Programação | Junho 2017

Page 1

CIRCO INVERSUS

Sorocaba

PROGRAMAÇÃO

Junho | 2017


INFORMAÇÕES Trabalhador do Comércio de Bens, Serviços e Turismo com registro na carteira profissional pode credenciar-se no Sesc. CREDENCIAL PLENA • trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo: carteira de trabalho assinada em empresas que pagam a contribuição para manter o Sesc, documento de identidade, CPF e foto 3x4*. • aposentados do comércio de bens, serviços e turismo: carteira de trabalho, carta de concessão, extrato trimestral do INSS, documento de identidade, CPF e foto 3x4*. • pensionistas de trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo: carteira de trabalho do cônjuge falecido, extrato trimestral do INSS, certidão de óbito, documento de identidade, CPF e foto 3x4*. • desempregados do comércio de bens, serviços e turismo: carteira de trabalho com o último registro, comprovando estar desempregado há menos de 12 meses, documento de identidade, CPF e foto 3x4*. • dependentes cônjuge: documento de identidade, CPF, foto 3x4*, certidão de casamento, ou certidão de nascimento de filho havido em comum, ou ainda declaração de união estável mencionando nomes do casal e documentos de ambos. Neste caso, deverão constar ainda os nomes e documentos de identidade de duas testemunhas maiores de 18 anos. As quatro pessoas deverão assinar a declaração e reconhecer firma. filhos até 21 anos: certidão de nascimento ou outro documento de identidade, CPF e foto 3x4*. filhos até 24 anos: documento de identidade, foto 3x4*, comprovante de matrícula em curso regular de qualquer grau, declaração de imposto de renda do titular ou outro documento que comprove ser dependente economicamente dos pais. tutelados até 21 anos: certidão de nascimento ou outro documento de identidade, CPF e comprovante de tutela e foto 3x4*. pais do titular, padrasto ou madrasta: documento de identidade, CPF e foto 3x4*. Padrasto ou madrasta, apresentar certidão de casamento ou declaração de união. A inscrição é gratuita e tem validade em todo território nacional

CREDENCIAL ATIVIDADES A emissão da Credencial Atividades é gratuita e individual, permite o acesso às atividades, desde que haja disponibilidade de vagas, sem estabelecer vínculos associativos. • Documento de Identidade, CPF e foto 3x4*. *A foto poderá ser tirada gratuitamente no ato do credenciamento.


especial

4

crianças

18

jovens

9

esporte e atividade física

22

música

10

literatura

26

dança

12

idosos

27

ações para a cidadania

13

teatro

28

artes visuais

14

saúde

29

circo

15

tecnologias e artes

30

Trabalhador do comércio de bens, serviços e turismo credenciado no Sesc e dependentes (Credencial Plena)

artes manuais

15

turismo

34

Aposentado, pessoa com mais de 60 anos, pessoa com deficiência, estudante e servidor da escola pública com comprovante

cinema e vídeo

16

Legendas

Credencial atividades

Classificação Indicativa Livre para todos os públicos Não recomendado para menores de 10 anos Não recomendado para menores de 12 anos Não recomendado para menores de 14 anos Não recomendado para menores de 16 anos Não recomendado para menores de 18 anos

Venda de ingressos apenas para as atividades da semana seguinte, de terça a domingo Internet Na internet, todas as terças, as vendas começam a partir das 18h pelo portal sescsp.org.br Bilheterias Nas unidades do Sesc do Estado de São Paulo, todas as quartas, as vendas começam a partir das 17h30. Em caso de feriado as vendas terão início no dia útil posterior Nas apresentações que sejam classificadas como não recomendadas para menores de 18 anos, não será admitido o ingresso de menores de 18 anos, mesmo que acompanhados de pais ou responsáveis. As inscrições para os cursos e oficinas serão realizadas sempre a partir de terça, na semana anterior à realização da primeira aula / atividade. Por exemplo, para as atividades de Maio que ocorrerem entre 3 e 7/5, as inscrições serão abertas no dia 25/4. Desde o dia 20 de maio, o estacionamento G2 ficará fechado para montagem de Frestas - Trienal de Artes.



editorial Ideias e ações para um novo tempo Em junho, o Sesc Sorocaba apresenta o especial “Menos é Mais: revendo consumo e conceitos”, dentro do projeto institucional Ideias e Ações Para Um Novo Tempo. Trata-se de uma provocação quando o valor simbólico do sujeito corresponde ao valor dos objetos que consome. No século XXI, a sentença “consumo, logo existo” nunca fez tanto sentido. Consome-se para sentir prazer, para se sentir aceito, para fazer parte, pertencer a algo. Com isso, a necessidade passou a ser um dos últimos fatores determinantes na escolha. Reconhecer-se através dos objetos, ao invés de se reconhecer no olhar do outro, cria distâncias e não pontes, aumenta as diferenças e as tensões, contribui com a ansiedade e depressão. Valorizar a natureza somente pelo que podemos extrair dela faz com que o respeito pelo que ela tem a oferecer verdadeiramente seja perdido. No entanto, o diálogo para intensificar as ações e conter o avanço da degradação ambiental tem sido pauta de diversas nações. Esforços em estabelecer acordos de cooperação guiam as políticas globais de proteção ambiental. A partir daí surgem diversos documentos norteadores. A “Carta da Terra”, por exemplo, é fruto do movimento da sociedade civil organizada, uma declaração de princípios éticos fundamentais para a construção de uma sociedade global justa, sustentável e pacífica. O documento apresenta quatro princípios: Respeitar e cuidar da comunidade de vida; Integridade ecológica; Justiça social e econômica; Democracia, não-violência e paz. Paralelamente surgem diversas iniciativas comprometidas em transformar a realidade local, guiadas ou não por esses documentos. Suas ações acabam por representar a tradução desses princípios na prática. Muitas delas atuam em pequena escala, estimulando relações mais justas de troca, proporcionando o acesso aos alimentos cultivados de forma orgânica, na educação de crianças para (re)significar o consumo ou até mesmo na atitude individual de questionar todo o sistema de consumo e convidar à simplicidade voluntária. Num primeiro olhar podem parecer pequenas ações, mas são transformadoras. Nessa perspectiva, a programação do Sesc Sorocaba busca ampliar o diálogo sobre a sustentabilidade, apresentando suas práticas e se abrindo para debater possibilidades de transformação individuais e coletivas.


Divulgação

especial

6

Menos é Mais - revendo conceitos e consumo

Muitas vezes o consumo surge como carência ou impulso, porém o acúmulo resultante não traz a felicidade esperada. Menos é Mais procura jogar luz sobre o tema trazendo iniciativas e visões de uma vida menos consumista e mais plena.

NOVOS MODELOS DE CONSUMO EM SOROCABA Com CSA (Comunidade Sustenta a Agricultura) Sorocaba, Feira do Beco e Mi Casa Hostel Neste encontro vamos conhecer as iniciativas que Sorocaba tem desenvolvido para um consumo mais consciente. Estarão presentes representantes de feiras que aproximam quem produz de quem consome. u Dia 7, quarta, às 19h. Convivência. Grátis.

GRUPOS DE CONSUMO RESPONSÁVEL: APROXIMANDO PRODUTORES DE CONSUMIDORES Com Ana Flávia Badue, Convergência comunicação estratégica Vamos falar sobre os grupos

de consumo responsável que propõem transformar o ato de comprar em um ato político. Isso ocorre quando se agrega preocupações de caráter sociais, ambientais e de saúde aos produtos e bens adquiridos ou consumidos. u Dia 8, quinta, às 19h. Sala de Oficinas. 60 vagas. Grátis. Retirada de ingressos com 1h de antecedência na Central de Atendimento.

HORTAS DOMÉSTICAS Com Alexandre Anézio, Gestor Ambiental e Agente de Educação Ambiental do Sesc Sorocaba Dicas de espécies e cuidados para quem quer ter sua própria horta em pequenos espaços. Com uma prática

de montagem de uma mini jardineira. u Dia 9, sexta, às 10h. Sala 1. 20 vagas. Grátis. Retirada de ingressos com 1h de antecedência na Central de Atendimento.

ALTERNATIVAS PARA OS ABSORVENTES INDUSTRIALIZADOS Com Clarice Pimentel Conheça alternativas para substituir os absorventes industrializados, tais como o absorvente de pano e o coletor menstrual. E aprenda a confeccionar o seu absorvente de pano. u Dia 9, sexta, às 19h. Sala 1. 20 vagas. Grátis. Inscrições antecipadas na Central de Atendimento.


HOMEM REFLUXO Com Peri Pane Durante uma semana ele guardou todo o seu lixo sólido em uma capa de plástico transparente, chamada de ParangoLixoLuxo, que foi criada pela artista plástica Marina Reis. Em uma performance, ele convida o público a refletir sobre o consumismo e a produção de resíduos. u Dia 25, domingo, às 13h e às 15h. Diversos Espaços. Grátis.

IMPACTOS DO CONSUMISMO NA FORMAÇÃO DE CRIANÇAS

Divulgação

Com Maria Helena Masquetti, psicóloga, Instituto Alana A publicidade e o consumismo infantil têm sido temas de amplos e

necessários debates. Neste encontro serão abordados os efeitos do estímulo ao consumo e do consumismo no desenvolvimento de crianças. u Dia 13, terça, às 19h. Convivência. Grátis.

ALIMENTOS QUE BROTAM E REBROTAM Com Alexandre Anézio, Gestor Ambiental e Agente de Educação Ambiental do Sesc Sorocaba Dicas de espécies e técnicas para reprodução de plantas e cuidados para quem quer fazer seus próprios brotos e reaproveitar algumas partes de sobras de alimentos que são possíveis de brotar. Com uma prática de montagem de uma mini jardineira. u Dia 21, quarta, às 10h. Sala 1. 20 vagas. Grátis. Inscrições antecipadas na Central de Atendimento.

COSMÉTICOS NATURAIS Com Clarice Pimentel, gestora ambiental Muitos produtos de beleza e de higiene pessoal podem causar alergias, entre outras reações, por serem a base de produtos químicos. Uma ótima alternativa são os cosméticos caseiros naturais. Além de serem mais sustentáveis para o planeta, e proporcionarem uma conexão com a natureza, são baratos e fáceis de serem confeccionados. u Dia 16, sexta, às 15h. Sala 1. 40 vagas. Grátis. Retirada de ingressos na Central de atendimento com 1h de antecedência.

