Programação | Abril 2017

Page 1

POVOS SAGRADOS RETRATOS EM TEMPO DE GUERRA

Sorocaba

PROGRAMAÇÃO

Abril | 2017


INFORMAÇÕES Trabalhador do Comércio de Bens, Serviços e Turismo com registro na carteira profissional pode credenciar-se no Sesc. CREDENCIAL PLENA • trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo: carteira de trabalho assinada em empresas que pagam a contribuição para manter o Sesc, documento de identidade, CPF e foto 3x4*. • aposentados do comércio de bens, serviços e turismo: carteira de trabalho, carta de concessão, extrato trimestral do INSS, documento de identidade, CPF e foto 3x4*. • pensionistas de trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo: carteira de trabalho do cônjuge falecido, extrato trimestral do INSS, certidão de óbito, documento de identidade, CPF e foto 3x4*. • desempregados do comércio de bens, serviços e turismo: carteira de trabalho com o último registro, comprovando estar desempregado há menos de 12 meses, documento de identidade, CPF e foto 3x4*. • dependentes cônjuge: documento de identidade, CPF, foto 3x4*, certidão de casamento, ou certidão de nascimento de filho havido em comum, ou ainda declaração de união estável mencionando nomes do casal e documentos de ambos. Neste caso, deverão constar ainda os nomes e documentos de identidade de duas testemunhas maiores de 18 anos. As quatro pessoas deverão assinar a declaração e reconhecer firma. filhos até 21 anos: certidão de nascimento ou outro documento de identidade, CPF e foto 3x4*. filhos até 24 anos: documento de identidade, foto 3x4*, comprovante de matrícula em curso regular de qualquer grau, declaração de imposto de renda do titular ou outro documento que comprove ser dependente economicamente dos pais. tutelados até 21 anos: certidão de nascimento ou outro documento de identidade, CPF e comprovante de tutela e foto 3x4*. pais do titular, padrasto ou madrasta: documento de identidade, CPF e foto 3x4*. Padrasto ou madrasta, apresentar certidão de casamento ou declaração de união. A inscrição é gratuita e tem validade em todo território nacional

CREDENCIAL ATIVIDADES A emissão da Credencial Atividades é gratuita e individual, permite o acesso às atividades, desde que haja disponibilidade de vagas, sem estabelecer vínculos associativos. • Documento de Identidade, CPF e foto 3x4*. *A foto poderá ser tirada gratuitamente no ato do credenciamento.


especial

4

ações para a cidadania

25

saúde

27

literatura

28

dança

29

artes manuais

29

esporte e atividade física

10

crianças

14

circo

17

jovens

18

idosos

19

tecnologias e artes

30

artes visuais

20

teatro

33

meio ambiente

22

alimentação

33

música

24

turismo

34

Legendas Trabalhador do comércio de bens, serviços e turismo credenciado no Sesc e dependentes (Credencial Plena) Aposentado, pessoa com mais de 60 anos, pessoa com deficiência, estudante e servidor da escola pública com comprovante Credencial atividades

Classificação Indicativa Livre para todos os públicos Não recomendado para menores de 10 anos Não recomendado para menores de 12 anos Não recomendado para menores de 14 anos Não recomendado para menores de 16 anos Não recomendado para menores de 18 anos

Venda de ingressos apenas para as atividades da semana seguinte, de terça a domingo Internet Na internet, todas as terças, as vendas começam a partir das 18h pelo portal sescsp.org.br Bilheterias Nas unidades do Sesc do Estado de São Paulo, todas as quartas, as vendas começam a partir das 17h30. Em caso de feriado as vendas terão início no dia útil posterior Nas apresentações que sejam classificadas como não recomendadas para menores de 18 anos, não será admitido o ingresso de menores de 18 anos, mesmo que acompanhados de pais ou responsáveis. A partir do mês de Abril, as inscrições para os cursos e oficinas serão realizadas sempre a partir de terça, na semana anterior à realização da primeira aula / atividade. Por exemplo, para as atividades de Maio que ocorrerem entre 3 e 5/5, as inscrições serão abertas no dia 25/4.



editorial Povos Sagrados: Expressões Indígenas Em abril a unidade apresenta o projeto multilinguagem Povos Sagrados – Expressões Indígenas. O objetivo é discutir e apresentar a questão indígena privilegiando os seguintes eixos fundamentais: a demarcação de terras; o massacre e o preconceito; as manifestações culturais e artísticas dos povos indígenas e seu intercâmbio no cenário nacional e a relação dos índios com a história de Sorocaba e região. Para viabilizar o contato com as lideranças e povos indígenas pretendidos, propomos uma parceria com o Centro de Trabalho Indigenista - CTI. O CTI tem como marca de sua identidade a atuação direta em Terras Indígenas de modo a contribuir para que os povos assumam o controle efetivo de seus territórios, esclarecendo-lhes sobre o papel do Estado na proteção e garantia de seus direitos constitucionais. O CTI atua em Terras Indígenas inseridas nos Biomas Amazônia, Cerrado e Mata Atlântica. Nessa perspectiva, a programação do mês propõe uma diversidade de atividades que abordam os temas propostos, com destaque para uma série de discussões que irá contar com a presença do antropólogo Eduardo Viveiros de Castro e dois índios Araweté (índios isolados de recente contato que vivem na Amazônia), do líder indígena Marcos Tupã, bem como do arqueólogo sorocabano Wanderson Esquerdo, antropólogos e sociólogos que atuam no CTI. Além disso, apresentamos algumas ações artísticas que dialogam com os povos indígenas, como a banda de metal tupi guarani Arandu Arakuaa, a banda de rap Guarani Brô Mc’s, o espetáculo de dança “Xapiri Xapiripê”, com a Cia. Oito Nova Dança. Vale ressaltar ainda a exposição do projeto Vídeo nas Aldeias, uma Mostra de Cinema Indígena com a presença dos realizadores e uma Feira de Troca de Saberes, com integrantes das aldeias Guarani do Vale do Ribeira. Dentro desse contexto, convidamos o público para partilhar do contato com as questões que envolvem os povos indígenas e conhecer um pouco mais desse pilar estrutural da nossa ancestralidade, enquanto brasileiros e sorocabanos.


6

Povos Sagrados O projeto tem como objetivo discutir a questão indígena no Brasil, a partir de quatro eixos fundamentais: a demarcação de terras; o preconceito e o massacre; o indígena como protagonista; e as manifestações culturais e artísticas dos povos indígenas e seu intercâmbio no cenário nacional. A curadoria das ações foi realizada em conjunto com o CTI - Centro de Trabalho Indigenista. Esta edição pretende debruçar-se sobre a cultura guarani, etnia atualmente mais presente no Estado de São Paulo.

Xapiri XAPIRIPË - lá onde a gente dançava sobre espelhos - Divulgação

especial


CIVILIZAÇÃO E BARBÁRIE UM PANORAMA ATUAL DO BRASIL INDÍGENA Com o antropólogo Eduardo Viveiros de Castro, Luís Euzébio (liderança Guarani - Tekoa Peguaoty - Registro/SP), e mediação da antropóloga Maria Inês Ladeira, do Centro de Trabalho Indigenista (CTI) Um panorama da atualidade dos povos indígenas no Brasil hoje. A mesa contará com os antropólogos Eduardo Viveiros de Castro (professor e doutor em Antropologia social do Museu Nacional do Rio de Janeiro), Gilberto Azanha (mestre em antropologia pela Universidade de São Paulo e sócio fundador do Centro de Trabalho Indigenista) e Luiz Euzébio ( cacique do Tekoa Peguaoty – município de Sete Barras – Vale do Ribeira – São Paulo). A mesa será mediada por Maria Inês Ladeira, doutora em geografia e mestre em antropologia pela Universidade de São Paulo e sócio-fundadora do Centro de Trabalho indigenista. u Dia 26, quarta, das 19h às 21h30. Teatro. 270 vagas. Retirada de ingressos com 1h de antecedência na Central de Atendimento. Grátis.

RECONHECIMENTO DOS DIREITOS DO POVO GUARANI Com Marcos dos Santos Tupã, Renato da Silva Mariano, Bruno Moraes e mediação de Daniel Calazans Pierri A mesa trará discussões a respeito dos diferentes entraves e dificuldades que permeiam a questão da regularização fundiária das terras guarani e do atendimentos aos seus direitos básicos. Para tanto, estarão presentes as lideranças guarani Marcos Tupã (Coordenador Tenonde da Comissão Guarani Yvyrupa) e Renato da Silva Mariano (Coordenador Regional do Vale do Ribeira da mesma Comissão). Bem como o antropólogo Daniel Calazans Pierri (mestre em antropologia pela USP e membro do Centro de Trabalho Indigenista) e assessor jurídico da Comissão Guarani Yvyrupa, Bruno Moraes (advogado e mestre em antropologia pela USP). u Dia 12, quarta, das 19h às 21h30. Teatro. 270 vagas. Retirada de ingressos com 1h de antecedência na Central de Atendimento. Grátis.

PRECONCEITO E MASSACRE Com Paulina Cunha Takua Martines, Floriza de Sousa e Jorge da Silva, mediação de Rosa Sebastiana Colman As distintas ameaças e dificuldades que permeiam o cotidiano das aldeias guarani no Brasil apresentadas e discutidas por suas lideranças. A região Oeste do Paraná será representada pela guarani Paulina Cunha Takua Martines (Tekoha Y´Hovy – município de Guaíra – PR), do Mato Grosso do Sul a liderança Floriza de Sousa e Jorge da Silva (Reserva Jaguapiru – Dourados – MS) e com uma liderança guarani do Vale do Ribeira. A mesa contará ainda com a participação de Rosa Sebastiana Colman, mestre em Desenvolvimento Local e doutora em Demografia pela Unicamp. u Dia 19, quarta, das 19h às 21h30. Teatro. 270 vagas. Retirada de ingressos com 1h de antecedência na Central de Atendimento. Grátis.

