REVISTA SINCOR - Edição 92

Page 1

EDIÇÃO Nº 92

MAR | ABR 2015

REVISTA

SEGURO, SÓ COM CORRETOR DE SEGUROS. SINDICATO DOS CORRETORES E DAS EMPRESAS CORRETORAS DE SEGUROS, DE CAPITALIZAÇÃO, DE PREVIDÊNCIA PRIVADA E DE RESSEGUROS NO ESTADO DE GOIÁS

Capacitar para

crescer Iniciativas do SINCOR-GO têm como foco a formação e o aprimoramento dos integrantes do setor.

Sincor-Go | Edição 92 | 1


SEU TALENTO E DEDICAÇÃO TE LEVAM MAIS LONGE. NESTE CASO, ATÉ FOZ DO IGUAÇU.

A Centauro-ON leva você para participar do 19º Congresso Nacional de Corretores de Seguros. Só depende de você! Quanto mais Seguros Vida Individual você vender e/ou processos DPVAT encaminhar, mais chances tem de ganhar. Os 20 melhores corretores participarão do sorteio de 5 viagens com acompanhante para Foz do Iguaçu, incluindo passagens aéreas, 4 noites no Hotel Bourbon e sua credencial para o congresso.

CONSULTE O REGULAMENTO EM WWW.CENTAURO-ON.COM.BR. PARTICIPE! A PROMOÇÃO É VÁLIDA DE 01/04 A 31/08/2015. 2 | Sincor-Go | Edição 92 CA: n.º 06/0085/2015


Rápidas do Mercado SINCOR-GO E CENTAURO-ON FORTALECEM PARCERIA EM PROL DOS SEGURADOS DO DPVAT O SINCOR-GO e a seguradora Centauro-On consolidam a parceira entre as entidades para garantir, em Goiás, atendimento às vítimas de acidentes de trânsito e seus beneficiários do Seguro DPVAT. As instituições mantêm nove postos de atendimento à sociedade em todo o Estado. Sem custo e sem intermediários, os segurados têm seus processos instruídos e recebem orientações do SINCOR-GO. Para tanto, basta procurar a representação do sindicato nos Procons Municipais de Goiânia; Aparecida de Goiânia; Anápolis; Jataí; e Rio Verde; além do Vapt-Vupt de Itumbiara; do Ganha Tempo 1 e 2 de Senador Canedo; e do Procon Municipal de Mineiros/Vapt Vupt.

BRADESCO SEGUROS É DESTAQUE NO PRÊMIO SEGURADOR BRASIL 2015 O Grupo Bradesco Seguros foi destaque na entrega da 12ª edição do Prêmio Segurador Brasil, que ocorreu no dia 16 de abril, em São Paulo. A seguradora recebeu seis troféus nas categorias Empreendedor Brasil; Líder Global de Mercado; Melhor Desempenho; Líder de Mercado e Maior Crescimento em Vendas. Promovido pela Editora Brasil Notícias, o Prêmio Segurador Brasil tem avaliação técnica do economista Luiz Roberto Castiglione, especialista no setor de seguros. A análise considera os números em prêmios obtidos pelas seguradoras no ano anterior.

SULAMÉRICA CELEBRA RESULTADOS COM CORRETORES VENCEDORES DO PRA SUPER CAMPEÕES A SulAmérica realizou, de 9 a 12 de abril, a premiação nacional da campanha de vendas PRA Super Campeões 2014, levando 190 corretores de seguros, inclusive de Goiás, e acompanhantes ao Tivoli Ecoresort, na Praia do Forte, Bahia. Os convidados assistiram aos shows de Caetano Veloso e Roupa Nova, visitaram o Projeto Tamar, jogaram futebol com Vampeta e Edilson e assistiram à palestra do jornalista Carlos Alberto Sardenberg. Estiveram presentes o presidente do Conselho de Administração, Patrick Larragoiti Lucas, o presidente executivo, Gabriel Portella, e o vice-presidente Comercial, Matias Ávila, ao lado dos demais executivos da companhia.

Sincor-Go | Edição 92 | 3


.Editorial

O SINCOR-GO continua dialogando com a Prefeitura de Goiânia para revogar a Lei Complementar nº 265, que suspendeu, em 2014, o benefício fiscal, inclusive aos corretores de seguros sediados na capital, de redução da base de cálculo do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN). A categoria, então, voltaria a recolher o ISSQN sem dedução, no índice de 5% sobre o preço do serviço prestado. O SINCOR-GO, no entanto, sugere aos corretores que continuem aplicando o desconto de 60%, nas especificidades de cada corretora, até que o sistema de tributação da Prefeitura se adeque à lei, permitindo alterar a alíquota para 5%, independente do regime tributário, se Supersimples ou outro.

Terminam, no próximo dia 30 de agosto, as inscrições para o I Prêmio SINCOR Goiás de Jornalismo. A iniciativa visa a reconhecer os melhores trabalhos jornalísticos sobre o mercado de seguros goiano, com premiações, de até R$ 5 mil, nas categorias Mídia Impressa, Telejornalismo, Radiojornalismo, Webjornalismo e Mídia Especializada. Os três primeiros colocados em cada uma das categorias serão conhecidos em dezembro, durante a Confraternização Anual dos Corretores de Seguros de Goiás.

Está marcada para o dia 26 de maio a Assembleia Geral Ordinária do SINCOR-GO com os seus associados. O encontro, que ocorrerá no auditório do sindicato, no Jardim América, em Goiânia, tem como pauta a prestação de contas da entidade e apresentação do Relatório Anual de Atividades da instituição.

Um olhar para a capacitação C

omprometido com seu papel de representante da classe dos corretores de seguros em Goiás, o SINCOR tem investido prioritariamente em projetos que tragam, em sua essência, elementos capazes de colaborar com o desenvolvimento do setor. Conhecer com profundidade o segmento em que atuamos, percebendo nele necessidades e oportunidades, contribui para alcançarmos um objetivo que é comum a todos nós: crescer com sustentabilidade. Com esse propósito, o SINCOR-GO vem oferecendo a seus associados opções de capacitação e aprimoramento na área de seguros. Nessa edição da REVISTA SINCOR, o corretor poderá conferir que, graças a parcerias com a Escola Nacional de Seguros (Funenseg) e o próprio Sindicato das Seguradoras (Sindseg MG/GO/MT e DF), a entidade tem realizado em Goiânia e no interior do Estado palestras com profissionais renomados e profundos conhecedores do ramo de seguros. É também com o foco em formação e desenvolvimento que está sendo realizada mais uma edição do projeto Banco de Talentos e Escola de Assistentes Técnicos, também em parceria com a Funenseg e o Sindseg. Trata-se de uma iniciativa brilhante, de grande alcance social, que acaba por oferecer a corretores de seguros associados uma mão de obra qualificada para atuar em suas empresas. Ao mesmo tempo, garante oportunidade de emprego e renda a jovens em início de carreira. Essas e outras iniciativas do SINCOR-GO voltadas à capacitação dos integrantes desse mercado representado pela entidade podem ser conferidas em reportagens dessa edição. Dois artigos publicados na revista também contribuirão com o cotidiano dos corretores de seguros. Em um deles, o consultor Francisco Galiza fala sobre a importância do corretor de seguros para a sociedade; no outro, o economista Paulo Borges Campos faz uma análise do atual contexto econômico e dá dicas de como enfrentar essa difícil fase pela qual passa o País. Entrevistas, o dia a dia do corretor de seguros, agenda de eventos e muito mais você encontra aqui. Vá em frente e boa leitura!

