Jornal mar2015

Page 1

1

Ceará em Brasília Jornal da Casa do Ceará

www.casadoceara.org.br

DEVOLUÇÃO GARANTIDA

CORREIOS

Ano XXVI - 273 - Março de 2015

Atividades realizadas pela Casa do Ceará em 2014. Leia mais nas págs. 15 e 20

Diretor Jurídico João Rodrigues Neto, Diretor de Planejamento e Orçamento Carlos Euler Perpetuo.

Titular do Conselho Fiscal José Colombo de Souza Filho, Diretora de Promoção Social Maria Áurea Magalhães, Diretor de Obras Nilton Pessoa Cavalcante, Associado José Alves de Melo e Diretor Administrativo e Financeiro Evandro Pedro Pinto.

Associado José Adirson Vasconcelos, Associado José Mário dos Santos, Titular do Conselho Fiscal José Carlos de Carvalho e esposa.

Leia nesta edição Expediente, pág. 2 Espaço Luciano Barreira, pág. 2 Conversando com o Leitor, pág. 2 Samburá - pág. 3 Camilo Santana acompanha a chegada da água em Crateús, pág. 4 Gás natural: Cegás concluiu 80% da nova linha de distribuição, pág. 4 TAM anuncia novos voos no Ceará, pág. 4 Anúncio de José Lírio, pág. 4 Missa de São José na Casa do Ceará, pág. 5 Anúncio do Uniceub, pág. 5 Leituras I - a poesia de José Jarbas Mota, Povo Cosmopolita, pág. 6 Desembargador Gladyson Pontes assume a Central de Conciliação do Judiciário, pág. 6 Tribunal aprova indicação de desembargadoras para Cejai e CIJ, pág. 6 Leituras II - Artigo de Wilson Ibiapina, Banho de Perfume, Pág.7. Governador realiza primeira visita oficial à Companhia Siderúrgica do Pecém, pág. 7 Leituras III - Artigos de Gonzaga Mota, Qual o caminho? e Democracia, pág.8 Seminário São José do Crato fez 140 anos, pág. 8 Leituras IV - Artigo de JB Serra e Gurgel, A hora e a vez do bravo povo paulistano, pág.9 Câmara prorroga atual política do salário mínimo, pág. 9 Comendador Albery Mariano é homenageado na Casa do Ceará, pág.10 Anúncio de M. Dias Branco, pág. 11 Leituras V - Artigo de João Soares Neto, As banalidades dos assaltos, das mortes e das contrafações no Brasil, pág.12 Leituras VI - Artigo de Batista de Lima, Coceira Futebol Clube, pág. 13 Água Doce: 222 comunidades rurais cearenses receberão dessalinizadores para poços artesianos, pág. 13 Ministro da Cultura apresentou em Fortaleza ações do Governo Federal no Diálogos Culturais, pág. 13 Leituras VII - Artigo de Macário Batista, Humildade, pág. 14 Para assegurar maior proteção à mulher, foi sancionada a lei do feminicídio, que alterou o Código Penal e classificou de crime hediondo a matança de mulheres, pág.14. Judiciário e PM lançam “Ronda Maria da Penha” para combater violência doméstica, pág. 14 Leituras VIII - Artigo de Paulo Gurgel da Silva, Coletânea de Entrementes, pág. 15 Deputado Agenor Neto destaca a Faculdade de medicina de Iguatu, pág. 16 Anúncio da Nacional Gás, pág. 16 Ceará terá R$ 400 milhões de “royaties” do pré-sal, pág. 16 Governador Camilo em reunião da bancada do NE em Brasília/DF, pág16 Campanha do Agasalho, pág. 17 Expecativa de vida do cearense cresce 3,4 anos, pág. 17 Leituras IX - Artigo de Edmilsom Caminha, Orgulho de ser marista, pág. 18 Fortaleza: 289 anos. A maior cidade do Nordeste, um dos maiores destinos turísticos do país, arte, cultura, hotelaria e cozinha, pág; 18 Leituras X - Humor Negro e Branco Humor, pág 19 Os Cearenses na Cozinha de Brasília, pág. 19 Assembleia Geral aprovou contas de 2014 e planos de 2015 da Casa do Ceará. Anúncio do Beach Park, pág. 20

Associado José Mário dos Santos, Diretor Jurídico João Rodrigues Neto, Titular do Conselho Fiscal José Colombo de Souza Filho, 2° Vice Presidente Luiz Gonzaga de Assis e 1° vice Presidente José Sampaio de Lacerda Júnior.

Suplente do Conselho Fiscal José Aldemir Holanda, Associado João Jacob Gonçalves, Suplente do Conselho Fiscal Antonio Florêncio da Silva.

1° Vice Presidente José Sampaio de Lacerda Júnior, Diretor de Saúde Francisco Machado da Silva, Diretor de Educação e Cultura Vicente Nunes de Magalhães.

Casa do Ceará homenageou Personalidades. Leia mais na pág. 12

Assistente Social Ivete Simonette do Amaral, Diretora de Promoção Social Maria Áurea Magalhães, Superintendente Antônia Lúcia Guimarães Aguiar, Comendador Francisco Albery Mariano, Cleuza Luíza Mariano e José Adirson de Vasconcelos.

Advogado João Estenio Campelo ao lado do Empresário Antonio José Matias de Sousa.

José Adirson de Vasconcelos, Superintendente da Receita Federal José Oleskovicz, Presidente da Casa do Ceará Osmar Alves de Melo e Raimundo Vasconcelos Aguiar.

Presidente da Casa do Ceará Osmar Alves de Melo ao lado do Empresário Elson Cascão.

Diretor de Planejamento e Orçamento Carlos Euler Currlin Perpetuo e Presidente da Associação dos Que Querem Bem a Sobral e ao DF Elaudy Aguiar.

Ex-governador Cid Gomes inaugurou o Centro de Formação Olímpica.

(Ladir Aguiar com o Presidente da Casa do Ceará Osmar Alves de Melo)

Esposas de diretores da AQQB com Ladir Aguiar, Suely, Sara e Miguel.

Presidente da Casa do Ceará, Osmar Alves de Melo, ladeado por Carlos Aguiar e Ladir Aguiar

Ladir Aguiar recebe o título de sócio benemérito das mãos do Diretor de Planejamento e Orçamento da Casa do Ceará, Carlos Euler Currlim (Calela).

Diretoria da AQQB com o agraciado da noite.

Diretores da AQQB, esposas e filhos.

Casa do Ceará mandou celebrar missão de São José em 19 de março. Leia mais na pág. 5


acesse o site: www.casadoceara.org.br

Espaço Luciano Barreira Cantada pelo Computador

Edi t o r i a l

É sempre assim: quando um governador de Estado “grande” propõe alguma coisa, a badalação e a babação dão mídia e repercutem. Quando um governo de Estado “pequeno” propõe alguma coisa, por mais justa que seja, a recepção é mínima e o deboche aparece. O Governador de São Paulo propôs um plano para caçar água e viabilizar São Paulo. O Brasil assistiu aos prantos a seca que desabou sobre a Cantareira. Paulista não viu seca. Mas ameaça de racionamento, fez São Paulo ficar de ponta cabeça. Nós cearenses caminhamos para o quarto ano de seca. O Governador do Ceará elaborou com sua equipe um Plano não de combate a seca, mas de convivência com ela. O governador achou ótima sua proposta e peregrinou pelos gabinetes de Brasília, em meio ao rolo do Petrolão, em que o Estado foi vitima de uma sacanagem monumental e histórica. Visitou quatro ministros que viram, mas não tiveram nem a sensibilidade de registrar nos sites dos seus Ministérios a proposta. Pareciam cansados, distantes, alheios, alienados, enfastiados com alguma coisa que precisa ser feita para mitigar o sofrimento de 8 milhões de cearenses. Para nós, o tratamento foi desrespeitoso e desprezível! Não se constrói uma Federação com o desenho que aí está. São Paulo lá na frente produzindo quase 60% da riqueza do país e ignorando olimpicamente o que acontece ao seu redor. O país também cansou do centralismo da União que impõe suas intenções boladas em Brasília para favorecer uma camarilha. Só presta o que é pensado em Brasília, os sonhos surgem em gabinetes, as esperanças crescem com os oprimidos e morrem nas mesas dos corruptos Inácio de Almeida (Baturité) Diretor Expediente

Fundada em 15 de outubro de 1963 Fundadores – Chrysantho Moreira da Rocha (Fortaleza) e Álvaro Lins Cavalcante (Pedra Branca) Diretoria Presidente - Osmar Alves de Melo (Iguatu): José Sampaio de Lacerda Junior (Fortaleza), 1º vice; Luiz Honzaga de Assis, (Limoeiro do Norte) 2º vice; Evandro Pedro Pinto (Fortaleza), Administração e Finança..., Carlos Euler Curlin Perpétuo (Joinville/SC) Planejamento e Orçamento; Vicente Magalhães (Aurora), diretor de Educação e Cultura; Francisco Machado da Silva (Pedra Branca), Saúde; JB Serra e Gurgel (Acopiara), Comunicação Social, general Nilton Pessoa Cavalcante (Iracema) Obras, Maria Áurea Assunção Magalhães (Fortaleza), Promoção Social, e João Rodrigues Neto (Independência), Jurídico. Conselho Fiscal Membros efetivos: José Ribamar Oliveira Madeira (Uruburetama), José Colombo de Souza Filho (Fortaleza) e José Carlos Carvalho ( Itapipoca); Membros suplentes: Antônio Florêncio da Silva (Fortaleza), e José Aldemir Holanda (Baixio). Jornal da Casa do Ceará Fundador e Editor Emérito - Luciano Barreira (Quixadá) Conselho Editorial Ary Cunha (Fortaleza), Carlos Pontes (Nova Russas), Edmilson Caminha (Fortaleza), Egidio Serpa (Fortaleza), Frota Neto (Ipueiras), Geraldo Vasconcelos (Tianguá), Gervásio de Paula (Fortaleza), Haroldo Hollanda (Fortaleza), Jorge Cartaxo (Crato), J. Alcides (Juazeiro do Norte), José Jézer de Oliveira (Crato), Lustosa da Costa (Sobral), Marcondes Sampaio (Uruburetama), Milano Lopes (Fortaleza), Narcélio Lima Verde (Fortaleza), Orlando Mota (Fortaleza), Paulo Cabral Jr. (Fortaleza), Raimunda Ceará Serra Azul (Uruburetama), Roberto Aurélio Lustosa da Costa (Sobral) e Tarcisio Hollanda (Fortaleza). Diretor Inácio de Almeida (Baturité) Editores JB Serra e Gurgel (Acopiara) e Wilson Ibiapina (Ibiapina) Gurgel@cruiser.com.br / wilsonibiapina@globo.com Editoração Eletrônica Casa do Ceará Distribuição Antonia Lúcia Guimarães Circulação O jornal não se responsabiliza por textos assinados. Banco de dados com apoio da ANASPS - Brasília – DF SGAN Quadra 910 Conjunto F - Asa Norte | Brasília-DF CEP 70.790-100 | Fone: 3533 3800 casadoCeará@casadoCeará.org.br / www.casadoCeará.org.br

Fevereiro/15

2

15) O que é um pontinho vermelho no meio da porta? Um olho mágico com conjuntivite.(essa foi demaisssss!!!) 16) O que o canibal vegetariano come? A planta do pé, a maçã do rosto e a batata da perna. 17) Por que as estrelas não fazem miau? Por que Astro-no-mia. (a melhor) Advinhe 18) Por que a vaca foi para o espaço? 1) O que é um cigarro de maconha feito com papel Para se encontrar com o vácuo. (muito boa..) de jornal? 19) O que o espermatozóide falou para óvulo? Baseado em fatos reais. Deixa eu morar com você porque a minha casa é um saco... 2) Qual é o fim da picada? (hahahaha) Quando o mosquito vai embora. A tristeza do português 3) O que são dois pontos pretos no microscópio? Tarde da noite. Manuel chega em casa abatido, cabisbaixo, Uma blacktéria e um pretozoário... (politicamente e Maria vai logo incorreto) perguntando: 4) Qual é a comida que liga e desliga? - O que foi que houve, Manuel?Aconteceu alguma coisa? O Strog-ON-OFF. (PUTZ!) E o portuga responde: 5) Como se faz para ganhar um Chokito? - Uma tragédia, Maria! É só colocar o dedito na tomadita. Estive no doutor esta tarde e ele disse que eu vou ser castrado! 6) Qual o vinho que não tem álcool? Maria pergunta, assustada: Ovinho de Codorna. (afff...) - Castrado, Manuel? mas o que é que você tem? 7) O que é que a banana suicida falou? E ele: Macacos me mordam!!! - Peguei um tal de colesterol! E a única solução vai ser 8) Qual é o doce preferido do átomo? cortar os ovos! Pé-de-moléculas. O PRIMEIRO CAUSO DE PORTUGUÊS. 9) O que é uma molécula? A adúltera estava para ser apedrejada, quando Jesus resolveu É uma meninola muito sapécula. interceder em seu favor diante da multidão que ali estava... 10) Como o elétron atende ao telefone? Jesus disse: Próton!! (excelente!) -”Quem nunca errou antes, que atire a primeira pedra!” 11) O que um cromossomo disse para o outro? O português, naturalmente presente em todos os lugares e Oh! Cromossomos felizes! (kkkkkk) épocas, empolgou-se, pegou num tremendo tijolo e acertou na 12) Como as enzimas se reproduzem? testa a adúltera, que caiu desmaiada! Fica uma enzima da outra. Jesus, estarrecido, foi direto ao portuga, olhou-o bem nos 13) Qual é a parte do corpo que cheira bacalhau? olhos e perguntou: O nariz. - Meu filho, diz-me a verdade... Nunca erraste na tua vida? 14) O que é um ponto marrom no pulmão? O português respondeu: Uma brownquite. (boa, boa!) - Desta distância, NUNCA!!! O rapaz: “Oi, quero te conhecer melhor, sou deputado pelo PT há 10 anos e sou honesto”. A moça: “Oi, muito prazer, sou prostituta há 10 anos e sou virgem...”

Conversando com o Leitor

+ Os nossos sites continuam bombando, mesmo quando estão no piloto automático.

dades da Casa do Ceará em 2014, elaborado pela Superintendente Antônia Guimarães.

+ O site principal é o da Casa www:casadoceara.org.br que registrou em fevereiro 5.752 visitas, com 4.725 usuários e 11.969 visualizações de páginas, por nacionais de 14 países e de brasileiros de 118 cidades. Gratos a todos.

+ O nosso site: www.casadoceara.org.br chegou a 244.969 visitas. Estamos beirando as 250 mil.

+ Fomos visitados na Índia, (nova Delhi e Mumbai) Estados Unidos (Boardman), Áustria, Alemanha, França, Bolívia, Canadá, Israel, Iran, Moçambique, Holanda, Suécia e Timor Leste.

+ O site www.brasilia50anosdeceara.com.br alcançou 68.548 visita e segue sendo um ícone de referência histórica. + o nosso site www.casadoceara50anos.com.br chegou a 5.801 visitas complementando nosso acervo de 300 cearenses que fizeram história em Brasília.

+ No Brasil, fomos vistos em Brasília, Goiânia, Fortaleza, São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Belo Horizonte, Recife, Porto Alegre, Campinas, Niterói Natal, Vitoria, Sobral e Unaí.

+ Nosso Facebook está bombando, registrando 953 visitas, 450 cliques nas publicações, 1.047 curtidas com comentários e compartilhamentos. Isto nos dá força e presença na web.

+ No mês de março tivemos 6.871 visitas e 5.330 usuários. De 42 países e de 220 cidades brasileiras. É a força da comunicação. É a presença da Casa no webspace.

+ Agradecemos carta da sra. Maria Isabel Cristina Monte Barroso com pesadas críticas ao padre Zé, ex-deputado Federal, hoje trabalhando em Fortaleza. Perguntamos a d. Maria Isabel se podemos encaminhar seu texto ao padre José Linhares.

+ Fomos visitados nos Estados Unidos (Boardman), Índia (Nova Delhi). China, Canadá, Espanha, Israel, Itália, Japão, Rússia, França, Reino Unido, Holanda, Uruguai, Argentina, Alemanha, Coreia do Sul, Portugal e Angola. +No Brasil fomos vistos em Brasília, Fortaleza, Goiânia, São Paulo, Rio de Janeiro, Cuiabá, Belo Horizonte, Recife, Porto Alegre, Salvador, Campinas, São Bernardo do Campo, Juazeiro do Norte, Maringá, Balneário Camboriú e Campo Grande. + Pedimos aos leitores para que leiam o balanço das ativi-

acesse o site: www.facebook.com/casadoceara

+ Recebemos o Binóculo, edição de fevereiro, com artigos de Dias da Silva, Batista de Lima, CaIo Porfirio Carneiro, Pedro Luiz C. Oliveira, Maria Lúcia Rangel, além das poesias de Edésio Batista, Clauder Arcanjo, Francisco Carvalho, José Teles da Silva, e Juracy Paixão. Dias da Silva destaca o cordel de José Teles da Silva, poeta, compositor da Academia Lavrense de Letras, sobre a História da passagem de Lampião por Lavras da Mangabeira em 1927.

