DEZEMBRO 2019 . SESC BAURU

Page 1

AÇÕES PARA CIDADANIA

MODOS DE ACESSAR

Bauru

PROGRAMAÇÃO

Dezembro | 2019


Os empregados com registro em carteira profissional, os estagiários, os temporários, os desempregados há até 12 meses, e as pessoas que se aposentaram enquanto trabalhavam em empresas do ramo do comércio de bens, serviços e turismo, podem credenciar-se no Sesc. CREDENCIAL PLENA • TITULAR Empregados e desempregados: documento de identidade, CPF, carteira profissional atualizada (no caso dos desempregados, carteira profissional com o último registro, comprovando estar desempregado por até 12 meses) e foto 3x4*. Estagiários: termo de compromisso ou carteira de trabalho em que conste o número do CNPJ da empresa, documento de identidade, CPF e foto 3x4*. Temporários: carteira profissional atualizada, documento de identidade, CPF, contrato de trabalho ou holerite e foto 3x4*. Aposentados: documento de identidade, CPF, carteira profissional que comprove aposentadoria quando trabalhava em empresa do comércio de bens, serviços e turismo, além de comprovante do órgão de Previdência Social contendo essas informações e foto 3x4*. Titular falecido: o dependente, cujo trabalhador, estagiário, temporário ou aposentado do comércio de bens, serviços e turismo é falecido, poderá requerer sua Credencial Plena. Além dos documentos citados na lista de titular e dependentes, deverão apresentar também a certidão de óbito. • DEPENDENTES Cônjuge: documento de identidade, CPF, certidão de casamento, ou de nascimento de filhos em comum, ou, ainda, declaração de união estável e foto 3x4*. Para os casos de união estável, a certidão deve mencionar os nomes do casal, os números dos documentos de identidade e assinatura de ambos. Filhos, enteados, netos e tutelados (até 21 anos): certidão de nascimento ou documento de identidade, CPF e foto 3x4*. Para os netos, além desses documentos, apresentar também

documento que comprove o parentesco com o titular. E para os tutelados, comprovante de tutela. Filhos, enteados e netos (entre 22 e 24 anos): documento de identidade, CPF, foto 3x4* e comprovante de matrícula ou pagamento recente de mensalidade em ensino superior, profissionalizante, pós-graduação (lato sensu, stricto sensu ou residência médica), preparatório para o ensino superior ou educação de jovens e adultos (EJA). Pais e padrastos: documento de identidade, CPF e foto 3x4*. Para os padrastos e madrastas, é necessário apresentar documento que comprove união com o pai ou mãe do titular. Avós: documento de identidade, CPF, documento que comprove o parentesco com o titular e foto 3x4*. A INSCRIÇÃO É GRATUITA, VÁLIDA POR ATÉ 2 ANOS EM TODO O TERRITÓRIO NACIONAL E PODERÁ SER FEITA PELO TITULAR OU DEPENDENTES MAIORES DE 18 ANOS EM QUALQUER UNIDADE DO SESC.

CREDENCIAL ATIVIDADES A emissão da Credencial Atividades é gratuita, individual e permite o acesso às atividades, desde que haja disponibilidade de vagas, sem estabelecer vínculos associativos. Menores de 18 anos devem estar acompanhados dos pais ou responsáveis legais - Documento de identidade, CPF e foto 3x4*. *A foto poderá ser tirada gratuitamente no ato do credenciamento. Em caso de perda ou extravio da credencial será cobrada uma taxa de R$20 para a emissão da segunda via.


ações para a cidadania

06

tecnologias e artes

28

cinema e vídeo

10

esporte e atividade física

30

música

12

idosos

34

artes visuais

18

literatura

36

circo

20

saúde

37

teatro

21

meio ambiente

38

crianças

22

turismo

39

jovens

27

Legendas Trabalhador do comércio de bens, serviços e turismo credenciados no Sesc e dependentes (Credencial Plena) Aposentado, pessoa com mais de 60 anos, pessoa com deficiência, estudante e servidor da escola pública com comprovante Credencial Atividades

Classificação Indicativa Livre para todos os públicos Não recomendado para menores de 10 anos Não recomendado para menores de 12 anos Não recomendado para menores de 14 anos Não recomendado para menores de 16 anos Não recomendado para menores de 18 anos

Unidade Fechada: 17, 24, 25, 31/12/2019 e 1/1/2020. Os locais das atividades podem sofrer alterações em caso de mau tempo. Venda de ingressos Para as atividades que acontecem na primeira semana do mês, a venda ocorre na última semana do mês anterior. Para as atividades das demais semanas, a venda de ingressos acontece na primeira semana do mês vigente. Internet Na internet, todas as terças, as vendas começam a partir das 14h pelo portal sescsp.org.br Bilheterias Nas Unidades do Sesc do Estado de São Paulo, todas as quartas, as vendas começam a partir das 17h30.Em caso de feriado as vendas terão início no dia útil posterior Espetáculos infantis Venda e retirada de ingressos a partir das 10h do dia do espetáculo, na Central de Atendimento.


Espetáculos, vivências, cursos e outras atividades promovem a acessibilidade, a oferta de tecnologias acessíveis e a participação de pessoas com ou sem deficiência. Nas unidades do Sesc São Paulo. Programação completa sescsp.org.br/modosdeacessar


Renov(ação)

editorial

Dezembro é marcado por uma sensação de finalização, pelo encerramento do ano, e também pelo vislumbre de um novo ano que está por vir, e assim se forma um elo entre os dois recortes de tempo. Na nossa programação, a ligação entre os dois ciclos se dá na música com o projeto SOMduíche, que segue até fevereiro e traz um pouco da diversidade musical que é produzida em Bauru e região. Nos demais projetos musicais, uma homenagem a Inezita Barroso e a apresentação que encerra a exposição Perambular, que nos mostra o quanto fado e samba podem se misturar. A Semana Modos de Acessar chega a todas as unidades do Sesc e tem na sua programação atividades que incentivam o protagonismo de pessoas com deficiência e sua inclusão em todos os aspectos. No Sesc Bauru, uma vivência esportiva com o golbol, única modalidade paralímpica criada especificamente para pessoas com deficiência visual, exibição do webdocumentário O que é normal?, que traz dez entrevistas sobre a participação das pessoas com deficiência na sociedade brasileira, seguido de bate-papo sobre inclusão e mediação em espaços culturais, e a apresentação teatral A não ser, que propõe refletir sobre a identidade única de cada ser humano e contribuir para o processo de aceitação de suas diferenças. O circo propõe transpor fronteiras com um espetáculo em que os palhaços, diante de uma grande mudança, aprendem a lidar com conflitos através da arte e saberes. Nas atividades direcionadas às crianças, tem cinema, música, teatro e circo, com destaque para Quando eu Morrer Vou Contar Tudo a Deus. Tem espaço para cuidar de si, com as aulas abertas de yoga flow, que compõem o projeto Inspire-se! E a oficina de confecção de um terrário contribui para que o ciclo da água seja metáfora de um ano que termina e dê início a um novo que já aponta. Enquanto o tempo faz sua parte e se encarrega da chegada do próximo ciclo, venha concluir 2019 conosco!


6

Semana Modos de Acessar Programação em rede em todas as Unidades, compondo uma série de atividades com viés educativo acerca dos mecanismos de acessibilidade na prática, que incentivam o protagonismo das pessoas com deficiência, com condições para sua inclusão em todos os aspectos - cultural, esportivo, educativo e cidadão. O evento conta com oficinas, cursos, palestras e vivências. Programação voltada para pessoas com e sem deficiência. XXDe 3 a 8, terça a domingo. Grátis.

Foto:Divulgação

ações para cidadania


Foto: Divulgação

7

VIVÊNCIA ESPORTIVA CONHECENDO O GOALBALL

EXIBIÇÃO O QUE É NORMAL?

Com equipe Goalball Bauru. A atividade permite que o público geral conheça essa modalidade paralímpica que é a única criada especificamente para pessoas com deficiência visual, não sendo uma adaptação dos esportes olímpicos. XXDias 3 e 4, terça e quarta, 16h30 e 18h30. Ginásio. 30 vagas por horário. Inscrições no horário e local da atividade. De 10 a 16 anos.

