Cartilha Influenza Gripe HU/UFSC

Page 1

Influenza Gripe

O profissional da saĂşde precisa saber


Apresentação Pelas características da atividade, o profissional de saúde está mais susceptível a doença infecciosa que a população em geral e, uma vez infectado pela mesma, como no caso da Influenza, ele poderá adoecer, ou mesmo não adoecendo, transmitir a infecção para os pacientes sob seus cuidados, demais profissionais no seu local de trabalho, família e comunidade na qual está inserido. Embora a imunização pela vacina trivalente inativada contra Influenza previna a infecção em adultos jovens em 70-90%, sua procura ainda está abaixo do esperado. Esta cartilha foi concebida com o propósito de informar, educar e motivar o profissional de saúde para que opte conscientemente pela vacinação contra a Influenza, oferecida gratuitamente desde 2000 no HU/UFSC, sabendo que com está opção estará se protegendo de forma eficaz contra a doença Influenza, tornando sua assistência ao paciente mais segura, além de proteger seus colegas, sua família e a comunidade na qual vive. Espera estimular também que esta adesão se estenda às outras vacinas importantes para a saúde do profissional de saúde de uso rotineiro como: hepatite B, triviral (sarampo, caxumba e rubéola) e dupla tipo adulto (tétano e difteria).

Os Autores

2

Raquel Heloisa Guedes Vieira é Enfermeira do Ambulatório de Pediatria HU/UFSC, Mda do Curso de Mestrado Profissional Gerência do Cuidado em Enfermagem/PEN/HU/UFSC, Membro do GEPADES/PEN/UFSC-Grupo de Estudos e Pesquisas em Administração de Enfermagem e Saúde. Alacoque Lorenzini Erdmann é Enfermeira, Doutora em Filosofia da Enfermagem pela UFSC, Professora Titular do Departamento de Enfermagem da UFSC, Coordenadora do GEPADES/PEN/UFSC. Pesquisadora do CNPQ. Selma Regina de Andrade é Enfermeira. Doutora em Filosofia da Enfermagem pela UFSC, Professora do Departamento de Enfermagem da UFSC, Vice-Coordenadora do GEPADES/PEN/UFSC. Rodrigo Guedes Vieira é Profissional de Educação Física, Acadêmico do Curso de Administração Pública da UDESC. Responsável pela arte e editoração eletrônica. Agradecimentos: Edelton Flávio Morato, Ausinete Franz Stenbach, Maria Regina da Conceição, Genice Bardoína Ramos.


SOBRE A DOENÇA Você sabia que:

O que é Influenza A (H1N1)? É uma doença respiratória aguda, causada pelo vírus pandêmico (H1N1) 2009, também chamada gripe A ou gripe suína.

Você sabia que o vírus tem o nome das proteínas encontradas em sua superfície? Hemaglutinina e Neuramidase

H1N1

Existe diferença entre Influenza Sazonal (gripe comum) e Influenza A (H1N1)? Sim. São diferentes subtipos do vírus Influenza. Os sintomas são muito parecidos e se confundem: febre repentina, tosse, dor de cabeça, dores musculares, dores nas articulações e coriza. Como ocorre a transmissão da Influenza A (H1N1) e da Influenza Sazonal (gripe comum)? A forma mais comum de transmissão é a direta (pessoa a pessoa), por meio de gotículas de saliva, expelidas ao falar, tossir e espirrar. Muito importante também é a transmissão por contato indireto através das secreções de pessoas infectadas. Nesses casos a mão, em contato com essas secreções, é o principal veículo transmissor, pois favorece a introdução de partículas virais diretamente na boca, olhos e nariz.

Influenza A População jovem saudável

Você sabia que os comportamentos das duas gripes são semelhantes, mas têm maior potencial de causar doença grave em diferentes faixas etárias?

