3 anos de muito trabalho e mudanças na saúde

Page 1

Nova Saúde Iguaçu Nova Iguaçu

| dezembro de 2015 | edição 3

3 ANOS DE MUITO TRABALHO E MUDANÇAS NA SAÚDE

Hospital da Posse humaniza o atendimento Mariana Bulhões: em dois anos, oito mil partos Inauguradas 20 Clínicas da Família, quatro delas 24h, e uma UPA Municipal


Um novo tempo na saúde Com muito trabalho e respeito à população, a Prefeitura de Nova Iguaçu tem buscado dia a dia superar os problemas encontrados no início da gestão do prefeito Nelson Bornier, especialmente na área da saúde. Para quem não se recorda, em janeiro de 2013, foi decretado estado de calamidade pública no setor. Segundo o próprio prefeito, que transferiu seu gabinete para o Hospital Geral de Nova Iguaçu (HGNI/Hospital da Posse) na ocasião, para mudar o quadro, foi preciso rever procedimentos na gestão dos recursos e investir na construção e na reforma de unidades, aumentado a capacidade de atendimento. Bornier convidou o médico ortopedista Luiz Antônio Teixeira Junior, um profissional competente e muito conhecido na cidade, para assumir o cargo de secretário municipal de Saúde. “Ninguém melhor do que um médico para entender de saúde”, disse à época. O primeiro passo dado pelo novo secretário para recuperar o setor foi a reestruturação da maior emergência da Baixada Fluminense, o Hospital da Posse, cuja direção foi assumida pelo médico angiologista Joé Sestello. A unidade ganhou enfermaria pediátrica, nova emergência, teve o ambulatório e as enfermarias para adultos totalmente reformados, ganhou também uma nova emergência pediátrica. Além de ajustar as contas na saúde, as parcerias dos governos estadual e federal foram fundamentais para permitir a ampliação dos investimentos para além da unidade. A reabertura da Maternidade Municipal Mariana Bulhões foi uma das principais conquistas elencadas pela gestão. Dois anos depois, a unidade está sendo ampliada e já bateu recorde de atendimentos – 8 mil partos no período. As Clínicas da Família também são marca desta nova gestão. Elas estão melhorando as condições de saúde nos quatro cantos de Nova Iguaçu: os bairros de Cerâmica, Jardim Roma, Corumbá, Boa Esperança, Jardim da Viga, Km32, Centro, Figueira, Miguel Couto, Austin, Jardim Paraíso, Dom Bosco, Ambaí, Vila de Cava, Aliança, Jardim Jasmim, Jardim Iguaçu, Vila Operária, Palhada, Tinguá e Nova América já foram contemplados. Em Comendador Soares, além da Clínica da Família, foi instalada uma UPA Municipal. Confira o que mudou em dois anos na saúde de Nova Iguaçu.

Expediente: Secretaria Municipal de Saúde de Nova Iguaçu - Prefeito Nelson Bornier; secretário de Saúde, Luiz Antonio Teixeira Junior; subsecretária de Atenção Básica, Márcia Ribeiro; subsecretário de Vigilância em Saúde, Clodoaldo Novaes; subsecretário de Atenção Especializada, Antonio Dieb; subsecretária de Gestão, Fernanda Titonel; diretor do Hospital Geral de Nova Iguaçu (HGNI), Joé Sestello; diretor da Maternidade Mariana Bulhões, João Ricardo Piloto. Comunicação da Saúde: jornalistas Elaine Cutrim (28896/RJ) e Fernanda Rodrigues (31716/RJ). Fotografia: Everton Barsan.


Mudanças já são percebidas por quem conhece o serviço “Quando a Anny tinha 28 dias, ela sofreu uma broncoaspiração e a levei às pressas pra Austin. Naquela época a gente não tinha a UPA Comendador Soares, precisávamos ir pra longe, às vezes sem o dinheiro da passagem, mas hoje é muito diferente. Somos sempre bem atendidos tanto na UPA como na Clínica da Família. Isso aqui mudou a vida da gente pra melhor”. Ana Paula Martello, mãe de Anny. “Achei que ia ficar com marcas profundas, deformado. O que fizeram no meu rosto foi um verdadeiro milagre. Hoje só tenho a agradecer”. Carlos Clay Jacinto, o Jacaré dos Patins, que passou por uma cirurgia plástica reparadora no HGNI, depois de sofrer grave acidente de motocicleta.

