ABRIL 2019 . SESC BAURU

Page 1

ESPECIAL

ABRIL INDÍGENA

Bauru

PROGRAMAÇÃO

Abril | 2019


Empregados com registro em carteira profissional, estagiários, desempregados há até 12 meses, e pessoas que se aposentaram enquanto trabalhavam em empresas do ramo do comércio de bens, serviços e turismo, podem credenciar-se no Sesc. CREDENCIAL PLENA • TITULAR empregados e desempregados: documento de identidade, CPF, carteira profissional atualizada (no caso dos desempregados, carteira profissional com o último registro, comprovando estar desempregado por até 12 meses) e foto 3x4*. estagiários: termo de compromisso ou carteira de trabalho, documento de identidade, CPF e foto 3x4*. aposentados: documento de identidade, CPF, carteira profissional que comprove aposentadoria quando trabalhava em empresa do comércio de bens, serviços e turismo, além de comprovante do órgão de Previdência Social contendo essas informações e foto 3x4*. titular falecido: o dependente, cujo trabalhador do comércio de bens, serviços e turismo titular é falecido, poderá requerer sua Credencial Plena. Além dos documentos citados na lista de dependentes, deverão apresentar carteira profissional do falecido e certidão de óbito. • DEPENDENTES cônjuge: documento de identidade, CPF, certidão de casamento, ou de nascimento de filhos em comum, ou, ainda, declaração de união estável e foto 3x4*. Para os casos de união estável, a certidão deve mencionar os nomes do casal, os números dos documentos de identidade e assinatura de ambos. filhos, enteados, netos e tutelados (até 21 anos): certidão de nascimento ou documento de identidade, CPF e foto 3x4*. Para os netos, além desses documentos, apresentar também documento que comprove o parentesco com o titular. E para os tutelados, comprovante de tutela. filhos, enteados e netos (entre 22 e 24 anos): documento de identidade, CPF, foto 3x4* e comprovante de matrícula ou pagamento recente de mensalidade em ensino superior, profissionalizante, pós-graduação (lato sensu, stricto sensu ou residência médica), preparatório para o ensino superior ou educação de jovens e adultos (EJA). pais e padrastos: documento de identidade, CPF e foto 3x4*. Para os padrastos e madrastas, é necessário apresentar documento que comprove união com o pai ou mãe do titular. avós: documento de identidade, CPF, documento que comprove o parentesco com o titular e foto 3x4*. A INSCRIÇÃO É GRATUITA, VÁLIDA POR ATÉ 2 ANOS EM TODO O TERRITÓRIO NACIONAL E PODERÁ SER FEITA PELO TITULAR OU DEPENDENTES MAIORES DE 18 ANOS EM QUALQUER UNIDADE DO SESC.

CREDENCIAL ATIVIDADES A emissão da Credencial Atividades é gratuita, individual e permite o acesso às atividades, desde que haja disponibilidade de vagas, sem estabelecer vínculos associativos. Menores de 18 anos devem estar acompanhados dos pais ou responsáveis legais - Documento de identidade, CPF e foto 3x4*. *A foto poderá ser tirada gratuitamente no ato do credenciamento. Em caso de perda ou extravio da credencial será cobrada uma taxa de R$20 para a emissão da segunda via.


especial

06

tecnologias e artes

22

cinema e vídeo

09

ações para a cidadania

26

música

12

saúde

27

dança

15

esporte e atividade física

30

teatro

16

idosos

34

circo

17

meio ambiente

36

Trabalhador do comércio de bens, serviços e turismo credenciados no Sesc e dependentes (Credencial Plena)

crianças

18

alimentação

37

Aposentado, pessoa com mais de 60 anos, pessoa com deficiência, estudante e servidor da escola pública com comprovante

jovens

21

turismo

38

Legendas

Credencial Atividades Unidade Fechada - Dia 19, sexta (Paixão de Cristo)

Classificação Indicativa Livre para todos os públicos Não recomendado para menores de 10 anos Não recomendado para menores de 12 anos Não recomendado para menores de 14 anos Não recomendado para menores de 16 anos Não recomendado para menores de 18 anos

Unidade Aberta - Dia 21, domingo (Páscoa e Tiradentes) Os locais das atividades podem sofrer alterações em caso de mau tempo. Venda de ingressos Para as atividades que acontecem na primeira semana do mês, a venda ocorre na última semana do mês anterior. Para as atividades das demais semanas, a venda de ingressos acontece na primeira semana do mês vigente. Internet Na internet, todas as terças, as vendas começam a partir das 14h pelo portal sescsp.org.br Bilheterias Nas unidades do Sesc do Estado de São Paulo, todas as quartas, as vendas começam a partir das 17h30.Em caso de feriado as vendas terão início no dia útil posterior


O Sesc convida artistas para participar da seleção para a 29ª Mostra de Arte da Juventude, que acontece em agosto de 2019 no Sesc Ribeirão Preto - SP.

Inscrições 15 de março a 15 de abril de 2019 em sescsp.org.br/mostradajuventude


É mentira? Não!

editorial

Abril chega no Sesc Bauru com diversas opções de programação... e não é mentira não! Mediação de leituras, bate-papos e exibição de filmes compõem o especial ABRIL INDÍGENA, que possibilita conhecer, discutir e refletir questões e contextos relacionados aos índios. Para estimular o bem-estar e a qualidade de vida, o projeto INSPIRA – AÇÕES PARA UMA VIDA SAUDÁVEL traz Feira Holística, bate-papo sobre terapias complementares, além de apresentações artísticas e musicais em um final de semana voltado à introspecção e à serenidade. Arte e imaginação não devem faltar para as crianças: o SONS&CENAS PARA BEBÊS convida a pensar sobre esperança, sonhos e paternidade com o espetáculo “Mim, a menina mundo”, inspirado na obra “O Pequeno Príncipe”, de Antoine de Saint-Exupéry. O agito fica por conta do show “Taurina”, com a cantora Anelis Assumpção, que apresenta sons da música brasileira com influências de dub, reggae e afrobeat. E na dança, a imprevisibilidade e a criatividade ocupam o Sesc com a apresentação “Playlist”. E tem circo? Tem sim senhor! O espetáculo “Experimento Circo”, com Circo Amarillo, mescla o tradicional e o contemporâneo numa série de números inspirados na linguagem popular do circo de rua, que promete deixar a plateia boquiaberta. Meio ambiente e sustentabilidade também cabem aqui: neste mês é possível aprender a criar soluções alternativas para o reaproveitamento de materiais e resíduos. E para não dizer que não falamos de esporte... bate-papo seguido de vivência sobre as novas regras de basquete e, no feriado, um Festival de Futebol Soçaite. Depois de tudo isso, se você ainda acreditar que Abril é o mês da mentira... venha nos fazer uma visita!


6

Abril Indígena Atividades em diversos formatos e linguagens que abordam a luta dos povos indígenas por seus territórios e promovem o respeito à diferença. Grátis.

MÚSICA BRÔ MC’S Grupo composto por quatro jovens indígenas Guarani Kaiowá, da Reserva de Dourados (MS) que fazem rap para manifestar seus anseios e a realidade social que os envolve. O rap do BRÔ MC’s é cantado em português e em guarani, e as rimas falam da história e da luta de seu povo. XXDia 10, quarta, 20h30. Área de Convivência.

Foto: Higor Lobo

especial


Com Jéssica Batista, educadora. Encontros para aproximar crianças e livros, estimulando os pequenos leitores na jornada de embarcar no mundo da palavra escrita, das histórias e das poesias. Neste mês, histórias da literatura produzida por escritores indígenas. XXDe 6 a 28, sábados e domingos, das 14h30 às 18h. Espaço de Leitura.

FEIRA DE LIVROS INDÍGENAS Espaço de exposição e apresentação de obras da literatura produzida por indígenas no Brasil. A feira conta com o lançamento das obras: “Coração na aldeia, pés no mundo”, da escritora e cordelista Auritha Tabajara, e “Das coisas que aprendi sala de aula”, do escritor e professor Daniel Munduruku. XXDia 13, sábado, das 15h às 17h30. Hall de Exposições.

Foto: Divulgação

LITERATURA MEDIAÇÃO DE LEITURA: LITERATURA INDÍGENA

BATE-PAPOS ENCONTRO COM OS AUTORES: DANIEL MUNDURUKU E AURITHA TABAJARA O escritor e professor Daniel Munduruku e a também escritora Auritha Tabajara apresentam seus mais recentes trabalhos em uma roda de leitura seguida de conversa sobre literatura indígena e as tradições orais de seus povos. XXDia 13, sábado, das 17h30 às 18h30. Hall de Exposições.

PROGRAMA VOZ INDÍGENA Conversa com os idealizadores e produtores do programa Voz Indígena, transmitido pela rádio UFSCar. O programa, já na terceira temporada, tem o compromisso de difundir os saberes e as lutas indígenas pela voz de seus protagonistas. XXDia 11, quinta, das 19h às 21h. Área de Convivência.