Joaquim Mendanha de Ataídes Presidente do SINCOR-GO

4 | Sincor-Go | Edição 92


Índice

Página 18 Em nossa capa, reportagem que traduz o investimento do SINCOR-GO na capacitação e aprimoramento dos integrantes do setor.

Página 6 Confira entrevista com o diretor-geral de Organização de Vendas da Bradesco Seguros, Marco Antônio Gonçalves. Página 12 Como estão as corretoras que aderiram ao Supersimples? Veja nessa edição.

Conecte-se O SINCOR-GO está presente nas mídias sociais. Acompanhe.

Página 36 O economista Paulo Borges Campos aborda, em artigo, o atual momento econômico do País e seus reflexos para o mercado.

Página 8 No Espaço do Corretor, o dia a dia de Marco Aurélio Ribeiro.

instagram.com/sincorgoias

issuu.com/sincorgo

youtube.com/sincorgoias

flickr.com/sincorgoias

twitter.com/sincorgo

facebook.com/sincor.go Sincor-Go | Edição 92 | 5


Entrevista

Perfil Funcionário de carreira do Grupo Bradesco Seguros, Marco Antonio Gonçalves, que atua como diretor geral da Organização de Vendas, fala com exclusividade à Revista SINCOR sobre o cenário econômico e seus reflexos no setor de seguros; as perspectivas da companhia para 2015; e as estratégias de atuação da seguradora em Goiás. Na empresa há 30 anos, Marco Antonio avalia, também, as oportunidades para os corretores de seguros goianos na atual conjuntura e o relacionamento consolidado entre a empresa e o SINCOR-GO. 6 | Sincor-Go | Edição 92


Corretor de seguros deve personalizar atendimento ao cliente “Goiás transformou-se em um dos mais pujantes estados brasileiros por conta do agronegócio”, destaca, à Revista SINCOR, o diretor Geral da Organização de Vendas do Grupo Bradesco Seguros, Marco Antonio Gonçalves, sobre nicho de mercado para profissionais sediados no Estado. Confira trechos da entrevista aqui e, no site do SINCOR, a reportagem na íntegra. Marco Antonio Gonçalves, Grupo Bradesco Seguros Qual sua análise do cenário econômico atual, do ponto de vista do mercado de seguros? O cenário é sempre favorável para o mercado de seguros, pois as pessoas cada vez mais sabem da importância de ter com o que contar em momentos que necessitam de proteção. O mercado cresce na medida em que a consciência da necessidade de se proteger dos riscos aumenta.

Qual sua avaliação sobre o perfil dos corretores de seguros sediados em Goiás? Os corretores, também de Goiás, são canais importantes na consolidação do mercado e valorizamos a contribuição individual e de todos os corretores. Temos investido na formação e aperfeiçoamento do conjunto de profissionais que atuam no mercado. Entre 2013 e 2014, foram mais de 15 mil horas de treinamento envolvendo milhares de profissionais de todo o país.

Como o senhor avalia a influência de Goiás nas operações da Bradesco Seguros? O Estado de Goiás é estratégico na região Centro-Oeste, que tem ampliado participação no cenário

econômico, tanto pela produção de alimentos, sua industrialização e também forte presença em diversos segmentos, inclusive os de uso de novas tecnologias.

Há particularidades na atuação da companhia em território goiano? Goiás transformou-se em um dos mais pujantes estados brasileiros por conta do agronegócio. Isso faz com que as apólices voltadas para essa ou outras atividades afins cresçam em velocidade maior que outras, como a área de RD Equipamentos, além dos ramos de saúde, vida, automóvel, previdência e residencial. Como o senhor analisa o relacionamento entre a Bradesco Seguros e o SINCOR-GO? O Grupo Bradesco Seguros tem grande respeito pelos corretores de Goiás e pelo SINCOR-GO, seu órgão de representação, pois eles nos representam perante os clientes e contribuem para o aperfeiçoamento de produtos e processos. Sincor-Go | Edição 92 | 7


Institucional

ESPAÇO DO CORRETOR Marco Aurélio Ribeiro

Para corretor, formação multidisciplinar e relacionamento com o cliente devem ser investimentos feitos pelo profissional “Toda relação humana pode se estender além dos laços comerciais e se transformar em grandes amizades.” É o que avalia o corretor de seguros Marco Aurélio Ribeiro. Com 20 anos de carreira no mercado de seguros, o empresário de Goiânia tem, em sua clientela, a principal fonte de inspiração para o aprimoramento constante na profissão. Aos 48 anos, Marco Aurélio compartilha projetos considerados desafiadores para a Marista Corretora de Seguros, da qual é sócio. “A nossa meta para 2015 é de continuar crescendo acima do patamar de 10% ao ano.” Para isso, o corretor de seguros dedica, diariamente, parte de sua agenda à capacitação e ao aperfeiçoamento. “A minha atividade na corretora se inicia às 8 horas e termina às 18 horas. Metade desse tempo eu ocupo com tarefas administrativas. A outra parcela dedico à realização de novos cursos e especializações no mercado em que atuo”, diz. Marco Aurélio credita o ponto alto da carreira à instituição, em 2010, do grupo GC do Brasil, de corretagem de seguros, em que participa como acionista. 8 | Sincor-Go | Edição 92

CONHECIMENTO MULTIDISCIPLINAR Na opinião de Marco Aurélio, os corretores de seguros devem encarar a necessidade de especialização profissional como um gerador de oportunidades. Ele alerta, no entanto, que a categoria deve expandir seus conhecimentos para além da área de seguros. “O ideal é que nós, corretores, não estejamos vinculados apenas à nossa área, mas que tenhamos conhecimento, também, de administração, contabilidade, economia e direito”, comenta. Marco Aurélio considera instável o mercado de seguros, vez que o setor é submetido a variações macroeconômicas gerais. “Para o corretor de seguros, a estabilidade é ruim, é um sinal evidente de comodismo. E se o profissional se acostumar com a situação, ele não buscará novos ramos, novas oportunidades.”


VISÃO MULTIRRAMO Visão geral dos produtos para identificar o melhor para você.

AMPLA COBERTURA Vida, saúde, patrimônio e futuro. O que você precisar.

PONTO DE CONTATO ÚNICO Rapidez e dinamismo no atendimento.

MAIOR ABRANGÊNCIA Portfólio de produtos para diversos perfis.

