Dezembro/2018

Page 1

ntu

ário Estad

ora do

EDIÇÃO DEZEMBRO 2018 - DISTRIBUIÇÃO GRATUITA

u

h en

al de Nossa S

REVISTA

Sa

ROCIO

UMA DEVOÇÃO QUE CRESCE NO PARANÁ


B


SUMÁRIO

2

3 PALAVRA REDENTORISTA

6

4 MOMENTOS FESTA 2018

7 MOMENTOS FESTA 2018

10

8

DEVOÇÃO

11

ntu

ora do

ário Estad

a

EXPEDIENTE

h en

u

PALAVRA DO BISPO Nossa S l de

ROCIO

DESTAQUES FESTA 2018

Santuário Estadual de Nossa Senhora do Rocio Praça Thomás Sheehan, 211 - Rocio Paranaguá / PR (41) 3423-2020 (41) 98730-6701 santuariodorocio.com facebook.com/santuario.nsdorocio instagram.com/santuariodorocio

OBRAS

12

AGENDA

CAMPANHA

Reitor: Pe. Joaquim Parron, C.Ss.R Assessor: Ir. Jorge Tarachuque, C.Ss.R Bispo Diocesano: Dom Edmar Peron Provincial: Pe. Edilei Rosa Silva, C.Ss.R Jornalista: Eliane Franco MTB 22842 (Amex) Colaboração: Daniele Castro (Amex) Diagramação: Daniel Ramos (Amex) Fotos: Santuário do Rocio, Daniele Castro (Amex) e Cláudio Neves Tiragem: 10.000 exemplares Impressão: Gráfica Infante Amex - Marketing e Comunicação Integrada (12) 3133-2890

Sa


2

Pe. Dirson Gonçalves

BELÍSSIMA E FRUTUOSA DEVOÇÃO

PALAVRA REDENTORISTA

Pe. Roberto Claudiano

O nosso coração se enche de alegria, porque acolhemos Nossa Senhora do Rocio como Mãe e Padroeira. A devoção a Nossa Senhora do Rocio é belíssima e frutuosa! Conduz a um caminho seguro em direção ao amor, à santidade, ao serviço e à caridade a que todos somos chamados. Na companhia de Maria, desafios foram superados e caminhamos adiante na Evangelização. Levar a mensagem do Evangelho e as bênçãos da Mãe do Rocio a todos, nos mais distantes lugares, é a nossa missão, por meio da Campanha Filhos da Senhora do Rocio. A Festa de Nossa Senhora do Rocio envolveu o povo paranaense e todo o Brasil em um grande momento de evangelização, oração e fé. Com o coração agradecido, quero saudar a todos os paranaenses, devotos e romeiros que celebraram conosco a grande Festa da Padroeira 2018. Foram expressivas as manifestações de fé e devoção à Santa do Rocio, Aquela que abriga sob seu manto os seus filhos muito amados. Nossa missão continua! E, com o propósito de torná-la cada vez mais dinâmica e fecunda, de braços abertos e com grande alegria, acolhemos os novos Missionários Redentoristas que chegam ao Santuário do Rocio em 2019. Pe. Dirson Gonçalves e Pe. Roberto Claudiano, sejam bem-vindos! Sejamos sempre corações unidos em vista de nossos compromissos, construindo com verdade essa história de amor a Nossa Senhora do Rocio. Pe. Joaquim Parron

Reitor do Santuário Estadual de Nossa Senhora do Rocio


MOMENTOS FESTA 2018

3

Sob o manto de

NOSSA SENHORA DO

ROCIO

Troca do Manto O dia 03 de novembro foi de júbilo no Santuário do Rocio. Isso porque a data marcou o início da grandiosa Festa em honra à sua Santa Padroeira. Até mesmo a forte chuva que caiu sobre a cidade de Paranaguá foi sinal da bênção de Deus para os milhares de fiéis que viviam a expectativa pelo encontro com Nossa Senhora do Rocio. Comunidade e romeiros, provenientes de várias localidades do estado, se reuniram no santuário mariano para acompanhar a tradicional Cerimônia da Troca do Manto de Nossa Senhora do Rocio na Missa de Abertura. A solenidade foi presidida pelo reitor do Santuário, padre Joaquim Parron. O momento da troca do manto da Padroeira revelou a beleza do sagrado e renovou a fé dos devotos, que, tomados pela emoção, depositaram as intenções mais profundas de seus corações sob o manto de Nossa Senhora do Rocio. Revestida com o novo manto branco e dourado, rico em detalhes, a Imagem de Nossa Senhora do Rocio foi novamente elevada ao nicho, de onde olha com ternura e misericórdia por seus filhos e filhas.


