Aniki-Bobó & O Homem Sem Passado_PNC 2019

Page 1

Aniki-Bóbó de Manoel de Oliveira

& O Homem Sem Passado de Aki Kaurismäki

8.º A 2018/2019


Os filmes Aniki-Bóbó e O Homem Sem Passado são muito interessantes porque falam da marginalidade e da pobreza de forma diferente. No primeiro filme, Carlitos, personagem representativa da classe do povo na época salazarista, tinha muitos problemas financeiros e decide roubar uma boneca para oferecer à sua amada Teresinha. Por sua vez o segundo filme aborda a necessidade de as pessoas terem de emigrar para encontrarem melhores oportunidades de vida. Em suma, os dois filmes fazem-nos refletir sobre as dificuldades que as pessoas enfrentam para viverem melhor. Diogo Sousa, n.º 8, 8.º A


Ambos os filmes que vimos relatam o tema da marginalidade e da pobreza. No Anikibóbó, a personagem principal, o Carlitos, devido à sua pobreza, torna-se um marginal ao roubar a boneca para agradar à menina por quem se tinha apaixonado. Foi acusado injustamente de ter empurrado um colega de um monte onde passava o comboio. Esta acusação levou a que ele ficasse sem amigos e à margem do grupo. Em O Homem Sem Passado a personagem principal é agredida por três criminosos, desmaiando e perdendo a consciência. Quando acordou não se lembrava de quem era e não possuía documentos. Ao perder a sua identidade acaba por se tornar um marginal, vivendo na pobreza, sobrevivendo através da caridade dos outros. Posso concluir que ambos os filmes estão relacionados com o tema abordado.

Afonso Batista, nº 1, 8º A


O meu filme preferido foi o Aniki-Bóbó, porque retrata o universo infantil, os seus amores, preocupações e atitudes. Ambos os filmes falam do amor como viagem do conhecimento. Em “Aniki Bóbó” Carlitos apaixona-se por Teresinha e acaba por roubar uma boneca para lhe oferecer. O sentimento de culpa levou-o a concluir que não se deve agir incorretamente, mesmo que o motivo seja o amor. Em O Homem Sem Passado, apesar de ele ter perdido a memória, conseguiu construir uma nova identidade com a ajuda dos semabrigo e da sua paixão por Irma, tornando-se assim uma pessoa melhor.

Tiago Lourenço, n.º 28, 8.º A


Depois de visualizar estes dois filmes, consegui perceber que eles se assemelham por falarem da pobreza. No filme O Homem Sem Passado, o personagem principal vivia num barracão e mal tinha dinheiro para pagar a renda, só que no final ele conseguiu reconstruir a sua vida ao lado da Irma. E no filme Aniki-Bóbó o Carlitos não tinha dinheiro para comprar a boneca que a Teresinha queria e por isso teve que a roubar. Na minha opinião, eu gostei mais do filme O Homem Sem Passado porque tinha uma perspetiva diferente da vida. Através deste filme conseguimos perceber como se sente uma pessoa que se esquece do seu passado.

Catarina Almeida, n.º 5, 8.º A


Depois de visualizar os filmes O Homem Sem Passado e “Aniki-Bobó” cheguei á conclusão que ambos falam da pobreza. No filme Aniki-Bóbó o menino chamado Carlitos não tinha dinheiro para comprar uma boneca para a menina Teresinha, e no filme O Homem Sem Passado o homem não tinha dinheiros para comprar comida, e não tinha casa. No caso do Carlitos, ele teve de roubar porque não tinha dinheiro, mas o homem ao longo do filme conseguiu recuperar a sua vida.