“O segredo é cuidar com amor. A mudança na estrutura fez a gente acreditar que é possível ir mais longe e ver o resultado do trabalho é gratificante: o paciente melhorando, a criança elogiada na escola porque não tem cárie, a gestante satisfeita porque é bem atendida. Tudo isso faz a gente querer fazer mais e melhor”. Juliana Gonçalves, enfermeira da Clínica da Família da Cerâmica

“Eu fiz a mastectomia em 2011 e hoje percebo que somos mais do que um peito, um braço. Somos muito maiores do que o câncer. Hoje eu tenho mais vontade de viver, me amo, me valorizo mais e olho com mais amor pro meu próximo. A fisioterapia é mais do que um tratamento pro corpo. A gente faz amigos aqui, venho pra sorrir”. Alvânia Ferreira, paciente do ambulatório de fisioterapia mastológica. “Quando mais precisei de um hospital, foi no público que consegui assistência rápida. Chegamos a procurar uma clínica particular, mas de nada adiantou. Se não fosse o Hospital da Posse, com toda sua equipe de médicos competentes, meu sobrinho teria ficado sem atendimento. Confesso que me surpreendi com o conforto das enfermarias e toda estrutura da pediatria”. Cirlene Amaral Freitas - tia do paciente Gabriel Freitas da Silveira


As 40 enfermarias da Posse passaram por reforma geral. Antes tinham infiltrações, problemas elétricos e móveis sucateados.

Saúde mais humanizada, melhor para todos Depois

Antes

Em três anos, a Prefeitura realizou uma reforma geral no HGNI, investiu na instalação das Clínicas da Família, reabriu a Maternidade Mariana Bulhões e inaugurou a primeira UPA Municipal, sem esquecer de valorizar os profissionais da área e capacitá-los para melhoria do atendimento, hoje mais acolhedor e próximo do cidadão.


Kennedy Gabriel foi o 1° bebê a nascer nas novas instalações da maternidade.

Oito mil partos

Conforto e acolhimento na pediatria

A Maternidade Municipal Mariana Bulhões foi reaberta em dezembro de 2013. Dois anos depois, oito mil partos foram feitos na nova unidade, que conta com 40 leitos maternos, 25 leitos de UTI neonatal e quatro de UTI materna, além de nova sala de pré -parto. Na foto, Kennedy com sua mãe Daniela.

O setor de pediatria do HGNI também está de cara nova. Em maio de 2014 a enfermaria pediátrica foi inaugurada com 32 leitos, além de lactário, sala de procedimento e Classe Hospitalar – que oferece aulas escolares às crianças internadas em período de médio a longo prazo – e um parquinho, com brinquedos, área verde e grama sintética.

Nova Emergência: mais de 290 mil casos atendidos

A Nova Emergência Pediátrica Dr. Sergio Gama foi inaugurada em outubro deste ano. Construída numa área isolada da emergência adulta e próxima à enfermaria infantil, o setor conta com 10 leitos de internação, sendo um de isolamento, três consultórios, sala amarela, sala vermelha, (para casos mais graves), sala de raio-x, laboratório, sala de medicação, além de sala de acolhimento para familiares e banheiros com acessibilidade. Em dois meses de funcionamento, o setor já atendeu mais de quatro mil crianças.

A Nova Emergência do HGNI foi inaugurada em março de 2013 para atender a casos de urgência, permitindo espaço exclusivo aos pacientes mais graves, com risco de morte. Desde a inauguração até novembro de 2015 foram feitos mais de 290 mil atendimentos.

Enfermarias de cara nova Ao longo de 2014, todas as 40 enfermarias do Hospital da Posse foram reformadas. Além de ganhar ar refrigerado, as salas estão equipadas com móveis novos, e todo sistema de oxigênio dos leitos foi trocado.

Tecnologia a serviço da vida

Novo Ambulatório O ambulatório do HGNI também mudou. Hoje, são 17 especialidades médicas com cerca de dois mil atendimentos mensais. Desde sua inauguração em julho de 2013, o setor já realizou 20 mil consultas. Antes

Depois

Em maio de 2014, começaram a ser realizadas cirurgias por vídeo, menos invasivas e com pós-operatório mais rápido. Outros equipamentos foram adquiridos, entre eles um neuronavegador para biópsias de neurocirurgias de alta complexidade.

Recorde em cirurgias As melhorias em infraestrutura possibilitaram um crescimento no número de cirurgias, com destaque para as ortopédicas. Em 2015 foram feitas 2.427 cirurgias contra 1.676 no mesmo período de 2012.


Prevenir é melhor que remediar

Saúde bucal

A Prefeitura está investindo na construção das Clínicas da Família. Vinte e uma das 32 previstas já estão funcionando, quatro delas com atendimento de emergência 24 horas. Outras 14 unidades de saúde estão sendo reformadas e construídas.

De 2013 pra cá, Nova Iguaçu instalou 34 novas cadeiras odontológicas em diversos bairros da cidade e todas as Clínicas da Família inauguradas contam com o serviço. É prevenção em saúde e sorriso saudável para os iguaçuanos.

