Boletim informativo SCMM

Page 1

Edição 14| Trimestral | Junho 2017

O CATL-OFICINA DA CRIANÇA REALIZA BATISMO DE VOO NA RYANAIR

Nesta Edição: Creche e Pré-escolar

2

CATL-Oficina da Criança

3

Intervenção Precoce

4

Estrutura Residencial para Pessoas Idosas|Centro de Dia

5

Serviço de Apoio Domiciliário

6

Unidade de Longa Duração e Manutenção de Mértola

7

Ludoteca Itinerante

8

Projeto Capacitar+ / Apoio à pessoa com deficiência

9

FESTA DA FAMÍLIA E FESTA DE FINAL DE ANO LETIVO No dia 26 de Maio celebrouse mais uma Festa da Família organizada pelas respostas sociais da Infância, Centro Infantil e Oficina da Criança. Esta festa também marcou o encerramento do ano letivo

Destaques

10

2016/2017. Pág. 2


Página 2

Boletim informativo SCMM

CENTRO INFANTIL: CRECHE E PRÉ-ESCOLAR DIA DA MÃE

No mês de Maio celebramos mais um dia da mãe, 7 de Maio. Como não podia deixar de ser, em cada sala, as crianças elaboraram uma prenda e um postal para oferecer às mães. Este ano quisemos proporcional um momento saudável, de alegria e descontração. Assim oferecemos às mães das nossas crianças uma aula de dança com a Professora Ana Rito. A aula decorreu no nosso parque infantil e foi um momento bastante animado.

DIA MUNDIAL DA CRIANÇA

No dia 1 de Junho de 2017 comemorou-se no Centro Infantil mais um dia Mundial da Criança. Durante a manhã, as crianças da creche foram à Oficina da Criança assistir a um teatro de fantoches o “Coelhinho Branco”. Brincaram no parque e pintaram um mural na farmácia Nova de Mértola. Seguidamente almoçaram no parque, tendo direito a

um almoço diferente (hambúrguer, batatas fritas e gelado). As crianças do Pré-escolar foram de manhã ao Cineteatro Marques Duque assistir a um teatro de luzes “a Libelinha de Alcaria” promovido pelos alunos da ALSUD. Almoçaram no ERPI e de tarde brincaram nos insufláveis, no pavilhão. Foi um dia repleto de brincadeiras e muito divertido!

FESTA DA FAMÍLIA E FESTA DE FINAL DE ANO No dia 26 de Maio celebrou-se mais uma Festa da Família organizada pelas respostas sociais da Infância, Centro Infantil e Oficina da Criança. Esta festa também marcou o encerramento do ano letivo 2016/2017. A festa começou pelas demonstrações realizadas pelas crianças, que cantaram, dançaram e desfilaram no palco, seguiram-se os jogos em que as famílias participaram e se divertiram, com um momento surpresa marcado pelo jogo dos matraquilhos h u m a n o s q u e a n i m o u a i n d a m a i s a fe sta . Continuámos com o jantar acompanhado de baile animado pelo artista Toi Romão.

Ficha Técnica Propriedade e Edição Santa Casa da Misericórdia de Mértola

Edição abril|maio|junho 2017

Periodicidade Trimestral

Diretor José Alberto Jesus Rosa

Número 14

Redação Colaboradores das Respostas Sociais

Grafismo|Montagem|Paginação Emília Colaço Distribuição Gratuita


Edição 14 CATL- OFICINA DA CRIANÇA SARAU - GINÁSTICA ACROBÁTICA Foi de forma brilhante que o grupo de ginástica acrobática

Página 3 A visita ao Porto foi realizada num Bus turístico pela cidade. As crianças desfrutaram deste momento de forma bastante entusiasta, e puderam ver os pontos turísticos mais importantes.

da Oficina da Criança participou no Sarau organizado pelo agrupamento de escolas de Mértola. Parabéns à organização, às crianças e um muito obrigado à Professora Regina pelo papel que desenvolveu ao longo do ano com estas crianças.