7


Divulgação

espaço disponível, inclusive apartamentos. u Dia 23, sexta, às 10h. Sala 1. 15 vagas. Grátis. Inscrições antecipadas na Central de Atendimento.

8

TRIAGEM PARA A FEIRA DE TROCA DE ROUPAS

SIMPLICIDADE VOLUNTÁRIA, UM CAMINHO PARA UMA VIDA MAIS SUSTENTÁVEL E PLENA Com Jorge Koho Mello, monge Zen Budista Simplicidade Voluntária é movimento coletivo e pessoal que procura modificar hábitos no sentido de uma vida com mais significado e menos complicação, menos impulsiva e mais contemplativa, que gere como desdobramento um coexistir mais pleno e sustentável. u Dia 20, terça, às 19h. Convivência. Grátis.

PRÁTICAS ZEN BUDISTA Com Jorge Koho Mello Mais informações na página 29 u Dia 21, quarta, às 19h30. Teatro. 270 lugares. Grátis. Retirada de ingressos com 1h de antecedência na Central de Atendimento.

LIXO MENOS É MAIS Com Equipe Sesc Desde 2010 o Sesc vem expandindo em suas unidades o programa Lixo Menos é Mais, que consiste em uma série de práticas que visam a redução, reuso e reciclagem dos insumos utilizados. Neste encontro, serão apresentadas algumas dessas ações. Uma oportunidade para trocar experiências de gestão mais sustentável. u Dia 21, quarta, às 19h. Convivência. Grátis.

COMPOSTAGEM CASEIRA Com Alexandre Anézio, Gestor Ambiental e Agente de Educação Ambiental do Sesc Sorocaba Dicas de como aproveitar os resíduos de alimentos, produzir adubo orgânico e montar uma composteira doméstica adequada ao

Com Projeto Gaveta Traga suas roupas, até 30 peças por pessoa, para a triagem. Cada peça será avaliada e poderá receber até três moedas em troca para serem utilizadas na feira. As roupas não selecionadas poderão ser doadas para instituições assistenciais. u Dia 24, sábado, das 10h às 18h. Convivência. Grátis.

BATE-PAPO: PARA ALÉM DO CONSUMO Com o projeto Gaveta e Slow Down Fashion A proposta do encontro é discutir o consumo e relatar a experiência de cada projeto que propõe novas possibilidades de consumo e trocas, que reduzam os impacto ambiental e social. Slow Down Fashion é uma plataforma criada por Débora Ambra, Luciana Rego e Michelle Narita que reúne empresas e iniciativas coletivas que produzem de forma sustentável seus produtos e auxilia o público a consumir de forma mais responsável e consciente. O projeto Gaveta é um


movimento que tem como proposta incentivar uma moda mais humana, real e sustentável por meio da conscientização das pessoas sobre o consumo. u Dia 25, domingo, às 11h. Convivência. Grátis.

FEIRA DE TROCA DE ROUPAS

Divulgação

Com Projeto Gaveta Espaço para realizar a troca das moedas por peças de roupa. Para quem não trocou peças por moedas no sábado, será possível apresentar até 5 itens por pessoa para avaliação. u Dia 25, domingo, das 11h às 18h. Convivência. Grátis.

CO-CONCERTO - CONSERTOS COLABORATIVOS DE ELETRODOMÉSTICOS PORTÁTEIS Com Daniel Basconcelo Filho Os participantes são convidados à trazer eletrodomésticos de pequeno porte para abri-los junto com um verdadeiro "Professor Pardal", especialista em eletroeletrônica para desvendar os possíveis problemas dos aparelhos e consertá-los quando possível. u Dias 10, 11, 17 e 18, das 14h às 18h. Espaço de Tecnologias e Artes. 15 vagas. Retirada de ingressos com 1h de antecedência na Central de Atendimento. Grátis.

TUDOQUETOCOTUTOCAS Com Alaor Neves, Emiliano Castro, Fabio Veroneze e Ricardo Moreira A banda é pioneira na utilização de instrumentos construídos 100% a partir de material reciclável das ruas de São Paulo, e figurino de "lixo" da indústria têxtil. A banda tem extremo cuidado em apresentar instrumentos repletos de detalhes técnicos, que reúnem os 3 elementos da música: harmonia, melodia e ritmo, mas mantendo o estado natural dos materiais, para que o público perceba a sua origem, gerando reflexão sobre um descarte mais consciente. O repertório traz música instrumental brasileira com "tempero" de jazz, blues e música flamenca. u Dia 25, domingo, às 13h. Convivência. Grátis.

9


TUDOQUETOCOTUTOCAS OFICINA 10

Com os músicos e educadores da banda Tudoquetocotutocas A banda mostra detalhes da construção dos instrumentos musicais criados 100% com material reciclável, e de seus figurinos confeccionados com o descarte da indústria têxtil. Durante a atividade serão desenvolvidos instrumentos de percussão, despertando no público o interesse pelas questões socioambientais, refletindo sobre um descarte consciente e a reutilização de matérias. u Dia 25, domingo, às 15h. Convivência. Grátis.

LIBERDADE FINANCEIRA AO ALCANCE DE TODOS Com Andyara de Santis Outeiro e Priscila Santos, escritoras Alcançar a liberdade financeira exige mais do que preencher planilhas de controle de gastos, é preciso repensar o significado da palavra necessidade para saber diferenciá-la de um desejo. O bate-papo provoca uma profunda reflexão sobre os motivos de suas escolhas de compra e estilo de vida. u Dia 28, quarta, às 19h. Convivência. Grátis.

REDUZINDO O DESPERDÍCIO DE ALIMENTOS: PROGRAMA MESA BRASIL SESC SÃO PAULO Com Equipe Sesc Além de explicar algumas técnicas de aproveitamento integral de alimentos, neste encontro será apresentado o programa Mesa Brasil, criado em 1994 em São Paulo e recentemente implantado em Sorocaba, que funciona como uma rede de combate à fome, ao desperdício e à má distribuição de alimentos. Através do que chamamos de colheita urbana, o programa retira onde sobra e entrega onde falta, fazendo a diferença para muitas pessoas. Além disso, o programa possui uma frente educativa, que oferece cursos, treinamentos e oficinas para aos funcionários das empresas doadoras e das instituições participantes. u Dia 30, sexta, às 19h30. Convivência. Grátis.

ATELIÊ ABERTO - FAÇA SUA COSTURA Com Ateliê Vivo Mais informações na página 15. u Dia 17, sábado, das 14h às 18h - Para iniciantes. Não sequencial. Dia 18, domingo, das 14h às 18h - Necessário ter conhecimentos em corte e costura. Não sequencial. Grátis. Inscrições na Central de Atendimento. 20 vagas.

VIDA NOVA PARA O COMPUTADOR Com Fabricio Masutti, músico, artista de novas mídias Educador de Tecnologias e Artes do Sesc Mais informações na página 31. u Dia 25, domingo, das 15h às 18h. Convivência. Inscrições no local e horário da atividade. 15 vagas. Grátis.

MANUTENÇÃO DOMÉSTICA BÁSICA: ELÉTRICA Com M'Ana - Mulher Conserta para Mulher Mais informações na página 31. u Dia 24, sábado, às 15h. Espaço de Tecnologias e Artes. 15 vagas. Grátis. Retirada de ingressos com 1 hora de antecedência na Central de Atendimento.

MANUTENÇÃO DOMÉSTICA BÁSICA: HIDRÁULICA Com M'Ana - Mulher Conserta para Mulher Mais informações na página 31. u Dia 25, domingo, às 15h. Espaço de Tecnologias e Artes. 15 vagas. Grátis. Retirada de ingressos com 1 hora de antecedência na Central de Atendimento

MANUTENÇÃO E CONSERTO DE BICICLETAS Com Talita Noguchi e Gabriela Kato, do Chave Quinze Mais informações na página 31. u Dia 25, domingo, às 15h. Convivência. Inscrições no local e horário da atividade. 15 vagas. Grátis.


Divulgação

jovens

11

LOUNGE ALTERNATIVO Cola aqui nesse espaço alternativo pra galera interagir, conhecer gente nova, curtir um som e de quebra trocar experiências e se divertir junto. u Dia 3, sábado, às 16h. Anfiteatro. Grátis. 13 a 19 anos.

TEMPERO JOVEM - ROLÊ PELAS AMÉRICAS: BRASIL Com Daniela Vilela Peixoto Neste último encontro do Tempero Jovem - Rolê pelas Américas os participantes são convidados a conhecer um pouco mais sobre a culinária do Brasil, passando por receitas de diferentes regiões do país. u Dia 10, sábado, às 16h. Sala de Oficinas. 30 vagas. Grátis. Retirada de ingressos com 1h de antecedência na Central de Atendimento. Para jovens entre 13 e 19 anos.

FOTOGRAFIA PARA MENINAS

PALCO ABERTO - MOSTRE SEU TALENTO!

Com Camila Fontenele de Miranda (artista visual) e Évelin Bandeira (artista corporal). Oficina exclusiva para meninas descobrirem juntas as estéticas da fotografia e expressão corporal, desconstruindo e reconstruindo conceitos por meio de experimentações e bate-papos. Trazer bloco para anotação. No segundo dia, vir com roupas confortáveis para movimentos. u Dias 17 e 18, sábado e domingo, das 16h às 18h30. Sequencial. Sala de Oficinas. 20 vagas. Grátis. 13 a 19 anos. Inscrições anteciapdas na Central de Atendimento a partir do dia 6/6.

Aproveite este espaço para mostrar seu talento! Se você canta, dança, escreve, interpreta, toca um instrumento ou tem algo que queira apresentar e só chegar aqui, o palco é seu! u Dia 24, sábado, às 16h. Anfiteatro. Grátis. 13 a 19 anos. Inscrições pelo e-mail juventudes@ sorocaba.sescsp.org.br


Divulgação

música

12

BOLACHARIA Discotecagem em vinil com recortes musicais variados acompanhando os almoços de domingos.

DJ R JAY O DJ R Jay atua no rap desde 1993, junto ao grupo X da Questão. Neste projeto o artista apresenta parte de sua experiência com a black music em diversas vertentes, começando pela década de 70 até os dias atuais. u De 4 a 18, domingos, às 13h. Convivência. Grátis.

