Notícias SENAI Votuporanga - 3ª Edição - Abril/ 2017

Page 1

3ª Edição - Abril de 2017

CONHECENDO

TECNOLOGIA AÇO: UM DOS MATERIAIS MAIS VERSÁTEIS DO PLANETA

PAULO SKAF A biografia de Paulo Skaf é extensa: uma vida pública dedicada a lutas, liderança e gestão eficiente a favor da população de São Paulo e do Brasil. Travou diversas Fonte: http://www.pauloskafoficial. com.br/galerias/fotos-oficiaisbatalhas e construiu uma -paulo-skaf/ história de sucesso. Nasceu na cidade de São Paulo. Estudou em escola de tempo integral, local que o inspirou a implantar, depois de muitos anos, o ensino em tempo integral no SESI, quando tornou-se presidente da FIESP. Começou a trabalhar muito cedo, durante as férias escolares, em lojas. Com 17 anos tornou-se sócio na tecelagem do pai, desenvolvendo e modernizando a fábrica. Foi presidente do Sindicato das Indústrias de Fiação e Tecelagem do Estado de São Paulo (SindiTêxtil) e a Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (ABIT). Em 2004 foi eleito presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP), do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP), do Serviço Social da Indústria (SESI) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), sendo reeleito em 2011. Também é presidente do Instituto Roberto Simonsen (IRS), 1º vicepresidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e presidente do Conselho Deliberativo do SEBRAE-SP. Entre suas atividades destacam-se: Ensino Integral nas escolas da rede do SESI-SP, Ensino Médio articulado com o Ensino Técnico nas escolas da rede SENAI-SP, Incentivo aos Atletas em 25 modalidades esportivas. Paulo Skaf também trabalhou para que houvesse redução nos impostos dos itens da cesta básica, pela diminuição do preço da energia elétrica, pelo fim da CPMF. Mais informações em: http://www.pauloskafoficial.com.br/

Profº Wellington Gonçalves Norberto - Instrutor da Área de Metalmecânica

Ao longo da história da humanidade, o aço vem sendo utilizado nas mais variadas aplicações cotidianas. Vemos o aço presente em objetos do nosso dia a dia, como por exemplo, um chassis de um carro, um trem de pouso de um avião, no casco de um navio e até mesmo nos talheres em nossas casas. A verdade é que o aço vem contribuindo ao longo da história humana na evolução da tecnologia e a mecânica por sua vez contribuiu com sua parcela nas mais variadas formas de manipulação desta versátil matéria. Fato é, imaginar o aço sem a mecânica e a mecânica sem o aço é inconcebível para a vida moderna. A primeira vez que o homem fez contato com elemento ferro (principal constituinte do aço) foi sob a forma de meteoritos. Os mais antigos artefatos de ferro que se tem notícia são dois objetos encontrados no Egito datado de aproximadamente 2900 a.C. Evidências arqueológicas indicam que, beneficiando o cobre que acidentalmente foram feitas as primeiras ligas de ferro. Acredita-se que algumas fogueiras construídas a base de pedras de minério de ferro, em contato com carbono presente no carvão deu início ao processo de redução, resultando em uma massa escura, não fundida, que se deforma plasticamente através do forjamento, produzindo utensílios de diferenciadas propriedades mecânicas, voltados para AÇO QUE IMITA OSSO RESISTE agricultura, caça e pesca e para guerra. Certamente os avanços na produção do aço ocorreram ao longo do tempo, frutos de estudos empíricos e nas observações dos processos de fabricação do aço. Mas o fato é que esse material pode ser dobrado, laminado, curvado, usinado, esticado, fazendo com que ele possa ser utilizado em varias aplicações e em larga escala devido a sua abundancia na natureza.

100 X MAIS A FADIGA

Exemplo desses empregos nos dias atuais devido aos inúmeros avanços na ciência são os aços biocompatíveis usados na fabricação de próteses Fonte: Motomichi Koyama et al. - 10.1126/science.aal2766 ósseas. Ou um aço imune à fadiga que possui uma nanoestrutura laminada, similar à encontrada nos ossos, torna o metal muito mais resistente às rachaduras que surgem a partir do estresse repetitivo que máquinas, veículos e edifícios suportam diariamente. Ou ainda aços que suportam uma pressão tão grande são candidatos a serem escudos para espaçonaves. Pressão essa na casa dos 12,5 giga-Pascal medidos na colisão com projeteis de cobre a uma velocidade de até 1.300 m/seg. Grandes são as evoluções no processamento do aço, que começaram acidentalmente com a mistura de seus elementos químicos e hoje são estudados suas propriedades físicas, químicas, magnéticas, de arranjo a nível molecular e seu comportamento sob determinadas condições de trabalho, fazendo com que esse seja um dos materiais mais versáteis do planeta. Referências: HISTÓRIA do aço. Disponível em: <https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/3667/3667_3. PDF>. Acesso em: 25 abr. 2017. KHANOLKAR, Gauri R. et al. Shock Wave Response of Iron-based In Situ Metallic Glass Matrix. Scientific Reports, [S.l.], v. 6, n. 22568, mar. 2016. Disponível em: <https://www. nature.com/articles/srep22568>. Acesso em: 25 abr. 2017. KOYAMA, Motomichi et al. Bone-like crack resistance in hierarchical metastable nanolaminate steels. Science, [S.l.], v. 355, n. 6329, p. 155-157, mar. 2017. Disponível em: <http://science.sciencemag.org/content/355/6329/1055>. Acesso em: 25 abr. 2017.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.