Ceará em Brasília


acesse o site: www.casadoceara50anos.com.br

SAMBURÁ - Avenida Beira Mar Shéridan Estérfany Oliveira de Anchieta Casada com o ex-gvernador de Roraima, Anchieta Júnior (Jaguaribe) Atividades Profissionais e Cargos Públicos: Secretária de Estado da Promoção Humana e Desenvolvimento, Governo do Estado, 2008-2014. Condecorações Medalha de Honra ao Mérito Ottomar de Sousa Pinto, Casa Militar do Governo do Estado, Boa Vista, RR, 2008; Título Honorífico Amigo da Polícia Militar, Polícia Militar de Roraima, Boa Vista, RR, 2009; Orgulho de Roraima, Assembleia Legislativa, Boa Vista, RR, 2012; Diploma de Destaque Luso-Brasileiro em Desenvolvimento Sustentável, Instituto Ambiental Biosfera e Câmara Municipal de Lisboa, 2013. Eleição programada no TRE Em sessão residida pelo juiz Luís Praxedes Vieira da Silva, o Tribunal Regional Eleitoral do Ceará elegeu, por aclamação, os desembargadores Antônio Abelardo Benevides Moraes e Maria Nailde Pinheiro Nogueira para a presidência e vice-presidência do TRE, respectivamente, no próximo biênio, que terá início no dia 12 de junho de 2015. Os dois desembargadores haviam sido indicados pelo Pleno do Tribunal de Justiça do Ceará para assumir os cargos na Justiça Eleitoral, no último dia 12 de março. 60 anos Os 60 anos de Vanda Lúcia Gurgel Diniz foram comemorados no clube do Exército, do SMU, presentes seus familiares de Acopiara, mãe, Fransquinha, irmãos Chiquinho com Laurinha; Auriberto, Leinha com Cláudio, Vera com Mauro, e Jerusa. Dr. Chiquinho Gurgel que é médico e integra uma banda de médicos deu uma canja; Vandinha estava acompanha de seu marido, dr. Diniz, e dos filhos, Dimitri e Lívia, genro e o neto, Pedro. Uma legião de amigos participou, como Luis Pirão e Jucineide. Normélia Nogueira, Novo bota-fora No Kifilé, reunião de cearenses para novas despedidas de B. de Paiva e Lurdinha, organizadas por Inácio de Almeida, presentes Otomar Carvalho, Leonam Moreira de Souza, José Jezer de Oliveira Valdo Facó, Geová Sobreira, Wilson Ibiapina, Moema Santiago, JB Serra e Gurgel, Luis Joca, José Sampaio de Lacerda Jr. Aos 84 anos, com saúde e pensando grande, B, de Paiva está procurando trabalho. Fátima Bernardes No seu programa Encontro em que homenageou os 450 anos do Rio de Janeiro, Fatima Bernardes levou ao programa um garçom cearense, Juninho, de Santa Quitéria, homenageando os cearenses na cozinha do Rio de Janeiro. Juninho chegou ao Rio com 18 anos e há 21 anos está na batalha. Alias, os cearenses dominam a alta cozinha do Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília.

Ceará em Brasília

Tadeu Alencar Francisco Tadeu Barbosa Alencar (Juazeiro do Norte) foi eleito deputado federal pelo PSB de Pernambuco, com 1º turno: 102.669 votos e já está em Brasília. Ao tomar posse apresentou declaração de bens no valor de: R$ 685.390,29 Juntou-se à deputada Erika Kokay (Fortaleza) (PT-DF) e Francisco Everardo Oliveira Silva Tiririca (Jaguaribe) como os cearenses que estão na Câmara dos Deputados. Encontrão O senador José Serra esbarrou no seu colega Eunício Oliveira e lhe disse que precisava ter uma conversa com ele, para conhece-lo melhor. Quando? Iguatu As três universidades estaduais do Ceará – UECE, UVA e URCA tem um campus comum em Iguatu, na área que pertenceu à CIDAO e que foi recuperada pelo ex-governador Cid Gomes. Estão criadas as condições para que Cid transforme o campus em uma universidade federal, agora que está com a caneta na mão. E que venha com cursos de Engenharia, Medicina, Veterinária, Química e Física. Outro cearense na educação Jesualdo Pereira Farias, atual reitor da Universidade Federal do Ceará, aceitou o convite para assumir a Secretaria de Educação Superior, órgão subordinado ao Ministério da Educação. Deixa a reitoria; assume o vice, Henry de Holanda Campos. Maldade Um repórter da Globo vociferou no carnaval que 2 milhões de pessoas estavam nas ruas do Recife, atrás do Galo da Madrugada Ocorre que a população do Recife é de 1 milhão. Menos que as populações de Guarulhos, São Paulo, e São Gonçalo, Rio de Janeiro, terra de Benito de Paula e Claudia Leite. Nos hotéis do Recife, não há 20 mil camas. Dois milhões só se fosse em dois andares... O exagero da Globo lembra o que anunciou: 4 milhões de paulistas na Parada Gay, 25% da população da capital e 1 milhão na Festa do Peão Boiadeiro, de Barretos/SP, com capacidade hoteleira de mil camas... Vão ser ruins de conta lá no Curu... Seria melhor pedir emprestado o medidor da PM. Siderúrgica do Pecém no fim de 2015 Nos corredores da Federação das Indústrias do Ceará não há sinal de dúvida quanto à conclusão das obras da usina siderúrgica do Pecém. Desde o gabinete do seu presidente, Beto Studart, ao do presidente do Sindicato da Indústria Metalmecânica, Ricard Pereira, há a certeza de que, com 85% de sua implantação já concluídos, a usina entrará em operação de testes no fim deste ano. Depois de absorver investimentos privados de US$ 4,8 bilhões.

Dilma atende solicitação de Eunício Está confirmada! A tão esperada instalação da Faculdade de Medicina em Iguatu irá finalmente se tornar realidade. A solicitação foi feita pelo senador Eunício Oliveira, foi prontamente atendida pela presidente Dilma Rousseff durante um jantar com lideranças do PMDB. A instalação do curso no município é uma luta do senador e de toda a classe política da Região Centro-Sul do Estado. Em 2013, Eunício já havia conversado com o então ministro da Educação, Aloísio Mercadante, sobre a extensão de Universidades Federais para o interior. Ciente do potencial da cidade de Iguatu e defensor da interiorização dos investimentos Eunício Oliveira acredita que a instalação da faculdade irá alavancar o desenvolvimento da região Centro-Sul, bem como criar mecanismos para a ampliação de nova tecnologias. De costelas Peixoto Jr. (Jardim) escritor, morador de Brasília, escreveu e Z´Júnior nos mandou: “Napoleão Neves . em carta,: “fraturei uma costela. Dos males o menor”. Respondi-lhe Fraturar uma costela Não se enquadra em mal menor Por existir ao redor Relacionado com ela Uma história muito bela Que toda atenção requer, Afinal, ela é que pé A glória da criação: Oois da costela de Adão Foi que Deus fez a mulher”. Nilson Holanda Missa de sétimo dia em homenagem ao ex-presidente do Banco do Nordeste, Antônio Nilson Craveiro Holanda (Limoeiro do Norte), foi realizada em Fortaleza (CE) e Brasília (DF). Nilson Holanda faleceu aos 79 anos em Brasília, após complicações cardíacas. Petrobras agride Ceará O deputado Ely Aguiar (PSDC) criticou a devolução do terreno onde seria construída a refinaria Premium, da Petrobras, para o Governo do Estado. A informação foi anunciada pelo diretor de Abastecimento da Petrobras, Jorge Celestino Ramos, na Câmara Federal. O mesmo procedimento será adotado no Maranhão.“Foram vários anos de enganação, de calote eleitoral. O cearense tinha a refinaria como redenção, e tudo não passou de mentira”, lamentou o deputado. Para ele, “a enganação veio desde o governo Lula”.Ely Aguiar também falou sobre a frustração de empresários que investiram no entorno do equipamento, localizado no Pecém. Como exemplo, ele citou a construção de hotel e centro comercial na região. “Agora, o proprietário não sabe o que fazer”, informou.

acesse o site: www.brasilia50anosdeceara.com.br

3

Fevereiro/15


acesse o site: www.casadoceara.org.br

Camilo Santana acompanha a chegada da água em Crateús

Gás natural: Cegás concluiu 80% da nova linha de distribuição

Estou muito feliz. Tenho certeza que a nossa qualidade de vida ficará muito melhor a partir de agora aqui em Crateús”. A felicidade da dona de casa Maria do Rosário, 62, tem justificativa: a adutora de 156 quilômetros, a maior já construída pelo Governo do Estado, foi finalizada e a água chegou para abastecer o município em 02.04. O início do abastecimento, por volta das 21h15, foi acompanhado pelo governador Camilo Santana. “É com grande alegria que acompanho a chegada da água aqui em Crateús. Ainda faltam alguns ajustes para que a adutora funcione plenamente, mas já podemos dizer que a cidade será novamente abastecida. Aproveito aqui para agradecer aos técnicos que tornaram a adutora realidade e pedir que a população use a água de forma responsável, sem desperdícios”, disse o governador Camilo Santana. Adutora A adutora está localizada no âmbito da Bacia Hidrográfica do Acaraú/Sertão de Crateús, transportando água do Açude Araras, na Região Norte, para uma população de mais de 110 mil habitantes nos municípios de Nova Russas e Crateús. A extensão do equipamento é de 156 km, com quatro estações elevatórias e vazão de 205 litros por segundo, o equivalente a 738 metros cúbicos por hora. Para Nova Russas, a vazão é de 75 litros por segundo (270 metros cúbicos/hora), enquanto que para Crateús são 130 litros por segundo (468 metros cúbicos/hora). A potência instalada é de 2.325 CV. A obra recebeu investimento da ordem de R$ 82,48 milhões.

A Companhia de Gás do Ceará (Cegás) está implantando uma nova linha tronco para transporte de gás natural entre Fortaleza e o município de Aquiraz, de modo a atender a crescente demanda de condomínios e indústrias que se instalam daquela área ao leste da Capital. O gasoduto subterrâneo terá 24,9 km de extensão atravessando, além de Fortaleza, os municípios de Aquiraz e Eusébio. O equipamento está 80% concluído e deverá ficar pronto ainda em junho próximo. O investimento é de R$ 19,5 milhões. O gasoduto está utilizando tubulação de 10 polegadas de diâmetro, feitas de aço-carbono, podendo transportar até 500 mil metros cúbicos de Gás natural por dia. Em Fortaleza a Linha passa pelos bairros de Messejana, Cambeba, Cidades dos Funcionários, Engenheiro Luciano Cavalcante, Guararapes, Cocó e Papicu em Fortaleza. A implantação está sendo executada pela Construtora Elevação Ltda. Edgard Bastos, gerente comercial da Cegás, explica que o equipamento dará maior segurança operacional ao sistema ao atingir a linha tronco já existente - que já possui mais de trinta anos de implantação - partindo de um ponto de entrega da Petrobras no Mucuripe até o Distrito Industrial em Maracanaú. A nova linha beneficia ainda o Pólo Industrial Tecnológico da Saúde (PITS), em implantação no município de Eusébio, bem como os diversos condomínios implantados e projetados para aquela região. Cerca de 121 unidades industriais utilizam o gás natural disponibilizado pela Cegás em Fortaleza e na Região Metropolitana. A oferta para este segmento está hoje em torno de 300 mil m³/dia. Na indústria, o gás natural pode ser usado como combustível para fornecimento de calor, como matéria-prima em vários setores: químicos, metalúrgico, plástico, cerâmico, farmacêutico, têxtil, na geração de eletricidade e projetos de co-geração.

TAM anuncia novos voos no Ceará

No caso de Juazeiro do Norte, estão previstos voos entre a cidade cearense e Brasília e também entre Juazeiro e Recife Divulgação De olho no aumento da demanda por transporte aéreo doméstico, que em janeiro deste ano registrou crescimento de 9,1%, a TAM Linhas Aéreas anunciou novos voos em três aeroportos do País. Dentre os aeródromos que contarão com novos voos está o Aeroporto Orlando Bezerra de Menezes, localizado em Juazeiro do Norte. Além da rota no Ceará, a empresa também solicitou autorizações à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para operar em duas cidades do interior de São Paulo - Bauru e São José dos Campos. No caso de Juazeiro do Norte, estão previstos voos entre a cidade cearense e Brasília e também entre Juazeiro e Recife. Já em São Paulo, a TAM planeja realizar voos entre São José dos Campos e Brasília e também entre Bauru e Brasília. Paralelamente, a empresa também está se preparando para iniciar operações no Aeroporto da cidade catarinense de Jaguaruna. “Estamos firmes em nossa estratégia de oferecer a melhor cobertura e conectividade entre os diversos estados brasileiros, mantendo a disciplina de capacidade e com alto aproveitamento das aeronaves”, afirma Claudia Sender, presidente da TAM Linhas Aéreas. A empresa aguarda a avaliação das autoridades para definir as datas de início das operações

Há 43 anos

Fevereiro/15

4

acesse o site: www.facebook.com/casadoceara

Ceará em Brasília


acesse o site: www.casadoceara50anos.com.br

Casa do Ceará mandou celebrar a Missa de São José em 19 de março

Missa de São José.

Missa de São José.

Padre Edmir José.

Presidente Osmar Alves de Melo ao lado de sua esposa Ivete Magalhães, Suplente do Conselho Fiscal José Aldemir Holanda e Diretora de Promoção Social Maria Áurea Magalhães.

Entrega das Hóstias.

Presidente da Casa do Ceará em Brasília Osmar Alves de Melo e Padre Edmir José.

safra de grãos. Se nada ocorre, a frustração é grande e a decepção levam os cearenses a se reunir em longas procissões, pedindo chuvas a São José. O Dia de São José, celebrado a cada 19 de março, presta homenagem ao padroeiro do Ceará e carrega um significado especial para o sertanejo. Trata-se de um importante marco simbólico e de um dia carregado de tradição e expectativa. A crença popular indica que, se chover até o Dia de São José, o ano será de bom “inverno”, com chuva garantindo a safra e a mesa farta. A fé

no santo padroeiro se soma à esperança do agricultor, do vaqueiro, do homem do campo. Confirmando a sabedoria popular, a ciência relaciona o 19 de março, feriado em todo o Estado, à proximidade da passagem do equinócio - o momento em que o sol, em órbita aparente vista da Terra, cruza o chamado equador celeste e incide com maior intensidade sobre as regiões localizadas próximas da linha do equador. No hemisfério sul do planeta, o equinócio de outono acontece no mês de março.

A Casa do Ceará, como há anos faz, mandou celebrar a missa de São José, em 19 de março, com a presença do presidente Osmar Alves de Melo e sra, diretores, associados e funcionários. São José é o Padroeiro do Ceará. No Ceará, a devoção a São José é muito intensa, tanto na capital como nas princípais cidades do interior. A data serve de marco para definição da estação das chuvas. Os cearenses cultivam a tradição de que se chove até 19 de março, é sinal que o Estado terá muita água e

MOSTRE O SEU TALENTO POR INTEIRO.

CURSOS EM COMUNICAÇÃO • DIREITO • EDUCAÇÃO • GESTÃO • MEIO AMBIENTE • SAÚDE • TECNOLOGIA

I N S C R I Ç Õ E S

Ceará em Brasília

W W W . U N I C E U B . B R

acesse o site: www.brasilia50anosdeceara.com.br

5

Fevereiro/15


acesse o site: www.casadoceara.org.br

Leituras I

Povo Cosmopolita José Jarbas Motta (*) Diante da sugestiva estátua de Iracema quem não se lembra do romance-poema de Alencar? Lenda do Ceará, a narrativa das proezas do fidalgo luso com a nativa. A donzela sacerdotisa de Tupã, fiel guardiã do segredo de Jurema; nasceu dela um clã de almas viajantes desde aquela jangada que levou Moacir e Martim numa jornada que é a marca genética do povo cearense! Cada descendente de Moacir luta e vence o desconhecido, a seca implacável, o mar! Gente que se encontra em qualquer lugar. Imediatismo Poético Não estou sem assunto, agora! O sopro da metáfora demora. Sem luz não há beleza no dia! Voo de pássaros em melodia. As imagens emolduram tudo! Diante do céu não fico mudo? Rezo, canto, agradeço, poeto! Lanço lírios de luz no concreto! Eu não espero pela primavera! Antecipo os sonhos uma hora! É a minha formidável quimera! A imaginação é a minha aurora! O momento grande solene da poesia de plena estesia é o do soneto à Dinamene!

