Cursos Regulares _ago a dez 2011_sesc pompeia

Page 1

2º SEM /11 Cursos de Artes Visuais e Novas Mídias


Oficinas de criatividade e internet livre As Oficinas de Criatividade e Internet Livre atuam como espaço de sensibilização artística por meio de ações e estímulos à reflexão, ao convívio e à troca de conhecimento para um aprendizado que privilegia o processo criativo. Os ateliês são ambientes equipados para a exploração de técnicas e conteúdos analógicos e digitais, individualmente ou por meio de dinâmicas coletivas.


Gravura Oficina de criatividade Vespertino 16 anos Pago

Oficina de criatividade noturno 16 anos Pago

Gravura em metal Apresenta fundamentação teórica e prática, exercícios de procedimentos e produção de uma estampa. Propõe uma reflexão sobre este meio no contexto da gravura contemporânea e aborda questões técnicas dos processos manuais, mecânicos e eletrônicos da gravação, do corte da chapa e das práticas artísticas. Orientação de Evandro Carlos Jardim.* Datas e horário: De 26/8 a 2/12. Sextas, das 14h às 20h.

Xilogravura Propõe a prática desta técnica abordando referências visuais por meio de livros, estampas originais e encontros com artistas. Desenvolve possibilidades de gravação em MDF, compensado, madeira maciça e de topo, além de impressão em papel e tecido utilizando prensa, prelo e colher de pau. Orientação dos artistas do Ateliê Piratininga.** Datas e horário: De 25/8 a 1/12. Quintas, das 19h às 21h30. * Evandro Carlos Jardim é gravador, pintor, desenhista e professor. Notabilizou-se na área da gravura em metal, tornando-se um dos seus maiores expoentes. Ministrou aulas de gravura na Faculdade de Belas Artes e na Faap. Atualmente, é professor da pós-graduação da ECA/USP. Participou da IX e da XIII Bienal Internacional de Arte de São Paulo e foi o representante brasileiro da 38ª Bienal de Artes de Veneza, além de expor em diversos museus internacionais.

** Bruno Oliveira graduou-se em audiovisual em 2005, com licenciatura em artes plásticas. Realiza trabalhos para revistas e sites de literatura independente no Brasil e no exterior. Atualmente, trabalha com ilustrações para a revista LAMA e ministra a curso de História em Quadrinhos na Oficina Cultural Oswald de Andrade. Eduardo Ver é formado em artes visuais e coordenou o Ateliê de Xilogravura da Biblioteca Belmonte, em São Paulo. Participou do projeto Edición Número Cero: La Habana, no Centro de Arte Contemporânea Wifredo Lam, em Havana, Cuba. Expôs no Brasil e na Argentina e ilustrou alguns livros de literatura de cordel em xilogravura. Pedro Pessoa trabalha com desenho, ilustração, intervenção urbana e gravura desde 2004. Foi assistente no ateliê de gravura do Instituto Thomie Othake, ministrou oficinas de xilogravura nos SESCs Taubaté e São Carlos e no Colégio Sidarta. Participou do projeto Edición Numero Cero : La Habana, no Centro de Arte Contemporânea Wilfredo Lam, em Havana, Cuba. Rafael Kenji é graduado em design – comunicação visual e desenvolve trabalhos com gravura, aquarela e ilustração. Participou de bienais de gravura no Brasil. Samuel Ornelas é formado em design gráfico pelo Senac, em 2008 . Vive em São Paulo e desde 2007 ministra oficinas de desenho e xilogravura para crianças, jovens e adultos. Participou de algumas bienais de gravura no Brasil e atualmente trabalha com desenho, gravura, fotografia e intervenção urbana. Ulysses Bôscolo é formado artes plásticas na Faap, em 1999, e trabalha com gravuras em metal, xilogravuras, pinturas, objetos e ilustrações. Realizou exposições em Nova York, no Pratt Institute (EUA), em Tóquio, na Mominoki


Gallery (Japão) e no Canadá, em comemoração dos 400 anos da cidade de Quebec (Engramme, Centre de Production ef Diffusion em Estampe Atualle). Ministra atualmente aulas de desenho e entalhe em madeira no Ateliê Piratininga e na Oficina Cultural Oswald de Andrade.

Oficina de criatividade Vespertino 16 anos Pago

Oficina de criatividade Matutino 16 anos Pago

Arte Têxtil Oficina de criatividade noturno 16 anos Pago

Oficina de criatividade Matutino e noturno 16 anos Pago

Tapeçaria artística Aborda a técnica de Ernesto Aroztegui, artista uruguaio que desenvolveu um método de estudo das tapeçarias de Gobelin. Com foco na experimentação, sua produção é marcada pelo uso de materiais, cores e texturas. Prérequisito: conhecimentos de tapeçaria e tecelagem (técnicas ensinadas no curso Projetos em tecelagem). Orientação de Tiyoko Tomikawa.* Datas e horário: De 26/8 a 2/12. Sextas, das 19h às 21h30.