Dir.: Verônica Gabriel e Matheus Machado, Brasil/ 2018, 32 min. ‘O que é normal?’ é o tema deste webdocumentário com inquietações como as disparadas pelo dançarino e coreógrafo Marcos Abranches. Aqui a narrativa dá visibilidade à participação das pessoas com deficiência na sociedade brasileira. XXDia 4, quarta, 19h. Auditório. 165 lugares. Retirada de ingressos com 30 minutos de antecedência na Central de Atendimento.

BATE-PAPO INCLUSÃO E MEDIAÇÃO EM ESPAÇOS CULTURAIS Com Carla Mauch, coordenadora da Mais Diferenças - Educação e Cultura Inclusivas. Bate-papo, após a exibição do filme “O que é Normal?”, que aborda a importância da inclusão e da mediação em espaços culturais para pessoas com deficiência, possibilitando o acesso às diversas linguagens artísticas. XXDia 4, quarta, 19h30. Auditório. 165 lugares.


Visita mediada por intérpretes de LIBRAS para grupos de surdos e ouvintes interessados em conhecer a Língua Brasileira de Sinais. X Dia 5, quinta, das 13h às 16h. Área de Exposições. 50 vagas.

ESPETÁCULO TEATRAL A NÃO SER Com Giovanni Venturini, ator e escritor. Ação performativa que traz pílulas poéticas abordando a questão do nanismo como dispositivo para a criação. Além do viés da acessibilidade, o espetáculo busca provocar uma reflexão sobre a identidade única de cada ser humano e assim facilitar o processo de aceitação de suas diferenças. X Dia 5, quinta, 20h. Auditório. 165 lugares. Retirada de ingressos com 30 minutos de antecedência na Central de Atendimento.

OFICINA LIBRAS - ACESSIBILIDADE EM ESPAÇOS CULTURAIS Com Adauto Caramano, intérprete de Libras e guiaintérprete de Libras tátil e Fernando Ramazzine, surdo e professor de Libras do Senac Jaú. Contato com a formação teórica sobre o uso de Libras para comunicação em artes visuais e, na sequência, vivenciam atividades práticas de mediação na exposição Perambular. X Dia 7, sábado, das 10h às 13h. Sala de Múltiplo Uso 3. 30 vagas. Inscrições na Central de Atendimento. Necessário conhecimento básico de Libras.

TORNEIO DE FUTEBOL DE SURDOS Equipes formadas por atletas surdos disputam um torneio de futebol soçaite. X Dia 8, domingo, das 10h às 16h. Campo. 4 vagas para equipes.

VEZ E VOZ Espaço de fala e escuta para diferentes vozes, modos e corpos. O livre expressar como forma de agir e resistir por meio de encontros para discutir e promover diversidades, artes, cidadania e direitos humanos.

BATE-PAPO BATE-PAPO: MULHERES NEGRAS E DH: ENFRENTAMENTO AO RACISMO E À VIOLÊNCIA Com Greice Luiz, Lilian Raquel Pires, Sistah Chilli e mediação de Kátia Souza. O racismo é uma das maiores mazelas da Humanidade. Atrelado a ele está a violência contra as mulheres negras, que, de acordo com os dados estatísticos, são a grande maioria das vítimas. Direitos fundamentais são violados e sendo assim, promover espaços de debate, diálogo e reflexão é de suma importância para definição de ações de enfrentamento. X Dia 11, quarta, 18h30. Convivência. Grátis. Esta atividade integra a programação da Semana Municipal de Direitos Humanos.

Foto: Divulgação

8

VIVÊNCIA PERAMBULAR ACESSIBILIDADE EM ARTES VISUAIS

MÚSICA PSICOPRETAS X Dia 11, quarta, 20h30. Informações na Página 13.


Desenho Universal

verbete

Tornar instalações acessíveis - sem necessidade de adaptação - e considerando que as pessoas são diferentes entre si, é um dos pilares do Desenho Universal. Essa ideia mundial, surgida após a Revolução Industrial, veio para questionar a forma de propor projetos arquitetônicos, que até então eram pensados e produzidos para atender a um “homem padrão” - jovem e com todas suas capacidades e funções corporais intactas – sem considerar a heterogeneidade social e humana que abarca crianças, idosos, obesos, gestantes, pessoas com deficiências ou com mobilidade reduzida. O Desenho Universal se baseia nos seguintes princípios: ser igualitário, adaptável, intuitivo, conhecido, seguro, com baixa exigência de esforço físico e abrangente. Dessa forma preconiza ergonomia e acessibilidade gerando autonomia às pessoas nos espaços, sejam eles públicos, privados, de uso individual ou coletivo. Assim, projetos baseados nesse conceito democratizam o acesso às mais variadas instalações sejam casas, escolas ou equipamentos culturais, por exemplo. Com isso desenvolve sentimento de pertencimento a todas as pessoas e respeita a diversidade de corpos existentes na sociedade. A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) traz na NBR 9050 de 2015 novas considerações para acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos. No Brasil, e em grande parte do mundo, o Desenho Universal ainda não é uma realidade na maioria dos locais, no entanto é possível adequar espaços para que ele se torne cada vez mais acessível a todos. Quanto mais os acessos estiverem em consonância com os princípios do Desenho Universal, maior será a possibilidade de as pessoas frequentarem esses locais e ampliar seu engajamento em atividades de Educação, Cultura, Saúde e Lazer podendo, assim, exercer sua cidadania de forma mais ampla, segura e autônoma. Saiba mais: Sites: mobilizadores.org.br/noticias/desenho-universal-caminho-para-uma-cidade- mais-acessivel/ arqdrive.com.br/ergonomia-acessibilidade-e-desenho-universal-a-uniao-entre- decoracao-e-praticidade/ mdh.gov.br/biblioteca/pessoa-com-deficiencia/acessibilidade-a-edificacoes- mobiliario-espacos-e-equipamentos-urbanos/


Foto: Divulgação

cinema

10

43ª MOSTRA INTERNACIONAL DE CINEMA DE SP Circulação de destaques da Mostra que apresentam um panorama do cinema contemporâneo mundial em suas tendências, temáticas, narrativas e estéticas. Auditório. 165 lugares.

VALORES POR SESSÃO Grátis

R$6,00 R$12,00

Ingressos a venda nas Centrais de Atendimento das unidades do Sesc. Ingressos limitados a 4 por pessoa.

DEUS É MULHER E SEU NOME É PETUNIA Dir.: Teona Strugar Mitevska / Macedônia, Bélgica, Eslovênia, Croácia, França / 2019 / 100 min. Em Stip, uma pequena cidade na Macedônia, todo mês de janeiro o padre local joga uma cruz de madeira no rio e centenas de homens mergulham atrás dela. Sorte e prosperidade são garantidas a quem a recupera. Desta vez, Petrunya mergulha na água e consegue pegar a cruz antes dos outros. Seus concorrentes ficam furiosos: como uma mulher ousa participar desse ritual? A situação sai do controle na comunidade, mas Petrunya se mantém firme. Ela conseguiu sua cruz e não irá desistir. Vencedor do Prêmio do Júri Ecumênico no Festival de Berlim. XXDia 3, terça, 19h30.

CICATRIZES Dir.: Miroslav Terzic / Sérvia / 2019 / 97 min. No filme, inspirado em fatos e ambientado na Belgrado dos dias atuais, acompanhamos a história de uma mulher que acredita piamente que, há 18 anos, seu filho recém-nascido foi roubado, ao contrário da versão que contaram a ela na época, de que o bebê havia morrido. De forma obsessiva e persistente, ela luta contra a polícia, a burocracia do hospital e até mesmo contra a própria família para descobrir a verdade. XXDia 6, sexta, 19h30.


EXIBIÇÃO JOSÉ E PILAR Dir.: Miguel Gonçalves Mendes / Brasil, Portugal, Espanha / 2010 / 125 min. Relato sobre a vida do escritor português José Saramago e de sua mulher Pilar del Rio enquanto ele termina um de seus livros em sua casa na Espanha. O cotidiano simples e amoroso do casal é retratado de forma singela e direta. XXDia 10, terça, 19h30. Auditório. 165 lugares. Retirada de ingressos com 30 minutos de antecedência na Central de Atendimento. Grátis.

