Dia do Trabalho

Page 1

Dia do Trabalho

CA

PA

Rodrigo Domit


Rodrigo Domit

Dia do Trabalho

Editora Conjunto Vazio


Copyleft

Rodrigo Domit

As imagens utilizadas são quadros roubados do filme ‘Tempos Modernos’, de Charles Chaplin

ALGUNS DIREITOS RESERVADOS Qualquer pessoa pode e deve copiar, distribuir, adaptar (audiovisual e teatro) e transmitir os textos contidos nesta obra. Pede-se a gentileza de atribuir a autoria destes a Rodrigo Domit. É proibido o uso comercial de qualquer dos textos sem a prévia e expressa autorização do autor.

Publicado no Brasil 2012


Dedico este mini e-book a Charles Chaplin, um dos maiores cronistas de todos os tempos.


Faminto Comeu meu nome, meu telefone e minha identidade Depois, comeu meu CPF, minha carteira de trabalho e duas fotos trĂŞs por quatro Em seguida, comeu minha barba, meu cabelo e meu tempo Por fim, como sobremesa, o trabalho comeu meu amor

5


Insanidade Depois de um dia cansativo, dando suor e sangue no trabalho, ele sentou-se à sua poltrona, no meio da sala. Seu filho surgiu correndo pelo corredor, saltou sobre ele e lhe deu um abraço apertado. Ele, já sem forças, retribuiu com um beijo no rosto e disse para o filho que se sentasse ao chão para que pudesse prestar atenção no jornal. Após uma notícia, o garoto ficou curioso e perguntou: - Mas, pai, como é que as vacas ficaram loucas? - Elas foram alimentadas com ração que continha carne de vaca e um monte de produtos químicos, daí elas ficaram doentes e enlouqueceram. - Então as vacas que se alimentaram de vacas são chamadas de vacas loucas? - Sim. Isso mesmo. - E como é que são chamadas as pessoas que se alimentam de pessoas? Após pensar um pouco no seu dia e no estado em que estava, ele respondeu: - Ricos, meu filho. Nós chamamos de ricos.

6


Alheio Mal sabia que seu trabalho fazia dignos apenas aqueles que colhiam os frutos de seu esforรงo Sรกdico e bem treinado, agradecia a oportunidade

7


Felicidade ao alcance das m達os Descobriu, do alto do meio-fio, pela janela das cidades, a felicidade. Partiu em busca daquele ideal irreal, vitrine de um mundo distorcido. Nem tudo deu certo, mas chegou bem perto. A felicidade ficou ao alcance de suas m達os. Em seu primeiro emprego, fun巽達o: empacotador da felicidade alheia.

8


Criminoso O mercado de trabalho continua executando crimes perfeitos. Sequestra as almas e pede em troca, como forma de resgate, as forças do corpo. E as vítimas só percebem tarde que de nada vale uma alma torturada, repleta de medos, somada a um corpo calejado, exausto.

9


Esplendor A sala era divida em quatro blocos, que, por sua vez, eram divididos em quatro cubículos. Apenas a sala do chefe, separada da outra, tinha janelas - que de nada adiantavam, uma vez que não se abriam e que eram cobertas por uma película escura. Os cúbiculos estavam ocupados, com exceção de um. Discutiu com o chefe e pediu demissão, não aguentava mais. Dizem que foi porque um dia teve que sair um pouco mais cedo, para levar o filho ao dentista, e, só então, depois de anos, reparou que o mundo não era cinza como na hora em que saia de casa ou na hora em que voltava. Com um sorriso reluzente, comentou com o filho: "o mundo é amarelo".

10


Se vocĂŞ gostou desta obra, passe adiante.

http://tirocurto.blogspot.com rodrigodomit@gmail.com



Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.