7


8

A edição especial do CineCafé privilegia a produção de cinema indígena com a exibição de filmes, documentários e apresenta parte do material produzido pelos povos indígenas nas últimas décadas. Logo após, serão realizados debates com a presença dos realizadores indígenas apresentados na mostra. u Terças, às 19h. Dia 4 - Ariel Ortega e Patrícia Ferreira Dia 11- Alexandre Wera Dia 18 - Luiza Calagian e Lucas Keese Dia 25 - Vincent Carelli Teatro. 270 lugares. Grátis. Retirada de ingressos com 1h de antecedência, na Central de Atendimento.

TAVA - A CASA DE PEDRA (Direção: Vídeo nas Aldeias, BRA, Guarani-Mbya, 2012, dvd, 78 min.) O vídeo retrata a memória, do ponto de vista míticoreligioso, do povo MbyaGuarani sobre as reduções jesuíticas e a guerra guaranítica, que aconteceu no século XVII no Brasil, Paraguai e Argentina. u Dia 4.

"GUAIRAKAÍ - O DONO DA LONTRA" E "BICICLETAS DE NHANDERU" Guairakaí - o dono da lontra ( Direção: Wera Alexandre, BRA, dvd, 11min, 2012) Segundo os Guarani-Mbya,

todos os seres que habitam este mundo têm algum espírito-dono que zela por eles, inclusive os animais de caça. Alguns desses "donos" podem ser especialmente vingativos, caso se sintam desrespeitados... Documentário dirigido e editado pelo jovem guaranimbya Wera Alexandre traz através de um olhar breve e discreto, um episódo singular que revela a riqueza do universo espiritual dos guarani e sua relação com os seres da mata. Bicicletas de Nhanderu (De Ariel Ortega e Patricia Ferreira, BRA, dvd, 48 min). Uma imersão na espiritualidade presente no cotidiano dos Mbya-Guarani da aldeia Koenju, em São Miguel das Missões no Rio Grande do Sul. u Dia 11.

"PIRAGUI, A DONA DOS PEIXES" E COLETÂNEA DE CURTAS Piragui, a dona dos peixes (Direção: Luiza Calagian, BRA, 2016, dvd, 25 min.) O filme intercala duas formas de narrativa

Divulgação

CINEMA E VÍDEO CINECAFÉ - MOSTRA DE CINEMA INDÍGENA

- ficção e documentário - para abordar a figura da Piragui, dona dos peixes na tradição Guarani Mbya. Foi realizado junto a um grupo de jovens mulheres da aldeia tenondé porã. Coletânea de curtas Coletânea de curtas produzidos em parceria com os Guarani, trazem um pouco de seus rituais tradicionais, saberes sobre plantio, narrativas mitológicas e sobre a luta de seus direitos territoriais. u Dia 18.

MARTÍRIO (Direção: Vincent Carelli, BRA, 2016, dvd, 160 min.) Uma análise da violência sofrida pelo grupo Guarani Kaiowá, uma das maiores populações indígenas do Brasil nos dias de hoje, e que habita as terras do CentroOeste brasileiro, entrando constantemente em conflito com as forças de repressão e opressão organizadas pelos latifundiários, pecuaristas e fazendeiros locais, que desejam exterminar os índios e tomar as terras para si. u Dia 25.


AÇOES PARA A CIDADANIA DIÁLOGOS SESC EM CIRCUITO Temas transversais e emergentes ligados à gestão e à mediação culturais. Um espaço de diálogo por meio do estudo das realidades locais, bem como de encontros, cursos e vivências, com o intuito de qualificar os gestores e demais agentes do campo cultural.

OS ÍNDIOS NA CONSTRUÇÃO DA HISTÓRIA DE SOROCABA Com Wanderson Esquerdo, arqueólogo especialista na pré-história de Sorocaba A palestra aborda a relação direta dos índios Guarani com o desenvolvimento e abastecimento agrícola da região, bem como sua relação permanente com as comunidades locais durante a consolidação da cidade de Sorocaba. u Dia 20, quinta, às 20h. Sala 1. 40 vagas. Retirada de ingressos com 1h de antecedência, na Central de Atendimento . Grátis.

JOGOS E BRINQUEDOS DOS GUARANI Com instrutores de atividades infantojuvenis do Sesc A cultura indígena é protagonista da programação do Curumim em família do mês de abril. A etnia guarani está, entre outras, como uma das mais importantes e famosas

do Brasil. Nessas oficinas iremos conhecer, a partir da confecção de jogos e brinquedos, um pouco mais desse povo sagrado. u Domingos, das 14h30 às 16h. Espaço de Brincar Externo. Grátis.

JOGOS DO MUNDO Com instrutores de atividades infantojuvenis do Sesc Jogos de tabuleiro e desafios lógicos de vários países. Numa viagem da antiguidade aos dias atuais, esses jogos divertem pessoas de qualquer idade. Nessa edição especial conheça alguns jogos indígenas. u Domingos, das 16h às 18h30. Dia 21, sexta, das 16h às 18h30. Espaço de Brincar Externo. Grátis.

CRIANÇAS NARRAÇÃO DE HISTÓRIAS Contadores compartilham com o público histórias lidas, ouvidas, vividas e acontecidas ou não de todas as partes do mundo. No último sábado do mês, a narração é feita também em LIBRAS (língua

brasileira de sinais).

MITOS E CANTOS INDÍGENAS

Com Manuí e Félix Oliveira, tradutor em libras (no dia 29) As contações deste mês trazem mitos e cantos de várias etnias indígenas brasileiras. Histórias que vêm de um tempo em que "não havia separação entre os mundos, os seres humanos, bichos e plantas falavam a linguagem da alma e todos se entendiam!" Acompanhando a narração com instrumentos indígenas, de sonoplastia, rabeca, viola caipira e violão, o Manuí interpreta e revela a visão de mundo dos Kamayurá e dos Guarani, entre outros povos, com as seguintes temáticas: - Na lagoa do Morená; - Histórias Kamayurá; - Mitos e Músicas Tupi-Guarani; - Iauaretê, histórias da onça-rei; - Contos da cotia; - Icamiabas, histórias das mulheres guerreiras (Libras). u Sábados, às 16h. Convivência. Grátis.

9


Divulgação

10

maneira, contribuem para a divulgação e valorização de suas manifestações culturais, subestimadas durante séculos. u Dia 21, sexta, às 19h. Teatro. 270 lugares. R$ 17,00 R$ 8,50 R$ 5,00

MARLUI MIRANDA

BRINCADEIRAS INDÍGENAS - XONDARO, A ARTE CORPORAL DOS GUARANI Com Cristine Takua e Carlos Papa Mais informações na página 15. u Dia 22, sábado, às 10h30. Convivência. 40 vagas. Retirada de ingressos com 30 minutos de antecedência, na Central de Atendimento. Grátis. 3 a 6 anos.

MÚSICA BRÔ MC´S Em 2007 jovens indígenas da aldeia Jaguapirú Bororó, localizada em Dourados (MS), começam uma nova vida por meio do Rap. Os jovens foram aderindo à cultura Hip Hop, influenciados pelo estilo,

forma de se vestir, de dançar, pelo grafite e pelas letras. Em dezembro de 2009 gravaram o CD demo do Brô MC`s. u Dia 7, sexta, às 20h. Convivência. Grátis.

ARANDU ARAKUAA A banda Arandu Arakuaa (que em tupi-guarani significa "saber dos ciclos dos céus" ou "sabedoria do cosmos") teve início em 2008. A proposta é misturar vertentes do rock pesado à música indígena e regional brasileira, com letras nos idiomas indígenas Tupi, Xerente e Xavante, inspiradas nas lendas, ritos e lutas dos Povos Indígenas do Brasil. Desta

Show Fala de Bicho, Fala de Gente Marlui se une ao quarteto formado por Paulo Bellinati (violões), Rodolfo Stroeter (contrabaixo), Caíto Marcondes (percussão) e Ricardo Mosca (bateria) e juntos eles mergulham no universo particular das canções do povo Juruna. u Dia 27, quinta, às 20h. Teatro. 270 lugares. R$ 17,00 R$ 8,50 R$ 5,00

DJUENA TIKUNA Djuena Tikuna nasceu na comunidade Umariaçu II, no Alto Solimões. Ela se apresenta com o grupo Magüta, composto por representantes dos clãs que formam o povo Tikuna. A artista apresenta composições próprias e uma versão Tikuna do Hino Nacional Brasileiro. Os cantos Tikuna trazem a magia da floresta e a força de Yoi'i o Deus criador deste povo. u Dia 9, domingo, às 13h. Convivência. Grátis.


11

DANÇA XAPIRI XAPIRIPË - LÁ ONDE A GENTE DANÇAVA SOBRE ESPELHOS Com Cia Oito Nova Dança Espetáculo livremente inspirado na imaginação ameríndia. Xapiri é como os povos Yanomami chamam os espíritos ou ancestrais animais que se apresentam aos xamãs dançando e cantando. Eles dançam sobre um chão de espelhos que reflete luz. Xapiri é a luz que dança e canta. u Dia 22, sábado, às 20h. Teatro. 270 lugares. R$ 17,00 R$ 8,50 R$ 5,00

ARTES VISUAIS EXPOSIÇÃO RETRATOS EM TEMPOS DE GUERRA Por Video nas Aldeias Exposição fotográfica da trajetória do trabalho da ONG Vídeo nas Aldeias com as etnias Guaranis. Criado em 1986, Vídeo

nas Aldeias (VNA) é um projeto precursor na área de produção audiovisual indígena no Brasil. O objetivo do projeto foi, desde o início, apoiar as lutas dos povos indígenas para fortalecer suas identidades e seus patrimônios territoriais e culturais, por meio de recursos audiovisuais e de um produção compartilhada com os povos indígenas com os quais o VNA trabalha. A trajetória do Vídeo nas Aldeias permitiu criar um importante acervo de imagens sobre os povos indígenas no Brasil e produzir uma coleção de mais de 70 filmes, a maioria deles premiados nacional e internacionalmente, transformando-se em uma referência nesta área. u De 4/4 a 11/6, terça a sexta, das 9h às 21h30. Sábados e domingos e feriados, das 10h às 18h30. Espaço de exposições 1º andar.

