Projeto Bullying - 7A

Page 1

O bullying hoje está no mundo todo vamos fazer nossa parte vamos dar exemplos para o nosso bairro e o nosso planeta!!!!! Para mais informações: www.bullying.com.br

O termo Bullying, que não existe na língua portuguesa. Ele significa formas de agressões intencionais repetidas por estudantes, que causam angústia ou humilhação a outro. Compreende, pois, todas as formas de atitudes agressivas, intencionais e repetidas, que ocorrem sem motivações evidentes, adotadas por um ou mais estudantes contra outro(s), causando dor e angústia, e executadas dentro de uma relação desigual de poder. O Bullying se encontra presente, possivelmente, em variadíssimas situações, tais como, colocar apelidos, ofender, zoar, gozar, sacanear, humilhar, discriminar, excluir, isolar, ignorar, intimidar, perseguir, assediar, aterrorizar, amedrontar, tiranizar, dominar, agredir, bater, chutar, empurrar, ferir, roubar, quebrar pertences, etc.

Projeto Educativo de Prevenção ao Bullying. EMEF PROF. RIVADÁVIA MARQUES JR : Pesquisa produção e execução do folder: IAN PEREIRA 7ªA Informática Educativa -2010

Um dos grandes equívocos de nossa sociedade está em acreditar que basta ser criança para ser uma pessoa boazinha.


Projeto Educativo para Prevenção ao Bullying EMEF PROF:RIVADÁVIA MARQUES JR

O termo Bullying, que não existe na língua portuguesa. Ele significa formas de agressões intencionais repetidas por estudantes, que causam angústia ou humilhação a outro. Compreende, pois, todas as formas de atitudes agressivas, intencionais e repetidas, que ocorrem sem motivações evidentes. Um dos grandes equívocos de nossa sociedade está em acreditar que basta ser criança para ser uma pessoa boazinha. Costumava causar impacto ao afirmar, politicamente incorreto, que as crianças são naturalmente más (parodiando Hobbes e seu Estado Natural).

Pesquisa, Produção e Execução do folder

São elas que agridem os menores, pisam em formiguinhas, tocam fogo no rabo do gato, são egoístas ao extremo, querem tudo para elas próprias, judiam dos mais fracos e participam do fenômeno conhecido por Bullying. De fato, isso não é ser bonzinho (veja Violência e Agressão da Criança e Adolescente).

Informática Educativa 2010.

Letícia P. e Camila - 7A


E quem tem um filho passando por esse problema precisa mostrar-se disponível para ouvi-lo. Nunca se deve aconselhá-lo a revidar a agressão; mas, sim, esclarecer que ele não é culpado pelo que está acontecendo. Também é fundamental entrar em contato com a escola.

www.abrapia.org.br www.bullying.com.br www.diganaoaobullying.com.br http://www.brasilescola.com/sociologia/bullying.htm

Projeto Educativo de Prevenção ao Bullying EMEF PROF RIVADÁVIA MARQUES JR

Pesquisa, produção e execução do folder: Letícia .Monte e Tiago Silva - 7°A Informática Educativa 2010

O bullying é um problema mundial que vem se disseminando largamente nos últimos anos e que só recentemente vem sendo estudado no Brasil.


A escola também precisa fazer sua parte na prevenção ao Bullying ! Informar Conscientizar Corrigir Combater Transformar atitudes.

Não se pode atuar sobre nenhum problema sem antes saber o seu contexto e aquilo que as pessoas pensam sobre o mesmo. Por isso, gostaria que participasse num pré-teste de investigação sobre Bullying, que tem como objetivo avaliar os conhecimentos da comunidade em geral sobre este fenômeno. Os dados são confidenciais e têm somente como destino o tratamento estatístico.