Sincor-Go | Edição 92 | 9


Internet

SINCOR-GO conectado Sindicato amplia presença nas redes sociais para dialogar com corretores e sociedade

O

O mundo está em rede. Seja como ferramenta de trabalho ou lazer, as pessoas adoram navegar na Internet. Para se ter uma ideia do impacto dessa tecnologia, em um segundo, o Facebook contabiliza cerca de 5 milhões de curtidas, segundo dados da Penny Stocks Lab. É quase cinco vezes o número da população de Goiânia! Em novembro de 2014, o número de usuários globais na web chegou a 3 bilhões, conforme dados da Digital, Social e Mobile 2015, pesquisa desenvolvida pela agência We Are Social. Para aproximar-se do corretor e promover a cultura do seguro, o SINCOR-GO está cada vez mais mergulhado no universo das mídias sociais. Seja para informar sobre o mercado, dar dicas de gestão e segurança ou realizar cobertura de eventos, o sindicato fomenta perfis no Facebook, Twitter, Instagram, Flickr, Issuu, Youtube e Soundcloud. Somente no mês de março, as publicações na fanpage do SINCOR-GO, no

10 | Sincor-Go | Edição 92

Facebook, registraram alcance de mais de 36 mil pessoas. Em fevereiro, campanha de conscientização, promovida durante o feriado de Carnaval, alcançou cerca de 50 mil internautas. Marcando presença também nas conversas via WhatsApp, a entidade adicionou em seu site botão que permite o compartilhamento de notícias pelo aplicativo.

A CASA É SUA O corretor de seguros também tem espaço nos canais do SINCOR-GO. O sindicato está aberto para publicação de fotos, frases e boas iniciativas dos empreendedores. Para participar, basta que o associado envie imagens e descrição para o e-mail administrativo@sincorgo. com.br ou compartilhe via mensagem no próprio Facebook.


SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS Facebook

Instagram

www.facebook.com/sincor.go

www.instagram.com/sincorgoias

Twitter

Flickr

www.twitter.com/sincorgo

www.flickr.com/sincorgoias

Youtube

Isssu

www.youtube/sincorgoias

www.issuu.com/sincorgo

www.yasudamaritima.com.br

Sincor-Go | Edição 92 | 11


Tributação

Corretores apontam reflexos do Supersimples Regime tributário possibilitou redução de quase 50% na carga tributária, diz empresário do setor

A

mpliação do quadro de funcionários, renovação do mobiliárioe investimento em marketing são as principais oportunidades proporcionadas às corretoras de seguros que aderiram, em janeiro deste ano, ao regime tributário do Supersimples, como é chamado o sistema simplificado de recolhimento de impostos para micro e pequenas empresas. A categoria, que tentava há dez anos acesso ao Supersimples, foi incluída no sistema em agosto último com a sanção, pela presidente Dilma Rousseff, da Lei Complementar 147/2014. A legislação resultou do trabalho de Comissão Especial da Câmara Federal presidida pelo corretor de seguros e ex-deputado federal por Goiás Armando Vergílio. Aproxime seu smartphone ao QR Code e relembre,

12 | Sincor-Go | Edição 92

na edição 88 da Revista SINCOR, essa conquista histórica dos corretores de seguros. Fernando Rocha, da Flexxa Corretora de Seguros, confirma os benefícios do Supersimples. “A nossa corretora, que existe há dois anos, tinha uma carga tributária bem pesada. Agora, no Supersimples, a desoneração chega a um terço menos do que tínhamos de tributar.” Há dois meses no Simples Nacional, como é conhecido também o sistema tributário, Fernando cogita a possibilidade de novas contratações para a Flexa. O empresário argumenta que “pagando menos impostos, aumentam as chances de faturar mais e, consequentemente, de investimentos como em marketing e na modernização do maquinário da corretora.

Revista Sincor Edição 88


SIMPLIFICAÇÃO Com foco na desburocratização, o Supersimples consiste no recolhimento, em guia única, de oito tributos. O porcentual de tributação é definido conforme o faturamento anual da empresa, cujo limite é de R$ 360 mil para as micro e de R$ 3,6 milhões para as pequenas empresas. São recolhidos, de uma só vez, o Imposto sobre Renda da Pessoa Jurídica (IRPJ); Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI); Contribuição Social sobre Lucro Líquido (CSLL); Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins); Contribuição para PIS/Pasep; Contribuição Patronal Previdenciária (CPP); Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS); e Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN).

Fernando Rocha, da Flexxa Corretora de Seguros

GESTÃO DE PROCESSOS Geisa Vale, da Real Corretora de Seguros, credita ao Simples Nacional a simplificação da gestão de processos e agilidade na administração e contabilidade de sua empresa. A corretora diz que o recolhimento de impostos do estabelecimento sofreu redução de 15% para 6% na alíquota de tributação. “Isso é um incentivo até para ampliar o nosso quadro de funcionários”, completa. Nos dois primeiros meses de Supersimples, a corretora teve duas contratações, chegando a cinco profissionais no quadro. “Com esse crescimento que o Simples Nacional nos proporciona, estamos focados em novos projetos, inclusive de diversificar os ramos de atuação da empresa.”

Geisa Vale, da Real Corretora de Seguros: incentivo para ampliação

PLANEJAMENTO “Com essa carga tributária bem menor, nós temos facilidade de programar melhor os investimentos da corretora e pensar em novas estratégias para o nosso negócio.” É o que aponta Dastoniel Guilherme Raimundo, da Vitam Corretora de Seguros. Em 60 dias no Supersimples, o corretor de seguros conta que o único reflexo sentido até agora na empresa é a redução da carga tributária. Apesar disso, ressalta, a expectativa é de majoração no lucro e consequente investimento em marketing e no quadro funcional da Vitam. Três profissionais integram a empresa atualmente.

Dastoniel Guilherme Raimundo da Vitam Corretora: mais planejamento

Sincor-Go | Edição 92 | 13


Uma administração em prol dos corretores de seguros Novo gerente do SINCOR-GO, Manoel Marques Alves pretende contribuir oferecendo aos associados condições favoráveis ao conhecimento profundo da profissão e do sindicato que os representa “Essa administração do SINCOR-GO, que é puramente institucional, foca num serviço de excelência, até mesmo para popularizar, entre os associados, a concepção de que o sindicato é a casa do corretor.” É o que explica o novo gerente-administrativo da entidade, Manoel Marques Alves. O administrador ingressou em março nos quadros da instituição. Manoel esclarece que a direção do SINCOR-GO trabalha com ações estratégicas para tornar natural, entre os corretores de seguros, a consciência de que o sindicato é o ponto central de apoio à categoria. O gestor implementa, com a diretoria da entidade, medidas com foco no conhecimento, pelo associado, de toda a estrutura colocada à sua disposição. Na avaliação do gerente administrativo do sindicato, “isso agrega valor ao corretor, que sabe a quem recorrer em qualquer situação relacionada ao exercício profissional”. Para tanto, explica, o SINCOR-GO utilizará os seus canais de comunicação, pelos quais serão disponibilizados serviços com vistas à autonomia dos corretores de seguros. Manoel indica que esse processo se dará com troca de experiências entre os profissionais filiados e o SINCOR-GO. “A nossa expectativa é oferecer, aos associados, condições favoráveis ao conhecimento profundo da profissão e do sindicato que os representa. O corretor terá, ainda com mais assertividade, 14 | Sincor-Go | Edição 92

informações confiáveis, que refletem um SINCOR funcional, participando do dia a dia do filiado, de modo que ele sinta que aqui é, também, a sua casa”, conclui. PERFIL Manoel Marques Alves é natural de Uberlândia (MG) e tem 56 anos. O gerente é formado em Administração de Empresas pela Faculdade Uni Andrade e em Direito, pelas Faculdades Dom Bosco, ambas com sede em Curitiba (PR). No mercado de seguros há 33 anos, Manoel já atuou, por companhias seguradoras, nos cargos de gerente de Sinistro Geral; Comercial; de Vida e Saúde; de Atendimento; e Underwirter; além da função de ouvidor. Radicado em Goiás desde 1967, Manoel morou em Curitiba por 14 anos, onde adquiriu experiência no setor de seguros. Tanto na capital paranaense, como em Salvador (BA),


César Cielo, recordista mundial dos 50 metros livre de natação, com 20s91.