SHOW TRIO MACAÍBA & GRUPO Com arranjos condimentados, harmonias apetitosas e muito ritmo no pé, o Trio Macaíba lançou em 2015 "Comida Típica, Tempero Universal", o segundo trabalho inteiramente autoral do grupo sorocabano. Este nome vem da influência de gêneros como o jazz, o pop e o rock, além de ritmos brasileiros, que influenciam a trajetória dos músicos nas composições. A presença dos arranjos modernos coexiste harmonicamente à sonoridade, que remete ao passado. u Dia 10, sábado, às 20h. Anfiteatro. 458 lugares. R$ 20,00 R$ 10,00 R$ 6,00

EMPULSO O projeto apresenta ao público artistas e compositores representantes de uma vanguarda da canção nacional e que não possuem uma grande projeção de mídia no Interior do Estado. Teatro. 270 lugares. Grátis. Retirada de ingressos com a partir das 17h na Central de Atendimento.

PAPO DE PRODUÇÃO CAPELA O grupo Capela participa de um encontro para apresentar e discutir modos de criação, produção, gravação e difusão artística. u Dia 22, quinta, às 18h.


MARIANO DA VIOLA Músico da alma, que marca suas apresentações com sua entrega às notas musicais e a singeleza da voz, o que contagia e faz viajar entre os dedilhados de sua viola. Nasceu em Bofete-SP, mas foi em Sorocaba que começou a arte de tocar viola caipira. É compositor e usa a viola como porta voz de uma música inspirada nas forças da natureza, do amor e do cotidiano. u Dia 9, sexta, às 20h. Convivência. Grátis.

MODA DE VIDA No mês de junho a viola toma conta da programação das sextas na área de convivência e apresenta a música raiz em suas mais diversas expressões.

CAROL VIOLA Com apenas 14 anos, Carol Viola já foi destaque em um concurso de talentos em Porto Ferreira, sagrandose a melhor instrumentista e recebendo a Moção de Congratulação na Câmara Municipal de Descalvado, sua cidade natal, por esse feito. Seu desejo é manter viva a cultura caipira e passar adiante essa tradição. u Dia 2, sexta, às 20h. Convivência. Grátis.

MILTON ARAÚJO Milton apresenta inclinação musical desde sua infância. Aos 13 anos iniciou seus estudos de música erudita e já aos 15 anos participou em um festival de música popular estudantil. Seu repertório traz músicas

autorais e canções tradicionais folclóricas do Mato Grosso do Sul, de onde sua família se origina, nos ritmos rasqueado, polca, chamamé, entre outros. u Dia 16, sexta, às 20h. Convivência. Grátis.

13

JOÃO ARRUDA Entre violas e coros Violeiro, cantor, compositor e pesquisador das culturas tradicionais, João Arruda completou 10 anos de carreira em 2015. O artista sempre busca trazer elementos de diversos cantos do mundo, como violas artesanais de cabaça, violas nordestinas e tambores, trazendo diferentes cores aos sons da cultura popular brasileira e da América latina. u Dia 23, sexta, às 20h. Convivência. Grátis. Divulgação

CAPELA Capela, trio de música brasileira contemporânea, formado por Caio Andreatta, Gustavo Rosseb e Léo Nicolosi. Nasceu em 2012 com o CD - Música de Cabeceira, indicado ao Prêmio da Música Brasileira como melhor disco independente. Gigante é seu terceiro álbum e traz sete faixas autorais, teve co-produção de Paulinho Fonseca, do Jota Quest, e inclui, ainda, uma faixa gravada na Rússia, pela Orquestra de Moscou. u Dia 22, quinta, às 20h.


Divulgação

dança 14

PEÇAS FÁCEIS

MODA DE ROCK: 10 ANOS Participação especial de Edgard Scandurra Em 2017 o Moda de Rock completa 10 anos. O projeto dos violeiros Ricardo Vignini e Zé Helder, membros da banda Matuto Moderno, adapta versões instrumentais de clássicos do rock para a viola caipira. Um projeto que nasceu quase como uma brincadeira, para mostrar aos alunos o potencial da viola, e acabou se tornando grande, com apresentações em todo Brasil, EUA, Canadá e Argentina. u Dia 15, quinta, às 19h. Teatro. 270 lugares. R$ 17,00 R$ 8,50 R$ 5,00

DEMORÔ - EDIÇÃO ESPECIAL METAL Com Marcelo Pompeu, produtor e vocalista O projeto Demorô privilegia gravações autorais de artistas e grupos ao vivo no teatro do Sesc Sorocaba, precedidas de oficinas de produção e criação artística. A primeira edição de 2017 será voltada ao segmento Metal e terá como produtor Marcelo Pompeu, vocalista da banda Korzus. Como produtor musical, Marcelo Pompeu teve trabalhos premiados e indicados ao Grammy Latino. u Inscrições online de 1 a 15 de junho, através do preenchimento e envio do formulário disponível no portal. Para conhecer o regulamento e acessar a ficha de inscrição, acesse: sescsp.org.br/sorocaba Grátis.

Com Grupo Pró-Posição A partir de peças do compositor alemão Johann Sebastian Bach (1685-1750), organizadas por Anna Magdalena Bach (1701-1760), esta criação propõe um estudo sonorocoreográfico em que o movimento e o som são produzidos na mesma escala temporal, ora por um disparo de voz que é gesto dançado, ora por uma propulsão de instrumento que é corpo. u Dia 17, sábado, às 20h. Teatro. 270 lugares. R$ 17,00 R$ 8,50 R$ 5,00

CORPO, SOM E SILÊNCIO: DANÇA PARA OUVIR Com Andreia Nhur e Janice Vieira Vivência com exercícios de percepção e escuta, exploração de possibilidades rítmicas e melódicas do corpo e da voz, improvisações com músicas do imaginário popular e exercícios sonorocoreográficos executados por meio de jogos de ressonância, reverberação e eco entre corpos e sons. u Dia 18, domingo, às 10h30. Sala de Oficinas. 30 vagas. Grátis. Inscrições antecipadas na Central de Atendimento.


Divulgação

ações para a cidadania

15

DIÁLOGOS SESC EM CIRCUITO

NÓS DIVERSOS

Temas transversais e emergentes ligados à gestão e à mediação culturais. Um espaço de diálogo por meio do estudo das realidades locais, bem como de encontros, cursos e vivências com o intuito de qualificar os gestores e demais agentes do campo cultural.

Pautas LGBT e feministas em foco, com o objetivo de desconstruir preconceitos e respeitar diferenças entre nós, criando novos nós de afetividade e diversidade. Parceria com Organização da Parada LGBT de Sorocaba, Grupo Mandala e NEGDS (Núcleo de Estudos de Gênero e Diversidade Sexual da UFSCar-Sorocaba)

HIP HOP E TRANSFORMAÇÃO SOCIAL

O MOVIMENTO LGBT E A DITADURA

Com Coletivo Contraproposta Um encontro com pesquisadores e protagonistas culturais que dedicam seu trabalho ao campo da interação entre arte/cultura e transformação social, mais especificamente protagonizando o Hip Hop como movimento sociocultural, em meio às mudanças contemporâneas e capitalização da arte. u Dia 22, quinta, às 20h. Sala 1. 40 vagas. Grátis. Retirada de ingressos com 1h de antecedência na Central de Atendimento.

Com Renan Quinalha, advogado, militante LGBT e autor do livro Ditadura e homossexualidades, e Marisa Fernandes, participou do grupo SOMOS, primeiro grupo de ativismo lésbico de São Paulo. Fundadora e militante do Coletivo de Feministas Lésbicas de São Paulo. O movimento LGBT no Brasil tem sua história relacionada com a ditadura e os diversos direitos que foram limitados durante este período.

Renan Quinalha relata sobre a sua atuação na Comissão da Verdade, reflete sobre seu trabalho junto ao ativista James Green e sobre como a ditadura ainda reverbera nos dias atuais. Marisa fala sobre a sua experiência no Grupo Somos e sobre a sua história de mais de 30 anos como ativista lésbica. Fundadora e militante do Coletivo de Feministas Lésbicas de São Paulo. Participou do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana - CONDEPE. u Dia 28, quarta, às 19h. Teatro. 270 lugares. Grátis. Retirada de ingressos com 1h de antecedência na Central de Atendimento.


Divulgação

artes visuais

16

RETRATOS EM TEMPOS DE GUERRA Por Vídeo nas Aldeias Exposição fotográfica que traz os Guaranis Kaiowá nos seus acampamentos de retomada, onde usam máscaras para não serem marcados para morrer. Criado em 1986, é um projeto precursor na área de produção audiovisual indígena no Brasil, cujo objetivo é apoiar as lutas dos povos indígenas para fortalecer suas identidades e patrimônios territoriais e culturais. O projeto criou um importante acervo de imagens e filmes sobre os povos indígenas no Brasil e que foram, inclusive, premiados nacional e internacionalmente. u De 1 a 11/6, terças a sextas, das 9h30 às 21h30. Sábado e domingo, das 12h às 18h30. Primeiro Andar. Grátis.

ILUSTRADORIA Um encontro informal para troca de ideias e contatos entre desenhistas, profissionais ligados ao mercado de ilustração e praticantes de rabiscos em geral.

ILUSTRADORIA Com Silvana Rando, ilustradora e escritora Silvana Rando é ilustradora e escritora sorocabana. Em 2011 ganhou o Prêmio Jabuti, na categoria Ilustração Livro Infantil. u Dia 29, quinta, às 19h. Convivência. Grátis.

GELO PARA FESTA Por João Loureiro Com curadoria de Carlos Eduardo Riccioppo e Thais Rivitti, a mostra apresenta ao público dois importantes trabalhos do artista paulistano João Loureiro: “Para ver o buraco” e "Escala de cinzas". Formado em Artes Visuais pela

FAAP em 1995, mestre em Poéticas Visuais pela ECAUSP em 2007. Loureiro é um artista que vem produzindo, há quase duas décadas, uma série de obras potentes e questionadoras. Seu trabalho, que intercala o campo do tridimensional e o campo do desenho, traz uma figuração direta, às vezes remetida ao pop, estabelecendo com o público uma proximidade imediata e despertando o interesse tanto de especialistas quanto de curiosos. u De 1 a 4/6, terças a sextas, das 9h30 às 21h30. Sábado e domingo, das 12h às 18h30. Espaço de Exposições. Grátis.