4

DESTAQUES FESTA 2018

SOLENIDADE REVESTIDA DE DEVOÇÃO NO

Dia da Padroeira

Missa Solene

O povo paranaense amanheceu em festa no dia 15 de novembro. Com o nascer do sol, devotos da Mãe do Rocio, vindos de diversas regiões do Paraná e de outros estados, já movimentavam o santuário mariano construído às margens da Baía de Paranaguá para celebrar sua Padroeira.

A Missa Solene de Nossa Senhora do Rocio, às 10h, na Praça da Fé, marcou o ponto alto da programação matutina. A solenidade, presidida pelo bispo da Diocese de Paranaguá, dom Edmar Peron, e concelebrada por padres diocesanos, foi revestida de devoção e contou com a presença de milhares de fiéis que escolheram o Santuário do Rocio para vivenciar este dia especial. Dom Edmar dedicou sua homilia à história de amor à Santa. “Celebrar, a cada ano, a Festa de Nossa Senhora do Rocio é de ser o auxílio também para recordar como entrou em nosso coração essa devoção. (...) Em primeiro lugar, é preciso recordar que, dois séculos antes das manifestações e da construção do Santuário, da igreja do Rocio, em 1578, a devoção a Maria estava bem presente nestas terras (...). No coração dos que aqui estavam, brotava esse amor, esse carinho, essa confiança em Maria, Mãe de Deus e nossa Mãe”, disse. Ele recordou que o título de Padroeira do Estado veio em 1939, por determinação dos bispos do Paraná. Mas, em 1977, foi o próprio Papa – o Beato Paulo VI – que concedeu a Nossa Senhora do Rocio o patronato estadual. “E a declarou chamando-a assim: Nossa Senhora do Rocio, Mãe, Protetora e Rainha do Paraná. (...) Esse título começa com o que é central: Ela é Mãe. Porque é Mãe, é também Protetora e Rainha”, ressaltou.


5

Fé inabalável

RESGATE DA HISTÓRIA DE NOSSA SENHORA DO ROCIO

205ª Procissão Solene

15ª Procissão Marítima

As homenagens à Mãe do Rocio chegaram ao seu ápice na tarde do dia 15 de novembro. Sob sol intenso, uma multidão de fiéis – formada por romeiros e parnanguaras – se reuniu em oração e devoção à Santa Padroeira na tradicional e grandiosa Procissão Solene de Nossa Senhora do Rocio. Muitos fiéis partiram do santuário estadual, enquanto outros se juntaram ao longo do trajeto de aproximadamente 3 quilômetros. Pelas ruas da cidade, se destacava a Imagem de Nossa Senhora do Rocio, em meio a um mar de gente que expressava com fervor a fé inabalável que perdura em seus corações. Também era possível avistar muitas pessoas com ex-votos que aludiam às inúmeras graças alcançadas mediante a intercessão poderosa da Santa. A caminhada de fé culminou na Paróquia de Nossa Senhora do Rosário – Catedral Diocesana, no Centro Histórico de Paranaguá, onde a Imagem foi acolhida na Santa Missa. “Nós temos essa graça de ter Nossa Senhora do Rosário como Padroeira da Catedral e Nossa Senhora do Rocio [como Padroeira] do Paraná”, declarou padre Emerson Zella, pároco da Catedral. Segundo estimativas, o público presente na Missa e Procissão Solene foi o maior já registrado no dia 15 de novembro.