7

PASSEIO AS COISAS DO CÉU: OBSERVATÓRIO DIDÁTICO DE ASTRONOMIA “LIONEL JOSÉ ANDRIATTO” BAURU (SP) Para explorar o céu estrelado sob a ótica dos indígenas, o passeio se inicia com uma atividade mediada pelos educadores do Observatório e por David Terena, da Comunidade Aldeia Ekeruá, para o reconhecimento do céu e uma narração de histórias. Em seguida, os participantes constroem um planisfério celeste para auxiliar na localização dos astros e uma réplica do observatório solar indígena para conhecer a marcação do tempo correlacionando essa marcação com os fenômenos da natureza. A visita se encerra com a observação do céu no telescópio. XXDia 12, sexta, 18h30. Informações e inscrições na Central de Atendimento. Embarque no Sesc Bauru.


Foto: Divulgação

8

gerando polêmica entre historiadores e antropólogos em relação à sua origem e identidade. É identificado como um Guajá por um índio intérprete, órfão de 18 anos, que havia sido resgatado, há 10 anos, pelo próprio sertanista, dos maus tratos de um fazendeiro. Mais uma surpresa do destino: os dois índios reconhecem-se como pai e filho, sobreviventes do massacre de anos antes, que acreditavam estar mortos. XXDia 2.

O ABRAÇO DA SERPENTE Dir.: Ciro Guerra / Colômbia, Venezuela, Argentina / Ficção / 2016 / 124 min. O último sobrevivente de uma tribo trabalha com dois exploradores ao longo de 40 anos. Juntos eles buscam uma rara planta medicinal. XXDia 9.

CINEMA POVOS INDÍGENAS VALORIZAÇÃO E RESISTÊNCIA A mostra desse mês traz uma seleção de filmes que discutem tanto a diversidade de experiências e identidades dos povos indígenas, quanto as problemáticas enfrentadas, ainda hoje, no que se refere à compreensão de sua importância e de suas territorialidades. XXTerças, 19h30. Auditório. 165 lugares. Retirada de ingressos com 30 minutos de antecedência na Central de Atendimento. Grátis.

SERRAS DA DESORDEM Dir.: Andrea Tonacci / Brasil / Documentário / 2006 / 135 min. Carapirú é um índio nômade que, após ter seu grupo familiar massacrado num ataque surpresa de fazendeiros, consegue escapar e viver, durante 10 anos, perambulando pelas serras do Brasil central. Capturado em novembro de 1988, a dois mil quilômetros de distância de seu ponto de partida, é levado pelo sertanista Sydney Possuelo para Brasília. Sua história ganha as páginas dos jornais,

PIRIPKURA Dir.: Bruno Jorge, Mariana Oliva, Renata Terra / Brasil / Documentário / 2017/ 82 min. Dois indígenas nômades, do povo Piripkura, sobrevivem cercados por fazendas e madeireiros numa área ainda protegida no meio da floresta amazônica. XXDia 16.


Foto: Divulgação

cinema e vídeo

9 TERROR NO BOSQUE KWAIDAN AS QUATRO FACES DO MEDO

MARTÍRIO Dir: Vincent Carelli, Ernesto de Carvalho, Tita / Brasil / Documentário / 2016 / 160 min. Uma análise da violência sofrida - também nos dias de hoje - pelo grupo Guarani Kaiowá, uma das maiores populações indígenas do Brasil e que habita as terras do centrooeste brasileiro, entrando constantemente em conflito com as forças de repressão e opressão organizadas pelos latifundiários, pecuaristas e fazendeiros locais, que desejam exterminar os índios e tomar as terras para si. XXDia 23.

CHUVA É CANTORIA NA ALDEIA DOS MORTOS Dir.: João Salaviza, Renée Nader Messora / Brasil, Portugal / Ficção / 2018 / 113 min. Não há espíritos ou serpentes nesta noite e a floresta que envolve a aldeia está tranquila. Ihjãc é um jovem indígena krahô, do norte do Brasil, e tem pesadelos desde que perdeu o pai. É hora de organizar a cerimônia funerária para o espírito poder partir para a aldeia dos mortos. O luto deve cessar. Negando seu dever e querendo escapar de um processo de se tornar um xamã, Ihjãc foge para a cidade. Longe de seu povo e de sua cultura, ele enfrenta a realidade de ser indígena no Brasil contemporâneo. XXDia 30.

Dir.: Masaki Kobayashi / Japão / 1964 / 183 min. Com base em quatro histórias de fantasmas de Lafcadio Hearn, escritor grego naturalizado japonês, essa obra-prima vencedora do Grande Prêmio do Júri no Festival de Cannes é uma experiência assustadora de rara beleza pictórica e sensorial. XXDia 26, sexta, 21h. Bosque. 80 lugares.Retirada de ingressos com 30 minutos de antecedência na Central de Atendimento. Grátis.

CURSO MEU PRIMEIRO CURTA MÓDULO 1: HISTÓRIA E LINGUAGEM AUDIOVISUAL XXDe 13/4 a 4/5, sábados, das 10h30 às 13h30. Espaço de Tecnologias e Artes. 20 vagas. Grátis. Informações na pág. 23.

ENCONTRO DE PRODUTORES AUDIOVISUAIS XXDias 6 e 27/4, 11 e 25/5, 8 e 29/6, sábados, das 15h às 17h. Espaço de Tecnologias e Artes. 20 vagas. Inscrições no horário e local. Grátis. Informações na pág. 24.


APOIO

SINCOMERCIO PREFEITURAS MUNICIPAIS

REALIZAÇÃO


verbete Topônimo O nome de um lugar é a tentativa de expressar a paisagem na linguagem. 11 Assim são todos os lugares: um misto de paisagem e palavra. Certas vezes, procuramos traduzir as impressões que eles nos provocam, e lhes chamamos lugar da serra grande, verde, escarpada... ou lugar do rio fundo, largo, preto... Outras vezes transferimos para o território nossos anseios coletivos ou nossas histórias. É desse modo que surgem lugares em homenagens aos feitos ou a pessoas, expressões de desejos ou de expectativas. Com efeito, a toponímia conta uma história geográfica de cada lugar. Ao fazê-lo, no entanto, indicia fatos e contextos humanos. Nomear um lugar é trazer o meio para a esfera da linguística, da história, da cultura. Uma parte significativa do vocabulário geográfico brasileiro tem origem nas famílias linguísticas Tupi-Guarani, Karib, Aruak e algumas do tronco Macro-Jê. Por um lado, cada um desses topônimos nos convidam ao olhar contemplativo da paisagem, em busca daquilo que nos contam sobre a nossa terra. Por outro, seu conjunto nos narra a história da ocupação de nosso território. Há, sem dúvida, muito mais vestígios linguísticos de nossos povos originários do que aldeias e comunidades a habitá-los. Em tempos prementes para o cuidado com o meio, para o aprofundamento das críticas à exploração excessiva dos recursos, pensar os topônimos em línguas dos indígenas no Brasil pode nos despertar para que, coletivamente, construamos possibilidades de existência. Não apenas preencher o território com palavras, mas garantir a existência dos povos que as inventaram; inspirar-se não somente na poesia desses nomes, mas na riqueza de outros modos de cultura e de cultivo – outras paisagens de vida.


Divulgação Foto:Foto: Caroline Bittercourt

música

12

Autorias

Músicos e bandas apresentam seus repertórios autorais ou releituras não convencionais de composições já existentes. XXQuartas, 20h30. Área de Convivência. Grátis.

MANU SAGGIORO

BRÔ MC’S

ANELIS ASSUMPÇÃO

“Clarões” Show inédito de lançamento do primeiro disco da cantora e compositora Manu Saggioro. Com direção artística de Ceumar, “Clarões” traz composições inéditas de Tetê Espíndola, Tavinho Limma, Levi Ramiro, entre outros, além da própria Manu. Com sonoridades que vão da música caipira ao rock do jazz, a MPB, traz ainda influências latinas, regionais e do blues. XXDia 3

XXDia 10 Informações na pág. 6.

“Taurina” A cantora paulista apresenta o show do seu terceiro e mais recente álbum, que traz sons da música brasileira com influências de dub, reggae e afrobeat. O disco, com sua poética descompromissada, é inspirado na cidade de São Paulo e na alquimia da cozinha da cantora. XXDia 24

DINGO BELLS “Todo Mundo Vai Mudar” O grupo gaúcho de indie rock apresenta seu novo álbum “Todo Mundo Vai Mudar”. Com mais de dez anos de estrada, a banda já se apresentou em grandes festivais da cena alternativa. XXDia 17


Todos os sábados, músicas para todos os ouvidos. O projeto apresenta intérpretes e interpretações mais populares da música nacional e estrangeira. XXSábados e feriado, 16h. Área de Convivência. Grátis.

Foto: Eduardo Vessoni

MÚSICA PARA TODOS

13

MAWACA “A Hora do Horo: Cirandas de lá pra cá” Com músicas do repertório do projeto “Inquilinos do Mundo” e outros temas que fazem parte da sua trajetória, o grupo apresenta músicas de diversas tradições mediterrâneas, balcânicas, africanas, japonesas, chinesas e ancestrais que possibilitam a pesquisa de sonoridades múltiplas e danças circulares. XXDia 6 Esta apresentação faz parte do projeto Inspira.