Oficina de criatividade Matutino 16 anos Pago

Introdução à tecelagem Apresenta os primeiros procedimentos da tecelagem em tela plana, tais como as estruturas de trama e urdume e os pontos de acabamento (sumac duplo e peruano). Aborda a criação de padronagens têxteis, tecidos com grande variedade de pontos, técnicas e texturas. Serão utilizados teares de pente-liço. Orientação de Tiyoko Tomikawa.* Datas e horários: De 23/8 a 30/11. Terças, das 19h às 21h30 (turma 1). Quartas, das 9h30 às 12h (turma 2).

Oficina de criatividade Vespertino e noturno 16 anos Pago

Grupo de estudos e orientação têxtil Espaço para estudos, trocas e orientação para projetos em arte têxtil, seja com uma técnica específica ou com a mistura de técnicas variadas, enfatizando o diálogo permanente com outras linguagens artísticas. Prérequisito: conhecimentos de tapeçaria e tecelagem (técnicas ensinadas no curso Projetos em tecelagem). Orientação de Tiyoko Tomikawa.* Datas e horário: De 23/8 a 29/11. Terças, das 14h30 às 17h.

Projetos em tecelagem Aprendizagem de pontos de tapeçaria, como kilim, smirna e emendas diversas. Haverá cálculos para a confecção de tapetes (teoria), diagramação de tear de pedal e técnicas de faixas têxteis. Pré-requisito: noções básicas de tecelagem (técnicas abordadas no curso Introdução à tecelagem). Orientação de Tiyoko Tomikawa.* Datas e horário: De 23/8 a 29/11. Terças, das 9h30 às 12h.

Tinturaria – técnicas orientais Produção de estampas com técnicas de tinturaria originárias da Índia e do Japão (Shibori, Leheria e Tritik, entre outras). No processo de aprendizado, o participante terá oportunidade de entrar em contato com culturas distintas no tempo e no espaço geográfico. Orientação de Celso Lima.* Datas e horário: De 23/8 a 29/11. Terças, das 9h30 às 12h.

Estamparia – criação de design de estamparia para padronagem Criação do desenho, aplicação de rapport (estudo para repetição do desenho formando padrões) e aplicação sobre tecidos com técnicas de impressão a fio pintado sobre algodão em serigrafia artesanal. Orientação de Celso Lima.* Datas e horários: De 25/8 a 2/12. Quintas, das 19h às 21h30 (turma 1). Sextas, das 14h30 às 17h (turma 2).


Oficina de criatividade noturno 16 anos Pago

Cerâmica

Bordado, literatura e patchwork Com base em textos literários, os participantes serão estimulados a criar seus próprios desenhos para representar os textos com fios, linhas, tiras de tecido e materiais recicláveis. Manipulando e experimentando esses materiais, será realizado um trabalho têxtil utilizando técnicas de bordado e costura. Orientação de Benigna Rodrigues e Wagner Vivan.* Datas e horários: De 24/8 a 30/11. Quartas, das 19h às 21h30. * Celso Lima iniciou sua carreira artística como ilustrador para revistas (Veja, IstoÉ, Placar) e jornais (O Estado de S. Paulo e Folha de S.Paulo). Em 1991, começa a pesquisar fibras naturais e pigmentos têxteis. Viaja para diferentes países a fim de estudar técnicas de estamparia que são passadas por gerações pela tradição oral. Atua como multiplicador dessas técnicas históricas de tingimento. Tiyoko Tomikawa é uma das poucas difusoras, em São Paulo, da técnica de tapeçaria Gobelin de Ernesto Aroztegui. Estudou com Henrique Schucman, em 1988, e com Jean Pierre Larochete e Yael, em 1999. Wagner Vivan é artista plástico formado na Faculdade de Ciências e Letras de Araras e Benigna Rodrigues é formada em letras pela USP e linguística pela PUC/SP. Desde 1996 trabalham juntos em criações têxteis, patchwork e quilting, focados em pesquisa e experimentação de materiais. Já participaram de exposições em São Paulo e em galerias na França e na Itália. São convidados anualmente para o Festival de Patchwork e Quilting de Gramado desde sua primeira edição, em 1998.

Oficina de criatividade Matutino e noturno 16 anos Pago

Oficina de criatividade noturno 16 anos Pago

Oficina de criatividade Vespertino 16 anos Pago

Oficina de criatividade noturno 16 anos Pago

Cerâmica – Básico Traz o histórico da cerâmica, o cuidado com a argila e o seu manuseio, a utilização das ferramentas e algumas técnicas de modelagem, tais como cobrinhas, placas, ocagens e torno manual. O processo de acabamento, a queima e os princípios de esmaltação e engobe também são abordados. Orientação de Eng Goan.* Datas e horários: De 24/8 a 1/12 . Quartas, das 9h30 às 12h (turma 1). Quintas, das 19h às 21h30 (turma 2).