Foto: Divulgação

Esta atividade integra a programação paralela da exposição “Perambular”.

BATE-PAPO MEU PRIMEIRO CURTA: EXIBIÇÃO DE “DESCARTADAS”

TERROR NO BOSQUE

Com André Turtelli Poles, Denis Camargo, Liene Saddi, Mariana Vita e Rene Lopez. Exibição do curta-metragem resultado do curso “Meu primeiro curta”, realizado entre os meses de maio e dezembro de 2019. Após a exibição, acontece uma troca de experiências sobre o projeto com os educadores que participaram do processo. XXDia 13, sexta, 19h. Auditório. 165 lugares. Retirada de ingressos com 30 minutos de antecedência na Central de Atendimento. Grátis.

Dir.: Tobe Hooper / EUA / 1982 / 114 min. Acontecimentos estranhos e assustadores cercam uma família da Califórnia, quando fantasmas começam a se comunicar com eles por meio de um aparelho de TV. Os espíritos parecem amigáveis no início, mas tornam-se ameaçadores inesperadamente quando a filha do casal desaparece. Então, os pais procuram a ajuda de parapsicólogos e exorcistas para recuperar a menina. XXDia 13, sexta, 21h. Bosque. 80 lugares. Retirada de ingressos com 30 minutos de antecedência na Central de Atendimento. Grátis.

POLTERGEIST O FENÔMENO

11


12

Show “Canta, Inezita!” AS GALVÃO, MARIA ALCINA, CONSUELO DE PAULA E CLAUDIO LACERDA “Canta, Inezita!” é um espetáculo que homenageia uma das principais personagens da história da música brasileira através de intérpretes, estilos e gerações diferentes. A tradicional dupla sertaneja de raiz “As Galvão”, a performática Maria Alcina, a compositora da nova geração, Consuelo de Paula, e o jovem violeiro Claudio Lacerda integram o time que dá voz aos maiores sucessos de Inezita Barroso. No repertório, clássicos como “Lampião de Gás”, “Moda da Pinga”, “Balaio”, “Tristeza do Jeca”, “Prenda Minha”, “Maringá”, “Engenho Novo” e “Ronda”, entre outros. X Dia 8, domingo, 19h30. Ginásio. R$9,00 R$15,00 R$30,00 Vendas nas Centrais de Atendimento das unidades do Sesc.

Foto: Divulgação

música


Foto: Narceja Produções

13

AUTORIAS Músicos e bandas apresentam seus repertórios autorais ou releituras não convencionais de composições já existentes. X Quartas, 20h30. Convivência. Grátis.

MARQUINHOS JACA Antes de sua carreira solo, Marquinhos Jaca já era um grande conhecido dos sambistas de São Paulo. Com o grupo Pé de Moleque, acompanhou artistas consagrados como Jovelina Pérola Negra,

PSICOPRETAS

Dona Ivone Lara, Zeca Pagodinho, Almir Guineto. Marquinhos faz parte da ala de compositores da Escola de Samba Vai-Vai e em 2010 lançou seu primeiro álbum solo “Número um do Brasil”. Jaca é um cultor fiel do samba à moda antiga, dono de uma obra fundamentada nos traços mais tradicionais desse gênero musical. X Dia 4

Projeto independente, que reúne Sistah Chilli, Izalú, Gabi Nyarai, AliNega, Meg Pedrozzo e Monna Brutal, apresenta show com linhas poéticas que trazem à tona temas em torno da luta negra feminina, colorismo, intolerância religiosa, machismo, apropriação cultural e autoafirmação. X Dia 11

A apresentação integra a programação do Seminário “O Samba na Cidade: O Samba como Patrimônio Cultural Paulista e o Brasil”.

A apresentação integra a programação da Semana de Direitos Humanos de Bauru e o projeto Vez e Voz.


Foto: Larissa Lima

14

MÚSICA PARA TODOS Todos os sábados, músicas para todos os ouvidos. O projeto apresenta intérpretes e interpretações mais populares da música nacional e estrangeira. XXSábados, 16h. Convivência. Grátis.

CIÇA MARINHO CONVIDA ADRIANA MOREIRA Show “Argonautas, apenas navegando”. Mais do que destacar influências musicais lusitanas em obras de grandes

compositores da música brasileira, as intérpretes nos convidam a descobrir o quanto há fado no samba e samba no fado. Neste show, esses gêneros musicais se misturam, por vezes na mesma música, numa construção poética que fala do cotidiano e dos sentimentos compartilhados por brasileiros e portugueses. XXDia 7 A apresentação integra a programação paralela da exposição “Perambular”.

TRIO LUA BRANCA Com o nome inspirado na tradição de se tocar sob o luar do sertão, o grupo formado por músicos de Castro Alves (BA) apresenta seu repertório de forró “pé de serra”. XXDia 14


Foto: Gustavo Guimaraes

15

Toadas Projeto que apresenta a versatilidade da viola, passando pela delicadeza e sensibilidade das modas, a releitura de músicas tradicionais em arranjos contemporâneos e novas experimentações do gênero.

WILSON DIAS Show “Nativo” O sétimo disco do cantor, compositor e violeiro Wilson Dias, “Nativo” coroa a sua maturidade. Com 55 anos, esse artista do mítico Vale do Jequitinhonha, confirma o pensador português Boaventura de Sousa Santos: sabe de sua própria existência, aprendeu a partir de si e para consigo mesmo. Cancioneiro e instrumental, “Nativo” é um álbum duplo cuja sonoridade nos oferece as memórias mais profundas de nossa ancestralidade. XXDia 22, domingo, 11h. Convivência. Grátis.


Foto: Divulgação

16

SOMduíche

Bauru de música. Música sem limites. Durante os meses de dezembro, janeiro e fevereiro, uma amostra diversa do som que é produzido em Bauru e região. Convivência. Grátis.

CÁTIA MACHADO

12 CORDAS

THE LICKS

Show “Agora sim” A cantora e compositora apresenta o show de lançamento de seu disco “Agora Sim”, com repertório repleto de sambas, jazz e MPB. XXDia 18, quarta, 20h30.

Show “Pista Pop” Reunindo hits do pop mundial, a banda bauruense apresenta seu show com arranjos surpreendentes para um trio de guitarra-baixobateria. O repertório reúne versões de artistas como Bruno Mars, Maroon 5, Avicii, Ed Sheeran, Shawn Mendes, entre outros. Com Leo Couto (voz, guitarra e synth), Giovane Capelin (voz e baixo) e Paulo Thauan (voz e bateria). XXDia 21, sábado, 16h.

A banda bauruense apresenta seu tributo a uma das mais expressivas, e certamente a mais longeva banda de rock de todos os tempos, os Rolling Stones. No repertório, versões para clássicos como “Start Me Up”, “Jumping Jack Flash”, “Satisfaction”, “Gimme Shelter”, “You Can’t Always Get What You Want”, entre outros. XXDia 28, sábado, 16h.


Foto: Divulgação

O SAMBA NA CIDADE: O SAMBA COMO PATRIMÔNIO CULTURAL IMATERIAL PAULISTA E DO BRASIL

17

O Seminário visa aproximar Universidade e Comunidade em uma troca de saberes sobre o Samba, tomando este como patrimônio cultural imaterial paulista e do Brasil. Auditório. 165 lugares. Inscrições no horário e local da atividade. Grátis.

RODAS DE CONVERSA O SAMBA NA CIDADE. UNIVERSIDADE E COMUNIDADE Com Prof. Dr. Marcelo Carbone (Diretor da FAAC), Prof. Dr. Juarez Tadeu de Paula Xavier, Prof. Dr. Paulo Roberto Masseram, Profa. Dra. Kelly Magalhães, professores da Unesp Bauru. Discussão sobre o Samba como movimento popular, procurando dar destaque ao discurso não-oficial, em outras palavras, colocando em questão o rico conteúdo cultural que está por trás do Samba e suas histórias. XXDia 3, terça, 13h30.