3 Influenza Sazonal Pessoas maiores de 60 anos


Durante quanto tempo uma pessoa infectada pode transmitir o vírus Influenza? A transmissão da doença pode começar até um dia antes do surgimento dos sintomas, quando estes ocorrem, prolongando-se em até 7 dias no adulto e 14 dias nas crianças. Qual o período de incubação do vírus Influenza (gripe)? O período de incubação do vírus fica em torno de 3 a 5 dias entre o contato com o mesmo e o início dos sintomas. Você sabia que: O vírus resiste de 1 a 3 dias fora do organismo. E permanece vivo por até 10 horas em uma maçaneta ou superfície lisa.

Pode a pessoa ter a doença e não ter os sintomas? Sim, é possível que uma pessoa tenha a doença de uma forma assintomática. É importante lembrar que nos casos de infecções assintomáticas, o paciente também pode transmitir a doença.

4

SOBRE A PREVENÇÃO DA DOENÇA A vacina contra a Influenza H1N1 é “nova” ou experimental? Em 2009 a vacina contra Influenza H1N1 começou a ser produzida pelos mesmos laboratórios e usando os mesmos processos usados para vacina contra a Influenza Sazonal. A vacina contra a Influenza H1N1 é exatamente a mesma da Sazonal, exceto pela cepa do vírus que contém. Além disso, muitas das vacinas contra Influenza sazonal produzidas na última década continham outras cepas do vírus H1N1.


Além da vacina, que medidas posso tomar para me prevenir contra a Influenza (gripe)? Lavar as mãos frequentemente com água e sabão ou álcool gel a 70% lembrando de retirar os acessórios (anéis, pulseiras, relógios), já que estes objetos acumulam microrganismos que não são removidos neste processo. Procurar não se encostar na pia. Enxaguar bem as mãos, retirando os resíduos de sabonete e evitar contato direto das mãos ensaboadas com a torneira. Secar mãos e punhos de preferência com papeltoalha descartável. Usar lenço descartável para assoar o nariz. Ao tossir ou espirrar cobrir o nariz e a boca. Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca. Evitar, ainda, aglomerações e não dividir objetos de uso pessoal (toalhas de banho, talheres, copos e escova de dentes). Todas essas medidas se tornam mais eficazes quando associadas à vacinação. Estou grávida, posso receber a vacina contra Influenza Sazonal e H1N1? Sim. As grávidas estão entre os grupos prioritários para vacinação contra Influenza. A vacina tem se mostrado segura para o bebê e pode ser aplicada em qualquer trimestre, incluindo o primeiro. Você sabia que: A amamentação não constitui contra-indicação à vacinação contra Influenza Sazonal e/ou H1N1.

Quando devo receber a vacina contra Influenza (gripe)? Assim que disponível, normalmente durante o outono.

5


Tenho uma doença crônica. Por que a vacina contra Influenza é indicada para mim? A infecção pelo vírus Influenza pode aumentar o risco de complicações numa pessoa que já tenha uma condição médica crônica e agravar o seu estado de saúde a ponto, inclusive, de levar à sua hospitalização. .Tive gripe (Influenza Sazonal) esse ano, devo me vacinar? Sim. A vacina da gripe comum contém três cepas do vírus influenza; dois para vírus A e um para o vírus B, que são preparados com base em vírus circulantes em relação à temporada da gripe anterior. A infecção de um vírus não confere imunidade a outros tipos e não seria incomum ter exposição a mais de um tipo de vírus durante uma temporada de gripe comum.

6

A vacina contra o vírus Influenza A (H1N1) disponível no Brasil é constituída de vírus vivo atenuado ou inativado? A vacina contra o vírus H1N1, assim como a do vírus Sazonal, disponível no Brasil é obtida pela inativação do vírus da Influenza através de procedimentos químicos ou físicos. Esse processo, em geral, induz resposta imunológica menos intensa e menos duradoura necessitando, portanto, a re-vacinação anual. Existem recomendações para a prevenção de surtos da gripe em instituições de saúde? O fator mais importante na prevenção de surtos em instituições de saúde é a vacinação anual de todos os servidores da instituição, principalmente daqueles que têm contato com pacientes de alto risco. Você sabia que: Ainda não existe nenhum teste que aponte se a pessoa já teve infecção pelo vírus Influenza A (H1N1) no passado.