BATISMO DE VOO E PASSEIO PELO PORTO Há momentos e experiências que ficam para sempre guardadas na nossa memória e por isso merecem um destaque especial. Foi o que aconteceu no dia 28 de Junho. Saímos bem cedinho. “2 Horas da manhã” tudo de olhos bem abertos, pois a expetativa era muito grande… A Oficina da Criança realizou a primeira viagem de avião entre Lisboa e Porto. Para a maioria das crianças foi o seu Batismo de voo. Foram quase 24 horas de pura diversão, adrenalina, alegria, entusiasmo mas igualmente de aprendizagem. A alegria de ver crianças felizes superou o cansaço que atividades como esta representam. Chegada ao aeroporto Francisco Sá Carneiro , lanchámos e fomos de metro até à Avenida dos Aliados .

Almoçámos mesmo no coração da cidade, tirámos muitas fotografias, ainda tivemos tempo para brincar…. O regresso a Lisboa foi realizado de comboio. Uma viagem bastante agradável e com paisagens fantásticas. Em Lisboa tínhamos o autocarro à nossa espera. Jantámos e a folia continuou…só quase a chegar a Beja é que o João Pestana chegou… Uma experiência inesquecível que ficará na memória de todos. Obrigado a todos os que tornaram possível este sonho, instituição, autarquia, pais e população que colaboraram nesta iniciativa.


Página 4

Boletim informativo SCMM

INTERVENÇÃO PRECOCE NA INFÂNCIA A ELI FORA DE PORTAS “Nós não precisamos de muita coisa, só precisamos uns dos outros e de sonhos” Óscar Wilde

Nos dias 6, 7 e 8 de julho realizou-se em Lisboa o V Congresso Internacional da Pro Inclusão, sobre o lema: “Educação, Inclusão e Inovação”, no qual esteve presente a Equipa Local de Intervenção Precoce na Infância, tendo sido convidada a participar no Grupo Focal: Intervenção Precoce em Portugal, Funciona? dinamizado pelas Dras. Isabel Felgueiras e Ana Isabel Pinto, sendo as conclusões apresentadas no último dia do evento. Da súmula, destacamos aquela que no nosso entender melhor ilustra o funcionamento da IPI em Portugal, e que cujo autor foi um participante brasileiro neste grupo focal” o sistema de intervenção precoce em Portugal está muito avançado, mas para funcionar só falta uma coisinha, que os 3 ministérios que o compêm (saúde, educação e segurança social) se entendam”! Neste Congresso, para além dos conferencistas renomados (Laborinho Lúcio, Inês Sim-Sim, Ariana Cosme...) estiveram ainda presentes algumas figuras públicas com responsabilidades políticas no país: o Ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, a Secretária de Estado para a Inclusão das Pessoas com Deficiência e os deputados que integram o grupo de trabalho sobre a Educação Especial na Assembleia da República. O presidente da República concedeu o seu Alto Patrocínio a este Congresso.

Foram 3 dias de intensa discussão e reflexão sobre a

Inclusão em Portugal ou a falta dela, e que a IPI tem um papel fundamental, já que é na família que o processo inclusivo se inicia.

À laia de conclusão, deixamos-vos uma pequena história contada por um dos conferencistas ilustrativa do papel de cada numa sociedade inclusiva. “ Na floresta deflagrou um incêndio. Todos os animais fogem em direção ao rio. No caminho o elefante encontra a libelinha que voava em sentido contrário, com algumas gotas de água nas asas, e pergunta: para onde voas libelinha, vais morrer, a floresta está a arder! A libelinha responde: Vou fazer a minha parte”. Que sejamos todos um pouco de libelinha e a Inclusão acontece!!.