Catarina Figueira, n.º 6, 8ºA


Depois de visualizar o filme O Homem Sem Passado e o filme Aniki-Bóbó, cheguei à conclusão que ambos os filmes tratam com um cenário de pobreza porque o homem do filme O Homem Sem Passado foi assaltado e foi por isso que ficou pobre. No filme Aniki-Bóbó um rapaz chamado Carlitos não tinha dinheiro para comprar uma boneca para uma menina de quem ele gostava muito, por isso o Carlitos decidiu roubar a boneca, e foi assim que o Carlitos começou a pensar que era ladrão.

André Raposo, n.º 2, 8.º A


Depois de visualizar os filmes O Homem Sem Passado e Aniki-Bóbó cheguei à conclusão que ambos falam de pobreza. No filme O Homem Sem Passado o homem não tinha dinheiro para comprar uma casa, comida, e tudo o que é essencial para uma vida normal, e no filme Aniki-Bóbó o Carlitos não tinha dinheiro para comprar uma boneca. Nos dois casos foi por amor que eles agiram. O homem apaixonou-se por uma rapariga que o ajudou a melhorar a sua vida e o Carlitos roubou a boneca para dar a uma menina de que gostava.

Duarte Aragão, nº 10, 8,º A


O filme de que eu mais gostei foi o Aniki-Bóbó porque foi mais engraçado e teve mais ação. Em ambos os filmes a personagem principal vive numa pobreza extrema. Tanto em O Homem Sem Passado como em Aniki-Bób, as personagens principais encontram o amor, e, ao longo do tempo, vão aprendendo novas lições de vida. Nestes filmes as pessoas estão a tentar descobrir quem realmente são. Por exemplo o Carlitos sabe que não é ladrão e que só roubou para tentar agradar à menina de que gostava.

Francisca Ferreira, n.º 12, 8.º A


No filme O Homem Sem Passado o protagonista vem de uma família com dinheiro, mas quando ele é assaltado, e quando perde a memória, é acolhido por uma família marginal. No filme Aniki-Bóbó o protagonista vive numa cidade pobre e é por isso que decide roubar uma boneca, por não ter dinheiro para comprá-la, mas no final sente-se culpado e devolve-a.

Francisca Batista, n.º13, 8ºA


No filme O Homem Sem Passado o protagonista entra numa situação de extrema pobreza, pois perdeu tudo o que tinha quando foi assaltado e foi socorrido por uma família marginal que cuidou dele quando perdeu a memória. No filme Aniki-Bóbó o Carlitos vive também numa situação de muita pobreza, o que o leva a roubar uma boneca da Loja das Tentações para dar à Teresinha, por amor, porque era pobre e não tinha dinheiro.

Matilde Ferreira, nº 19, 8.º A


Ambos os filmes falam de uma grande marginalidade. Por exemplo em Aniki-Bóbó o Carlitos roubou uma boneca para dar à sua amada, o que lhe perturbou a vida. Em O Homem Sem Passado, a personagem principal recomeçou a sua vida, encontrou o amor e também comprou uma casa. No fim do filme todas as pessoas se juntaram para bater nos ladrões.

Pedro Baptista, n.º 22, 8ºA


Eu acho que há muita pobreza nos filmes Aniki-Bóbó e O Homem Sem Passado. Por exemplo em Aniki-Bóbó, o Carlitos andava em cima dos telhados das casas, andava na rua à noite e, como não tinha dinheiro para comprar a boneca, teve de a roubar. No filme O Homem Sem Passado, a personagem principal vivia em contentores e todos à sua volta também, tanto que havia lojas de caridade para essas pessoas.

Sara Costa, n.º 27, 8ºA


Em ambos os filmes reparei que havia altos níveis de pobreza, tanto pelo lado do homem sem memória como do Carlitos. O homem tinha sido espancado e roubado enquanto dormia num banco, e a partir daí foi viver noutro lugar onde acabou por ser ajudado por uma família também pobre. O Carlitos sempre foi pobre, mas era um menino com bom coração, porque roubou uma boneca para dar a uma menina de quem ele gostava e não para proveito próprio.

Pedro Moreira, n.º 23, 8.º A


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.