Não deixe de apresentar a cotação do HDI Auto. O seguro que só não é superior no preço. É de bate-pronto.

www.hdi.com.br Sincor-Go | Edição 92 | 15

Processo Susep: 15414.001197/2004-41. O registro deste plano na Susep não implica, por parte da autarquia, incentivo ou recomendação à sua comercialização.

O recorde dele é difícil de bater. Nosso preço, também.


Artigo

Perfil Francisco Galiza possui graduação em engenharia naval pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e mestrado em Economia pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), com tese sobre seguros. Professor e membro do Conselho Editorial da Escola Nacional de Seguros (Funenseg), Galiza é autor de estudos relacionados ao mercado de seguros, previdência privada e capitalização. Consultor, o estudioso foi pioneiro, no Brasil, na aplicação do conceito ‘rating das seguradoras’. Francisco Galiza presta assessoria a diversas empresas do ramo de seguros. 16 | Sincor-Go | Edição 92


A importância dos corretores na sociedade Segundo o Estudo Socioeconômico das Empresas Corretoras de Seguros (ESECS), divulgado pela Fenacor em 2013, há algumas características importantes observadas nesse tipo de empresa, ressalta o consultor Francisco Galiza Francisco Galiza

C

Em média, 65% da receita da carteira de uma corretora pertence a corretores pessoas físicas. A carteira de automóvel representa uns 60% a 70% da sua receita. Mais de 80% das corretoras renovam ao menos 80% da sua carteira anualmente. Uma corretora padrão tem cerca de quatro funcionários (incluindo o corretor), sendo um deles um parente. E 75% a 80% das corretoras trabalham com até cinco seguradoras. Outro aspecto que deve ser destacado é a capacidade das corretoras em gerar empregos. A partir das 27 mil empresas corretoras de seguros e 53 mil corretores pessoas físicas existentes no país, e evitando dupla contagem (vez que corretores empresários aparecem nas duas listas), calculamos que as corretoras geram hoje quase 140 mil empregos. Esse tópico não pode ser desprezado, sobretudo na época em que se vive no país - de dificuldades econômicas. A empresa corretora não trabalha só para o corretor, para gerar lucros, mas também para gerar empregos e benefícios para toda a sociedade. É com essa responsabilidade adicional que o corretor deve ficar atento à realidade externa, especialmente em 2015, que tende a ser mais difícil. Em termos econômicos, o mercado de seguros vive a situação do “copo meio cheio, meio vazio”. Para esse ano, inúmeras previsões sinalizam que o crescimento de receita do setor ficará em torno de 10%, e precisamos considerar uma taxa de inflação beirando os 8%. Quando observamos a situação de há dois ou três anos, quando o setor crescia de 15% a 20% ao ano, sem dúvida, houve perda. Aqui, estamos falando do “copo meio vazio”. Já quando olhamos para outros setores da

economia, como a indústria, pode-se falar do “copo meio cheio”. Ou seja, o ano de 2015 pode não trazer ganhos para os corretores, mas, se tudo correr razoavelmente, pode não haver perdas, o que já seria bom. Um estudo recomendável para o corretor entender a evolução desse cenário é o trabalho também realizado pela Fenacor, denominado Índice de Confiança do Setor de Seguros (ICSS). O objetivo é desenvolver um indicador mensal que afira a confiança do setor de seguros no Brasil. Esse indicador é o resultado de três variáveis: Índice de Confiança e Expectativas das Seguradoras (ICES), Índice de Confiança e Expectativas das Resseguradoras (ICER) e Índice de Confiança das Grandes Corretoras (ICGC). Em termos operacionais, em todo final de mês são enviadas perguntas simples, de múltipla escolha, em que as empresas dizem suas expectativas para os próximos seis meses, com relação a algumas variáveis relevantes do setor. Cerca de 100 companhias são entrevistadas confidencialmente em cada oportunidade. No seu cálculo, o indicador leva em conta a economia brasileira, faturamento e rentabilidade dos setores citados. A partir dessas informações, e após cálculos estatísticos, é definido esse índice, cujo valor varia de 0 a 200. O número 100, que divide o índice ao meio, sinaliza que a expectativa atual é que a situação permaneça a mesma no futuro. Por outro lado, quanto maior esse valor, mais otimista está o segmento; e vice-versa. O ICSS é divulgado na primeira semana de cada mês e tem como referência dados obtidos em pesquisa realizada na última semana do mês anterior. Essa é uma boa dica econômica. Sucesso para todos! Sincor-Go | Edição 92 | 17


Capa | Capacitação Entrevista

18 | Sincor-Go | Edição 92


Foco na formação Para qualificar mão de obra das corretoras de seguros, sindicato realiza curso de assistentes técnicos; visando aprimoramento, entidade leva associados a congressos da categoria em todo o País Cataratas do Iguaçu/Martin St-Amant/Wikipedia; Usina Hidrelétrica de Itaipu/Itaipu Binaciona

Q

Quem passa pelos corredores da Venas Seguros, em Goiânia, mal pode imaginar que a assistente-técnico Lorraine dos Reis Miranda acumula, aos 18 anos, três experiências profissionais nesse tipo de empresa. O dia a dia atarefado, preenchido com análises de cotações de seguros, faz lembrar as tardes que ela passava em 2013, ainda aos 16, no prédio do Sindicato dos Corretores e das Empresas Corretoras de Seguros, Capitalização e Previdência Privada do Estado de Goiás (SINCOR-GO). Foi lá, na sede do sindicato, que Lorraine frequentou por 22 dias a Escola de Assistentes Técnicos (AT’s)/Amigos do Seguro. Projeto do SINCOR-GO em parceira com a Escola Nacional de Seguros (Funenseg), a iniciativa incluiu Lorraine e outros 50 adolescentes no mercado de trabalho, reforçando a mão de obra de corretoras de seguros associadas ao sindicato. Já são dois anos de experiência no setor e muitas histórias que Lorraine conta sobre a oportunidade que recebeu do SINCOR-GO. “Esse curso foi fundamental para mim, pois me deu conhecimento na área de seguros, que até então eu desconhecia. Acredito que é esse o diferencial do curso, de nos dar a oportunidade de formar e trabalhar

nesse mercado”, conta. Tarefa considerada essencial na missão do SINCOR-GO, a formação, tanto de corretores de seguros, como de profissionais para auxiliá-los na atividade profissional, é uma meta perseguida diariamente pela direção do sindicato. De cursos de formação a palestras e incentivo à participação em congressos, a entidade fomenta a capacitação continuada da categoria, com vistas à melhoria dos serviços prestados pelo corretores de seguros e consequente satisfação dos segurados. É mais que missão. É uma responsabilidade social.

