REVISTA SINCOR - Edição 93

Page 1

EDIÇÃO Nº 93

MAI | JUN 2015

REVISTA

SEGURO, SÓ COM CORRETOR DE SEGUROS. SINDICATO DOS CORRETORES E DAS EMPRESAS CORRETORAS DE SEGUROS, DE CAPITALIZAÇÃO, DE PREVIDÊNCIA PRIVADA E DE RESSEGUROS NO ESTADO DE GOIÁS

Rumo ao interior O SINCOR-GO instala em Catalão a quarta Diretoria Territorial da entidade. Ação abrange 22 municípios do Sudeste de Goiás.

Sincor-Go | Edição 93 | 1


2 | Sincor-Go | Edição 93


Rápidas do Mercado SINCOR-GO RECEBE VISITA DE REPRESENTANTES DA BERKLEY Uma visita de cortesia marcou, no dia 19 de maio, o encontro entre representantes do SINCOR-GO e da Berkley International Brasil, empresa conveniada ao sindicato, que oferece seguro de Responsabilidade Civil aos corretores. Presidente do SINCOR-GO, Joaquim Mendanha de Ataídes recebeu, na entidade, o diretor Regional Leste da seguradora, Adirlei dos Santos da Fonseca, e a especialista em RC Daiana Alves. Participaram da reunião os vice-presidentes Administrativo, Roney Almeida Macedo; e Social e de Benefícios, Deivid Pereira. “Queremos valorizar parcerias onde elas são frutíferas, como em Goiás”, disse Adirlei Fonseca.

INSTITUIÇÕES PARCEIRAS, SINCOR-GO E ZURICH SEGUROS REFORÇAM COOPERAÇÃO Visita cortesia de representantes da Zurich Seguros ao presidente do SINCOR-GO, Joaquim Mendanha de Ataídes, movimentou, no dia 22 de maio, o expediente na sede do sindicato, em Goiânia. Rogério Gebin, que é diretor Comercial Minas Gerais Centro-Oeste da Zurich, e Gabriel Ângelo Pereira Guimarães, gestor da filial Goiânia da seguradora, reafirmaram, com Joaquim Mendanha, os laços de cooperação e parceria entre aquela companhia de origem suíça e os corretores de seguros sediados no Estado de Goiás.

PORTO SEGURO TEM NOVO GERENTE NA UNIDADE DE SÃO PAULO Com 32 anos de experiência no mercado segurador, Marcelo Zorzo assumiu, no dia 1º de junho, a gerência em São Paulo (SP) da Porto Seguro Seguros para oferecer suporte às sucursais da empresa e contribuir na ampliação da estrutura da companhia no Brasil. Debutante na Porto Seguro, Marcelo leva para a capital paulista o conhecimento adquirido em sua passagem por Florianópolis, onde atuou como diretor da sucursal de Santa Catarina. Marcelo Zorzo é graduado em Administração e Marketing pela Faculdade Facinter, do Estado do Paraná.

Sincor-Go | Edição 93 | 3


.Editorial

Interiorização de nossas ações T

emos a grata satisfação de abrir o editorial dessa nova edição da REVISTA SINCOR destacando a nossa chegada a Catalão, marcando a presença do sindicato na Região Sudeste de Goiás. A extensão do braço do SINCOR-GO em um dos principais municípios do Estado impactará uma população estimada em 270 mil pessoas, considerando os residentes nas 22 cidades que integram a nova Diretoria Territorial.

foto: Paulo Rogê

O SINCOR-GO prepara, para este segundo semestre de 2015, mais uma edição do Prêmio Bandeirante, o mais importante do segmento em Goiás. A cerimônia de entrega da premiação já tem data marcada: 12 de novembro, em Goiânia. Antes disso, os corretores de seguros poderão, mais uma vez, fazer um diagnóstico detalhado dos serviços prestados pelas companhias seguradoras com atuação em Goiás elegendo as melhores delas nos segmentos Automóvel; Ramos Elementares; e Benefícios. Em breve, o SINCOR-GO disponibilizará o regulamento do concurso e as orientações sobre a votação.

Chegou a 74,9%, em maio, o Índice de Confiança e Expectativas do Setor de Seguros (ICSS) na economia brasileira. É a segunda alta registrada nesse fator em 2015. Calculado pela Federação Nacional dos Corretores de Seguros Privados e de Resseguros, de Capitalização, de Previdência Privada, das Empresas Corretoras de Seguros e de Resseguros (Fenacor), o ICSS registrou em abril o porcentual de 73,4%. Para o economista e consultor Francisco Galiza, o aumento no índice é um ligeiro reflexo de medidas econômicas e políticas recentes.

4 | Sincor-Go | Edição 93

A interiorização das ações da entidade se faz necessária tendo em vista o desenvolvimento da economia nessas localidades e o consequente crescimento do setor de seguros nessas regiões. O que o SINCOR Goiás pretende, com essa iniciativa, é propiciar uma maior aproximação institucional com os corretores de seguros do Sudeste de Goiás, oferecendo, a estes, participação efetiva nas atividades da categoria. O objetivo é um só: crescermos juntos. A Diretoria Territorial de Catalão está sob o comando do nosso colega e amigo Mário de Pádua Castro, que conta com grande representatividade e credibilidade junto ao mercado regional. Não tenho dúvida de que Mário, com o apoio de toda a diretoria do SINCOR-GO, realizará um trabalho de excelência naquela região. Além da instalação da nova diretoria da entidade em Catalão, esta edição da REVISTA SINCOR traz os registros de dois importantes eventos realizados pela entidade nos meses de maio e junho: a segunda edição do Circuito Vida Segura e o Arraiá du Sincó. Mais uma vez, só tenho agradecimentos a todos os corretores de seguros envolvidos nessas duas ações, bem como a todos os parceiros do SINCOR Goiás, que sempre dão um grande exemplo de cidadania e solidariedade. Também trazemos, aqui, em primeira mão, a decisão do SINCOR-GO de concorrer a sede do Congresso Brasileiro de Corretores de Seguros no ano de 2017. Será uma grande oportunidade de Goiás mostrar para o Brasil a força do mercado de seguros goiano. A escolha da sede do evento ocorrerá em Foz do Iguaçu, onde estaremos reunidos, em outubro, na edição de 2015 do congresso. Estas e outras reportagens especiais esperam por você, corretor de seguros. Boa leitura e até a próxima!

Joaquim Mendanha de Ataídes Presidente do SINCOR-GO


Índice

Página 18 Temos nova Diretoria Territorial em Catalão. Confira, em reportagem especial, como foi o evento que marca a chegada do SINCOR-GO no Sudeste de Goiás.

Página 32 Que belo que foi ver a comunidade de Goiânia participando da segunda edição do Circuito Vida Segura. Confira.

Página 14 E Goiás concorrerá a sede do Congresso Brasileiro de Corretores de Seguros em 2017. Saiba mais. Conecte-se O SINCOR-GO está presente nas mídias sociais. Acompanhe.

Página 7 Em artigo para a REVISTA SINCOR, Rivaldo Leite fala sobre sua trajetória junto à Porto Seguro Seguros.

