa. Trabalhamos para que nossas associadas e seus clientes também possam escrever grandes histórias como essa.

sindsegmd.com.br facebook.com/SindsegMG linkedin.com/company/ sindseg-mg-go-mt-df 56 | Sincor-GO

(31) 99922-9351


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.