Anelo Romântico Quem nunca precisa de carinho, de luz e entusiasmo no caminho? Sozinho, sem companheirismo de pão, diálogo, afago e vinho, vivemos em furnas de abismo! Na solidão dos ermos sombrios tudo é tristeza e abandono. Mas a saudade é a esperança do reencontro, quando os navios voltam dos sonhos sem sono, quando o amor tudo alcança!

Sufrágio Eleição no Parnaso da ANE! escolha, mas não se engane! Vote na mudança! Renovando ideias e ações! Quem ganha, em verso e prosa, somos nós! A literatura está esperando! Asas para o alto da montanha! A democracia é a nossa voz! (*) Jose Jarbas Mota (Fortaleza), poeta e escritor

Fevereiro/15

6

Desembargador Gladyson Pontes assume a Central de Conciliação do Judiciário

O desembargador Francisco Gladyson Pontes assumiu, dores, voluntários e as partes envolvidas nas conciliações em 27.02, a Presidência da Central de Conciliação do Poder que, “sem a cooperação de todos, não teríamos conseguido Judiciário estadual. Ele também atuará como supervisor do alcançar esse êxito”. Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução Estiveram presentes também à solenidade os desembargade Conflitos (Nupemec) do Tribunal de Justiça do Ceará dores Emanuel Leite Albuquerque, Vera Lúcia Correia Lima e Paulo Francisco Banhos Ponte (diretor da Escola Superior (TJCE). Durante a cerimônia, a presidente do TJCE, desembarga- da Magistratura – Esmec); os juízes Carlos Henrique Garcia dora Maria Iracema Martins do Vale, destacou as qualidades de Oliveira (coordenador do Nupemec); Natália Almino do magistrado. “É um homem dedicado, tranquilo e sensí- Gondim (coordenadora do Centro Judiciário de Solução de vel”. A desembargadora também disse que a conciliação Conflitos e Cidadania do Fórum Clóvis Beviláqua); e Franreceberá atenção especial. “Esse foi um dos temas abordados cisco Eduardo Fontenele Batista (juiz auxiliar da Presidência no meu discurso de posse e será um dos pontos principais do TJCE), além de servidores do Judiciário. da minha gestão”. Justiça Pela Paz Em Casa Gladyson Pontes agradeceu à Na ocasião, a desembargadora desembargadora Iracema pela indicação e disse esperar corresponder à Maria Iracema Martins do Vale anunciou que a vice-presidente do Supreconfiança depositada. Ele enalteceu mo Tribunal Federal (STF), ministra o trabalho desenvolvido pela desembargadora Maria Nailde Pinheiro Carmem Lúcia, estará em Fortaleza Nogueira, que o antecedeu na função. no próximo dia 6. Ela participará de “Ela realizou um trabalho reconhehomenagem do Tribunal de Justiça cido em nível estadual e nacional”. ao Dia Internacional da Mulher, fesJuiz Carlos Henrique, desembargadores Gladyson Pontes, tejado em 8 de março. O magistrado adiantou que manterá a política de treinamento de Iracema do Vale e Nailde Pinheiro e a juíza Natália Gondim A ministra também prestigiará a servidores e tentará estabelecer contato com empresas que abertura da “Semana Nacional Justiça pela Paz em Casa”, tenham muitos litígios, como instituições financeiras e se- mobilização liderada pelo STF que vai priorizar a tramitação guradoras, entre outras, visando obter resolução rápida dos de ações em que a mulher seja vítima de violência doméstica conflitos. Também afirmou que existem aproximadamente e familiar. Os trabalhos serão realizados entre os dias 9 e 92 milhões ações no país, segundo dados da Associação 13 de março. dos Magistrados Brasileiros (AMB), e que, somente com a A presidente do TJCE disse que a força-tarefa contará utilização de métodos alternativos, a prestação jurisdicional com ônibus, cedido pelo Governo do Estado, para fazer será realizada “como a sociedade tanto espera”. atendimento em bairros de Fortaleza e Região MetropolitaA desembargadora Nailde Pinheiro considerou que quali- na. O veículo disponibilizará informativos com orientações ficação de servidores foi positiva no período em que esteve e esclarecimentos sobre a Lei Maria da Penha. Durante os à frente do Núcleo. “Em quase todo o Interior do Estado trabalhos, os Municípios de Caucaia, Sobral e Juazeiro do temos servidores capacitados sobre as técnicas de mediação Norte receberão atenção especial por parte do Tribunal de e conciliação”. Ela ainda agradeceu a magistrados, servi- Justiça

Tribunal aprova indicação de desembargadoras para Cejai e CIJ O Pleno do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) aproNa mesma sessão, os desembargadores aprovaram a vou, em 26.02, a indicação da desembargadora Lisete de convocação da juíza Lígia Andrade de Alencar Magalhães Sousa Gadelha, da 1ª Câmara Cível, para presidir a Co- para compor o Tribunal Pleno. A magistrada é titular da missão Estadual Judiciária de Adoção Internacional (Cejai- 2ª Vara de Execuções Fiscais e de Crimes contra a Ordem -CE) no biênio 2015-2017. No último dia 5, o colegiado já Tributária da Capital, e também é a mais antiga da Enthavia aprovado o nome da desembargadora Maria Vilauba rância Final. Fausto Lopes, da 6ª Câmara Cível, para a Coordenadoria Ela foi convocada em decorrência da aposentadoria da Infância e da Juventude (CIJ). do desembargador Rômulo Moreira de Deus, ocorrida no A presidente da Corte, desembargadora Maria Iracema último dia 13. Martins do Vale, destacou que as magistradas farão “profícuo e excelente trabalho à frente CEJAI das duas instituições. São voA Cejai é vinculada à Precacionadas e probas, dedicadas sidência do TJCE e tem como e de reconhecido trabalho em missão a prevenção e, sobretufavor das causas da infância e do, o controle e a fiscalização da juventude”. das adoções internacionais para Elas vão substituir o desemimpedir o tráfico de crianças e bargador Francisco Darival de adolescentes. A Comissão, Beserra Primo, que acumulou as por meio de procedimento adduas funções na gestão anterior. ministrativo, fornece ao pretenO magistrado também elogiou dente estrangeiro a habilitação a indicação delas e pediu apoio que o autorize a fazer a adoção dos colegas para a garantia internacional no âmbito do As desembargadoras estarão à frente dos constitucional de absoluta prioridade Estado. cargos no biênio 2015-2017 à infância e juventude. “Espero que seja dado continuidade ao que vem sendo CIJ desenvolvido, pois criança e adolescente têm de ser prioA Coordenadoria da Infância e da Juventude (CIJ) foi ridade absoluta e, ao final da gestão, poderemos receber criada por meio da Resolução nº 17/2009, em conformidade o Selo Ouro”, disse o desembargador. No ano passado, com a Resolução nº 94/2009 do CNJ. Tem como missão o TJCE foi premiado pelo Conselho Nacional de Justiça planejar e executar as políticas públicas no âmbito da Jus(CNJ) com o Selo Bronze Infância e Juventude. tiça estadual relativas à infância e juventude.

acesse o site: www.facebook.com/casadoceara

Ceará em Brasília


acesse o site: www.casadoceara50anos.com.br

Leituras II

Banho de Perfume

Wilson Ibiapina (*) Francês não gosta de tomar banho, feito bode. Essa mania da maioria dos franceses a gente sente pelo cheiro de azedo que eles exalam na rua, no trabalho, nos bares e restaurantes, onde se divertem com pão, queijo e vinho. É comum encontra-los no metrô com uma baguete debaixo do sovaco. Uma matéria feita pelo jornal Republicain Lorrain, afirma que apenas 26% dos franceses tomam banho todos os dias. Um casal de médicos, meus amigos, conta que “na época que lá viveram, morávam em um prédio de 4 andares, nas proximidades do hospital onde trabalhavam. “Todos os dias, antes de irmos para o hospital, tomávamos banho - o velho costume brasileiro. Podia estar nevando ou fazendo sol, não fazíamos diferente: banho antes de sair do apartamento; e nunca faltava água, E aqui entra o estranho: aos sábados só tínhamos oportunidade de tomar banho à tarde! Pela manhã, por ser o dia do banho dos franceses (assim sempre pensamos), só tínhamos água após o meio dia!” No dia em que chegaram a Paris, os meus amigos foram para um hotel enquanto procuravam apartamento. Olha só o depoimento deles: “ E neste hotel, uma pocilga, na verdade, duas coisas me chamaram a atenção: no quarto, junto com as camas etc., havia um bidé... portátil. De plástico e transportável para qualquer lugar do quarto. Porém, exigia que se apanhasse água na pia, também existente no quarto, e a colocasse no bidé. Assim, no caso de se querer usá-lo..., base do tcheco-tcheco!! O outro detalhe era o WC, só havia o coletivo para o andar, mas que ficava ao lado de uma escada em caracol, entre os andares. Claro que saímos no dia seguinte.” Até hoje é muito comum encontrar prédios antigos com um único vaso sanitário que é compartilhado por mais de um apartamento. Normalmente, ele se encontra estrategicamente junto à escada entre dois pavimentos, servindo aos habitantes do andar de cima e aos de baixo. Mas vamos continuar lendo o depoimento do doutor: “Outro fato que chamou a atenção

foi a nossa descoberta, no mesmo hotel, das “luvas para banho!”, convenientemente colocadas ao lado do bidé; ocasião em que ficamos sabendo da fórmula francesa para os banhos. Vestia-se uma da luvas, molhava-se a danada e passava-se nas partes intimas mais sujas. .. pronto; o banho estava tomado! Os mais sofisticados e cuidadosos, soubemos, recorriam aos perfumes. Até porque o banho de luva era uma porcaria, não tirava o azedo dos corpos e das roupas; os grossos sobretudos, jamais eram lavados e fediam a mofo e outros miasmas pestilentos. Bastava pegar o metrô para comprovar o resultado. Por volta de 1600 o banho era tomado numa única tina enorme, cheia de água quente. O chefe da família era o primeiro a entrar na água limpa. Depois, com a mesma água, vinham os outros homens da casa, por ordem de idade. Em seguida as mulheres, também por ordem de idade e por fim as crianças que pegavam uma água escura de tanta sujeira. Naquele tempo os casamentos ocorriam preferencialmente no mês de maio porque o cheiro das pessoas ainda estava suportável. As noivas usavam o buquê de flores junto ao corpo para disfarçar o odor que exalava de suas partes intimas. Dizem que foi essa a origem do buquê. Quando visitei em Granada, Espanha, o palácio real que os árabes construíram em Alhambra por volta de 1300, com técnicas e formas da arquitetura islâmica, eu vi vasos sanitários com água corrente. Pois em 1700 não existia privada nas residências da Europa. Nem o quarto do rei tinha banheiro. Não existia escova de dentes, desodorantes ou papel higiênico. Usavam penicos e os excrementos eram jogados pelas janelas. São Luís do Maranhão, cidade fundada pelos franceses, tem uma rua, chamada de beco da merda, onde a cidade, todas as manhãs despejava fezes e urinas. Dom João VI quando estava no Rio foi aconselhado pelos médicos a tomar um banho para curar umas bolhas que lhe cobriam a pele que há anos não via água. Construíram um banheiro especial que ele só foi usar meses depois quando não aguentava mais a coceira pelo corpo.

Na França as pessoas eram abanadas, mesmo no inverno, para espantar o mau cheiro que exalavam. O perfume só entrou na vida deles muito depois, embora o uso no Oriente de essências aromáticas seja muito antigo, aparece até em relatos bíblicos. Os nossos ancestrais queimavam madeira e folhas de cedro e pinheiro e outras árvores com troncos odoríficos para sentir o aroma que vinha pela fumaça. “Per Fumum” é palavra latina que significa pela fumaça. Catarina de Médicis, quando partiu de Florença para casar com Henrique de Valois, futuro Rei da França, em 1522, levou com ela dois perfumistas incumbidos de procurar durante a viagem uma vegetação similar a de Toscana. Encontraram, no sul da França, na região de Provence, a aldeia de Grasse, com suas colinas, rosas e jasmins. Foi assim que nasceu a cidade dos perfumes. Logo a reputação dos perfumes de Grasse conquistou Paris e, depois, toda a Europa. Em 1850 a cidade já contava com 50 perfumarias. A década de 20 foi uma das mais criativas na área da perfumaria. Viu surgir o Chanel número Cinco, o primeiro feito com materiais sintéticos. A partir dele, o perfume passou a ser associado ao jogo da sedução, que ganhou fora nos anos 50 quando a atriz Marilyn Monroe que para dormir usava apenas uma gotinha de Chanel nº 5. (*) Wilson Ibiapina (Ibiapina), jornalista e diretor do Grupo Verdes Mares em Brasília

O governador Camilo Santana acompanhou, em 14.04, as obras de construção da Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP), em São Gonçalo do Amarante, na Região Metropolitana de Fortaleza. A usina, constituída entre a brasileira Vale e as sul-coreanas Dongkuk e Posco, iniciará as atividades no próximo ano e terá capacidade para produzir 3 milhões de toneladas de placas de aço por ano.

Ceará em Brasília

Juntamente com os secretários Danilo Serpa (Relações Institucionais), André Facó (Infraestrutura), Nicole Barbosa (Desenvolvimento Econômico) e o líder do Governo na Assembleia Legislativa, deputado estadual Evandro Leitão, Camilo conheceu na usina a planta do Alto Forno, construção onde é fundido o minério de ferro e transformado em ferro-gusa. Na sequência, ele visitou a Aciaria, unidade onde existem máquinas e equipamentos voltados para o processo de transformação do ferro-gusa em diferentes tipos de aço.

Camilo parabenizou as empresas responsáveis pelo projeto e falou que a usina beneficiará a economia cearense. “Quero parabenizar as empresas envolvidas por esse grande empreendimento que vai mudar o cenário econômico do Ceará, a partir do seu funcionamento, em 2016. É uma obra que movimenta hoje milhares de trabalhadores, que atrai novos investidores e novos empreendimentos. Portanto, é fundamental essa parceria do Governo do Estado e a Companhia Siderúrgica do Pecém, que mudará a história do Ceará.”, afirmou.

acesse o site: www.brasilia50anosdeceara.com.br

Para o presidente da Companhia, Sérgio Leite, a visita do governador à usina é necessária para o andamento do projeto. “O que nós estamos mostrando ao governador é que tudo aquilo que a gente conversa, planeja e discute, tem uma razão de ser. Por isso, este é o momento dele verificar todo nosso planejamento, nosso compromisso, nosso envolvimento. Essa rotina estabelecida de reuniões em que você tem a oportunidade de sentar-se à mesa e visitar o objeto da reunião, que é a construção desse empreendimento, é muito importante”, disse.