ZÉ EDUARDO “Baile do Zé” O cantor e compositor apresenta o lançamento de seu primeiro disco cujo norte é a Música Preta Brasileira, acompanhado por um time de músicos consagrados. Dançante e com pitadas de romantismo, o repertório passa ainda por releituras de artistas como Tim Maia, Jorge Ben, Ray Charles e Zeca Pagodinho. XXDia 13

NILL GUIMARÃES “Body and Soul” O Show celebra a inventividade jazzística de Ella Fitzgerald e Amy Winehouse. Nill Guimarães e seu sexteto promovem o encontro destes fenômenos musicais com arranjos próprios e de muita qualidade. XXDia 20

ALAN SILVA E REGIONAL GINGA LIGEIRA COM PARTICIPAÇÃO DE ALESSANDRO PENEZZI “Vamo que Vamo” O grupo de Ribeirão Preto reúne obras do primeiro álbum, destacando o resgate do violão como instrumento solista em formação tradicional dos antigos regionais que marcaram época. A apresentação conta ainda com a participação especial do multi-instrumentista Alessandro Penezzi. XXDia 27

RODRIGO JOSÉ E BANDA CHIC10 Rodrigo José é o maior representante da música cafona atual. Unindo Elvis e Odair José, James Brown e Wando, ele recriou o estilo, tornando-o atual e vigoroso. A primeira vista, o cantor parece estar deslocado no tempo, vivendo nos anos 70. Apreciador do modo de vida simples da época, Rodrigo fala de amor com a mesma paixão e pureza de seus ídolos do passado. XXDia 1/5

CLUBE DO VINIL AUDIÇÃO “FAIRY TALES” Com Aran Carriel, jornalista & artista experimental da Autoboneco+<, curador do CinExtinção e Extinção Discos. Audição na íntegra e bate-papo sobre o disco “Fairy Tales”, de 1988, da banda santista Harry, pioneira no rock eletrônico brasileiro. O albúm é considerado um dos mais emblemáticos do underground nacional. XXDia 12, sexta, das 19h30 às 21h. Sala de Uso Múltiplo 3. Grátis.


Foto: Divulgacão

14

Toadas Projeto que apresenta a versatilidade da viola, passando pela delicadeza e sensibilidade das modas, a releitura de músicas tradicionais em arranjos contemporâneos e novas experimentações do gênero.

KAROLINE VIOLEIRA “Raízes e Lembranças” A cantora, violeira e violonista botucatuense apresenta um repertório de modas de viola, pagodes, cururus, cateretês, lundus, guaranias e querumanas, com destaque para clássicos de compositores da nossa região. XXDia 28, domingo, 11h. Área de Convivência. Grátis.


Foto: Ed Félix

dança

15 NA ROTA DA DANÇA Cada dança carrega em seus intérpretes os traçados dos lugares, de suas origens, de suas histórias. É no corpo que revisitamos as cartografias que ligam o passado ao futuro e as tradições ao contemporâneo. Dançar marca localidades, extrapola territorialidades e mistura a arte às práticas corporais. Essa rota da dança nos leva ao oeste paulista, com o Batuque de Umbigada.

CURSO NA ROTA DA DANÇA: BATUQUE DE UMBIGADA Com Grupo Batuque de Umbigada. O curso possibilita conhecer o significado dos gestos e movimentos dessa manifestação e ampliar o repertório corporal dos participantes. XXDe 6 a 27, sábados, das 10h30 às 12h. Área de Convivência. Inscrições no horário e local da atividade. Grátis.

ECTÓPICOS - DANÇAS POR TODOS OS LUGARES Fora do posicionamento correto; deslocado do lugar. Espetáculos e intervenções de danças que ocorrem fora do palco, provocando infinitas e inusitadas possibilidades de expressões, modificando olhares sobre o corpo e o espaço.

CURSO IMPROVISAÇÃO COLABORATIVA EM DANÇA Com Movasse – Coletivo de Criação em Dança. Residência artística centrada na improvisação em dança. O objetivo é desenvolver no dançarino a criação de relações em cena durante a improvisação por meio de uma “escuta colaborativa”. O coletivo propõe compartilhar com os participantes as práticas que integram o constante processo de criação do trabalho “Playlist”. XXDias 25 e 26, quinta e sexta, das 14h às 17h. XXDia 27, sábado, das 14h às 16h e das 17h30 às 18h30. Salas de Uso Múltiplo 2 e 3. 15 vagas. Atividade Sequencial. Inscrições na Central de A tendimento. Grátis.

ESPETÁCULO PLAYLIST Com Movasse – Coletivo de Criação em Dança. Uma improvisação interativa, baseada em elementos definidos pelo público antes de cada apresentação. A imprevisibilidade e a criatividade são características da obra que permite ao público escolher a trilha sonora e também algumas composições cênicas. A plateia participa como um norteador do espetáculo, tornando-a parte da construção dele, um trabalho único cada vez que é realizado ao interagir de forma harmônica com o público estimulador. Improvisadores Coletivo Movasse: Andrea Anhaia, Carlos Arão, Cibele Maia Ester França. Trilha Sonora Compilação: Equipe Playlist Definição: Plateia Duração: 50 min. XXDia 28, domingo, 17h. Área de Convivência. Grátis.


Foto: Divulgação

teatro

16

LAMPEJOS: EXPERIMENTOS PARA CENAS CURTAS Um laboratório para pesquisas e propostas para cenas curtas nas diferentes linguagens plásticas, em que as poéticas e dramaturgias da luz, do som e dos materiais podem ser explorados por meio da investigação de elementos inusitados e pouco convencionais.

CURSO A LUZ COMO PROCESSO Com C9 Iluminação. A atividade propõe uma experimentação das artes cênicas e visuais a partir da luz, linguagem abstrata e essencial à criação artística. De equipamentos convencionais ao não convencionais, os encontros pretendem abordar aspectos técnicos e exercícios de criação da dramaturgia da luz e suas camadas narrativas. XXDe 26/4 a 31/5, sextas, das 16h30 às 21h30. Salas de Uso Múltiplo 2 e 3. 20 vagas. Inscrições na Central de Atendimento. Atividade Sequencial. Destinado a artistas de teatro, profissionais da iluminação e interessados em geral. Grátis.

ESPETÁCULO COLÔNIA A partir de uma “palestra-performance”, o espetáculo enfatiza uma realidade social histórica e convida a plateia a acompanhar a evolução de um pensamento voltado às designações da palavra “colônia”. Para que a diversidade de definições tivesse uma confluência, dois fatos catalisadores foram escolhidos: a condição colonial do Brasil - com muitos aspectos ainda em pleno vigor nas dinâmicas e nas mentalidades - e a história do manicômio Hospital Colônia de Barbacena (MG), onde 60 mil pessoas foram torturadas e mortas. Ao mesmo tempo, a partir de uma análise sintática e morfológica, o espetáculo cria relações e discute forças propulsoras para uma ideia de descolonização, sobretudo do pensamento. Idealização e atuação: Renato Livera Direção: Vinicius Arneiro Dramaturgia: Gustavo Colombini Duração: 60 min. XXDia 9/5, quinta, 20h30. Auditório. 165 lugares. R$5,00 R$8,50 R$17,00

VENDA ONLINE:

Dia 23/4, terça, a partir das 14h, pelo portal sescsp.org.br

VENDA NAS UNIDADES:

Dia 24/4, quarta, a partir das 17h30, nas Centrais de Atendimento das unidades do Sesc. Ingressos limitados a 4 por pessoa.


Foto: Divulgação

circo

17

É dia de circo! Espetáculos, oficinas e outras ações relacionadas ao universo circense.

ESPETÁCULO EXPERIMENTO CIRCO Com Circo Amarillo. Na comunicação entre o circo tradicional e o contemporâneo, três personagens se juntam para dar vida a uma série de números circenses dentro de um espetáculo com a linguagem popular do circo de rua. Risco, surpresa e imaginação geram uma cumplicidade com o público. A música tocada ao vivo faz ressaltar a fineza e a precisão da movimentação dos atores. O espetáculo mescla linguagens de expressão teatral, música, dança e técnicas circenses como arame, malabarismo, mão a mão, diabolô, malabarismo com fogo, tecido, doble trapézio. Elenco: Luciana Menin, Marcelo Lujan e Pablo Nordio. Duração: 50 min. XXDia 18, quinta, 20h30. Praça de Entrada. Grátis.


18

Cênicas para a Família XXDomingos, 16h. Auditório. 165 lugares. Retirada de ingressos com 30 minutos de antecedência na Central de Atendimento. Grátis.