Tomei a vacina da gripe (Influenza H1N1/Sazonal) e tive “gripe", após receber a vacina injetável no passado. Por que isso aconteceu? Na realidade isto não acontece. O que pode acontecer é que: ü A imunidade protetora não se desenvolve até 12 semanas após a vacinação. Algumas pessoas vacinadas desenvolvem gripe porque foram expostas a alguém com o vírus antes de se tornaram imunes, portanto não é resultado da vacinação; ü A vacina da gripe protege apenas contra os vírus específicos que estiverem na sua composição e não todos os vírus da gripe; ü A vacina é eficaz em proteger 90% dos vacinados adultos jovens saudáveis da doença, quando a cepa da vacina é similar à circulante. No entanto, a vacina é eficaz somente em prevenir a doença em 30% - 40% entre os idosos (embora nesta faixa etária previna a hospitalização em 50% a 60% e a mortalidade em 80%); ü A vacina é composta de vírus inativado, portanto incapaz de se replicar no organismo e provocar a gripe. Você sabia que: Os eventos adversos mais comuns são: cefaléia, dores articulares e musculares, dor no local da aplicação e fadiga.

Por que é importante a vacinação da gripe para os profissionais da saúde? O vírus é eliminado por 1-2 dias antes do início dos sintomas, tempo em que o trabalhador pode já estar transmitindo aos pacientes sob seus cuidados. Taxas elevadas de vacinação entre trabalhadores de saúde protegem além dos pacientes, os demais servidores reduzindo a incidência de doenças e custos assistenciais. A vacina da gripe para os trabalhadores da saúde é tão importante que estudos sugerem que se use o nível de cobertura vacinal destes trabalhadores como uma medida de qualidade e segurança do paciente.

7


Se eu receber a vacina contra o vírus da Influenza Sazonal (comum) estarei protegido contra a infecção pelo vírus Influenza A (H1N1)? R: Não. A vacinação contra o vírus Influenza A (H1N1) deve ser feita, mesmo se tiver sido realizada a vacinação contra o vírus Influenza Sazonal (comum) anteriormente. Para quem é contra-indicada a vacina da gripe? Pessoas que tenham sofrido uma reação alérgica grave a uma dose prévia da vacina contra a gripe, ou que são conhecidos por ter uma alergia grave a um componente da vacina (como a proteína do ovo) não devem ser vacinados. A vacinação deverá ser adiada para uma pessoa com doença aguda moderada ou grave até que a sua condição melhore. Deve-se ter precaução com histórico de Síndrome de Guillain-Barré dentro das seis semanas anteriores à aplicação da vacina da gripe.

8

Tenho alergia ao ovo. Posso receber a vacina contra a gripe? Deve-se determinar a natureza da alergia. Se for grave (anafilaxia), a vacina é contra indicada. Você pode considerar consultar com um alergista. Protocolos de dessensibilização já foram publicados. Se uma pessoa pode comer ovos sob qualquer forma, ela pode receber a vacina da gripe. O que é o “adjuvante” usado em algumas vacinas da gripe? São substâncias imunoestimulantes que, combinadas às partículas (antígenos) do microrganismo, apresentam a propriedade de induzir (estimular) níveis mais altos de imunidade (produção de anticorpos).