7

Fotos: José Wagner

Governador realiza primeira visita oficial à Companhia Siderúrgica do Pecém

Fevereiro/15


acesse o site: www.casadoceara.org.br

Qual o caminho? Gonzaga Mota (*) Eis uma interessante citação de Otto Lara Resende (1922-1992), jornalista, escritor e imortal da ABL: “O mundo está em cólicas”. Com isso, quis ele mostrar os desencontros e conflitos existentes no planeta. Para registro histórico, referida citação foi feita antes do Consenso de Washington, no início dos anos 90, século XX, quando se fortaleceu a tese da globalização. Daí em diante várias reuniões foram realizadas, principalmente envolvendo os chamados países ricos (G-7) e a Rússia, esta por possuir um arsenal nuclear significativo. Após 25 anos, sem pessimismo, apesar do progresso tecnológico, o mundo continua com conflitos e desequilíbrios mais graves, conforme relatórios da ONU e de outras instituições internacionais. Vivemos num contexto de crise e de ausência de paz, envolvendo ricos, emergentes e subdesenvolvidos, existindo problemas comuns e também específicos aos países. Tal situação, pedimos desculpas pelo neologismo, leva as populações a um estado de “depressão cívica”. A ordem internacional está contaminada pela corrupção (matando inocentes, pois desvia recursos de investimentos sociais básicos), por agressões ao meio ambiente e aos direitos humanos, pelo terrorismo, bem como pelas reduzidas manifestações de solidariedade. Cremos que seis pontos são básicos para enfrentar esses desafios: Democracia, educação cognitiva e comportamental, melhor distribuição da renda, fim da impunidade, eliminação do “marketing” político enganador e tendencioso, a necessidade de uma visão estratégica dos governantes. Por sua vez, vale lembrar, há controvérsias com relação à atual geopolítica. Gonzaga Mota, Professor e escritor

Democracia Democracia é o governo em que o povo exerce a soberania, estando comprometido com a justiça e a liberdade. As manifestações democráticas não devem ser eventuais, mas permanentes. Assim, não significa apenas votar nas eleições. Trata-se, na verdade, de um sistema bem mais amplo, envolvendo a independência e harmonia dos poderes constituídos. Ademais, a participação popular, a recusa ao fanatismo, a eliminação da corrupção, a defesa das minorias e da pluralidade, a não concordância com a busca do poder pelo poder e com casuísmos aéticos, a não utilização de práticas fisiológicas para conquistar uma falsa governabilidade, bem como a procura de um desenvolvimento justo e sustentável e o respeito aos dispositivos constitucionais são atitudes fundamentais para o sucesso do processo democrático. As condutas mencionadas permitem que seja alcançado um verdadeiro regime, consolidado e permanente, e não uma democracia fraca e efêmera, afastada dos princípios morais. O Estado Democrático de Direito necessita que governantes e governados assumam comportamentos compatíveis com a liberdade, a responsabilidade social, a justiça e a não concessão de privilégios. Por sua vez, os desvios de conduta e de objetivos em sistemas democráticos podem se ampliar quando as ações tendenciosas de “marketing” político, visando o poder de qualquer maneira, substituírem, principalmente, os planos estratégicos de governo. Por fim, ética e governabilidade devem caminhar juntas, buscando uma sociedade politicamente aberta, soberana e socialmente justa. (*) Gonzaga Mota, Professor e escritor

Fevereiro/15

8

Seminário São José fez 140 anos Festejos de aniversário destacam pioneirismo na formação sacerdotal do clero diocesano no Interior do Estado Edificação ocupa um quarteirão quadrado do bairro de São José, no Crato. A história da construção do prédio conta com a contribuição de um dos nomes mais representativos da religiosidade do Nordeste e cratense, o Padre Cícero. Ele chegou a reunir grande número de voluntários para trabalharem nas obras. Crato. De vários pontos da cidade do Crato é possível ver um dos prédios mais representativos do Interior do Estado, e um dos cartões-postais do Crato. O Seminário São José completa 140 anos. Uma imponente solenidade, na data de aniversário do prédio, foi realizada ontem, além de lançamento de um livro em sua homenagem, no resgate da história e uma celebração. Em plena comemoração dos festejos alusivos ao santo padroeiro do bairro, que se formou em torno do prédio, o seminário recebe até logomarca especial alusiva aos 140 anos. Pioneira no Ensino Superior, no Interior do Estado, a construção foi autorizada pelo primeiro bispo do Estado, dom Luiz Antônio dos Santos. Era um desejo levar para longe, além-mar, um educandário de padres. Até hoje, mesmo chegando a momentos de paralisar as atividades, o seminário mantém o funcionamento de cursos fundamentais para vocacionados à missão religiosa de sacerdotes católicos. O momento chega a ser de comemoração, já que a escola atualmente conta com 66 alunos nos estudos de Filosofia e Teologia. Segundo os seminaristas autores da arte, José Alberto Bezerra Ferreira e Jeferson dos Santos, a logomarca é uma síntese entre o moderno e o tradicional, e apresenta a harmonia da celebração jubilar dos 140 anos, caracterizando o seu percurso histórico antigo pelas faixas com as inscrições “Seminário São José e 140 anos”, a realidade atual com os traços e estilo vetorizados, sendo a imagem da edificação responsável pela harmonia presente no desenho. A programação de comemorações foi iniciada às 9 horas da manhã de ontem, com encontro dos ex-alunos do Seminário, às 10h, celebração de Missa e, após a celebração, o lançamento do livro do professor João Teófilo Pierre “O casarão de 1875 no encontro de 2014”. Melhorias Foram dez anos de construção do prédio, que hoje precisa de cuidados. Pelo tempo de construção, já passou por diversas melhorias. O madeiramento está velho e o telhado possivelmente precisará ser renovado. Segundo o padre Edson Bantim de Oliveira, há dois anos reitor do Seminário, o local representa, em termos históricos e culturais, a marca do pioneirismo na região e no Interior do Ceará. Não havia escolas e os mais ricos pagavam professores particulares para darem aulas aos seus filhos. As aulas na escola pioneira eram

acesse o site: www.facebook.com/casadoceara

não apenas para a formação dos sacerdotes, mas para educar também alunos. E não foi fácil, durante todos esses anos, manter um prédio tão grande. Os gastos de manutenção são constantes. Ele disse que praticamente todo o teto, com exceção da capela, que teve trocada a cobertura por ter cedido em 1999, o restante do telhado está comprometido pelo cupim e a idade da madeira. O prédio ocupa um quarteirão inteiro do bairro Seminário, que recebeu o nome por ter se formado no entorno da edificação. Em relação à possibilidade de tombamento do prédio, padre Edson ressalta que, considerando as mudanças que já foram realizadas na parte interna, não teria como fazer um tombamento, mas ele destaca a originalidade da fachada. O padre também diz que, mesmo se tornando um patrimônio cultural, muitas vezes pode até acabar dificultando mudanças necessárias para adaptação dos alunos. A história de construção do prédio conta com a contribuição de um dos nomes mais representativos da religiosidade do Nordeste, o Padre Cícero Romão Batista. Ele chegou a reunir grande número de voluntários para trabalharem nas obras do prédio. Fazendeiros, coronéis e comerciantes, entre outros voluntários, contribuíram com trabalhadores para a construção, que contou com a mão de obra de centenas de homens. O funcionamento do Seminário aconteceu somente em 1875, mesmo em construção. Para isso, foram usados barracões de palha e taipa, enquanto se concluía a construção do imponente edifício. De uma das estacas do barracão, nasceu um pau d’arco frondoso, ainda hoje existente no local. Essa construção ocorreu bem antes da criação da Diocese do Crato, que se deu cerca de 39 anos depois. (E. S.) NE: a matéria do Diário do Nordeste está muito abaixo dos 140 anos do Seminário, pela imensa contribuição à educação e ao desenvolvimento cultural e religioso do Cariri e do Ceará. Várias gerações de bispos e padres, políticos, advogados, jornalistas, escritores, desembargadores, empresários, servidores públicos, passaram pelo Casarão, implantado por dom Luis, o primeiro bispo do Ceará. Mais tarde é que foi criado a Diocese do Crato e um reitor do Seminário foi seu 1º bispo, dom Quintino. O lado dimensionado do Seminário vem sendo assinalado pela Adsum, a Associação dos ex-Seminaristas, obra em que se empenharam João Teófilo Pierre, mons. João Bosco Cartaxo Esmeraldo, Francisco Humberto Cabral Esmeraldo, Carlos Alberto Bezerra de Brito, José´Aristides Cysne Filho, dom Augusto Alves da Rocha, Plínio Norões , Cauby Pequeno de Figueiredo, José Jezer de Oliveira, Vicente de Paulo Carvalho Madeira, dom Newton Holanda Gurgel, Celso Albuquerque de Macedo, Francisco Lincoln Araújo e Silva. A Adsum conta com mais de 100 associados.

Ceará em Brasília

Fotos: Elizângela Santos

Leituras III


acesse o site: www.casadoceara50anos.com.br

Leituras IV

A hora e a vez do bravo povo paulistano

JB Serra e Gurgel (*) Houve uma época em que os paulistanos, (os mano) sempre caipiras, (chamam carro de viatura, perua de van, farol e semáforo de sinal, meio fio de guia, contracheque de holerite, bolacha de biscoito trampo de trabalho, calção de shorts e um chops e dois pastel), reuniam no final de semana as suas famílias, colocavam no fusca velho azul e iam para o aeroporto de Congonhas dar milho para os aviões da ponte aérea. Foi no século passado, mas foi. Levavam sacos de milho e alguns de pipoca. Subiam para uma varanda e de lá, pimba: disparavam milho e pipoca. Conta a lenda que um japonês de Cotia tinha acordo com uns pebas do Aeroporto para recolher o milho e a pipoca para alimentar seu galinheiro. Alguns pombos, distraídos com o ronco dos motores, ousavam engolir milho e pipoca, sobrevoar e borrar a paulistada... O tempo foi passando, São Paulo se desarrolhou, um novo hábito surgiu entre os paulistanos: passear em shopping center com família, sogra, papagaio e periquito. abufelavam-se em mesas das praças de alimentação para se empanturrar de pizzas e baurus, com molho de tomate, maionese, mostarda e pimenta. As vozes subiam e aí ninguém entendia mais nada. Todo mundo falando ao mesmo tempo. O tempo foi passando e um novo hábito fascinou a paulistada: visitar pedágio, no mesmo fusca velho azul. A família ficava maravilhada com a novidade que seria copiada Brasil afora. Mas de quebra, acabava acampando num descampado para fazer um piquenique com aquela

toalhinha vermelha, quadriculada, cestas de pãozinho e certamente ‘mortandela”, presunto e queijo. Se tivesse uma bica aí seria o céu, todos se banhavam. Costumavam ir pro litoral e ocupavam os pedágios a partir de 21h aguardando meia noite quando eram liberados, de graça. Até lá, promoviam uma sinfonia de buzinas, daí nascendo o buzinaço. O tempo passou de novo, e paulistano que se preza passou a curtir a nova onda: engrossar engarrafamento, só para quebrar recordes sobre recordes, filmados pela Cê ê Tê e distribuídos a cores pela Rede Globo para todo Brasil. Equipes no céu e no chão monitoram com helicópteros e motolinks os engarrafamentos de manha ede noite. A família embarca no indefectível fusca velho azul para ajudar a quebrar o recorde, entrar no Guiness Book e mostrar que São Paulo não pode parar! Diga-se de passagem que as famílias de fusca velho azul não aderiram a mania da “parada gay”. Muito menos na odiosa discriminação dos gays pelos irracionais. Apesar de todos os esforços da produção global, não se conseguiu localizar nenhum fusca vadio nas imediações da parada, O problema das paradas são os números apresentados ao país à noite: 1 milhão, 2 milhões, 4 milhões de gays, lésbicas, simpatizantes e trans. Cada repórter, indiferente, aderente ou enrustido taca um numero. Poderia perguntar à PM que tem um medidor mais preciso pela quantidade de metro quadrado de espaço ocupado. Mas isso é precisão e não interessa. Vale mais o chute. O tempo foi passando e mais recentemente, as enchentes se tornaram manias de paulistanos. O Brasil todo conhece cada poça dagua, cada rua e avenida que enche, cada ribeirão que transborda, cada córrego que atrapalha, cada valão

que arrebenta, cada bueiro entupido, os rios assassinados nos seus leitos e os que não foram canalizados. Todos os anos, as cenas se repetem. Agora com as inovações das chuvas de raios e das quedas de arvores em cima de automóveis. Os paulistanos são obrigados ainda a suportar trens lotados, metros com gente enlatada, ônibus transbordando de gente, violências por todos os lados, assaltos, escolas que não reprovam, ciclo faixas sem bicicletas, execuções sumárias, sequestros, arrombamentos, manifestações barulhentas e violentas que ensandecem suas vidas. Com ternura aturam as paranoias das tevês de São Paulo, que estão transformando o Brasil em subúrbio de S.Paulo, e obrigam os brasileiros a conhecer as misérias e as vísceras da América Latina que perdeu a ternura e o lirismo do milho para aviações, substituídos ´pela catástrofe permanente nas avenidas, marginais, bairros ricos e periferias aos montes;. Tudo com arrogância e veemência, gritos e ameaças. Isso porque paulistano que se preza dá esporro na senhora, no filho da outra, na vendedora, na sombra, no galpão, na caixa do supermercado, no dono do mercadinho, na câmera que diz sorria você está sendo filmado grita palavrões, xinga. O que paulistano “não está entendendo” e não aceita é que se diga que seu Carnaval e seu Réveillon é ruim da cabeça e doente do pé. Para eles, a Avenida Paulista dá de 7x1 no Cristo e no Bondinho e em Copacabana. Quem for podre se arrebenta.Orra meu!.. (*) JB Serra e Gurgel (Acopiara), morador de Niterói e de Brasília, longe do califado de São Paulo.

Câmara prorroga atual política do salário mínimo Deputados aprovaram projeto que estende até 2019 a atual política de valorização do salário mínimo. Aplicação do reajuste para aposentados. Gustavo Lima/Câmara dos Deputados Deputados aprovaram projeto que mantém o reajuste do mínimo calculado pela variação real do PIB de dois anos antes e pela inflação (INPC) do ano anterior. O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (10) o Projeto de Lei 7469/14, que estende até 2019 a atual política de valorização do salário mínimo, prevendo o reajuste pela variação real do Produto Interno Bruto (PIB) de dois anos antes e pela inflação acumulada pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) do ano anterior. Entretanto, um acordo de lideranças transferiu para esta quarta-feira (11) a votação dos destaques apresentados. Uma das emendas que será analisada nesta quarta-feira tenta aplicar a regra de reajuste para as aposentadorias. O texto aprovado muda a Lei 12.382/11, que estipula iguais regras até o fim de 2015. De autoria dos deputados Paulo Pereira da Silva (SD-SP), Antonio Imbassahy (PSDB-BA) e do deputado licenciado Fernando Francischini (SD-PR), a matéria não toca no reajuste para aposentados e pensionistas, defendida por alguns deputados em Plenário. Outra regra que permanece no texto da lei é o cálculo e divulgação dos valores no início de

Ceará em Brasília

cada ano por meio de decreto do Executivo, sem a necessidade de novo projeto de lei. Os autores argumentam que, “embora tais índices de correção estejam longe do ideal, já são um grande passo e devem ser mantidos para preservar o direito fundamental de crescimento da renda em percentuais mínimos”. Tramitação O projeto aprovado tramitava apensado ao PL 3771/12, do deputado Jorge Boeira (PP-SC), que previa a mesma regra por dez anos e, depois, a aplicação da variação do PIB per capita em vez

da variação do índice. De 2003 a 2012, o PIB real per capita aumentou 27,8%, enquanto o PIB nominal cresceu 3,6% em média. O projeto de Boeira tinha parecer contrário da Comissão de Trabalho, de Administração e

Serviço Público, que se manifestou a favor do PL 7185/14, do ex-deputado Roberto Santiago, com emenda. Segundo a emenda, aprovada na comissão com o parecer do deputado André Figueiredo (PDT-CE), o aumento seria estendido a todos os benefícios pagos pela Previdência Social. Poder aquisitivo Para André Figueiredo, o relatório aprovado na Comissão de Trabalho é a “melhor solução para os aposentados, recuperando parte do poder aquisitivo retirado pela sistemática atual de aposentadoria da Previdência”. Pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania, o deputado Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP), apoiou o parecer da Comissão de Trabalho por incluir na política de reajuste os aposentados e pensionistas. “O projeto votado traz um prejuízo muito grande para os aposentados e pensionistas, que estão há muito tempo sem recuperação de suas perdas salariais”, afirmou. O relator da matéria pela Comissão de Finanças e Tributação, deputado Arthur Oliveira Maia (SD-BA), apresentou parecer favorável ao PL 3771/12 e à emenda da Comissão de Trabalho. Novo projeto O PL 7469/14 determina ao Executivo o envio ao Congresso, até 31 de dezembro de 2019, de outro projeto tratando da política de valorização do salário mínimo para o período de 2020 a 2023, inclusive.

acesse o site: www.brasilia50anosdeceara.com.br

9

Fevereiro/15


acesse o site: www.casadoceara.org.br

Comendador Albery Mariano é homenageado na Casa do Ceará

Pr Esp ojeto eci s ais

Em uma sessão solene realizada no dia 08 de abril, o Comendador Albery Mariano foi homenageado pela Casa do Ceará em Brasília, Dr. Albery Mariano recebeu das mãos da Diretora de Promoção Social Maria Áurea de Assunção Magalhães o título de Sócio Honorário, pelos relevantes serviços prestados à Instituição. Albery tem colaborado com todos os Eventos Sociais e Culturais da Entidade. No seu discurso o Comendador Albery Mariano agradeceu ao Presidente da Casa do Ceará, Osmar Alves de Melo, pela homenagem e reforçou seu apreço pela entidade. Ao final recitou um poema em homenagem a sua terra Natal, Santana do Acaraú e à sua amada Cleuza Luíza Mariano.

Comendador Francisco Albery Mariano e sua esposa Cleuza Luíza Mariano.

