Boletim SCMM

Page 1

Edição 12| Trimestral | Dezembro 2016

Nesta Edição: Creche e Pré-escolar

2

CATL-Oficina da Criança

3

Intervenção Precoce

4

Estrutura Residencial para Pessoas Idosas|Centro de Dia

5

Serviço de Apoio Domiciliário

6

Unidade de Longa Duração e Manutenção de Mértola

7

Ludoteca Itinerante

8

Capacitar+ - Apoio à pessoa com deficiência

9

Destasques

10

A SCMM COMEMORA O NATAL COM OS SEUS UTENTES, FAMÍLIAS E COLABORADORES À semelhança dos anos anteriores, as várias respostas sociais da Santa Casa da Misericórdia de Mértola assinalaram a época natalícia com os seus, utentes, colaboradores e familiares. Em todas as atividades/festas, o ambiente foi muito emotivo e gratificante quer para os utentes, quer para quem lhes presta apoio e dedicação.


Página 2

Boletim informativo SCMM

CENTRO INFANTIL: CRECHE E PRÉ-ESCOLAR DIA DA ALIMENTAÇÃO

No dia 16 de Outubro de 2016 comemorámos o dia da Alimentação, onde promovemos uma alimentação saudável nas crianças. Neste âmbito, fizemos espetadas de frutas e bonecos utilizando as frutas e gelatinas. Foi um dia muito animado e delicioso.

EXPOSIÇÃO DE NATAL

Durante a quadra festiva do Natal realizámos uma exposição e um concurso com motivos de Natal, elaborados pelos Pais e Crianças do Centro Infantil. Os vencedores do concurso foram os Pais da Rita Mestre, da sala do Pré-escolar, que tiveram como prémio um voucher de uma massagem na ULDM, pela fisioterapeuta. Todos os Pais estão de parabéns, pois demonstraram muito empenho e criatividade nos trabalhos.

DIA NACIONAL DO PIJAMA

No dia 21 de Novembro de 2016, o Centro Infantil participou na comemoração do Dia Nacional do Pijama. Esta iniciativa é da responsabilidade da Associação Mundos de Vida e tem como objetivo a angariação de fundos para melhorar as condições de vida das crianças desfavorecidas. No âmbito do dia do Pijama as crianças exploraram a história “A fada que partiu a Asa” e realizaram diversas atividades lúdicas e educativas.

Ficha Técnica Propriedade e Edição Santa Casa da Misericórdia de Mértola

Edição outubro|novembro|dezembro 2016

Periodicidade Trimestral

Diretor José Alberto Jesus Rosa

Número 12

Redação Colaboradores das Respostas Sociais

Grafismo|Montagem|Paginação Emília Colaço Distribuição Gratuita


Edição 12 CATL- OFICINA DA CRIANÇA Com a casa cheia de crianças, o espaço remodelado e com imensas atividades, iniciámos o ano letivo com o objetivo de continuar a servir as famílias mas sobretudo as crianças que nos procuram e connosco partilham este espaço.

Página 3 Para além de todo o trabalho diário e das Atividades extra Curriculares (AECs), o CATL continua a integrarse em projetos de outras entidades e a disponibilizar outras atividades extra para enriquecer a mesma, tais como a ginástica acrobática e ioga.

O CATL destina-se a proporcionar atividades de Animação Sócio Cultural a crianças e jovens, durante o período letivo e não letivo com idades compreendidas dos 6 aos 12 anos. O tema para este ano, “Conta-me uma História, irá servir de linha de orientação para o projeto pedagógico que iremos adotar. O primeiro trimestre letivo é sempre um período com muita azáfama, adaptação, muita correria própria de datas comemorativas e dos meses que antecedem a quadra natalícia e as férias escolares (prendas, presépios, exposições, festas, ensaios…).

Destacamos as férias escolares do Natal, onde não faltou convívio, passeios, iguarias de natal, muitos momentos de faz de conta, muita brincadeira aliada à diversão e aprendizagem. As férias escolares são por norma momentos altos no funcionamento do CATL.

A Festa de Natal das crianças este ano foi novamente organizada pela Oficina e Centro Infantil. Todas as crianças cantaram algumas canções de natal, os colaboradores apresentaram uma peça de teatro alusiva à quadra e contámos com um conjunto de pais que, de forma voluntária, participaram também na referida festa. Não faltou alegria e boa disposição entre os presentes.