O SAMBA PAULISTA E SUAS HISTÓRIAS Com Profa. Dra. Olga Rodrigues de Moraes Von Simson , professora da UNICAMP e Marquinhos Jaca, sambista e presidente da Associação dos Sambistas, Terreiros e Comunidades de Samba de São Paulo (ASTEC). O samba paulista tem suas raízes nascidas no interior do Estado de São Paulo. Reconhecer e enaltecer os movimentos que resistem no território paulista é parte relevante para o entendimento do Samba em São Paulo. XXDia 4, quarta, 13h30.

A MULHER NO UNIVERSO DO SAMBA Com Profa. Dra. Juliana Barbosa, professora da Universidade Estadual de Londrina e Luzinete Borges do Centro de Estudos Periféricos. Mediação: Profa. Dra. Kelly Magalhães. Uma discussão sobre a importância à referência das mulheres na construção histórica no Samba. XXDia 5, quinta, 13h30.


18

Exposição Perambular A partir de espaços e elementos que trazem o que perambula nas geografias atlânticas, brasileiras e lusitanas, a poesia dos escritores Selma Maria e José Santos é representada por meio de brincadeiras com palavras, poemas, quadrinhas, vídeos e sons. Ao longo de quase dez anos de pesquisa sobre a cultura portuguesa continental e de suas ilhas, foram encontradas aproximações e diferenças. Valeu a pena? “Tudo vale a pena quando a alma não é pequena” já dizia o poeta Fernando Pessoa. Área de Exposições. Grátis.

VISITAÇÃO XXAté dia 15, terça a sexta, das 8h às 12h (somente para grupos agendados) e das 13h15 às 21h30. XXSábados, domingos e feriados, das 9h45 às 18h. Agendamento de grupos pelo e-mail: agendamento@bauru.sescsp.org.br

Foto: Laura Camargo

artes visuais


Foto: Divulgação

19

EXPERIMENTOS LÚDICOS Inscrições no horário e local da atividade. As crianças devem estar acompanhadas de um adulto responsável durante toda a atividade. Grátis.

PERAMBULANDO: OFICINAS ARTÍSTICAS Passeando entre as linguagens propostas ao longo da exposição, o público é convidado a expressar suas vivências por meio de diversas práticas artísticas inspiradas por trocas, histórias, caminhos e memórias. XXDias 1, 8 e 14, sábado e domingos, das 10h às 12h; das 14h30 às 16h e das 17h às 18h. Área de Exposições. A partir de 6 anos.

ATELIÊ PIÃO COM ORIGAMI MODULAR Com Diego Pessoa, educador de Tecnologias e Artes do Sesc. Nessa atividade, os participantes aprendem a fazer um brinquedo colorido utilizando três peças diferentes de dobradura. XXDias 1 e 15, domingos, das 14h às 16h. Espaço de Tecnologias e Artes.

CURSO TECELAGEM CRIATIVA Com Natalia Nogueira, artesã do coletivo Fabro. A técnica de entrelaçar fios é uma arte milenar que utiliza fibras vegetais e animais e que possibilita infinitas criações de tramas. Em Portugal, a arte da tecelagem permanece viva por meio de grandes manufaturas têxteis e, principalmente, pela tradição familiar. Nesta atividade, a cultura portuguesa da tecelagem manual pode ser revisitada a partir da confecção de uma mini tecelagem que explora diversos materiais e texturas. XXAté o dia 10, terças, das 13h30 às 15h30. Sala de Múltiplo Uso 4. 20 vagas. Atividade sequencial. Inscrições na Central de Atendimento. A partir de 8 anos.


Foto: Ariane Artioll

circo

20

Quem Faz Rir o Palhaço? Irrespeitável público, lá vem ele! Aquele que confunde nossas certezas, o fulano que vive por mera insistência, o beltrano que se veste do avesso, o ciclano que bagunça até os dias da semana, tá vindo! Aí está o extravio, um corpo-desvio a desandar territórios. A inconveniência, irritação, o contraditório, a desproporção está aí, persistente, entre nós, em espetáculos, cursos e oficinas. Aguentemos a teimosia.

INTERVENÇÃO ESPARRAMA MEMÓRIA

ESPETÁCULO ENTRE PONTES E MUROS

Com Grupo Esparrama. Cortejo cênico-musical no qual os palhaços e musicistas andam pelo mundo carregando um grande “guardados de memória e, com muita música, graça e poesia, procuram por de pessoas que queiram trocar experiências. Elenco: Kleber Brianez, Ligia Campos e Rani Guerra. Musicistas: Laruama Alves e Gabi Zanola. Diretor e Produtor: Iarlei Rangel. Duração: 50 min. XXDia 1, domingo, 15h. Convivência. Grátis.

Com Palhaços Sem Fronteiras. Como transpor as fronteiras entre nós? História de quatro palhaços em fuga, que se veem diante de um imenso muro. Ao transpor esse obstáculo, passam a habitar esse novo espaço e precisam aprender a lidar com os conflitos para dividi-lo de forma justa. Mas, aos poucos, por meio da integração pela arte e da compatibilidade de saberes, eles descobrem uma forma pacífica de habitar o mesmo lugar.

Artistas Palhaçxs: Aline Moreno, Arthur Toyoshima, Ana Pessoa, Rodrigo Veloso. Realização: Palhaços Sem Fronteiras. Concepção: Palhaços Sem Fronteiras. Orientação artística: Renato Ribeiro. Produção: Luciana Gandelini. Fotografia: Ricardo Avellar. Duração: 50 Min. XXDia 12, quinta, 20h30. Convivência. Grátis. Este espetáculo integra a programação da Semana Municipal de Direitos Humanos.


Foto: Arô Ribeiro

teatro

21

BATE-PAPO TEATRO DE BONECOS RUMOS E DESAFIOS Com Dico Ferreira, presidente da Associação Brasileira de Teatro de Bonecos. Dentre os temas abordados neste bate-papo, Dico Ferreira trata sobre o que é a ABTB e a UNIMA Internacional; explana sobre o Encontro UNIMA 3 Américas, as metas estabelecidas e os projetos comuns; o Mamulengo como patrimônio imaterial; e a sobrevivência do artista bonequeiro nos tempos atuais. XXDia 1, domingo, 17h. Auditório. 165 lugares. Grátis.

Esta atividade integra a programação do 9º Boneco Gira Boneco - Festival Internacional de Teatro de Bonecos.

ESPETÁCULO RELAMPIÃO Com Cia. do Miolo e Cia. Paulicéia. A peça revisita as histórias de Lampião - O Mito do Cangaço para aproximá-las das questões cotidianas de nosso tempo. O que há em comum entre a luta do cangaço e as lutas pela vida na contemporaneidade? Os grupos apostam, pois, em uma caatinga de concreto, em múltiplos Lampiões e Marias Bonitas revelados na dramaturgia deste espetáculo.

Direção: Alexandre Kavanji. Direção de Atores: Renata Lemes. Dramaturgia: Solange Dias. Direção Musical: Charles Raszl. Direção de Produção: Iarlei Rangel Atores: Aysha Nascimento, Francisco Gaspar, Dudu Oliveira, Edi Cardoso, Flávio Rodrigues, Harley Nóbrega, Val Ribeiro. Músicos: Fabrício Cardial e Glauber Coimbra. Duração: 55 min. XXDia 13, sexta, 20h30. Praça de Entrada. Grátis. Este espetáculo integra a programação da Semana Municipal de Direitos Humanos.


22

Cênicas Para Família XDomingos, X 16h.

TEATRO MENINO, VOU TE CONTÁ!!! Com Cia. 7Art Com a derrubada da floresta, dois violeiros populares saem para buscar solução e encontram realidades e manifestações culturais populares diferentes: folguedos, cantos de trabalho, fandango, cirandas populares, culinária tradicional, violeiros e contadores de “causos”, entre outras atrações. Concepção e direção: Manoel Kobachuk Elenco: Luiz Alejandro Mozzo e Beto Hinça Duração: 50 min. XDia X 1 Auditório. 165 lugares. R$2,00 R$4,00 Grátis para Credencial Plena e crianças até 12 anos. Venda e retirada de ingressos a partir das 14h do dia do espetáculo, na Central de Atendimento. Ingressos limitados a 4 por pessoa. Este espetáculo integra a programação do 9º Boneco Gira Boneco - Festival Internacional de Teatro de Bonecos.