PROJETO EDUCATIVO DE PREVENCAO AO BULLYING

EMEF PROF. RIVADAVIA MARQUES JR Pesquisa. Produção e Execução do Folder 7ªA Informática Educativa - 2010

A agressividade infantil é um assunto bastante amplo e podemos notar suas raízes desde o início das relações das crianças ainda na educação infantil


“‘Bully‘ é um jogo para videogame que retrata ambiente de violência e corrupção em ambiente escolar e é considerado nocivo pelo Ministério Público”, além de exibir conteúdo de provocações, corrupção, humilhação e professores inescrupulosos. Em Janeiro deste ano, “Counter-Strike” e “EverQuest” também foram proibidos no Brasil por determinação federal

Todos os dias, alunos no mundo todo sofrem com um tipo de violência que vem mascarada na forma de “brincadeira”. Estudos recentes revelam que esse comportamento, que até há bem pouco tempo era considerado inofensivo e que recebe o nome de bullying, pode acarretar sérias conseqüências ao desenvolvimento psíquico dos alunos, gerando desde queda na auto-estima até, em casos mais extremos, o suicídio e outras tragédias.

Bullying é como se caracterizam todas as formas de atitudes agressivas intencionais e recorrentes praticadas, sem uma motivação evidente, por crianças e adolescentes. Esse tipo de comportamento causa nas pessoas que são seu alvo humilhação, dor e angústia.


Como não deixar o bullying agir na vida de seus filhos Veja o exemplo abaixo :

AS CENAS DA MALDADE :

Todos os lisos e osso, o rapaz fica na esquina com a sua irmã mais nova, esperando o ônibus amarelo que leva para suas respectivas escolas. Ele é Billy Wolfe, aluna do segundo

Oi Nick, Oi Mark, vão ao clube de computadores mais tarde? - Marcus nós não queremos mais que ande conosco. - Por quê? - Por causa deles. - Eles não têm nada a ver comigo. - Têm , sim. - Não tínhamos problemas antes de andarmos com você. Agora temos todo dia. - Além do mais, todos acham você esquisito. - Mas é só um pouco. - Tudo bem...”.

ano do ensino médio, lutando. Momentos antes, ele deixou o santuário que é a sua casa, passando aqueles enquadrados fotografias de si mesmo como uma criança despreocupada, quando ele tinha 5 anos. E agora ele está no ponto de ônibus, usando um boné de baseball, vulneráveis aos 15 anos. Um carro da cor de um ônibus escolar puxa para cima com um rapaz que diz a seu irmão ao lado dele que ele vai bater Billy Wolfe. Embora os registros de assalto a um com uma câmera de celular, o outro caminha até o Billy alheado e lhe dá um soco forte o suficiente para deixar uma pestana tamanho do punho na testa.


Observe ! 1.o comportamento é agressivo e negativo; 2.o comportamento é executado repetidamente; 3.o comportamento ocorre num relacionamento onde há um desequilíbrio de poder entre as partes envolvidas O bullying divide-se em duas categorias: 1.bullying direto; 2.bullying indireto, também conhecido como agressão social O bullying direto é a forma mais comum entre os agressores (bullies) masculinos.

Muitas crianças vítimas de bullying desenvolvem medo, Depoimento verídico. pânico, depressão, distúrbios psicossomáticos e geralmente evitam retornar à escola quando esta nada faz em defesa da vítima. A fobia escolar geralmente tem como “Eu já sofri muito bullying na minha vida. Na causa algum tipo de violência psicológica. Segundo Aramis escola, na rua e por todo o canto que passava. Lopes Neto, coordenador do programa de bullying da Quando eu ia pra escola tinham uns meninos ABRAPIA (Associação Brasileira Pais, Infância e que me chamavam de “macaco”, me Adolescência,) a maioria dos casos de bullying ocorre no desprezavam por minha cor. E isso me irritava interior das salas de aula, sem o conhecimento do tanto que eu chegava até bater neles. Na rua os professor. meus colegas ficavam me chamando de “frango”, de feio, de otário, pensando que eu era besta. Mas de besta eu não tinha nada. É Além de conviver com um estado constante de pavor, uma por isso quando os boys tentam tirar onda criança ou adolescente vítima de bullying talvez sejam as comigo eu baixo o pau neles. Apesar que isso que mais sofrem com a rejeição, isolamento, humilhação, a não me satisfazia... Era mais no momento da tal ponto de se verem impedidas de se relacionarem com raiva. Mas eu vou fazer o que? Tenho que impor quem ela deseja, de brincar livremente, de fazer a tarefa na respeito. Eu peço a todas essas pessoas que escola em grupo, porque os mais fortes e intolerantes lhe deixem disso pois isso não leva ninguém a impõem tal sofrimento. nada”. Elimário José da Silva. Também faz parte dessa violência impor à vítima o silêncio, isto é, ela não pode denunciar à direção da escola nem aos pais, sob pena de piorar sua condição de discriminada. Pais e professores só ficam sabendo do problema através dos efeitos e danos causados, como a resistência em voltar à escola, queda de rendimento escolar, retraimento, depressão, distúrbios psicossomáticos, fobias, etc.