Página 30 SINCOR-GO investe em capacitação e promove mais uma edição do Curso de Assistente Técnico. instagram.com/sincorgoias

issuu.com/sincorgo

youtube.com/sincorgoias

flickr.com/sincorgoias

twitter.com/sincorgo

facebook.com/sincor.go Sincor-Go | Edição 93 | 5


Entrevista

Perfil Com 32 anos de experiência no mercado de seguros, Rivaldo Leite tem grande parte da sua trajetória dedicada à Porto Seguro Seguros. O início nesse segmento se deu como office-boy na Logullo & Menotti Corretora de Seguros. Rivaldo Leite ocupou também, ao longo de sua carreira, cargos de técnico em Seguros Jr., técnico em Seguros Pleno, coordenador de Unidade Operacional (emissão) e liderou a área de Produção na sucursal Santo André da companhia. O executivo tem formação pela Escola Nacional de Seguros (Funenseg). 6 | Sincor-Go | Edição 93 Foto: Porto Seguro Seguros


“São nos momentos sensíveis que surgem oportunidades de se reinventar” Diretor Executivo da Porto Seguro Seguros, Rivaldo Leite fala com exclusividade à Revista SINCOR sobre as chances para os corretores de Goiás no atual momento de crise e a operação da companhia no Estado Rivaldo Leite, Porto Seguro Seguros Qual a sua análise do cenário econômico atual, do ponto de vista do mercado de seguros? Quando o crescimento econômico cessa, como neste ano, observamos o impacto na contratação de nossos produtos. Mas, como os registros do segmento nos anos anteriores apontam crescimento acima de muitos setores e do PIB, estamos confiantes que em 2015 continuaremos crescendo. Quais oportunidades podem surgir para o corretor de seguros? São nos momentos sensíveis que surgem oportunidades de se reinventar. Acredito que cada vez mais o corretor terá papel de consultor da família em vários sentidos, principalmente em produtos financeiros e benefícios. Vejo diversas oportunidades para o corretor fidelizar seus clientes com produtos como consórcio, previdência, cartão de crédito, financiamento e previdência privada e vida. De que forma o comportamento do consumidor, nesse cenário, deve impactar as operações do setor? Por conta do momento do País, o consumidor se mostra cada vez mais cauteloso. Portanto, já esperamos uma diminuição na contratação de nossos produtos. Como o senhor avalia a influência de Goiás no contexto operacional da Porto Seguro?

mento considerável no estado. Crescemos em segmentos de seguros que até então não tínhamos oportunidade. Como exemplo, nós temos os ramos de seguro empresarial, seguro saúde e odonto, seguro consórcio e seguro aluguel, com o seguro de fiança locatícia, destaques em Goiás.

Há particularidades na atuação da companhia em território goiano? A Porto Seguro opera de maneira padronizada em todo o País. Com 70 anos de história, está entre as principais seguradoras do Brasil. Em Goiás, temos uma área comercial com forte atuação e vasta rede de serviços aos nossos clientes.

Como o senhor analisa o relacionamento entre a Porto Seguro e o SINCOR-GO? Excelente. Já desenvolvemos, com o SINCOR-GO, parcerias em diversos projetos, como o Café e Seguros, que nos permite melhoria constante. Sempre atualizamos nossos processos e proporcionamos debates e encontros para que os corretores tenham mais informações e o seu dia a dia seja facilitado. É ótimo ter uma relação desse tipo. Sabemos que o SINCOR-GO está aberto ao diálogo e novas ideias.

Nos últimos anos, identificamos cresciSincor-Go | Edição 93 | 7


Espaço do Corretor

Apoio da família para motivar novas conquistas Adamilson Correia Gama Foto: Luciana Lombardi

“Há muito o que se explorar no mercado de seguros.” A avaliação é do corretor de seguros Adamilson Correia Gama que, com 23 anos de experiência no segmento, traça um panorama animador para o setor em Goiás. Sócio da Roma Corretora de Seguros, sediada em Anápolis, Adamilson gerencia uma equipe de 16 funcionários, à qual repassa o conhecimento de duas décadas na corretagem de seguros. O segredo, aponta, é dedicação, qualificação e perseverança. São oito horas diárias atendendo às demandas dos clientes. Apesar disso, o tempo para a família é garantido. Entre 8h30 e 18 horas, Adamilson se desdobra, durante a semana, na administração da Roma Corretora, fundada em 1992. A carreira já impôs vários desafios a Adamilson. Uma das principais adversidades era a desconfiança que pairava, até a última década, sobre os corretores. Adamilson atribui ao SINCOR-GO a coordenação do trabalho feito para consolidar a imagem da categoria perante a sociedade. 8 | Sincor-Go | Edição 93

“Antes, nós éramos vistos até mesmo com descrédito pela população. Hoje, nós temos um alto nível de aceitação pessoal em todas as camadas sociais.” Para o corretor de seguros, o ajuste das necessidades dos segurados aos produtos disponíveis no mercado segurador é, atualmente, outro principal desafio a ser vencido nessa profissão. Esse trabalho, pontua, requer a participação também dos clientes, no sentido de manter, com seu corretor, uma relação transparente, comunicando qualquer alteração em seus dados cadastrais e perfil sócio-econômico. Na avaliação de Adamilson, os benefícios da carreira de corretor de seguros começam já na abertura do negócio, que pode se concretizar com investimento entre R$ 10 mil e R$ 20 mil. “Você não precisa dispor de grandes valores para abrir sua corretora”, diz. A formação simplificada e em curto prazo é, para ele, outra vantagem da profissão, além da flexibilidade de horários.

“Há muito o que se explorar no mercado de seguros.” Adamilson Correia Gama


César Cielo, recordista mundial dos 50 metros livre de natação, com 20s91.

Não deixe de apresentar a cotação do HDI Auto. O seguro que só não é superior no preço. É de bate-pronto.

www.hdi.com.br

Sincor-Go | Edição 93 | 9

Processo Susep: 15414.001197/2004-41. O registro deste plano na Susep não implica, por parte da autarquia, incentivo ou recomendação à sua comercialização.

O recorde dele é difícil de bater. Nosso preço, também.