Foto: Divulgação

crianças


Foto: Tide Gugliano

23

CIRCO H2OBOOM Com Mauro Cosenza. O espetáculo mescla água e explosões, mostrando o delírio na pesquisa de manipulação de balões e objetos, utilizando o teatro físico e técnicas de malabarismo, onde a observação e as provocações do palhaço rompem a linha que separa o artista da plateia possibilitando todos a entrar em seu jogo de cena. Interprete Criador: Mauro Cosenza. Direção: Victor Avalos (Palhaço Tomate). Duração: 55 min. XDia X 8 Auditório. 165 lugares. R$2,00 R$4,00 Grátis para Credencial Plena e crianças até 12 anos. Venda e retirada de ingressos a partir das 14h do dia do espetáculo, na Central de Atendimento. Ingressos limitados a 4 por pessoa.

TEATRO QUANDO EU MORRER VOU CONTAR TUDO A DEUS Com Coletivo O Bonde. Ao som de tambores e violão, quatro atores contam a história real de Abou, um menino que foi encontrado dentro de uma mala tentando entrar no continente europeu. Junto com sua mala Ilê - companheira, abrigo e animal de estimação enfrenta dificuldades com criatividade e coragem. Texto: Maria Chu. Direção: Ícaro Rodrigues. Elenco: Ailton Barros, Filipe Ramos, Jhonny Salaberg e Marina Esteves Instrumentistas: Ana Paula Marcelino e Anderson Sales. Duração: 60 min. XDia X 15 Convivência. Grátis. Este espetáculo integra a programação da Semana Municipal de Direitos Humanos.

MÚSICA CARLOS NAVAS Show “Chico e Vinicius para crianças”. O espetáculo mescla faixas dos dois álbuns infantis do cantor: “Algumas Canções da Arca...”, onde relê parte da obra que Vinicius de Moraes dedicou aos pequenos na série “Arca de Noé”, dos anos 1980; e “Canções de Faz de Conta”, que traz pérolas de Chico Buarque. No roteiro, destaques para “Ciranda da Bailarina”, “Rebichada”, “História de Uma Gata” e “O Jumento” (de Chico e parceiros), assim como momentos especiais da “Arca de Noé”: A Casa”, “O Pato”, “A Pulga, “A Galinha D´Angola” e “O Relógio”, tudo numa atmosfera alegre e interativa. XXDia 22 Convivência. Grátis.


24

COMO TREINAR SEU DRAGÃO 3 Dir.: Dean DeBlois / EUA / 2019 / 104 min. Soluço busca realizar seu grande sonho de encontrar um lar pacífico onde os dragões possam viver em segurança. Lá, Banguela descobre uma companheira, assim como ele, mas um tanto selvagem. Mas é quando o perigo começa a rondar o lar, que a dupla Banguela e Soluço é testada e precisa tomar decisões difíceis para salvar suas espécies. XDia X 29, domingo, 16h. Auditório. 165 lugares. Retirada de ingressos com 30 minutos de antecedência na Central de Atendimento. Grátis. A partir de 6 anos.

OBA! FÉRIAS! PASSEIO Em janeiro, o programa de Turismo Social do Sesc em São Paulo oferece uma programação especial que convida as crianças a conhecerem novos lugares e a descobrirem sua própria cidade com outros olhares. Nos roteiros que compõem a programação Oba! Férias!, a inscrição do adulto está vinculada à participação de uma criança.

AS COISAS DO CÉU CONSTELAÇÕES, MAPAS CELESTES E LUNETAS BAURU (SP) Um passeio pelo céu para crianças e adultos aprenderem a localizar os

astros, através de exercícios de reconhecimento de constelações, e construírem a sua luneta. Além da prática observacional, a olho nu e com telescópios do Observatório, o roteiro prevê uma oficina para conhecer o princípio de funcionamento de um telescópio refrator e lentes, a utilização de mapa celeste e o reconhecimento das constelações. Nessa oficina, cada família será orientada para a montagem de sua luneta. XDia X 18/1/20, sábado. O passeio é direcionado ao público infantil até 12 anos. Vagas limitadas. Informações e vendas na Central de Atendimento a partir de 11/12. Credencial Plena: R$30,00 Não Credenciado: R$45,00

Foto: Divulgação

CINEMA PARA FAMÍLIA


ESPAÇO DE BRINCAR

VIVÊNCIA TECENDO BRINCADEIRAS

Mais que um espaço físico destinado a brincadeiras, o Programa Espaço de Brincar se desenvolve a partir de conceitos de educação nãoformal, lazer, convivência e cultura do brincar com foco nas crianças de 0 a 6 anos. XTerça X a sexta, das 15h às 20h. XSábados, X domingos e feriados, das 9h45 às 18h. Capacidade máxima de atendimento: 25 pessoas. As crianças devem estar acompanhadas de um adulto responsável, que pode desfrutar das brincadeiras com os pequenos. Grátis. Até 6 anos.

Com Luara Lua, arteeducadora. Vivência que estimula a livre criação para crianças e suas famílias. De materiais simples como fios, tecidos e aviamentos, surgem naturalmente histórias, cantigas, brinquedos e brincadeiras para curtir e para levar pra casa. A ideia é proporcionar momentos afetivos, de cooperação, experimentação de espaço, texturas e materiais! XDias X 7, 8, 15, 21 e 22, sábados e domingos, das 14h30 às 18h. Espaço de Brincar. Grátis. Para crianças de 3 a 6 anos acompanhadas por um responsável. Inscrições no horário e local da atividade.

Com Kelly Orasi, contadora de histórias. Kelly Orasi conta a história que ouvia quando menina sobre a vida de seu avô, Demétrio Orasi: da infância, no norte da Itália, até a formação de sua família no Brasil. Uma mescla de realidade, ficção e uma boa dose de memória afetiva. Acompanhada pelo músico Marcos Coim, a narrativa é ilustrada com simples objetos animados. XDia X 7, sábado, 14h30. Convivência. Grátis.

OFICINA BONECO VERDE Com Luara Lua, educadora Os participantes são convidados a criar um boneco com vida a partir de materiais simples. Serragem, meia, calça, sementes de alpiste

Foto: Falvia Macedo

CONTAÇÃO DE HISTÓRIA A HISTÓRIA QUE ATRAVESSOU O OCEANO

dão vida a este boneco que logo fica cabeludo... Um cabelo bem verdinho! XDia X 14, sábado, 10h, 14h e 15h30. Sala de Múltiplo Uso 4. 10 vagas por turma. Entrega de senhas no local com 30 minutos de antecedência. Grátis. Para crianças entre 3 e 8 anos acompanhadas de um responsável durante toda a atividade.

SONS&CENAS PARA BEBÊS ESPETÁCULO É MAMÍFERO QUE FALA, NÉ? Com Edí Holanda e Grupo Musicriando. Curiosidades sobre bichos exóticos e a amamentação são abordados por meio de sons, cheiros, sensações táteis, olfativas, auditivas e visuais num ambiente agradável e relaxante. Elenco: Edí Holanda e Grupo Musicriando Duração: 50 min. XDia X 8, domingo, 10h30. Convivência. Grátis. Recomendado para bebês de até 3 anos acompanhados de um adulto responsável durante toda a atividade.

25


Foto: Laura Camargo

26

CURUMIM

INÍCIO DAS ATIVIDADES:

O Curumim é um programa gratuito, destinado às crianças de 7 a 12 anos, que atua na perspectiva da educação não formal e visa o desenvolvimento integral. Tem como valores: a autonomia, a ludicidade, a convivência, a experimentação, a cooperação e o protagonismo.

XXDia 18/2/20, terça, 13h30. Ponto de encontro: Ginásio. As atividades acontecem de terça a sexta-feira, das 13h30 às 17h30 e ocupam diversos espaços da unidade.