Um dos momentos mais aguardados pelos devotos e romeiros, verdadeiro resgate da história de Nossa Senhora do Rocio, aconteceu no dia 11 de novembro. Rememorando o encontro da Imagem da Santa em uma pesca milagrosa, nas redes do Pai Berê, no século XVII, centenas de pessoas participaram da 15ª Procissão Marítima de Nossa Senhora do Rocio. Às 10h, na Capitania dos Portos, começaram a pôr-se em movimento as mais de 70 embarcações, indo em frente, belamente ornamentada, a lancha da Capitania dos Portos do Paraná, que conduzia a Imagem de Nossa Senhora do Rocio. Na embarcação da Imagem, tomaram parte o bispo da Diocese de Paranaguá, dom Edmar Peron, o prefeito de Paranaguá, Marcelo Roque, e demais autoridades. O trajeto foi realizado pela Baía de Paranaguá, contornando a cidade, até a chegada ao destino final, no bairro do Rocio, onde centenas de fiéis aguardavam para louvar a Padroeira. Sob o aplauso dos fiéis, a Imagem de Nossa Senhora do Rocio foi levada por marinheiros à Praça da Fé, onde aconteceu um momento especial de oração. Na conclusão da Procissão Marítima, a Imagem da Padroeira adentrou o santuário estadual, onde foi fervorosamente aclamada pelos fiéis na Santa Missa.

PELAS RUAS DE PARANAGUÁ


MOMENTOS FESTA 2018

6 PRÉ-ABERTURA COM PADRE ROBSON DE OLIVEIRA

No dia 28 de outubro, um grande público esteve no Santuário do Rocio para a Pré-Abertura da Festa de Nossa Senhora do Rocio 2018. Os fiéis cantaram e rezaram com Padre Robson de Oliveira, que, com seu carisma, presidiu uma alegre e emocionante Celebração. Com o Santuário lotado, muitos participaram da Missa do lado de fora, acompanhando por meio do telão.

NOVENA Foi em clima de homenagem e oração que o Santuário do Rocio e muitos devotos celebraram a Novena a Nossa Senhora do Rocio, de 06 a 14 de novembro, demonstrando todo o seu amor à Santa Padroeira. Além de rogar a poderosa intercessão de Nossa Senhora do Rocio, foram momentos oportunos para agradecer e bendizer a Padroeira pelas graças que, como Mãe medianeira, obtém aos devotos, seus filhos muito amados.

5ª CAVALGADA DA FÉ Um grande momento de manifestação cultural e religiosa foi visto na 5ª Cavalgada da Fé de Nossa Senhora do Rocio, no dia 04 de novembro. Cavaleiros e amazonas, de todas as idades, atravessaram a cidade rumo ao Santuário do Rocio, onde receberam as bênçãos da Padroeira.

7ª PROCISSÃO CICLÍSTICA A 7ª Procissão Ciclística de Nossa Senhora do Rocio, realizada no segundo dia de homenagens à Padroeira do Paraná, reuniu centenas de fiéis e ciclistas. A Imagem da Santa do Rocio seguiu à frente do cortejo, que percorreu as principais ruas de Paranaguá. Os ciclistas foram acolhidos pelos Missionários Redentoristas, que concederam a todos uma bênção especial.

12ª PROCISSÃO MOTORIZADA Veículos ornamentados em azul e branco, as cores marianas, revelaram a forte devoção de centenas de pessoas a Nossa Senhora do Rocio, na 12ª Procissão Motorizada de Nossa Senhora do Rocio. O movimento nas ruas do município paranaense se intensificou com a bela homenagem, no dia 10 de novembro.

SHOW DE PADRE REGINALDO MANZOTTI Padre Reginaldo Manzotti animou os devotos de Nossa Senhora do Rocio durante a Festa da Padroeira este ano. No dia dedicado a Nossa Senhora do Rocio, o padre cantor emocionou milhares de pessoas e homenageou a Padroeira. O repertório contou com sucessos consagrados da música católica, como “Segura na mão de Deus”, “A tempestade vai passar”, “Mandou me chamar” e “Joga a mão pra cima”.


DEVOÇÃO

7

Depoimentos e Testemunhos na Festa 2018 “Minha devoção a Nossa Senhora do Rocio eu acho que [existe] desde que eu me conheço por gente. Sou de Curitiba, mas morei em Paranaguá até meus 15 anos. Participei a minha infância inteira das festas e sempre fiquei próximo de Nossa Senhora do Rocio. Uma das graças foi alcançada quando eu era pequeno. Eu tinha um problema nos pés e doía muito. Fazia fisioterapia, mas não adiantava. Minha mãe sempre fez as Novenas aqui e, nos anos em que tive esse problema, mesmo com o pé todo machucado, eu participava. Com o tempo, fui melhorando e a devoção começou a ficar cada vez maior. Já em 2014, eu e um amigo sofremos um acidente de carro bem grave. Pedi a Ela para que ele melhorasse, porque ele ficou em coma, perdeu parte do cérebro e quase faleceu. Ela o salvou e me ajudou também. Lembro que foi em junho, e em novembro eu estava aqui já para agradecer. Esse ano, também estou aqui para agradecer, porque tive que trancar a faculdade e estava quase desistindo. Pedi para Ela, voltei e esse ano vou me formar. Para mim, é bem forte, Ela comigo.” Douglas Chelis, 26 anos Curitiba / PR