A equipa da Oficina da Criança deseja a todos e a todas um ano de 2017 carregado de brincadeiras, aprendizagens, partilha e cheio de sorrisos coloridos.

Este Boletim foi patrocinado por:


Página 4 INTERVENÇÃO PRECOCE NA INFÂNCIA Intervir em idades precoces para prevenir ou atenuar problemas de desenvolvimento é um direito que assiste a todas as crianças e em particular aquelas mais vulneráveis. O c o n t r i b u t o d a s n e u ro c i ê n c i a s t e m s i d o determinante para demonstrar que as experiências precoces têm um papel significativo no desenvolvimento cerebral e que os pais e demais cuidadores bem como a ambiência socio familiar em que as crianças estão inseridas, têm uma influência direta no desenvolvimento das mesmas, com efeitos ao nível do sistema nervoso central.

Boletim informativo SCMM e comportamento das crianças na Primeira Infância, no sentido de compreenderem a importância e implicações de uma referenciação tardia de crianças com problemas de desenvolvimento às Equipas de IPI. Pela experiência e qualidade comprovadas dos formadores e pela vontade de aprender dos formandos, estamos certos que esta Ação trará frutos muito válidos para a vida das crianças e famílias dos Concelhos de Mértola e Castro Verde. « O Futuro ao contrário daqueles que o anunciam antecipadamente, é construído por cada um de nós na transformação do presente.» (Freire, 2001)

Conscientes do papel fundamental que o educador de infância e outros profissionais de educação têm nesta fase de desenvolvimento da criança, não só ao nível das aprendizagens, mas também ao nível da sua referenciação atempada para a IPI, acreditamos que com a disponibilização de formação nesta área, estaremos a contribuir para a qualidade do trabalho desenvolvido nos Jardins de Infância, com implicações na família e na comunidade em geral. Assim, é já no próximo dia 3 de fevereiro que irá ter inicio uma Ação de Formação dirigida aos Educadores de Infância dos Concelhos de Mértola e Castro Verde. Esta formação: “O papel do Educador de Infância como promotor do desenvolvimento da Criança”, terá como formadores diferentes especialistas da área da educação, desenvolvimento da criança e Intervenção Precoce na Infância (IPI), da Associação Nacional de IPI, sedeada em Coimbra. Será composta por 4 módulos, num total de 60 horas para cada concelho e 15 horas de consultoria colaborativa. Têm como objetivo, dotar estes profissionais de conhecimentos na área do desenvolvimento

Este Boletim foi patrocinado por:

Entidade Promotora:

Projeto Financiado por:


Edição 12 ESTRUTURA RESIDENCIAL PARA PESSOAS IDOSAS E CENTRO DE DIA MÊS DO IDOSO - OUTUBRO Durante todo o mês de outubro, muitas foram as atividades realizadas pelos nossos idosos de todas as respostas sociais (ERPI/CD/UCCI/SAD), no âmbito da comemoração do mês do idoso.

Página 5 S. MARTINHO Este ano o S. Martinho foi comemorado de forma diferente, claro que não faltou a castanha, a linguiça e a água pé, mas tivemos um espetáculo de circo. Veio uma equipa de profissionais de circo realizar um espetáculo de ilusionismo para os nossos idosos, foi uma experiencia nova, pois a maior parte nunca tinham visto esse tipo de espetáculo.

Intercâmbio com as crianças, sessão de contos, momentos musicais, vários ateliês a decorrer diariamente, mas o ponto alto das comemorações foi a visita ao aeroporto de Faro. Os idosos visitaram o aeroporto, fizeram check-in, só ficou mesmo a faltar a viagem de avião, pois ficará para uma próxima oportunidade, no entanto gostaram muito e vieram muito agradados com a visita.

Foi muito agradável os idosos interagiram nos números do circo e gostaram muito. Um obrigado ao Mário Ribeiro o nosso ilusionista!

EsteBoletim Boletimfoi foipatrocinado patrocinadopor: por: Este


Página 6 SERVIÇO DE APOIO DOMICILIÁRIO CONVÍVIO ENTRE UTENTES DO SAD, ULDM E ERPI NA VIAGLÓRIA

No âmbito do programa de comemoração do mês do idoso, promovemos no dia 18 de outubro um convívio entre alguns utentes da ULDM, ERPI e os utentes do SAD da Via-Glória. Foi mais uma oportunidade para quebrarmos a rotina e proporcionarmos momentos de boa disposição e convívio.