ILUSTRADORIA Com Victor Flynn, ilustrador e escritor e Wera Jeguaka Miri, escritor Bate-papo sobre o HQ Xondaro, livro que registra a história de luta do povo guarani em relação às demarcações da terra e o descaso dos políticos e da sociedade em relação às questões indígenas. u Dia 27, quinta, das 19h às 21h30. Convivência. Grátis.

ETNOASTRONOMIA - A CONSTELAÇÃO INDÍGENA Com Maria Augusta Puget, astrônoma A etnoastronomia é voltada para o estudo dos astros em diversos grupos culturais. Nos encontros será apresentado o modo de ver o céu pelos Guaranis. Após os bate-papos o público é convidado para observar o céu com telescópios. u Dias 7 e 28, sextas, às 19h Sala 2. Inscrições antecipadas na Central de Atendimento. 25 vagas. Grátis.


LITERATURA ALIMENTE A MENTE Incentivo à leitura Neste mês as indicações de leitura são obras do renomado antropólogo brasileiro Eduardo Viveiros de Castro. Suas obras trazem as implicações filosóficas e políticas de suas pesquisas entre os povos indígenas brasileiros. O Sesc disponibiliza no seu acervo as obras: Metafisicas Canibais; A Inconstância da Alma Selvagem - Coleção Ensaios; Há mundo por vir. u De 1 a 30, terça a sexta das 9h às 21h30. Sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h30. Biblioteca.

Pedro Mazieiro

12

CLUBE DE LEITURA: TEMAS INDÍGENAS Com Talita Annunciato, crítica literária No mês de abril a proposta do clube é trazer obras que tem tema indigenista. Muitas vezes essas obras trazem uma imagem equivocada dos povos indígenas e os encontros discutirão a construção dessas imagens na literatura brasileira e portuguesa. Entre as obras discutidas estão: O Guarani e Iracema, de José de Alencar; As Cartas de Pero Vaz de Caminha; entre outros. u Dias 8 e 22, sábados, das 16h às 18h. Biblioteca. 30 vagas. Grátis.

ATRAVÉS DO OLHAR INDÍGENA Leitura crítica da Carta de Pero Vaz de Caminha A proposta desta atividade é abordar a Carta de Pero Vaz de Caminha pelo viés de um índio historiador, mostrando seu ponto de vista técnico sobre a construção do estereótipo indígena. u Dia 6, quinta, às 19h. Convivência. Grátis.

OFICINA: LÍNGUA TUPI Com índios gurani Oficinas introdutórias de uma ou mais línguas faladas pelos povos indígenas no Brasil. O intuito é promover um contato inicial com a

sonoridade, a estrutura, vocabulário básico e rotineiro das comunidades indígenas, de forma que o aprendizado da língua possa contribuir na compreensão das realidades locais. u Dias 27 e 28, quinta e sexta, das 19h às 21h30. Sala 1. 40 vagas. Inscrições antecipadas na Central de Atendimento. Grátis.


Com Flávia Aguilera, artista visual e arte-educadora O curso pretende despertar o interesse e estimular a produção artística, investigando e conhecendo personagens e lugares marcados pela memória popular. Visitaremos locais de referência e conheceremos suas histórias não oficiais, mas conhecidas popularmente. A produção dos participantes é livre e pode variar desde experiências de sinalização do local, eventos, desenhos, livro, escultura, foto, vídeo, etc. uAté 1/7, sábados, das 15h às 18h. Curso em andamento. Sala 2. 20 vagas. Mensalidade: R$ 20,00 R$ 10,00 R$ 6,00 Para vagas remanescentes, consulte a Central de Atendimento.

FRESTAS - TRIENAL DE ARTES ATELIÊ DE PESQUISA EM ARTES VISUAIS Com Fábio Tremonte, artista e curador do projeto educativo da 2ª edição de Frestas - trienal de artes O projeto dos três encontros do Ateliê de pesquisa em arte visuais pretende debruçar-se sobre projetos de artistas, principalmente latino-americanos, que utilizam de metodologias participativas de encontros em suas mais diversas

Julio Wieczerski Durski

EXPERIÊNCIAS ARTÍSTICAS ATRAVÉS DA HISTÓRIA DE SOROCABA

artes visuais

13

formas: cineclubes, bibliotecas, rodas de conversa, caminhadas, entre outras possibilidades de estar junto. u Dias 29/04 e 27/5, sábados, das 10h30 às 18h30. Em andamento. Sala 1. Somente para inscritos a partir de seleção prévia. Para vagas remanescentes, consulte a Central de Atendimento. Grátis.

EXPOSIÇÃO GELO PARA FESTAS Por João Loureiro Com curadoria de Carlos Eduardo Riccioppo e Thais Rivitti, a mostra apresenta ao público dois importantes trabalhos do artista paulistano João Loureiro: “Para ver o buraco” e " Escala de cinzas". Formado em Artes Visuais pela FAAP em 1995, mestre em Poéticas Visuais pela ECAUSP em 2007. Loureiro é um artista que vem produzindo, há quase duas décadas,

uma série de obras potentes e questionadoras. Seu trabalho, que intercala o campo do tridimensional e o campo do desenho, traz uma figuração direta, às vezes remetida à pop, estabelecendo com o público uma proximidade imediata e despertando o interesse tanto de especialistas quanto de curiosos. u Abertura: dia 8/4, às 12h. De 9/4 a 11/6, terças a sextas, das 9h às 21h30.Sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h30. Espaço De Exposições. Grátis.

MODELO VIVO Com Flávia Aguilera, artista visual. O curso abordará técnicas de desenho com Modelo Vivo. u Dias 7 e 28, sextas, das 15h às 17h30. Não sequencial. Sala 2. Retirada de ingressos com 1h de antecedência na Central de Atendimento. 20 vagas. Grátis.


Pré Lançamento Dia do Desafio - O legado dos Jogos Rio 2016

esporte e atividade física

14

Dia do Desafio O Dia do Desafio é uma campanha mundial de incentivo à prática regular de esportes e atividades físicas. É realizada em parceria com diversas instituições nacionais e internacionais que promovem ações divulgando as práticas esportivas, mas sempre respeitando as diferenças culturais e valores de cada comunidade. É realizado na última quarta-feira de maio, propondo às pessoas que interrompam sua rotina e pratiquem qualquer atividade físico-esportiva, em benefício de sua saúde e bem-estar.

PRÉ LANÇAMENTO DIA DO DESAFIO - O LEGADO DOS JOGOS RIO 2016 Com Ricardo Prado, ex-atleta olímpico da natação - medalha de prata em 1984 O legado deixado pelos grandes eventos esportivos sempre foi alvo de discussões. Chegou o momento de analisarmos a realidade sobre esses legados e, para isso, o exatleta olímpico da natação

- medalha de prata em 1984, discute com o público qual a herança de equipamentos e de cultura esportiva, após uma década de grandes eventos esportivos no Brasil. u Dia 13, quinta, das 20h. Teatro. 270 vagas. Inscrições online pelo portal sescsp.org.br. Grátis.

FESTIVAL INTERMODALIDADES - PROGRAMA SESC DE ESPORTES Com instrutores de atividades físicas do Sesc Os alunos dos cursos de

Vôlei, Futsal, Basquete e Corrida, do Programa Sesc de Esportes, formam equipes intermodalidades e aproveitam para experimentar diferentes práticas esportivas. u De 5 a 26, quartas, das 20h às 21h30. Ginásio. Somente para alunos matriculados nos cursos de esporte adulto. 120 vagas. Grátis .


BICICLETANDO Com foco na mobilidade urbana, a ideia é desenvolver a cultura do pedal de forma consciente, crítica e cotidiana, de modo a incentivar a utilização das ciclovias para transporte, lazer e prática de atividade física.

PEDALE POR SOROCABA - EXPLORANDO A CIDADE Com instrutores de atividades físicas do Sesc Em abril o objetivo é explorar o Parque das Águas e o Parque Porto das Águas para além da sua ciclovia, descobrindo as diversas possibilidades de lazer oferecidas, suas histórias, estruturas e curiosidades. Para participar é necessário trazer bicicleta com equipamentos de segurança (capacete, luvas, luzes dianteira e traseira), corrente com cadeado e também água para reidratação durante a atividade. Trajeto de baixa intensidade, de aproximadamente 16 quilômetros e duração de 2 horas. u Dia 15, sábado, às 16h. Estacionamento G2. Grátis. Inscrições online pelo portal sescsp.org.br. 20 vagas. (menores somente acompanhados dos responsáveis).

TRILHA DE BICICLETA “VOLTA DO CARAFÁ” Com instrutores de atividades físicas do Sesc O Projeto Bicicletando pedala pelas estradas de terra da cidade de Votorantim. O percurso conta com 47 km de extensão, de nível intermediário/avançado, cercado por lindas paisagens. Para participar é necessário trazer bicicleta com equipamentos de segurança (capacete, luvas, luzes dianteira e traseira), corrente com cadeado e também água para reidratação durante a atividade. u Dia 30, domingo, das 8h às 12h. Estacionamento G2. Inscrições online pelo portal sescsp.org.br. Grátis.