Cerâmica – intermediário Apresenta o histórico e as técnicas de modelagem em torno. Aborda formas de esmaltação, elaboração de pequenas e médias peças utilitárias, decorativas e escultóricas, e aplicação de texturas e vazados no processo de acabamento. Orientação de Eng Goan.* Datas e horário: De 26/8 a 2/12. Sextas, das 19h às 21h30.

Grupo de Estudos em Cerâmica Curso que pretende orientar a livre expressão e criação em cerâmica com base nos trabalhos desenvolvidos pelos alunos e na oportunidade de diálogo com a artista. Orientação de Kimi Nii.* Datas e horário: De 23/8 a 29/11. Terças, das 14h30 às 17h.

Escultura em cerâmica Introdução à modelagem da figura humana por meio da observação de modelo vivo. Serão utilizadas técnicas básicas da modelagem e da cerâmica com diferentes enfoques e abordagens, tanto na concepção plástica quanto nas questões técnicas. Orientação de Rosana Mariotto.* Datas de horário: De 23/8 a 29/11. Terças, das 19h às 21h30.


Oficina de criatividade Vespertino 16 anos Pago

Vidro – fusing Aborda a história do vidro e suas propriedades, ensina técnicas do manuseio das ferramentas e do vidro, pintura e interferências com outros materiais, como metais e minerais, para confecção e acabamento das peças. A técnica fusing consiste na colocação de esmaltes especiais entre duas chapas de vidro e seu amolecimento a 800ºC, em moldes feitos pelos participantes. Orientação de Eng Goan.* Datas e horário: De 26/8 a 2/12. Sextas, das 14h30 às 17h.

Fotografia Oficina de criatividade Matutino e noturno 16 anos Pago

* Eng Goan estudou cerâmica na Töpferschule im Keramik Art Studio, em Hamburgo, Alemanha, entre 1984 e 1986. No Brasil, formou-se na Faculdade de Belas Artes em 1993. Kimi Nii nasceu em Hiroshima, Japão. Consagrada por seu trabalho em cerâmica de alta temperatura, uma das mais importantes ceramistas radicada no Brasil, formou-se em desenho industrial pela Faap. De 1970 a 1979, trabalhou com design gráfico e, em 1978, iniciou sua atividade como ceramista. Em sua produção escultórica e utilitária de cerâmica de alta temperatura, utiliza torno e modelagem manual. Dela resultam peças esmaltadas ou que tiram partido das tonalidades e da textura do barro queimado. Em 1983 e 1986, realizou exposições individuais. No fim da década de 1990, sua produção difundiu-se também no Japão, com a realização de mostras individuais. Com sua arte de vanguarda, vem se impondo como ceramista e designer, com uma linguagem própria e inédita. Rosana Mariotto é artista formada pela Faap e mestre em artes pela Unicamp. Já participou de exposições individuais nas Galerias de Arte da Unicamp, no SESC Avenida Paulista e no Museu Universitário de Uberlândia – MunA. É professora de escultura na Faculdade Santa Marcelina desde 1990 e na Faap desde 1998.

Oficina de criatividade noturno 16 anos Pago

Oficina de criatividade noturno 16 anos Pago

Fotografia – básico Aborda história, linguagens, técnicas e recursos para a manipulação de câmera reflex 35mm (filme). O laboratório fotográfico será utilizado para a revelação de filmes e para ampliação em papéis em preto e branco. Pré-requisito: possuir câmera fotográfica reflex 35mm (filme) com ajustes manuais. Orientação de Edison Angeloni.* Datas e horários: De 23/8 a 30/11. Terças, das 9h30 às 12h (turma 1). Quartas, das 19h às 21h30 (turma 2).

Fotografia – intermediário Aprofunda os conhecimentos fotográficos dos alunos e experimenta novas possibilidades visuais, tais como revelação seletiva, alteração na revelação do negativo e uso do filtro de contraste na ampliação. Pré-requisito: possuir câmera fotográfica reflex 35mm (filme) com fotômetro e ajustes manuais e conhecer o uso da câmera e dos processos de revelação e ampliação em preto e branco (técnicas ensinadas no módulo básico). Orientação de Guilherme Maranhão.* Datas e horário: De 25/8 a 1/12. Quintas, das 19h às 21h30.

Projeto fotográfico Apresenta etapas importantes para a elaboração de um projeto fotográfico pessoal. Entre elas, montagem de cronograma de trabalho, pesquisas teóricas e experimentação prática. Pré-requisito: conhecimento de técnicas fotográficas. Possuir câmera fotográfica reflex com ajustes manuais. Orientação de André Spínola e Castro.* Datas e horário: De 26/8 a 2/12. Sextas, das 19h às 21h30.