NOVAS MATRÍCULAS 2020 PRÉ-INSCRIÇÕES Os responsáveis interessados em matricular as crianças no Programa Curumim devem, no período e horário descritos abaixo, realizar o preenchimento do formulário de pré-inscrição.

Informações necessárias: Dados da criança (certidão de nascimento ou RG, período escolar); Dados dos responsáveis (RG, CPF, Credencial Plena ou MIS). XXDemais informações e início das pré-inscrições na central de Atendimento do Sesc a partir do dia 7/1/2020 ou pelo e-mail curumim@bauru.sescsp.org.br.


Foto: Laura Camargo

jovens

27

ENCONTRO JUVS

ENCONTRO SARAU DI VERSO

FEIRA ESCAMBARTE

Com educadores do Sesc. Programa destinado ao encontro de jovens acima de 12 anos com atividades diversas como bate-papos, vivências, oficinas, exibição de filmes, práticas esportivas e mostras artísticas. O planejamento e o conteúdo das atividades são construídos conjuntamente com os participantes buscando estimular a sociabilização, a autonomia, o respeito às diversidades e a ampliação do repertório cultural. XXAté dia 20, quartas e sextas, das 15h às 18h. Sala de Múltiplo Uso 3. 25 vagas. Inscrições na Central de Atendimento. Grátis. De 12 a 19 anos.

Juventude em forma de poesia. Um espaço diverso para a livre expressão dos jovens e adolescentes através da literatura, música, teatro e dança. O palco é aberto a todos que queiram somar com sua arte e sua mensagem XXDia 6, sexta, das 19h às 20h30. Espaço de Leitura. Grátis. De 12 a 25 anos

Quebrando uma lógica monetarista e estimulando a troca pelos valores afetivos, que as obras possuem, o Escambarte é uma feira de arte, onde convidamos jovens artistas, de amadores a profissionais a um encontro que tem como foco a livre troca de trabalhos, não importando qual seja sua habilidade técnica ou sua “qualidade” (o importante é trocar). XXDia 13, sexta, às 17h. Grátis.


28

Encontros e Ateliês Temáticos

Espaços horizontais de aprendizado e criação, reunindo realizadores, pesquisadores, curiosos e estudantes em um processo livre de troca e produção de conhecimento.

ENCONTRO PRODUTORES AUDIOVISUAIS Ponto de articulação entre realizadores de cinema e vídeo de Bauru e região. Em encontros mensais que discutem a viabilização de projetos, financiamento, desenvolvimento, distribuição, leituras coletivas de obras e mapeamento da produção audiovisual regional. Um espaço para compartilhar experiências, processos e olhares. XXDia 7, sábado, 15h. Espaço de Tecnologias e Artes. 20 vagas. Inscrições no horário e local da atividade. Grátis.

Foto: @Freepick

tecnologias e artes


Foto: @Freepick

GLITCH Encontro mensal para artistas digitais, criadores e desenvolvedores de jogos apresentarem seus games e ideias aos participantes que jogam, trocam experiências e críticas dos trabalhos expostos. XXDia 10, terça, das 19h às 21h30. Espaço de Tecnologias e Artes. 30 vagas. Inscrições no horário e local da atividade. Grátis.

29

ATELIÊ EXPLORAÇÕES SONORAS E VISUAIS Com Diego Pessoa, educador de Tecnologias e Artes do Sesc. Espaço aberto para troca de ideias e realização de experimentações nas áreas da imagem e do som. Com ênfase na gambiarra e no faça-você-mesmo são criados e explorados instrumentos musicais, técnicas de projeção e iluminação, efeitos visuais e sonoros. Os encontros abrangem de conceitos básicos de eletrônica e construção de baixo custo a Jam sessions audiovisuais passando por momentos de troca de referências e criação de samples. XXDia 14, sábado, das 14h30 às 17h30. Espaço de Tecnologias e Artes. Inscrições no horário e local da atividade. Grátis.

CURSOS E OFICINAS DE ARTES E TECNOLOGIAS Oficinas e cursos para criadores: artistas profissionais e amadores, estudantes, makers, artesãos, inventores e curiosos.

EXIBIÇÃO MEU PRIMEIRO CURTA: EXIBIÇÃO DE “DESCARTADAS” Com André Turtelli Poles, Denis Camargo, Karin Silva, Liene Saddi, Mariana Vita e Rene Lopez. Exibição de “Descartadas”, resultado do curso

“Meu primeiro curta”, realizado entre os meses de maio e dezembro de 2019. Após a exibição, acontece uma troca de experiências sobre o projeto com os educadores que participaram do processo. XXDia 13, sexta, 19h. Auditório. 165 lugares. Retirada de ingressos com 30 minutos de antecedência na Central de Atendimento. Grátis.

NAVEGAÇÃO LIVRE * XXTerças e quintas, das 18h às 19h. XXQuartas, das 18h às 21h. Espaço de Tecnologias e Artes. Inscrições no horário e local da atividade. Grátis.


30

Inspire-se!

Atividades que valorizam o conceito de bem-estar e qualidade de vida, por meio de práticas corporais que promovem o autocuidado e a percepção do corpo.

AULA ABERTA CORPO E POSTURA Com educadores em atividades fisicoesportivas do Sesc. Exercícios respiratórios, posturais e de reeducação do movimento que favorecem a ampliação da consciência, coordenação motora e organização corporal e sensorial. XXSábados, 10h. Sala de Expressão Corporal. Inscrições no horário e local da atividade. Grátis.

Foto: Laura Camargo

esporte e atividade física


Foto: Laura Camargo

31

AULA ABERTA YOGA FLOW

CURSO TRIATLO

VIVÊNCIA CLUBE DO PEDAL

Com Audrey Finazi, instrutora de yoga na Casa do Yoga Prática que sincroniza a respiração e o movimento através de posturas do yoga, produzindo fluxo constante de energia que promove o desbloqueio das potencialidades individuais. X Até 2/2/20, domingos, 10h. Ginásio. Recomenda-se trazer sua esteira. Inscrições no horário e local da atividade. Grátis.

Com educadores em atividades fisicoesportivas do Sesc. Iniciação à modalidade que reúne natação, ciclismo e corrida por meio de exercícios educativos e técnicos. X De 1 a 15, domingos, 10h. Ponto de Encontro: Hall do Espaço de Brincar. 20 vagas. Inscrições na Central de Atendimento. Necessário Credencial Plena atualizada, exames clínico e dermatológico válidos. Grátis.

Com equipe Bike Brothers. Pedalada mista em asfalto e trilha com aproximadamente 35 km e nível intermediário, para interessados em ter a bicicleta como prática regular de atividade física, lazer ou meio de transporte. X Dia 15, domingo, 7h. Ponto de encontro: Praça de Entrada. 40 vagas. Inscrições antecipadas através do portal Sesc, de 3 a 13/12. Necessário bicicleta revisada, capacete e garrafa de água. Grátis.


Cursos Regulares INSCRIÇÕES MEDIANTE DISPONIBILIDADE DE VAGAS NA CENTRAL DE ATENDIMENTO E APRESENTAÇÃO DA CREDENCIAL DO SESC VÁLIDA.

32

Menores de 16 anos: autorização do responsável legal + Atestado Médico. A partir de 16 anos: Atestado Médico. Obs: Desconto de 50% para maiores de 60 anos nos cursos iniciados das 13h30 às 17h30.

