guia-saude-viagens-e-grandes-eventos-port-140407-web

Page 9

Guia de Saúde Viagens e Grandes Eventos | Para viajantes que não querem perder tempo

A consulta do viajante Pode parecer chato incluir uma consulta médica no planejamento de viagem. Mas o que você quer é curtir o passeio tão planejado, certo? Então, não perca tempo. Durante a consulta da Medicina de Viagem são avaliados os principais riscos à saúde e definidas as medidas preventivas conforme o roteiro – desde vacinas, medicamentos preventivos e autotratamentos, até orientações para prevenção de acidentes e para a montagem de um kit básico de primeiros socorros. Apesar de os viajantes de “última hora” também se beneficiarem desse cuidado, a maior antecedência será sua aliada: a consulta deve ocorrer, idealmente, de quatro a seis semanas antes da partida.

Medicamentos e receitas Todo viajante deve levar um kit montado de acordo com sua condição de saúde e as características dos destinos/roteiros previstos. Não pensar sobre os cuidados pode deixar você “a ver navios”, ou seja, no quarto do hotel, vendo a vida passar. Então, vamos lá: o objetivo desse kit é facilitar o tratamento de problemas preexistentes e suas exacerbações; o gerenciamento de pequenas intercorrências; e também prevenir doenças específicas relacionadas à viagem. Fique esperto: Seu “kit Saúde” deve estar acessível – de preferência na bagagem de mão. Mas lembre-se de que nas viagens aéreas os objetos pontiagudos, gel e líquidos acima de 120 ml devem seguir na bagagem despachada. 8


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.