Revista Atividade de Pesquisa II

Page 43

No Brasil, a educação a distância está em uma fase promissora, pois se tornou uma opção de aquisição de novos conhecimentos, com a finalidade de agregar um maior número de pessoas, diminuir as dificuldades geográficas, minimizar os custos e otimizar o tempo [Blascaet al. 2010]. Nesse contexto as TE juntamente com a EaD também vai possibilitar o ensinoaprendizagem de pessoas com dificuldades físicas ou mentais, como é o caso do trabalho de Blascaet al. (2010): Novas Tecnologias Educacionais no Ensino da audiologia, que consiste na elaboração e aplicação de um modelo de teleducação interativa para o ensino da audiologia do curso de Fonoaudiologia de uma universidade pública do município de Bauru em São Paulo, utilizando-se uma ferramenta em que 13 participantes teriam acesso ao conteúdo teórico de uma disciplina e estes poderiam ouvir e interagir como se elas estivessem em uma sala de aula, porém com a diferença que teriam a possibilidade de repetir quantas vezes achasse necessário. O nome da ferramenta é Cybertutor que é um tutor eletrônico baseado na internet, como mostra a figura 1.

Figura 1: Tela do Cybertutor. Fonte:Blascaet al.,2010, pag. 4.

Uma pesquisa constatou que as disciplinas e cursos em enfermagem ainda não eram oferecidos na modalidade a distancia “porque muitos dos docentes desconhecem as suas possibilidades de aplicação e as inovações pedagógicas que podem implementar durante seu desenvolvimento” [Cogoet al. 2011, p. 2], a partir dai propuseram um curso a distancia que demonstrasse como as Tecnologias Educacionais Digitais (TED) poderiam ajudar no ensino de enfermagem, neste curso participaram docentes do curso de enfermagem que identificaram a importância de utilizar as TED’s nos cursos de enfermagem, mesmo que sejam somente com os discentes.

3. Tecnologias Educacionais no Ensino Pedagógico de Crianças Outra área que as TE’s exercem forte influencia é no ensino pedagógico de crianças, que possibilita o desenvolvimento de objetos educacionais para facilitar este ensinoaprendizagem. Porém, conforme Behar e Torrezzan (2009) há ainda muitas falhas na construção desses objetos educacionais, considerando que seja necessária a criação de materiais pedagógicos, em que possibilitem ao usuário uma aprendizagem autônoma, crítica, divertida, surpreendente e construtivista.

41 | P á g i n a


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.