SINEPE/DF - Educação Livre Educação

Page 1

E X C L U S I V O Revista SINEPE/DF Edição 001 10 de Abril de 2017

MAIOR ESTUDO ESTRATÉGICO Assessoramento na gestão estratégica de negócios diante da realidade econômica e social do Brasil.


Estudo de Caracterização do Setor de Estabelecimentos Particulares de Ensino do Distrito Federal Relatório Final Brasília, DF 2016 Realização Sebrae no DF SINEPE/DF – Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Distrito Federal Desenvolvimento do Estudo Who – Informações de Mercado Capa, Projeto Gráfico e Diagramação Strauss Comunicação Fotos Banco de Imagem Revisão de texto Professor Francisco Alves Feitoza Professora Regina Maria Abdalla Guimarães Edição Revista Digital Professor Sidiclei Silva de Araújo


SUMÁRIO APRESENTAÇÃO ESTUDO Sebrae no DF SINEPE/DF

PRESIDENTE ÁLVARO MOREIRA

CAPÍTULO 01 Realidade Demográfica e Socioeconômica do DF e suas Tendências

CAPÍTULO 02 Análise dos Dados do Censo dos Estabelecimentos Particulares e Ensino de Educação Básica no DF

CAPÍTULO 03 Pesquisa de Avaliações das Escolas Particulares de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio no DF


E X C L U S I V O Revista SINEPE/DF Edição 001 10 de Abril de 2017

MAIOR ESTUDO ESTRATÉGICO Assessoramento na gestão estratégica de negócios diante da realidade econômica e social do Brasil.

Baixe a revista digital no seu tablet, smartphone acesse conteúdo exclusivo Free downlooad for tablet e smartphone

www.sinepe-df.org


A P E S E N TA O R ÇÃ


ESTRATÉGIA FAZ A DIFERENÇA O presente trabalho tem por objetivo construir uma Caracterização do Setor de Educação Particular do Distrito Federal Com foco nas etapas de ensino de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio. O Sebrae no DF, por meio da UACS – Unidade de Atendimento Coletivo de Serviços, e o SINEPE/DF - Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Distrito Federal idealizaram o estudo e contrataram a Who Informações de Mercado para seu desenvolvimento. A empresa educacional no DF, substancialmente importante para nossa sociedade, emprega milhares de pessoas de forma direta e indireta –seguramente mais de oitenta mil profissionais. Arrecada milhões de reais em tributos, federais e distritais – aproximadamente setenta milhões em ISS no ano de 2016.

Esses números sucumbem à maior e mais significativa importância das escolas: são ilhas irradiadoras do conhecimento, da liberdade, da ética, da construção de um mundo mais sustentável, humano. Enfim, de um futuro que almejamos para o nosso Distrito federal, para o nosso Brasil. Desejo que os leitores desse Estudo, e principalmente os filiados ao SINEPE/DF, encontrem no trabalho informações relevantes e balizadoras tanto para gestão das empresas nos planejamentos estratégicos quanto para uma política educacional de estado mais produtiva e adequada a nossas crianças, aos jovens e aos adultos.


JUSTIFICATIVA O SINEPE/DF, em seus 47 anos de existência, vem desenvolvendo sua missão de representar e agregar instituições de Educação Particular no DF em defesa de seus interesses, da ampliação de sua qualificação e sustentabilidade. Entre os desafios, configura-se a constante necessidade de assessoramento a seus afiliados em relação à gestão estratégica dos negócios diante da realidade econômica e social do País. Nos últimos anos, a estabilização demográfica contribuiu para a queda de matrículas no ensino público, enquanto a remuneração da classe C e o rápido crescimento econômico permitiram que as famílias investissem na Educação Particular, provocando migração de uma rede para outra. No entanto, a realidade não é mais essa. Os impactos das crises econômica, política e ambiental vêm causando instabilidade em diversos segmentos da economia, alterando significativamente o comportamento de consumo das famílias e reduzindo sua capacidade de gasto mensal. A nova realidade certamente irá impactar o Setor de Educação Particular, exigindo novos posicionamentos e práticas de gestão dos negócios, particularmente em busca de inovação, adoção de tecnologias e de práticas de sustentabilidade (ambiental, econômica e social) como modelo de competitividade. Para o Sebrae no DF, configura-se a oportunidade de investigar aspectos relevantes junto ao segmento, uma vez que estudo realizado a partir dos questionários de autoavaliação de Estabelecimentos Particulares de Ensino (serviços de educação) participantes do prêmio MPE Brasil – Prêmio de Competitividade para Micro e Pequenas Empresas nos últimos quatro anos (89 casos) evidencia carências dessas empresas nos aspectos inovação, tecnologia e sustentabilidade. Nesse sentido, o resultado do referido estudo, sustentado em informações atuais de fontes secundárias confiáveis, sob o ponto de vista dos clientes (pais e alunos) e gestores escolares, deverá constituir importante subsídio para a gestão eficiente e o aprimoramento contínuo da atuação do SINEPE/DF e de seus afiliados, bem como do Sebrae no DF, ao evidenciar ações e oportunidades de aperfeiçoamento empresarial em relação aos temas de inovação, tecnologia e sustentabilidade.