Entidade Promotora: Projeto Financiado por: Entidades Parceiras


Edição 14 ESTRUTURA RESIDENCIAL PARA PESSOAS IDOSAS E CENTRO DE DIA COMEMORAÇÃO DOS SANTOS POPULARES No dia 22 de junho os utentes da ERPI/CD e ULDM comemoraram o São João, com o tradicional Baile de Mastro, animado pelo artista “Toy Romão” que nos brindou com a sua música e alegria. Esta festa decorreu no espaço exterior da ERPI e contou ainda com um jantar convívio, proporcionando momentos de convívio entre utentes e colaboradores da instituição. A decoração do mastro (flores, bandeirinhas, balões,) foi elaborada pelos idosos destas respostas sociais, nos vários ateliês de animação.

I

Este Boletim foi patrocinado por:

Página 5 BENÇÃO DA CARRINHA ADAPTADA Nessa mesma noite tivemos mais um motivo para festejar pois a instituição adquiriu uma carrinha adaptada para cadeiras de rodas e foi celebrada uma cerimónia de boas vindas com bênção realizada pelo Sr. Padre Marques. Foi uma noite muito agradável e os utentes adoraram!


Página 6

Boletim informativo SCMM

SERVIÇO DE APOIO DOMICILIÁRIO OCUPAÇÃO DOS TEMPOS LIVRES No Serviço de Apoio Domiciliário continuamos a apostar na dinamização de momentos de animação e descontração por forma a quebrar a monotonia no dia a dia dos utentes que se encontram no domicílio, e nte n d e m o s q u e e sta s at i v i d a d e s s ã o u m complemento muito importante para todo o apoio que prestamos diariamente neste serviço.

Para tal continuamos a contar com o apoio imprescindível da Ludoteca Itinerante, que desta forma iniciou mais um ateliê de tempos livres na localidade dos Fernandes, este já é a 4ª localidade abrangida por estes ateliês . O objetivo pretendido é sobretudo a promoção do convívio entre os utentes e a promoção de momentos de boa disposição, aliando a atividades que trabalham a motricidade, a criatividade e a memória, sem esquecer o fim último que é promover uma melhor qualidade de vida nos idosos a quem dedicamos a nossa intervenção.

Ateliê Fernandes Ateliê Corte Gafo


Edição 14

Página 7

UNIDADE DE LONGA DURAÇÃO E MANUTENÇÃO DE MÉRTOLA

Nos meses de Abril a Junho de 2017, além das atividades diárias de cuidados pessoais de saúde, de higiene e conforto realizámos várias atividades de animação lúdica e psico-social, fisioterapia e estimulação cognitiva e sensorial além da reeducação cognitiva.

Fizemos exercícios de marcha diária e fomos ao exterior a Ovibeja e passeamos de barco até vila real de santo António com os colegas da ERPI e participamos no baile da Pinha e na festa do mastro da SCMM. Recordamos e vivenciamos o 25 abril através de visionamentos de filmes e partilha de histórias sobre a perceção de cada um, construímos flores, para a decoração dos mastros e festas bem como decoramos e pintamos pedras para vender no festival islâmico.

Nesse contexto, tentamos ao longo do internamento dos utentes dinamizar atividades que propiciem prazer e estimulem o utente para a participação nas AVD´s e AIVD´s e criar uma estratégia favorável para minimizar os feitos negativos dos internamentos.


Página 8 LUDOTECA ITINERANTE BONECAS (OS) DE PANO »O PASSADO AOS OLHOS DO PRESENTE» A Ludoteca Itinerante da SCMM , para além de outros serviços, este ano elaborou uma recolha/pesquisa sobre as profissões mais antigas do concelho. Estas fazem parte da memória dos nossos idosos, são verdadeiros testemunhos das vivências rurais no concelho. A base deste projeto está na vontade de reviver as memórias passadas e voltar a criá-las de novo nos ateliers, através da construção de bonecos(as) de panos e de transmitir aos mais novos as profissões de ontem, tornando-os elementos identificadores do património cultural.