“Eu frequento esse lugar desde 2001, quando vim trabalhar em Paranaguá, conhecemos o Santuário e nos tornamos colaboradores. E é com muita fé e alegria que estamos aqui em mais uma festa. Parabenizo a organização daqueles que administram o Santuário, especialmente o padre Parron, que também nos deu grandes alegrias na gestão anterior. Agora, reconstruiu o Santuário. É uma honraria para o Paraná ter Nossa Senhora do Rocio como Padroeira. Para mim, que já tive tantas graças, inúmeras, é difícil falar sobre a importância deste evento no dia de hoje. O meu neto nasceu com 550 gramas e ficou 105 dias na UTI. A primeira coisa que fiz quando ele nasceu foi vir aqui. Hoje, ele está com 3 anos.” Edilson Nunes, 58 anos Curitiba / PR

“Quando eu tinha 8 meses de idade, estava no andador na área da minha casa, onde tinha um pé de comigo-ninguém-pode e eu comi. Minha mãe já me encontrou desmaiada, praticamente sem vida, com o sistema digestório todo queimado. Fui levada para o hospital e os médicos me desenganaram. Minha mãe, nesse momento de desespero, me entregou a Nossa Senhora do Rocio. Recebemos a graça, porque minha família vive em torno da fé. Minha mãe prometeu minha vida a Nossa Senhora do Rocio. Perdi praticamente todos os pelos do corpo, inclusive o cabelo. Por isso, nessa promessa, ela jurou que eu ficaria 5 anos sem cortar o cabelo, deixaria crescer e entregaria para Nossa Senhora do Rocio como a minha vida. Hoje, estou aqui, gozo de perfeita saúde e sempre que posso venho fazer alguma coisa por Ela.” Deilce Maria Pereira, 56 anos Paranaguá / PR

“Somos devotos de Nossa Senhora do Rocio! Sempre que venho, faço leitura nas Missas. Isso para mim é uma honra, uma bênção. Viajamos por todos os santuários do Brasil, mas, no dia 15 de novembro, dedicado a Nossa Senhora do Rocio, deixamos tudo e viemos para cá. Parabenizo o padre Joaquim pelo o que ele está fazendo neste Santuário. Na mídia, melhorou muito, está mais divulgada Nossa Senhora do Rocio, tem imagens e benfeitorias. Agora, você vê outras pessoas também comentarem de Nossa Senhora do Rocio. Hoje, está muito bonita a igreja. Vemos as pinturas, as reformas, o ambiente e o carinho com que ele nos recebe aqui. Vou realizar um exame médico que estou receoso. Rezei o terço e pedi a Nossa Senhora do Rocio que interceda por mim. Vim pedir e Ela vai me abençoar, se Deus quiser.” Nelson Alves Pereira, 63 anos Arapongas / PR


OBRAS

8

SOCIAL

UMA PARANAGUÁ MAIS LIMPA

ESPAÇO PARA A SOLIDARIEDADE

Projeto Ambiental

Cursos Profissionalizantes

Com atenção especial voltada a práticas sustentáveis em Paranaguá é que o Santuário do Rocio, com o apoio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e da Rádio Difusora, lançou o importante Projeto Ambiental “Com a Mãe do Rocio, vamos trabalhar por uma Paranaguá mais limpa”. A iniciativa socioambiental foi oficialmente lançada durante a Festa de Nossa Senhora do Rocio 2018. Na oportunidade, foi distribuído aos fiéis o material educativo para conscientização do gerenciamento e do descarte correto de resíduos sólidos urbanos, bem como do consumo consciente. Para que a população possa colaborar, o material apresenta ainda os dias de coleta seletiva em todos os bairros da cidade. O objetivo geral do projeto é reduzir a quantidade de resíduos produzidos no município, incentivar a reciclagem, colaborar para a melhoria da qualidade de vida social e ambiental e promover ações de cidadania.