PROGRAMA DE GINÁSTICA MULTIFUNCIONAL

Mensalidades R$ 38,00

R$ 83,00

Modalidade Ginástica Multifuncional

Faixa Etária

3ª e 5ª

4ª e 6ª

Sábado

Local

a partir de 12 anos

13h30 - 21h20

15h - 21h20

9h45 - 15h

Espaço GMF

PROGRAMA DE ATIVIDADES AQUÁTICAS

Mensalidades (Para as atividades com frequência de 2 vezes por semana) R$ 28,00 R$ 62,00 Grátis até 16 anos. Modalidade

Hidroginástica

Faixa Etária

a partir de 12 anos

3ª e 5ª

14h, 15h e 18h30

3 a 6 anos

4ª e 6ª

Local

14h, 16h30 e 18h30

18h30

6 a 12 anos

17h e 18h30

17h30

acima de 12 anos

16h e 19h30

15h30 e 19h30

Práticas Aquáticas

Parque Aquático


Programa Sesc de Esportes Grátis. Inscrições na Central de Atendimento. 3ª e 5ª Esporte Criança* 3 a 6 anos

18h30 às 19h20

Esporte Criança* 6 a 10 anos

14h às 16h50

Esporte Jovem* 10 e 13 anos

4ª e 6ª

Domingo

33

16h às 18h20 Voleibol

Basquete

18h30 às 19h50

18h30 às 19h50

Futebol

18h30 às 19h50

Esporte Jovem* 13 a 16 anos

Karatê 17h às 18h20

Handebol 18h30 às 19h50 Basquete 20h às 21h20

Esporte Adulto 16 a 59 anos

Voleibol

Corrida e Caminhada

20h às 21h20

20h às 21h20 Karatê

Corrida e Caminhada 8h às 10h Exceto último domingo do mês

20h às 21h20 Ginástica para Todos Esporte para Idosos

15h às 16h20 Esportes 16h30 às 17h50

*Recesso: De 17/12 a 31/1 GINÁSIO RESERVADO Dia 3 e 4: Conhecendo o Golbol Dia 8: As Galvão, Maria Alcina, Consuelo de Paula e Claudio Lacerda

Recreação Esportiva Orientada* Ginásio e Quadras. Grátis. Para participar é necessário Credencial Plena ou Atividades, guardar pertences nos armários e providenciar cadeado de boa procedência. Sábado, Domingo e Feriado Basquete - Das 14h às 15h45

Vôlei - Das 16h às 18h15

Ginásio, acima de 14 anos

Ginásio, acima de 14 anos

Futebol Soçaite - Das 15h às 18h15

Futsal - Das 15h às 16h30

Campo, acima de 14 anos

Quadra, acima de 14 anos

*As atividades podem sofrer alterações.


Foto: Fabiane Emilio dos Santos

idosos

34

CORPO E MOVIMENTO CURSO A DANÇA DA NATUREZA Com Com Lúcia Oliveira, bailarina e terapeuta corporal especializada em pilates, método Bertazzo e danças circulares. Os quatro elementos da natureza (terra, fogo, água e ar) inspiram os encontros que, além de abordar diferentes técnicas e expressões corporais, convidam à dança. X Até o dia 20, sextas, das 14h às 16h. Sala de Expressão Corporal. 15 vagas. Atividade Sequencial. Inscrições na Central de Atendimento. Grátis. A partir de 60 anos.

SOCIEDADE E CIDADANIA TRABALHO SOCIAL COM IDOSOS Programa do Sesc São Paulo voltado ao cidadão acima de 60 anos, que oferece atividades artísticas, físicas e sociais, com o intuito de refletir sobre o envelhecimento, desenvolver novas habilidades e estimular a integração com as demais gerações. As atividades são agrupadas em três eixos: Arte e Expressão, Corpo e Movimento e Sociedade e Cidadania.

ARTE E EXPRESSÃO OFICINA KOKEDAMA: JARDINAGEM POR UM FIO Com Fabiane Emilio dos Santos, da Embaúba Socioambiental. Kokedamas ou bolas de musgos são arranjos japoneses aéreos, em esfera, feitos com uma única planta pendurada por fios. Nesta atividade, os participantes aprendem a técnica, o plantio e cultivo do kokedama a partir da confecção de um arranjo. X Dia 11, quarta, das 13h30 às 15h30. Sala de Múltiplo Uso 4. 20 vagas.Inscrições na Central de Atendimento. Grátis. A partir de 60 anos.

PONTO DE ENCONTRO Com Equipe Sesc. Os participantes do programa TSI debatem as atividades previstas na programação mensal para reflexão e construção coletiva de ações futuras. X Dia 26, quinta, 14h. Auditório. 165 lugares. Grátis. A partir de 60 anos.



36

Cidades Literárias Com João Correia Filho, jornalista e escritor. O curso propõe a redescoberta do espaço urbano a partir da literatura. A Lisboa de Fernando Pessoa, a Paris de Baudelaire, a São Paulo de Mário de Andrade, a Buenos Aires de Júlio Cortázar e a Sevilha de João Cabral de Melo Neto são alguns dos exemplos que o jornalista e escritor João Correia Filho utiliza para apresentar ferramentas de interpretação da urbanidade poética e das múltiplas leituras de mundo a partir do universo literário. Os participantes têm contato com a obra de escritores bauruenses e traçam roteiros poéticos (e imaginários) pela cidade de Bauru. XDias X 5 e 7, quinta, das 19h às 21h30 e sábado, das 14h às 18h. Sala de Múltiplo Uso 3. 15 vagas. Atividade sequencial. Inscrições na Central de Atendimento. Grátis.

Foto: João Correia Filho

literatura


Foto: Arquivo Pessoal

sáude

37

CONTATO Projeto em rede que tem como objetivo abordar a temática da saúde sexual, reprodutiva e a prevenção das Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST/HIV), por meio de ações educativas, participativas e lúdicas, utilizando diversas linguagens para possibilitar uma maior aproximação com o público e assim, promover a saúde.

RODA DE CONVERSA CORPORALIDADES NA SAÚDE Com Larissa Pelúcio, professora livre docente Unesp/Bauru. Roda afetiva de conversa sobre o corpo, identidade e gênero que busca sensibilizar a percepção para a centralidade desta tríade na organização das relações cotidianas, para as formas como pensamos saúde, práticas sexuais e autocuidado. XDia X 6, sexta, 19h30. Convivência. Inscrições no horário e local da atividade. Grátis.

RECREAÇÃO ESPORTIVA SAÚDE E FUTEBOL Com Carla Patrícia Juraci de Melos, pedagoga, historiadora e coordenadora regional do movimento Mães pela Diversidade e equipe Futeboys Futebol Clube. Jogo de futebol soçaite recreativo seguido de bate-papo com objetivo de incentivar e refletir sobre gênero, esporte e o cenário atual de IST/Aids entre a população LGBTQI+. XDia X 1, domingo, 10h. Campo. Inscrições no horário e local da atividade. Grátis.


Foto: Fabiane Emilio dos Santos

meio ambiente

38

OFICINAS TERRÁRIO: CONHECENDO O CICLO DA ÁGUA Com Fabiane Emilio dos Santos, da Embaúba Socioambiental. É possível um jardim sobreviver fechado em um pote de vidro? Nesta atividade os participantes podem conhecer como funciona o ciclo da água com a confecção de um terrário autossustentável. X Dia 11, quarta, das 19h às 21h. Sala de Múltiplo Uso 4. 20 vagas. Inscrições na Central de Atendimento. Grátis.

FLÂMULAS BOTÂNICAS Com Fabiane Emilio dos Santos, da Embaúba Socioambiental. Os participantes são convidados a criar flâmulas em tecido de algodão e estampá-las utilizando flores, folhas, sementes e outros elementos naturais. X Dia 12, quinta, das 13h30 às 15h30. Sala de Múltiplo Uso 4. 20 vagas. Inscrições na Central de Atendimento. Grátis.

VASINHOS DE CIMENTO COM SUCULENTAS Com Fabiane Emilio dos Santos, da Embaúba Socioambiental. A partir da massa do cimento e com o uso de moldes de diferentes tamanhos e formatos, é possível confeccionar seu próprio vaso que, depois de finalizado, recebe uma muda de suculenta. X Dia 12, quinta, das 19h às 21h. Sala de Múltiplo Uso 4. 20 vagas. Inscrições na Central de Atendimento. Grátis.


PROGRAMAÇÃO DEZEMBRO/2019 A FEVEREIRO/2020

DIA 7/12 DE 11 A 16/2

Foto: Camila Nicoletti

Foto: Laura Camargo

O Sesc reserva o primeiro dia de vendas e inscrições do Turismo Social ao seu público prioritário, os trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo e seus dependentes, que tenham CREDENCIAL PLENA vigente. Os demais interessados poderão se inscrever para vagas remanescentes nos dias posteriores. No momento da inscrição é obrigatória a apresentação dos documentos pessoais (RG/CPF).

