Em Órbita 126 - Julho de 2012

Page 59

As tecnologias das ópticas e dos detectores foram testadas com sucesso numa experiência transportada num balão (o High Energy Focusing Telescope) numa missão levada a cabo em 2005. O mastro Separando os espelhos e os detectores está um mastro mecânico com um comprimento de cerca de 10 metros. Como os raios-x são tangentes aos espelhos em ângulos quase paralelos, os telescópios de raios-x requerem comprimentos focais longos (a distância entre as ópticas e os detectores, ou plano focal). O observatório Chandra, que também tem um comprimento focal de 10 metros, consegue isto com uma estrutura fixa, a qual necessitou vaivém espacial para ser colocada em órbita. Mas o NuSTAR é uma missão SMEX que tinha de ser lançada num foguetão pequeno e de baixo custo. A solução encontrada foi um mastro extensível que esteve armazenado num contentor com um comprimento de 1 metro durante o lançamento. Uma semana após o lançamento, o mastro estendeu-se pela acção de um motor num processo que teve uma duração de 25 minutos. Este mastro articulado, construído pela ATK Aerospace Systems, é baseado num desenho utilizado para estabelecer uma separação de 60 metros entre as duas antenas utilizadas na missão Shuttle Radar Topography Mission (SRT M), que voou a bordo do vaivém espacial OV-105 Endeavour em Fevereiro de 2000 e que conseguiu mapas topográficos de altaresolução da maior parte da superfície terrestre. O mastro é leve, compacto e proporciona uma estrutura sólida e robusta que liga as secções precisamente alinhadas. Após o mastro ter sido estendido em órbita, os cientistas verificaram que as unidades ópticas e os detectores de plano focal estavam precisamente alinhados. Um mecanismo de ajustamento poderia ser utilizado para o alinhamento das ópticas se necessário. Sistema de metrologia laser Durante a missão também irão ocorrer pequenas alterações na posição do mastro. A estrutura não é perfeitamente rígida e sofre pequenas distorções térmicas, particularmente quando entra e sai da sombra da Terra. Um sistema de metrologia laser irá medir as alterações na posição relativa da secção das ópticas e do plano focal utilizando dois laser montados na secção das ópticas que estão emparelhadas com dois detectores de posição colocados no plano focal. Um dispositivo de seguimento estelar na secção das ópticas fornecerá informação angular adicional. Estes dados serão utilizados para corrigir os pequenos movimentos do mastro durante o processamento das imagens no solo.

A missão científica do uSTAR O NuSTAR irá alterar de forma dramática a forma como os astrónomos vêm o céu de raios-x de alta energia. O principal objectivo da missão é o de obter imagens detalhadas de regiões do céu nestas energias. Apear do pequeno tamanho do NuSTAR e do seu baixo custo, terá uma resolução 10 melhor e uma sensibilidade 100 superior do que qualquer anterior missão que operou neste regime de altas energias. Os cinco principais objectivos científicos para a sua missão base de dois anos são: •

Localizar buracos negros super massivos;

Localizar os restos de estrelas colapsadas;

Mapear os restos de supernovas;

Observar as fontes de raios gama de alta energia;

Observar de forma rápida as supernovas no Universo local logo após ocorrerem, caso elas ocorram durante o período da missão.

Em Órbita – Vol.12 – .º 126 / Julho de 2012

58


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.