Oficina de criatividade noturno 16 anos Pago

Grupo de estudos em fotografia Curso com aulas teóricas orientadas pela pesquisadora Simonetta Persichetti seguida de encontros com grandes nomes da fotografia brasileira. Os fotógrafos convidados apresentarão suas produções e farão uma proposta de atividade prática com o grupo de participantes. Pré-requisito: conhecimento de técnicas fotográficas. Possuir câmera fotográfica reflex com ajustes manuais. Orientação de Simonetta Persichetti.* Fotógrafos convidados: Arnaldo Pappalardo, Maureen Bissiliat, Cris Bierrenbach e Klaus Mitteldorf.** Datas e horário: De 23/8 a 29/11. Terças, das 19h às 21h30. * André Spínola e Castro é jornalista pela UFRJ, com formação em fotografia pelo Brooks Institute of Photography, na Califórnia (EUA). Estruturou o curso básico e ministrou as aulas da primeira turma do Curso Politécnico de Fotografia da Faculdade Estácio de Sá (RJ). Em 1998, mudou para São Paulo para participar do Curso de Jornalismo em Revista da Editora Abril; e passou a atuar como freelancer para diversas publicações da editora. Dedica-se ao ensino de fotografia desde 1996 e foi fotógrafo da agência de publicidade W/Brasil de 1998 a 2003. Edison Angeloni formou-se em jornalismo. É fotógrafo e professor de fotografia na Universidade São Marcos. Trabalhou durante oito anos nos laboratórios e estúdios da Faculdade de Fotografia do Senac como professorassistente. Produtor e educador do Projeto Cidade Invertida desde 2007, desenvolve trabalho fotográfico autoral com pesquisas em pinhole e processos fotográficos históricos do século XIX.

Guilherme Maranhão é formado em fotografia pelo Senac e investiga um caminho entre a fotografia e o lixo. Seu trabalho está centrado na busca de alterações do processo de formação de imagens técnicas e na subversão das ferramentas produzidas pela indústria. Realizou exposições individuais no Itaú Cultural; na Gallery 44, em Toronto (Canadá) e no Ateliê da Imagem, no Rio de Janeiro. Em 2007, recebeu o Prêmio Porto Seguro de Fotografia. Tem obras no acervo do MAM-SP e em coleções particulares. Simonetta Persichetti é doutora em psicologia social pela PUC/SP desde 2001. Possui 30 anos de experiência em diversas redações, tais como Editora Abril, IstoÉ, SBT e Nova Cultural. Foi professora de fotografia e coordenadora da pós-graduação em fotografia no Senac. Ganhou o prêmio Jabuti de reportagem pelo livro: Imagens da Fotografia Brasileira 1. É crítica de fotografia e colaboradora do Caderno 2, do jornal O Estado de S. Paulo e da revista Brasileiros. Desde 2003, organiza a Coleção Senac de Fotografia como editora de texto e imagem. Ministra palestras e orienta cursos teóricos sobre fotografia no MAM/SP. ** Arnaldo Pappalardo cursou a FAU/ USP entre 1975 e 1979. Dedica-se à fotografia desde 1976 e realizou estudos de desenho e pintura com Carlos Fajardo entre 1976 e 1979. Lecionou fotografia e expressão artística no Iade, em São Paulo, entre 1976 e 1985. Trabalha com fotografia publicitária e desenvolve obra autoral desde a década de 1980. Recebeu, entre outros, o Prêmio Fotografia/Revelação da APCA, em 1984; o Prêmio Destaque de Fotografia do Clube de Criação de São Paulo, em 1987, e o Prêmio Nacional de Fotografia da Funarte, em 1996. Foi bolsista da Fundação Vitae em fotografia, com o projeto Intimidade, entre 2003 e 2004.


Cris Bierrenbach estudou geologia antes de se formar em cinema na ECA/ USP, em 1992. Em 1990, realizou a primeira exposição individual no Projeto Foto de Autor, do MIS/SP. Entre 1989 e 1991, atuou como repórter fotográfica do jornal Folha de S.Paulo e entre 1992 e 1994 trabalhou na Revista da Folha. Nas Semanas de Educação de 1994 e de 1995 da Unesp/SP ministrou o workshop “A Fotografia como Texto”. Foi editora de fotografia da revista República e, em 1996, ilustrou a primeira fotonovela brasileira da internet, O Moscovita. Colabora com revistas como Vogue, Carta Capital e Marie Claire. Desenvolve trabalhos autorais que exploram as potencialidades expressivas dos processos fotográficos e das novas tecnologias digitais. Em 2004, recebeu o Prêmio Porto Seguro Pesquisas Contemporâneas, em São Paulo. Publicou livro da coleção FotoPortátil (Cosac & Naify, 2005). Klaus Mitteldorf é formado em arquitetura pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo Brás Cubas, de Mogi das Cruzes/SP. Não chegou a exercer a profissão, partindo para o Havaí (EUA) no ano de sua formatura (1978), como fotógrafo das revistas Brasil Surf Surfer e Surfing. A partir da década de 1980, orienta-se para os editoriais de moda e charme, assim como para a fotografia publicitária, consagrando-se em pouco tempo como um dos melhores fotógrafos brasileiros. Angaria reconhecimento internacional com a obtenção de três Prêmio Nikon (1980, 1982 e 1986), e com a participação em importantes eventos, como a Photokina de 1988, em Colônia (Alemanha). Publicou os livros Norami, Klaus Mitteldorf Photographs (na Suíça e nos Estados Unidos, em 1989); Klaus Mitteldorf, Portfolio (Suíça, 1993); e Divas (Alemanha, 1995). Maureen Bisilliat estudou pintura em Paris e Nova York, antes de se fixar em São Paulo em 1957. Trocou a pintura pela fotografia nos anos