ESPAÇO LUDUS Com instrutores de atividades físicas do Sesc Espaços criados para a experimentação das infinitas possibilidades de movimento do corpo. Crianças, jovens, adultos e idosos podem experimentar diferentes técnicas esportivas e "brincar com o esporte". Sábados, domingos e feriados, das 10h às 13h30 Ginásio. Grátis.

ESTAÇÃO HABILIDADE Materiais diversos com o objetivo de estimular a

coordenação motora, a expressividade e a criatividade.

ESTAÇÃO TABULERAMA Jogos tradicionais apresentados de forma diferenciada.

ESTAÇÃO BRINCADEIRAS Divirta-se com as tradicionais brincadeiras de rua.

ESTAÇÃO ACROBACIAS Prática, criação e desenvolvimento de acrobacias individuais, em duplas, trios ou grupos.

ESTAÇÃO DESAFIO Uma estação para desafiar sua coragem, transpor obstáculos e dar grandes saltos.

ESTAÇÃO EQUILÍBRIO Cada canto desta estação é um desafio ao equilíbrio, utilizando equipamentos variados como slackline, bosus e plataformas.

ESTAÇÃO JOGOS COM BOLAS Vivêncie jogos com bolas como mini-tênis, basquete de rua, futebol "caixote", entre outros.

VIVÊNCIA EM TECIDO, TRAPÉZIO E LIRA Com Cia Corpo Mágico A Cia Corpo Mágico oferece a experimentação em tecido, trapézio e lira. u Sábados, domingos e feriados, das 10h às 13h30 Ginásio. Grátis.

15


Cursos Regulares Inscrições: na Central de Atendimento, mediante disponibilidade de vaga e apresentação de atestado médico de aptidão física no ato da matrícula.

PROGRAMA DE ATIVIDADES AQUÁTICAS*

16

Modalidade

Faixa Etária

3ª e 5ª

4ª e 6ª

Hidroginástica

a partir de 12 anos

7h15, 16h30, 17h30, 18h30 e 20h30

8h15, 15h30, 17h30 e 19h30

Práticas Aquáticas para crianças

3 a 6 anos

Práticas Aquáticas para jovens e adultos

Sábado

Domingo

16h30

6 a 12 anos

8h15 e 15h30

18h30

A partir de 12 anos

17h30 e 19h30

7h15 e 20h30

* Necessário credencial plena ou credencial atividades atualizadas e exame dermatológico válido. Clube da Corrida

PROGRAMA DE GINÁSTICA MULTIFUNCIONAL

PROGRAMA SESC DE ESPORTES

Esporte Criança

7h15 e 20h Encontro no Ginásio

a partir de 16 anos 3 a 6 anos

18h30 às 19h20

6 a 10 anos

8h às 11h

15h30 às 18h30

Esporte Jovem

11 e 12 anos

Esporte Jovem Voleibol

13 a 15 anos

Esporte Jovem Futsal

13 a 15 anos

18h30 às 20h

Esporte Adulto Ginástica Geral

16 a 59 anos

9h30 às 10h30

Esporte Adulto Futsal

16 a 59 anos

20h às 21h30

Esporte Adulto Volei

16 a 59 anos

20h às 21h30

Esporte Adulto Basquete

16 a 59 anos

Esporte para Idosos

A partir de 60 anos

Ginástica Geral para Idosos

A partir de 60 anos

15h30 às 16h30

a partir de 12 anos

7h15 às 9h30 9h30 às 12h 12h às 14h 14h às 16h30 16h30 às 19h 19h às 21h30

Ginástica Multifuncional (3ª e 5ª ou 4ª e 6ª)

R$ 62,00

R$ 28,00

16h30 às 18h30* 17h às 18h30

20h às 21h30 10h45 às 11h45 15h30 às 16h30

7h15 às 9h30 9h30 às 12h 12h às 14h 14h às 16h30 16h30 às 19h 19h às 21h30

10h15 às 18h30

GRÁTIS

Atenção: o não pagamento do boleto dos cursos até a data de vencimento implica em perda de vaga. No caso de não recebimento do boleto até 3 dias antes do vencimento, procure a Central de Atendimento para esclarecimentos sobre o processo de pagamento.


Recreação Esportiva Grátis.

Quarta

Terça Basquete A partir de 16 anos Handebol A partir de 16 anos Futsal A partir de 16 anos Futsal 11 a 15 anos Vôlei A partir de 16 anos Badminton A partir de 12 anos Futebol Soçaite A partir de 16 anos Futebol Soçaite 11 a 15 anos

Quinta

Sexta

Sábado

18h30 às 19h45

Domingo e Feriado

16h30 às 18h30 15h45 às 16h45 17h às 18h30 15h45 às 16h45

18h30 às 20h

14h às 16h15 14h às 15h30 14h às 16h45 17h às 18h30

Programa de Ginástica Multifuncional - Aulas Abertas Grátis. Inscrições no local e horário da atividade. 15 vagas. Quarta

Terça

Quinta

Sexta

Sábado

Força Muscular

10h30

Flexibilidade

11h30

Domingo e Feriado

10h30

Recreação Aquática - Necessário credencial plena ou credencial atividades liberada para banho de piscina e exame dermatológico válido. * Sábados, domingos e feriado, horário somente para credencial plena. Terça Natação Raia Livre

Sala de Expressão Corporal

Quarta

Quinta

9h às 15h15 e das 19h30 às 21h30

Piscina

Ginásio

Sexta

Sábado

Domingo e Feriado

10h às 12h *

17


Divulgação

crianças

18

Espaço de Brincar Mais que um espaço físico destinado a brincadeiras, o Programa Espaço de Brincar se desenvolve a partir de comceitos de educação não-formal, lazer, convivência e cultura do brincar com foco nas crianças de 0 a 6 anos.

BEBÊS SÃO BEM-VINDOS!

"HISTÓRIAS E BRINCADEIRAS CANTADAS PARA FAMÍLIAS E SEUS BEBÊS"

personagens encantados que habitam rios e mares, inspirando todo um repertório da tradição oral brasileira. Um convite à vivência de brincadeiras com palavras contadas, ritmadas, cantadas e compartilhadas por adultos e seus bebês. u Dia 1, sábado, das 10h30 às 11h30. Sala 1. Retirada de ingressos com 30 minutos de antecedência na Central de Atendimento. 30 vagas. 0 a 3 anos. Grátis.

Com Vivian Catenacci, antropóloga, educadora e contadora de histórias Para bebês de 0 a 3 anos. "Se eu fosse um peixinho..." Roda de histórias e brincadeiras repleta de

Com Beatriz Fortes, instrutora de atividades infantojuvenis do Sesc Vamos preparar massinhas caseiras para brincar, sentir,

Uma programação especialmente dedicada às crianças até 6 anos e suas famílias. Histórias, movimentos, cores e sons que convidam a vivenciar a infância e desenvolver um olhar sensível para os pequenos.

provar, cheirar! Materiais naturais como beterraba, espinafre e farinhas diferentes serão nossos ingredientes para este encontro divertido entre bebês de 5 meses a 2 anos, junto com suas famílias. Não esqueça as trocas de roupas, pois esta brincadeira será bem melecada! u Dia 8, sábado, às 10h30. Sala 1. 30 vagas. Retirada de ingressos com 30 minutos de antecedência na Central de Atendimento. Grátis.

BRINCANDO DE MODELAR "BRINCADEIRAS CANTADAS" PARA PAIS E FILHOS Com Maria Carolina e Paulo Silva Esta atividade retrata as


BRINCADEIRAS INDÍGENAS - XONDARO, A ARTE CORPORAL DOS GUARANI Com Cristine Takua e Carlos Papa O Xondaro é uma arte marcial dos povos guarani que une dança e canto, e serve de preparação para os guerreiros desde bem pequenos. Com ênfase no equilíbrio, gestos baseados nos movimentos de animais e a atitude de " esquivarse", o objetivo desta "brincadeira" é desenvolver o equilíbrio do corpo e a saúde. u Dia 22, sábado, às 10h30. Convivência. 40 vagas. Retirada de ingressos com 30 minutos de antecedência, na Central de Atendimento. 3 a 6 anos. Grátis.

NA RODA DE JONGO - DANÇA E RITMO AFRO-BRASILEIRO Com Beatriz Fortes, instrutora de atividades infantojuvenis do Sesc Vamos dançar e brincar o Jongo com as crianças de 3 a 6 anos e suas famílias, trazendo de forma lúdica

esta manifestação afrobrasileira da região sudeste do país. O Jongo integra percussão de tambores, dança e canto e, segundo os jongueiros, ele é o avô do samba. u Dia 29, sábado, das 10h30 às 11h30. Sala 1. 30 vagas. Retirada de ingressos com 30 minutos de antecedência na Central de Atendimento. 3 a 6 anos. Grátis.

ESPAÇO DE BRINCAR Um espaço criado para o livre brincar, a interação e a convivência. As crianças devem estar sempre acompanhadas pelos pais ou responsáveis, que podem desfrutar das brincadeiras na companhia dos pequenos. u Terças a sextas, das 9h às 21h30. Sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h30 Espaço de Brincar. Grátis. Para bebês e crianças até 6 anos.

BRINCADEIRAS PARA EXPERIMENTAR EM FAMÍLIA Com instrutores de atividades infantojuvenis do Sesc Diversas propostas que buscam sensibilizar bebês e crianças de 0 à 6 anos e seus pais ou responsáveis para o livre brincar, explorando o espaço, materiais diversos e o corpo de forma lúdica. A cada encontro uma ideia nova, onde um ambiente diferente é criado para movimentar a ação criativa do brincar em família. Espaço de Brincar Interno. 30 vagas. Grátis.

19

HISTÓRIAS DE CONTAR E CRIAR u Dias 6 e 20, quintas, das 17h às 19h. Para crianças entre 0 e 2 anos.

MASSINHAS DE MODELAR u Dias 13 e 27, quintas, das 17h às 19h. Para crianças entre 0 e 2 anos.