Viu como o bullying não é somente xingar . Tome cuidado com suas amizades, seus “amigos” são de verdade seus amigos? Tome muito cuidado mesmo por que o bullying trás maus irreversíveis a sua vida.


Bulling é uma discriminação, feita por alguns cidadãos contra uma única pessoa. Mas não é uma coisa simples, que se pode vencer de um dia para o outro. Bulling é um mal que se carrega durante um período da vida muitíssimo grande. Quando alguém diz que seu cabelo está estranho, você provavelmente vai correndo para o espelho mais próximo para se arrumar. Agora imagina duas, três, dez pessoas, todo o dia, falando mal do seu cabelo, de coisas que você não tem culpa por ter ou muitas vezes por não ter. Sim, isso seria completamente insuportável, quer dizer, sua alto estima fica lá embaixo, e os malvados causadores do bulling seriam os heróis.

Todos os dias, alunos no mundo todo sofrem com um tipo de violência que vem mascarada na forma de “brincadeira”. Estudos recentes revelam que esse comportamento, que até há bem pouco tempo era considerado inofensivo e que recebe o nome de bullying, pode acarretar sérias conseqüências ao desenvolvimento psíquico dos alunos, gerando desde queda Games que incentivam o Bullying. na auto-estima até, em casos mais “‘Bully‘ retrata ambiente de violência e extremos, o suicídio e outras tragédias. corrupção em ambiente escolar e é considerado nocivo pelo Ministério Público”, além de exibir conteúdo de provocações, corrupção, humilhação e professores inescrupulosos. Em Janeiro deste ano, “Counter-Strike” e “EverQuest” também foram proibidos no Brasil por determinação federal


BULLYNG NAS ESCOLAS

Bullying é uma discriminação, feita por alguns cidadãos contra uma única pessoa. Mas não é uma coisa simples, que se pode vencer de um dia para o outro. Bulling é um mal que se carrega durante um período da vida muitíssimo grande. Quando alguém diz que seu cabelo está estranho, você provavelmente vai correndo para o espelho mais próximo para se arrumar. Agora imagina duas, três, dez pessoas, todo o dia, falando mal do seu cabelo, de coisas que você não tem culpa por ter ou muitas vezes por não ter. Sim, isso seria completamente insuportável, quer dizer, sua alto estima fica lá embaixo, e os malvados causadores do bulling seriam os heróis. O que você faria? Se mataria? Sim, existem crianças que se suicidam, mas não com a idéia de que a vida delas é uma droga, e, sim, de que eu vou morrer porque sou feia e tudo que eles dizem é verdade.

www.bullying.com.br.

Projeto Educativo de Prevenção ao Bullying

EMF PROF:RIVADÁVIA MARQUES JR Pesquisa, Produção e Execução do folder Patrick César -7ºA Informática Educativa - 2010.

Se você é uma pessoa que sofre bullying leia , isto vai te ajudar!


O que podemos fazer? Os pais e professores devem estar atentos sobre a possibilidade real de conviver com uma vítima silenciosa de qualquer tipo de violência, como também conviver com o(s) agente(s) dessa violência. (Se a instituição de ensino não tomar providências, cabe aos pais ou responsáveis denunciar a violência ao Conselho Tutelar, pode até mover um processo junto a Justiça, cobrando do agressor a reparação por dano moral ou físico). Criança ou adolescente que repete atos de intolerância e de violência para com o próximo pode estar sendo que o prejudica as criança e adolescentes e eles tem que se livra dessas pessoas. só sabem fazer o mal para os seus amigos ou familiares.