TEATRO MARY E OS MONSTROS MARINHOS Com Companhia Delas de Teatro. A peça conta a história de Mary Anning, famosa paleontóloga que viveu na Inglaterra no início do século XIX. De família pobre, Mary começou a trabalhar com apenas 12 anos, sobreviveu a tempestades e enfrentou perigosos deslizamentos de terra para fazer grandes descobertas. Estudou anatomia dissecando répteis em sua cozinha e assim foi capaz de remontar o primeiro esqueleto de um ictiossauro (um gigante monstro marinho da época dos dinossauros!). Nessa fábula, a princesa é uma cientista que enfrenta os obstáculos com inteligência, coragem e determinação! XXDia 7.

Foto: Tuca Fachin

crianças


Com Caxote Coletivo. Livremente inspirado no Livro “O pequeno príncipe” de Antoine de Saint - Exupéry, o espetáculo conta a história da pequena Mim que vivia num planeta onde todas as pessoas eram muito parecidas. Sentindo-se deslocada e movida por seu imenso espírito de aventura, Mim decide embarcar numa viagem rumo à Terra, iniciando uma grande jornada onde conhece pessoas que vivem suas diferenças com muita coragem. Num mundo cada vez mais dividido, o espetáculo celebra a coragem de ser quem se é. XXDia 21.

Foto: Alice Giordano

TEATRO MIM, A MENINA MUNDO

19

CIRCO ÓQUES PÓQUES BORÓQUES Com Cia Anjos Voadores. O espetáculo traz a história de Bela, uma bailarina que ama o circo e tem um único amigo: o boneco Fusca-Fusca. Bela faz um pedido para conhecer um palhaço de verdade, e então, a magia do circo toma conta da história. XXDia 28.

CINEMA PARA A FAMÍLIA KUBO E AS CORDAS MÁGICAS Dir.: Travis Knight / EUA / 2016 / 90 min. Kubo vive uma normal e tranquila vida em uma pequena vila no Japão com sua mãe. Até que um espírito vingativo do passado muda completamente sua vida, ao fazer com que todos os

tipos de deuses e monstros o persigam. Agora, para sobreviver, Kubo terá de encontrar uma armadura mágica que foi usada pelo seu falecido pai, um lendário guerreiro samurai. XXDia 14, domingo, 16h. Auditório. 165 lugares. Retirada de ingressos com 30 minutos de antecedência na Central de Atendimento. Grátis.


Foto: Divulgação

20

SONS&CENAS PARA BEBÊS ESPETÁCULO MEU JARDIM Com Grupo Sobrevento. Entediado, em meio a um deserto, um viajante decide criar um jardim. Mas como fazê-lo? A partir do texto da autora belga de origem iraniana Mandana Sadat, o Grupo Sobrevento compõe um espetáculo que fala de esperança, sonhos e paternidade. Texto: Mandana Sadat Tradução e adaptação: Luiz André Cherubini e Sandra Vargas Interpretação: Luiz André Cherubini e Maurício Santana Direção geral: Luiz André Cherubini e Sandra Vargas Duração: 45 minutos XXDia 14, domingo, 10h30. Ginásio. 40 vagas para bebês de até 3 anos acompanhados de um adulto responsável durante toda a atividade. Retirada de ingressos com 30 minutos de antecedência na Central de Atendimento. Grátis.

ATELIÊ ARTES E ARTIMANHAS: BRINCANDO COM ARGILA Com Paula Brait, educadora do Espaço de Brincar. Modelar o barro é uma forma de estabelecer conexão com a natureza e estimular os sentidos. Nessa oficina, os participantes são convidados a soltar a criatividade para criar novos objetos e formas a partir da argila. XXDe 3 a 24, quartas, das 16h às 19h e sábados, das 14h30 às 17h30. XXDias 3 e 6 - Máscaras divertidas XDias X 10 - Desenhos na argila XXDias 17 e 20 - Vasos e potinhos XXDia 24 - Animais Espaço de Brincar. Inscrições no horário e local da atividade. Grátis. A partir de 3 anos.

OFICINAS MÓBILES DA NATUREZA Com Alisée Basilone e Katherine Perches, artistas visuais e educadoras infantis. Texturas, formas, sons e cheiros da natureza são explorados e vivenciados nesta atividade, que convida os pequenos a um passeio ao bosque para coleta de sementes, gravetos e folhas secas. Após a escolha dos elementos naturais, as crianças podem amarrar, colar, cortar e soltar a criatividade na confecção de móbiles grandes e pequenos. XXDias 7 e 21, domingos, das 14h às 16h. Espaço de Tecnologias e Artes. 30 vagas para bebês de até 3 anos acompanhados de um adulto responsável durante toda a atividade. Inscrições no horário e no local da atividade. Grátis.

TECELAGEM EM PAPEL Com educadores de Tecnologias e Artes do Sesc. Partindo de técnicas ancestrais, vindas de povos originários, a oficina propõe a criação de padrões trançados, que podem ser aplicados das mais diversas maneiras. XXDias 14 e 28, domingos, das 14h30 às 17h30. Espaço de Tecnologias e Artes. 20 vagas. Inscrições no horário e no local da atividade. Grátis.


Atividade para jogar, criar e descobrir jogos de tabuleiro clássicos e contemporâneos.

Foto: Laura Camargo

COVIL

jovens

ENCONTROS RPG Com os narradores Flávio Raoni, da Associação Botucatuense de RPG, e Rafael Santos, do canal Mestre Xis. RPGs - role-playing games, ou jogos de interpretação de papéis - são jogos colaborativos de contação de histórias, nos quais os participantes criam personagens e desenvolvem narrativas - heroicas, mágicas, em mundos fantásticos onde o limite é a imaginação dos jogadores. XXDe 5/4 a 29/6, sextas, das 14h às 18h e sábados, das 10h às 14h. Exceto dias 19 e 20/4. Espaço de Tecnologias e Artes. Grátis.

VIVÊNCIA MEDIAÇÃO ABERTA DE JOGOS DE TABULEIRO Com o grupo Joga Cuesta. Espaço aberto de jogos de tabuleiro modernos, com mesas monitoradas para idades variadas, com temas amplos e abrangentes de diversas complexidades. A monitoria visa apresentar os jogos ao público e trazer novidades da área, para leigos e conhecedores do hobby. XXDe 6/4 a 7/7, sábados e domingos, das 14h às 18h. Hall do Espaço de Brincar. 40 vagas. Inscrições no horário e local da atividade. Grátis.

21

JUVS

SARAU DI VERSO

Com educadores do Sesc. Um espaço para pensar, falar, fazer, criar, curtir, ser e estar. Programa destinado a jovens acima de 12 anos com bate-papos, vivências, oficinas, exibição de filmes, práticas esportivas e mostras artísticas. O planejamento e o conteúdo das atividades são construídos conjuntamente com os participantes, sempre buscando estimular a participação, a socialização, a autonomia, o respeito às diversidades e a ampliação do repertório cultural. XXA partir do dia 10, quartas e sextas, das 15h às 18h. XXExceto dia 19, sexta. Sala de Uso Múltiplo 3. 30 vagas. Inscrições antecipadas na Central de Atendimento. Grátis.

Juventude em forma de poesia. Um espaço diverso para a livre expressão dos jovens e adolescentes através da literatura, música, teatro e dança. O palco é aberto a todos que queiram somar com sua arte e sua mensagem XXDia 12, sexta, das 19h às 20h30. Auditório. 165 lugares. Inscrições no horário e no local da atividade. Grátis.


Foto: Divulgação

tecnologias e artes

22

Cursos Livres de Artes e Tecnologias

Atividades para criadores: artistas profissionais e amadores, estudantes, makers, artesãos, inventores e curiosos. Inscrições na Central de Atendimento. Atividades Sequenciais. Grátis.

MUSICA ELETRÔNICA: PRODUÇÃO MUSICAL, COMPOSIÇÃO E PROCESSO CRIATIVO Com Guilherme Vazzoler Rigolin, produtor musical, DJ e designer gráfico de formação. O curso apresenta os conceitos básicos da construção, composição e produção de uma música. A proposta é construir uma faixa do início ao fim, passando por todos os processos: composição, produção, mixagem e masterização. XDe X 9/4a18/6,terças,das19hàs22h. Espaço de Tecnologias e Artes. 20 vagas.

ENCADERNAÇÃO MANUAL BELGA Com Anna Nova, designer e artesã. Encadernação é a expansão e o registro da memória. É uma técnica milenar de expressar e registrar nossa personalidade, assim como espaço de manifestação da criatividade. Nestes encontros, os participantes podem se aproximar da técnica de encadernação do tipo belga, em que as páginas são costuradas de forma independente. XDe X 10 a 24, quartas, das 19h às 21h. Espaço de Leitura. 20 vagas.


Com Liene Saddi, doutora em Artes Visuais, docente do curso de Produção Audiovisual das Faculdades Integradas de Bauru. Por meio de exemplos de filmes e programas de caráter ficcional, documental e experimental, os encontros abordam as questões relativas à linguagem audiovisual, aprofundando a compreensão dos elementos que interagem no discurso fílmico e uma breve história do cinema e da TV. XXDe 13/4 a 4/5, sábados, das 10h30 às 13h30. Espaço de Tecnologias e Artes. 12 vagas.