BRINQUEDOS QUE EU FIZ! u Dias 7, 14, 21 e 28, sextas, das 17h às 19h. Para crianças entre 3 e 6 anos. Tim Pierce via Visual hunt

cantigas e brincadeiras de roda, trazendo os valores da tradição e valorizando a voz, o corpo e o ritmo inerentes à criança. O objetivo é apresentar a força e a importância das brincadeiras tradicionais em conjunto com as cantigas populares. u Dia 15, sábado, às 10h30. Convivência. Grátis.


A Volta ao Mundo em 80 Dias - Divulgação

20

Artes para Crianças Um mergulho nos universos das artes: teatro, dança, circo, música, cinema, artes visuais e diversas expressões artísticas voltadas para as crianças soltarem a imaginação.

CHAPEUZIM VERMELHO E O LOBO MARROM

PEQUENO CIDADÃO DO FUTURO

A BOLA: HISTÓRIAS QUE ROLAM

Com Cia. Articularte Nesta releitura do clássico, a esperta boneca Chapeuzim, com a ajuda de sua amiga Borboleta, enfrentam o falastrão lobo mau, escapando de suas diversas armadilhas e engenhocas. u Dia 2, domingo, às 16h. Teatro. 270 lugares. R$ 17,00 R$ 8,50 R$ 5,00 Grátis para crianças até 12 anos.

Com Os Satyros Esse espetáculo aborda o preconceito do adulto em relação à criança. Construído em cenas curtas que misturam elementos do cotidiano e personagens de contos de fadas, o espetáculo trata de temas relevantes para a criança, buscando ao mesmo tempo proporcionar diversão e reflexão. u Dia 9, domingo, às 16h. Teatro. 270 lugares. R$ 17,00 R$ 8,50 R$ 5,00 Grátis para crianças até 12 anos.

Com Grupo Artes Simples de Teatro Espetáculo inspirado no livro O chute que a bola levou, de Ricardo Azevedo. Bolas de futebol nascem e vão parar na prateleira de uma loja. Todas têm o mesmo sonho: jogar com os maiores craques e balançar as redes em grandes campeonatos. Mas quando saem da loja a história é outra: elas passam por diversas situações nada parecidas com aquelas sonhadas. u Dia 16, domingo, às 16h. Teatro. 270 lugares. R$ 17,00 R$ 8,50 R$ 5,00 Grátis para crianças até 12 anos.


(Dir. Nick Park, Steve Box; EUA, Reino Unido, 2006, 84 min) O bairro onde moram o pacato inventor Wallace e seu fiel cão Gromit está em polvorosa com a proximidade do concurso anual de legumes gigantes, organizado pela bela e solteira Lady Tottington. Para proteger as plantações de coelhos famintos, Wallace inventa um equipamento que captura os animais sem machucá-los. u Dia 23, domingo, às 16h. Teatro. Retirada de ingressos com 1h de antecedência na Central de Atendimento. 270 lugares. Grátis.

A VOLTA AO MUNDO EM 80 DIAS Com Cia. Articularte Um patrão e seu criado formam uma dupla dinâmica e impetuosa para provar que podem dar a volta ao mundo em 80 dias, através de vários e imprevisíveis meios de transportes. Uma divertida viagem infantil em volta de um mundo bem peculiar: o mundo da imaginação. u Dia 30, domingo, às 16h. Teatro. 270 lugares. R$ 17,00 R$ 8,50 R$ 5,00 Grátis para crianças até 12 anos.

circo

21 QUEBRANDO A BACIA Com Montanha Carvalho O espetáculo conta a difícil rotina de trabalho de Slivinski, o contrarregra atrapalhado do Circo Kapput. Limpar o traseiro do elefante acrobata, escovar os dentes da girafa bailarina, e alimentar um leão banguela são só algumas das aventuras que fazem parte do dia-a-dia do nosso herói. u Dia 8, sábado, às 17h. Anfiteatro. Grátis. Divulgação

WALLACE E GROMIT - A BATALHA DOS VEGETAIS


Xondaro, a Arte Marcial dos Guaranis - Divulgação

jovens

22

JUVENTUDES Ponto de encontro para jovens e adolescentes. A cada atividade surgem novas amizades e trocas de ideias. E aí? Vai ficar de fora?

LOUNGE ALTERNATIVO Cola aqui nesse espaço alternativo pra interagir, conhecer gente nova, curtir um som, trocar experiências e se divertir. u Dia 1, sábado, às 16h. Anfiteatro. Grátis.13 a 19 anos.

XONDARO, A ARTE MARCIAL DOS GUARANIS Com Cristine Takua O Xondaro é uma arte marcial dos povos guarani que une dança e canto, como uma preparação para os guerreiros desde bem pequenos. O objetivo desta

prática é desenvolver o equilíbrio do corpo e a saúde. u Dia 8, sábado, às 16h. Sala 1. 30 vagas. Retirada de ingressos com 1h de antecedência na Central de Atendimento. Grátis. 13 a 19 anos.

TEMPERO JOVEM - ROLÊ PELAS AMÉRICAS: MÉXICO Com equipe Sesc A cultura mexicana, além de ser muito rica, mistura elementos de diversos períodos históricos e neste encontro vamos conhecer um pouco mais sobre a sua culinária. u Dia 15, sábado, às 16h. Sala de Oficinas. Grátis. Retirada de ingressos com 1h de antecedência na Central de Atendimento. 30 vagas. 13 a 19 anos.

GRAFISMO CORPORAL GUARANI Com Cristine Takua Esse encontro promove o conhecimento da cultura indígena e seus desenhos, chamados grafismo, utilizando biotintas de urucum e jenipapo. u Dia 22, sábado, às 16h. Sala 1. 30 vagas. Retirada de ingressos com 1h de antecedência na Central de Atendimento. Grátis. 13 a 19 anos.

PALCO ABERTO - MOSTRE SEU TALENTO! Se você canta, dança, escreve, interpreta, toca um instrumento ou tem algo que queira apresentar e só chegar aqui, o palco é seu! u Dia 29, sábado, às 16h. Anfiteatro. Grátis. 13 a 19 anos.


Divulgação

idosos

23

PONTO DE ENCONTRO

TRABALHO SOCIAL COM IDOSOS Programa do Sesc São Paulo, voltado ao cidadão acima de 60 anos, que oferece atividades artísticas, físicas e sociais, com o intuito de refletir sobre o envelhecimento, desenvolver novas habilidades e estimular a integração com as demais gerações. As atividades são agrupadas em três conjuntos: Arte e Expressão, Corpo e Movimento e Sociedade e Cidadania.

Com técnicos do Sesc Encontro mensal para bate-papos e atividades relacionadas ao bem estar da pessoa idosa. Além das atividades, são apresentadas as propostas do Trabalho Social com Idosos e a programação do mês seguinte. u Dia 28, sexta, às 15h30. Convivência. Grátis.

ARTE E EXPRESSÃO CORPOREIDADE Aprendendo música com o corpo Nesta oficina vamos conhecer o método D’O Passo, aprendendo uma canção coletivamente, sincronizando seus movimentos aos companheiros dos lados. Esse método de educação musical introduziu no

ensino-aprendizagem de ritmo e som novos conceitos, como posição e espaço musical. u Dia 12, quarta, às 15h. Convivência. Grátis.

O JARDINEIRO FIEL (Dir.: Fernando Meireles, EUA, 2005, 128 min.) Uma ativista é assassinada em uma área remota do Quênia. O principal suspeito do crime é seu sócio, que está foragido. O marido, perturbado pelas infidelidades da esposa, decide descobrir o que realmente aconteceu com ela, iniciando uma viagem que o levará a três continentes. u Dia 25, terça, às 15h. Teatro. 270 lugares. Retirada de ingressos com 1h de antecedência na Central de Atendimento. Grátis.


Divulgação

meio ambiente

24

FEIRA DE TROCA DE SABERES INDÍGENAS Com destaque para a cultura Guarani, a primeira Feira de troca de saberes indígenas do Sesc Sorocaba contará com a presença de quatro aldeias, que apresentarão seus trabalhos artesanais ao público compartilhando suas técnicas e perspectiva de mundo com os interessados em rodas de conversa. u Dia 9, domingo, das 13h às 17h. Convivência. Grátis.

APRENDER PARA RESISTIR Com Prof. Dr. Hylio Lagana, UFSCar Sorocaba e alunos Hoje no Brasil já existem diversos indígenas formados

nas mais diferentes áreas do conhecimento. Essa busca pelo ensino convencional se dá em um movimento de resistência e afirmação de sua autonomia, dispensando interlocutores para pensar, estudar e defender suas culturas. u Dia 13, quinta, das 18h30 às 21h. Sala de Oficinas. Inscrições antecipadas na Central de Atendimento. 60 vagas. Grátis.

EDUCAÇÃO PELO ENVOLVIMENTO Para que ocorram mudanças significativas na forma do ser humano se relacionar entre si e com o planeta é necessário se envolver. Em 2016, o projeto terá duas

ações principais: o Curso de Formação de Educadores Ambientais e Experiências Inovadoras em Educação.

EDUCAÇÃO INDÍGENA Com Maria Elisa Ladeira, Antropóloga. Giselda Pires de Lima Jera, Professora guarani - Tekoa Kalipety. Saulo Lino Cabral Ramirez, Professor guarani - Tekoa Amba Porã O encontro aborda a ótica indígena sobre o processo educativo. De que forma se dá a educação dos costumes e valores da tribo concomitante à educação formal brasileira. u Dia 5, quarta, das 19h às 21h30. Teatro. 270 vagas. Retirada de ingressos com 1 hora de antecedência na Central de Atendimento. Grátis.


