Em Órbita 126 - Julho de 2012

Page 19

Finalizadas as operações conjuntas e com a Dragon agora a transportar a carga de regresso à Terra, a tripulação manobrou novamente o sistema de manipulação remota da ISS e agarrou a cápsula, separando-a do módulo Harmony. A Dragon foi separada do módulo Harmony às 0807UTC do dia 31 de Maio pelo Canadarm2 operado por Joseph Acaba. O processo de separação foi iniciado com a remoção de dezasseis parafusos por parte dos astronautas da ISS, seguindo-se a separação do vestíbulo de acesso e depois a desactivação da unidade ISS Power Converter Unit (IPCU) e a despressurização do vestíbulo da Dragon. A cápsula passou 5 dias 16 horas e 5 minutos ancorada à ISS. A Dragon manteve-se segura pelo Canadarm2 até ser dada a ordem de largada que surgiu às 0945UTC, com a separação a ocorrer às 0949UTC. Após se separar da ISS, a Dragon executou três manobras para se afastar da ISS ao longo da R-bar (0950UTC, 0952UTC e 1001UTC). Uma queima de maior duração colocou a cápsula no exterior do elipsóide de aproximação. A partir desta altura a SpaceX assumiu o controlo total da missão.

Os preparativos para a reentrada começaram com o encerramento da porta GNC às 1418UTC antes de uma queima de 10 minutos utilizando os motores Draco. Esta queima teve lugar às 1451UTC, terminando às 1501UTC. A separação da secção despressurizada foi confirmada às 1513UTC e a reentrada teve início às 1525UTC, iniciando-se um período de ausência de comunicações que decorreu entre as 1527UTC e as 1533UTC. Durante a reentrada a cápsula foi protegida pelo escudo térmico PICA-X baseado numa variante do material PICA da NASA. A reentrada foi seguida por um avião P3 da NASA auxiliada por sistemas GPS a bordo da Dragon. Os pára-quedas de arrasto abriram-se às 1535UTC a uma altitude de 13,7 km, seguindo-se às 1537UTC a abertura dos três pára-quedas principais. A amaragem teria lugar às 1542UTC no Oceano Pacífico. Logo após a amaragem, três embarcações de recolha chegaram ao local iniciandose então as operações de recuperação. Antes de ser recolhido a bordo da embarcação de recolha, a Dragon foi desactivada. Posteriormente foi transportada para as instalações da SpaceX em Los Angeles, antes de ser transportada para o Texas onde a carga foi recuperada.

Em Órbita – Vol.12 – .º 126 / Julho de 2012

18


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.