Atendimento dia e noite

Ônibus da saúde

Foram inauguradas quatro Clínicas da Família 24h. Funcionam em Jardim Paraíso, Vila de Cava, Miguel Couto e Austin. Além disso, Comendador Soares ganhou a primeira UPA municipal.

A unidade móvel de saúde ganhou novos equipamentos e sistema de ar refrigerado. Já circulou por mais de 50 bairros realizando mais de 72 mil atendimentos gratuitos. Entre os serviços oferecidos, clínica médica, ginecologia, tratamento odontológico e preventivo.

HGNI credenciado pelo SUS para neurocirurgia Em novembro de 2015, o Ministério da Saúde credenciou o HGNI para realizar procedimentos de média e alta complexidade em neurocirurgia pelo SUS. Na prática, unidade que já realizava procedimentos em neurologia – com uma média de 40 neurocirurgias por mês – passará a receber agora, verba do SUS exclusiva para especialidade no atendimento dos casos de traumatismo de crânio e Acidente Vascular Cerebral (AVC).

Cuidando da saúde mental Nova Iguaçu já tem seis residências terapêuticas que são lares para pacientes psiquiátricos que perderam o vínculo com as famílias. Também foram inaugurados o Centro de Atendimento Psicossocial Infantil (Capsi) e uma emergência psiquiátrica em Austin.

Centro de Acolhimento aos Deficientes Foi criado o Centro de Acolhimento ao Deficiente (CAD), o primeiro do Rio de Janeiro. No espaço, há uma equipe multidisciplinar formada por fisiatra, urologista, enfermeiro, assistente social e fisioterapeuta para atendimento.

Prêmio Amigo do Meio Ambiente

Atendimento do Samu cresce quase 700% Com mais ambulâncias e gestão eficiente, o SAMU de Nova Iguaçu fez 9.671 resgates entre janeiro e novembro de 2015, realidade bem diferente de 2012, quando drante todo o ano foram feitos apenas 1.421 atendimentos. O crescimento é de 680%.

Em 2015, pelo segundo ano consecutivo, o Hospital da Posse foi credenciado como Hospital Amigo do Meio Ambiente e recebeu o prêmio de sustentabilidade em reconhecimento às boas práticas ambientais. A iniciativa, promovida pela ONG mundial Hospitais Saudáveis em parceira com a Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo, premia unidades de saúde - públicas e privadas – que incentivam a conscientização ambiental.


Em três anos, muita coisa mudou na saúde Destaques Inauguração de 21 Clínicas da Família 8 mil partos Reforma de 40 enfermarias no HGNI Construção dos setores de enfermaria e emergência pediátricas no HGNI Reabertura da Maternidade Municipal Mariana Bulhões que está em obras de expansão Criação do Centro de Acolhimento aos Deficientes 23 mil resgates pelo SAMU


Unidades de Saúde Nova Iguaçu Centro

Cabuçu

CAPS AD Vanderlei Marins

Rua Bernardino de Mello, 2845 - Centro

Clínica da Família Dom Bosco

Av. Abílio Augusto Távora, s/n Jardim Dom Bosco

CAPS i Dom Adriano Hipólito

Rua Humberto de Campos, 113 – Bairro da Luz

Clínica da Família Aliança

Estrada do Mugango, s/nº.

CAPS III – Dr. Jair Nogueira

Rua Floresta Miranda, 113 - Centro

PSF Palhada

Rua Júlia Martins, 295 - Palhada

Centro de Apoio e Valorização da Mulher

Rua Nossa Senhora de Fátima, nº70 - Califórnia

PSF Valverde

Praça Sebastião Felipe, s/n – Valverde

Centro de Saúde Vasco Barcelos

Rua Bernardino de Mello, 1895 - Centro

Policlinica Cabuçu

Av. Abílio Augusto Távora, 6820 - Cabuçu

Clínica da Família de Jardim da Viga

Estrada do Iguaçu, 171

PSF Jardim Parque das Palmeiras

Rua Cinco 1032- Pq das Palmeiras

Clínica da Família Odiceia Morais

Rua Brasil, 412 - Centro

PSF Parque Todos os Santos

Rua Cavalcante Gusmão, 463

Policlínica Geral de Nova Iguaçu (PAM Dom Walmor)

Rua Dom Valmor, 234- Centro

PSF Engenho Pequeno

Rua Olga Veloso, 36 - Engenho Pequeno

Clínica da Família Jardim Iguaçu

Rua 1º de agosto, 30 - Jardim Iguaçu

PSF Parque Manuel Monteiro (K-11)

Rua Benjamin Chambarelli, 239 - K11

Clínica da Família Vila Operária

Rua Nair Dias, 880 - Vila Operária

UBS Alberto Sobral

Rua Olinda Wilman, 115 Moquetá

UBS da Prata

Rua do Ouvidor, s/nº - Prata

UBS Jardim Santa Eugênia

Rua Morro Agudo, 10- Stª Eugênia

UBS Júlia Távora

Travessa Júlia Távora, 67 - Stº Antonio

UBS Monte Líbano (Profº Rutilhes dos Santos)

