Guião de exploração - Matemática

Page 1

A WEB 2.0 E A PRÁTICA PEDAGÓGICA DE PROFESSORES DO 1.º CEB: DESENVOLVIMENTO (COLABORATIVO) DE RECURSOS EDUCATIVOS DIGITAIS GUIÃO DE EXPLORAÇÃO – MATEMÁTICA PROPOSTA PARA A UTILIZAÇÃO, DESENVOLVIMENTO E PARTILHA DE RECURSOS EDUCATIVOS DIGITAIS POR PROFESSORES DO 1.º CEB NO ENSINO DA MATEMÁTICA

18 de dezembro de 2015

© Rita Tavares | ritaveigatavares@ua.pt


ÍNDICE Introdução

2

Organização do guião

2

Requisitos

2

Web 2.0: Breve clarificação conceptual

3

Plataformas e ferramentas da Web 2.0

3

Plataformas gratuitas de suporte ao processo de ensino e aprendizagem

3

Plataformas de partilha de conteúdos

4

Plataformas de edição colaborativa

7

Ferramentas de desenvolvimento (colaborativo) de recursos educativos digitais

8

Proposta de exploração

13

Plataforma de suporte

13

Desenvolvimento de recursos educativos digitais e lançamento de atividades

18

Referências bibliográficas

23

1


1. INTRODUÇÃO O presente guião tem como objetivo lançar uma proposta de utilização, desenvolvimento e partilha de recursos educativos digitais por professores do 1.º CEB no Ensino da Matemática, com vista à dinamização da segunda parte do Workshop intitulado “A Web 2.0 e a prática pedagógica de professores do 1.º CEB: desenvolvimento (colaborativo) de recursos educativos digitais”.

2. ORGANIZAÇÃO DO GUIÃO O guião encontra-se organizado em duas partes com o intuito de, num primeiro momento, levar o leitor a contactar com algumas das plataformas e ferramentas da Web 2.0 existentes e, num segundo momento, promover a sua exploração. Para tal, são apresentadas breves descrições das plataformas e ferramentas selecionadas e que poderão ser usadas na prática pedagógica de professores do 1.º CEB e, posteriormente, é apresentada uma proposta de exploração de uma plataforma e de ferramentas da Web 2.0 no Ensino da Matemática.

3. REQUISITOS A exploração do guião pressupõe a utilização de computador ou tablet com acesso à Internet. Uma vez que a maioria das plataformas e ferramentas da Web 2.0 permitem o acesso (registo/login) por via de contas existentes em outros serviços da Web como o Google e o Facebook, recomenda-se que, caso possua contas nesses serviços, as utilize sempre que lhe for solicitado registo e/ou login. Para facilitar este tipo de procedimento poderá, de antemão, abrir o seu browser e em diferentes separadores aceder às suas páginas pessoais (por exemplo, caixa de correio do Gmail e perfil do Facebook).

FIGURA 1 - EXEMPLO DE REGISTO NUMA FERRAMENTA DA WEB 2.0 A PARTIR DA CONTA DO GOOGLE

2


4. WEB 2.0: BREVE CLARIFICAÇÃO CONCEPTUAL Web 2.0 é um termo usado para designar a segunda geração de serviços da Internet que veio alterar a forma como a Internet é usada, ou seja, o utilizador passou de consumidor de informação para produtor de conteúdos da (e na) Web. A par, a Web 2.0 veio possibilitar o acesso a conteúdos pessoais e/ou partilhados como, por exemplo, ficheiros de texto, folhas de cálculo, apresentações, imagens e vídeos que se encontram alojados em outros computadores (os chamados servidores), bem como veio dar a possibilidade de vários utilizadores poderem criar e editar em tempo real e de forma colaborativa ficheiros partilhados e conteúdos em variadas ferramentas disponíveis na Web (Aresta, Moreira, & Pedro, 2008).

5. PLATAFORMAS E FERRAMENTAS DA WEB 2.0 Apresentam-se, em seguida, algumas das plataformas e ferramentas da Web 2.0 com potencial de utilização em contexto educativo, com vista à utilização, desenvolvimento e partilha de recursos educativos digitais por professores do 1.º CEB.

PLATAFORMAS GRATUITAS DE SUPORTE AO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM

Edmodo Plataforma de suporte ao processo de ensino-aprendizagem com características de rede social, que permite criar turmas, partilhar informação e conteúdos, lançar desafios, projetos e tarefas, construir testes, quizzes e questões, e adicionar apps da galeria aos grupos criados.