GELO PARA FESTAS SOBRE O TRABALHO DE JOÃO LOUREIRO Com Thais Rivitti e Carlos Eduardo Riccioppo, curadores da mostra Em Gelo para festas, o artista João Loureiro apresenta duas obras que colocam em xeque a experiência do observador diante do trabalho de arte. Escala de cinzas e Para ver o buraco combinam escultura e turismo, códigos de representação do desenho e consumo. A fala aborda a trajetória do artista, discutindo o aparecimento de seus trabalhos de grande escala, realizados para espaços específicos. u Dia 3, sábado, das 16h às 18h. Sala 1. Retirada de ingresso com 1h de antecedência na Central de Atendimento. Grátis.


INVERSUS Com Fernanda Arruda e Daiane Aguilera Há uma linha tênue entre a loucura e a sanidade, entre o certo e o errado. InversUs convida o espectador a passar por cima desta linha, e ir além. É uma mistura de circo e dança, onde a dramaturgia é expressada com força e leveza, levando a magia dos movimentos dinâmicos no trapézio, em meio a correntes suspensas, ao som da melodia balbuciada por Wim Mertens. u Dia 24, sábado, às 20h. Teatro. 270 lugares. R$ 17,00 R$ 8,50 R$ 5,00

Com Ateliê Vivo O projeto Ateliê Vivo reuniu moldes de famosos estilistas e organizaram a Biblioteca Pública de Moldes, na Casa do Povo. Uma pequena parte desse acervo estará no Sesc para o público conhecer e utilizar de acordo com as orientações do coletivo Ateliê Vivo. A proposta da oficina é fazer uma introdução e a prática do corte e costura, abrindo os olhos diante do fazer com as mãos. Refletir o processo de construção de uma roupa, retomar a autonomia no processo do costurar. Cada participante produzirá uma peça simples de forma criativa e autoral. u Dia 17, sábado, das 14h às 18h - Para iniciantes. Não sequencial. Dia 18, domingo, das 14h às 18h - Necessário ter conhecimentos em corte e costura. Não sequencial. Grátis. Inscrições na Central de Atendimento. 20 vagas.

17 TRICÔ Com Cris Bertolucci, estilista e artesã Ensino do básico de tricô para confeccionar gorro, luvas e gola circular. u Dias 20, 21, 27 e 28, terças e quartas, das 19h às 21h45. Sequencial. 20 vagas. Sala 1. Inscrições antecipadas na Central de Atendimento.

Cris Almeida

circo

artes manuais

ATELIÊ ABERTO - FAÇA SUA COSTURA


Sonho de Wadjda- Divulgação

cinema e video

18

CineCafé O projeto contempla a exibição de curtas-metragens e filmes consagrados, clássicos, alternativos ou contemporâneos, seguidos por um bate-papo com cineastas, diretores e outros convidados. Neste mês o projeto apresenta: "Para elas, o extremo". Nos dias de hoje o extremismo religioso ainda produz incontáveis formas de discriminação e injustiça. Esta mostra propõe um recorte sobre a situação da mulher nesse universo caótico, onde a violência, principalmente contra elas, se apresenta com as mais diversas faces.

O SONHO DE WADJDA (Direção: Haifaa Al Mansour. Arábia Saudita, Alemanha. 2013, 97 min) Wadjda tem dez anos, mora no subúrbio de Riade, na Arábia Saudita. É uma garota teimosa e cheia de vida, que gosta de brincar com os garotos. Um dia ela vê uma bela bicicleta verde à venda. Wadjda gostaria de comprar a bicicleta para superar o colega numa corrida, mas em sua sociedade garotas

não podem dirigir carros ou bicicletas. Então ela decide fazer de tudo para conseguir o dinheiro sozinha. u Dia 6, terça, às 19h. Teatro. 270 lugares. Grátis. Retirada de ingressos com 1h de antecedência na Central de Atendimento.

TIMBUKTU (Direção: Abderrahmane Sissako. França/Mauritânia, 2015, 96 min) Julho de 2012, numa cidadezinha em Mali,

controlada por extremistas religiosos. Uma família tem sua rotina alterada quando um pescador mata uma de suas vacas. Ao tirar satisfação, Kidane acaba matando o tal pescador. Isso o coloca no alvo da facção religiosa, já que cometera um crime imperdoável. u Dia 13, terça, às 19h. Teatro. 270 lugares. Grátis. Retirada de ingressos com 1h de antecedência na Central de Atendimento.


Timbuku - Divulgação

19

OSAMA (Direção: Sedigh Barmak. Afeganistão, 2004, 83 min) Em pleno regime Talibã no Afeganistão uma menina é obrigada a cortar o cabelo e se vestir como se fosse um menino para ajudar sua família, que é composta apenas de mulheres. A farsa é descoberta na escola, quando um garoto percebe que ela está sangrando por entre as pernas. u Dia 20, terça, às 19h. Teatro. 270 lugares. Grátis. Retirada de ingressos com 1h de antecedência na Central de Atendimento.

O APEDREJAMENTO DE SORAYA M. (Direção: Cyrus Nowrasteh. EUA/Irã, 2008, 116 min) Soraya foi condenada à morte depois de ser acusada pelo marido de ser infiel. Na verdade, ela era regularmente abusada, insultada e espancada por ele, que queria se casar com outra mulher, 19 anos mais jovem. A história é baseada no livro do jornalista Friedoune Sahebjam, que vale a pena ser lido antes ou depois do filme. u Dia 27, terça, às 19h. Teatro. 270 lugares. Grátis. Retirada de ingressos com 1h de antecedência na Central de Atendimento.

CINEMA EM REFLEXÃO Com Marcelo Domingues, cineasta Após cada sessão, um encontro para discutir os aspectos técnicos e teóricos dos filmes apresentados. u De 6 a 27, terças, às 21h. Teatro. 270 lugares. Grátis.


Leandro Zampieri

crianças

20

Artes para Crianças Um mergulho nos universos das artes: teatro, dança, circo, música, cinema, artes visuais e diversas expressões artísticas voltadas para as crianças soltarem a imaginação.

CINEMA MINÚSCULOS (dir. Thomas Szabo, Hélène Giraud. França, Bélgica, 2015, 88 min) Os restos deixados de um piquenique acabam causando uma disputa entre dois formigueiros. Uma desavisada joaninha une-se às formigas pretas em fuga das implacáveis formigas vermelhas. Um filme sensível sobre a diversidade e o trabalho em equipe. u Dia 4, domingo, às 16h. Teatro. 270 lugares. Grátis. Retirada de ingresso com 1h de antecedência na Central de Atendimento.

TEATRO PARA MENINOS E GAIVOTAS, UM VOO RASANTE Com Cia. Sylvia Que Tanto Te Ama O garoto Gabriel é o personagem central do espetáculo infantil. A história reforça a urgência em se fazer algo para reverter a situação ambiental do planeta, fazendo com que o público mergulhe nas mentes impulsivas, sonhadoras, românticas e nobres das personagens. u Dia 11, domingo, às 16h. Teatro. 270 lugares. R$ 17,00 R$ 8,50 R$ 5,00 Grátis para crianças até 12 anos.

THE RATOS (OU: O CAMARIM DA FAMA ENCARDIDA) Com Cia. Variante Bruck é um roedor muito sabichão, que tem como fiel escudeiro Burguer, um ratinho cheio de particularidades. Juntos eles vivem grandes aventuras e talvez a maior delas seja a execução do Plano A: tornarem-se "Ratos da Páscoa". Nesta intensa busca pela fama e reconhecimento, os dois investem pesado e pegam os ovos do coelho Pimpão para começarem as entregas. E então conhecem a menina Anjolinda. A aventura começa! u Dia 18, domingo, às 16h. Teatro. 270 lugares. R$ 17,00 R$ 8,50 R$ 5,00 Grátis para crianças até 12 anos.


NARRAÇÕES DE HISTÓRIAS Com Grupo Três Marias e Um João De 3 a 24, sábados, às 16h. Dia 15, quinta, às 16h. Convivência. Grátis.

CONTOS INDÍGENAS Diversos contos de origem indígena serão apresentados, mostrando um pouco do universo imaginário e lendários dos índios, como, por exemplo, em "A lenda do sol e da lua", Deus cria o Sol para iluminar o dia e a Lua para brilhar durante a noite. Os dois se encontram e se apaixonam mas, como não podem ficar juntos, Deus cria o amor para ser o mensageiro do casal. u Dia 3.

CONTOS BRASILEIROS I Diversos contos brasileiros, retratando nossa cultura popular e tradição oral. Em "Felicidade e Sorte", dois amigos, um muito rico, o

outro muito pobre, discutem sobre o que traz felicidade e prosperidade. Um deles acha que é o dinheiro, o outro, o amor. Quando encontram um pobre sapateiro pelo caminho, resolvem testar suas opiniões e ver quem está certo. u Dia 10.

CONTOS BRASILEIROS II Vamos conhecer mais contos brasileiros, retratando nossa cultura popular e tradição oral. E em "A Festa no Céu", um sapo esperto resolve que também quer ir à festa, mesmo não tendo asas, e se esconde na viola do compadre urubu. u Dia 15.

CONTOS DE SABEDORIA Diversos contos que reúnem a sabedoria popular. Em "As quatro estações", um homem tinha 4 filhos que viviam brigando, até que um dia ele decide fazer seus filhos observarem a natureza para ver se eles conseguem aprender com a mudança das estações. u Dia 17.

21

CONTOS DE NATUREZA Com tradução em Libras Contos que abordam os animais e a natureza. Em "A mensagem dos pássaros", um lindo pássaro vivia numa gaiola dourada, mas tudo o que ele queria era voltar para o seu país e viver livre na natureza. Mas não podia, pois seu dono não queria libertá-lo da gaiola. Até que um dia a ave recebe uma importante mensagem de seus irmãos pássaros. u Dia 24. Divulgação

MEU AMIGO INVENTOR Com Cia. de Copas Caterina, uma garota que vive solitária, passa o dia inventando cacarecos. Um dia, testando uma de suas invenções, ela desencadeia um inexplicável acontecimento quântico e acaba trazendo Leonardo Da Vinci para o futuro. Juntos, Leonardo e Caterina descobrem a importância da criação, da brincadeira, da persistência, do respeito e da amizade. u Dia 25, domingo, às 16h. Teatro. 270 lugares. R$ 17,00 R$ 8,50 R$ 5,00 Grátis para crianças até 12 anos.