NA BUSCA DA EXCELÊNCIA É com essa motivação que o SINCORGO, em conjunto com a Funenseg, mantém em Goiânia e em Itumbiara, na Região Sul do Estado, o curso de formação de corretores de seguros. A cada ano, dezenas de profissionais ingressam no mercado após passarem por um rigoroso programa de capacitação e avaliação de conhecimentos das disciplinas correlatas ao setor de seguros. Sincor-Go | Edição 92 | 19


Capacitação

Quem comprova a qualidade do curso é a própria Superintendência de Seguros Privados (Susep), que habilita os corretores de seguros formados para a atividade profissional. Integrantes da diretoria do SINCOR-GO, o vice-presidente Financeiro do sindicato, Henderson de Paula Rodrigues; e o vice-presidente Técnico da entidade, Hailton Costa Neves, lecionam na Funenseg e compartilham com os futuros corretores de seguros as experiências do dia a dia da profissão. “É preciso conhecer a fundo o mercado no qual atuamos. O SINCOR-GO sabe disso e investe em projetos que oportunizam aos corretores associados a troca de experiência e o aprimoramento de suas atividades”, desta o diretor Técnico da entidade.

INCENTIVO À ESPECIALIZAÇÃO “É fundamental essa facilitação, pelo SINCOR-GO, para os corretores de seguros participarem dos eventos da classe, pois isso estreita relações e expande nossa visão dos negócios”, diz Marcos Ronaldo Montey, da Popular Corretora de Seguros (foto na página 21). O empresário integrou, em 2012, a comitiva do sindicato no 15º Congresso dos Corretores de Seguros (Conec), que ocorreu em São Paulo. Tradicionalmente, o SINCOR-GO oferece aos corretores associados facilidades para participação da categoria em encontros como o Conec e o Congresso Brasileiro dos Corretores de Seguros, que será realizado nesse ano em outubro, em Foz do Iguaçu (PR). Dezenas de filiados do sindicato já adquiriram os pacotes oferecidos pela instituição com inscrição e hospedagem nesse evento. Foi o que fez, em 2009, Lucy Borges Moura, da Borges Moura Corretora de Seguros. Naquele ano, Lucy seguiu com o SINCOR-GO para Florianópolis (SC), onde participou das atividades do 16º Congresso Brasileiro dos Corretores de Seguros. A experiência, considerada por Lucy “inesquecível”, se repetiu no ano passado, quando ela esteve, também com o sindicato, no 16° Conec, realizado na capital paulista.

20 | Sincor-Go | Edição 92

“Foi através do SINCOR-GO que eu passei a conhecer sobre seguros. Com o curso de assistente-técnico, eu tive oportunidade de começar a trabalhar profissionalmente e crescer nessa profissão.” Lorraine dos Reis Miranda, assistente-técnico na Venas Seguros.

“Acredito que é esse o diferencial do curso: nos dar a oportunidade de formar e trabalhar nesse mercado”, Lorraine Miranda, assistente técnico qualificada pelo SINCOR-GO.


“É fundamental essa facilitação, pelo SINCOR-GO, para os corretores de seguros participarem dos eventos da classe, pois isso estreita relações e expande nossa visão dos negócios.” Marcos Ronaldo Montey, da Popular Corretora de Seguros.

“O SINCOR-GO de fato investe na carreira dos corretores de seguros. Sempre que posso, participo das palestras e workshops que o sindicato promove e participo das caravanas de Goiás nos congressos para corretores.” Lucy Borges Moura, da Borges Moura Corretora de Seguros.

INFORME PUBLICITÁRIO Uma semana em hotéis e restaurantes de primeira classe: premiados pela Zurich Seguros embarcaram dia 12 de abril, com acompanhante. Viagem, em 2013, foi para a Itália

Em meados de abril, corretores privilegiados trocaram o outono nacional pela primavera parisiense, em uma viagem especialíssima. Eles foram agraciados pela Zurich, empresa global de seguros que atua em mais de 170 países, tem 142 anos de existência e está no Brasil há 32 anos. Estes profissionais participaram da Voe com a Zurich, campanha de vendas e relacionamento que premiou os profissionais com melhor desempenho. A recompensa foi uma viagem com um acompanhante para a cidade da luz, promovida pela seguradora. Foram 300 pessoas no total. “A Zurich compreende a importância de seus parceiros corretores e se empenha em reconhecer seus esforços. Os corretores, por sua vez, reconhecem o esforço da Zurich para termos sempre uma parceria que os beneficie. Essa é a nossa relação: sólida, de confiança, e que faz dessa campanha um sucesso pela segunda vez”, afirma o Diretor Comercial da companhia, João Bosco Medeiros.

Ele também viajou para Paris, assim como os diretores regionais, reforçando vínculos com os parceiros. “Não se trata de premiar com uma passagem de avião”, diz Rogério Gebin, diretor regional da região Centro-Oeste e de Minas Gerais. “A Voe com a Zurich é um evento grandioso que leva 300 pessoas para Paris em uma programação primorosa. Promover esta viagem reafirma a solidez da Zurich”, diz Gebin. Um dos corretores da região Centro-Oeste que foram agraciados é Gilson Antonio de Souza, da GWS Corretora. Ele destaca que é parceiro da Zurich há vinte anos – com ou sem a campanha da viagem. “A Zurich é uma seguradora global que gera a fidelização do nosso cliente. Eu já tive sinistros grandes e a Zurich sempre honrou sem o menor problema. Tenho total credibilidade e confiança: o corretor que trabalha com ela sabe que a Zurich é uma grande companhia, totalmente confiável.”

Sincor-Go | Edição 92 | 21


Capacitação

CONHEÇA AS INICIATIVAS DO SINCORGO PELA CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL NO SETOR DE SEGUROS Banco de talentos O SINCOR-GO recebe inscrições de adolescentes com idade entre 16 e 18 anos para o curso de Assistentes Técnicos. Os interessados devem ter noções básicas de informática e estar cursando o ensino médio. Selecionados recebem, na capacitação, uniforme, valetransporte, lanche e material didático. Curso, que dura pouco mais de um mês, é ministrado em Goiânia, com aulas das 14 às 17 horas.

Capacitação itinerante Em Goiás e nos demais estados brasileiros, o SINCORGO marca presença nos eventos ligados ao aprimoramento dos corretores de seguros. O sindicato oferece facilidades para que seus associados participem do Conec e do Congresso Brasileiro dos Corrretores de Seguros, que se alternam anualmente. Em outubro, entidade sindical leva a Foz do Iguaçu (PR) dezenas de corretores para a próxima edição desse evento.