Foto: Caroline Rohwedder

MEU PRIMEIRO CURTA: MÓDULO 1: HISTÓRIA E LINGUAGEM AUDIOVISUAL

23

FOTOGRAFIA: DA TÉCNICA À POÉTICA Com Caroline Rohwedder, fotógrafa e arte-educadora, licenciada pela Unesp/Bauru. O curso tem como proposta ingressar o aluno no mundo da fotografia, estudando um pouco de sua história e surgimento, o funcionamento de uma câmera, técnicas de fotografia, aulas práticas com produção e pós-produçãotratamento de imagens, plástica e criação. XXDe 10/4 a 26/6, quartas, das 15h às 18h. Exceto dia 1°/5. XXMódulo I - História da Fotografia / Técnicas fotográficas; XXMódulo II - Prática e Poética Fotográficas; XXMódulo III - Tratamento de Imagem / Exposição. Espaço de Tecnologias e Artes. 15 vagas. Os participantes devem trazer suas próprias câmeras fotográficas.

CRIAÇÃO E MODELAGEM DE JOIAS EM RHINOCEROS Com José Manuel Domínguez, arquiteto e pesquisador de fabricação digital e prototipagem rápida. O curso apresenta a ferramenta Rhinoceros, um software de modelagem tridimensional para criação e materialização das ideias dos participantes por meio da prototipagem rápida (impressão 3D), com foco em desenvolvimento de adornos e joalheria. Não é necessária experiência prévia com modelagem 3D. XXDe 11/4 a 4/7, quintas, das 14h às 17h. Exceto dia 20/6. Espaço de Tecnologias e Artes. 15 vagas.

TÉCNICAS DE IMPRESSÃO: MONOTIPIA, ESTÊNCIL E SERIGRAFIA Com Gastão Debreix, artista visual. Uma série de atividades orientadas, em que os participantes são convidados a experimentar as diversas possibilidades expressivas com diferentes meios de impressão e estamparia, como a monotipia, máscaras de stêncil e a serigrafia. XXDe 11/4 a 27/6, quintas, das 19h às 22h. Exceto dia 20/6. Sala de Uso Múltiplo 4. 15 vagas.


Foto: Divulgação

24

Encontros, Oficinas e Ateliês Temáticos

Espaços horizontais de aprendizado e criação, reunindo realizadores, pesquisadores, curiosos e estudantes em um processo livre de troca e produção de conhecimento. Inscrições no horário e local das atividades.

ENCONTRO DE PRODUTORES AUDIOVISUAIS Ponto de articulação entre realizadores de cinema e vídeo de Bauru e região. Dois encontros mensais que discutem a viabilização de projetos, financiamento, desenvolvimento, distribuição, leituras coletivas e mapeamento da produção regional. Um espaço para compartilhar experiências, processos e olhares. XXDias 6 e 27/4, 11 e 25/5 e 8 e 29/6, sábados, das 15h às 17h. Espaço de Tecnologias e Artes. 20 vagas. Grátis.


Com Diego Pessoa, educador de Tecnologias e Artes do Sesc. Criação de pequenas animações utilizando materiais variados e a técnica de animação quadro-aquadro conhecida como stop-motion. XXDia 4, quinta, das 19h às 21h. Espaço de Tecnologias e Artes. 15 vagas. Grátis.

SKETCH Com mediação do GAS (Grupo de Artes Sequenciais). Encontros mensais e abertos a todos os públicos interessados em ilustração, incluindo iniciantes. Uma atividade para estimular os estudos de desenho ou trocar experiências com convidados da região XXDias 30/4, 28/5, 25/6, terças, das 14h às 17h. Salas de Uso Múltiplo 2 e 3. 30 vagas. Grátis.

ATELIÊS MUNDOS IMAGINÁRIOS: CRIAÇÃO COLETIVA DE UNIVERSOS

Foto: Divulgação

OFICINAS CRIANDO GIFS COM STOP-MOTION

Com Bruno Müller, educador de tecnologias e artes do Sesc, e Leo Alvarez, mestrando em Design pela Unesp/Bauru. Através de jogos narrativos, oficinas de artes e debates sobre mundos fantásticos, os participantes desenvolvem coletivamente lugares ficcionais: personagens, reinos, lendas e mistérios como cenários para grandes aventuras. XXAté 25/6, terças, das 15h às 17h. Exceto dia 2/4. Espaço de Tecnologias e Artes. 15 vagas. Grátis.

EXPLORAÇÕES SONORAS E VISUAIS Com Diego Pessoa, educador de Tecnologias e Artes do Sesc. Com ênfase na gambiarra e no faça-você-mesmo são criados e explorados instrumentos musicais, técnicas de projeção e iluminação, efeitos visuais e sonoros. Os encontros abrangem de conceitos básicos de eletrônica e construção de baixo custo a Jam sessions audiovisuais passando por momentos de troca de referências e criação de samplers. XXDias 20/4, 4 e 18/5, 1, 15 e 29/6 e 13 e 27/7, sábados, das 14h30 às 17h30. Espaço de Tecnologias e Artes. Grátis.

ENCONTRO GLITCH Encontro mensal para artistas digitais, criadores e desenvolvedores de jogos, apresentarem seus games e ideias aos demais, que jogam, trocam experiências e críticas dos trabalhos expostos. XXDias 30/4, 28/5, 18/6 e 30/7, terças, das 19h às 21h30. Espaço de Tecnologias e Artes. 30 vagas. Grátis.

25


Foto: Divulgação

saúde

26

Inspira - Ações para uma vida saudável O projeto, que acontece em abril em todas as unidades do Sesc em São Paulo, tem como objetivo promover a saúde, inspirando públicos de todas as idades a desenvolverem hábitos saudáveis.

VIVÊNCIA ACOLHIMENTO COM AROMATERAPIA Com João Maciel, co-idealizador e fundador do Instituto Shanti. Recepção do público com esta técnica terapêutica para propiciar a harmonização dos participantes e do ambiente. XXDia 5, sexta, às 19h. Ginásio. Grátis.


Foto: Divulgação

VIVÊNCIAS MEDITAÇÃO COM TAMBORES FLOW Com Monica Jurado e Tambores Flow. Experiência com respiração, ritmo e sentidos. A meditação convida a refletir sobre o movimento e estimula hábitos físicos saudáveis. O público é convidado a meditar ou a tocar os tambores. Neste último caso é necessário trazer o seu instrumento. XXDia 5, sexta, às 19h30. Ginásio. Grátis.

27

PALESTRA PANORAMA DAS TERAPIAS COMPLEMENTARES: NA COMUNIDADE E NA ESCOLA Com Fernando Perri, instrutor de ioga e terapeuta ayurvédico, e Fernanda Rossi, docente da Unesp/Bauru. A conversa traz um panorama sobre a oferta, a procura e o acesso a terapias holísticas e complementares na cidade de Bauru. Apresenta também um estudo sobre as experiências do processo de formação de professores e da inserção do yoga na educação infantil e no ensino fundamental. XDia X 5, sexta, às 20h15. Auditório. 165 lugares. Retirada de ingressos a partir das 18h30 na Central de Atendimento. Grátis.

CHÁ COM MEDITAÇÃO Com Erika Kobayashi, especialista em chás e performer, autora do blog Cerimônia do Chá. Performance inspirada na cerimônia do chá. A atividade convida as pessoas a meditarem e desfrutarem de um momento de tranquilidade, tendo acesso a conceitos filosóficos e estéticos desta arte tradicional japonesa. XDia X 6, sábado, às 10h30. Hall de Exposições. Grátis.

IOGA Com Erica Sitta, fonoaudióloga e instrutora de Hatha e Tantra Yoga. Filosofia de vida que busca o equilíbrio interior, a ampliação da consciência e a união do indivíduo a sua verdadeira natureza. A vivência explora as formas e movimentos, com exercícios de respiração e posturas, mesclando tonicidade e relaxamento. XDia X 6, sábado, às 11h15 . Ginásio. Necessário trazer sua esteira. Grátis.


Foto: @Unsplash

28

FEIRA HOLÍSTICA Vivências e oficinas para conhecer e experimentar na prática as terapias complementares. XXTurma 1: das 13h às 13h45. XXTurma 2: das 14h às 14h45. XXTurma 3: das 15h às 15h45. Retirada de senhas a partir das 12h30 na Loja Sesc. Grátis.

VIVÊNCIAS NUTRIÇÃO AYURVÉDICA Com Aline Pinho, terapeuta ayurveda, formada pelo Instituto de Cultura Indu Naradeva Shala, especialista em farmacologia e alimentação na Índia. Especialidade da medicina tradicional indiana que entende a alimentação adequada como um dos principais pilares da saúde, por meio dos elementos e dos biótipos corporais. A oficina ensina a preparar diferentes tipos de massala, mistura de temperos da cultura indiana. XXDia 6, sábado. Sala de Uso Múltiplo 4. 25 vagas por turma.

ATENÇÃO PLENA Com Carla Vizconde, instrutora de mindfulness pelo Mindfulness Training International. Conhecida também como Mindfulness, a atividade visa treinar a atenção para a experiência do presente, por meio de técnicas de meditação que permitem uma maior tomada de consciência e promovem benefícios para a saúde. XXDia 6, sábado. Sala de Práticas Corporais. 40 vagas por turma.