BIOCONSTRUÇÃO - A CASA INDÍGENA Com Amaranto Orgânicos Série de quatro oficinas de bioconstrução com técnicas tradicionais indígenas que resultarão em uma Opã com cerca de 2m x 2,5m que ficará exposta na área de Convivência. u Dia 4, terça, das 14h às 17h. Não sequencial. Convivência. 30 vagas. Inscrições no local e horário da atividade. 1 - Introdução A primeira oficina da série terá início com uma breve introdução à permacultura, bioconstrução e construções indígenas, apresentando o projeto que será construído, os materiais que serão utilizados e o início do tratamento desses materiais. u Dia 4, terça, das 14h às 17h.

2 - Bambu A oficina terá como foco o bambu, as propriedades de algumas espécies e as riquezas de seus usos. O manejo e tratamento dessa planta serão apresentados de maneira ilustrativa e então os participantes irão montar a estrutura da Opã com varas de bambu e sisal. u Dia 5, quarta, das 14h às 17h.

3 - Barro Tecendo relações entre as técnicas tradicionais indígenas e a bioconstrução. Os diferentes tipos de solo proporcionam matériaprima para um grande leque de possibilidades de construções e artefatos. Os participantes terão a oportunidade de amassar o barro e ajudar na construção da Opã. u Dia 6, quinta, das 14h às 17h. 4 - Palha As folhas secas de diferentes plantas apresentam uma variedade incrível de utilidades, como esteiras, cestos e telhados. A partir do estudo de algumas espécies e suas propriedades, os participantes poderão experienciar a construção artesanal e coletiva da cobertura da Opã. u Dia 7, sexta, das 14h às 17h.

CURSO DIÁLOGOS SOBRE AGRICULTURA DE BASE ECOLÓGICA Com Marcos Bravin dos Santos, Engenheiro Agrônomo e Educador Ambiental do Sesc Sorocaba Agricultura biodinâmica, orgânica, natural e agroecologia serão temas abordados sob as

perspectivas agronômica, social, ambiental, econômica e cultural. u Até 7/7, sextas, das 19h às 21h30. Exceto dias 14/4 e 21/4. Curso em andamento. Sala de Oficinas. 25 vagas. Para vagas remanescentes, consulte a Central de Atendimento.

OFICINAS ECOPRÁTICAS Espaço de troca de saberes e técnicas que contribuem para a manutenção saudável do ambiente natural e urbano, por meio do estímulo ao trabalho em grupo, a prática manual e o uso consciente de recursos naturais.

DICAS BÁSICAS PARA O CULTIVO DE ORQUÍDEAS Com Círculo Orquidófilo Sorocabano, permacultor e educador Técnicas simples para o cultivo de diferentes espécies de orquídeas em espaços variados. u Dia 8, sábado, às 10h30. Sala de Oficinas. 30 vagas. Retirada de ingressos com 30 minutos de antecedência na Central de Atendimento. Grátis.

25


CAMILA GARÓFALO

música

Após seu disco de estreia "Sombras e Sobras", Camila Garófalo lança o single e clipe "Camarim" e alcança mais de 100 mil visualizações no Youtube e concorre ao prêmio de melhor clipe do ano. No palco, traz referências que revelam sua essência, como Alceu Valença e Patti Smith. Segundo a Rolling Stone, a sonoridade de Camila é uma mistura de psicodelia tropical, grooves redondos e questionamentos existenciais. u Dia 20, quinta, às 20h. Teatro. Retirada de ingressos com 1h de antecedência na Central de Atendimento. 270 lugares. Grátis.

26

BOLACHARIA

Divulgação

Discotecagem em vinil, com recortes musicais variados, acompanhando os almoços de domingo.

VINIL ATTACK EMPULSO O projeto Empulso tem por objetivo apresentar ao público artistas e compositores representantes de uma MPB contemporânea, que estejam em pleno processo de produção de uma obra relevante para o desenvolvimento da canção nacional, mas que não possuam uma grande projeção de mídia e inserção no Interior do Estado.

PAPO DE PRODUÇÃO: CAMILA GARÓFALO A cantora e compositora Camila Garófalo participa de um bate-papo para discutir modos de produção, gravação e difusão de música fora do mercado das grandes corporações. u Dia 20, quinta, às 18h. Teatro. Grátis. Retirada de ingressos com 1h de antecedência na Central de Atendimento. 270 lugares.

Com Nilo Camargo e Eduardo Garcia Duo formado pelos DJs Nilo Camargo e Eduardo Garcia traz as vertentes do rock, ao longo de várias épocas e estilos: do punk ao electro rock, do indie ao hard rock, noventistas e psicodélicos, oitentistas e progressivos. Enfim, vários gêneros do rock chegando aos seus ouvidos em seu formato mais autêntico: o disco de vinil. u Dias 2, 16, 23 e 30, domingos, às 13h. Dia 28, sexta, às 20h Convivência. Grátis.


ações para a cidadania

São Paulo em Hi-Fi - Divulgação

27

OS ÍNDIOS NA CONSTRUÇÃO DA HISTÓRIA DE SOROCABA Com Wanderson Esquerdo, arqueólogo especialista na pré-história de Sorocaba A palestra aborda a relação direta dos índios Guarani com o desenvolvimento e abastecimento agrícola da região, bem como sua relação permanente com as comunidades locais durante a consolidação da cidade de Sorocaba. u Dia 20, quinta, às 20h. Sala 1. Retirada de ingressos com 1h de antecedência, na Central de Atendimento. 40 vagas.

NÓS DIVERSOS Pautas LGBT e feministas em foco, com o objetivo de desconstruir preconceitos e respeitar diferenças entre nós, criando novos nós de afetividade e diversidade. Parceria com Organização da Parada LGBT de Sorocaba, Grupo Mandala e NEGDS (Núcleo de Estudos de Gênero e Diversidade Sexual da UFSCarSorocaba).

SÃO PAULO EM HI-FI + BATE-PAPO COM O DIRETOR LUFE STEFFEN (Dir.: Lufe Steffen. Documentário. Brasil, 2016, DVD, 101 min.) Documentário histórico

que resgata a era de ouro da noite gay paulistana nas décadas de 1960, 70 e 80. As lembranças trazem à tona as casas noturnas da época, as estrelas, as transformistas, os heróis, e até os vilões: a ditadura militar e a explosão da AIDS. Após a exibição do filme, haverá um bate-papo com o diretor Lufe Steffen sobre o processo de produção do documentário e do movimento LGBT. u Dia 6, quinta, às 19h. Teatro. 270 vagas. Retirada de ingressos com 1h de antecedência, na Central de Atendimento. Grátis.



Divulgação

saúde

29

SORRISO É COISA SÉRIA Ações educativas direcionadas para a saúde bucal e seus fatores determinantes, tais como a alimentação e os hábitos de higiene, realizadas nas dependências das unidades operacionais, bem como, em escolas e instituições da região. A atividade tem como proposta sensibilizar os participantes, explorando por meio de diferentes linguagens que instigam o imaginário infantil, a construção coletiva de conhecimentos em saúde bucal, permitindo assim, uma discussão sobre a promoção da saúde.

SORRISO SAUDÁVEL Com dentistas e auxiliares do Sesc A clínica odontológica estará aberta ao público para visitação e orientações

sobre cuidados com a saúde bucal pela equipe de Odontologia do Sesc. As atividades acontecerão a cada 15 minutos com grupos de 15 pessoas. u Dia 8, sábado, das 10h às 18h. Odontologia. Grátis. Inscrição na hora e local da atividade.

ORIENTAÇÃO EM SAÚDE BUCAL Com dentistas, auxiliares e instrutores de atividades infantojuvenis do Sesc Orientações para pais e responsáveis sobre cuidados com a saúde bucal de crianças na primeira infância. u Dia 8, sábado, das 10h30 às 12h. Espaço de Brincar Interno. Grátis.

RESSONÂNCIA IMAGÉTICA DAS COISAS QUE FAZEM BEM Com Realejo Poético Uma intervenção, com a audição de músicas de

realejo e leitura de poemas, proporcionando momentos mágicos de resgate de memória e sentimentos, e reflexões sobre a qualidade de vida e a saúde de uma forma integrada. u Dia 8, sábado, das 13h às 14h, das 15h às 16h e das 17h às 18h. Diversos Espaços. Grátis.

ESCOVAÇÃO SUPERVISIONADA E ORIENTAÇÕES SOBRE HIGIENE BUCAL Com dentistas e auxiliares do Sesc Sorocaba Orientação sobre a importância e técnicas de escovação para crianças, jovens e adultos. u Dia 8, sábado, das 16h às 18h. Banheiro do 1ºandar. Grátis. Inscrição na hora e local da atividade. Enquanto durarem os estoques dos Kits de higiene bucal.


Divulgação

TARJA BRANCA 30

literatura

Discussão sobre alternativas de tratamento a duas patologias mentais que atingem grande parte da população brasileira: depressão e ansiedade. O público é convidado a conhecer diferentes abordagens nos campos físico, filosófico, artístico e espiritual.

EQUILÍBRIO DO CORPO, ALMA E NATUREZA Com Thydjo, tribo Kariri-xocó e mediação de Sérgio Garcia O uso das plantas e alimentos nas culturas indígenas são centrais para o equilíbrio do ser e na relação com os antepassados e natureza. u Dia 20, quinta, das 19h às 22h. Sala de Oficinas. 60 vagas. Retirada de ingressos com 1h de antecedência na Central de Atendimento. Grátis.

MEDICINA DA FLORESTA Com Luis Karai, assessor indígena do DISEI Litoral Sul Aldeia Tekoa Araçá Mirim. Timóteo Wera Popygua, Aldeia Tekoa. Mediadora: Adriana Calabi, Coordenadora do Instituto Maracá Uma roda de conversa sobre saúde mental, de acordo com a perspectiva indígena. u Dia 27, quinta, das 19h às 21h. Sala de Oficinas. 60 vagas. Retirada de ingressos com 1h de antecedência na Central de Atendimento. Grátis.