Escola Nacional de Seguros Parceiro da Funenseg, o SINCOR-GO fomenta as atividades da instituição de ensino no Estado, oferecendo infraestrutura para funcionamento da escola em Goiânia, no Jardim América, nas dependências da sede do sindicato. A entidade sindical apoia o trabalho da Funenseg também em Itumbiara, no Sul goiano, e Anápolis, na Região Central de Goiás. Em todas essas cidades, corretores de seguros e aprendizes na profissão recebem qualificação com vistas à certificação pela Susep.

22 | Sincor-Go | Edição 92


Sincor-Go | Edição 92 | 23


Capacitação Entrevista

PALESTRANTES DE ALTO GABARITO Professor da Funenseg, o advogado Jacó Coelho, que tem especialização em Direito Securitário, falou, no dia 31 de março, a 160 corretores associados ao sindicato sobre O papel do corretor de seguros frente às normas do Código de Defesa do Consumidor e do Código Civil. Coelho integra um time seleto de palestrantes convidados pela entidade sindical para capacitar seus corretores de seguros filiados. O advogado lecionou no SINCOR-GO por iniciativa da instituição sindical, da Funenseg e do Sindicato das Empresas de Seguros Privados, de Capitalização, de Resseguros e de Previdência Privada Complementar nos Estados de Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso e Distrito Federal (Sindseg MG/GO/MT/DF). “Para mim, o SINCOR-GO, junto com a federação que o representa, deveriam ser alçados à Ordem dos Corretores de Seguros. Eles buscam a capacitação constante da categoria, até mesmo para mostrar que o seguro é uma instituição séria, compromissada com o

bem-estar social”, avalia. Junto com a Funenseg e o Sindseg, o SINCOR-GO disponibilizou, no dia 7 de abril, outra palestra em seu programa de capacitação de corretores de seguros. Desta vez, com o consultor organizacional Elton Soares, que falou com exclusividade para filiados do sindicato sobre Atitude para resultados - o fazer acontecer.

REFORÇO NO APRIMORAMENTO Entidades parceiras, SINCOR-GO e Funenseg investem juntas no aperfeiçoamento profissional dos corretores de seguros de Goiás. “É uma parceria fundamental, porque o sindicato conhece as necessidades do mercado e informa isso à escola, que mune os corretores com formação adequada às demandas do setor”, esclarece a coordenadora da unidade regional em Goiás da Funenseg, Duaine Afonso Kuhn de Almeida. Cerca de 170 profissionais são capacitados anualmente pelo convênio SINCOR-GO/Funenseg. Com atividades em Goiânia, Anápolis e Itumbiara, corretores de diversas regiões do Estado têm oportunidade de se especializar através de cursos regulares, workshops e palestras disponibilizadas por essa parceria. “Nós oferecemos, também, cursos com vistas à certificação, pela Susep, para

24 | Sincor-Go | Edição 92

corretores de seguros atuarem em ramos específicos, seguindo resoluções que vão sendo editadas pela instituição”, explica Duaine. Os cursos de certificação da Funenseg são levados às diretorias territoriais do SINCOR-GO em Anápolis, Itumbiara e Rio Verde, completa a coordenadora da Escola.


“SER PARTE DO TIME DA LIBERTY SEGUROS É TER A CERTEZA DE RECONHECIMENTO.” B e r n a r d i n h o , t é c n i c o d e v ô l e i.

A Liberty Seguros está sempre ao seu lado, com tudo o que você precisa para ser o melhor e para oferecer excelência aos seus clientes. Entre para o time da Liberty Seguros, que investe cada vez mais nessa parceria de sucesso. Participe do Programa Conexão, o programa de reconhecimento ao corretor.

Saiba mais em:

www.liber tyseguros.com.br/cor retores Sincor-Go | Edição 92 | 25


Artigo

26 | Sincor-Go | Edição 92


A cidade em movimento SINCOR-GO promove a segunda edição do Circuito Vida Segura

O

SINCOR-GO promoveu, no dia 17 de maio, a segunda edição do Circuito Vida Segura, evento de caminhada e corrida que entrou, definitivamente, para o calendário esportivo de Goiânia. Dessa vez, o circuito foi realizado em nova pista: o Parque Areião, um dos cartões-postais da cidade. Corretores de seguros, novamente, tiveram lugar privilegiado no podium ao disputarem categoria exclusiva para eles. A programação desse ano trouxe novidades que começaram já no trajeto. Corretores de seguros, funcionários de companhias seguradoras, prestadores de serviço, atletas profissionais e esportistas em geral fizeram a prova na pista do Parque Areião, situado na Região Sul da capital. Na primeira edição, que ocorreu em 2014, o trajeto do Circuito Vida Segura foi dividido em ruas adjacentes à sede do SINCOR-GO. Atividade consolidada no setor de seguros em Goiás, o Circuito Vida Segura visa a fomentar a prática de esportes como medida preventiva à saúde e bem-estar social. A expectativa do SINCOR-GO é reu-

nir, ano após ano, cada vez mais adeptos dessa iniciativa pioneira no mercado. Foram disponibilizados neste ano dois circuitos. Os atletas puderam optar por 8 quilômetros de corrida ou 3 quilômetros de caminhada. Ao se inscrever, o participante recebeu um kit com camiseta, número para fixação na altura do peito, chip de corrida, boné e uma squeeze. A premiação se deu por faixa etária, com destaque para categoria exclusiva aos corretores de seguros. O segundo Circuito Vida Segura teve como parceiros em 2015 a Bradesco Seguros, Porto Seguro Seguros, Sicoob Credseguro, HDI Seguros, Tokio Marine Seguradora, SulAmérica Seguros, Centauro-On Seguradora, Liberty Seguros e Yasuda Marítima. A atividade contou ainda com o apoio da Escola Nacional de Seguros (Funenseg) e Prefeitura de Goiânia. A organização ficou a cargo da Hanker Live Marketing. Na próxima edição da Revista SINCOR traremos a cobertura completa do evento. Sincor-Go | Edição 92 | 27


Agenda

Com ação beneficente, Arraiá du Sincó reúne em junho integrantes do mercado de seguros Vem aí o Arraía du Sincó. A tradicional festa junina do mercado de seguros de Goiás será realizada no dia 20 de junho, na Chácara Fenícia, em Goiânia. Ao menos 400 integrantes do setor, entre corretores de seguros e funcionários de companhias seguradoras, devem prestigiar a festividade. Serão seis horas de atividade. E para animar o evento, o SINCOR-GO prepara uma programação especial, com canções alusivas à cultura rural e comidas típicas do festejo. A decoração extravagante e a popular fogueira do Arraiá darão colorido especial à festa junina. Os convidados poderão participar, também, do leilão beneficente, que tem sua renda destinada, todos os anos, a instituições filantrópicas que atendem, em Goiânia e na Região Metropolitana, crianças, idosos e mulheres em situação de vulnerabilidade social. Prepare a bota, a camisa xadrez e o chapéu de palha!

28 | Sincor-Go | Edição 92

Arraiá du Sincó Data: 20 de junho Hora: 17h30 Local: Chácara Fenícia | Rua Anaca, quadra Área, s/n, chácara 109, Parque Amazônia, Goiânia (GO).