VIVÊNCIAS REIKI Com Marlene e Maria Angela Seabra, professoras do Espaço Yoga, Luz e Paz. Técnica de direcionamento da energia vital por meio da imposição das mãos do terapeuta, possibilitando a harmonização energética do organismo. XXDia 6, sábado, das 13h às 16h. Bosque.

Foto: @Freepick

ATELIÊ ARTETERAPIA Com Cássia Rando, arteterapeuta e artista plástica. Sensibilização para as ações ligadas à promoção de saúde a partir de interações artísticas prazerosas e reflexivas, estimulando a valorização das produções criativas, a percepção de seus conteúdos culturais e a ampliação de consciência para novas visões sobre a realidade. XXDia 6, sábado, das 13h às 16h. Sala de Uso Múltiplo 2. 20 vagas. Grátis.

DANÇA CIRCULAR COM MÚSICA AO VIVO Com Mariana Paunova, focalizadora especializada em danças circulares dos países balcânicos, e banda Mawaca. A vivência une a música, o canto e a dança em roda proporcionando uma atividade física, emocional e cultural ligada à ancestralidade. O público é convidado a formar uma grande roda e aprender os primeiros passos da dança compartilhada. XXDia 6, sábado, das 16h às 17h30. Área de Convivência. Grátis.

29

INTERVENÇÃO ARAUTOS DO BEM Com Cia do Núcleo. É preciso parar e observar além das telas de celulares. Quem está ao seu lado e o que tem acima dos arranha-céus. O tempo parece curto para tanta coisa que tem que ser feita. Assim como num movimento de recolher-se nos ausentamos dos momentos de prazeres da vida. A intervenção apresenta canções, textos reflexivos, livros para crianças, pequenos poemas falados ao pé do ouvido ou declamados que fazem o público parar por instantes em uma tentativa de abrir espaços entre a correria diária. XXDia 7, domingo, às 11h30. Diversos Espaços da Unidade. Grátis.


30

Inspire-se Atividades que valorizam o conceito de bem-estar e qualidade de vida, por meio de práticas corporais que promovem o autocuidado e a percepção do corpo.

VIVÊNCIA DANÇAS CIRCULARES SAGRADAS Com Lucia Oliveira, terapeuta corporal e focalizadora de Danças Circulares Sagradas. Danças tradicionais ou contemporâneas, inspiradas no folclore de diferentes culturas do mundo. Nesta vivência, os participantes interagem uns com os outros por meio de movimentos que resgatam e exaltam a diversidade e possibilitam produzir experiências coletivas de afetividade, respeitando a forma como cada um coloca seu corpo em movimento. XXAté 26/5, domingos, das 10h30 às 11h30. Área de Convivência. Grátis.

Foto: Laura Camargo

esporte e atividade física


BOLA NO MESA O esporte como ferramenta de socialização, interação, lazer e promoção de qualidade de vida é o objetivo desse campeonato dedicado às empresas doadoras do Programa Mesa Brasil. XXJogos em andamento: Até dia 12, a partir das 19h15. Campo Soçaite. Grátis.

Foto: Júlio Riccó

TORNEIOS E CAMPEONATOS 31

FESTIVAL DE FUTEBOL SOÇAITE - ADULTO Com educadores em atividades fisicoesportivas do Sesc. XXDia 21, domingo, das 10h30 às 13h30. Campo Soçaite. Inscrições na hora e local da atividade. Possível formar equipes no momento da inscrição. Necessário Credencial Sesc válida. Grátis.

CURSO AQUATLO Com educadores em atividades fisicoesportivas do Sesc. Iniciação à modalidade que reúne natação e corrida. XXDe 7/4 a 30/6, domingos, das 10h30 às 12h. Piscinas. 20 vagas. Inscrições na Central de Atendimento.Necessário Credencial Plena atualizada e exame dermatológico e clínico válidos. Grátis.

BATE-PAPOS AS NOVAS REGRAS DO BASQUETE André Luiz de Almeida, Gestor de arbitragem da Secretaria de Esportes do Estado de SP e Suzete Gobbi,Técnica do Suzete Basquete Bauru e Ex Capitã da Seleção Brasileira de Basquete. Debate entre técnico e árbitro sobre as alterações das regras oficiais da modalidade e suas influências na dinâmica do jogo. XXDia 10, quarta, das 18h30 às 21h30. Ginásio. Grátis.

ENVELHECER CONSCIENTE Com Neide Alessandra, assistente técnica da Gerência de Estudos e Programas Sociais do Sesc SP. Conversa sobre o aspecto motivacional para a experimentação de novas práticas corporais durante o processo de envelhecimento. XXDia 9, terça, às 15h. Auditório. 165 lugares. Grátis. A partir de 60 anos.

VIVÊNCIA CLUBE DO PEDAL: PEDALADA NOTURNA Com Educadores em atividades fisicoesportivas do Sesc. Saída noturna por trilhas em estradas abertas, com intensidade moderada e nível técnico básico. XXDia 26, sexta, 19h. 30 vagas. Inscrições na Central de Atendimento. Ponto de Encontro: Praça de Entrada do Sesc Bauru. Percurso: trecho com aproximadamente 30km. Necessário bicicleta revisada, capacete, garrafa de água e lanterna. Grátis.


Cursos Regulares INSCRIÇÕES MEDIANTE DISPONIBILIDADE DE VAGAS NA CENTRAL DE ATENDIMENTO E APRESENTAÇÃO DA CREDENCIAL DO SESC VÁLIDA.

32

Menores de 15 anos: autorização escrita de pai ou responsável + atestado médico atualizado. Pessoas entre 15 e 69 anos: Questionário de Prontidão para Atividade Física (PAR-Q) + assinatura de “Termo de Responsabilidade para a Prática de Atividade Física”. Pessoas a partir de 70 anos: atestado médico atualizado e eventuais observações relativas às especificidades de cada caso. Obs: Desconto de 50% para maiores de 60 anos nos cursos iniciados das 9h às 17h30.

Mensalidades

Para as atividades com frequência de 2 vezes por semana R$ 28,00 R$ 62,00

PROGRAMA DE GINÁSTICA MULTIFUNCIONAL Modalidade

Ginástica Multifuncional

Faixa Etária

3ª e 5ª

4ª e 6ª

Sábado

Local

a partir de 12 anos

13h30 - 21h20

15h - 21h20

10h15 - 15h

Espaço GMF

PROGRAMA DE ATIVIDADES AQUÁTICAS Modalidade

Hidroginástica 40 vagas por horário

Faixa Etária

a partir de 12 anos

3ª e 5ª

4ª e 6ª

15h, 16h,

14h, 16h,

17h e 18h30

17h e 18h30

3 a 6 anos

18h30

Práticas Aquáticas 15 vagas por horário

6 a 12 anos

15h, 17h e 18h30

17h

acima de 12 anos

16h e 19h30

16h e 19h30

Local

Piscina


PROGRAMA SESC DE ESPORTES Grátis. Inscrições na Central de Atendimento. Esporte Criança 3 a 6 anos

3ª e 5ª

4ª e 6ª

Domingo

18h30 às 19h20

33

30 vagas por turma

Esporte Criança 6 a 10 anos

14h às 16h50

30 vagas

Esporte Jovem 11 e 12 anos

16h às 18h20

30 vagas

Esporte Jovem 13 a 15 anos 30 vagas por turma

Voleibol

Basquete

18h30 às 19h50

18h30 às 19h50

Futebol

18h30 às 19h50

Karatê 17h às 18h20

Handebol 18h30 às 19h50 Basquete

Corrida e Caminhada 8h às 10h

20h às 21h20 Esporte Adulto 16 a 59 anos 30 vagas por turma

Voleibol

Corrida e Caminhada

20h às 21h20

20h às 21h20 Karatê

Exceto último domingo do mês

20h às 21h20 Esporte para Idosos acima de 60 anos

Ginástica para Todos 15h às 16h20 Esportes 16h30 às 17h50

Ginásio reservado em abril: 5 e 6 | Inspira

RECREAÇÃO ESPORTIVA ORIENTADA* Ginásio e Quadras. Grátis. Para participar é necessário Credencial Plena ou Atividades, guardar mochilas e bolsas nos armários e providenciar cadeado de boa procedência.

Sábado, Domingo e Feriado Basquete acima de 14 anos

Vôlei acima de 14 anos

Handebol acima de 14 anos

Futsal acima de 14 anos

Futebol Soçaite acima de 14 anos

Esporte Criança 6 a 12 anos

*As atividades podem sofrer alterações.

15h às 16h30 16h30 às 18h45 15h às 16h30 13h30 às 15h 15h às 18h45 Domingos -17h às 18h45


Foto: Luiz Cordeiro

idosos

34

TRABALHO SOCIAL COM IDOSOS Programa do Sesc São Paulo voltado ao cidadão acima de 60 anos, que oferece atividades artísticas, físicas e sociais, com o intuito de refletir sobre o envelhecimento, desenvolver novas habilidades e estimular a integração com as demais gerações. As atividades são agrupadas em três eixos: Arte e Expressão, Corpo e Movimento e Sociedade e Cidadania.