Como é armazenada a vacina da gripe? Todas as vacinas são acondicionadas em equipamentos de refrigeração (geladeiras domésticas ou comerciais e câmaras frigoríficas) e em caixas térmicas. A vacina contra o vírus Influenza A (H1N1) é armazenada e acondicionada entre +2° a +8° C desde a Central Nacional de Armazenamento até o nível local (Sala de Vacina). Existem outras vacinas, além da Influenza (A/Sazonal) indicadas para o profissional de saúde? A Associação Brasileira de Imunizações recomenda que o profissional de saúde, além da Influenza, seja imunizado com as seguintes vacinas: Hepatite B (3 doses), Hepatite A (2 doses), Triviral (Sarampo, Caxumba e Rubéola – 1 ou 2 doses dependendo da história vacinal), Varicela (2 doses), Dupla tipo adulto (Difteria e Tétano – 3 doses, com reforço a cada 10 anos) e Triplice Bacteriana Acelular do tipo adulto (Difteria, Tétano e Coqueluche - 1 dose). Você sabia que: O vírus da Influenza A é causa de doença moderada a grave e afeta pessoas de todas as idades. Este vírus infecta seres humanos e outros animais. Eles são perpetuados na natureza principalmente pelas aves aquáticas. O vírus da Influenza B, em geral, causa doença mais branda do que a provocada pelo tipo A. Este vírus atinge mais crianças e afeta somente seres humanos. O vírus da Influenza C raramente causa doença em seres humanos, não estando associado com epidemias.

9


Quais são as complicações mais freqüentes associadas à doença Influenza? A complicação mais freqüente da doença Influenza é a pneumonia. Outras complicações incluem miocardite e agravamento de doenças pulmonares crônicas como a bronquite. O aumento da mortalidade que acompanha as epidemias é resultado não somente da Influenza e pneumonia, mas também das doenças cardiopulmonares e outras doenças crônicas que podem ser exacerbadas (aumentadas) pela Influenza. Qual a eficácia da vacina contra Influenza? A eficácia da vacina contra Influenza irá variar de acordo com a similaridade entre a cepa vacinal e a cepa do vírus circulante no meio ambiente em determinado período. Outros fatores que também interferem são a idade e o estado de saúde da pessoa vacinada. Em adultos jovens menores que 65 anos, a eficácia é, em média, de 90%. Você sabia que:

10

A grande maioria das pessoas que adoecem pela gripe A (H1N1) ou Sazonal (comum) desenvolve formas leves da doença e se recuperam, mesmo sem uso de medicamentos.

Já ocorreram pandemias de Influenza antes desta de 2009? A primeira pandemia que claramente se encaixa na descrição de Influenza foi em 1580. No século 19, ocorreram pelo menos quatro pandemias. No século 20, foram três, sendo que a da Gripe Espanhola (1918-1919) causou um número estimado de 21 milhões de mortes no mundo.


Por quanto tempo estarei protegido contra a gripe (Influenza H1N1/Sazonal) após me vacinar? A proteção da vacina contra a gripe é estimada em 1ano ou menos por causa da diminuição de anticorpos e das mudanças no vírus da gripe que circulam a cada ano. Você sabia que: Existe associação documentada entre infecção por Influenza e aumento da mortalidade em população adulta de alto risco

. Posso receber outra vacina ao mesmo tempo da vacina contra Influenza H1N1 ou Sazonal? A vacina contra Influenza, tanto Sazonal quanto H1N1, pode ser aplicada no mesmo dia em que forem feitas outras vacinas, cuidando-se para que a aplicação ocorra em diferentes regiões do corpo. Você sabia que: O nome “Gripe” se originou na Itália, no século 15, de uma epidemia atribuída a “influência das estrelas”.

O profissional da saúde é um importante aliado no combate ao vírus da gripe (Influenza), portanto, empreenda esforços no sentido de tornar realidade em sua atuação profissional as informações contidas nesta cartilha. Seja um multiplicador desta ideia, repasse-a para outros profissionais e para as pessoas que convivem com você.

11


1ツェ Ediテァテ」o - 2011

MESTRADO PROFISSIONAL GESTテグ DO CUIDADO EM ENFERMAGEM

Para saber mais acesse: http://www.influenza.lcc.ufmg.br/ http://portal.saude.gov.br/portal/saude/profissional/area.cfm?id_area=1534 http://www.cdc.gov/flu/ http://www.cdc.gov/vaccines/pubs/pinkbook/default.htm http://www.sbim.org.br


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.