CALENDÁRIO DO SINCOR-GO EM 2015 Out

Mês do Corretor de Seguros Data: 31/10 Local: a confirmar

Nov

Prêmio Bandeirante Data: 12/11

Dez

Confraternização Anual dos Corretores de Seguros de Goiás Data: 05/12 Hora: 21h Local: Memoratto | Avenida Francisco de Melo, 1360

Sincor-Go | Edição 92 | 29


Cooperativismo

Crescimento da Sicoob Credseguro em 2014 beneficia corretores de seguros filiados à entidade Resultados da cooperativa no ano passado foram apresentados, no dia 21 de março, em Assembleia Geral ocorrida no auditório do SINCOR-GO FOTOS: Luciana Lombardi

F

oi de R$ 11,3 milhões o lucro calculado, em 2014, da Cooperativa de Crédito Sicoob Credseguro, que tem, no seu quadro de associados, corretores de seguros filiados ao SINCOR-GO. O anúncio do resultado da entidade ocorreu no dia 21 de março, em Assembleia Geral Ordinária realizada no auditório do sindicato, em Goiânia. O vice-presidente da SICOOB Credseguro, Joaquim Mendanha de Ataídes, presidiu a assembleia de prestação de contas do exercício de 2014. A taxa de crescimento da cooperativa foi de quase 50% em relação ao exercício 2013, concluído com caixa de R$ 6,3 milhões. De acordo com o diretor Operacional da Sicoob Credseguro, José Rios, o resultado da cooperativa, “que nos bancos seria destinado aos acionistas, na Sicoob é distribuído entre os associados, que além de correntistas, também são donos da instituição”. Essa medida beneficia, ainda, os corretores de seguros filiados à entidade. José Rios esclarece que, no campo do cooperativismo, o lucro - chamado de sobras - é distribuído entre os associados. “Esse é um dos diferenciais do cooperativismo. Além de oferecer produto e serviços financeiros com melhores taxas de juros, menores tarifas e melhor remuneração nas aplicações financeiras dos associados, também divide suas sobras com o cooperado”, completa o diretor superintendente da Sicoob Credseguro, Ubiratan da Conceição Seixas. O balanço financeiro mostra evolução

30 | Sincor-Go | Edição 92

Resultados da cooperativa foram apresentados na assembleia de março

em todos os números da cooperativa. Os seus ativos alcançaram, no ano passado, R$ 100 milhões, com crescimento de 39%. As operações de crédito quase dobraram entre 2013 e 2014, saindo de R$ 47 milhões para R$ 80 milhões. O volume de depósitos também subiu, de R$ 34 milhões para R$ 42 milhões. Para José Rios, os resultados da Sicoob Credseguro não se limitam aos números financeiros, considerados excelentes. A cooperativa, segundo o diretor, colhe bons frutos também no campo da Responsabilidade Social. Em 2014, a instituição financeira, junto com o SINCOR-GO, apoiou e promoveu diversas ações sociais, cumprindo, assim, princípios cooperativistas, como o de apoiar a comunidade local na qual está inserida.


Sincor-Go | Edição 92 | 31


Dia da mulher

Para comemorar o 8 de março, SINCOR-GO promoveu jantar com dezenas de integrantes do mercado de seguros

O

requinte e a sofisticação das mulheres integrantes do mercado de seguros deram o tom das comemorações do SINCOR-GO pelo Dia Internacional da Mulher. Para marcar essa data, celebrada no dia 8 de março, o sindicato promoveu, na antevéspera, um jantar especial, que reuniu dezenas de convidadas no Restaurante Victoria Gourmet, em Goiânia. Tudo foi preparado com carinho pelo SINCOR-GO para exaltar a feminilidade, a delicadeza e a força da mulher. Da decoração, ao cardápio, com destaque para o sorteio de brindes, entre semijoias e sessões de massagem estética. Prestigiaram o evento corretoras de seguros, seguradoras, colaboradoras do sindicato e familiares de associados à entidade. “Nosso objetivo é valorizar as corretoras. Sabemos o quanto a mulher é um ser especial e merece ser homenageada”, explica Carmen Lucy, que ocupa a vice-presidência Institucional e de Relações com o Corretor de Seguros.

32 | Sincor-Go | Edição 92


Entre um bate papo e outro, as mulheres desfrutaram delícias de um apetitoso cardápio

“Sabemos o quanto a mulher é um ser especial e merece ser homenageada.” Carmen Lucy, vice-presidente Institucional e de Relações com o Corretor de Seguros do SINCOR-GO.

Homenageadas receberam flores e presentes distribuídos pelo SINCOR-GO

Convidadas aproveitaram o evento para fazer selfie com as amigas Sincor-Go | Edição 92 | 33


“A mulher é mais direta e dinâmica”, avaliou Liamar Martins Ferreira, da Liacor Corretora de Seguros Anfitriã do evento, Carmen Lucy deu as boasvindas às convidadas junto com as corretoras Evanira Barbosa de Macedo e Inamar de Cássia Borges, que integram a diretoria do SINCOR-GO. “A mulher é mais direta e dinâmica”, definiu Liamar Martins Ferreira, da Liacor Corretora de Seguros. O bom humor feminino também é diferencial na hora de negociar, frisou a profissional. Com forte atuação em concessionárias, Liamar pontuou que nesse ramo as mulheres já estão consolidadas. “Penso que são até maioria”, disse. Maria de Lourdes Monção, da Cenário Corretora de Seguros, que atua no mercado há 15 anos, elegeu o carisma feminino como um dos diferenciais delas perante a concorrência. “A mulher é cativante e transmite mais confiança. Quando conquista o cliente, acaba fidelizando-o. Além disso, nós somos muito dedicadas aos nossos objetivos”, avaliou.

“Muito bacana ver tantas mulheres bem-sucedidas, empresárias, executivas, mães e trabalhadoras”, disse Mariinha Pinto Siriano, gerente comercial da Bradesco Seguros.

O evento foi prestigiado também por executivas do mercado segurador. Gerente comercial da Bradesco Seguros, Mariinha Pinto Siriano representou a seguradora no jantar do SINCOR-GO. Adriana Martinelli Benezath, que é gerente regional da Porto Seguro Seguros, transmitiu às convidadas os cumprimentos daquela companhia. Também compareceram ao evento a gerente comercial da HDI Seguros, Tarcilene Rodrigues; a executiva de contas da HDI Seguros, Raquel Cubas, e a gestora comercial da Liberty Seguros, Ana Carolina Silva. 34 | Sincor-Go | Edição 92

“A mulher é cativante e transmite confiança. Quando conquista o cliente, acaba fidelizando-o”, argumentou Maria de Lourdes Monção, da Cenário Corretora de Seguros


flag

Sincor-Go | Edição 92 | 35


Artigo

Perfil Paulo Borges Campos Jr é economista, graduado pela Universidade Católica de Goiás (UCG), com título de doutor pela Universidade Federal de Goiás (UFG). É especialista em Economia Agrícola, também pela UFG. Consultor econômico, Paulo Borges atua, ainda, como professor universitário e pesquisador do Centro de Pesquisa em Desenvolvimento Regional do Centro Oeste das Faculdades Alves Faria (Alfa). O economista integra os quadros da Rede Goiana para o Equilíbrio Fiscal Sustentável. No setor público, Paulo Borges chefiou a assessoria econômica da Secretaria de Estado da Fazenda de Goiás. 36 | Sincor-Go | Edição 92