1960, trabalhando na revista Realidade entre 1964 e 1972. É autora de livros de fotografia inspirados em obras de grandes escritores brasileiros: Guimarães Rosa (1966); Carlos Drummond de Andrade(1977), Euclides da Cunha (1983), João Cabral de Melo Neto (1984), Adélia Prado (1995) e Jorge Amado (1996). Em 1985, expôs em sala especial na 18ª Bienal Internacional de São Paulo. Também publicou Xingu Território Tribal (1979) e Terras do Rio São Francisco (1985). A partir da década de 1980, dedicou-se ao trabalho em vídeo, com destaque para Xingu/Terra, documentário rodado com Lúcio Kodato na aldeia mehinaku, Alto Xingu. Em 1988, foi convidada pelo antropólogo Darcy Ribeiro a levantar um acervo de arte popular latinoamericana para a Fundação Memorial da América Latina.

Técnicas Mistas Oficina de criatividade noturno 16 anos Pago

Desenho – básico O curso pretende estimular o uso da linguagem do desenho para investigar, representar e anotar as percepções do dia a dia. Por meio do desenho de observação e da prática do diário, as aulas terão como fio condutor a criatividade de cada aluno. Quinzenalmente haverá trabalhos com modelo vivo para aprimorar o desenho de observação e a representação da figura humana. Orientação de Carla Caffé.* Datas e horário: De 24/8 a 30/11. Quartas, das 19h às 21h30.


Oficina de criatividade noturno 16 anos Pago

Oficina de criatividade noturno 16 anos Pago

Oficina de criatividade noturno 16 anos Pago

Oficina de criatividade Vespertino 16 anos Pago

Pintura – básico O curso pretende ser uma iniciação ao universo da pintura por meio de análises históricas de artistas, materiais e técnicas empregadas. Orientação de Eurico Lopes.* Datas e horário: De 24/8 a 30/11. Quartas, das 19h às 21h30.

Ilustração O objetivo principal é mostrar as diversas possibilidades no campo da ilustração, com foco na experimentação gráfica. Em atividades práticas, serão utilizadas técnicas distintas, tais como colagem, desenho com diversos tipos de materiais e manipulação digital, entre outros. Orientação de Laura Teixeira* e de artistas do Coletivo Charivari.** Datas e horário: De 23/8 a 29/11. Terças, das 19h às 21h30.

Novela gráfica: da ideia à finalização Trabalha com o desenvolvimento de uma novela gráfica (graphic novel), partindo do princípio da origem dos quadrinhos, além de enfocar noções de texto e roteirização, imagem e enquadramento. O curso ainda irá apresentar referências, influências e estilos, e trabalhar técnicas de finalização gráfica. Orientação de Lourenço Mutarelli.* Datas e horário: De 25/8 a 27/10. Quintas, das 19h às 21h30.

Poéticas sensoriais Proposta de experiência artística e sensorial no campo das artes plásticas para portadores de deficiência visual. Utiliza atividades lúdico-sensoriais como forma de estimular a amplificação de percepções e o (re)conhecimento em relação à cor, às linhas, aos traços, às texturas, às formas, aos volumes e, com isso, à expressão artística de maneira geral. Pautadas pelos quatro sentidos, as atividades estimulam sensações térmicas, experiências sinestésicas, gustativas, olfativas e auditivas e a criação de associações