PROCESSOS EM BAMBU: DO CULTIVO À CONSTRUÇÃO – BAURU (SP) O bambu é utilizado na criação de objetos, produtos e construções arquitetônicas. O passeio prevê a visita à área agrícola do Projeto Bambu (UNESP) e à área comunitária do assentamento rural Horto de Aimorés para conhecer o bambuzal e os processos do beneficiamento do colmo de bambu. Vagas limitadas. Informações e vendas na Central de Atendimento. Credencial Plena: R$30,00 Não Credenciado: R$40,00

JOIA ARQUITETÔNICA – PARATY (RJ)

Patrimônio Cultural e Natural Mundial pela Unesco, a cidade de Paraty preserva até hoje seus inúmeros encantos naturais e arquitetônicos. O sítio misto inclui, além dos bens do centro histórico e a fortificação que deu origem a ocupação do núcleo urbano, diversos sítios arqueológicos, uma parte do antigo Caminho do Ouro e comunidades vivas em um território de quase 149 mil hectares que mantêm sua relação ancestral com a paisagem, formando um sistema cultural com uma relação próxima ao meio ambiente. Inclui meia pensão e hospedagem na Pousada Villa Harmonia. Vagas limitadas e distribuídas de acordo com as acomodações disponibilizadas. Informações e vendas na Central de Atendimento a partir do dia 4/12.

39


AGENDA

TERÇA

QUARTA

QUINTA

3

4

5

CINEMA 43ª Mostra Internacional de SP Deus é Mulher e Seu Nome é Petunia Pág. 10

AÇÕES PARA CIDADANIA Exibição - O Que é Normal? Pág. 7

AÇÕES PARA CIDADANIA Espetáculo Teatral - A Não Ser Pág. 8

10

11

12

CINEMA Exibição - José e Pilar Pág. 11

MÚSICA Psicopretas Pág. 13

CIRCO Espetáculo - Entre Pontes e Muros Pág. 20

17

18

19

UNIDADE FECHADA

MÚSICA SOMduíche - Cátia Machado Pág. 16

TECNOLOGIAS E ARTES Navegação Livre Pág. 29

24

25

26

UNIDADE FECHADA

31

UNIDADE FECHADA

UNIDADE FECHADA

IDOSOS Sociedade e Cidadania - Ponto de Encontro Pág. 34


SEXTA

SÁBADO

DOMINGO

1

CRIANÇAS Teatro - Menino Vou Te Contá!!! Pág. 22

6

7

8

JOVENS Sarau Di Verso Pág. 27

MÚSICA Ciça Marinho Convida Adriana Moreira Pág. 14

MÚSICA Show “Canta Inezita” - As Galvão, Maria Alcina, Consuelo de Paula e Claudio Lacerda Pág. 12

13

14

15

CINEMA Terror no Bosque - Poltergeist O Fenômeno Pág. 11

TECNOLOGIAS E ARTES Ateliê - Exploração Sonoras e Visuais Pág. 29

CRIANÇAS Teatro - Quando Eu Morrer Vou Contar Tudo a Deus Pág. 23

20

21

22

JOVENS Encontro - Juvs Pág. 27

MÚSICA SOMduíche - 12 Cordas Pág. 16

MÚSICA Toadas - Wilson Dias Pág. 15

27

28

29

CRIANÇAS Espaço de Brincar Pág. 25

MÚSICA SOMduíche - The Licks Pág. 16

CRIANÇAS Cinema para Família - Como Treinar Seu Dragão Pág. 24


informações e horários

42

Sesc Bauru Terça a sexta, das 13h às 22h. Sábados, domingos e feriados, das 9h30 às 18h30. CENTRAL DE ATENDIMENTO E BILHETERIA Tel.: 14 3235.1750 Terça a sexta, das 13h15 às 21h45. Sábados, domingos e feriados, das 9h30 às 18h15.

PARQUE AQUÁTICO E VESTIÁRIOS Terça a sexta, das 13h15 às 21h15; sábados, domingos e feriados, das 9h30 às 18h ou conforme a programação.

LOJA SESC Tel.: 14 3235.1810 Terça a sexta, das 13h15 às 21h45. Sábados, domingos e feriados, das 9h30 às 18h15. Venda de CD’s, DVD’s, livros, camisetas e souvenirs.

Necessário Credencial do Sesc atualizada e exame médico dermatológico. A utilização dos armários dos vestiários é livre, sendo obrigatório o uso do cadeado, que poderá ser adquirido nos caixas da Unidade. Menores de 12 anos só têm acesso ao parque aquático acompanhados por um adulto.

CAMPO, QUADRAS, ESPAÇO DE MÚLTIPLO USO E ESPAÇO DE LEITURA Terça a sexta, das 13h15 às 21h45. Sábados, domingos e feriados, das 9h45 às 18h15. Necessário Credencial Sesc. Atividades recreativas esportivas conforme tabela de Recreação. Informações na Central de Atendimento. GINÁSIO Terça a sexta, das 13h15 às 21h45. Sábados, domingos e feriados, das 9h45 às 18h15. Necessário Credencial Sesc. Atividades recreativas esportivas conforme tabela de Recreação. Informações na Central de Atendimento. COMEDORIA Terça a sexta, das 13h15 às 21h30. Sábados, domingos e feriados, das 9h30 às 18h30 ou conforme a programação. BRIGADA DE INCÊNDIO Para sua segurança o Sesc Bauru possui Brigada de Incêndio treinada com equipamentos de segurança e extintores de acordo com a legislação vigente.

O Sesc Bauru possui acesso à internet via WiFi. Para conectar-se, escolha a rede Sesc WiFi e realize cadastro de login e senha no primeiro acesso.

Exame Dermatológico Horários (sujeito à alteração) Terças e Quintas: 17h30 às 21h. Quartas: 14h às 17h30. Sábados, Domingos e Feriados: 11h às 16h30. Valores: R$ 10,00 - Trabalhador do

comércio de bens, serviços e turismo matriculado no Sesc e dependente

(Credencial Plena). R$ 20,00 - Credencial Atividades GRÁTIS - Crianças e jovens de 0 a 16 anos. O exame dermatológico é obrigatório para o acesso às parque aquático e deve ser renovado a cada seis meses. Para a realização do exame médico dermatológico, utilize: trajes de banho. Os exames podem ser feitos pelo Sesc ou por outro médico. Nestes casos, deverá ser apresentado na Central de Atendimento para validação: um atestado com carimbo e assinatura do médico, comprovan do a liberação para o uso do parque aquático.

Exame Clínico

Horários: Consulte a Central de Atendimento.

ODONTOLOGIA Tel.: 14 3235.1798 Terça a sexta, Manhã: das 7h30 às 12h20; Tarde: das 12h50 às 17h10; Noite: das 17h20 às 21h40. Sábados: 9h30 às 18h, (exceto feriados). Exclusivo para trabalhadores no comércio de bens, serviços e turismo, matriculados no Sesc e dependentes. (Credencial Plena). RELACIONAMENTO COM EMPRESAS Visa promover o bem-estar social, a melhoria da qualidade de vida e o desenvolvimento cultural dos trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo, e seus dependentes. Informações pelo telefone: 3235.1751

Ingressos

Venda de ingressos para os espetáculos que acontecem nas diversas Unidades do Sesc em São Paulo, na capital, interior e litoral. É imprescindível a apresentação de documento na entrada dos espetáculos, nos casos de ingressos com o desconto previsto: credencial plena do Sesc; carteirinha de estudantes (UNES, UBES) ou carteirinha estudantil do ano ou semestre em vigor, comprovante de matrícula ou de pagamento de mensalidade e documento de identidade, caso acima de 60 anos; professores da rede pública com a apresentação de comprovante. A não apresentação acarretará o pagamento da diferença. Não fazemos reserva de ingressos. FORMAS DE PAGAMENTO Dinheiro e Cartões com chip: Visa, Visa Electron, Mastercard, Mastercard Eletronic, Maestro e Redeshop.



9 772358 616004

ISSN 2358-6168

sescsp.org.br/bauru

50

Sesc Bauru Av. Aureliano Cardia, 6-71 CEP 17013-411 TEL.: (14) 3235.1750

Apoio


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.