Khan Academy Plataforma de suporte ao processo de ensino-aprendizagem, que permite criar turmas e atribuir tarefas como exercícios, vídeos de instrução e desafios em áreas como a matemática, ciência, programação de computadores, história, história da arte e economia

Sapo Campus Plataforma de suporte ao processo de ensino-aprendizagem com características de rede social, que permite controlar os níveis de privacidade (“com quem partilhar”), criar blogs dentro da própria plataforma, partilhar vídeos, fotos, estados e ficheiros, criar e atribuir crachás a utilizadores e comunicar em tempo real no chat (público e/ou privado).

3


ClassDojo Plataforma de suporte ao processo de ensino-aprendizagem, que permite lançar desafios, partilhar conteúdos, gerir as aprendizagens e enviar feedback diário, semanal e/ou mensal sobre o aproveitamento e comportamento dos alunos para os encarregados de educação e para os próprios alunos (por mensagem e/ou acedendo à área pessoal).

PLATAFORMAS DE PARTILHA DE CONTEÚDOS Imagens

Flickr Plataforma de partilha de imagens genéricas, que permite o armazenamento e partilha de conteúdo e a seleção e adição de anotações a partes de uma imagem.

Pinterest Plataforma de partilha de imagens genéricas, que permite criar e seguir coleções visuais de itens (pinboards), marcar e comentar conteúdos, explorar os pinboards de outros utilizadores e passar a seguir aqueles que tenham interesses em comum.

Panoramio Plataforma de imagens associada ao Google Maps, que permite partilhar fotografias de locais geográficos e realizar pesquisas com recurso a filtros como “mapa mundi”, “locais de interesse”, “temas” e “grupos” de interesse.

Vídeos Youtube Plataforma de partilha de vídeos genéricos, que permite inserir vídeos de autoria, transferir vídeos existentes e/ou partilhar vídeos noutras plataformas.

4


TeacherTube Plataforma de partilha de áudio e/ou vídeos de suporte ao processo de ensinoaprendizagem e sistematização de conteúdos educativos, que permite inserir vídeos de autoria, transferir vídeos existentes e/ou partilhar vídeos noutras plataformas.

Vimeo Plataforma de partilha de vídeos genéricos, que permite inserir vídeos de autoria, transferir vídeos existentes e/ou partilhar vídeos noutras plataformas.

Imagem e vídeo Instagram Plataforma de partilha e edição de fotografias e vídeos pessoais, que permite personalizar os conteúdos com recurso a filtros da ferramenta e publicá-los diretamente em outras plataformas como o Facebook, Twitter, Tumblr e/ou enviar por mensagem privada.

Documentos e apresentações Issuu Plataforma de partilha de revistas, catálogos, jornais, livros, artigos científicos e outras publicações, que permite partilhar e incorporar publicações em outras plataformas.

Slideshare Plataforma de partilha de documentos Word, apresentações em PowerPoint e documentos PDF, que permite partilhar e incorporar publicações em outras plataformas. A plataforma permite, ainda, criar apresentações do tipo PowerPoint e incorporar vídeos do Youtube.

5


Outros Scoop.it Plataforma de partilha de conteúdos nos mais variados formatos, que permite partilhar e incorporar publicações em outras plataformas, em que o utilizador é “curador” de um ou mais temas de interesse, podendo comentar, “gostar” e partilhar conteúdos de outros “curadores”.

TedEdLessons Plataforma de partilha de aulas compostas por vídeos, quizzes, informação adicional (Dig Deeper) e discussão (lançamento de questões sobre a aula) dos mais variados temas curriculares. A plataforma permite, ainda, criar aulas de autoria e/ou editar/personalizar as aulas disponibilizadas.

PLATAFORMAS DE EDIÇÃO COLABORATIVA Blogs Edublogs Plataforma de criação e edição colaborativa de blogs educativos, que permite a partilha de conteúdos variados como fotografias, imagens, texto, vídeos e hiperligações.

Blogger Plataforma de criação e edição colaborativa de blogs do Google, que permite a partilha de conteúdos variados como fotografias, imagens, texto, vídeos e hiperligações.

Wikis Wikispaces Plataforma de criação e edição colaborativa de wikis educativas, que permite integrar conteúdos variados como fotografias, imagens, texto, vídeos e hiperligações, gerir a contribuição dos alunos e criar fóruns de discussão.

6


Wikia Plataforma de criação e edição colaborativa de wikis, que permite a partilha de conhecimento entre diferentes tipologias de utilizadores (participantes e/ou visitantes).