ATIVIDADES DE ANIMAÇÃO EM ATELIER

Através da colaboração da Ludoteca, os utentes do SAD continuam a ocupar os seus tempos livres de uma forma descontraída e com muito convívio, ao mesmo tempo que realizam trabalhos úteis e muito bonitos. Neste trimestre prepararam-se os presépios que foram colocados nas localidades de Corte Gafo de Baixo e S. Bartolomeu da Via-Glória, e elaboraram-se alguns objetos decorativos para o Natal.

Este Boletim foi patrocinado por:

Boletim informativo SCMM CELEBRAR O NATAL

No passado dia 14 de dezembro teve lugar o tradicional Convívio de Natal dos utentes do Serviço de Apoio Domiciliário da SCMM, em que se cumpre a tradição alentejana, que os utentes anualmente realizavam, de matar o porco. Esta festa pretende relembrar esta tradição, ao mesmo tempo que promove o convívio entre os utentes de SAD, Estrutura Residencial, Centro de Dia, Unidade Longa Duração e muitos dos colaboradores destas respostas. Neste dia, os utentes de SAD são convidados (e transportados) para a Estrutura Residencial, onde almoçam e participam nas atividades de convívio e animação, que pretendem quebrar as rotinas do diaa-dia e promover momentos de alegria e boa disposição. Durante a manhã a Ludoteca dinamizou um Atelier especial de Natal, para que neste dia os utentes elaborassem uma recordação para decorar as suas casas. Após o almoço teve lugar o momento de animação musical, que este ano contou com a simpática colaboração do Grupo Coral do Guadiana de Mértola.


Edição 12 UNIDADE DE LONGA DURAÇÃO E MANUTENÇÃO DE MÉRTOLA

Nesta edição destacamos o Natal da UCCI e da ERPI, atividade que encerrou as festividades do ano 2016.

Página 7 A festa continuou com mais um momento apreciado pelos utentes - a missa do galo - pois muitos utentes tinham esse hábito e assim é uma forma de manter essa tradição que os conforta.

Ao longo do mês de Novembro e Dezembro desenvolveram-se ateliês com os utentes que através de atividades lúdicas e psicomotoras realizaram a decoração de Natal da SCMM. A Festa de Natal no dia 22 iniciou-se com os cânticos de Natal das crianças da sala do pré-escolar da SCMM: receber crianças é sempre uma satisfação, mas no Natal tem um sabor especial acentua-se o brilho no olhar e o coração reconfortado.

No âmbito dos ateliês de canto dinamizados na ERPI com o apoio da voluntaria Mª Rosário, os utentes cantaram algumas musicas que muito os alegrou, e que culminou com um momento musical dinamizado pelo grupo musical “Flores de São João” que agradou a todos. No final, degustamos um delicioso jantar onde não faltaram os doces tradicionais do Natal, o delicioso Bolo-rei e as crocantes Filhoses.

Seguiu-se a declamação de poemas pela Dra. Isabel da Biblioteca Municipal, um momento de muito agrado dos utentes, pois a Dra. Isabel já vem sendo presença habitual quer na ERPI quer na UCCI com apresentações relacionadas com a Poesia e os tradicionais “Contos Populares”.

Este Boletim foi patrocinado por:


Página 8

Boletim informativo SCMM

alto da atividade, reviveram-se os momentos anteriormente passados naquele espaço com o Ateliê –“ Arte PARTICIPAÇÃO NO WORKSHOP - NOVA ABORDADEM PARA em Movimento”. UMA SAÚDE PLENA Ao longo da manhã elaboramos as tulipas em tecidos e No âmbito da atividade arte em movimento, surgiu a os aromas do campo pairavam pela sala, onde o sorriso oportunidade de trazer um grupo de pessoas das locali- esteve sempre presente. dades Corte Pinto, Mina de S. Domingos e Fernandes a assistir ao workshop “A importância do sol e da alimentação na nossa vida” no dia 12 novembro no Cine Teatro Marques Duque em Mértola. Por ser um tema relacionado com a saúde e os produtos naturais a recetividades foi bastante boa, obtivemos 32 participantes. Após observar e escutar toda a apresentação feita pelo Dr. Filipe Rocha (Al Natur – Mértola), o publico fez várias intervenções / questões sobre assuntos variados. Para surpresa dos participantes, e dar continuidade aos conceitos falados ao longo do workshop seguiu-se um lanche saudável, composto por vários chás e bolos (bolo de curgete, de espinafre, maça e noz, ….) momento de convívio e partilha de opiniões. LUDOTECA ITINERANTE

WORKSHOP DE NATAL A LUDOTECA ITINERANTE e o projeto CAPACITAR + dina-

mizaram um workshop de Natal dirigido aos colaboradores (as) da SCMM. Foram elaborados efeitos alusivos à época natalícia em feltro. Foi uma atividade que proporcionou momentos de convivo/partilha entre os participantes, contribuindo para o aumento da satisfação dos colaboradores.