O manto da formosura Seu Sorriso, fascinante, Aceitando o meu amor, Sou assim bem confiante, Dando À vida seu valor. Minha escolha foi certeira, Foi Você a preferida. Entre todas, a primeira, Puro amor da minha vida.

Assistente Social Ivete Simonette do Amaral, Diretora de Promoção Social Maria Áurea Magalhães, Superintendente Antônia Lúcia Guimarães Aguiar, Comendador Francisco Albery Mariano e sua esposa Cleuza Luiza Mariano e o Historiador José Adirson de Vasconcelos.

O manto da trajetória de vida Santana do Acaraú – Ce, Terra onde eu nasci. Guardo sempre no baú; Lembranças que lá vivi. Minhas férias eu curtia... Junto ao povo Caucaiense. Com meus avós aprendia; Ser bom, fiel Cearense. Quando criança eu morava, No Pirambu com meus pais. De Fortaleza, eu gostava. Hoje, gosto ainda mais. Depois, fui para Brasília; Onde sou pioneiro. Agora, pai de família; Bom cidadão brasileiro. Saudade, muita saudade...

Fevereiro/15

10

Da terra de Araquém. Hoje, na melhor idade; Eu a quero, muito bem. Dezoito anos fiquei; Sentindo saudades dela; Agora, que a visitei; Vi Fortaleza, mais bela.

Vim da linda fortaleza, Para estudar e vencer. Achei a bela princesa, Que alegrou o meu viver. Graciosa e descontraída, Romântica como a canção. Você, a esposa querida, Dona do meu coração.

Hoje, os poemas são seus. Versos que falam de amor. Quando lembro os dias meus, Escrevo com mais sabor. Sou cearense arrojado. Lutador e experiente; Quanto mais, vivo ao seu lado, Mais a vejo sorridente. Sempre, inspirado estou, Escrevendo poemas mil. Para minha musa sou Homem forte e viril. Você, mulher preciosa, De coração infantil. Perfumada como as rosas. E linda, como o Brasil.

Tudo escrevi a verdade, Cidade melhor, não tem. Conheçam nossa Cidade, Visitá-la, só faz bem. Depois, fui para Brasília; Onde sou um pioneiro. Agora, pai de família; Bom cidadão Brasileiro. Depois de aposentado, Fui pra cidade termal, Hoje sou apaixonado E, poeta imortal.

Diretora de Promoção Social Maria Áurea Magalhães ao lado do Comendador Francisco Albery Mariano.

acesse o site: www.facebook.com/casadoceara

Ceará em Brasília


MDB_JornaldoCeará.pdf

1

13/02/15

16:59

acesse o site: www.casadoceara50anos.com.br

C

M

Y

CM

MY

CY

CMY

K

Ceará em Brasília

acesse o site: www.brasilia50anosdeceara.com.br

11

Fevereiro/15


acesse o site: www.casadoceara.org.br

Leituras V

As Banalidades dos assaltos das mortes e das contrafações no Brasil

João Soares Neto (*) “ Meu filho hoje é só uma estatística dos mortos” –pai de jovem assassinado Não há família, grupo de amigos, empresa, igreja e assemelhados que não possua integrante atacado ou até morto em assaltos perpetrados por jovens em bicicletas, por adultos com capacete em motos, por balas perdidas, por viciados de toda a espécie e por marginais institucionalizados, pois presos e, logo soltos, em face de excesso de gente nas carceragens e nos presídios. Uma reportagem da socióloga e jornalista Fernanda Mena, em dupla página, sob o título “Um inquérito sobre a polícia”, no caderno Ilustríssima, FSP, em oito deste fevereiro, apresenta números assustadores: 54.269 pessoas foram assassinadas no Brasil, em 2013; desse total, 2.212 pessoas foram mortas por policiais civis ou militares, em serviço ou fora dele. Por outro lado, 490 policiais -civis e militares- foram abatidos em confrontos com bandidos ou suspeitos. Vendo-se o que acontece em países civilizados, nota-se que nenhuma pessoa - nesse mesmo ano de 2013 - foi morta pelas polícias do Reino Unido e do Japão. Quanto aos crimes, observa-se que a taxa de homicídios por 100 mil habitantes nos Estados Unidos é de 4,7. No Brasil ela é quase seis vezes maior: 26,9. Em pesquisas feitas com policiais civis e militares sobre o baixo desempenho, 95% informaram que ele é originado pela ausência de integração entre as diferentes polícias. Hoje, somente 30% da população confia nas polícias. Afirmam que elas invadem residências sem

mandado judicial e prendem pessoas, sem culpa formada, apenas por as considerarem “suspeitas”. Há no Brasil, comunicadores de emissoras de rádio e de televisão eleitos apenas pelo estardalhaço que fazem em seus programas, deixando nua e crua a delinquência e clamando, em altos brados, por soluções para o caos social. Cresce, ainda, o números de praças e oficiais militares que, líderes em suas corporações, confrontam-nas com governos, pelas limitações orçamentárias, tentativas organizacionais e espaciais (transferências) e os “excessos” das corregedorias que punem seus colegas. Há os barulhentos que se elegem e reelegem, prometendo ‘acabar com a frouxidão da polícia’ e resolver tudo em um mero passe de mágica. Todos, juntos, compõem o que alguém nomeou de “bancadas da bala”. Sabe-se que jovens policiais civis e militares procuram fazer novos concursos públicos em outras áreas, e, quando neles passam, deixam suas famílias aliviadas, em razão do estresse em que vivem e das suspeições a que estão sujeitos em casos de confrontos resultando mortos ou feridos. Saindo da reportagem de Fernanda Mena, procurei a Revista Brasileira de Segurança Pública, ano 5, edição 9, agosto/setembro de 2011, e tive o prazer de ver a análise de Francisco Thiago Rocha Vasconcelos, mestre em sociologia, em 2009, pela Universidade Federal do Ceará, então doutorando da USP. Ele assevera: “O enfoque sociológico sobre a violência deslocado da relação entre o medo do crime e a instauração de distâncias sociais e mudanças nas relações urbanas, passou a se concentrar, então, no modo como as instituições

do sistema de justiça criminal intervêm no crescimento da criminalidade urbana violenta, seja por uma participação ativa, na forma de violência ilegal ou pelo viés autoritário e estigmatizante de sua atuação, seja por sua omissão em punir as violações de direitos humanos praticadas por seus agentes ou ainda por sua incapacidade em dar conta dos novos fenômenos criminais”. Este assunto, complexo e amplo, toma hoje nova dimensão em face da atuação firme e isenta da Polícia Federal em casos de corrupção na Petrobras. Por outro lado, começam a surgir, em muitos Estados, movimentos civis – organizados ou não –clamando pela extensão dessas operações em outros órgãos públicos. Antes de concluir, uma pergunta: por que até agora não foi regulamentado o parágrafo 7 do art. 144 da Constituição de 1988? Ele diz: “A lei disciplinará a organização e o funcionamento dos órgãos de segurança pública, de maneira a garantir a eficiência de suas atividades”. Qual a razão dessa demora de 27 anos? Finalizo: este artigo, embora analise o Brasil como um todo, pode, quiçá, dar algum subsídio ao Secretário de Segurança do Estado, Delci Teixeira, e, especialmente, à nova e diligente Controladora Geral das Polícias do Ceará, Socorro França. Boa sorte aos dois. É preciso inovar com ações (um só exemplo: viaturas/motos visíveis em pontos estratégicos) que gerem temor aos criminosos reincidentes; desencorajar os que se iniciam nas contravenções acreditando na impunidade e aos não tão jovens, mas que ameaçam as suas comunidades. (*) João Soares Neto

Casa do Ceará homenageia seus benfeitores

Presidente da Associação dos Que Querem Bem a Sobral e ao DF Elaudy Aguiar Ferreira ao lado do 1° Vice-Presidente da Casa do Ceará José Sampaio de Lacerda Júnior.

Superintendente da Receita Federal José Oleskovicz ao lado da Presidente dos Filhos e Amigos de Aurora Maria Djanira Gonçalves.

Fevereiro/15

12

Humano e Social, Riane Natália Vasconcelos. Receberam o título de Sócio Emérito os empresários Antonio Matias, Elson Cascão, Francisco Hubner Carneiro e Miguel Soares Frota. O Presidente da Casa do Ceará Osmar Alves de Melo, ressaltou a importância da contribuição de todos os homenageados para a manutenção das atividades sociais da entidade. Compareceram ao evento o Presidente da Casa do Ceará Osmar Alves de Melo, o 1º Vice Presidente, José Sampaio de Lacerda Júnior, o Diretor de Planejamento e Orçamento, Carlos Euler Currlin Perpétuo, o Diretor de Obras, Nilton Pessoa

Diretor de Obras Nilton Pessoa Cavalcante ao lado do Diretor de Educação e Cultura Vicente Nunes de Magalhães.

Diretor Jurídico João Rodrigues Neto ao lado da Arquiteta da Casa do Ceará Priscila Araújo de Paula.

acesse o site: www.facebook.com/casadoceara

Cavalcante, o Diretor Jurídico João Rodrigues Neto, a Diretora de Promoção Social, Maria Aurea Magalhães, o Presidente do Conselho Fiscal José Carlos Carvalho acompanhado de sua esposa, o Suplente do Conselho Fiscal, José Aldemir Holanda e esposa e a Superintendente Antônia Lúcia Guimarães. Estiveram presentes o Superintendente da Receita Federal José Oleskoviscz, o Advogado Estenio Campelo, o Historiador e membro do Instituto Histórico e Geográfico de Brasília, Adirson Vasconcelos e a Chefe de Promoção Social do SESC/DF, Professora Lúcia Garcia.

Diretora de Promoção Social Maria Áurea Magalhães ao lado do Comendador Francisco Albery Mariano.

Presidente da Casa do Ceará Osmar Alves de Melo ao lado da Coordenadora de Gestão de Pessoas da Secretaria de Desenvolvimento Humano e Social Ana Maria de Melo ( Representante da Secretária Adjunta Riane Natalia Soares Vasconcelos)

Ceará em Brasília

Fotos de Sue Hellen

No último dia 08 de abril, a Casa do Ceará prestou uma homenagem às pessoas que fizeram grande colaborações no ano de 2014. foram homenageados com o título de sócio benemérito, o Presidente da Associação dos que Querem Bem a Sobral e ao DF, Eulady Aguiar Ferreira e o Diretor de Educação e Cultura da Casa do Ceará, Vicente Nunes de Magalhães. Receberam o título de sócio honorário, o Comendador Francisco Albery, a Arquiteta da Casa do Ceará, senhorita Priscila Araújo de Paula Mariano, a Presidente da Associação dos Filhos de Aurora, Maria Djanira Gonçalves e a Secretária Adjunta de Secretaria de Desenvolvimento


acesse o site: www.casadoceara50anos.com.br

Coceira Futebol Clube Batista de Lima (*) Está comprovado que o clube de futebol que possui o maior número de jogadores é o Coceira Futebol Clube. Já não é nem mais um clube, já é uma irmandade internacional. São poucos os jogadores que não pertencem a esse conglomerado de atletas. É muito fácil identificar aqueles que fazem parte do Coceira. Basta aproximar um microfone do atleta que ele vai logo se identificando. Se ele se coçar, e quase sempre acontece, é porque pertence ao Coceira Futebol Clube. O Coceira, como é vulgarmente chamado, não possui sede nem diretoria, nem estatuto. E pior, não possui nem torcida, mas é o maior clube do mundo e sai dos gramados, passa pelas salas de entrevistas, entra pelos canais de comunicação e invade nossas casas a qualquer hora, com tanta coceira que já há muito torcedor contaminado com a moda de se coçar atleticamente. Já é comum encontrar em reuniões sociais, pessoas, homem, principalmente, que se coçam como se atletas fossem. Já foram consultados até cientistas de renome ao lado de pangarés do pensamento, mas não se chegou ainda a uma conclusão convincente e única sobre o fenômeno. Um psicólogo quase alcoólatra chegou a afirmar que é tudo uma questão de nervosismo. Disse que, segundo Lacan, esse tipo de manifestação externa é a metáfora, o sintoma de uma realidade interna que o atleta não revela. Essa teoria foi contestada por um atleta amador, segundo o qual, no seu tempo de atividade futebolística, ele se coçava por causa de um tipo de mucuim de grama. Essa teoria, em seguida, foi contestada pelos torcedores do futsal. Afinal os atletas de quadra também se coçam e não têm contato com grama. Uma dona de casa e mãe de 14 meninos concluiu, na pesquisa, que é tudo uma questão de sujeira. Segundo ela, quando o suor aflora, tudo que é piolho, lêndea, pixilinga e pulga começam a se movimentar incomodados e se vingam no couro cabeludo do coitado do atleta. Ao seu lado uma vizinha, disse que, no caso, era só usar Neocid, que matava tudo. Fato é que já há um pesquisador de universidade estrangeira, propenso a pesquisar para tese de doutoramento o real motivo de tanta coceira. Acha ele que essa mania é infecciosa pois já há muita gente, fora das quatro linhas do profissionalismo, com esse sestro incorrigível. Já flagraram um coronel se coçando em plena solenidade de formatura, um cardeal em celebração religiosa e um faquir que de tanto se coçar, esqueceu a cobra e foi mordido por ela. Fato é que a grande imprensa já olha de trivela para o fenômeno, pelo medo da contaminação em repórteres e cinegrafistas. Os otorrinos estão “lavando a burra” com esse surto, pois a mania de coçar o ouvido com o dedo mindinho termina por transformá-lo em cotonete e empurrar o cerol do ouvido para os tímpanos, o que leva à necessidade de limpeza médica. É grande a presença de atletas nessas clínicas com problemas de audição. Prova é que, em campo, às vezes, o juiz apita e alguns não ouvem nada. Um cientista europeu embrenhou-se nos rincões da África e apoiando-se nas teorias evolucionistas de Darwin concluiu que a origem de toda a coceira humana é proveniente dos nossos ancestrais macacos. Depois afirmou que o crescimento do futebol africano e a consequente exportação dos seus melhores atletas fez com que a coceira ancestral se disseminasse no mundo inteiro como um prognóstico da aldeia global definitiva em que estamos. O coitado foi preso por racismo e essa teoria já foi posta em prática por alguns torcedores que estão sendo processados ou presos. Finalmente, pode-se dizer que a polêmica sobre o assunto vai durar muito ainda. Para o torcedor, no entanto, não importa se o jogador se coça, se tira a camisa quando faz o gol, para melhor se coçar e espantar os mucuins. Fato é que a coceira existe e é real. Mesmo depois do banho nos intervalos e nos finais de jogo, ela continua atazanando os atletas. É tanto que já estão inventando um sabonete especial, acompanhado de um xampu antisséptico que vai ser o fim da coceira. Para especialistas em marketing, isso é apenas jogada comercial, afinal, não há nada escrito nos códigos do Direito que proiba alguém de se coçar, isso desde o bicho de pé, passando pela frieira, coçar-se pode se transformar num gostoso prazer. (*) Batista de Lima

Ceará em Brasília

Água Doce: 222 comunidades rurais cearenses receberão dessalinizadores Mais de 220 comunidades rurais de 45 municípios cearenses receberão equipamentos para dessalinização de água de poços artesianos para consumo humano. Os recursos são do Programa Água Doce, do Governo Federal, e deverão beneficiar cerca de 80 mil cearenses que integram as chamadas “populações difusas” (pequenas comunidades situadas nas áreas rurais mais remotas dos municípios). Serão investidos R$ 44 milhões com recursos do Governo Federal e contrapartida do Tesouro Estadual. A ordem de serviço para o início das obras será assinada no próximo dia 19 pelo governador Camilo Santana. Segundo o secretário dos Recursos Hídricos do Ceará, Francisco Teixeira, o “Água Doce” vem se somar a iniciativas já desenvolvidas pelo Ceará para atender às comunidades rurais que são comumente as mais carentes. “As comunidades atendidas são justamente aquelas mais vulneráveis, com IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) menor, em municípios do sertão com baixas pluviosidades”, explica Teixeira.”Esses equipamentos (dessalinizadores) se somam a outras iniciativas como as cisternas, pequenos açudes, barragens subterrâneas que têm sido implementadas para oferecer ao sertanejo de água de qualidade.” Para o coordenador Nacional do Água Doce, Renato Saraiva, “não se trata de um programa de obras, mas sim de um processo de implantação de políticas públicas perenes de acesso a água de qualidade”. “No total, serão beneficiadas até 2016, 1,2 mil comunidades em todo o Nordeste (à exceção do Maranhão) e em Minas Gerais. “Ressalte-se que os convênios não se limitam à construção e implantação dos sistemas de dessalinização, mas asseguram também recursos para a manutenção desses sistemas”, detalha. ÁGUA DOCE - O Programa Água Doce (PAD) é uma ação do Governo Federal coordenada pelo Ministério do Meio Ambiente, por meio da Secretaria de Recursos Hídricos

e Ambiente Urbano, em parceria com instituições federais, estaduais, municipais e sociedade civil. Visa o estabelecimento de uma política pública permanente de acesso à água de boa qualidade para o consumo humano, promovendo e disciplinando a implantação, a recuperação e a gestão de sistemas de dessalinização ambiental e socialmente sustentáveis para atender, prioritariamente, as populações de baixa renda em comunidades difusas do semi-árido. Lançado em 2004, o PAD foi concebido e elaborado de forma participativa durante o ano de 2003, unindo a participação social, proteção ambiental, envolvimento institucional e gestão comunitária local. Possui como premissas básicas o compromisso do Governo Federal de garantir à população do semi-árido o acesso à água de boa qualidade, além de ser amparado por documentos importantes como a Declaração do Milênio, a Agenda 21 e deliberações da Conferência Nacional do Meio Ambiente. O PAD está estruturado em seis componentes: gestão, pesquisa, sistemas de dessalinização, sustentabilidade ambiental, mobilização social e sistemas de produção. O componente da gestão é responsável pela formação de recursos humanos, elaboração de diagnósticos técnicos e ambientais, manutenção e operacionalização dos sistemas, além de dar o apoio ao gerenciamento e manutenção dos sistemas. O componente pesquisa é direcionado à otimização dos sistemas de produção com o aprofundamento dos conhecimentos em plantas halófitas, nutrição animal e piscicultura. Com o compromisso de garantir o uso sustentável dos recursos hídricos, promovendo a convivência com o semiárido a partir da sustentabilidade ambiental e social, o PAD beneficia cerca de 100 mil pessoas em 154 localidades do Nordeste, ampliando suas ações para garantir o acesso à água de qualidade nas comunidades difusas do semiárido.