PRECISAMOS CONHEÇER MAIS SOBRE O BULLYING PARA EVITAR SOFRIMENTO ÀS CRIANÇAS E ADOLESCENTES.

Projeto Educativo de Prevenção do Bullying EMEF PROF. RIVADÁVIA MARQUES JR

Pesquisa Produção e execução do folder

Stefany e Raquel 7ºA

INFORMÁTICA EDUCATIVA - 2010

O termo Bullying, que não existe na língua portuguesa. Ele significa formas de agressões intencionais repetidas por estudantes, que causam angústia ou humilhação a outro.


O que é "bullying" ? O

que

significa

esta

expressão

QUER SABER MAIS SOBRE BULLYING? CONSUTE A INTERNET E OUTROS MEIOS ONDE PODE SE ENCONTRAR.

É um termo de origem inglesa utilizado para descrever atos de violência física ou psicológica, intencionais e repetidos, praticados por um indivíduo (bully) ou um grupo com o objetivo de intimidar ou agredir outro indivíduo (ou grupo) incapazes de se defender. A palavra "bully" significa "valentão", o autor das agressões.

Uma pesquisa nacional sobre bullying agressões físicas ou verbais recorrentes nas escolas - mostrou que a maior parte do problema (21% dos casos) ocorre nas salas de aula, mesmo com os professores presentes. Dos 5.168 alunos de 5.ª a 8.ª séries de escolas públicas e particulares de todas as regiões do País entrevistados, 10% disseram ser vítimas de bullying e 10%, agressores - 3% são ao mesmo tempo vítimas e agressores.

PROJETO EDUCATIVO DE PREVENÇÃO AO BULLYING EMEF PROF. RIVADAVIA MARQUES JR. PROJETO PRODUÇÃO E EXECUÇÃO DO FOLDER

Karina e Roberta – 7ºA Informática Educativa - 2010

Segundo artigo de Aramis Antônio Lopes Neto e Lauro Monteiro Filho o Bullying pode se manifestar de quatro formas diferentes: verbal, físico, psicológico e sexual. Referem pesquisas onde a maioria dos alunos vitimados por Bullying destaca como a situação mais freqüente a identificação por apelido com maldade e com propósitos de humilhação, seguido do roubo de pertences (39%), a indução ao uso de drogas (30%) e os ataques violentos (25%).


O que O

que

é "bullying"

significa

esta

?

expressão

QUER SABER MAIS SOBRE BULLYING? CONSUTE A INTERNET E OUTROS MEIOS ONDE PODE SE ENCONTRAR.

É um termo de origem inglesa utilizado para descrever atos de violência física ou psicológica, intencionais e repetidos, praticados por um indivíduo (bully) ou um grupo com o objetivo de intimidar ou agredir outro indivíduo (ou grupo) incapazes de se defender. A palavra "bully" significa "valentão", o autor das agressões.

Uma pesquisa nacional sobre bullying agressões físicas ou verbais recorrentes nas escolas - mostrou que a maior parte do problema (21% dos casos) ocorre nas salas de aula, mesmo com os professores presentes. Dos 5.168 alunos de 5.ª a 8.ª séries de escolas públicas e particulares de todas as regiões do País entrevistados, 10% disseram ser vítimas de bullying e 10%, agressores - 3% são ao mesmo tempo vítimas e agressores.

PROJETO EDUCATIVO DE PREVENÇÃO AO BULLYING EMEF PROF. RIVADAVIA MARQUES JR. PROJETO PRODUÇÃO E EXECUÇÃO DO FOLDER

Karina e Roberta – 7ºA Informática Educativa - 2010

Segundo artigo de Aramis Antônio Lopes Neto e Lauro Monteiro Filho o Bullying pode se manifestar de quatro formas diferentes: verbal, físico, psicológico e sexual. Referem pesquisas onde a maioria dos alunos vitimados por Bullying destaca como a situação mais freqüente a identificação por apelido com maldade e com propósitos de humilhação, seguido do roubo de pertences (39%), a indução ao uso de drogas (30%) e os ataques violentos (25%).


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.