ARTE E EXPRESSÃO CURSO CROCHÊ EM FIO DE MALHA Com Natalia Nogueira, artista têxtil e arte-educadora. O crochê é uma técnica artesanal em que é possível criar infinitas peças e projetos artísticos, utilitários e decorativos. Por meio de seus pontos básicos e com o uso do fio de malha, que é um resíduo da indústria têxtil, os participantes aprendem a confeccionar organizadores como estojo, bolsa, case, cesto, entre outros. XXDia 2, terça, das 13h30 às 16h. Sala de Uso Múltiplo 4. 20 vagas. Inscrições na Central de Atendimento. Grátis. A partir de 60 anos

CURSO ENCADERNAÇÃO DE LIVRO CARTONERO: MEU HOJE É HISTÓRIA! Com Poliana Savegnago, contadora de histórias, e Anna Nova, designer e artesã. Nesta atividade, os conceitos da encadernação cartonera, baseados em princípios da economia solidária e da sustentabilidade, são transmitidos aos participantes, que realizam todas as etapas da confecção de um livro de forma artesanal e com o uso de materiais do cotidiano, como papelão e barbante. XXDe 4 a 23, terças e quintas, das 13h30 às 15h30; XXDia 25, quinta, das 15h30 às 17h30. Sala de Uso Múltiplo 4. 20 vagas. Inscrições na Central de Atendimento. Aividade Sequencial. Grátis. A partir de 60 anos

INTERVENÇÃO MARACATU ABAYOMI Com Maracatu Abayomi. O grupo de Bauru apresenta algumas das loas mais tradicionais da Nação do Maracatu Porto Rico, de Recife, em uma performance que envolve música, dança e conhecimento da cultura brasileira. XXDia 25, quinta, 14h30. Área de Convivência.Grátis.


Com Projeto Fio da Meada. A “Tarde de Encantamentos” é um encontro periódico, realizado em Ribeirão Preto desde 2014, para contar histórias, cantar, rememorar, brincar e dançar. Esta edição, mais que especial, é destinada ao lançamento do livro “Meu Hoje é História”, inteiramente criado e confeccionado pelos integrantes do TSI Bauru em 2018, e conta com a apresentação de uma intervenção poético-musical com textos e músicas inspiradas no conteúdo do livro. XXDia 2/5, quinta, 16h. Área de Convivência. Grátis.

CORPO E MOVIMENTO CURSO DANÇA SEM TEMPO Com Camila Soares, artista do corpo. Nesta atividade, é possível inventar a dança de cada dia por meio de atividades de consciência corporal, criação e jogos corporais. As atividades mesclam princípios da técnica Klauss Vianna com propostas de investigação da estrutura do corpo em movimento. XXDe 5/4 a 21/6, sextas, das 14h às 16h. Exceto dias 19/4 e 17/5. Sala de Práticas Corporais. 20 vagas. Inscrições na Central de Atendimento. Aividade Sequencial. Grátis. A partir de 60 anos.

Foto: Rogener Pavinski

EM MAIO INTERVENÇÃO TARDE DE ENCANTAMENTOS: LANÇAMENTO DO LIVRO “MEU HOJE É HISTÓRIA”

BATE-PAPO ENVELHECER CONSCIENTE Com Neide Alessandra, assistente técnica da Gerência de Estudos e Programas Sociais do Sesc SP. XXDia 9, terça, às 15h. Auditório. 165 lugares. Grátis. A partir de 60 anos. Informações na pág. 31

SOCIEDADE E CIDADANIA OFICINA INICIANDO NO SMARTPHONE Com Bruno Müller, educador de Tecnologias e Artes do Sesc. Iniciação aos recursos básicos dos smartphones, desde o manuseio dos dispositivos até a utilização de diferentes aplicativos que

35

facilitam nosso dia a dia. *Os participantes devem ter smartphones Android com acesso à internet. XXDe 3/4 a 26/6, quartas, das 14h às 16h. Espaço de Tecnologias e Artes. 15 vagas. Inscrições na Central de Atendimento. Aividade Sequencial. Grátis. A partir de 60 anos.

PONTO DE ENCONTRO Com Equipe Sesc. Momento de encontro com os idosos participantes do programa TSI, tanto para debater as atividades previstas na programação mensal, quanto para refletir sobre as ações futuras a serem construídas coletivamente. XXDia 25, quinta, 14h. Área de Convivência. Grátis. A partir de 60 anos.


Foto: Divulgação

meio ambiente

36

Ambiente-se Ações formativas que estimulam a reflexão, a troca e o intercâmbio de ideias e práticas na área de Educação para Sustentabilidade, a partir de pesquisas, estudos de casos e vivências em diferentes contextos.

OFICINAS MOBILIÁRIO SUSTENTÁVEL: BANQUINHOS DE PALLETS Com Carolina Panini, do projeto Caçambaria. Por meio de uma atividade criativa e ecológica que conscientiza sobre a necessidade do reuso de materiais e possibilidade da criação de outros objetos, os participantes são convidados a construírem um banco utilizando madeira ecológica. Ao final da atividade, cada participante pode levar a peça fabricada para casa. XXDia 13, sábado, das 14h às 17h. Sala de Uso Múltiplo 4. 15 vagas. Inscrições na Central de Atendimento. Grátis.

FLOREIRA DE PAREDE Com Carolina Panini, do projeto Caçambaria. A atividade busca estimular a criatividade e a reflexão sobre a reutilização de resíduos sólidos de uso doméstico (como vidro, pedaços de madeira e arame) a partir da criação de uma floreira de parede que, ao final da atividade, pode ser levada pelo participante. XXDia 20, sábado, das 14h às 17h. Sala de Uso Múltiplo 4. 15 vagas. Inscrições na Central de Atendimento. Grátis.

REAPROVEITAMENTO DE RESÍDUOS DE CONSTRUÇÃO Com Carolina Panini, do projeto Caçambaria. A partir da utilização de resíduos de construção, como pedaços de parede, azulejos, tijolos, são criadas peças de cimento para usos diversos. XXDias 27 e 28, sábado e domingo, das 14h às 16h. Sala de Uso Múltiplo 4. 15 vagas. Inscrições na Central de Atendimento. Atividade Sequencial. Grátis.


alimentação

Programa de Segurança Alimentar e Nutricional é uma iniciativa de ação social e tem como objetivo, minimizar simultaneamente o desperdício de alimentos e a insegurança alimentar e nutricional através da colheita urbana e das ações educativas. Conta com a participação de 68 empresas doadoras de gêneros alimentícios e 92 instituições receptoras que atendem, semanalmente, 16.543 pessoas de Bauru e região.

Foto: Divulgação

MESA BRASIL

37

COMIDA DE VERDADE: SABERES DA MESA Projeto composto por 8 encontros que abordam os passos da alimentação adequada e saudável, promovida pelo Guia Alimentar Brasileiro, com estímulo ao resgate do consumo da comida de verdade e ao ato de cozinhar, por meio de palestras, batepapos e oficinas de culinária.

ALIMENTAÇÃO ADEQUADA E SAUDÁVEL Explanação sobre recomendações do guia alimentar para a população brasileira, considerando que o prazer de se alimentar está diretamente relacionado com o seu bem-estar. XXDias 12/4, 24/5, 21/6, 26/7, 30/8, 27/9, 25/10, 22/11, às 15h. 50 vagas (35 para o Programa Mesa Brasil e 15 para público geral). Salas de Uso Múltiplo 2 e 3 . Inscrições através dos telefones (14) 3235-1797 ou (14) 3235-1794.

CAPACITAÇÃO PARA MANIPULADORES DE ALIMENTOS

AULA I – HIGIENE E COMPORTAMENTO PESSOAL

A ação visa contribuir com conceitos básicos sobre higiene e manipulação de alimentos com o objetivo de incentivar a garantia da qualidade, o seu aproveitamento integral e o preparo de refeições nutritivas em condições seguras. Direcionado aos manipuladores de alimentos das Instituições Sociais receptoras. Atendimento do público em geral conforme disponibilidade de vagas. 20 vagas. Atividade Sequencial. Inscrições pelo telefone 3235 -1797 ou 3235-1794. Grátis.

XXDia 11, quinta, das 14h às 17h. Sala de Uso Múltiplo 3.

AULA II - MANIPULAÇÃO DE ALIMENTOS XXDia 25, quinta, das 14h às 17h. Auditório.

AULA III - NOÇÕES BÁSICAS DE ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO XXDia 2/5, quinta, das 14h às 17h. Sala de Uso Múltiplo 3.

AULA IV OFICINA CULINÁRIA APROVEITAMENTO INTEGRAL XDia X 9/5, quinta, das 13h30 às 17h USC - Laboratório de Nutrição.