Desmonte de Veículos

“O corretor de seguros tem muito a ganhar com essa lei”, diz Armando Vergílio Em vigor desde o dia 20 de maio, Lei nº 12.977/14 normatiza o reúso de peças de carros desmontados; legislação deve estimular queda no valor do seguro auto, criando oportunidades para os corretores armando-vergilio | Foto: Divulgação -

O

barateamento no seguro de automóveis e o possível lançamento de produto similar, destinado a carros fabricados há mais de cinco anos, com fácil penetração no mercado, são os primeiros reflexos esperados da Lei nº 12.977/14, do desmonte legal de veículos, em vigor desde o dia 20 de maio. As projeções são do autor do projeto que deu origem à lei. Enquanto deputado federal por Goiás, o presidente da Fenacor, Armando Vergílio, propôs, no Congresso Nacional, a normatização da desmontagem de veículos, com vistas ao reúso de peças certificadas pelas companhias seguradoras. O texto foi sancionado no ano passado, pela presidente Dilma Rousseff. “A natural redução no preço médio do seguro certamente vai refletir no relacionamento dos corretores com os clientes e na captação de novos segurados. Além disso, a possibilidade de lançamento de um seguro popular, destinado a carros mais antigos, vai abrir uma imensa janela de oportunidades para a categoria”, completa Vergílio. Para o presidente do SINCOR-GO, Joaquim Mendanha de Ataídes, a sociedade é o principal beneficiário da Lei do Desmonte. “Essa lei deve refletir na redução considerável de crimes como furto, roubo e receptação de veículos de origem ilegal. É, também, uma boa oportunidade para os corretores, que com o seguro popular, poderão prospectar clientes de uma camada social que tem, hoje, baixa adesão ao seguro auto.” 10 | Sincor-Go | Edição 93

Na avaliação do vice-presidente Técnico do SINCOR-GO, Hailton Costa Neves, os corretores de seguros devem se preparar para a queda no valor do seguro auto e o consequente aumento nas vendas. Para ele, o efeito imediato da lei é o de redução na criminalidade envolvendo o mercado negro de automóveis. Hailton Costa explica que a vigência da Lei do Desmonte não impacta, ainda, a corretagem de seguros em Goiás. A efetividade dessa legislação depende de trâmites burocráticos e implementação de medidas pela Polícia Civil e pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran-GO).


PERSPECTIVA O diretor Técnico do Detran-GO, João Balestra, esclarece que o órgão prepara um anteprojeto de lei, junto com a Secretaria de Segurança Pública e Justiça (SSPJ), para buscar, na Assembleia Legislativa, o refino da Lei 12.977/14. A proposta visa à aprovação do investimento em softwares e equipamentos necessários para garantir a rastreabilidade das peças de veículos desmontados. A estimativa é de que esse processo seja concluído até o final do ano. “É um trabalho que será feito a quatro mãos”, destaca João Balestra sobre a atuação conjunta com a Polícia Civil, que auxiliará na fiscalização das empresas credenciadas para desmontagem de veículos. Está a cargo do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) a implementação de um banco de dados com abrangência

em todo o País, no qual serão catalogadas as peças de desmonte consideradas aptas para reúso.

SEGURANÇA Cerca de 50% dos veículos furtados e roubados em Goiás têm como destinação o desmonte ilegal, para vendas das peças no comércio paralelo. É o que estima o delegado titular da Delegacia Estadual de Repressão a Furtos e Roubos de Veículos Automotores (DERFRVA), Murilo Polati Rechinelli. Segundo ele, o poder de rastreabilidade de peças automotivas conferido pela Lei do Desmonte deve inibir a ação de organizações criminosas. Como resultado, a incidência de crimes de roubo, furto, receptação e latrocínio envolvendo proprietários de veículos tende a diminuir consideralmente em todo o Estado.

Sincor-Go | Edição 93 | 11


CAPACITAÇÃO

Em giro por Goiás, advogado Jacó Coelho esclarece corretores sobre os direitos do consumidor Jurista ministrou palestras sobre esse tema em Goiânia, Anápolis, Itumbiara, Rio Verde e Catalão; atividade se deu por iniciativa do SINCOR-GO, Funenseg e Sindseg Foto: Luciana Lombardi

C

inco cidades, quase 1,5 mil quilômetros percorridos e centenas de corretores de seguros capacitados para atuar conforme a legislação atual que trata das relações de consumo. É esse o resultado da série de palestras com o advogado Jacó Coelho, promovida pelo SINCOR-GO entre março e maio em Goiânia, Anápolis, Itumbiara, Rio Verde e Catalão. Abrangendo, nesse giro, todas as representações do sindicato, a entidade percorreu, com o jurista, uma distância equivalente ao trajeto entre Goiânia e Vitória (ES), esclarecendo as atualizações do Código de Defesa do Consumidor (CDC) e Código Civil. O ciclo de palestras, que se deu por iniciativa do SINCOR-GO, Funenseg e Sindseg, teve, em sua organização, a colaboração direta do vice-presidente Técnico do sindicato, Hailton Costa Neves. Especialista em Direito Securitário, Jacó Coelho atua também como professor na Funenseg. O advogado iniciou suas exposições em 31 de março, no auditório do SINCOR-GO, em Goiânia, falando a uma plateia de 160 corretores. Com alerta à importância do compromisso com o segurado, Jacó enfatizou, nas palestras, que “o corretor de seguros vende confiança”.

12 | Sincor-Go | Edição 93

Interior Jacó Coelho ministrou essa capacitação também no interior do Estado. Em maio, o jurista esteve, no dia 5, em Anápolis, na Região Central; 12, em Itumbiara, no Sul; 19, em Rio Verde, no Sudoeste; e no dia 28, em Catalão, no Sudeste goiano. Foi nesse último município que o jurista proferiu palestra de inauguração da mais nova Diretoria Territorial do SINCOR-GO. Junto com a diretoria executiva do sindicato, dezenas de corretores sediados naquela localidade compareceram ao Lindóya Hotel, em Catalão.


INCENTIVO À QUALIFICAÇÃO Presidente do SINCOR-GO, Joaquim Mendanha de Ataídes falou sobre a parceria com Jacó Coelho e a mobilização do sindicato para oferecer qualificação aos corretores. “Nós recebemos uma das maiores autoridades do Direito Securitário em Goiás. É com muita satisfação que temos, na nossa casa, o advogado Jacó Coelho”, disse ele, reforçando o compromisso com o aprimoramento profissional dos seus associados. Em suas palestras, Jacó Coelho discorreu sobre o perfil do consumidor na atualidade. O advogado destacou que os corretores de seguros têm a atribuição de esclarecer os segurados acerca de todos os dispositivos da apólice de seguros. “O consumidor, definitivamente, não lê as condições gerais do contrato”, sublinhou.

Foram tema de exposição, também, os princípios específicos que regem os contratos no Código Civil. “A solidariedade é elemento constitucional a ser buscado e realizado amplamente”, comentou Jacó Coelho sobre um desses princípios. O advogado explicou ainda os princípios do Código de Defesa do Consumidor (CDC). “A categoria exerce, sobretudo, uma função social. O trabalho dos corretores pode ser considerado uma prestação de serviço à sociedade.” O ciclo de palestras de Jacó Coelho no interior teve colaboração, também, dos diretores Territoriais do SINCOR-GO em Anápolis, Ronaldo Luís de Miranda; Catalão, Mário de Pádua Castro; Itumbiara, Agnaldo Custódio de Paiva; e Rio Verde, Gesiel Freitas da Costa.

“SER PARTE DO TIME DA LIBERTY SEGUROS É TER A CERTEZA DE RECONHECIMENTO.”

B e r n a r d i n h o , t é c n i c o d e v ô l e i.

A Liberty Seguros está sempre ao seu lado, com tudo o que você precisa para ser o melhor e para oferecer excelência aos seus clientes. Entre para o time da Liberty Seguros, que investe cada vez mais nessa parceria de sucesso.

Participe do Programa Conexão, o programa de reconhecimento ao corretor.

