Gerir o stress de A a Z

Page 1

de

A

Z


CrĂŠditos


de

A

Z

O artigo “Gerir o Stress de A a Z” foi escrito por Carla Vale Lucas, Filipa Oliveira & Luísa Soares, do Serviço de Psicologia da Universidade da Madeira, e foi publicado na revista JA n.º 69, da Associação Académica da Universidade da Madeira, em 2013.


Introdução


de

A

Z

Acontecimentos positivos e/ou negativos da vida podem causar

stress. Porém, este nem sempre é contraproducente. O stress pode empurrar-nos para a ação, quando dispomos de recursos para o gerir. Eis algumas estratégias de como o fazer.


De A a Z


A

ACEITE-SE tal como é.


B

Beba com moderação, pratique exercício, alimente-se e durma bem.


C

CELEBRE

as coisas boas da vida.


D

DEFINA objetivos e metas (realistas, mensuráveis e concretos).

Responda: “Para onde quero ir?”, “Como vou?”, “Quando vou?”


E

“ERRAR ontem, aprender hoje e superar amanhã”. Os erros fazem parte da aprendizagem. Aprenda com eles.


F

FAÇA algo que tem estado a adiar. Comprometa-se a realizar a tarefa durante pelo menos 5 minutos. Recompense-se ao concluí-la.


G

GERIR o tempo é essencial. Divida a sua lista de tarefas em categorias: 1)importante e urgente, 2)importante e não urgente, 3)não importante e urgente, 4)não importante e não urgente. Despenda mais tempo nas categorias 1/2.


H

HOJE é o dia! “Só existem dois dias no ano em que nada pode ser feito: um chama-se ontem e o outro, amanhã. Portanto hoje é o dia certo para amar, acreditar, fazer e, principalmente, viver.” (Dalai Lama)


I

IDENTIFIQUE os obstáculos que poderão se interpor à realização de uma tarefa e defina um plano para os superar.


J

JULGUE/AVALIE a sua performance de modo realista. Analise o que correu bem e o que poderia ter sido melhor. Congratule-se!


L

LIDAMOS melhor com os problemas quando partilhamos o que estamos a sentir.


M

MANTENHA uma atitude positiva. O otimismo potencia o sistema imunológico, diminui a predisposição para o stress / ansiedade, e ajuda a encontrar as oportunidades que se escondem por detrás de um problema.


N

“NÃO”! Uma palavra que deve aprender a usar, em certas ocasiões, sem se sentir culpado.


O

OUÇA mais, fale menos! Cuide diariamente dos seus relacionamentos. Tente compreender a perspetiva do outro.


P

PERFECCIONISMO um pouco, mas não muito! Procurar a excelência é essencial. Contudo reconheça quando as tendências perfeccionistas estão a interferir com a concretização da tarefa. Existirão certamente momentos em que terá de pedir ajuda e/ou delegar tarefas.


Q

QUESTIONE. Pare. Reflita. É necessário desenvolver competências pessoais e delinear soluções alternativas e criativas face aos problemas que surgem.


R

RELAXE! Respire fundo, ria e inclua no seu dia atividades que aprecie (ouvir mĂşsica, ler...).


S

SAIBA analisar os seus pensamentos e reenquadrá-los. “Não estará a dar demasiada importância à situação; a desvalorizar as suas capacidades e/ou a pensar de forma absoluta e rígida?”


T

TENHA CONSCIÊNCIA do seu nível de stress. Nomeie o que sente e atribua um valor, de 0-100. Saberá assim se precisa de recuar um pouco para se acalmar.


U

USUFRUA de tempo para si (pelo menos 30 min. por dia).


V

VERIFIQUE as vantagens e desvantagens de uma tomada de decisĂŁo. Aja, nĂŁo reaja.


X

XIS, a vida é uma incógnita! Porém, a felicidade depende em grande medida em aprender a controlar aquilo que é possível e aceitar o que não é possível.


Z

Zele diariamente pelo bem estar e assim vá gerindo as mudanças da vida, porque esta é uma aprendizagem contínua.


Contactos

Serviรงo de Psicologia da Universidade da Madeira Site: scp.uma.pt

Email: servico.psicologia@mail.uma.pt Telefone: 291 20 94 98 / 91 81 59 467

Facebook | Linkedin | Academia.edu


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.