com os elementos formais das artes visuais, para que os participantes desenvolvam sua própria expressão e sensibilidade poética. Orientação de Patrícia Bigarelli.* Datas e horário: De 30/8 a 6/12. Terças, das 14h30 às 17h. Inscrições pelo telefone 3871-7700 (ramal 7839) a partir das 13h do dia 17/8, quarta. * Carla Caffé é formada em arquitetura e se dedica também ao desenho, teatro e cinema. Editou a coluna semanal “Cidade nua”, na Folha de S.Paulo. Passagens, desenhos de São Paulo, Nova York e Paris, foi exposto na IV Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo. A série sobre São Paulo também esteve na Pinacoteca de São Paulo. No cinema, trabalhou como diretora de arte nos longas Central do Brasil (Walter Salles, 1998), Bossa Nova (Bruno Barreto, 2000) e no premiado Narradores de Javé (Eliane Caffé, 2003). Assinou materiais gráficos para Kenoma (Eliane Caffé, 1998), A Via Láctea (Lina Chamie, 2007) e Bodas de Papel (André Sturm, 2006). No teatro, trabalhou com Antunes Filho, Companhia de Ópera Seca e Teatro Oficina. É autora de Av. Paulista (Cosac Naify e SESC edições, 2009) e São Paulo na Linha (DBA, 2000). Eurico Lopes é professor de Introdução à Pintura na ECA/USP. Faz doutorado e pertence ao Grupo de Pesquisas da Cor, na mesma instituição. Já realizou exposições no Paço das Artes, no Centro Cultural São Paulo, no Centro Universitário Maria Antônia e nas Galerias Adriana Penteado e Virgílio. Lourenço Mutarelli nasceu em São Paulo, em 1964, e estudou na Universidade Belas Artes. Um dos maiores nomes do universo dos quadrinhos no Brasil, já ganhou sete prêmios HQMix. É também ator e escritor, tendo publicado Miguel e os Demônios (Cia das Letras, 2009),


Natimorto (DBA, 2004) e O Cheiro do Ralo (Devir, 2002), entre outros. Os últimos dois livros foram filmados por Paulo Machiline (2009) e Heitor Dhalia (2007), respectivamente. Estes dois longas contaram com atuações de Mutarelli. Também participou de diversas exposições, como a que ocorreu no Festival de HQ em Beja, Portugal. Patrícia Bigarelli ingressou na Accademia Di Belle Arti di Firenze, em Florença, como a primeira brasileira a estudar na escola, criada em 1452, por Michelangelo. Estudou com grandes mestres da arte contemporânea. Em 2001 – mesmo ano em que, a convite do marquês florentino Puccio Pucci, afrescou o Palazzo Pucci (em Florença) – orientou cursos de cores para deficientes visuais e doentes mentais no Centro de arte Contemporânea Luigi Pecci (Prato, Itália). Em 2003, retornou ao Brasil para uma mostra de seus trabalhos e decidiu se fixar no país. Laura Teixeira nasceu em São Paulo, em 1976. É ilustradora, designer, mestra pela FAU/USP com especialização em ilustração pela Eina (Barcelona). Colaborou com Folha de S.Paulo, Le Monde Diplomatique, TPM e Garabattage (Barcelona), entre outros. Em 2010, foi convidada a colaborar como quadrinista para a revista Stripburger (Eslovênia). Desenhou murais de grandes dimensões em unidades do SESC. É autora dos livros Número de Circo (Hedra, 2009) e Letra de Forma (idem). Fundou a revista Charivari, com 11 ilustradores, contemplada pelo projeto Conexões Artes Visuais, da Funarte. Dá oficinas regularmente, dentre as quais destacam-se as do Circuito SESC de Artes 2010. ** Daniel Bueno nasceu em 1974, é ilustrador, artista gráfico e quadrinista graduado pela FAU/USP em 2001 e com mestrado em 2007. Ganhou

primeiro lugar no Salão Internacional de Desenho para a Imprensa de Porto Alegre (Brasil), bronze no anuário da 3x3 (EUA), menção honrosa no Prix Ars Electronica (Áustria) e quatro HQMix (Brasil). Sua ilustração do livro A Janela de Esquina do meu Primo recebeu Menção Honrosa na Feira do Livro Infantil de Bolonha (Itália, 2011). Já participou de diversos catálogos e anuários, como os da Society of Illustrators of New York, 3x3, 200 Best Illustrators Worldwide e Illustration Now! (Taschen, 2009). Também escreve artigos para revistas e ministra oficinas e cursos de ilustração. Fabio Zimbres nasceu em São Paulo, em 1960. É ilustrador, quadrinista, designer e artista visual com exposições individuais em Buenos Aires (Argentina), Porto Alegre e São Paulo. Colaborou com Folha de S.Paulo, Chiclete com Banana, Novos Estudos, Lapin, Le Monde Diplomatique Brasil, Fierro e revistas e livros de quadrinhos nos EUA, na Espanha, na Argentina, no México, na França e no Brasil. Publicou os livros O Apocalipse Segundo Dr. Zeug, Música para Antropomorfos, Vida Boa e Feliz. Fez ilustrações para o livro Panamá ou As Aventuras de meus Sete Tios, de Blaise Cendrars (Media Vaca). Fez direção de arte e cenários para filmes de animação. Andrés Sandoval é ilustrador desde 2001 e formado pela FAU/USP. Participou da Bienal de Ilustração da Bratislava (Eslováquia) e do Salão do Livro de Montreuil (França). Desde 2006, ilustra a seção “Esquinas”, da revista Piauí. Desenvolveu estampas para diversas marcas e em 2007 e 2008 expôs nas galerias Gravura Brasileira e Florence Antonio uma série de objetos articulados de papel. Na Illustrative de Zurique, Suiça, pintou um painel especialmente para a exposição. Em 2008, publicou suas ilustrações nas editoras Língua Geral, Girafa, Editora 34 e Companhia das Letras.