Ministro da Cultura apresentou em Fortaleza ações do Governo Federal no Diálogos Culturais

O ministro da Cultura, Juca Ferreira, participou, em Brasil, e não apenas o eixo Centro-Sul. 10.03, em Fortaleza, do encontro Diálogos Culturais, A Lei Federal de Incentivo à Cultura, conhecida como Lei no auditório João Frederico Ferreira Gomes, anexo Rouanet, também foi o foco do debate. Pela lei, o investiII da Assembleia Legislativa. Na ocasião, o ministro mento em projetos culturais pode ser realizado com dedução debateu sobre a cultura cearense com representantes de até 4% em impostos, no caso de empresas. de vários segmentos culturais e apresentou planos para De acordo com o ministro, o MinC pretende rever a forma a área no Estado e no País. de incentivar esses projetos. A sugestão é que O ministro falou da importância de o dinheiro vindo das deduções vá para fundivulgar a cultura popular cearense dos setoriais. Uma das metas do ministério para o resto do Brasil. Para Juca, a é desburocratizar o acesso. cultura é setor tão estratégico como o O secretário de Cultura do Ceará, Guiturismo. “Os cearenses precisam botar lherme Sampaio, ressaltou que fortalecer a na rua essa diversidade cultural, que política cultural cearense é uma das estratéé tão rica quanto (as outras manifesgias do Estado. Guilherme citou a entrega Ministro da Cultura, Juca Ferreira tações brasileiras). Não fica devendo participou do Plano Estadual de Cultura no plenário da do encontro Diálogos Culturais Foto: Dário Gabriel para estado nenhum”, elogiou. Assembleia Legislativa. Para o secretário, a Entre as propostas, Juca Ferreira falou que pretende Casa tem o dever de “apoiar a aprovação” do plano. reformular a Fundação Nacional de Artes (Funarte), Participaram ainda do encontro o secretário adjunto Faórgão do Governo Federal responsável pelo desen- biano dos Santos; o secretário de Articulação Institucional volvimento de políticas públicas de fomento às artes do Ministério da Cultura (MinC), Vinícius Wu, e a secretária visuais, à música, ao teatro, à dança e ao circo. Segundo da Cidadania e da Diversidade do Ministério da Cultura do o ministro, a reformulação deve contemplar todo o MinC, Ivana Bentes.

acesse o site: www.brasilia50anosdeceara.com.br

13

Foto: Bruno Gomes

Leituras VI

Fevereiro/15


acesse o site: www.casadoceara.org.br

Leituras VII Humildade

Macário Batista (*) Dom José Tupinambá da Frota, o bispo conde que fez Sobral (quem veio depois deu um adjutório no crescimento) era um amante apaixonado pela terra dele. Toda tarde saia com um auxiliar para um passeio no jeep do Bispado e quase sempre tomava o rumo do Bairro –pobre-Dom Expedito na margem esquerda do rio Acaraú. Na ponte Othon de Alencar pedia pra parar o carro. Descia, dava um longo olhar sobre a cidade e exclamava: Esta é a ponte Othon de Alencar, que liga o mundo a Sobral. A frase: “Após beber, dê umas dez voltas em um poste até ficar tonto.” Jaguar, cartunista, dando a receita para quem é obrigado a tomar cerveja sem álcool. O livro de Fágner: prévia Recentemente num canal de TV fechado, Fágner excursionou por um pouco de sua vida musical e desancou um bocado de gente. É pau e muito pau Deu até um troco em Robertinho do Recife que o taxou de impulsivo. – Com ele ninguém pode, disse. Trabalheira O livro de Fágner vai dar trabalho pra irmã dele, Marta, bibliotecária, na hora de classificar o livro: Se em história, música ou arte da guerra. Tratado sobre a mentira Toda traição tem um preço. Muita vezes por dinheiro, outra vezes por poder, umas tantas por sedução. Seja lá como for, o preço da traição é alto. Paga-se pelo que se tem. Paga-se pelo que se perde. O universo do homem sempre trai e trai por índole, instinto ou prazer. Na política não é assim tão diferente. O prometido quando verdadeiro pode parecer falso no presente, porque soará falso no futuro e inverídico quando confrontado à luz meridiana. Sem que se saiba é-se traído à força bruta dos eventos, dos ventos, dos valores invertidos. Quando alguém vota em um nome, está-se dando por inteiro, porque é uma doação espontânea e consistente. E nada se pede em volta a não ser a alegria íntima da confiança, em retorno. E quando o elo é partido, o cristal da confiança arranhado, o mundo rui. É assim que vive a nação de viventes crentes em que fizeram o melhor para o mundo, para todos, para sua rua, para sua vidinha tantas vezes avaliada como frágil até tomar aquele rumo. E daí que se escrevem tratados. Um tratado a mais, sei lá se já não tem, seria um tratado sobre a mentira, seja lá o preço que se pague por esta ou aquela traição. Todos pagam um dia. Traidores e traídos. Um pela inocência da crença, outro por um único fiapo de remorso que resista ao ato de trair. Foi assim, vai ser assim. A frase: “Em vereda de preá tatu caminha dentro?” Virou tema de perguntas no Posto Ipiranga. A frase: “O Cid está errado. Não seriam só 400!” Isto é conversa do Beco do Cotovelo em Sobral. Macário Batista (Sobral), jornalista, blogueiro, multimídia.

Fevereiro/15

14

Para assegurar maior proteção à mulher, foi sancionada a lei do feminicídio, que alterou o Código Penal e classificou de crime hediondo a matança de mulheres. “Faço um apelo, não aceitem a violência dentro ou fora de casa como algo inevitável. Saiba que você vai ter ao seu lado o Estado brasileiro”, falou Dilma às mulheres. Foto: Roberto Stuckert Filho/PR Durante a cerimônia de sanção da Lei do Feminicídio, a presidenta Dilma Rousseff conclamou mulheres e homens a desmentir o ditado sexista que diz que “em briga de marido e mulher não se mete a colher”. Com representantes dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário presentes, Dilma afirmou que o Estado brasileiro assumiu, de forma conjunta, uma posição clara no combate à violência contra as mulheres. “Em briga de marido e mulher, nós achamos que se mete a colher, sim, principalmente se resultar em assassinato. Meter a colher nesse caso não é invadir a privacidade, é garantir padrões morais, éticos e democráticos. E o estado brasileiro deve meter sim, a colher, a sociedade brasileira idem, deve meter a colher”, defendeu Dilma. O Projeto de Lei 8305/14 do Senado Federal foi aprovado pela Câmara dos Deputados em 03.03. O texto modifica o Código Penal para incluir o crime de assas-

sinato de mulher por razões de gênero entre os tipos de homicídio qualificado. Tornar este um crime hediondo, significa que será imposto a quem o praticar pena de prisão sem atenuantes. A cada dia no Brasil, 15 mulheres são mortas pelo fato de serem mulher. Por ano, 500 mil mulheres são vítimas de estupro e estima-se que apenas 10% dos casos chegam à polícia, visto que muitas têm medo e vergonha de denunciar. Dilma lembrou a sociedade dos diversos canais de denúncia que podem salvar a vida de uma mulher, como o Ligue 180, o telefone das polícias e a Casa da Mulher Brasileira, que estará presente em todos os estados e no DF. “E aí eu faço um apelo, não aceitem a violência dentro ou fora de casa como algo inevitável. Não permitam que a força física ou o machismo destruam sua dignidade e até mesmo sua vida. Denuncie. Use os recursos a seu alcance e saiba que você vai ter ao seu lado o Estado Brasileiro. Quem souber de casos de violência deve denunciar. Parentes, amigos, vizinhos não devem se omitir”, afirmou a Presidenta Dilma Rouseff.

Judiciário e PM lançam “Ronda Maria da Penha” para combater violência doméstica As mulheres vítimas de violência doméstica em Fortaleza ganharam mais um mecanismo de acompanhamento de suas denúncias, pois passaram a ser acolhidas não só por equipes da Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) e do Juizado da Mulher. Policiais militares também participarão do processo. Trata-se do “Ronda Maria da Penha”, cujo lançamento aconteceu em 11.03, resultado de uma parceria entre o Poder Judiciário do Ceará e a PM. Em caráter experimental, os policiais atuarão nos bairros Genibaú e Vicente Pinzón, e na comunidade Parque São Miguel. Nestas três regiões, a Secretaria Estadual da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) já dispõe de base do programa “Crack, é possível vencer”. As estruturas física e de pessoal serão aproveitadas para os 75 militares visitarem as vítimas de violência que solicitarem resguardo de suas integridades físicas ao poder público. Por mês, o Juizado da Mulher de Fortaleza recebe uma média de 600 pedidos de medidas protetivas. Eles são julgados em, no máximo, 48 horas. Cerca de 10 mil processos de violência doméstica tramitam hoje na unidade. A expectativa é de o “Ronda Maria da Penha” cobrir todos os 119 bairros da Capital até o fim do ano. Os policiais serão informados pelo Juizado sobre os pedidos de medidas protetivas e irão às casas das vítimas. “Eles vão saber o que está acontecendo,

acesse o site: www.facebook.com/casadoceara

acompanhar o caso e, se preciso, encaminhar a vítima à rede socioassistencial. Porque cada medida protetiva pedida é o relato de uma violência. É um crime que aconteceu. E quando uma mulher vem denunciar não é a primeira violência. Nós só podemos diminuir os índices se trabalharmos em parceria. A Polícia exerce um papel importantíssimo”, explica a titular do Juizado da Mulher de Fortaleza, juíza Rosa Mendonça. Segundo o comandante do Ronda do Quarteirão, tenente-coronel Fernando Albano, os policiais receberam treinamento específico para lidar com as vítimas. A Polícia estima que metade das ocorrências atendidas diariamente seja de violência doméstica. Os recorrentes casos de agressões e mortes de mulheres no Interior nos últimos anos foram destacados pela presidente da Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), desembargadora Sérgia Miranda. “Juazeiro tem cerca de cinco mil processos de violência doméstica. Maracanaú tem aproximadamente três mil. E Caucaia tem 1,5 mil. Precisamos criar novas varas”, defendeu. Já a biofarmacêutica Maria da Penha enalteceu a necessidade de as mulheres não se intimidarem e denunciarem as violências sofridas. E de o poder público punir os agressores.

Ceará em Brasília


acesse o site: www.casadoceara50anos.com.br

Leituras VIII Paulo Gurgel Silva (*) Uma partilha em Mumbai Um homem no leito de morte, em um hospital de Mumbai, tendo ao lado a esposa, três filhos e uma enfermeira. Diz o homem: (ao filho mais velho) Você fica com os 15 bangalôs em Borivali... (à filha): Você fica com os 8 bangalôs em Juhu... (ao filho caçula): Você fica com os 20 escritórios em Nariman Point... (à esposa): Minha doce Kavita, você fica com os 11 apartamentos do nosso prédio em Lokhandwala... Bastante impressionada com o que ouve, diz a enfermeira: (à esposa): Você tem sorte de ter um marido, que é tão rico e que está lhe deixando tantas propriedades. Responde a esposa: Que rico, que nada! Ele está distribuindo as responsabilidades com a entrega do leite para seus clientes a partir de amanhã. Tempos de espera Como os pratos de fast-food se tornaram mais complexos, o tempo gasto pelos clientes na fila de atendimento tem aumentado a um ritmo alarmante, A quantidade média de tempo que o consumidor típico gasta esperando em um drive-thru saltou de cerca de 40 segundos em um ano - de 180,83 segundos em 2013 para 219,97 segundos em 2014 -, de acordo com o 2014 Drive-Thru Performance Study. Um dilema envolvendo resgate de mineiros Imagine que 100 mineiros estão presos em uma mina. Eles estão divididos em dois grupos de 50. Você pode resgatar os 50 de um grupo (com certeza), mas, durante o resgate, os 50 do outro grupo morrerão (esta é a estratégia 1). Ou você pode tentar a estratégia de resgatar os 100 mineiros dos dois grupos com 50% de probabilidade de sucesso, o que

Coletânea de Entrementes

significa dizer que pode salvar todos eles ou nenhum deles (esta é a estratégia 2). Qual estratégia você escolheria? Se, por um lado, a estratégia 1 (de aversão aos riscos) em que os 50 mineiros de um grupo são resgatados, enquanto morrem os 50 do outro grupo, fará sobreviver aqueles que apresentam entre si um forte ethos / identidade coletiva, por outro lado, a estratégia 2 (considerada moral, num certo sentido) dará chances iguais a todos os mineiros de serem salvos, embora estes possam ser 100 ou 0. Por se tratar de um dilema, as pessoas inquiridas terão visões conflitantes. Engolidores de espadas e pesquisas médicas Em 1868, um engolidor de espadas assistido por Dr. Adolf Kussmaul, em Freiburg, Alemanha, ajudou no desenvolvimento da primeira endoscopia rígida do esôfago. Outro engolidor de espadas, em 1906, no País de Gales, foi o voluntário do primeiro eletrocardiograma obtido através do esôfago. Em ambos os casos, os pesquisadores receberam os créditos, mas os nomes desses engolidores de espadas (cujo Dia Mundial é comemorado no último sábado de fevereiro) desapareceram no túnel do tempo. Meyer, em entrevista ao HuffPost, em 2012, declarou: “Não acho certo.que os engolidores de espadas passem assim despercebidos. Por suas capacidades físicas e mentais para desligar reflexos corporais, eles são muito úteis aos cientistas que estudam o funcionamento interno do corpo humano.”. Improbable Research Tempos de espera Como os pratos de fast-food se tornaram mais complexos, o tempo gasto pelos clientes na fila de atendimento tem au-

mentado a um ritmo alarmante, A quantidade média de tempo que o consumidor típico gasta esperando em um drive-thru saltou de cerca de 40 segundos em um ano - de 180,83 segundos em 2013 para 219,97 segundos em 2014 -, de acordo com o 2014 Drive-Thru Performance Study. John Walkenbach, Google+ Filosofando sobre roscas por Hendel D’bu – Ruminations from the Temple Heráclito - Você não pode comer a mesma rosca duas vezes. Platão - Todas as roscas participam do ideal de serem roscas. Agostinho - As roscas precisam da graça para serem totalmente roscas. Descartes - Um buraco de rosca comprova a existência da rosca. Hume - As roscas existem porque eu as imagino roscas. Kant - Um donut = minha experiência total de donuts. Wollstonecraft - As mulheres merecem rosquinhas, também. Mill - Donuts são bons, se eles fazem as pessoas felizes. Kierkegaard - Eu tenho fé que roscas são deliciosas. Marx - Todo mundo merece roscas. Nietzsche - Não pare por nada até obter seu donut. Wittgenstein - Massa frita, zero, estacionamento rotativo, pneu sobressalente. Beauvoir - O patriarcado é responsável pela forma da rosca. Malcolm X - Todos nós devemos ter a oportunidade de obter rosquinhas pelos meios que forem necessários. Ayn Rand - Um donut é um donut. Schrödinger - Até que olhe na caixa, alguém tanto pode comer quanto não comer o donut Homer Simpson - Mmmmm... Donuts! (*) Paulo Gurgel da Silva (Fortaleza), médico, blogueiro de Entrementes. Abra o blog e se surpreenda.