Rua Alzira, 99 - Monte Líbano

UBS Santa Clara De Vila Nova

Rua Dom Pedro I, 10 - Stª Clara

Posse Centro De Especialidade Paul Harris

Alameda Presidente Roosevelt, 526 - Posse

Clínica da Família de Cerâmica

Rua Aristotelina Mariano de Souza, 406 - Cerâmica

Hospital Geral de Nova Iguaçu

Estrada Henrique Duque Estrada Mayer, s/nº - Posse

Maternidade Municipal Mariana Bulhões

Km 32 Clínica da Família 24 hs Arquiteta Patrícia Marinho

Rua Ingá, s/nº - Jardim Guandu

PSF Santa Clara do Guandu

Rua Paraguaçu, s/nº - Km 34

PSF São Francisco de Paula

Rua João Batista, s/nº- Parque São Francisco de Paula

PSF Três Henriques

Antiga Est. Rio São Paulo, 3602 – Pq São Franc. de Paula

Vila de Cava Clínica da Família de Corumbá

Estr. De Santa Rita, s/nº Corumbá

Policlínica Santa Rita

Rua Filomena Coelho, 347- Santa Rita

Clínica da Família de Figueira

Rua Coronel Francisco Soares

UBS Nova Brasília

Rua Zenaide, nº 325 - Nova Brasília

UBS Rancho Fundo

Rua das Rosas nº 100 - Rancho Fundo

Miguel Couto Clínica da Família 24h Carlinhos da Tinguá

Rua Digomar Simões e Souza

Av. Governador Roberto Silveira, 2012- Posse

UBS Padre Manfred Gartner (Casa do Menor)

PSF Lino Vilela

Rua 15 de Novembro, 751 Carmari

Av. Henrique Duque Estrada Mayer, 222

Clínica da Família Boa Esperança

PSF Parque Flora

Av. Duque Estrada Maya, 3500

Rua Cornonel Fawcett, s/nº, Boa Esperança

UBS Caiçara José Rodrigues da Silva

Rua Oiticica, s/nº - Carmari

UDF Geneciano

Rua Castanhal, 85

UBS Cobrex

Rua Júlio Kenge, 202 - Cobrex

UBS Nova América

Estrada Luiz de Lemos, 2722 Nova América

Clínica da Família Dr. Marco Pólo (Ambaí)

Av. Henrique Duque Estrada Mayer, nº 3.357.

Clínica da Família de Jardim Roma

Rua Bruno Lecine s/nº - Jardim Roma

Clínica da Família Nova América Pr. Iracy Marcelino

Rua Dom Sebastião Leme, lote 14 B

PS. Dirceu de Aquino Ramos

Rua João Batista de Lima, 35 - Maraú - Austin

PSF Cacuia

Rua Mot. Luiz Carlos Gomes, 45 - Cacuia

PSF Marfel

Rua Áurea Ramos Borges, 110 Palhada

PSF Rodilândia

Rua Dona Clélia, 7 – Rodilândia

UBS Manoel Rezende

Av. Estrada de Ferro, 14 – Austin

UBS Vila Jurema

Estrada Velha Carlos Sampaio, 486 - Vila Jurema

Clínica da Família Dr. Moacyr de Almeida Carvalho

Rua Mirim, s/nº - Austin

Comendador Soares PS Morro Agudo

Rua Formosa, s/nº - Morro Agudo

Clínica da Família Emília Gomes

Estrada dos Quartéis, 221 Comendador Soares

PSF Vila Tânia

Rua Sueli Tinoco, s/nº - Ouro Verde

Clínica da Família Jardim Jasmim

Rua Apóstolo Aleixo, entre o nº 75 e 76 – J. Jasmim

UBS Nova Era

Rua Silvio Freitas, 125 – Nova Era

UPA Municipal 24h

Estrada dos Quartéis, 221 Comendador Soares

Tinguá Clínica da Família Tinguá

Rua Canajés, s/nº.

USF Adrianópolis

Praça de Adrianópolis, 10.

USF Rio D’ouro

Rua da Estação, 25, Rio D’Ouro.

USF Jaceruba

Rua Japeri, 60, Jaceruba

Austin

Vila de Cava Clínica da Família de Corumbá

Estr. De Santa Rita, s/nº Corumbá

Policlínica Santa Rita

Rua Filomena Coelho, 347- Santa Rita

Clínica da Família de Figueira

Rua Coronel Francisco Soares

UBS Nova Brasília

Rua Zenaide, nº 325 - Nova Brasília

UBS Rancho Fundo

Rua das Rosas nº 100 - Rancho Fundo


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.