Oficina de criatividade noturno 16 anos GRÁTIS

Multimeios Oficina de criatividade noturno 16 anos Pago

Internet Livre noturno 16 anos Pago

Oficina de criatividade noturno 16 anos GRÁTIS

Cinema de animação – estudo do movimento Introdução à técnica de animação quadro a quadro utilizando massa de modelar e bonecos articulados de arame e alumínio. Por meio de exercícios, são vivenciados os princípios da animação e da mecânica do movimento. Também serão apresentadas noções sobre desenvolvimento de roteiros, construção de cenários e de moldes de gesso e silicone, trilha sonora e montagem digital. Orientação de Silvano Olberga Oliveira.* Datas e horário: De 24/8 a 2/12. Quartas e sextas, das 19h30 às 22h.

Animação e desenho gráfico Destinada a interessados em animação e design gráfico, a oficina irá abordar os fundamentos da animação, com foco em design e tipografia. Serão desenvolvidos exercícios práticos com materiais impressos e papéis, todos concluídos no computador. Ao final do curso, os participantes realizarão uma abertura para um filme. Orientação de Amir Admoni e Paula Ordonhes.* Datas e horário: De 24/8 a 30/11. Quartas, das 19h às 21h30.

Hacklab Pompeia – básico Curso livre voltado a estudantes, artistas, designers e curiosos interessados em conhecer projetos que envolvam tecnologia. Apresenta técnicas básicas de eletrônica, confecção de instrumentos musicais, interfaces, sensores e noções sobre programação de hardware e software livres (Arduino e Processing). Orientação de Radamés Ajna.* Datas e horário: De 23/8 a 29/11. Terças, das 19h às 21h30.

Hacklab Pompeia – projetos em arte eletrônica e digital Curso livre voltado a estudantes, artistas, designers e curiosos interessados em experimentar e/ou desenvolver projetos que envolvam tecnologia. Orienta a realização de projetos e protótipos, integrando diversas ferramentas livres de hardware e software para concepção e produção coletiva de arte e tecnologia. Orientação de Giuliano Obici e Radamés Ajna.* Datas e horário: De 25/8 a 1/12. Quintas, das 19h às 21h30. * Amir Admoni é designer e artista visual, graduou-se na FAU/USP e tem título de Mestre em Design no Sandberg Institute, em Amsterdam. Além de trabalhar com empresas como MTV Brasil, Disney e Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, seu trabalho tem sido exposto e premiado no Brasil e na Europa. Entre eles estão Sobreviventes (São Paulo/2005), Pleinmuseum (Holanda e Bienal de Veneza/2005) e Visual Power Show (Essen e Eindhoven/2006). Também dirigiu os curtas-metragens Monkey Joy (2008) e Timing (2010), premiados no Brasil e no exterior. Giuliano Obici trabalha com arte sonora. Atualmente dedica-se à pesquisa e às experimentações no doutorado pela ECA/USP. Ministra cursos em arte digital abordando temas como interação em tempo real de áudio e vídeo, luteria digital e experimentação sonora, bem como instalações utilizando software e hardware livre. Participa de festivais como Wordtronics Berlin (Alemanha), Festival Internacional de Linguagem Eletrônica e Encontro Internacional de Arte Sonora, entre outros.


Paula Ordonhes formou-se em artes plásticas pela Faap, em 2001. Desde 2000, atua como designer gráfica e produz animações para televisão e cinema. Trabalhou entre 2000 e 2005 para a MTV Brasil, produzindo vinhetas com recursos de animação 2D associados a desenho, tipografia, captação em vídeo e fotografia. Em 2011, realizou oficina de colagem e videografismo na Baixada Fluminense por meio do edital Interações Estéticas, da Funarte. Sua pesquisa mais recente tem foco na interação entre texto e imagem. Radamés Ajna é bacharelando em física na USP. É sócio-fundador do IT3S (Mootiro), ONG para fomento da tecnologia da informação no terceiro setor. Estuda sistemas inteligentes, redes neurais e teoria da informação. Ministra workshops e oficinas envolvendo robótica, eletrônica, programação e Arduino. Entusiasta da causa DIY (faça você mesmo) e do open-source, aventura-se no mundo da arte digital e é um forte disseminador do Arduino no Brasil.