Saiba mais em:

www.liber tyseguros.com.br/cor retores

Sincor-Go | Edição 93 | 13


Congresso Brasileiro

SINCOR-GO se candidata a anfitrião Organizado pela Fenacor, 20° Congresso Brasileiro dos Corretores de Seguros pode voltar à capital em 2017. Cidade recebeu, em 1997, a nona edição do congresso

Foto:Divulgação

Passados 20 anos desde o 9o Congresso Brasileiro dos Corretores de Seguros, realizado em Goiânia, o SINCOR-GO envida esforços para receber de volta na capital, em 2017, a vigésima edição desse encontro nacional. O anúncio da candidatura do sindicato para sediar o evento ocorrerá em outubro, em Foz do Iguaçu (PR), durante o 19o Congresso Brasileiro dos Corretores de Seguros, decisão esta que cabe à diretoria da Federação Nacional dos Corretores de Seguros Privados e de Resseguros, de Capitalização, de Previdência Privada, das Empresas Corretoras de Seguros e de Resseguros (Fenacor). Para o presidente do SINCOR-GO, Joaquim Mendanha de Ataídes, “o mercado de seguros em Goiás está entre os que mais cresceram nos últimos anos, elevando o nível de aprimoramento profissional dos corretores sediados no Estado. O Congresso Brasileiro, então, viria para

14 | Sincor-Go | Edição 93

sacramentar esse momento”. O evento é uma realização da Fenacor. A diretoria do SINCOR-GO apurou a viabilidade logística de realização do encontro em Goiânia. A cidade, segundo Joaquim Mendanha, possui estrutura de hotelaria, transporte e espaço adequados para sediar o congresso. O presidente do SINCOR-GO destaca que um evento dessa magnitude proporcionará excelente oportunidade para os corretores de seguros goianos ampliarem suas redes de contato. É um momento para dialogar com presidentes de companhias seguradoras e de entidades que atuam na América Latina, Europa e nos Estados Unidos. Na avaliação de Joaquim Mendanha, o 20º Congresso Brasileiro dos Corretores de Seguros em Goiânia se traduziria como reconhecimento do trabalho feito pelo SINCORGO. “O impacto de um evento como esse, que reúne 5 mil pessoas, é muito bom.”


Sincor-Go | Edição 93 | 15


Artigo

Perfil Thaise Helena Barreto Guilherme atua desde 1992 na área de Recursos Humanos (RH), ocupando cargo de gestora em empresas como Claro, Teleperformance e Coca-Cola. Psicóloga graduada pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO), Thaise é Personal & Professional Coaching formada pela Sociedade Brasileira de Coaching. A especialista é reconhecida pela Coaching Institute (BCI) e pelo International Coaching Council (ICC). Seu currículo inclui, também, MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e pós-graduação em Recursos Humanos pela PUC-GO. Thaíse é diretora da TH Consult 16 | Sincor-Go | Edição 93 recursos humanos.

Foto: Luciana Lombardi


A importância da gestão de recursos humanos na corretagem de seguros Profissional treinado e melhor capacitado evita retrabalho, otimiza tempo e surpreende o cliente. Saber o caminho que o funcionário pode percorrer na empresa através de um plano de carreira faz com que o colaborador trabalhe mais motivado, se sentindo valorizado e reconhecido Thaise Helena Barreto Guilherme

D

urante um voo turbulento, preferimos ter na cabine pilotos experientes e mais preparados ou ter pilotos inexperientes e menos preparados? Em um mercado cada vez mais exigente, competitivo, onde o consumidor valoriza preço, variedade e qualidade, somando a um cenário político e econômico instável, as empresas precisam ser mais criativas e inovar através de seus recursos humanos. Por essa razão, cuidar dos seus talentos humanos deverá ser uma preocupação mais constante das empresas nos próximos anos. Sabendo disto, as empresas estão investindo cada vez mais no desenvolvimento e qualificação dos seus colaboradores. Somente com profissionais competentes, as empresas conseguem inovar em produtos e serviços. O resultado positivo das empresas está diretamente ligado a colaboradores comprometidos com a entrega e com a lucratividade do negócio. Para

obter sucesso com o resultado dos seus recursos humanos, as empresas deverão despertar para a necessidade de utilizar algumas ferramentas ligadas aos subsistemas de RH. Consultorias e especialistas em recursos humanos podem ser facilitadores na implantação destas ferramentas. A escolha do profissional melhor preparado através de um processo de recrutamento e seleção bem aplicado está diretamente ligada aos interesses da organização e representa lucro e economia para a empresa. O profissional treinado e melhor capacitado evita retrabalho, otimiza tempo e surpreende o cliente. Saber o caminho que o funcionário pode percorrer na empresa através de um plano de carreira faz com que o colaborador trabalhe mais motivado, se sentindo valorizado e reconhecido. Como bem traduzido na frase de Mário Cortella, “gente não nasce pronta e vai se gastando; gente nasce não-pronta e vai se fazendo”.

Sincor-Go | Edição 93 | 17


Interiorização

Estamos em Catalão

18 | Sincor-Go | Edição 93


Com localização estratégica, cidade do Sudeste goiano recebe nova Diretoria Territorial do SINCOR-GO; sindicato expande abrangência para mais 22 municípios da região Fotos: Luciana Lombardi

“N

ós superamos um grande desafio. A inauguração da Diretoria Territorial em Catalão é mais do que justa, é oportuna. Com a terceira maior renda per capita do Estado, a cidade é peça-chave para o mercado de seguros em Goiás.” A declaração é do presidente do Sindicato dos Corretores e das Empresas Corretoras de Seguros, Capitalização e Previdência Privada do Estado de Goiás (SINCOR-GO), Joaquim Mendanha de Ataídes, que inaugurou, no dia 28 de maio, a mais nova representação da entidade no Sudeste goiano. Quem assume a missão de representar o SINCOR-GO na localidade é o corretor de seguros Mário de Pádua Castro. “Estou muito feliz pela oportunidade de trabalhar com os meus colegas da região Sudeste. A nossa administração terá foco na união e no bem comum dos corretores”, comentou Mário no ato de inauguração da Diretoria Territorial de Catalão. A cerimônia ocorreu no Lindóya Hotel, naquela cidade, e foi acompanhada por corretores e seguradores sediados na região. Prestigiaram a solenidade, também, os membros da Diretoria Executiva do SINCOR-GO, além de representantes do Sindicato das Empresas de Seguros Privados, de Resseguros e de Capitalização dos Estados de Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso e Distrito Federal (Sindseg MG/GO/MT/DF) e da Escola Nacional de Seguros (Funenseg). A Diretoria Territorial de Catalão iniciou as atividades já em alto nível, com palestra do advogado Jacó Coelho. O jurista, que é especializado em Direito Securitário, falou, também no dia 28 de maio, sobre o tema O papel do corretor de seguros frente às normas do Código de Defesa do Consumidor e do Código Civil.