Em uma sociedade com grandes diferenças sociais, o Santuário do Rocio abre espaço para a solidariedade e busca transformar essa realidade com ações concretas. Com o apoio dos devotos, a Associação Pró Obras Sociais – mantenedora do Santuário, desenvolve e gerencia obras sociais que mudam a perspectiva de vida de muitas pessoas. Dentre elas, destacam-se os cursos de formação gratuitos. Centenas de pessoas de baixa renda e em situação de desemprego são diretamente beneficiadas com a qualificação profissional. Contudo, os frutos dessa ação chegam ainda mais longe: a iniciativa valoriza a vida, resgata a cidadania, promove a integração social e impulsiona o crescimento econômico de toda a comunidade de Paranaguá e de cidades circunvizinhas. Alinhados às diretrizes dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, os cursos profissionalizantes atualmente oferecidos são: Conferente de Container, Logística Portuária, Auxiliar Administrativo, Informática Básica; Cursinho Solidário, Inglês e Clube de Mães – que inclui artesanato, pintura, crochê e outras atividades. O funcionamento dos cursos é mantido por contribuições espontâneas de devotos através da Campanha Filhos da Senhora do Rocio. O Santuário também conta com a generosidade de profissionais de diversas áreas, que se dispõem a realizar trabalho voluntário, dedicando parte de seu tempo às atividades sociais.


9

CONSTRUÇÃO

EVANGELIZAÇÃO

AMOR QUE CONSTRÓI Vitrais, pintura e bancos O Santuário do Rocio vem sendo revitalizado, ano a ano, com o amor e a ajuda dos devotos de Nossa Senhora do Rocio. Esse crescimento pode ser visto por todos que chegam ao Rocio. Cada obra alegra o coração dos milhares de fiéis que neste lugar sagrado se refugiam sob o próprio manto de Nossa Senhora. Em 2018, houve uma série de projetos concretizados. Entre as mais significativas obras de construção estão a troca dos vitrais, a revitalização da pintura e a reforma dos bancos. Além disso, existe a manutenção diária do Santuário e seu entorno.

Na Festa da Padroeira, muitas pessoas testemunharam os frutos da doação fiel e generosa dos Filhos da Senhora do Rocio, que possibilitaram um grande avanço na estrutura de acolhimento da Casa da Mãe. O resultado é motivo de júbilo e deve ser celebrado por todos os devotos de Nossa Senhora do Rocio. “Agradecemos imensamente a fidelidade, o carinho e o compromisso dos Filhos da Senhora do Rocio com a missão do Santuário do Rocio. Que Nossa Senhora do Rocio seja canal de graças na vida de todos os devotos. Continuemos sempre juntos, na prática do bem”, declara o reitor do Santuário, padre Joaquim Parron.

GRAÇAS ESPECIAIS E CONVERSÕES Missa do Santíssimo Sacramento A evangelização é o princípio e o fim de todas as ações no Santuário do Rocio. Comprometidos com essa missão, em 2004, Ano da Eucaristia, os Missionários Redentoristas responsáveis pelo santuário estadual acolheram com ardor o pedido do então bispo da Diocese de Paranaguá, dom Alfredo Novak: promover ali a adoração do Santíssimo Sacramento. A iniciativa de dom Alfredo Novak buscava fazer com que aquele ano especial produzisse frutos concretos e permanentes na Diocese. Os redentoristas do Santuário reservaram para este propósito a Missa das quintas-feiras, aludindo à Santa Ceia, quando Jesus instituiu a Eucaristia. Hoje, a Missa do Santíssimo Sacramento, realizada às 18h e 20h, conta com uma grandiosa e fervorosa participação do povo. É marcada por testemunhos de conversões e graças especiais, como cura de doenças físicas e espirituais, reconciliações, abandono de vícios e obtenção de emprego, atribuídas pelos fiéis à participação efetiva nas celebrações.