BEBÊS SÃO BEM-VINDOS! 22

Uma programação especialmente dedicada às crianças até 6 anos e suas famílias. Histórias, movimentos, cores e sons que convidam a vivenciar a infância e desenvolver um olhar sensível para os pequenos.

LUZ, COR E SOMBRA INSTALAÇÃO VISUAL PARA BEBÊS DE 6 MESES A 2 ANOS Com instrutores de atividades infantojuvenis Uma vivência sensorial onde um jogo de luz e sombra brinca e dança no espaço, desenha caminhos no escuro e cria um ambiente mágico, convidando bebês e adultos para um experiência lúdica e encantada no palco de um teatro. u Dia 3, sábado, às 10h30. Teatro. 15 vagas. Grátis. De 06 meses a 2 anos. Retirada de ingressos com 30 minutos de antecedência na Central de Atendimento.

ATIVIDADE SENSORIAL MONTESSORI PARA BEBÊS DE 4 A 18 MESES Com Luana Vadilleti Pereira São brincadeiras exploratórias que incluem cesto com objetos interessantes do lar e coisas da natureza, com a finalidade de descobrir novas sensações - materiais que chamam a atenção e despertam o interesse em pegar, morder, experimentar e conhecer cada objeto. Essa atividade ajuda muito a desenvolver a coordenação

motora, a criatividade e as sensações táteis dos pequenos. u Dia 10, sábado, às 10h30. Sala 1. 15 vagas. Grátis. Retirada de ingressos com 30 min de antecedência na Central de Atendimento.

BOI-DE-MAMÃO, UM FOLGUEDO ÉPICO DO CAIÇARA SULINO Com instrutores de atividades infantojuvenis O Boi-de-Mamão é uma brincadeira que envolve dança e cantoria em torno da morte e ressurreição do boi. Vamos conhecer a história e os personagens deste "brinquedo" presente no litoral do Paraná e Santa Catarina e brincar com um boizinho construído e ornamentado por cada família presente. u Dia 17, sábado, às 10h30. Sala de Oficinas. 20 vagas. Grátis. Retirada de ingressos com 30 minutos de antecedência na Central de Atendimento. De 3 a 6 anos.

HISTÓRIA QUE PUXA BRINCADEIRA, QUE PUXA HISTÓRIA, QUE PUXA BRINCADEIRA... Com Vivian Catenacci, antropóloga, educadora e contadora de histórias São rodas de histórias do tempo em que os bichos falavam e oriundas da tradição oral. São contos curtos, cantados que têm bichos como personagens e convidam não apenas à escuta, mas também à prática narrativa e brincadeiras tradicionais,

envolvendo a criançada u Dia 24, sábado, às 10h30. Convivência. 60 vagas. Grátis.

BRINCADEIRAS PARA EXPERIMENTAR EM FAMÍLIA Propostas diversas que buscam sensibilizar bebês e seus pais ou responsáveis quanto ao livre brincar, através de cantigas, brincadeiras, histórias e movimentos, na ludicidade e imaginação.

BRINCADEIRAS PARA EXPERIMENTAR EM FAMÍLIA Com instrutores de atividades infantojuvenis Diversas propostas que buscam sensibilizar bebês e crianças de 0 a 6 anos e seus pais ou responsáveis para o livre brincar, explorando o espaço, materiais diversos e o corpo de forma lúdica. A cada encontro uma ideia nova, onde um ambiente diferente é criado para movimentar a ação criativa do brincar em família. u De 1 a 30/6, quintas e sextas, às 17h. En-cantando com meu bebê. Dias 1, 8, 15. Para crianças de 0 a 2 anos. Modelando o barro Dias 22 e 29. Para crianças de 3 a 6 anos. Brinquedos que eu fiz! Dias 2, 9, 16, 23 e 30. Para crianças de 3 a 6 anos. Espaço de Brincar Interno. Grátis.


Divulgação

23

CURUMIM EM FAMÍLIA Uma oportunidade de vivenciar em família experiências divertidas, lúdicas e memoráveis!

PINTURA AQUARELÁVEL Com instrutores de atividades infantojuvenis Numa folha qualquer eu desenho um Sol amarelo. Vamos aquarelar? u Dia 4, domingo, às 14h30. Espaço de Brincar Externo. 30 vagas. Grátis.

QUILLING Com instrutores de atividades infantojuvenis O Quilling é uma técnica de artesanato que utiliza tiras de papel enroladas. Acredita-se que essa técnica teve início no século XV e era muito usada por freiras dos conventos. u Dia 11, domingo, às 14h30. Espaço de Brincar Externo. 30 vagas. Grátis.

ANIMAÇÃO NO PALITO Com instrutores de atividades infantojuvenis Com inspiração nas técnicas de animação antigas, vamos nessa oficina construir uma cena animada no palito! u Dia 15, quinta, às 14h30. Espaço de Brincar Externo. 30 vagas. Grátis.

ARTE NAIF AFRICANA Com instrutores de atividades infantojuvenis Usando como inspiração a artista africana Esther Mahlangu, vamos colocar nos quadros toda a imaginação e criação de mosaicos. u Dia 18, domingo, às 14h30. Espaço de Brincar Externo. 30 vagas. Grátis.

CACHECOL DE DEDO Com instrutores de atividades infantojuvenis Vamos nos preparar para o

inverno com criatividade e fazer um cachecol bem bonito. u Dia 25, domingo, às 14h30. Espaço de Brincar Externo. 30 vagas. Grátis.

JOGOS DO MUNDO Com instrutores de atividades infantojuvenis Jogos de tabuleiro e desafios lógicos de vários países. Numa viagem da antiguidade aos dias atuais, esses jogos divertem pessoas de qualquer idade. u De 4 a 25, domingos, às 16h. Dia 15, quinta, às 16h. Espaço de brincar Externo. Grátis.


Divulgação

esporte e atividade física

24

Bicicletando Com foco na mobilidade urbana, a ideia é desenvolver a cultura do pedal de forma consciente, crítica e cotidiana, de modo a incentivar a utilização das ciclovias para transporte, lazer e prática de atividade física.

PEDALE POR SOROCABA EXPLORANDO A CIDADE Com instrutores de atividades físicas do Sesc Sorocaba No mês de junho o objetivo é explorar o jardim botânico e o mirante de forma que os participantes conheçam espaços da cidade para além da ciclovia, refletindo sobre as diversas possibilidades de lazer, histórias, estruturas e curiosidades de Sorocaba. É necessário trazer bicicleta com equipamentos de segurança (capacete, luvas, luzes dianteira e

traseira), corrente com cadeado e também água para reidratação. Trajetos de baixa intensidade, de aproximadamente 15 quilômetros e duração de 2 horas. u Dia 10, sábado, às 16h. Ginásio, portão P5, Av. Profº Arthur Fonseca. 20 vagas. Grátis. 18 anos (menores de 18 anos somente acompanhados dos responsáveis). Inscrições antecipadas na central de atendimento ou online pelo portal sescsp.org.br

TRILHA DE BICICLETA "SANTUÁRIO DOS PRIMATAS" Com instrutores de atividades físicas do Sesc Sorocaba A trilha "Santuário dos Primatas", parte do Sesc em direção a um dos quatro santuários afiliados ao projeto GAP no Brasil. GAP é um movimento internacional com o objetivo de lutar pela garantia dos direitos básicos dos grandes primatas não-humanos. Trilha de alta intensidade, com 45 quilômetros de extensão


ESPAÇO LUDUS Com instrutores de atividades físicas do Sesc Espaços criados para a experimentação das infinitas possibilidades de movimento do corpo. Crianças, jovens, adultos e idosos podem experimentar diferentes técnicas esportivas e "brincar com o esporte". u Sábados, domingos e feriados, das 10h às 13h30. Ginásio. 300 vagas. Grátis.

ESTAÇÃO TABULERAMA Jogos tradicionais apresentados de forma diferenciada.

ESTAÇÃO HABILIDADE Materiais diversos com o objetivo de estimular a coordenação motora, a expressividade e a criatividade.

ESTAÇÃO BRINCADEIRAS Divirta-se com as

tradicionais brincadeiras de rua.

ESTAÇÃO ACROBACIAS

Prática, criação e desenvolvimento de acrobacias individuais, em duplas, trios ou grupos.

ESTAÇÃO DESAFIO Uma estação para desafiar sua coragem, transpor obstáculos e dar grandes saltos.

ESTAÇÃO EQUÍLIBRIO Cada canto desta estação é um desafio ao equilíbrio, utilizando equipamentos variados como slackline, bosus e plataformas.

ESTAÇÃO JOGOS COM BOLAS Vivencie jogos com bolas como mini tênis, basquete de rua, “futebol caixote” entre outros.

25

VIVÊNCIA EM TECIDO ACROBÁTICO E PARKOUR Com Usinarte - Escola de Circo e Artes Culturais A sustentação no tecido proporciona ao aluno grande desenvolvimento e fortalecimento de toda a musculatura, especialmente a dos braços e do abdomem, enquanto a prática das acrobacias exige um trabalho de alongamento muscular, resultando em um corpo mais saudável. u Sábados, domingos e feriados, das 10h às 13h30 Ginásio. Grátis. Adriano Sobral

e duração de até 4 horas, mesclando asfalto e terra. Para participar é necessário trazer bicicleta com equipamentos de segurança (capacete, luvas, luzes dianteira e traseira), corrente com cadeado e também água para reidratação. u Dia 25, domingo, às 8h. Ginásio, portão P5, Av. Profº Arthur Fonseca. 50 vagas. Menores de 18 anos somente acompanhados dos responsáveis. Grátis. Inscrições antecipadas na Central de Atendimento ou online pelo portal sescsp.org.br/sorocaba .


Cursos Regulares Inscrições: na Central de Atendimento, mediante disponibilidade de vaga e apresentação de atestado médico de aptidão física no ato da matrícula.