ASPECTOS METODOLÓGICOS O Estudo de Caracterização do Setor de Educação Particular no Distrito Federal, com foco nas etapas de ensino de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, está desenvolvido em três capítulos consecutivos. Cada um dos capítulos gerou um relatório individualizado, com própria numeração de gráficos, tabelas e referências bibliográficas. Todos estão reunidos no presente Estudo. Por se tratar de documentos independentes, a consolidação em um único volume buscou apenas praticidade na reunião das informações. Assim, temos o capítulo 1, referente aos resultados do estudo da realidade socioeconômica do DF e suas tendências. O capítulo 2 refere-se à análise dos dados do Censo de Escolas Particulares de Educação Básica no DF, enquanto o capítulo 3 apresenta os resultados da Pesquisa Quantitativa junto a pais/responsáveis de/por alunos matriculados em Escolas Particulares de Educação Básica no Distrito Federal, afiliadas ao SINEPE/DF, complementada pelos resultados da Pesquisa Qualitativa junto a jovens universitários egressos de Escolas Particulares de Ensino Médio. Finalmente, apresenta as conclusões do estudo sob a forma de um Sumário Executivo.


COM A PALAVRA O PRESIDENTE DO SINEPE/DF A empresa educacional no DF, substancialmente importante para nossa sociedade, emprega milhares de pessoas de forma direta e indireta –seguramente mais de oitenta mil profissionais. Arrecada milhões de reais em tributos, federais e distritais – aproximadamente setenta milhões em ISS no ano de 2016. Esses números sucumbem à maior e mais significativa importância das escolas: são ilhas irradiadoras do conhecimento, da liberdade, da ética, da construção de um mundo mais sustentável, humano. Enfim, de um futuro que almejamos para o nosso Distrito federal, para o nosso Brasil. Desejo que os leitores desse Estudo, e principalmente os filiados ao SINEPE/DF, encontrem no trabalho informações relevantes e balizadoras tanto para gestão das empresas nos planejamentos estratégicos quanto para uma política educacional de estado mais produtiva e adequada a nossas crianças, aos jovens e aos adultos. Muito obrigado. ÁLVARO MOREIRA DOMINGUES JÚNIOR Presidente do SINEPE/DF, Presidente do CEDF - Conselho de Educação do DF, Diretor da FENEP - Federação Nacional das Escolas Particulares, Gestor Educacional, professor de Biologia, Engenheiro Agrônomo, Mestre em Gestão Escolar e Empreendedor Educacional


Abril, 2017

CAPÍTULOS DE DESENVOLVIMENTO DO ESTUDO DE CARACTERIZAÇÃO DO SETOR DE EDUCAÇÃO PARTICULAR NO DISTRITO FEDERAL CAPÍTULOS DE DESENVOLVIMENTO DO ESTUDO DE CARACTERIZAÇÃO DO SETOR DE EDUCAÇÃO PARTICULAR NO DISTRITO FEDERAL

CAPÍTULO 01 - Estudo da realidade demográfica e socioeconômica do Distrito Federal e suas Tendências. CAPÍTULO 02 -Análise dos dados do Censo das Escolas Particulares de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio no DF.

CAPÍTULO 03 Pesquisa de Avaliação das Escolas Particulares de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio no DF Pesquisa de Avaliação das Escolas Particulares de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio no DF.



O presente capítulo refere-se aos resultados e pretende apresentar a atual realidade demográfica e socioeconômica do Distrito Federal e seus possíveis impactos no Setor de Educação Particular envolvendo as etapas de: o anos;

ro a cinc e z e d s o n lu a nde a

fantil: ate

• Educação In

nos e se

e aos seis a mental: inicia-s

a • Ensino Fund estende ; por nove anos

do Ensino o in rm té o m io: inicia-se co 3 anos. d é M o in s n E • e estende por s e l ta n e m a d Fun evolução do a r a s li a n a i fo l do capítulo 1 a r e G o v ti je b OO s etapas de a n o c fo m o c Setor articular no DF P o ã ç a c u d E de édio no M o in s n E e e l d ta n ensino sino Fundame n E l, ti n fa In o Educaçã do a expansão n fu e d o n período a p 5, tendo como 1 0 2 a 0 1 0 2 e istrito Federal. d D o d a ic m ô n eco demográfica e nderam te re p s o c ífi c e Esp Os Objetivos ômica do DF n o c e io c o s e demográfica e s li á n a considerado; r o d ra o o b rí e p o • Ela n o r sua evoluçã ais no DF visando avalia lisar os estratos populacion s de ensino na pa • Identificar e a Educação Particular nas eta a que contratam s no DF em o d ; a s a rm d fo ra e is id a s n n co car os profissio r área de habilitação, fi ti n a u q e r a e • Map os 5 anos, po im lt ú sencial ou s re o p n : s o d ra a tu z li ia a c n re e lic reza do curso tu a n a o d n a c fi identi r no DF. la e u , ic ia rt c a n P tâ o is ã d ç a ensino a s para a Educ e õ s lu c n o c r e • Estabelec Mais informações:

www.sinepe-df.org



O Estudo encomendado pelo SINEPE/DF - Sindicado dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Distrito Federal ao Sebrae no DF tem por objetivo