38

PROGRAMAÇÃO MAIO A JULHO O Sesc reserva o primeiro dia de vendas e inscrições do Turismo Social ao seu público prioritário, os trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo e seus dependentes, que tenham CREDENCIAL PLENA vigente. Os demais interessados poderão se inscrever para vagas remanescentes nos dias posteriores. No momento da inscrição é obrigatória a apresentação dos documentos pessoais (RG/CPF).

Foto: Divulgação

A vacina contra febre amarela é a forma mais segura de proteger-se contra a doença. Se você vai viajar para uma área de risco, sugerimos que se vacine, lembrando que a imunização só é efetiva 10 dias após aplicação da vacina. A vacinação é gratuita e está disponível na rede pública de saúde. Mais informações sobre a doença, a forma de transmissão e os locais de risco podem ser encontradas no sítio eletrônico do Ministério da Saúde.

DE 17 A 19/5 NO ALTO DA SERRA DA MANTIQUEIRA MONTE VERDE (MG) Encravado na Serra da Mantiqueira, Monte Verde proporciona belas paisagens, com riachos e mata nativa, aliadas ao jeito mineiro de bem receber. Os participantes poderão apreciar a serra em uma caminhada por trilhas de média intensidade pela região. O distrito de Camanducaia é conhecido pelo seu clima frio e pela influência europeia, visível em todos os lugares: desde o estilo das construções até os produtos encontrados no comércio local, pontos a serem visitados com o acompanhamento de um guia local.

Vagas limitadas e distribuídas de acordo com as acomodações disponibilizadas. Pensão Completa. Informações e vendas na Central de Atendimento. Credencial Plena: R$ 780,00 Não Credenciado: R$ 1.170,00


Foto: Dalmir Ribeiro

Foto: Divulgação

CHÃO CAIPIRA – PARAIBUNA (SP) Saiba como é viver numa comunidade diferente da sua e aprenda mais sobre hábitos e costumes de outros locais. Venha descobrir o Brasil convivendo com nossa gente e nossa cultura. Tomar um café caipira, ouvir uma roda de viola, provar os costumes locais são os principais atrativos deste roteiro, que pretende apresentar aos viajantes as tradições caipiras de Paraibuna. O grupo visitará o centro da cidade e algumas propriedades rurais, onde será possível conhecer um pouco da produção local. Toda a visita será conduzida por moradores, que estão aprimorando o turismo da cidade.

DE 20 A 23/6

Vagas limitadas e distribuídas de acordo com as acomodações disponibilizadas. Pensão completa. Informações e vendas na Central de Atendimento a partir do dia 12/4. Credencial Plena: R$ 1.027,00 Não Credenciado: R$ 1.541,00

DE 9 A 18/7 MISSÕES JESUÍTICO-GUARANI. CURITIBA (PR), TREZE TÍLIAS (SC), SANTO ÂNGELO (RS), POSADAS (ARG) E ENCARNACIÓN (PAR) A serviço de um projeto de cristianização dos povos indígenas, os padres jesuítas chegaram à região da Bacia do Prata (área onde hoje o Brasil faz fronteira com Argentina, Paraguai e Uruguai) no século XVII, fundaram as primeiras missões Jesuítico-Guarani, que reúne em 30 povoados ao longo de 150 anos, milhares de índios catequizados. Num dos mais importantes capítulos da história da América Latina, conjugaram em uma experiência cultural única o modo de vida comunal dos Guarani, às inovações técnicas europeias, e deram origem a uma herança cultural cuja presença nos chega hoje por meio dos remanescentes tombados em 1983 como Patrimônio da Humanidade pela UNESCO, mas também por meio do churrasco, do chimarrão, do “tchê” e da herança genética do povo da região. Neste roteiro, visitaremos os sítios arqueológicos missioneiros de São Miguel das Missões (RS), Trinidad (na cidade paraguaia de Encarnación) e San Ignácio Miní (em Posadas, Argentina), além das cidades de Curitiba (PR), Treze Tílias (SC) e Santo Ângelo (RS).

Vagas limitadas e distribuídas de acordo com as acomodações disponibilizadas. Meia Pensão. Informações e vendas na Central de Atendimento a partir do dia 26/4.

39


AÇÕES PARA CIDADANIA

Quebrada Queer

o

Dia 17

em ev qu

po

E E-S AR EP PR ra

íe

m

ai

m

o

MÚSICA

Rodrigo José e Banda Chic Dia 1


Foto: @Freepick

ESPORTE E ATIVIDADE FÍSICA

Dia do Desafio

Dia 29


informações e horários

42

Sesc Bauru Terça a sexta, das 13h às 22h. Sábados, domingos e feriados, das 10h às 19h. CENTRAL DE ATENDIMENTO E BILHETERIA Tel.: 14 3235.1750 Terça a sexta, das 13h15 às 21h45. Sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h45. LOJA SESC Tel.: 14 3235.1810 Terça a sexta, das 13h15 às 21h45. Sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h30. Venda de CD’s, DVD’s, livros, camisetas e souvenirs. QUADRAS, ESPAÇO DE USO MÚLTIPLO E ESPAÇO DE LEITURA Terça a sexta, das 13h30 às 21h30. Sábados, domingos e feriados, das 10h15 às 18h30. Necessário Credencial Sesc. Atividades recreativas esportivas conforme tabela de Recreação. Informações na Central de Atendimento. GINÁSIO Terça a sexta, das 13h30 às 21h45. Sábados, domingos e feriados, das 10h15 às 18h45. Necessário Credencial Sesc. Atividades recreativas esportivas conforme tabela de Recreação. Informações na Central de Atendimento. COMEDORIA Terça a sexta, das 13h15 às 21h30. Sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h30. ou conforme a programação. BRIGADA DE INCÊNDIO Para sua segurança o Sesc Bauru possui Brigada de Incêndio treinada com equipamentos de segurança e extintores de acordo com a legislação vigente.

O Sesc Bauru possui acesso à internet via WiFi. Para conectar-se, escolha a rede Sesc WiFi e realize cadastro de login e senha no primeiro acesso.

PISCINAS E VESTIÁRIOS Terça a sexta, das 13h15 às 21h15; sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h15 ou conforme a programação. Necessário Credencial do Sesc atualizada e exame médico dermatológico. A utilização dos armários dos vestiários é livre, sendo obrigatório o uso do cadeado, que poderá ser adquirido nos caixas da unidade. Menores de 12 anos só têm acesso às piscinas acompanhados por um adulto.

Exame Dermatológico Horários (sujeito à alteração) Terças e Quintas: 17h30 às 21h. Quartas: 14h às 17h30. Sábados, Domingos e Feriados: 11h às 16h30. Valores: R$ 10,00 - Trabalhador do

comércio de bens, serviços e turismo matriculado no Sesc e dependente

(Credencial Plena). R$ 20,00 - Credencial Atividades GRÁTIS - Crianças de 0 a 11 anos. O exame dermatológico é obrigatório para o acesso às piscinas e deve ser renovado a cada seis meses. Para a realização do exame médico dermatológico, utilize: trajes de banho. Os exames podem ser feitos pelo Sesc ou por outro médico. Nestes casos, deverá ser apresentado na Central de Atendimento para validação: um atestado com carimbo e assinatura do médico, comprovando a liberação para o uso das piscinas.

Exame Clínico

Horários: Consulte a Central de Atendimento.

ODONTOLOGIA Tel.: 14 3235.1798 Terça a sexta, Manhã: das 8h às 12h20; Tarde: das 12h50 às 17h10; Noite: das 17h20 às 21h40. Sábados: 10h às 18h30, (exceto feriados). Exclusivo para trabalhadores no comércio de bens, serviços e turismo, matriculados no Sesc e dependentes. (Credencial Plena). SESC EMPRESA Visa promover o bem-estar social, a melhoria da qualidade de vida e o desenvolvimento cultural dos trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo, e seus dependentes. Informações pelo telefone: 3235.1751

Ingressos

Venda de ingressos para os espetáculos que acontecem nas diversas unidades do Sesc em São Paulo, na capital, interior e litoral. É imprescindível a apresentação de documento na entrada dos espetáculos, nos casos de ingressos com o desconto previsto: credencial plena do Sesc; carteirinha de estudantes (UNES, UBES) ou carteirinha estudantil do ano ou semestre em vigor, comprovante de matrícula ou de pagamento de mensalidade e documento de identidade, caso acima de 60 anos; professores da rede pública com a apresentação de comprovante. A não apresentação acarretará o pagamento da diferença. Não fazemos reserva de ingressos. FORMAS DE PAGAMENTO Nas Centrais de Atendimento. Dinheiro e Cartões: Visa, Visa Electron, Mastercard, Mastercard Eletronic, Maestro e Redeshop.


As dimensões históricas, culturais e estéticas do fenômeno urbano brasileiro Direção: Isa Grinspum Ferraz

Série em 10 episódios, baseada na obra do poeta e escritor Antonio Risério Disponível on demand em sesctv.org.br

/sesctv


9 772358 616004

ISSN 2358-6168

sescsp.org.br/bauru

50

Sesc Bauru Av. Aureliano Cardia, 6-71 CEP 17013-411 TEL.: (14) 3235.1750

Apoio


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.