Sincor-Go | Edição 93 | 19


Interiorização

MÁRIO DE PÁDUA CASTRO Goiano de Catalão, Mário de Pádua Castro tem 32 anos e atua desde 2008 como corretor de seguros. Mário é proprietário da Castro Corretora de Seguros e possui bacharelado em Administração de Empresas pela Universidade Estadual de Goiás (UEG). O corretor é pós-graduado em Turismo pela mesma instituição. Mário iniciou a carreira profissional em Caldas Novas, município da Região Sul de Goiás. Após experiência de sete anos no setor bancário, o empresário se transferiu para o mercado de seguros.

PROJETOS O principal projeto de Mário é o de expandir a corretagem de seguros no Sudeste goiano. A integração entre os corretores da região é, também, uma das prioridades do representante do SINCOR-GO. A parceria entre os corretores é, segundo ele, peça-chave para alcançar resultados expressivos no setor de seguros de Catalão e cidades abrangidas por essa Diretoria Territorial. “Com apoio das corretoras da região, nós vamos trabalhar unidos para consolidar nossa atividade no Sudeste de Goiás.”

DEMANDAS

ABRANGÊNCIA A Diretoria Territorial de Catalão abrangerá também os corretores de Anhanguera, Campo Alegre de Goiás, Corumbaíba, Cristianópolis, Cumari, Davinópolis, Gameleira de Goiás, Goiandira, Ipameri, Leopoldo de Bulhões, Nova Aurora, Orizona, Ouvidor, Palmelo, Pires do Rio, Santa Cruz de Goiás, São Miguel do Passo Quatro, Silvânia, Três Ranchos, Urutaí e Vianópolis.

20 | Sincor-Go | Edição 93

Além do seguro de automóveis, líder em vendas no mercado de Catalão, os consumidores locais demandam por seguro residencial, empresarial, de vida e saúde. “É um mercado próspero, que experimenta crescimento principalmente nesses quatro últimos segmentos”, complementa Mário.

DESAFIOS Visando o bem comum para os corretores de seguros, Mário acredita que o seu principal desafio será o de harmonizar os anseios dos profissionais da localidade. “Essa busca por benefícios tem de ser conjunta, de modo a privilegiar toda a classe de corretores de seguros da Região Sudeste”, explica.


EXPECTATIVA DOS CORRETORES

“A Diretoria Territorial de Catalão vai colaborar para o crescimento contínuo do mercado de seguros regional.” Ricardo Oliveira Silva, da Marinho Corretora de Seguros, de Catalão

“O SINCOR-GO chega ao Sudeste para nos representar junto às seguradoras que atuam na região.” Danúbio Castro Marques, da Asa Corretora de Seguros, de Catalão

“Espero, agora, uma evolução na profissão, com qualificação, palestras e, sobretudo, mais união e ética no mercado. Fico tranquilo, pois sei que o SINCOR-GO chega ao Sudeste para nos representar junto às seguradoras que atuam na região.” Danúbio Castro Marques, da Asa Corretora de Seguros, de Catalão. “Penso que essa Diretoria Territorial vai colaborar para o crescimento contínuo do mercado de seguros regional. A tendência é que os corretores fiquem cada vez mais unidos. Isso evitará distorções de informações e melhorará o relacionamento com as seguradoras.” Ricardo Oliveira Silva, da Marinho Corretora de Seguros, de Catalão. “A Diretoria Territorial de Catalão vai ser um facilitador para que nós, da Região Sudeste, tenhamos acesso direto ao sindicato, com atendimento personalizado. Isso nos transmite confiança. É um diferencial.” Zulmira Aparecida Correia Frutuoso de Assis, da Frutuoso e Correia Corretora de Seguros, de Orizona.

CONHEÇA CATALÃO População estimada (2014) - 96.836 habitantes IDH (2010) - 0,766 PIB per capita (2012) - R$ 60.915,30 UFG

Área - 3.821,463 km² Instalação - 01/01/1939 Fonte: IBGE

Sincor-Go | Edição 93 | 21


Interiorização

ECONOMIA CONSOLIDADA

Representante em Goiás do Sindseg, Francisco Vidigal avalia que a economia de Catalão, “já autônoma”, desperta interesse das seguradoras em abrir filiais na região. “Por isso, foi uma atitude muito acertada do SINCOR-GO

de inaugurar mais essa representação. Foi justo e correto. Essa medida soluciona a dificuldade que os corretores locais tinham de se ver representados pela instituição que defende a classe.”

VISÃO DOS SEGURADORES “O SINCOR-GO atinge mais um grande objetivo. A representação do sindicato em Catalão deve impulsionar o setor de seguros na região, que em geral já cresce acima de dois dígitos. A tendência é só de fortelecer o mercado no Sudeste de Goiás.” Carlos Rodrigo Dias da Silva, superintendente da Bradesco Seguros. “A Diretoria Territorial do SINCOR-GO em Catalão resolve uma grande dificuldade, que era de reunir os corretores de Catalão e região. Isso vai facilitar até mesmo para oferecermos treinamentos e outros eventos dessa natureza.” Robson Pereira da Silva, gerente Comercial

22 | Sincor-Go | Edição 93

da Porto Seguro na filial de Itumbiara. “A presença do SINCOR-GO em Catalão é muito importante, sobretudo, para dar direcionamento, foco, para aglutinar os objetivos dos corretores e das seguradoras.” Cléber Jacinto Alves, gerente da Liberty Seguros. “Nossa expectativa, além da aproximação do sindicato com os corretores, é de fortalecimento dos negócios em Catalão e região. Por isso, queremos investir em treinamento e expansão da oferta de seguros, inclusive com novos ramos.” Fábio Tomain, gerente da filial Goiás-Mato Grosso da Yasuda Marítima Seguradora.


CRESCIMENTO DEMANDA QUALIFICAÇÃO É o que aponta a coordenadora da unidade regional em Goiás da Funenseg, Duaine Afonso Kuhn de Almeida. “O crescimento do setor de seguros demanda qualificação. Por isso, estamos preparando, em Catalão, um curso para funcionários de corretores com vistas à certificação na Superintendência de Seguros Privados (Susep)”, adianta.

Construa

uma carreira de

sucesso PROGRAMAÇÃO DE CURSOS TÉCNICOS E WORKSHOPS 2° SEMESTRE / 2015

UNIDADE REGIONAL GOIÁS: Rua C-145, 1036 - Jardim América | 62 3945-1210 / 1214 unidadego@funenseg.org.br

| Edição 93 | 23 0800 025 3322 Sincor-Go | www.funenseg.org.br


Artigos Social

arraia du sincó Com ação beneficente, integrantes do mercado de seguros celebram resultados do primeiro semestre Fotos Luciana Lombardi

N

em o friozinho típico na chegada do inverno resistiu ao calor humano dos integrantes do mercado de seguros que prestigiaram, no último dia 20, em Goiânia, o tradicional Arraiá du Sincó. Foi uma festa da amizade, marcada pela ação beneficente de corretores de seguros, seguradores, familiares e convidados. O resultado não poderia ser outro: com a doação da renda do leilão de prendas a entidades filantrópicas, o termômetro da solidariedade bateu recorde de alta temperatura. Ocorrida na Chácara Fenícia, no Bairro Parque Amazônia, a festa junina do SINCOR-GO foi embalada por uma irreverente quadrilha, que colocou os convidados para dançar ao som do baião e do forró pé-de-serra. Atração à parte, o balanço do acordeon e da zabumba fez mexer até o mais contido dos festejantes. Do pé-de-moleque, à canjica, o cardápio do Arraiá du Sincó deixou ainda mais especial a programação do sindicato para os profissionais do setor de seguros. Nas rodas de conversa, a classe celebrava, em clima de festa, os resultados desse primeiro semestre.