Atividades realizadas pela Casa do Ceará em 2014

Atendimentos realizados gratuitamente no ano de 2014.

As pessoas carentes atendidas pelo serviço social da entidade, na maioria, são encaminhadas pelos órgãos de assistência social do Distrito Federal, como Conselhos, Escolas Públicas, Cajes, hospitais e outras entidades sem fins lucrativos. Além dos atendimentos gratuitos, a instituição atende o público em geral, mediante cobrança simbólica para manutenção de suas atividades assistenciais e culturais. No ano de 2014 foram realizados os seguintes atendimentos mediante cobrança:

Ação social - Campanha do Agasalho Além das doações que a entidade realiza diariamente durante todo o ano, são realizadas ainda ações sociais em parceria com outras entidades que tenham a mesma finalidade. No ano de 2014, a Casa do Ceará em parceria com a Associação dos que Querem Bem a Sobral e ao Distrito Federal e a Associação dos Filhos e Amigos de Aurora realizou a 1ª Campanha do Agasalho, que arrecadou 700 cobertores e distribuiu com as famílias carentes cadastradas pela instituição em um evento realizado no dia 10 de maio. O evento contou ainda, com a participação da Fundação Regional de Assistência Oftalmológica - FRAO que realizou 88 exames oftalmológicos, com as alunas do curso de cabeleireiro da Casa do Ceará com cortes de cabelo e com a equipe de enfermagem da entidade que aferiram pressão. Foi distribuído lanche para todos e pipoca e algodão doce para a criançada. 2º Natal Feliz na Casa do Ceará No dia 29 de novembro a Casa do Ceará em parceria com o SESC/DF, a Associação dos que Querem Bem a Sobral e ao Distrito Federal e a Associação dos Filhos e Amigos de Aurora, realizou seu 2º Natal Feliz. O evento foi um sucesso. O SESC montou vários jogos infantis, cama elástica, piscina de bolinhas e uma pista de kart que fez um sucesso com a criançada, montou ainda tenda de artesanato, biblioteca infantil e uma carreta de odontologia. Foram prestados atendimentos médico, odontológico, assessoria jurídica, massagem, corte de cabelo, manicura e pedicura, design de sobrancelha, além da distribuição de 800 cestas básicas, foram distribuídos também 750 brinquedos pelo Papai Noel e Mamãe Noel, algodão doce e pipoca para a garotada. Abaixo planilha dos atendimentos prestados pela Casa do Ceará e parceiros.

Na odontoclínica, foram atendidos 15.516 pacientes, mediante cobrança simbólica para a realização dos seguintes procedimentos: extração, restauração, canal, limpeza com aplicação de flúor, dentre outros. Nos cursos profissionalizantes foram emitidos 230 certificados aos alunos que concluíram os cursos de corte e costura, depilação, culinária, cabeleireiro, manicure e pedicure, patch work e design de sobrancelha. São oferecidos ainda, cursos de Idioma (Espanhol, Francês, Italiano e Inglês), de Informática, Massoterapia e joalheria, realizados por inquilinos.

Ceará em Brasília

acesse o site: www.brasilia50anosdeceara.com.br

15

Fevereiro/15


acesse o site: www.casadoceara.org.br

Deputado Agenor Neto destaca a Faculdade de Medicina de Iguatu

Ceará terá R$ 400 milhões de “royaties” do pré-sal

Governador Camilo em reunião da bancada do NE em Brasília/DF

o deputado estadual Agenor Neto (PMDB) destacou na |Assembléia Legislativa a conquista da Faculdade de Medicina para o município de Iguatu. A autorização, concedida pelo Ministério da Educação, foi anunciada e repercutiu na Região Centro-Sul do estado. O parlamentar destacou sua luta em prol da melhoria do ensino superior na região. Segundo ele, em 2003, como deputado estadual, participou de audiência pública defendendo a instalação de um campus avançado da Universidade Federal do Ceará (UFC) em Iguatu. Ele também fez questão de ressaltar a conquista da ampliação dos cursos da Universidade Estadual em Iguatu (Fecli) e da instalação da Unidade Descentralizada da Universidade Regional do Cariri na região. “Como deputado, conseguimos trazer, em 2004, a extensão da Universidade Regional do Cariri (Urca), que pela primeira vez saia do Cariri para outro município do interior, no caso Iguatu”, lembrou. Sobre a Faculdade de Medicina em Iguatu, ele informou que o processo teve início em 2008 quando ele ainda era prefeito de Iguatu, e teve continuidade na gestão do prefeito Aderilo Alcântara. Segundo ele, no final de 2013 o MEC lançou edital estabelecendo as documentações necessárias para os municípios solicitarem os cursos, no entanto, mesmo com o município atendendo a todos os requisitos, uma mudança no último dia da vigência do edital impediu a inclusão de sua cidade.

Camilo Santana e demais governadores do Nordeste reuniram-se com o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski e a vice-presidente, ministra Cármen Lúcia, em 15.04, em Brasília. A pauta central do encontro foi a validação da lei de redistribuição dos royalties do pré-sal entre os estados brasileiros. Com o novo modelo, em que a divisão é feita entre estados produtores e não produtores, o Ceará receberia reforço da ordem de R$ 400 milhões em suas contas públicas. “ A redistribuição dos royalties é de suma importância porque é feita de maneira mais equitativa entre estados produtores e não produtores. Para o Ceará, um reforço da ordem de R$ 400 milhões é fundamental˜, avalia Camilo. Esta informação foi apresentada pelo governador do Ceará durante o encontro realizado na sede do Tribunal em Brasília. O novo modelo é o resultado da aprovação de lei pelo Congresso Nacional que prevê as bases de distribuição dos royalties do petróleo e do pré-sal, entre a União, Estados e Municípios. Anteriormente, esta partilha era concentrada na União e no Rio de Janeiro, além de uma pequena parcela para o Espírito Santo, considerados estados produtores. A mudança aprovada na lei prevê mais equilíbrio no repasse dos recursos.

O governador Camilo Santana participou em 15.03 da reunião com a bancada federal do Nordeste. O encontro foi realizado no auditório Nereu Ramos, na Câmara Federal, em Brasília (DF). Estiveram presentes os governadores Rui Costa (Bahia), Flávio Dino (Maranhão), Welington Dias (Piauí), Paulo Câmara (Pernambuco), Renan Filho (Alagoas), Robinson Faria (Rio Grande do Norte), Ricardo Coutinho (Paraíba) e Jackson Barreto (Sergipe). Uma das propostas apresentadas pelos governadores é a criação de um fundo para a região. “A criação desse fundo que está sendo proposto é fundamental que ele tenha transferências obrigatórias e vinculadas aos impostos federais”, disse Camilo. Durante o encontro, ficou definido que uma comissão será criada pelos estados para acompanhamento das comissões do Legislativo. A coordenação de cada estado será formada por um deputado, um senador e um representante de cada Governo. O coordenador da bancada do Ceará na Câmara, José Airton Cirilo, e o líder do governo, José Guimarães, participaram do encontro. Além deles, outros deputados cearenses também estiveram na reunião, assim como os secretários estaduais Mauro Filho (Fazenda) e Danilo Serpa (Relações institucionais). Após a reunião com as bancadas do Nordeste, os governadores levaram as propostas para os presidentes da Câmara, Eduardo Cunha, e do Senado, Renan Calheiros. O grupo também tem encontro como a ministra e vice-presidente do Supremo Tribunal Federal, Cármen Lúcia. Na ocasião, os governadores apresentarão edmandas à ministra.

Fevereiro/15

16

acesse o site: www.facebook.com/casadoceara

Ceará em Brasília


acesse o site: www.casadoceara50anos.com.br

Expectativa de vida do cearense cresce 3,4 anos

O cearense está vivendo mais. Nos últimos 13 anos, a esperança de vida ao nascer cresceu 3,4 anos, alcançando 69,2 anos, entre os homens e 77,2 anos, entre as mulheres. Além disso, as mulheres são maioria entre os idosos, com parcela de 55%. Esta é uma das constatações do estudo “Dinâmica demográfica e mercado de trabalho na terceira idade: a realidade cearense”, divulgado nesta quarta-feira (15), pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria do Trabalho e do Desenvolvimento Social (STDS) e do Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (IDT). O estudo revelou também que o envelhecimento populacional vem se consolidando no Ceará, ano a ano, e ocorrendo com significativa intensidade desde 2009, visto que o número de idosos aumentou em 271 mil pessoas, entre 2009/2013, um adicional de 67,8 mil por ano. Assim, de cada 100 pessoas residentes no Ceará, 13 possuíam 60 anos ou mais. Esta ampliação tem reflexos diretos em diversas áreas, tais como: educação, saúde, previdência, segurança, mobilidade e, especialmente, no mercado de trabalho. Para o secretário adjunto da STDS, Herman Normando, “essa pesquisa demonstra a nossa realidade e fomenta o debate para que o Estado e a sociedade pensem medidas para fortalecer ações de saúde, educação e trabalho para as pessoas de mais idade”. Participação no mercado Além do crescimento de 6,8% ao ano, a população de 60 anos ou mais respondeu por 13% da população cearense e por cerca de 9% de sua força de trabalho, em 2013. No Ceará, a inserção dos idosos no mundo de trabalho, em termos relativos, é maior que as médias nacional e nordestina, o que destaca a elevada presença do segmento no mercado de trabalho cearense. Esta maior presença da população de 60 anos ou mais no mercado laboral e o crescimento contínuo da população de 15 a 59 anos de idade proporcionam uma tendência de maior pressão sobre o mercado de trabalho estadual. Para os trabalhadores na terceira idade, foram geradas 22 mil novas ocupações, em 2013. “São trabalhadores que possuem um perfil diferenciado, pois são profissionais com atitude, ou seja, têm iniciativa na atividade que desempenham, competência que muitas vezes ouvimos que falta aos jovens” destaca o presidente do IDT, Gilvan Mendes. A maioria deles se ocupa trabalhando por conta própria, na produção para o próprio consumo e, em menor medida, no trabalho assalariado, independente de sexo, citando as três alternativas de ocupação mais usuais, com renda na faixa salarial de meio a um salário mínimo. O analista do mercado de trabalho do IDT, Mardônio Costa, enfatiza ainda que “em face dessa nova realidade demográfica, para melhor se aproveitar essa ‘janela de oportunidade’ propiciada pela demografia, a componente populacional deve ser considerada quando do planejamento/elaboração das políticas públicas”. OUTROS DADOS - Idade média do cearense: 2001: 26,9 anos; 2013: 30,3 anos; 2020: 32,7 anos e 2030: 36,3 anos. - O índice de envelhecimento da população (pop. de 65 anos ou mais/pop. 0 a 14 anos) deverá crescer de 26,7%, em 2013, para 37,2%, em 2020, alcançando 60,2%, em 2030. - A parcela da população idosa na força de trabalho do estado aumentou de 7,9%, em 2009, para 8,8%, em 2013, com incremento médio de 5,5 mil idosos economicamente ativos ao ano. De uma PEA total de 4,2 milhões, 370 mil são idosos.

Ceará em Brasília

acesse o site: www.brasilia50anosdeceara.com.br

17

Fevereiro/15


acesse o site: www.casadoceara.org.br

Leituras IX Edmílson Caminha (*) Em 1967, concluído o último ano do então Ginásio 7 de Setembro, passei no exame para o Colégio Cearense do Sagrado Coração, dos Irmãos Maristas. Vestibular disputadíssimo (apenas duas provas, Português e Matemática), com centenas de candidatos para poucas vagas. Tempos depois, vim a saber que me salvou a língua: “Sua nota de matemática foi péssima, mas resolvemos apostar naquele aluno que escrevia bem, e acertara todas as questões de gramática” – revelou-me o Irmão Valentim, justamente o terror dos que detestavam números. Assim eram os seguidores do francês Marcellin Champagnat, que em 1817 plantara a semente dos educadores maristas. Educadores, e não empresários da educação (como hoje, pelo menos no Brasil), que são donos de escolas apenas porque o ensino dá mais dinheiro do que ferro-velho ou banca de jornal. Lembro-me de um colega brilhante, Marcos Antônio de Oliveira Sales (por que guardamos o nome completo dos amigos de infância?), cujo pai, transferido pela FAB para outra base aérea, comunicara ao diretor do nosso colégio a permanência do filho em Fortaleza, mas não no Marista, muito caro para o bolso dele. “O senhor pode viajar tranquilo. As despesas do Marcos com mensalidade e com livros ficarão por nossa con-

Orgulho de ser marista

ta. Ele é um aluno excelente, e não vamos permitir que nos deixe.” Quantos exploradores da educação brasileira repetiriam o gesto, agora? Não haveria como esquecer os maristas que tivemos como professores, já sem a obrigatoriedade da batina (exceto uns poucos, como o francês Abdon e o espanhol Urbano González, já velhinho): irmãos Ernesto e Dall’Agnol (Português), Valentim (Matemática), Fidélis (Inglês) e Vailatti (Química), a que se juntavam os leigos, como Palmela (Biologia), Diogo (História) e Capistrano (Matemática). Um dos índices da afeição pela escola é frequentá-la em turnos que não o das aulas (de sete e meia às onze e meia, no nosso caso). Incentivadores dos esportes e das artes, os irmãos nos recebiam à tarde para jogos de basquete e reuniões do Grêmio Literário José de Alencar, de cuja direção cheguei a ser membro. Bom mesmo, porém, eram as manhãs de sábado: após a educação física com o Prof. Onélio Porto (que de vez em quando viajava para estudos em aldeias dos índios canelas, no Maranhão), um pequeno grupo – Joaquim Aristides de Oliveira, Carlos Alberto Costa (filho de Darcy Costa, um dos pioneiros do cineclubismo no Ceará), Célio Augusto Normando, José Eloy da Costa Filho e eu – corríamos ao Cine Diogo, no centro de Fortaleza, para a sessão das onze do Cinema de Arte. Como não recordar a primeira vez em que assisti a

Teorema, de Pasolini, Persona, de Bergman, ou Sempre aos domingos, de Serge Bourguignon? Lembranças dos que tivemos o privilégio de ser alunos maristas, alguns bem famosos: os atores José Lewgoy e Walmor Chagas; os políticos Leonel Brizola e Pedro Simon; os músicos Gilberto Gil e Renato Russo; os escritores Fran Martins, Moacyr Scliar e João Cabral de Melo Neto. Sobre o poeta e diplomata pernambucano, Ruy Castro lembra o dia dos anos 1960 em que o então cônsul do Brasil em Barcelona almoça com amigos no restaurante Fiorentina, no bairro carioca do Leme, quando percebe lá fora um movimento incomum: — Que aconteceu? — Foi o Chacrinha que chegou. — Chacrinha? Quem é Chacrinha? Quando o põem a par do sucesso que faz na televisão, o próprio entra, vê o grupo a olhar para ele, abre os braços e grita: — Cabral! — Abelardo! E assim, com a emoção de um abraço, deu-se o reencontro de João Cabral de Melo Neto e Abelardo Barbosa, contemporâneos do Colégio Marista do Recife, que há décadas não se viam... (*) Edmílson Caminha

Fortaleza, que comemorou em 13/4, seus 289 anos, se destaca, entre tantos atrativos, também pela diversidade cultural e artística, fruto do talento, da riqueza e da diversidade do povo cearense. Capital do primeiro estado a ter uma Secretaria de Cultura (criada em 1966) e uma Academia de Letras (fundada em 1894, três anos antes da Academia Brasileira de Letras), Fortaleza contabiliza inúmeras contribuições à cultura, à arte, à história, ao patrimônio material e imaterial do Brasil. A capital do Ceará, que foi também o primeiro estado a libertar seus escravos, também se antecipou ao modernismo nas artes, com a Padaria Espiritual, movimento literário fundado no Centro de Fortaleza por Antônio Sales e um grupo de jovens escritores que, ainda no final do século XIX, antecipariam as conquistas formais e as preocupações temáticas modernistas, que só na década de 20 do século seguinte ganhariam destaque no panorama nacional. No entre-séculos, um fortalezense se destacaria como pai do nacionalismo na música erudita brasileira: Alberto Nepomuceno, autor compositor que musicou versos de José de Alencar, Machado de Assis e Olavo Bilac, reformou o Hino Nacional Brasileiro, incentivou compositores como Villa-Lobos e causou polêmica entre os críticos ao promover concertos de artistas populares no Instituto Nacional de Música, desafiando os limites da chamada “música séria”. Já nos anos 30 outra escritora fortalezense, Rachel de Queiroz, chama atenção do País ao publicar “O Quinze”, romance fundamental para a reinvenção da prosa regionalista no Brasil. Rachel se tornaria a primeira mulher a ingressar na Academia Cearense de Letras, consagrando-se definitivamente como um dos maiores nomes da literatura brasileira em todos os tempos. Nas artes visuais, o movimento modernista na capital cearense também atrairia destaque nacional, com nomes como o fortalezense Antônio Bandeira, um mestre