PROGRAMA DE ATIVIDADES AQUÁTICAS*

26

Modalidade

Faixa Etária

3ª e 5ª

4ª e 6ª

Hidroginástica

a partir de 12 anos

7h15, 16h30, 17h30, 18h30 e 20h30

8h15, 15h30, 17h30 e 19h30

Práticas Aquáticas para crianças

3 a 6 anos

Práticas Aquáticas para jovens e adultos

Sábado

Domingo

16h30

6 a 12 anos

8h15 e 15h30

18h30

A partir de 12 anos

17h30 e 19h30

7h15 e 20h30

* Necessário credencial plena ou credencial atividades atualizadas e exame dermatológico válido. Clube da Corrida

PROGRAMA DE GINÁSTICA MULTIFUNCIONAL

PROGRAMA SESC DE ESPORTES

Esporte Criança

7h15 e 20h Encontro no Ginásio

a partir de 16 anos 3 a 6 anos

18h30 às 19h20

6 a 10 anos

8h às 11h

15h30 às 18h30

Esporte Jovem

11 e 12 anos

Esporte Jovem Voleibol

13 a 15 anos

Esporte Jovem Futsal

13 a 15 anos

18h30 às 20h

Esporte Adulto Ginástica para Todos

16 a 59 anos

9h30 às 10h30

Esporte Adulto Futsal

16 a 59 anos

20h às 21h30

Esporte Adulto Volei

16 a 59 anos

20h às 21h30

Esporte Adulto Basquete

16 a 59 anos

Esporte para Idosos

A partir de 60 anos

Esporte para Idosos Ginástica para Todos

A partir de 60 anos

15h30 às 16h30

a partir de 12 anos

7h15 às 9h30 9h30 às 12h 12h às 14h 14h às 16h30 16h30 às 19h 19h às 21h30

Ginástica Multifuncional (3ª e 5ª ou 4ª e 6ª)

R$ 62,00

R$ 28,00

16h30 às 18h30* 17h às 18h30

20h às 21h30 10h45 às 11h45 15h30 às 16h30

7h15 às 9h30 9h30 às 12h 12h às 14h 14h às 16h30 16h30 às 19h 19h às 21h30

10h15 às 18h30

GRÁTIS

Atenção: o não pagamento do boleto dos cursos até a data de vencimento implica em perda de vaga. No caso de não recebimento do boleto até 3 dias antes do vencimento, procure a Central de Atendimento para esclarecimentos sobre o processo de pagamento.


Recreação Esportiva - Dias 3, 10 e 24 quadra de Basquete/Volei disponível para o Triangular de Vôlei Jovem, das 14h às 16h. Grátis. Quarta

Terça Basquete A partir de 16 anos Handebol A partir de 16 anos Futsal A partir de 16 anos Futsal 11 a 15 anos Volei A partir de 16 anos Badminton A partir de 12 anos Futebol Soçaite A partir de 16 anos Futebol Soçaite 11 a 15 anos

Quinta

Sexta

Sábado

18h30 às 19h45

Domingo e Feriado

16h30 às 18h30 15h45 às 16h45 17h às 18h30 15h45 às 16h45

18h30 às 20h

14h às 16h15 14h às 15h30 14h às 16h45 17h às 18h30

Programa de Ginástica Multifuncional - Aulas Abertas Grátis. Inscrições no local e horário da atividade. 15 vagas. Quarta

Terça

Quinta

Sexta

Sábado

Resistência Cardiorrespiratória

10h30

Flexibilidade

11h30

Domingo e Feriado

10h30

Recreação Aquática - Necessário credencial plena ou credencial atividades liberada para banho de piscina e exame dermatológico válido. * Sábados, domingos e feriados, horário somente para credencial plena. Terça Natação Raia Livre

Sala de Expressão Corporal

Quarta

Quinta

9h às 15h15 e das 19h30 às 21h30

Piscina

Ginásio

Sexta

Sábado

Domingo e Feriado

10h às 12h *

27


Divulgação

literatura

28

BIBLIOTECA O Sesc disponibiliza um acervo de livros com títulos que abrangem desde clássicos até contemporâneos da literatura nacional e estrangeira para empréstimo, por até duas semanas, além de jornais e revistas para leituras locais. u De 1 a 30, terças a sextas, das 9h às 21h30. De 3 a 25, sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h30. Biblioteca. Grátis.

científica feminista Angela Carter, Ursula K. LeGuin e Margaret Atwood. Seja pela da criação de espaços imaginários onde o potencial feminino pode ser atualizado, ou pela descrição de mundos nos quais as desigualdades de gênero são problematizadas, a ficção científica feminista propõe o questionamento dos papéis e valores presentes nos modelos de sociedade patriarcais. u Dias 3 e 17, sábados, às 16h. Biblioteca. 40 vagas. Grátis.

CLUBE DA LEITURA

ALIMENTE A MENTE

Encontros quinzenais para amantes da literatura - um espaço para discutir obras de grandes autores de diferentes nacionalidades.

Neste mês as indicações de leitura são obras premiadas pelo Prêmio Sesc de Literatura nesses últimos anos que estão disponíveis para empréstimos no nosso acervo: Receita para se fazer um monstro, de Mário Rodrigues; Céus e terra, de Frankin Carvalho; Antes que seque, de Marta Barcellos; Desterro, de Sheyla

FICÇÃO CIENTÍFICA FEMINISTA Com Talita Annunciato, crítica literária No mês de junho o Clube de Leitura convida o público conhecer as palavras das escritoras de ficção

Smanioto; Parafilias, de Alexandre Marques Rodrigues; Enquanto Deus não está olhando, de Débora Ferraz; O evangelho segundo Hitler, de Marcos Peres; Réveillon e outros dias, de Rafael Gallo e Quiçá, Luisa Geisler. u De 1 a 30, terças a sextas, das 9h às 21h30. De 3 a 25, sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h30. Biblioteca. Grátis.

LEVE LIVRO Com Tatiana Amorim, bibliotecária do Sesc Sorocaba Uma estante móvel, que disponibiliza cerca de 200 livros, tanto para leitura quanto para troca - este é o Leve Livro. É só chegar, escolher um deles e se sentar para uma boa leitura. u Dia 25, domingo, às 10h. Biblioteca. Grátis.


TRABALHO SOCIAL COM IDOSOS Programa do Sesc São Paulo, voltado ao cidadão acima de 60 anos, que oferece atividades artísticas, físicas e sociais, com o intuito de refletir sobre o envelhecimento, desenvolver novas habilidades e estimular a integração com as demais gerações. As atividades são agrupadas em três conjuntos: Arte e Expressão, Corpo e Movimento e Sociedade e Cidadania.

CAMPANHA DE CONSCIENTIZAÇÃO DA VIOLÊNCIA CONTRA A PESSOA IDOSA A VIOLÊNCIA QUE NÃO É PERCEBIDA É UMA VIOLÊNCIA? Com o tema Violências Veladas a campanha reforça a importância do diálogo e da participação social para que todos os indivíduos sintam-se respeitados e adotem posturas de comprometimento e cuidado com o outro.

VISIBILIDADE Com Sylvia Brunette, psicóloga O público terá a oportunidade de abrir “caixas” que vão desvendar, de maneira reflexiva e poética, como os idosos podem ser tratados pela

sociedade, mostrando o lado oposto da violência contra os idosos. Com o coletivo O Clube. u Dia 18. Domingo, às 14h. Convivência. Grátis.

idosos

SEMANA DE PREVENÇÃO DE QUEDAS EM PESSOAS IDOSAS 2017 UM PASSO DE CADA VEZ – NÃO CAIA EM ARMADILHAS! Reflexões, bate-papos e diversos exercícios físicos e cognitivos, serão oferecidos nas programações, como estratégias para prevenir quedas em pessoas idosas.

II SIMPÓSIO MUNICIPAL DO IDOSO Realizado em parceria com o Conselho Municipal do Idoso de Sorocaba o evento privilegia bate-papos, palestras, atividades físicas, apresentações artísticas, entre outras ações. O II Simpósio Municipal do Idoso foca nos temas ligados ao Dia Mundial da Conscientização sobre a Violência Contra a Pessoa Idosa, que é oficialmente lembrado no dia 15 de junho, e também assuntos e atividades relacionados a Semana de Prevenção de Quedas em Pessoas Idosas, referenciada na última semana de junho. u Dias 29 e 30, quinta e sexta, das 9h às 18h. Convivência. Grátis.

TARDES DE CINEMA Este projeto traz, em uma tarde de terça-feira a cada mês, a exibição de curtas e longas metragens visando atender os participantes

29 do TSI ampliando assim o acesso à sétima arte.

ELA (Direção: Spike Jonze. EUA, 2014, DVD, 126 min.) Theodore é um escritor solitário que acaba de comprar sistema operacional para seu computador. Ele acaba se apaixonando pela voz do programa, dando início a uma relação amorosa entre ambos. Esta história de amor incomum explora a relação entre o homem contemporâneo e a tecnologia. u Dia 13, terça, às 16h. Teatro. 270 lugares. Grátis. Retirada de ingresso com 1h de antecedência na Central de Atendimento.

BATE-PAPO - ELA Com Sylvia Brunette, psicóloga A psicóloga continua a discussão do modelo de relacionamento construído nos filmes, explanando sobre as peculiaridades desse filme de Spike Jonze e os pontos que dialogam com o filme exibido no encontro anterior. u Dia 13, terça, às 17h30. Teatro. 270 vagas. Grátis. Retirada de ingressos com 1h de antecedência na Central de Atendimento.


Divulgação

teatro

30 COLETIVAÇÕES Grupos de teatro sediados em Sorocaba e região abrem seus métodos e processos, proporcionando ao público diversas formas de experimentar diferentes linguagens teatrais, além da troca de experiência com convidados de outras localidades e grupos.

RITUAIS DE ENCONTRO PARA ATUAÇÃO Trupe Caçadores de Tatu A Oficina “Rituais de Encontro para Atuação” leva ao público experimentações que buscam criar uma base teórico/prática para o desenvolvimento de rito-espetáculos. Buscase a construção de um espaço comum de arte que compactue com a formação intelectual/cultural da comunidade, a partir de estímulos à transformação pela cultura. u De 3 a 25, sábados e domingos, às 14h. Sala de Oficinas. 20 vagas. Grátis. Inscrições antecipadas na Central de Atendimento.