PALAVRA DO BISPO

10

SANTUÁRIO DO ROCIO,

berço da devoção à Padroeira do Paraná “Bem-aventurada és tu que creste, pois se hão de cumprir as coisas que da parte do Senhor te forma ditas” (Lucas 1,45). As palavras de Isabel nos convidam a proclamar Maria como Bem-Aventurada, porque, ao aceitar ser a Mãe de Jesus, também se abriu aos planos de Deus para a humanidade. Mesmo com a certeza de ser a Mãe do Salvador, Maria foi humilde ao extremo e soube guardar em seu coração as promessas de um Deus que tudo pode. Neste tempo especial, descobrimos as riquezas e as raízes de nossa devoção mariana. Ela cantou o Magnificat glorificando a Deus e reconhecendo sua pequenez, razão de nossa veneração. A Imagem milagrosa de Nossa Senhora do Rocio, molhada pelas águas do mar, escolheu as terras parnanguaras para ser venerada. Eis Nossa Senhora, a Mãe de Deus e nossa Mãe! Nossa Senhora do Rocio é o sereno silencioso que inunda o nosso coração com um amor maternal. Sinal desse amor são as graças que a Senhora do Rocio traz em suas mãos para abençoar seus filhos e filhas espalhados por todo o Brasil. O estado do Paraná é aben-

çoado por ter como Mãe, Rainha e Padroeira o doce orvalho da manhã! A maternidade de Nossa Senhora do Rocio é celebrada com grande júbilo em nosso coração e também no Santuário Estadual de Nossa Senhora do Rocio. O Santuário do Rocio é a Casa de Maria, lugar em que Ela escolheu por morada, berço da devoção à Padroeira do Paraná. Aqui, está estampada a fé viva do povo que encontra aos pés da Mãe do Rocio o socorro, a esperança e o caminho. É maravilhoso ver a fé deste povo que cultiva esse carinho especial pela Virgem do Rocio, Mãe que acolhe e desperta o desejo de tornar cada vez mais conhecido o seu amor por nós. Esta reciprocidade vem de Deus, que trouxe, por meio da graça, a Imagem de Nossa Senhora do Rocio para esse lugar. Fomos imediatamente abençoados, pois, segundo a nossa história, foi o lugar em que Ela escolheu ficar! Dom Edmar Peron Bispo da Diocese de Paranaguá


AGENDA

11

AGENDA

SERVIÇOS

HORÁRIOS DE MISSA

FUNCIONAMENTO DO SANTUÁRIO

Segunda-feira 19h – Missa da Saudade e Bênção das Velas

Diariamente – 7h às 18h FUNCIONAMENTO DA SECRETARIA

Quarta-feira 17h – Novena de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro Quinta-feira 18h e 20h – Missa do Santíssimo Sacramento Sexta-feira 15h – Novena a Nossa Senhora do Rocio Sábado 19h – Missa com Bênção da Saúde Domingo 8h30 – Missa da Comunidade 11h30 – Missa com Bênção dos Peregrinos 19h – Missa com Bênção da Família

Segunda a sexta-feira – 8h às 18h Sábado – 8h às 12h

FALE CONOSCO santuariodorocio.com secretaria@santuariodorocio.com facebook.com/santuario.nsdorocio instagram.com/santuariodorocio (41) 3423-2020 (41) 98730-6701


12

CAMPANHA FILHOS DA SENHORA DO ROCIO Evangelizar com Maria!

CAMPANHA

A Campanha Filhos da Senhora do Rocio é formada por quem ama Nossa Senhora do Rocio e deseja construir a Casa da Mãe com seu amor. Os Filhos da Senhora do Rocio têm a missão de propagar a devoção à Padroeira do Paraná e apoiar concretamente as obras evangelizadoras do Santuário Estadual de Nossa Senhora do Rocio, referência da fé católica no estado e lugar onde o orvalho — graças e bênçãos de Deus — é derramado dos céus. Mediante as mãos caridosas dos Filhos da Senhora do Rocio, importantes obras foram realizadas e outras estão em andamento. Grande é o desafio de construir e zelar pela Casa da Padroeira, mas, com a intercessão poderosa de Nossa Senhora do Rocio e o apoio de seus filhos, podemos realizar boas obras pelo bem de todos. Ao cadastrar-se na Campanha Filhos da Senhora do Rocio, o devoto recebe mensalmente a carta do reitor do Santuário do Rocio, o Informativo Mãe do Rocio e o boleto de doação espontânea, isto é, o benfeitor define o valor da contribuição.


13


14

PATROCÍNIO

APOIO

REALIZAÇÃO


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.