WORKSHOP - COSTURA CRIATIVA

No dia 3 de Outubro a Ludoteca Itinerante desenvolveu um workshop de costura criativa – elaboração de flores com aromas do campo - na Benviúda. O espaço utilizado foi a casa intitulada pela população de - Casa da Rata - espaço pertencente aos residentes do monte, como referem,” esta casa é do povo”. Contamos com a presença de 2 pessoas a D. Maria José

Este Este Boletim Boletim foi foi patrocinado patrocinado por: por:

e a D. Lídia, foi muito proveitoso o diálogo foi o ponto


Edição 12 11

Página 9

PROJETO CAPACITAR+ Após o período de férias, reiniciaram-se as atividades em Setembro,

dando-se continuidade ao trabalho

desenvolvido com o grupo de 17 beneficiários, de forma a promover a satisfação e valorização pessoal de cada elemento.

COMEMORAÇÃO DO DIA INTERNACIONAL DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA

No âmbito da comemoração do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, no dia 5 de dezembro, foi-nos oferecido pelo Núcleo de Voluntariado de Mértola um almoço no restaurante. De seguida, a professora Telma Saião preparou-nos uma peça de teatro, onde, para

VISITA À FEIRA DO LIVRO No dia 23 de novembro visitamos a Feira do Livro de Mértola e assistimos a uma sessão de contos que os beneficiários adoraram e no final todos participaram a

surpresa do grupo, todos puderam participar. Deixamos o nosso agradecimento ao Núcleo de Voluntariado pelo almoço e à professora Telma pela disponibilidade e atenção para com o grupo.

cantar músicas alentejanas.

ÁRVORE DE NATAL Na eco-oficina, onde é trabalhado o tema da reciclagem foi elaborada durante todo o mês de novembro, uma árvore de Natal com recurso a latas de refrigerantes, que contou com a colaboração dos estabelecimentos comerciais que nos foram guardando as latas, aos quais

VISITA AO PRESÉPIO - MOREANES

agradecemos a disponibilidade. No final, a árvore foi

Para culminar em grande as atividades de 2016, no dia 21

exposta junto ao cine-teatro, onde ficou visível para toda a

de dezembro fomos visitar o Presépio de Moreanes, uma

comunidade, para grande orgulho dos participantes por

verdadeira obra de arte desenvolvida pelo Sr. António

verem o seu trabalho reconhecido.

Costa, que deixou todos os utentes fascinados com tamanha beleza e grandiosidade. No final foi-nos oferecido o lanche no Centro de Apoio a Idosos de Moreanes para grande satisfação de todos.

Este Boletim foi patrocinado por:

Comemoração do Dia Internacional da Pessoa com c


Página 10 DESTAQUES UNIDADE DOMICILIÁRIA DE CUIDADOS PALIATIVOS DE MÉRTOLA

A unidade domiciliária de Cuidados Paliativos de Mértola no âmbito da comemoração do Dia dos Cuidados Paliativos, dia 8 de Outubro de 2016, assinalou esta data, realizando durante o mês de Setembro e outubro sensibilizações no âmbito da Temática dos Paliativos, junto das IPSS, Agrupamento escolas, Alsud e Universidade Sénior. Depois das sensibilizações realizadas em setembro junto dos colaboradores da SCMM, do Centro Social da Moreanes e de Montes Altos tal como junto dos alunos do agrupamento escolas, nos dias 6 e 12 Outubro continuamos a sensibilização junto da Escola Profissional Alsud e na Universidade Sénior. Pretende-se divulgar o projeto e assim tentar apoiar mais utentes na comunidade que posam precisar deste apoio especializado!

Este Boletim foi patrocinado por:

Boletim informativo SCMM


Edição 12

DESTAQUES

Página 11


AGRADECIMENTO A Santa Casa da Misericórdia de Mértola agradece a todos os patrocinadores e colaboradores que contribuíram para que este meio de comunicação da instituição se tornasse uma realidade. «Obrigado por nos ajudarem a ser melhor»


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.