RITO-ESPETÁCULO: TATUREMA EXTRAORDINÁRIO SALVE TATU! “Salve Tatu” é o mais recente canovaccio da Trupe Caçadores de Tatu, dentro do seu formato de rito-espetáculos “Taturema”. Neste roteiro de ações, o Teatro é vivido em cena, em meta-teatro de improvisação mesclando-se a mitologias desenvolvidas pela Trupe, aos mitos das histórias clássicas do teatro e ainda, a balbúrdia político-social da contemporaneidade. u Dias 30/6 e 1/7, sexta e sábado, às 20h. Teatro. 270 lugares. R$ 17,00 R$ 8,50 R$ 5,00

DO RITO AO MITO: O AQUI E AGORA DA ATUAÇÃO Com Cleide Riva Campelo, Camila Motta (Teatro Oficina) e Trupe Caçadores de Tatu O debate "Do Rito ao Mito - O Aqui-Agora da Atuação" pretende discutir a construção dos rito-

espetáculos da Trupe Caçadores de Tatu a partir de dois viés: A Jornada do Herói/Monomito de Joseph Campbell que cria à base mitológica dos canovaccio (roteiros de ação) e as praticas de trabalho e preparação dos atores para possibilitar uma vivência no aqui-agora da representação cênica improvisada. Este subconsciente coletivo desenvolvido previamente pelos estudos do canovaccio e vivência cênica das ações que compõe o caldeirão antropófago da Trupe será esmiuçado neste encontro. u Dia 5/7, quarta, às 19h. Teatro. Grátis. Retirada de ingressos com 1h de antecedência, na Central de Atendimento.


Práticas Zen Budista - Divulgação

saúde

31

MEDITAÇÃO COLETIVA O ritmo acelerado de vida nos centros urbanos tem contribuído com o aumento de patologias mentais como a ansiedade e depressão. A meditação tem se mostrado eficaz no tratamento e prevenção desses males.

PRÁTICAS ZEN BUDISTA Com Jorge Koho Mello Reconhecido no ocidente pela estética simples e econômica, com ação discreta e pacífica, o Zen Budismo tem no zazen (sentar zen) um dos aspectos centrais de suas práticas meditativas. Neste encontro,

serão apresentadas alguns elementos que compõem as práticas da escola Sotoshu. u Dia 21, quarta, às 19h30. Teatro. 270 lugares. Grátis. Retirada de ingressos com 1h de antecedência na Central de Atendimento.

TARJA BRANCA Discussão sobre alternativas de tratamento a duas patologias mentais que atingem grande parte da população brasileira: Depressão e ansiedade. O público é convidado a conhecer e vivenciar diferentes abordagens nos campos físico, filosófico, artístico e espiritual.

HIPNOSE ERICKSONIANA Com João Manuel Ribeiro Santo, Psicanalista e Hipnoterapeuta Ericksoniano. A Hipnose Ericksoniana pode contribuir no trato de traumas, neuroses e distúrbios emocionais. Técnica que vem apresentando resultados e ganhando espaço nas clínicas de terapias alternativas. u Dia 29, quinta, às 19h. Sala de Oficinas. 60 vagas. Grátis. Retirada de ingresso com 1h de antecedência, na Central de Atendimento.


Divulgação

tecnologias e artes

32

ATELIÊ DIGITAL Com Fabricio Masutti, músico, artista de novas mídias e Educador de Tecnologias e Artes do Sesc. Espaço para mediação de projetos que envolvam arte, ciência e tecnologias. Infraestrutura conta com impressora 3D, máquinas de costura, placas Arduino, ferramentas elétricas, Raspberry Pi, sensores diversos e componentes eletrônicos para desenvolvimento de projetos trazidos pelo público. u De 7 a 28, quartas, às 19h. Espaço de Tecnologias e Artes. 16 vagas. Grátis.

OFICINA DE QGIS TRABALHANDO COM MAPAS DIGITAIS

FERRAMENTAS DE EDIÇÃO DE ÁUDIO E VÍDEO PARA EDUCAÇÃO

Com a geógrafa Maria Alice Garcia Visualizar, analisar, cruzar informações por meio de mapas é uma forma de expandir nossa visão e melhorar o entendimento do lugar em que vivemos. Venha aprender os conceitos e usos básicos desse software para trabalho com mapas e dados georreferenciados. O QGIS é um programa livre e os participantes poderão trazer suas próprias máquinas para instalá-lo como parte da oficina u Dias 10 e 11, sábado e domingo, às 15h. Sala 1. 20 vagas. Inscrições antecipadas na Central de Atendimento a partir do dia 30/5. Grátis.

Com Fabricio Masutti, músico, artista de novas mídias Educador de Tecnologias e Artes do Sesc Apresentação de softwares livres voltados para a produção de imagens, vídeos e sons com foco em sua utilização em contextos educacionais e em educomunicação. Trabalharemos com distribuições livres e gratuitas que rodam em PenDrives e Dvds e não necessitam ser instaladas nos computadores. u Dia 24, sábado, às 15h. Sala de Oficinas. 20 vagas. Grátis. Retirada de ingressos com 1 hora de antecedência na Central de Atendimento.


Divulgação

VIDA NOVA PARA O COMPUTADOR

MANUTENÇÃO DOMÉSTICA BÁSICA: ELÉTRICA

MANUTENÇÃO E CONSERTO DE BICICLETAS

Com Fabricio Masutti, músico, artista de novas mídias Educador de Tecnologias e Artes do Sesc Você tem um computador parado em casa que está velho e lento mas ainda funciona? Podemos te ajudar a dar nova vida a ele instalando sistemas operacionais livres, gratuitos e mais leves. Venha para nossa install party de sistemas Linux. u Dia 25, domingo, das 15h às 18h. Convivência. 15 vagas. Grátis. Retirada de ingressos com 1 hora de antecedência na Central de Atendimento.

Com M'Ana - Mulher Conserta para Mulher Oficina com técnicas básicas de consertos elétricos residenciais. u Dia 24, sábado, às 15h. Espaço de Tecnologias e Artes. 15 vagas. Grátis. Retirada de ingressos com 1 hora de antecedência na Central de Atendimento.

Com Talita Noguchi e Gabriela Kato, do Chave Quinze Chave-quinze é um canal no youtube, idealizado em 2012 e efetivado em 2015, que ensina uma série de técnicas e truques que vão desde manter a bicicleta em dia até a montar uma bicicleta fixa. u Dia 25, domingo, às 15h. Convivência. 15 vagas. Grátis. Retirada de ingressos com 1 hora de antecedência na Central de Atendimento.

MANUTENÇÃO DOMÉSTICA BÁSICA: HIDRÁULICA Com M'Ana - Mulher Conserta para Mulher Oficina com técnicas básicas de consertos hidráulicos residenciais. u Dia 25, domingo, às 15h. Espaço de Tecnologias e Artes. 15 vagas. Grátis. Retirada de ingressos com 1 hora de antecedência na Central de Atendimento

33


esporte e atividade física

verbete Fundamentalismo Segundo a definição nos dicionários, o termo refere-se a “doutrina que defende a fidelidade absoluta à interpretação literal dos textos religiosos” ou “a atitude de intransigência ou rigidez na obediência a determinados princípios ou regras”. A partir do começo do século 20, o termo passa a ser comumente utilizado nos EUA, quando os protestantes determinaram que a fé cristã exigiria em acreditar, literalmente, em tudo o que está escrito na Bíblia. No entanto, o fundamentalismo só começou a preocupar o mundo em 1979, quando a Revolução Islâmica transformou o Irã num Estado teocrático e obrigou o país a um retrocesso, aos olhos do Ocidente. Mulheres foram obrigadas a cobrir o rosto, festividades foram proibidas, entre outras arbitrariedades. A provocação ainda é refletir sobre as diversas formas que o fundamentalismo se apresenta na sociedade atual. Seria o consumo desenfreado uma face do fundamentalismo dos capitalistas? Os que defendem o estado-mínimo seriam fundamentalistas do liberalismo? Enfim, o tema serve para problematizar diversos arranjos do tecido social. Em junho, o Sesc Sorocaba apresenta a programação especial de cinema intitulada “Para Elas, o extremo”, uma ação importante quando o extremismo religioso e a intolerância ganha corpo em muitos países do mundo. Para saber mais:

Educação comparada: panorama internacional e perspectivas; volume um / organizado por Robert Cowen, Andreas M. Kazamias e Elaine Ulterhalter. http://unesdoc.unesco.org


Reforça a importância do diálogo e da participação social para que todos os indivíduos sintam-se respeitados e adotem posturas de comprometimento e cuidado com o outro. De 15 a 22 de Junho Todas as Unidades

Palestra de Abertura

VIOLÊNCIAS OCULTAS Com o Contardo Calligaris. Psicanalista italiano, radicado no Brasil. Dia 13 de Junho às 19h30

CPF - Centro de Pesquisa e Formação

Programação e depoimentos na íntegra em sescsp.org.br/conscientizacaocontraviolencia uma iniciativa

Será que percebemos as formas veladas de violência? “Não é pecado ser idoso, um dia todos vamos chegar lá...” Ruy Castro Jornalista, biógrafo e escritor


PROGRAMAÇÃO

36

Divulgação

JUNHO

DO CAFEZAL AO CAFEZINHO – ITU (SP) 15/7/17

Saída do Sesc Sorocaba às 7h.

Bebel, agrônoma e proprietária da Fazenda Santo Antônio da Bela Vista, recebe os visitantes com um delicioso café da manhã e os acompanha em passeio pela propriedade, explicando aspectos variados do café: plantio, colheita, abanação, beneficiamento, torra artesanal e moagem dos grãos. Após um almoço tradicional de fazenda e uma boa prosa, visitaremos o Centro Histórico de Itu e seus belos casarões. Inclui transporte, guia, ingresso, café da manhã e almoço. R$ 70,00 R$ 105,00 Vagas limitadas. Inscrições de 08 a 10/6/17. Sorteio 14/6 às 15h.


Divulgação

37

BERTIOGA(SP) – ENTRE A SERRA E O MAR – DE 11 A 15/8/17

Saída do Sesc Sorocaba às 15h.

No município de Bertioga o Sesc mantém um dos maiores centros de férias e lazer do país . O Sesc Bertioga conta com completa infraestrutura de lazer e recreação, dispondo de ginásio de esportes, cancha de bocha, quadras, pista de caminhada, campo de futebol, minicampo, biblioteca, parque aquático , salas de jogos e cinema, além de lanchonete e pista de dança. Uma equipe especializada programa e desenvolve atividades diárias de recreação e lazer. Inclui transporte, guia e hospedagem com pensão completa no Sesc Bertioga. Preço por pessoa em apartamento duplo: R$ 514,00 (ou entrada + 7 parcelas) R$ 1.203,00 (ou entrada + 7 parcelas) Vagas limitadas. Inscrições de 22 a 24/6/17. Sorteio dia 28/6 às 15h.