Para além do equilíbrio fiscal Anos de 2015 e 2016 devem ser de ajustes econômicos. Por isso, empresários, sejam eles micro, pequenos, médios ou grandes, devem continuar investindo em seus negócios, porém evitando pagamento de juros, limitando seus estoques ao giro de suas mercadorias e observando as tendências de mercado Paulo Borges Campos Jr

O

s anos de 1980 no Brasil foram considerados a década perdida, em razão da forte retração que teve a economia brasileira, principalmente ao se comparar com o período do chamado milagre econômico, entre 1969 e 1973, quando crescemos em média mais de 10%, bem superior ao que crescem hoje a China e a Índia. Nos anos de 1990, a inflação ficou fora de controle, chegando a uma elevação de preços superior a 2.500% em 1993. O tão sonhado controle da inflação somente veio a acontecer em 1994, com o chamado Plano Real, no governo Itamar Franco, que derrubou os preços, levando o país a patamares civilizados de inflação a um dígito. O governo Fernando Henrique Cardoso teve a importante tarefa de consolidar o Plano Real, adotando o chamado regime de metas de inflação, e o governo Lula de respeitá-lo, mantendo os seus princípios básicos em funcionamento, além de fazer o Brasil voltar a crescer. Em 2011, com a posse da presidente Dilma Rousseff, a economia brasileira entra em um processo de descontrole de preços, de queda da produção e de desequilíbrio fiscal, destruindo boa parte dos avanços econômicos conseguidos nos últimos anos. Hoje a realidade da economia brasileira está marcada pela alta da inflação, rompendo o limite superior da meta inflacionária de 6,5% ao ano, queda no nível de atividade econômica, expressa através do Produto Interno Bruto (PIB), com graves consequências para a geração de emprego e de renda para população. Em 2015, no segundo mandato da presidente Dilma, ela teve a sensatez de substituir grande parte da equipe econômi-

ca, saindo Guido Mantega e entrando no comando Joaquim Levy. Com Levy, o equilíbrio das contas públicas passou a ser perseguido com muita determinação, gerando um quadro de segurança nos agentes econômicos nacionais e internacionais, o que pode resultar na retomada dos investimentos produtivos no país. Assim, o Brasil passou a ter políticas econômicas sólidas que devem colaborar para a solução dos problemas pelos quais passa a economia local. Os anos de 2015 e 2016 devem ser de ajustes econômicos, o que vai exigir ainda alguns sacrifícios de empresários e de trabalhadores. Por parte dos empresários, sejam eles micro, pequenos, médios ou grandes, a receita é a mesma: continuarem investindo em seus negócios, porém evitando pagamento de juros, limitando seus estoques ao giro de suas mercadorias, observando as tendências de mercado e o comportamento dos indicadores econômicos, estando atentos às mudanças de percurso da economia brasileira e a legislação vigente, o que vale também para profissionais liberais, particularmente para aqueles da área de seguros. Quanto aos trabalhadores, permanece a necessidade constante do aprimoramento profissional, através da educação, que pode resultar tanto na permanência como na ascensão no emprego, no rígido controle de seus gastos familiares e na restrição de compras a prazo. O Brasil é um país de grandes oportunidades e que exige muita disciplina, confiança e trabalho por parte de todos. Portanto, continue acreditando na pujança da economia local, porém tendo também a clareza dos desafios aqui presentes. Que assim seja. Sincor-Go | Edição 92 | 37


.Expediente

Sincor - GO Rua C-145, 1.036, Qd 337, Lts 21/22, Jd. América, Goiânia-GO | CEP 74255-500

Diretoria Efetiva

Conselho Fiscal Suplente

Joaquim Mendanha de Ataídes presidente

Dastoniel Guilherme Raimundo Edson Costa de Souza Telca Lane Sampaio

Roney Almeida Macedo vice-presidente Administrativo EM EXERCÍCIO Henderson de Paula Rodrigues vice-presidente Financeiro Hailton Costa Neves vice-presidente Técnico Deivid Pereira vice-presidente Social e de Benefícios Amaury Gonçalves da Cunha vice-presidente de Marketing e Relações com o Mercado Carmen Lucy Silva vice-presidente Institucional e de Relações com o Corretor de Seguros em exercício Diretoria não-efetiva Ana Maria Martins de Oliveira Andrade Erasmo Pereira da Silva Evanira Barbosa de Macedo Ieda Marcelino Ribeiro Inamar de Cássia Borges Jairo Cirilo Amaral José Veríssimo da Silva Juvair Gonçalves Ferreira Marcos Mariath Rangel Natanael Pires da Silva Samuel Borges Coelho Vinícius de Araújo Porto Conselho Fiscal Efetivo Renner Araújo Fidelis - presidente Ítalo Watanabe Marcos Carneiro Martins Arruda

38 | Sincor-Go | Edição 92

Comitê de Ética Membros Efetivos Raimundo D. Ribeiro Samuel Azevedo B. Sobrinho Cláudio M. Paula Antônio Oliveira Durães Paulo Cesar Fernandes Rosa Gilson Antônio de Souza Membros Suplentes: José Sousa Rios Júlio Cesar Coelho Guilherme Ronaldo de Amorim Chaveiro Leonardo de Miranda Almeida Sinhorinho Leandro Sousa Antônio Aparecido de Almeida Delegados representantes junto à Fenacor 1º delegado Joaquim Mendanha de Ataídes 2º delegado Lucas de Castro Santos

Revista Sincor Coordenação editorial NOZZZ Comunicação Redação: Allan David Jornalista responsável e edição: Deire Assis Projeto Gráfico: Roni Carvalho Impressão: Art 3 Tiragem: 3 mil exemplares


Sincor-Go | Edição 92 | 39


LOGGIA

*Operação sujeita à análise e aprovação de crédito.

Antecipar sua restituição de Imposto de Renda é poder realizar seus planos agora.

Indique o Sicoob na sua declaração. Você não precisa esperar a Receita liberar sua restituição para receber o dinheiro. No Sicoob, você conta com o Crédito* Pessoal Antecipação de Imposto de Renda, uma linha de crédito rápida para antecipar esse valor, com taxas e condições competitivas. É só indicar sua conta corrente Sicoob na declaração de Imposto de Renda, sem burocracia. Aproveite essa oportunidade para pagar contas, fazer uma viagem ou colocar em prática seus projetos.

São muitas facilidades para você concretizar seus planos desde já. Entre em contato com o Sicoob Credseguro e saiba mais. Fone: (62) 3275-0200 Ouvidoria - 0800 725 0996. Deficientes auditivos ou de fala - 0800 940 0458. www.sicoobcredseguro.com.br

40 | Sincor-Go | Edição 92


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.