Cultura Digital Internet Livre Vespertino 16 anos GRÁTIS

Internet Livre Vespertino 16 anos GRÁTIS

Artesanet Relacionando artesanato manual e tecnologia digital, pretende mesclar o uso de materiais físicos e do computador. Haverá pesquisas de tutoriais e dicas de artesanato, criação de trabalhos expressivos com utilização de técnicas e recursos como estêncil, desenho virtual, colagem, fotografia, tecidos e lã, além de registro e publicação dos trabalhos na rede. Orientação de Rosana de Martino.* Datas e horário: De 26/8 a 2/12. Sextas, das 15h30 às 17h30.

Da linha ao pixel – Formação do olhar em diferentes linguagens Tem como premissa a produção escrita e suas variadas formas (notícia, crônica, poesia, texto de opinião, letra de música etc.) como base para criação e formatação de conteúdos que passem por diferentes suportes. Serão desenvolvidas atividades de produção e reflexão utilizando textos escritos, trechos de áudio, letras de música, fotografias e vídeos. Orientação de Ana Weffort.* Datas e horário: De 24/8 a 30/11. Quartas, das 15h30 às 17h30.

Silvano Olberga Oliveira é formado em tecnologia de mídias digitais – design de animação pela Universidade Anhembi Morumbi. Atualmente faz pós-graduação em produção e direção de animação na mesma universidade.

Internet Livre noturno 16 anos GRÁTIS

Múltiplos olhares Estimula o uso criativo do computador, potencializando-o como ferramenta facilitadora para aprendizagem de arte contemporânea e artemídia. Serão introduzidos desde os conceitos básicos para manuseio da máquina até as diferentes técnicas para produção de conteúdo físico e digital, utilizando imagens, peças sonoras e audiovisuais. Orientação de Rafael Nunes.* Datas e horário: De 23/8 a 29/11. Terças, das 19h às 21h30.


* Ana Weffort é formada em comunicação e multimeios pela PUC/SP e atua há quatro anos como instrutora de Internet Livre, em que realiza um trabalho de alfabetização e letramento digital com ênfase no estimulo à criação de diferentes conteúdos amparados pelo computador. Rafael Nunes é formado em publicidade e propaganda e atua como instrutor de internet no SESC desde 2005, ministrando oficinas de arte e inclusão digital em projetos voltados ao tratamento de imagem e suas vertentes, além de dar cursos como mediador nas relações estabelecidas entre a máquina e o homem. Rosana de Martino é formada em pedagogia e atua na Internet Livre do SESC Pompeia desde 2000, ministrando cursos e oficinas para o público da terceira idade com um trabalho intenso de estímulo à criatividade.

INSCRIÇÕes Datas Dias 9, 10, 11 e 12/8. Terça a sexta, das 19h às 22h. Cursos de Fotografia, Cerâmica, Multimeios e Cultura Digital Terça, 9/8, para trabalhadores no comércio de bens, serviços e turismo matriculados e dependentes. Quarta, 10/8, para usuários matriculados, maiores de 60 anos, estudantes, professores de rede pública de ensino com comprovante e interessados em geral. Cursos de Arte Têxtil, Técnicas Mistas e Gravura Quinta, 11/8, para trabalhadores no comércio de bens, serviços e turismo matriculados e dependentes. Sexta, 12/8, para usuários matriculados, maiores de 60 anos, estudantes, professores de rede pública de ensino com comprovante e interessados em geral.

Mensalidades Poéticas Sensoriais, HackLab Pompeia, Artesanet, Da Linha ao Pixel e Múltiplos Olhares Grátis. Gravura em Metal, Tapeçaria Artística, Grupo de Estudos e Orientação Têxtil, Grupo de Estudos em Fotografia R$ 164,00 para interessados em geral. R$ 82,00 para usuários matriculados, maiores de 60 anos, estudantes, professores de rede pública de ensino com comprovante. R$ 41,00 para trabalhadores no comércio de bens, serviços e turismo matriculados e dependentes. Demais cursos R$ 60,00 para interessados em geral. R$ 30,00 para usuários matriculados, maiores de 60 anos, estudantes, professores de rede pública de ensino com comprovante; R$ 15,00 para trabalhadores no comércio de bens, serviços e turismo matriculados e dependentes.

Importante Devido ao número restrito de vagas, é permitida apenas uma inscrição por pessoa. A reinscrição em cursos feitos anteriormente só é permitida se existirem vagas remanescentes. Inscrições para vagas remanescentes a partir de terça, 16/8, às 14h. Caso não atinja o número mínimo das inscrições necessárias para a sua realização, o curso poderá ser cancelado. Nesse caso, a taxa de inscrição será devolvida integralmente.


Sesc Pompeia Rua ClĂŠlia 93, Pompeia 05042-000 SĂŁo Paulo/SP T 11 3871 7700 email@pompeia.sescsp.org.br facebook.com/sescpompeia


design ps.2


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.