1 minute read

Um pacto que se renova

Portal do Sesc (QR Code ao lado)

O Brasil vivia um cenário muito diferente de hoje quando, em 1946, um grupo de empresários do setor de comércio de bens, serviços e turismo criou o Sesc – Serviço Social do Comércio. Com o objetivo de promover o bem-estar de seus trabalhadores e familiares, bem como de toda a comunidade, a entidade se constituía no contexto de um mundo pós-guerra e de um país que se redemocratizava e que encarava as mudanças de um forte processo de urbanização.

APP

Legendas Acessibilidade

Unir forças em favor do desenvolvimento nacional era o ponto de convergência desses pioneiros, num compromisso documentado na Carta da Paz Social, resultante de um encontro realizado em Teresópolis (RJ), em 1945, que se tornou também a base da criação do Sesc.

Em estabelecimentos de uso coletivo é assegurado o acompanhamento de cão-guia. As unidades do Sesc estão preparadas para receber todos os públicos.

Mais de sete décadas depois, um diferente contexto se configura no país, hoje predominantemente urbanizado e com os inúmeros desafios da vida nas grandes metrópoles. Buscar caminhos para proporcionar qualidade de vida à população segue, porém, como o foco de atuação do Sesc, por meio de uma sólida e hoje publicamente reconhecida ação de caráter educativo permanente nos campos da cultura, do lazer, dos esportes, do turismo, da saúde e alimentação. Trata-se, portanto, de um pacto com a sociedade, renovado diariamente, dialogando com o tempo presente e visando sempre o bem comum.

Abram Szajman Presidente do Conselho Regional do Sesc no Estado de São Paulo