Fevereiro/15

18

das aquarelas e da pintura abstrata, que levaria à França o talento dos artistas cearenses. Décadas mais tardes, artistas como o também fortalezense Leonilson tornariam a chamar atenção, já no cenário nacional da arte contemporânea. Na música popular, Fortaleza também chamaria atenção do País na primeira metade do século XX com Lauro Maia, o compositor que criou o balanceio, produziu clássicos da canção brasileira e, para muitos, dialogou com o iguatuense Humberto Teixeira na criação do baião. O conjunto vocal Quatro Ases e um Coringa, formado por fortalezenses, também se destacou nacionalmente a partir do Rio de Janeiro, onde chegariam, décadas mais tarde, integrantes de outra geração que colocou Fortaleza em relevo no mapa musical brasileiro: o chamado “Pessoal do Ceará”, dos fortalezenses Ednardo, Fagner, Petrúcio Maia e Rodger Rogério, que junto a outros grandes cantores, compositores e instrumentistas conquistariam para os artistas cearenses um lugar na indústria fonográfica brasileira e abririam caminho para novas gerações. Cidade de espaços culturais Atualmente, Fortaleza conta com diversos equipamentos culturais e artísticos, espaços de salvaguarda da memória e da identidade cultural do povo cearense e vitrines para o trabalho de artistas de diferentes gerações. Entre os equipamentos culturais da capital cearense, destacam-se aqueles mantidos pelo Governo do Estado do

acesse o site: www.facebook.com/casadoceara

Ceará, como o Theatro José de Alencar (mais tradicional e simbólico palco das artes cearenses), o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (referência nacional em difusão cultural), o Arquivo Público do Estado do Ceará e o Arquivo Intermediário (com acervo de documentos de vários séculos), o Museu do Ceará e o Museu da Imagem e do Som do Ceará (ambos de visitação essencial para se conhecer a história do Estado e a forma como ela é recontada por diferentes olhares, em diversas épocas). Também são equipamentos culturais do Governo do Estado localizados em Fortaleza o Teatro Carlos Câmara (antigo Teatrinho da Emcetur, onde estrearam muitos nomes da música e das artes cênicas, atualmente palco para novos valores), o Centro Cultural Bom Jardim (promovendo a descentralização da formação e da difusão cultural), o Sobrado Dr. José Lourenço (espaço das artes visuais e da fotografia), a Casa de Juvenal Galeno (sede de iniciativas literárias, musicais e de artes integradas), a Escola de Artes e Ofícios Thomaz Pompeu Sobrinho (responsável por formar profissionais em diversos ramos específicos ligados às artes), o Cine-teatro São Luiz (reinaugurado em dezembro de 1914 e que em breve anunciará nova programação permanente) e a Escola Porto Iracema das Artes, espaço em sintonia com a formação de artistas e técnicos e o desenvolvimento de projetos artísticos contemporâneos, em linguagens como música, teatro e audiovisual. Todos esses equipamentos oferecem aos moradores e turistas um convite permanente a descobrir uma Fortaleza artística e cultural, viva e pulsante, com uma programação diária e com entrada franca, na maioria das atividades. Para que Fortaleza, que nesta segunda-feira, 13/4, chega aos 289 anos, seja cada vez mais um espaço de pleno exercício dos direitos culturais, de forma democrática e inclusiva, para todos os cidadãos, e de reinvenção da cidade por meio da arte e da cultura.

Ceará em Brasília

Fotos: Felipe Abud

Fortaleza: 289 anos A maior cidade do Nordeste, um dos maiores destinos turísticos do país, arte, cultura, hotelaria e cozinha


acesse o site: www.casadoceara50anos.com.br

Leituras X Humor Negro e Branco Humor A história começa assim... No mais alto pico do Tibet vive o homem mais sábio do mundo. Certa vez um rapaz foi à sua procura e perguntou-lhe: - Mestre dos mestres! Qual o caminho mais curto e seguro para o coração de uma mulher? O mestre respondeu-lhe: - Não há caminho seguro para o coração de uma mulher, filho. Só trilhas à beira de penhascos e caminhos sem mapas, cheios de pedras e serpentes venenosas... - Mas, então, mestre... O que devo fazer para conquistar o coração da minha amada? Então lhe disse o grande guru: - Fazer uma mulher feliz é fácil... Só é necessário ser: 1) Amigo, 2) Companheiro, 3) Amante, 4) Irmão, 5) Pai, 6) Chefe, 7) Educador, 8) Cozinheiro, 9) Mecânico, 10) Encanador, 11) Decorador de Interiores,12) Estilista, 13) Eletricista , 14) Sexólogo, 15) Ginecologista, 16) Psicólogo, 17) Psiquiatra, 18) Terapeuta, 19) Audaz, 20) Simpático, 21) Esportista, 22) Carinhoso, 23) Atento, 24) Cavalheiro, 25) Inteligente, 26) Imaginativo, 27) Criativo, 28) Doce, 29) Forte, 30) Compreensivo, 31) Tolerante, 32) Prudente, 33) Ambicioso, 34) Capaz, 35) Valente, 36) Decidido, 37) Confiável, 38) Respeitador , 39) Apaixonado 40) E de preferência, RICO! - Não cuspa no chão; - Não coce o saco na frente dela; - Não arrote alto. Aliás, não arrote; - Dê flores e muitos... mas muitos presentes; - Corte e limpe as unhas... Não coma as unhas; - Não peide sob o cobertor. Aliás, não peide; - Levante a tampa do vaso antes de urinar. - Deixe ela ter ciúme de você, ela pode; - Use desodorante (Que preste); - Dê sempre descarga; - Não fale palavrão; - Não seja engraçadinho com os outros; - Não fale mal da mãe dela. Aliás, ame a mãe dela; - Não tenha ciúme dela; - Não fique barrigudo. Aliás, não engorde; - Não demore no banho; - Não chegue tarde em casa; - Saia para trabalhar e volte correndo; - Não beba até tarde com amigos. Aliás, não tenha amigos; - Não seja pão-duro. Use pelo menos 2 cartões de crédito; - Não diga que mulher não sabe dirigir; - Não olhe para outras mulheres... Aliás, não existem outras mulheres; - Aprenda a cozinhar; - Diga ‘Eu Te Amo’ pelo menos 05 vezes por dia; - Lave a louça; - Ligue para ela, de qualquer lugar; - Deixe ela conversar durante horas ao telefone; - Não ronque; - Não seja fanático por futebol; - Faça a barba todos os dias para não arranha-la; - Nunca reclame de nada; - Repare quando ela cortar o cabelo, mesmo que seja apenas as pontinhas, e diga sempre que ficou lindo... E é muito importante ainda não esquecer as datas do seu: Aniversário, noivado, casamento, formatura, menstruação, data do primeiro beijo; Aniversário da mãe, tia, irmão ou irmã mais querida; Aniversário dos avós, da melhor amiga... E do cachorro! Infelizmente, o cumprimento de todas estas instruções não garante 100% da felicidade dela, porque ela pode sentir-se presa a uma vida de sufocante perfeição e fugir com o primeiro que encontre!

Ceará em Brasília

Culinária

Os Cearenses na Cozinha de Brasília

Bar dos Cunhados Pedro Prado e Paulo Prado Donos (Hidrolândia) . Garçons: Raimundo Vieira(Viçosa do Ceará), Edmilson Bezerra,(Poranga), Johnson de Souza e Raimundo Pacheco (Santa Quitéria). CLN 115 BL B lj 21- Asa Norte 70772-520Tel(61) 3274-7805.. Bar dos Cunhados no Tênis do Iate Clube Damázio Prado (Hidrolândia) arrendatário – 3379 88763 Setor de Clubes Esportivos Norte Trecho 2 Conj 4 -70800-120 Bar dos Cunhados Veleiro no Iate Clube Antonio Prado (Hidrolândia) arrendatário 3329 8761 e 3323 4207 Beirute Sul Proprietário Francisco Martins (Ipu) SCLS 109 Bloco”A” Loja 2/4 – Asa Sul /3244 1717 Beirute Norte Maitre Bartolomeu Martins (f.cearense, Brasília) Coco Bambu – Frutos do Mar Gerente Geral Eilson Studart (Fortaleza) SCES Trecho 02, Conjunto 36, Parte CÍcone Parque/ 70200-002 Tel 3224 5585 Brasília Shopping SCN Qd 05 BL.A , 70715-900 Tel 3038.1818 Baby Beef Rubaiyat - Brasília Maitres: José Itamar Ferreira Gomes (Acaraú) , Silva (Ubajara) e Manoel Adilson Rodrigues (Jijoca), Garçons: Luis Neto Alves Sobrinho (Acopiara) e Antenor Neto Rodrigues (Ibiapina), bar-men: Doniseti Ferreira Chaves (Ibiapina), Hernandes Freitas (Jijoca) e Gleison Ferreira da Silva (São Benedito), Recepcionista Viviane Bezerra da Silva (Ipueiras). SCES – Setor de Clubes Esportivos Sul, Trecho 1, lote 1 A - Asa Sul Tel 61. 3443.5000 Dom Francisco SCS 402 Bloco B Loja 09, 3224 1634 3226 1816 Gerente: Wilton Melo (Ipu); maitre : Valdemir Alves Souza (Sobral); garçom: Evandro Magalhães (Santa Quitéria) Dom Francisco ASBAC SCES Trecho 02 Conj 3226 2005 3224 8429 3223 5679 Garçons: Iran Matos (Independência), Antonio Melo (Independência) Antonio José Barbosa (Monsenhor Tabosa). Elisimar Barbosa Oliveira (Monsenhor Tabosa); barman Francisco Ricardo Ferreira Gomes (Nova Russas); cozinheiros: Romário Vieira Barreto (Tauá) Francisco das Chagas Gomes (Nova Russas) e Francisco Dermival dos Santos (Nova Russas). Dona Graça Maitre – Carlos Ângelo Veras (Viçosa do Ceará) Vila Planalto, Acampamento Pacheco Fernandes Rua 07 casa 15 Vila Planalto Tel 3032 1062 70804-270 Forneria Parole Maitre Antonio Carlos de Souza (Guaraciaba do Norte) ; garçom: José Gerardo de Azevedo (Guaraciaba do Norte); cozinheiros Juvêncio Fernandes Neto (Tauá), pizzaiolo Sinobilino Bezerra Neto (Tauá) e Adinaldo Fernandes Bezerra (Tauá) QI 9/10 Comércio Local Loja 39 Lago Norte - 3368 3337 Gero Gerente: Célio Freitas (Hidrolândia) SHIN C04 Lote A Loja 22 Térreo Iguatemi 3577 5522 8110 0209

Galeteria Beira Lago Proprietário João Miranda Lima (Ipueiras) Gerente José Afonso Miranda Lima (Ipueiras). Maitre: Raimundo ,Chaves de Carvalho (Nova Russas) garçons: Hélio Martins de Melo (Nova Russas) e Antonio Alcimario (Pereiro(, churrasqueiro: Valdemar Araújo de Souza ; serviços gerais: Joaquim Rodrigues Ferreira (Nova Russas) SCES Trecho. 02 conjunto 33, ao lado do PIER 21 Ki Filé Maitre – Maitre,Roberto Cavalcante (f.Cearense), Chefe de Cozinha, Raimundo Cavalcante (Sobral). Gerente Eduardo Vasconcelos (f.Cearense), garçons: Francisco Souza (Sobral) e Raimundo Mourão (Nova Russas), cozinheiros Alessandro Loyola (Sobral) e Francisco Ferreira (Granja) 405 Norte, bloco A - lojas 55/65/69 - (61)3274-6363 Libanus Proprietário Narciso Martins (Ipu) SCLS 206, Bloco “C”,loja 36 – Asa Sul / 3244 9795 Moqueca do Chefe 404 Norte, Bloco B, Loja 2 3201 5204 Dono e Maitre – Francisco Holanda (Cascavel) Moranguim Chefe de Cozinha Francisco da Silva (Icó) SHIN QI2, Área Especial, Quiosque 14., Lago Norte/21947641 Em frente a loja do Pão de Açúcar. New Koto (comida japonesa) SQS 212 loja 20 - 3346 9668 Garçons: Francisco Olavo Aprigio, Francisco Antônio Souza, Gelinaldo Brito e Genildo Brito, todos de Guaraciaba do Norte, José Wilson (Boa Viagem), cozinheiro José Aurélio (Sobral), sushiman João Carlos Nascimento e o ajudante dele, Eridam Lopes e o ajudante de cozinha Francisco Alan, todos de Guaraciaba do Norte Oxente Carne de Sol: Q 04, Conjunto J ite , Vila Buritis, Planaltina DF, 3389, 4005 - Copeiro Francisco das Chagas Aguiar (Sobral); -Pizzaiolo Narcelio Oliveira da Silva (Crateus); Cozinheira Edilza Maria (Fortaleza), ajudante de cozinha José Dalmir do Nascimento Sousa Prado(Sobral), -ajudante de cozinha Francisco Tadeu Prado Nascimento Sousa ( Sobral); Copeiro Manoel Bezerra Aguiar de Araújo ( Sobral) Pizzaria Primu’s Grill Dono: Chico Élcio (Sobral) Quadra 4. Conj, A Lt 60 – 9627 6430 Planaltina - 73.300-000; Praliné SCLS 205 Bloco A – Loja 03 – ASA Sul 70.235-510 – 3443 7490, 3443 7090 Garçons – Antonio Viana (Crateús), Jose Osmar Gabalia (Sobral), Francisco Edmar Alves de Souza (Ipueiras) . Caixa: Eliane Paiva (Groaíras) Recanto do Norte Donos: Eudes Braga Mesquita e Antônia (Toinha) Celeste Jorge Mesquita (Santa Quitéria) 409 Norte , Bloco B, Loja 65 – Tel 3271 8722 Taperas Restaurante Maitre – Francisco Tadeu de Oliveira (Iguatu) Sobreloja do Garvey Palace Hotel Tel 33 28 4265 Trindade Maitre Luciano Rodrigues (São Benedito) Chefe de Cozinha - Francisco Alves (Acaraú) SHCS Quadra 105, Bloco D Conjunto 35 0 Asa Sul/ Tel32424005 Verde Perto Proprietário Carlos Pontes (Nova Russas) EPTG Chácara 56 sentido Taguatinga-Guará (ao lado do Posto de Polícia) 3567 8217 Recanto do Norte

acesse o site: www.brasilia50anosdeceara.com.br

19

Fevereiro/15


acesse o site: www.casadoceara.org.br

Atividades realizadas pela Casa do Ceará em 2014 Receitas:

Despesas A Casa do Ceará se mantém por meio de seus próprios recursos. Todos os recursos financeiros da instituição são aplicados na manutenção de suas atividades. Abaixo planilha de despesas realizadas em 2014.

Fevereiro/15

20

Doações e gratuidades Os usuários da assistência social tem isenção total dos serviços prestados pela instituição, como determina a legislação pertinente às instituições assistenciais. Assim, foram feitos donativos a pessoas necessitadas da ordem de 20,01% da Receita Operacional Bruta. As despesas filantrópicas (consultas médicas, tratamento odontológico, auxílio financeiro, medicamentos, alimentação, cestas básicas e exames laboratoriais) somam R$ 211.842,86 (duzentos e onze mil oitocentos e quarenta e dois reais e oitenta e seis centavos), conforme se vê no balanço patrimonial e os atendimentos realizados por meio de encaminhamentos do serviço social da casa aos parceiros que atuam na entidade (cortes de cabelo, bolsas de estudo, óculos de grau, prótese dentária e residentes no Abrigo), somam o valor de R$ 236.158,00 (duzentos e trinta e seis mil cento e cinquenta e oito reais). O total de doações e gratuidades referentes ao exercício de 2014 soma o valor total de R$ 448.000,86 (quatrocentos e quarenta e oito mil reais e oitenta e seis centavos), cujos documentos comprobatórios são arquivados no Departamento de Serviço Social.

acesse o site: www.facebook.com/casadoceara

Ceará em Brasília


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.