Boletim informativo SCMM no olhar de cada participante deram alma a este trabalho.

DATAS E LOCAIS ONDE A EXPOSIÇÃO ESTARÁ PATENTE: 24 junho – São João dos Caldeireiros (Festa da Aldeia) 01 julho – S. Pedro Solís (Feira dos Morais) 30 julho – Santana de Cambas (Feira da Aldeia – Museu do Contrabando) 12 agosto – S. Miguel do Pinheiro (Feira do Ciclo do Pão) 15 agosto – Corte do Pinto (Festa da Aldeia – Polivalente Municipal de Corte do Pinto) 02 setembro – Espírito Santo (Feira da Aldeia) 07 outubro – Vale de Açor de Cima (Feira da Aldeia) 10 a 30 outubro – Mértola (Casa de Artes Mário Elias)

Esta exposição tem como objetivo recuperar/reviver as práticas e tradições ancestrais ligadas às várias profissões do concelho de Mértola. As/OS bonecas(os) de pano são o resultado de uma recolha feita pela Ludoteca Itinerante e elaborados por grupos de pessoas das seguintes localidades: Álamo, Alcaria dos Javazes, Alvares, Amendoeira da Serra, Corte do Pinto, Corte Gafo Cima, Diogo Martins, Espírito Santo, Fernandes, Ledo, Mesquita, Mina de S. Domingos, Monte Gato, Moreanes, Penedos, Santana de Cambas, S. Bartolomeu da Via Gloria, S. Pedro Solis, Vale de Açor de Cima, Vale do Poço e Vicentes. Cada um(a) mostra os trajes caraterísticos de cada profissão. Todas as peças foram feitas à mão, com muito carinho, e têm estilo e personalidade própria que caracteriza cada localidade. Lembram estórias vividas e estórias contadas. O entusiasmo e o brilho


Edição 14 11 PROJETO CAPACITAR+ FESTIVAL ISLÂMICO DE MÉRTOLA Após a interrupção para férias da Páscoa, recomeçámos as atividades com a pintura de pedras da ribeira para serem vendidas no Festival Islâmico de Mértola. No dia 19 de Maio, o grupo foi visitar o Festival Islâmico e, como não podia deixar de ser, fomos passear no comboio para grande satisfação de todos!

Página 9 ATIVIDADE FÍSICA ATRAVÉS DA RECICLAGEM No seguimento das sessões de atividade física que temos semanalmente no Pavilhão Municipal, fomos convidados pela equipa de desporto da Câmara Municipal de Mértola a participar numa atividade que associa o desporto ao ambiente, nomeadamente através da reciclagem. A atividade/jogo consistia em duas tarefas - colocar o lixo no ecoponto correto no menor tempo possível e construir um puzzle de um mundo sem lixo e sem poluição. Todos os participantes aderiram com muito entusiasmo e mostraram um grande à vontade perante o tema da reciclagem.

TAPETES EM TRAPILHO COM OS UTENTES DA ERPI DA SANTA CASA DA MISERICÓRDIA Fomos convidados pela animadora da ERPI para irmos fazer uma pequena demonstração dos trabalhos que temos feito em trapilho, sendo que todos adoraram a ideia e mostraram grande entusiasmo por estarem a partilhar as suas aprendizagens com outras pessoas, foi uma experiência bastante agradável que esperamos repetir com outros trabalhos.

PASSEIO E ALMOÇO NA PRAIA FLUVIAL DA MINA DE S. DOMINGOS Para encerrarmos as atividades deste ano lectivo, fomos passar o dia à Praia Fluvial da Mina de S. Domingos onde realizamos jogos de grupo e almoço convívio. Foi um dia muito agradável e diferente, no final despedimo-nos até Setembro!


Pรกgina 10

DESTAQUES

Boletim informativo SCMM


Edição 14

DESTAQUES

Página 9



Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.