Ser um importante subsídio para a gestão eficiente e o aprimoramento contínuo da atuação do Sindicato Patronal e de seus afiliados no Setor da Educação Particular no Distritio Federal. No âmbito do Sebrae no DF, o Estudo aponta ações e oportunidades de aperfeiçoamento empresarial em relação aos temas de inovação, tecnologia e sustentabilidade setorial da Educação Particular. Este capítulo trata da Análise dos dados do Censo dos Estabelecimentos Particulares de Ensino de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio no DF. Foi construído a partir de consultas ao Censo Escolar do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), Censo Escolar da Secretaria de Estado de Educação do DF (SEED-DF) e outras fontes secundárias. O objetivo foi caracterizar a realidade dos Estabelecimentos Particulares de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio no Distrito Federal. Breve contextualização nacional do Setor Educacional Particular O Setor Educacional Particular representou 1,5% do PIB Nacionala preços básicos (sem adição de impostos e contribuições incidentes sobre bens e serviços), segundo a Fundação Getúlio Vargas (FGV), no ano de 2012. A estimativa foi calculada para o

estudo realizado pela Fundação para a Federação Nacional das Escolas Particulares (FENEP), com dados de 2013, e publicado em 2014 com o título “Números da Educação Particular”. Segundo o Estudo da FGVFENEP, a rede particular de Educação Básica se expande assim como a da Educação Superior, ainda que não de forma homogênea, nas regiões do País e nos níveis educacionais. A modalidade de Ensino a Distância também se expande desde 2002 e se consolida como um espaço de atuação do Setor Educacional Particular. Conforme o Estudo da FGV (2014, p.16), os gastos com educação crescem mais do que o nível de renda. Para as famílias com renda mensal até 3 a 5 salários mínimos, a proporção de gastos educacionais é de 6,33%. Na faixa seguinte, até 15 salários mínimos, esta parcela se eleva para 7,33%, e na terceira, acima de 15 salários mínimos, chega a 7,77%. Ainda que o Setor Educacional Particular apresente expansão e, com isso, amplie a oferta de Educação Superior no Brasil, dados do Censo Escolar de 2012, segundo o INEP (2014, p. 37), apontam que a “taxa de escolarização bruta dos 20% mais ricos supera em mais de 10 vezes a taxa bruta dos 20% mais pobres, refletindo a desigualdade de acesso à Educação Superior quando se considera a renda”. É nesse cenário que o presente estudo foi desenvolvido.



Pesquisa Quantitativa junto a Pais/ Responsáveis de/por Alunos Matriculados em Estabelecimentos Particulares de Ensino de Educação Básica no Distrito Federal, afiliadas ao SINEPE/DF Esta pesquisa é parte integrante do projeto Estudo de Caracterização do Setor de Estabelecimentos Particulares de Ensino no Distrito Federal, com foco nas etapas de ensino de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, um projeto conjunto do SINEPE/DF - Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do DF e Sebrae no DF. Esta pesquisa é parte integrante do projeto Estudo de Caracterização do Setor de Estabelecimentos Particulares de Ensino no Distrito Federal, com foco nas etapas de ensino de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, um projeto conjunto do SINEPE/DF - Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do DF e Sebrae no DF.

A pesquisa teve por objetivo ouvir pais e/ou responsáveis de/por alunos matriculados em Estabelecimentos Particulares de Ensino de Educação Básica, afiliados ao SINEPE/DF, buscando conhecer suas experiências, expectativas, sugestões e críticas para o aprimoramento dessas instituições. Trata-se de uma pesquisa on-line com pais ou responsáveis de/por alunos matriculados em cada uma das etapas de ensino da Educação Básica: Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio.

A pesquisa com dados primários teve por objetivo subsidiar o SINEPE/DF com indicativos para liderança e gestão junto a seus afiliados, e o Sebrae no DF com indicativos para atuação estratégica na carteira de Serviços – Educação. Para ambas as instituições, a pesquisa também teve o objetivo de apontar ações de inovação, tecnologia e sustentabilidade para o aperfeiçoamento empresarial. Conforme Censo Escolar do INEP/2014, 80,47% das Escolas Particulares do Distrito Federal se declararam particulares e tendo como mantenedores grupos empresariais e empresas/pessoas jurídicas. Do total de Escolas Particulares não conveniadas, 38,6% contavam com até 10 turmas, o que é considerado pela literatura educacional como escola de pequeno porte, e 82,5% das escolas contavam com até 30 turmas. Ou seja, predominavam no Distrito Federal escolas de pequeno e de médio porte, um público-cliente alinhado à esfera de atuação do Sebrae no DF. Nesse contexto, os centros das atenções são a escola e o ambiente educacional que ela proporciona a seus alunos, influindo nesse ambiente negocial os pais e os gestores.



Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.