BIBLIOTECA

LEVE LIVRO

O Sesc disponibiliza um acervo de livros com títulos que abrangem desde clássicos até contemporâneos da literatura nacional e estrangeira para empréstimo, por até duas semanas, além de jornais e revistas para leituras locais. u De 1 a 30, sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h30. Terça a sexta, das 9h às 21h30. Biblioteca. Grátis.

Com Tatiana Amorim, bibliotecária do Sesc Sorocaba Uma estante móvel, que disponibiliza cerca de 200 livros, tanto para leitura quanto para troca - este é o Leve Livro. É só chegar, escolher um deles e se sentar para uma boa leitura. u Dias 22 e 23, sábado e domingo, das 10h às 18h30. Biblioteca. Grátis.


teatro

Divulgação

dança

31 MATERIAL BOND Com Kiwi Cia. de Teatro Material Bond é a mais recente criação da Kiwi Companhia de Teatro, criado a partir da obra de Edward Bond, um dos mais importantes homens de teatro da atualidade. Sua obra dramatúrgica, poética e ensaística foi traduzida e é encenada regularmente em numerosos países. u Dia 15, sábado, às 20h. Teatro. 270 lugares. R$ 17,00 R$ 8,50 R$ 5,00

XAPIRI XAPIRIPË - LÁ ONDE A GENTE DANÇAVA SOBRE ESPELHOS Com Cia Oito Nova Dança Espetáculo livremente inspirado na imaginação ameríndia. Xapiri é como os povos Yanomami chamam os espíritos ou ancestrais

animais que se apresentam aos xamãs dançando e cantando. Eles dançam sobre um chão de espelhos que reflete luz. Xapiri é a luz que dança e canta. u Dia 22, sábado, às 20h. Teatro. 270 lugares. R$ 17,00 R$ 8,50 R$ 5,00


Daniel Cotrim

tecnologias e artes

32

INTERNET LIVRE

MARIONETES DE DEDO

Horários reservados à navegação livre e ao uso recreativo dos computadores do Espaço de Tecnologias e Artes. u Dias 1 e 2, sábado e domingo, das 10h30 às 18h30. Demais sábados e domingos, das 10h30 às 14h30. Sextas, das 13h30 às 21h30. Espaço de Tecnologias e Artes. Grátis. 11 anos.

Com Miram Kajiki, artista visual A partir do teatro de bonecos, dos autômatos e da recente joalheria cinética, a oficina propõe aos participantes a compreensão, construção e criação de uma marionete de dedo. Um objeto híbrido, lúdico e cativante, que com o dobrar do dedo se movimenta imitando o bater de asas de pássaros, borboletas, libélulas e etc. u Dias 8 e 9, sábado e domingo, das 15h às 18h. Sequencial. Espaço de Tecnologias e Artes. Inscrições antecipadas na Central de Atendimento. 15 vagas. Grátis.

BONECOS DE PANO - TOY ART Com Carmen Lazari Oficina para a criação e confecção de bonecos de pano dentro da estética do Toy Art. u Dias 15 e 16, sábado e domingo, das 15h às 18h. Sequencial. Espaço de Tecnologias e Artes. Inscrições antecipadas na Central de Atendimento. 15 vagas. Grátis.

O QUE É REALIDADE AUMENTADA? Com Fabricio Masutti, músico, artista de novas mídias e educador de Tecnologias e Artes do Sesc Presente em jogos como o Pokémon Go, campanhas publicitárias e museus, a Realidade Aumentada ganha espaço como mecanismo


de integração entre informações reais e virtuais. Vamos entender sobre esta tecnologia e criar nossas próprias histórias. u Dias 22 e 23, sábado e domingo, das 15h às 18h. Sequencial. Espaço de Tecnologias e Artes. Inscrições antecipadas na Central de Atendimento. 20 vagas. Grátis.

33

EU SEI O QUE VOCÊ FEZ com Rodolfo Avelino, especialista em segurança da informação e entusiasta do Software Livre. Se antes podíamos guardar nossos segredos a "sete chaves", hoje em dia, quando quase tudo está "nas nuvens", fazemos pouco ou nenhuma ideia de quais informações pessoais os celulares e computadores recolhem diariamente de nossas vidas. Quais informações são obtidas? Como são usadas? Qual controle temos sobre nossa privacidade hoje? Estes serão alguns dos temas abordados nesses encontros. u Dias 29 e 30, sábado e domingo, das 15h às 18h. Espaço de Tecnologias e Artes. Grátis. Inscrições antecipadas na Central de Atendimento. 20 vagas.

Trabalhador do Comércio, Serviços e Turismo: faça a credencial plena gratuitamente e desfrute da nossa programação e serviços. Veja os documentos necessários na capa deste caderno.

.


esporte e atividade física

verbete Territorialidade Essa foi uma das principais pautas na formulação da Declaração dos Direitos Indígenas (ONU, 2007) realizada pelo Movimento Indígena Internacional: a implementação do termo "Povos Indígenas" - entendidos agora como nações e abandonando noções de "primitivismo" – bem como seu direito de autonomia (inclusive reafirmada pela participação inédita dos índios como atores diretamente afetados na construção desse instrumento internacional). Para além do espaço físico, a territorialidade está ligada à maneira como os povos moldam e regulam as relações internas e externas. É o resultado da soma de sua população, território, cultura e soberania. Logo, trata-se de algo a ser definido de dentro para fora, num processo de construção e reafirmação da identidade. Para saber mais: www.onu.org.br www.funai.gov.br http://trabalhoindigenista.org.br


Divulgação

artes manuais

alimentação

35

RODA DE BORDADO Com Carmen Kuntz e Ena Kalil, bordadeiras e arteterapeutas Encontros quinzenais para compartilhar histórias e bordar. u Dias 12 e 26, quartas, das 16h às 18h. Diversos Espaços. Grátis.

ALIMENTAÇÃO SAGRADA Com Larissa Dias, nutricionista da Amaranto Orgânicos A relação dos povos indígenas com a floresta, a natureza e o alimento que recebem é ritualística e sagrada. Cada caça, fruto ou colheita que compõem seu cardápio - ou que lhes são proibidos - tem um significado profundo. A vivência do cozinhar nessa oficina, que contará com a participação de uma

representante da etnia Guarani, busca valorizar a cultura alimentar tradicional e refletir sobre as transformações dos padrões alimentares e perfil nutricional também presentes nesses povos. Faremos preparados como a MBYTA e o Beiju. u Dia 21, sexta, das 15h às 17h. Sala de Oficinas. Inscrições antecipadas na Central de Atendimento. 40 vagas. Grátis.


PROGRAMAÇÃO

36

Divulgação

ABRIL

20/5/17 PASSEIO ESTÁDIOS PAULISTANOS

Dia 20/5, sábado, às 7h.

Neste passeio conheceremos um pouco sobre a história e a cultura do Futebol de São Paulo, visitando os estádios do Pacaembu, o Museu do Futebol e o Allianz Parque. Estes estádios são considerados equipamentos urbanos de relevante importância e significado sociocultural para a cidade, por serem palcos de grandes clássicos e decisões de campeonatos. R$70,00 R$ 105,00 Vagas limitadas. Inscrições para sorteio de 13 a 15/04. Sorteio 19/4 às 15h.


Divulgação

37

12 a 14/5/17 UMA VIAGEM ASTRONÔMICA: MONTE VERDE (MG) Localizada no alto da Serra da Mantiqueira, Monte Verde oferece a rica beleza em paisagens, com arquitetura em estilo europeu. Na cidade, será realizada observações astronômicas, com orientação de especialista. Inclui pensão completa e hospedagem no Hotel Áustria. Preço por pessoa em apartamento duplo: R$ 675,00 (ou entrada + 7 parcelas) R$ 1.013,00 (ou entrada + 7 parcelas)

Divulgação

Vagas limitadas.

13 a 18/6/17 MINAS EM CENA: NATUREZA, ARTESANATO E ARTE - BELO HORIZONTE , BETIM, BRUMADINHO E CORDISBURGO (MG)

Saída às 7h do Sesc Sorocaba

Uma das principais metrópoles do país, Belo Horizonte foi a primeira cidade planejada na virada do século 19 para o 20. Para o turista não faltam atrativos como o Conjunto Moderno da Pampulha, o Complexo Cultural da Praça da Liberdade, o Mercado Central, entre outros. O roteiro ainda privilegia visitas às cidades de Betim, Brumadinho e Cordisburgo com atrativos como o Parque Ecológico Vale Verde, o Instituto Inhotim, que é um dos mais relevantes acervos de arte contemporânea do mundo, e o Museu Casa Guimarães Rosa. Inclui transporte, guia, hospedagem no Cheverny Apart Hotel com meia pensão e ingressos. Preço por pessoa em apartamento duplo: R$ 1.262,00 (ou entrada + 7 parcelas) R$ 1.893,00 (ou entrada + 7 parcelas) Vagas limitadas. Inscrições para sorteio de 6 a 9/4. Sorteio 12/4 às 15h.