24 | Sincor-Go | Edição 93


Sincor-Go | Edição 93 | 25


Social

Vestida a caráter, a diretoria do SINCORGO marcou presença, com direito a bota e chapéu de palha. O presidente, Joaquim Mendanha de Ataídes, cumpriu a tradição e recebeu os convidados trajado, também, com a estilosa camisa xadrez. As bandeirolas espalhadas pela chácara completaram os atributos de uma autêntica festa junina. Em um dos momentos mais esperados do Arraiá, o vice-presidente Social e de Benefícios do SINCOR-GO, Deivid Pereira, lembrou que a arrecadação do leilão de prendas será destinada a instituições filantrópicas da capital e Região Metropolitana, com trabalho voltado a crianças, adolescentes, idosos e famílias em situação de vulnerabilidade social. “Estamos muito felizes por saber que os profissionais do setor de seguros, mais que empreendedores, são pessoas que se preocupam de fato com o bem-estar social. Prova disso está aqui, nessa contribuição em massa para obras de caridade.” Com cadeira cativa no calendário do SINCOR-GO, a festa junina do sindicato se destacou ainda pelo aspecto familiar. Pais, filhos, cônjuges e namorados se uniram em uma celebração alegre, prepaparada especialmente pelo SINCOR-GO para os seus associados e parceiros. O eventou foi prestigiado também por diretores territoriais da entidade, que representam o sindicato nos municípios do interior do Estado.

26 | Sincor-Go | Edição 93


O clima de solidariedade do Arraiá du Sincó continua no segundo semestre. Em breve, o SINCOR-GO fará entrega, com as seguradoras parceiras, das doações a obras assistenciais cadastradas no projeto Sincor Solidário. Através dessa iniciativa, a entidade sindical contribui com a renda da festa junina e com brinquedos arrecadados em dezembro, na ação Natal Solidário. As instituições filantrópicas selecionadas pelo sindicato e ato de entrega dos donativos serão divulgados em breve, nos canais de comunicação do SINCOR de Goiás. Realizada pelo SINCOR-GO, a festa junina do sindicato ocorreu nesse ano em parceria com a Bradesco Seguros, Porto Seguro Seguros e Sicoob Credseguro (parceiros diamante); Centauro-On, HDI Seguros e SulAmérica Seguros (parceiros ouro); da Icatu Seguros (parceiro prata); e Liberty Seguros, Yasuda Marítima e Zurich Seguros (parceiros bronze). O Arraiá du Sincó teve apoio da Escola Nacional de Seguros (Funenseg).

INFORME PUBLICITÁRIO

Um problema a menos para o cliente Zurich oferece exclusivo seguro de automóvel que quita parcelas restantes em caso de desemprego ou doença grave Atenta ao mercado e às necessidades dos clientes, a seguradora global Zurich oferece produto exclusivo no mercado nacional. Sem custo adicional, o Seguro Auto Zurich tem cobertura que quita parcelas restantes do seguro caso o segurado involuntariamente perca o emprego, tenha de se afastar de atividades autônomas ou, ainda, apresente problemas graves de saúde. “Reconhecida como sinônimo de estabilidade e solidez, que fornecem tranquilidade ao corretor e ao cliente, a Zurich é também conhecida no mercado devido às suas inovações e soluções diferenciadas”, afirma Rogério Gebin, Diretor Regional para Centro Oeste e Minas Gerais. Com 143 anos de existência, atuação em

mais de 170 países e há 32 anos no Brasil, a Zurich oferece propostas de valor atrativas que beneficiam tanto os clientes individuais quanto os corporativos. “Destaco o seguro para obras consideradas pequenas ou médias, como saneamento ou edifícios verticais, que oferece ao cliente toda a expertise Zurich, líder de mercado em Riscos de Engenharia”, afirma Gabriel Guimarães, gerente da Filial Goiânia. A Zurich oferece diferenciais no seguro residencial e se destaca, ainda, no setor de D&O – Responsabilidade Civil, um suporte importante para que uma empresa não seja abalada caso algum de seus executivos seja envolvido em problemas corporativos. Sincor-Go | Edição 93 | 27


Social

28 | Sincor-Go | Edição 93


“Estamos felizes por saber que os profissionais do setor de seguros são pessoas que se preocupam com o bem-estar social.” Deivid Pereira, vice-presidente Social e de Benefícios do SINCOR-GO.

Acesse o álbum do Arraiá Sinco

Sincor-Go | Edição 93 | 29


Capacitação

Futuros profissionais do mercado de seguros SINCOR-GO, Funenseg e Sindseg realizam nova etapa do curso de Assistente Técnico; aulas começaram no final do mês de junho Foto: SINCOR-GO

Jovens determinados. Assim podem ser descritos os alunos da nova turma do Curso de Assistente Técnico, promovido pelo SINCOR-GO em parceria com a Funenseg e o Sindseg nos meses de junho e julho, em Goiânia. Os 30 jovens com idades entre 16 e 25 anos veem na capacitação uma oportunidade promissora de ingresso no mercado de seguros. “Agradeço o apoio dos parceiros curso de AT. O SINCOR-GO se orgulha de poder investir no futuro desses jovens e contribuir com o mercado de seguros”, afirma o presidente da entidade, Joaquim Mendanha de Ataídes. Lariene Batista de Pina, de 25 anos, cursa o 6º período de Adminis-

30 | Sincor-Go | Edição 93

tração e acredita que encontrou no curso a grande chance que precisava para complementar a formação e se qualificar. Pablínio Lorran Vieira de Jesus, de 17 anos, cursa o 3º ano do Ensino Médio e sonha em conseguir uma boa qualificação para conquistar independência financeira e ajudar a família. Guilherme Magalhães Mesquita, de 19 anos, é acadêmico de Música, tem experiência com vendas e acredita no potencial do mercado de seguros. Amanda Rittiely Martins Mendes, de 16 anos, é estudante do 2º ano do Ensino Médio e vê com bons olhos o fato do curso de AT ser gratuito e idôneo.