ESPORTE E ATIVIDADE FÍSICA 38

Férias Esportivas De 11 a 21. Inscrições: 21 e 22/6 para Credencial Plena e 23/6 a 10/7 para o público em geral.

MÚSICA

Bailinho - Os Embalos dos anos 60, 70 e 80

Dias 7, 14, 21, 28


MÚSICA

o

Francisco El-Hombre

39

e qu m ve

Dia 8

po ra íe m

TEATRO

l ju ho

La Scarpetta, com Cia. Lume

Dia 14

POVOS INDÍGENAS

Fulni-ô - Cânticos e Danças Indígenas Dia 8


AGENDA

QUINTA

Divulgação

Divulgação

QUARTA

Divulgação

TERÇA

1

CRIANÇA Brincadeiras para Experimentar em Família pág. 21

6

7

8

CINEMA O Sonho de Wadjda pág. 16

MEIO AMBIENTE Novos modelos de consumo em Sorocaba pág. 10

MEIO AMBIENTE Grupos de consumo responsável: aproximando produtores de consumidores pág. 10

13

14

15

MEIO AMBIENTE Impactos do Consumismo na Formação de Crianças pág. 1

TECNOLOGIAS E ARTES Ateliê Digital pág. 30

MÚSICA Moda de Rock: 10 anos pág. 6

21

22

CINEMA Timbuku pág. 16

20

MEIO AMBIENTE Simplicidade Voluntária, um caminho para uma vida mais sustentável e plena pág. 17

SAÚDE Práticas Zen Budista pág. 29

AÇÕES PARA CIDADANIA Hip Hop e transformação social pág. 13

27

28

29

CINEMA O apedrejamento de Soraya M. pág. 12

MEIO AMBIENTE Liberdade financeira ao alcance de todos pág. 13 AÇÕES PARA A CIDADANIA O movimento LGBT e a ditadura pág. 13

ARTES VISUAIS Ilustradoria pág. 14 SAÚDE Hipnose Ericksoniana pág. 29


2

Leonardo Zampieri

DOMINGO

Foto: Taiana PlensCris Almeida

SÁBADO Divulgação

SEXTA

3

4

MÚSICA Carol Viola pág. 5

LITERATURA Ficção Científica Feminista pág. 26

CRIANÇAS Minúsculos pág. 18

9

10

11

MÚSICA Mariano da Viola pág. 5

JOVENS Tempero Jovem - Rolê pelas Américas: Brasil pág. 9

CRIANÇAS Para Meninos e Gaivotas, um voo rasante pág. 18

16

17

18

MEIO AMBIENTE Cosméticos naturais pág. 11

DANÇA Peças Fáceis pág. 6

CRIANÇA The Ratos (ou: o Camarim da Fama Encardida) pág. 18

23

24

25

MÚSICA João Arruda pág. 5

30

TEATRO Rito-espetáculo: Taturema Extraordinário - Salve Tatu! pág. 28

CIRCO Inversus pág. 15

TECNOLOGIAS E ARTES Vida nova para o computador pág. 31


informações e horários

Sesc Sorocaba Terça a sexta, 9h às 22h Sábados, domingos e feriados, 10h às 19h CENTRAL DE ATENDIMENTO Tel.: 15 3332-9933 Credenciais, inscrições em atividades, informações, ingressos e Turismo Social. Terça a sexta, 9h às 21h30. Sábados, domingos e feriados, 10h às 18h30. CLÍNICA ODONTOLÓGICA Tel.: 15 3332-9933 Terça a sexta, 8h30 às 21h30. Sábados, 9h30 às 18h30. Exclusivo para trabalhadores no comércio de bens, serviços e turismo credenciados e dependentes. Atendimento com agendamento prévio. BIBLIOTECA Terça a sexta, 9h às 21h30. Sábados, domingos e feriados, 10h às 18h30. COMEDORIA Terça a sexta, 9h às 21h30. Sábados, domingos e feriados, 10h às 18h30. ESTACIONAMENTO - Credencial plena: R$ 5,00 (1ª hora) e R$ 1,50 (por hora adicional); - Outros: R$ 10,00 (1ª hora) e R$ 2,50 (por hora adicional). Preço fechado para espetáculos noturnos aos sábados, domingos e feriados, após o horário de atendimento da Unidade: - Credencial plena: R$ 6,00; - Outros: R$ 11,00. O estacionamento é de uso exclusivo dos frequentadores da Unidade. Até 15 minutos, isento de pagamento. Após pagamento, a tolerância é de 20 minutos.

CONJUNTO AQUÁTICO Terça a sexta, 9h às 21h30. Sábados, domingos e feriados, 10h às 18h30. Menores de 12 anos terão acesso à piscina somente acompanhados dos pais ou responsáveis maiores de 18 anos, conforme Estatuto da Criança e do Adolescente. Lei 8.069 de 13 de julho de 1990. Exame dermatológico - De terça a sexta, das 9h às 21h. Sábados, domingos e feriados, das 10h às 13h e das 14h às 18h30. Validade do exame: 6 meses. Obrigatório traje de banho. Adquira o tíquete (comprovante de pagamento) nos caixas. Taxas: Credencial plena: R$ 10,00. Credencial atividades: R$ 20,00. Grátis para crianças até 11 anos. GINÁSIO / QUADRA Terça a sexta, 9h às 21h30. Sábados, domingos e feriados, 10h15 às 18h30. O material esportivo deve ser retirado no balcão de atendimento. Recomenda-se o uso de trajes esportivos e tênis. Exame clínico Exame para avaliação clínica com liberação para a prática de atividades físicas e/ou esportivas, necessário para todos os alunos matriculados nos cursos da programação físicoesportiva, conforme lei estadual nº10.848 de 6 de julho de 2001. - Terças e quartas, das 10h às 11h (venda a partir das 9h) e das 13h às 14h (venda a partir das 12h). - Quintas e sextas, das 16h às 17h (venda a partir das 15h) e das 20h30 às 21h30 (venda a partir das 19h). Validade do exame: 1 ano. Taxas: Credencial plena: R$ 22,00. Credencial atividades: R$ 50,00. Grátis para matriculados no Programa Sesc de Esportes.

INGRESSO É imprescindível a apresentação de documento, na entrada do espetáculo, para comprovação de categoria nos casos de ingresso com desconto previsto: - Credencial plena atualizada (inclusive dependentes); - Carteirinha de estudante, comprovante de matrícula ou de pagamento de mensalidade recente; - Servidores da rede pública de ensino com comprovante; - Documento de identidade (acima de 60 anos); Formas de pagamento: dinheiro, cheque (à vista) e cartões de débito e crédito. Para saber mais, acesse: sescsp.org.br/ingresso Feriados - Quando houver feriado na terça, a venda online de ingressos acontecerá normalmente; - Nas quartas de feriado, a venda nas unidades acontecerá nas quintas. Lugares limitados. O acesso às atividades do Sesc é limitado à capacidade de lotação dos espaços. Não fazemos reserva antecipada de ingressos. Não serão aceitas devoluções de ingressos emitidos ou troca de categoria para ingressos de menor valor. Não será permitida a entrada após o início do espetáculo. OFICINAS

Para uma melhor organização dos cursos e oficinas, não será possível se inscrever em mais de uma atividade caso essas ocorram nos mesmos dias e horários.

Não é permitida a entrada de animais, exceto cão-guia É permitido o consumo de alimentos e bebidas somente na Comedoria e na área indicada na piscina.



UNIDADES DO SESC

Sesc Bauru Tel: (14) 3235-1750

Sesc Belenzinho Tel: (11) 2076-9700

Sesc Birigui Tel: (18) 3642-7040

Sesc Bom Retiro Tel: (11) 3332-3600

Polo Avançado do Sesc em Araçatuba Tel: (18) 3608-5400

Sesc Carmo Tel: (11) 3111-7000 CineSesc Tel: (11) 3087-0500 Sesc Consolação Tel: (11) 3234-3000 Sesc Florêncio de Abreu Tel: (11) 3329-2800 Sesc Interlagos Tel: (11) 5662-9500 Sesc Ipiranga Tel: (11) 3340-2000 Sesc Itaquera Tel: (11) 2523-9200

Sesc Campinas Tel: (19) 3737-1500 Sesc Catanduva Tel: (17) 3524-9200 Sesc Jundiaí Tel: (11) 4583-4900 Sesc Piracicaba Tel: (19) 3437-9292 Sesc Registro Tel: (13) 3828-4950 Sesc Ribeirão Preto Tel: (16) 3977-4477 Sesc Rio Preto Tel: (17) 3216-9300 Sesc São Carlos Tel: (16) 3373-2333

Sesc Osasco Tel: (11) 3184-0900

Sesc São José dos Campos Tel: (12) 3904-2000

Sesc Pinheiros Tel: (11) 3095-9400

Sesc Sorocaba Tel: (15) 3332-9933

Sesc Pompeia Tel: (11) 3871-7700

Sesc Taubaté Tel: (12) 3634-4000

Sesc Santana Tel: (11) 2971-8700

Sesc Thermas de Presidente Prudente Tel: (18) 3226-0400

Sesc Santo Amaro Tel: (11) 5541-4000 Sesc Santo André Tel: (11) 4469-1200 Sesc São Caetano Tel: (11) 4223-8800 Sesc Vila Mariana Tel: (11) 5080-3000

sescsp.org.br/faleconosco

LITORAL Sesc Bertioga Tel: (13) 3319-7700 Sesc Santos Tel: (13) 3278-9800 SescTV Tel: (11) 2076-3550

issn

Sesc Campo Limpo Tel: (11) 5510-2700

Apoio

Sesc Araraquara Tel: (16) 3301-7500

sescsp.org.br

Centro de Pesquisa e Formação Tel: (11) 3254-5600

INTERIOR

Sesc Sorocaba Rua Barão de Piratininga, 555 CEP 18030-160 TEL.: (15) 3332.9933

CAPITAL E GRANDE SÃO PAULO


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.