MÚSICA

38

Roberta Sá Dia 14

AÇÕES PARA A CIDADANIA

Semana Mundial do Brincar De 21 a 28


ESPORTE E ATIVIDADE FÍSICA

39

Dia do Desafio Dia 31

ESPORTE E ATIVIDADE FÍSICA

Encontro de Práticas Corporais Dias 19, 20, 21

TEATRO

Visitando Sr. Green com Sérgio Mamberti Dias 12 e 13


AGENDA QUARTA

QUINTA

4

MEIO AMBIENTE Bioconstrução - A Casa Indígena pág. 23

Divulgação

Ben Burton

Divulgação

TERÇA

5

6

12

13

POVOS SAGRADOS Um panorama atual do Brasil indígena pág. 5

AÇÕES PARA A CIDADANIA São Paulo em Hi-Fi + Bate-papo com o diretor Lufe Steffen pág. 25

POVOS SAGRADOS Tava - A Casa de Pedra pág. 6

11

POVOS SAGRADOS "Guairakaí - o dono da lontra" e "Bicicletas de Nhanderu" pág. 6

18

POVOS SAGRADOS Piragui, a dona dos peixes e coletânea de curtas pág. 6

IDOSOS Corporeidade pág. 12

19

AÇÕES PARA A CIDADANIA Preconceito e Massacre pág. 5

MEIO AMBIENTE Aprender para resistir pág. 13

20

MÚSICA Camila Garófalo pág. 24

25

26

27

POVOS SAGRADOS Martírio pág. 6

MEIO AMBIENTE Educação indígena pág. 22

POVOS SAGRADOS Oficina: Língua Tupi pág. 9

IDOSOS O Jardineiro Fiel pág. 12

ARTES MANUAIS Roda de Bordado pág. 29

SAÚDE Medicina da Floresta pág. 28


DOMINGO Divulgação

SÁBADO Foto: Taiana Plens Divulgação

Luis Dutra

SEXTA

1

2

JOVENS Lounge Alternativo pág. 18

CRIANÇA Chapeuzim Vermelho e o Lobo Marrom pág. 16

7

8

9

MÚSICA Brô MC's pág. 24

CIRCO Quebrando a Bacia pág. 17

CRIANÇA "Histórias e brincadeiras cantadas para famílias e seus bebês" pág. 14

POVOS SAGRADOS Etnoastronomia - A constelação indígena pág. 9

SAÚDE Ressonância imagética das coisas que fazem bem pág. 27

MÚSICA Vinil Attack pág. 24

MEIO AMBIENTE Feira de troca de saberes indígenas pág. 15

14

15

16

21

22

23

28

29

30

MEIO AMBIENTE Diálogos sobre Agricultura de base ecológica pág. 23

CRIANÇA Mitos e Cantos Indígenas pág. 15

UNIDADE FECHADA

POVOS SAGRADOS Arandu Arakuaa pág. 18

ARTES VISUAIS Modelo Vivo pág. 14

TEATRO Material Bond pág. 33

CRIANÇA Brincadeiras Indígenas - Xondaro, a arte corporal dos guarani pág. 15

TECNOLOGIAS E ARTES Cultura Hacker pág. 31

CRIANÇA A Bola: Histórias que Rolam pág. 16

TECNOLOGIAS E ARTES O que é Realidade Aumentada? pág. 31

CRIANÇA A Volta ao Mundo em 80 Dias pág. 16


informações e horários

Sesc Sorocaba Terça a sexta, 9h às 22h Sábados, domingos e feriados, 10h às 19h CENTRAL DE ATENDIMENTO Tel.: 15 3332-9933 Credenciais, inscrições em atividades, informações, ingressos e Turismo Social. Terça a sexta, 9h às 21h30. Sábados, domingos e feriados, 10h às 18h30. CLÍNICA ODONTOLÓGICA Tel.: 15 3332-9933 Terça a sexta, 8h30 às 21h30. Sábados, 9h30 às 18h30. Exclusivo para trabalhadores no comércio de bens, serviços e turismo credenciados e dependentes. Atendimento com agendamento prévio. BIBLIOTECA Terça a sexta, 9h às 21h30. Sábados, domingos e feriados, 10h às 18h30. COMEDORIA Terça a sexta, 9h às 21h30. Sábados, domingos e feriados, 10h às 18h30. ESTACIONAMENTO - Credencial plena: R$ 5,00 (1ª hora) e R$ 1,50 (por hora adicional); - Outros: R$ 10,00 (1ª hora) e R$ 2,50 (por hora adicional). Preço fechado para espetáculos noturnos aos sábados, domingos e feriados, após o horário de atendimento da Unidade: - Credencial plena: R$ 6,00; - Outros: R$ 11,00. O estacionamento é de uso exclusivo dos frequentadores da Unidade. Até 15 minutos, isento de pagamento. Após pagamento, a tolerância é de 20 minutos.

CONJUNTO AQUÁTICO Terça a sexta, 9h às 21h30. Sábados, domingos e feriados, 10h às 18h30. Menores de 12 anos terão acesso à piscina somente acompanhados dos pais ou responsáveis maiores de 18 anos, conforme Estatuto da Criança e do Adolescente. Lei 8.069 de 13 de julho de 1990. Exame dermatológico - De terça a sexta, das 9h às 21h. Sábados, domingos e feriados, das 10h às 13h e das 14h às 18h30. Validade do exame: 6 meses. Obrigatório traje de banho. Adquira o tíquete (comprovante de pagamento) nos caixas. Taxas: Credencial plena: R$ 10,00. Credencial atividades: R$ 20,00. Grátis para crianças até 11 anos. GINÁSIO / QUADRA Terça a sexta, 9h às 21h30. Sábados, domingos e feriados, 10h15 às 18h30. O material esportivo deve ser retirado no balcão de atendimento. Recomenda-se o uso de trajes esportivos e tênis. Exame clínico Exame para avaliação clínica com liberação para a prática de atividades físicas e/ou esportivas, necessário para todos os alunos matriculados nos cursos da programação físicoesportiva, conforme lei estadual nº10.848 de 6 de julho de 2001. - Terças e quartas, das 10h às 11h (venda a partir das 9h) e das 13h às 14h (venda a partir das 12h). - Quintas e sextas, das 16h às 17h (venda a partir das 15h) e das 20h30 às 21h30 (venda a partir das 19h). Validade do exame: 1 ano. Taxas: Credencial plena: R$ 22,00. Credencial atividades: R$ 50,00. Grátis para matriculados no Programa Sesc de Esportes.

INGRESSO É imprescindível a apresentação de documento, na entrada do espetáculo, para comprovação de categoria nos casos de ingresso com desconto previsto: - Credencial plena atualizada (inclusive dependentes); - Carteirinha de estudante, comprovante de matrícula ou de pagamento de mensalidade recente; - Servidores da rede pública de ensino com comprovante; - Documento de identidade (acima de 60 anos); Formas de pagamento: dinheiro, cheque (à vista) e cartões de débito e crédito. Para saber mais, acesse: sescsp.org.br/ingresso Feriados - Quando houver feriado na terça, a venda online de ingressos acontecerá normalmente; - Nas quartas de feriado, a venda nas unidades acontecerá nas quintas. Lugares limitados. O acesso às atividades do Sesc é limitado à capacidade de lotação dos espaços. Não fazemos reserva antecipada de ingressos. Não serão aceitas devoluções de ingressos emitidos ou troca de categoria para ingressos de menor valor. Não será permitida a entrada após o início do espetáculo. OFICINAS

Para uma melhor organização dos cursos e oficinas, não será possível se inscrever em mais de uma atividade caso essas ocorram nos mesmos dias e horários.

Não é permitida a entrada de animais, exceto cão-guia É permitido o consumo de alimentos e bebidas somente na Comedoria e na área indicada na piscina.


curta-metragem

Ingrid

Direção: Maick Hannder

Foto: Divulgação

20/4, quinta, às 21h

Assista online:

sesctv.org.br/aovivo


UNIDADES DO SESC

Sesc Bauru Tel: (14) 3235-1750

Sesc Belenzinho Tel: (11) 2076-9700

Sesc Birigui Tel: (18) 3642-7040

Sesc Bom Retiro Tel: (11) 3332-3600

Polo Avançado do Sesc em Araçatuba Tel: (18) 3608-5400

Sesc Carmo Tel: (11) 3111-7000 CineSesc Tel: (11) 3087-0500 Sesc Consolação Tel: (11) 3234-3000 Sesc Florêncio de Abreu Tel: (11) 3329-2800 Sesc Interlagos Tel: (11) 5662-9500 Sesc Ipiranga Tel: (11) 3340-2000 Sesc Itaquera Tel: (11) 2523-9200

Sesc Campinas Tel: (19) 3737-1500 Sesc Catanduva Tel: (17) 3524-9200 Sesc Jundiaí Tel: (11) 4583-4900 Sesc Piracicaba Tel: (19) 3437-9292 Sesc Registro Tel: (13) 3828-4950 Sesc Ribeirão Preto Tel: (16) 3977-4477 Sesc Rio Preto Tel: (17) 3216-9300 Sesc São Carlos Tel: (16) 3373-2333

Sesc Osasco Tel: (11) 3184-0900

Sesc São José dos Campos Tel: (12) 3904-2000

Sesc Pinheiros Tel: (11) 3095-9400

Sesc Sorocaba Tel: (15) 3332-9933

Sesc Pompeia Tel: (11) 3871-7700

Sesc Taubaté Tel: (12) 3634-4000

Sesc Santana Tel: (11) 2971-8700

Sesc Thermas de Presidente Prudente Tel: (18) 3226-0400

Sesc Santo Amaro Tel: (11) 5541-4000 Sesc Santo André Tel: (11) 4469-1200 Sesc São Caetano Tel: (11) 4223-8800 Sesc Vila Mariana Tel: (11) 5080-3000

sescsp.org.br/faleconosco

LITORAL Sesc Bertioga Tel: (13) 3319-7700 Sesc Santos Tel: (13) 3278-9800 SescTV Tel: (11) 2076-3550

issn

Sesc Campo Limpo Tel: (11) 5510-2700

Apoio

Sesc Araraquara Tel: (16) 3301-7500

sescsp.org.br

Centro de Pesquisa e Formação Tel: (11) 3254-5600

INTERIOR

Sesc Sorocaba Rua Barão de Piratininga, 555 CEP 18030-160 TEL.: (15) 3332.9933

CAPITAL E GRANDE SÃO PAULO


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.