Sincor-Go | Edição 93 | 31


Bem-estar

Fotos: Luciana Lombardi e Hanker

A

segunda edição do Circuito Vida Segura teve dobradinha em família, no pódio, entre os corretores de seguros que participaram do evento, realizado no dia 17 de maio. Com novo trajeto, a corrida ocorreu no Parque Areião, em Goiânia. Pai e filho, Luiz Márcio Batista Gonçalves e Tiago de Melo Batista Gonçalves, da GWS e da Cenário Corretora de Seguros, ocuparam, respectivamente, a primeira e a segunda colocação na categoria Corretores de Seguros, com percurso de 8 quilômetros. Daniel Souza dos Santos completou o pódio, com a terceira melhor posição. A corrida entre as mulheres corretoras de seguros também teve comemoração em família. Primas, Carmem Lúcia da Costa Barros e Eglécia Costa garantiram o primeiro e o segundo lugar, respectivamente, no trajeto de 8 quilômetros. Vice-presidente Institucional e de Relações com Corretor de Seguros em exercício do SINCOR-GO, Carmen Lucy Silva obteve o terceiro melhor tempo na corrida. 32 | Sincor-Go | Edição 93

Luiz Márcio Batista Gonçalves (1º), Tiago de Melo Batista Gonçalves (2º) e Daniel Souza dos Santos (3º) dividiram o pódio na categoria Corretores de Seguros

Carmem Lúcia da Costa Barros (1º), Eglécia Costa (2º) e Carmen Lucy Silva (3º) obtiveram os melhores tempos na corrida de 8 quilômetros


Em domingo com manhã de sol e temperatura amena, Circuito Vida Segunda atraiu atletas profissionais e amadores

Vencedor na categoria Geral, com 8 quilômetros de corrida, o maratonista Cleiser Alves dos Santos aprovou a organização do Circuito Vida Segura. Vani Rodrigues dos Santos, de 56 anos, não perdeu tempo e garantiu o bicampeonato na categoria Geral, com 8 quilômetros de corrida. Presidente do SINCOR-GO, Joaquim Mendanha de Ataídes falou da satisfação em comemorar, também através do Circuito Vida Segura, os 29 anos do sindicato, celebrado no último dia 14 de maio. Festa é dividida com integrantes do mercado de seguros e a comunidade de Goiânia. “Estamos felizes em promover uma atividade que fala de bem-estar e cuidado com a saúde”, externou.

Vani Rodrigues dos Santos, de 56 anos, no pódio mais uma vez

O maratonista Cleiser Alves dos Santos venceu a prova de 8 quilômetros

O 2º Circuito Vida Segura teve como parceiros Diamante a Bradesco Seguros, Porto Seguro Seguros e Sicoob Credseguro; Ouro, Centauro-On Seguradora, SulAmérica Seguros e Tokio Marine Seguradora; Prata, Icatu Seguros; e Bronze, Liberty Seguros, Yasuda Marítima Seguros e Zurich. Apoiaram o evento a Funenseg e a Prefeitura Municipal de Goiânia. A coordenação técnica da corrida ficou a cargo da Hanker Live Marketing. Sincor-Go | Edição 93 | 33


Bem-estar

A largada dos participantes foi acompanhada por amigos, familiares e representantes do mercado de seguros

“O Circuito Vida Segura fala de saúde e bem-estar. E que bom que a população de Goiânia atendeu a esse chamado.” Concentração antes da largada: a segunda edição do Circuito Vida Segura foi ainda mais prestigada

Muito esforço, suor e dedicação ao esporte. Assim foi a participação da comunidade de Goiânia, profissional e amadora, no Circuito Vida Segura do SINCOR-GO 34 | Sincor-Go | Edição 93

Joaquim Mendanha, presidente do SINCOR-GO.

O evento esportivo atraiu pessoas de todas as idades. Um exemplo de integração e incentivo à saúde dado pelos integrantes do mercado de seguros e participantes


Quem participou dos percursos de corrida e caminhada foi premiado com troféu e medalha. Recompensa pelo esforço em cada quilômetro percorrido no entorno do Parque Areião

Tendo o Parque Areião como cenário, famílias inteiras participaram de mais esta edição do Circuito Vida Segura, evento que fala da importância dos cuidados com a saúde e o bem-estar. Tudo a ver com seguro!

Música, sorteio, animação e muita festa fizeram parte das atrações da segunda edição do evento, realizada em maio. No ano que vem tem mais!

Confira todas as fotos desse evento www.flic.kr/sincorgoias Sincor-Go | Edição 93 | 35


Artigo

Perfil Marcelo Augusto Camacho Rocha é assessor jurídico da Federação Nacional dos Corretores de Seguros Privados e de Resseguros, de Capitalização, de Previdência Privada, das Empresas Corretoras de Seguros e de Resseguros (Fenacor). Membro do Conselho de Recursos do Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP), Marcelo atua também na Escola Nacional de Seguros (Funenseg), como suplente no |Conselho 36 | Sincor-Go Edição 93 Fiscal. Foto: SINCOR-GO


A importância da atualização cadastral Corretor de seguros que não atualizar, perante a Susep, informações sobre filiais, sucursais, agências ou representações, seus atos constitutivos ou alterações relativas à sua atividade, pode pagar multa de R$ 10 mil a R$ 100 mil Marcelo Augusto Camacho Rocha

C

O corretor de seguros, cuja atividade é regulamentada em lei própria, é o intermediário legalmente autorizado a angariar e promover contratos de seguros entre as sociedades seguradoras e as pessoas físicas ou jurídicas de direito privado, sendo extremamente importante para o desenvolvimento do mercado de seguros. O artigo 127, do Decreto-Lei nº 73/1966, determina que caberá responsabilidade profissional, perante à Susep, ao corretor de seguros que deixar de cumprir as leis, regulamentos e resoluções em vigor, ou que der causa dolosa ou culposa a prejuízos às sociedades seguradoras ou aos segurados. O processo de cominação das penalidades administrativas é normatizado pelo CNSP, competindo à Susep, a habilitação, fiscalização e aplicação de penalidades aos corretores de seguros, assegurando-lhes o direito ao contraditório e à ampla defesa. Conforme disposto no artigo 8º, da Circular Susep nº 510/2015, o corretor deve manter atualizadas suas informações cadastrais perante à Superintendência, encaminhando, por meio digital, o formulário próprio e a documentação pertinente. A atualização cadastral, inclusive de endereço, deve observar os seguintes prazos, a partir de sua ocorrência: (i) 30 dias, se corretor pessoa física; e, (ii) 60 dias, se corretor pessoa jurídica. Essa exigência objetiva ter o cadastro mais atual possível dos corretores de seguros em atividade, de forma que esses profissionais, na condição de administrados, possam ser localizados, além de possibilitar à Autarquia, o exercício de suas atividades de fiscalização e regulação do mercado de seguros.

O parágrafo único, do artigo 5º, da Resolução CNSP nº 243/2011, dispõe que a sanção administrativa de suspensão temporária do exercício da profissão, quando aplicada ao corretor de seguros, pessoa natural ou jurídica, que não mantiver atualizado perante a Susep seus atos constitutivos e endereço, bem como quando não comunicar qualquer outra alteração relativa a sua atividade, perdurará enquanto a irregularidade não for sanada, não se aplicando os prazos de que trata o caput O artigo 22 dessa Resolução prevê multa de R$ 10 mil a R$ 100 mil, ao administrado que não mantiver atualizadas, na Susep, informações sobre instalação ou alteração de filiais, sucursais, agências ou representações, seus atos constitutivos ou não comunicar as alterações relativas à sua atividade. Os corretores de seguros devem estar atentos, também, quanto à obrigação contida no artigo 4º, da Circular Susep nº 510/2015, que menciona ser obrigatório constar uma das expressões “Corretor(a) de Seguros” ou “Corretagem de Seguros”, mesmo que intercaladas por outra(s) atividade(s), no nome empresarial e nos sítios eletrônicos. Esse dispositivo visa a fazer com que os corretores, pessoas físicas ou jurídicas, deixem claro para os consumidores, de forma objetiva e transparente, com quem eles estão tratando, dando destaque à sua condição profissional e sua atividade de corretagem de seguros. A ausência desse destaque pode induzir o consumidor a entender que está contratando diretamente com uma seguradora, o que viola o direito à transparência previsto no Código de Proteção e Defesa do Consumidor. Sincor-Go | Edição 93 | 37


Administração

Eles vieram para somar Contratados pelo SINCOR-GO em maio, Marina Aparecida, Paula Vaz e Jônatas Ribeiro reforçam as atividades do sindicato, respectivamente, na recepção e nos departamentos de Cadastro e Benefícios

Contratados pelo SINCOR-GO em maio, Marina Aparecida, Paula Vaz e Jônatas Ribeiro reforçam as atividades do sindicato, respectivamente, na recepção e nos departamentos de Cadastro e Benefícios O SINCOR-GO dá boas vindas aos novos colaboradores Marina Aparecida Batista, Paula Vaz de Lima Cunha e Jônatas Ribeiro dos Santos. Profissionais com experiência em áreas que vão do magistério à gestão de recursos humanos, os novos funcionários chegam ao sindicato com a missão de prestar, aos corretores de seguros, um atendimento de excelência, pautado na eficiência, transparência e proatividade. Gerente administrativo do SINCOR-GO, Manoel Marques Alves comenta que os novos colaboradores chegam para somar aos esforços envidados pelo sindicato para oferecer uma prestação de serviço diferenciada, agradável ao corretor de seguros. “A nossa intenção é atender aos corretores da melhor forma possível. Então, as novas contratações chegam para dar sangue novo ao sindicato, alinhando essa política que tem sido implantada, de prestar a melhor assistência ao associado do SINCOR-GO.”

38 | Sincor-Go | Edição 93

Quem é quem MARINA RIBEIRO

Marina Ribeiro é recepcionista. Natural de Santos (SP), tem 56 anos e graduação em Letras pelo Instituto de Ensino Superior de Goiás (Iesgo). Marina, ex-bancária, possui experiência de 22 anos como professora de turmas de alfabetização em Formosa, no Entorno do Distrito Federal.


PAULA VAZ

JÔNATAS RIBEIRO

Paula Vaz é assistente no departamento de Cadastro. Formada em Marketing pelas Faculdades Objetivo, Paula tem título de pós-graduação em Gestão de Pessoas, pela Faculdade Araguaia. Nascida em Barra do Garça (MT), a nova colaboradora do SINCOR-GO, de 30 anos, possui experiência na área administrativa.

Jônatas Ribeiro é assistente no departamento de Benefícios. Anapolino radicado em Goiânia, Jônatas, de 29 anos, cursa Administração de Empresas na Faculdade Araguaia. Já atuou nos setores de telemarketing e financeiro. Possui conhecimento em folha de pagamento e recursos humanos.

A segurança não está onde você quer chegar. Ela está no caminho que você escolhe.

SEGURO YASUDA MARÍTIMA VIDA A GENTE FAZ MAIS POR VOCÊ. AFINAL É MUITO BOM TE VER BEM

EMPRESA SUBSIDIÁRIA

www.yasudamaritima.com.br

Sincor-Go | Edição 93 | 39

PROCESSO SUSEP: VIDA EM GRUPO - 15414.003596/2006-17. O REGISTRO DESTE PLANO NA SUSEP NÃO IMPLICA, POR PARTE DA AUTARQUIA, INCENTIVO OU RECOMENDAÇÃO À SUA COMERCIALIZAÇÃO


.Expediente Seguro, só com corretor de seguros.

Sincor - GO Rua C-145, 1.036, Qd 337, Lts 21/22, Jd. América, Goiânia-GO | CEP 74255-500 Conselho Fiscal Suplente Diretoria Efetiva Joaquim Mendanha de Ataídes presidente

Dastoniel Guilherme Raimundo Edson Costa de Souza Telca Lane Sampaio

Roney Almeida Macedo vice-presidente Administrativo EM EXERCÍCIO

Comitê de Ética

Henderson de Paula Rodrigues vice-presidente Financeiro

Raimundo D. Ribeiro Samuel Azevedo B. Sobrinho Cláudio M. Paula Antônio Oliveira Durães Paulo Cesar Fernandes Rosa Gilson Antônio de Souza

Hailton Costa Neves vice-presidente Técnico Deivid Pereira vice-presidente Social e de Benefícios Amaury Gonçalves da Cunha vice-presidente de Marketing e Relações com o Mercado Carmen Lucy Silva vice-presidente Institucional e de Relações com o Corretor de Seguros em exercício Diretoria não-efetiva Ana Maria Martins de Oliveira Andrade Erasmo Pereira da Silva Evanira Barbosa de Macedo Ieda Marcelino Ribeiro Inamar de Cássia Borges Jairo Cirilo Amaral José Veríssimo da Silva Juvair Gonçalves Ferreira Marcos Mariath Rangel Natanael Pires da Silva Samuel Borges Coelho Vinícius de Araújo Porto Conselho Fiscal Efetivo Renner Araújo Fidelis - presidente Ítalo Watanabe Marcos Carneiro Martins Arruda

Membros Efetivos

Membros Suplentes: José Sousa Rios Júlio Cesar Coelho Guilherme Ronaldo de Amorim Chaveiro Leonardo de Miranda Almeida Sinhorinho Leandro Sousa Antônio Aparecido de Almeida Delegados representantes junto à Fenacor 1º delegado Joaquim Mendanha de Ataídes 2º delegado Lucas de Castro Santos

Revista Sincor Coordenação editorial NOZZZ Comunicação Redação: Allan David Jornalista responsável e edição: Deire Assis Projeto Gráfico: Roni Carvalho Impressão: Poligráfica Tiragem: 3 mil exemplares Erramos! Diferentemente do que consta na edição 93 da REVISTA SINCOR, sua impressão foi realizada pela Poligráfica.

40 | Sincor-Go | Edição 93


Sincor-Go | Edição 93 | 41


CNPJ: 33.055.146/0001-93

A UniverSeg foi criada para ajudar os profissionais de seguros a enfrentar um mercado cada vez mais exigente, oferecendo cursos on-line e presenciais nas áreas financeira, de gestão, vendas, produtos e comunicacão. Hoje, com mais de uma década de sucesso, celebramos a participação de mais de 600 mil Corretores e reafirmamos o nosso compromisso com você. Para continuar capacitando-se no mercado, conte com a gente. Acesse universeg.com.br e saiba mais.

SAC - Serviço de Atendimento ao Consumidor: 0800 727 9966 SAC - Deficiência Auditiva ou de Fala: 0800 701 2708 Ouvidoria: 0800 701 7000

bradescoseguros.com.br @BradescoSeguros facebook.com/BradescoSeguros

42 | Sincor-Go | Edição 93


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.