Documentos Google Docs Ferramenta de edição colaborativa associada à plataforma Google Drive, que permite criar, partilhar e editar ficheiros como documentos de texto, folhas de cálculo e apresentações. A plataforma Google Drive permite, ainda, guardar e partilhar ficheiros de imagem e vídeo.

One Drive Plataforma de armazenamento e partilha de ficheiros como imagens e vídeos, que permite criar, partilhar e editar ficheiros do Office (Word, Excel, PowerPoint e OneNote).

FERRAMENTAS DE DESENVOLVIMENTO (COLABORATIVO) DE RECURSOS EDUCATIVOS DIGITAIS Mapas mentais Mindomo Ferramenta de criação e edição colaborativa de mapas mentais, que permite, entre outros, incorporar hiperligações e integrar áudio e vídeos.

MindMeister Ferramenta de criação e edição colaborativa de mapas mentais, que permite, entre outros, integrar imagens e vídeos.

7


Diagramas Cacoo Ferramenta de criação e edição colaborativa de diagramas, que permite, entre outros, inserir imagens, tabelas e formas geométricas.

Gliffy Ferramenta de criação e edição colaborativa de diagramas, que permite, entre outros, inserir imagens, botões de ação e formas geométricas.

e-Books Storybird Ferramenta de criação e edição colaborativa de livros de histórias, que disponibiliza várias ilustrações e modelos de livros.

Flipsnack Ferramenta de criação e edição de livros, revistas e outras publicações interativas, que disponibiliza várias modelos e permite, entre outros, integrar imagens, hiperligações, vídeos, áudio e botões de navegação.

Personagens | Avatares Doppelme Ferramenta de criação de personagens/avatares, que permite, entre outros, personalizar a cor da pele, olhos, cabelo, escolher expressões faciais, roupas e acessórios.

8


Avachara Ferramenta de criação de personagens/avatares, que permite, entre outros, personalizar o ambiente (fundo da tela), cor da pele, olhos, cabelo, formato do nariz, roupas e acessórios.

Cartoons e banda desenhada Toondoo Ferramenta de criação de banda desenhada e de cartoons, que disponibiliza galerias de imagens para personalização do ambiente (fundo da tela), personagens e objetos e permite compilar os conteúdos criados em livros (por exemplo juntar várias tiras de banda desenhada para criar um livro).

Comicmaster Ferramenta de criação de banda desenhada, que disponibiliza galerias de imagens para personalização do ambiente (fundo da tela), personagens e objetos.

Vídeos de animação Animaker Ferramenta de criação de vídeos de animação, que disponibiliza, entre outros, galerias de imagens para personalização do ambiente (fundo da tela), personagens, objetos, efeitos de animação, permitindo integrar áudio e locução. A ferramenta permite, ainda, exportar os vídeos para o Youtube e depois partilhar e/ou transferir.

Powtoon Ferramenta de criação de vídeos de animação, que disponibiliza vários modelos editáveis e galerias de imagens para personalização do ambiente (fundo da tela), personagens, objetos, efeitos de animação, permitindo integrar áudio e locução. A ferramenta permite, ainda, exportar os vídeos para plataformas como o Youtube e depois partilhar e/ou transferir.

9


Infográficos Easelly Ferramenta de criação de infográficos, que disponibiliza vários modelos editáveis, permitindo, entre outros, a integração de gráficos e imagens e a incorporação de hiperligações.

Visme Ferramenta de criação de infográficos, que disponibiliza vários modelos editáveis, permitindo, entre outros, a integração de gráficos e imagens, a incorporação de hiperligações, de áudio e de vídeo.

Posters (interativos) Glogster Ferramenta de criação de posters, que disponibiliza vários modelos editáveis e galerias de imagens e esquemas, permitindo, entre outros, a integração de áudio, imagens do Google e vídeos do Youtube.

Canva Ferramenta de criação e edição de posters, que disponibiliza vários modelos editáveis e galerias de imagens, ícones, formas geométricas, ilustrações, entre outros, permitindo a integração de imagens do Facebook.

Lucidpress Ferramenta de criação e edição colaborativa de posters, que disponibiliza vários modelos editáveis e galerias de imagens, ícones, formas geométricas, entre outros, permitindo a integração de vídeos e hiperligações para documentos e páginas externas.

10


Apresentações (interativas) Prezi Ferramenta de criação e edição colaborativa de apresentações interativas, que disponibiliza vários modelos editáveis e galerias de imagens, ícones, formas geométricas, entre outros, permitindo a integração de áudio e vídeos do Youtube.

Powtoon Ferramenta de criação e edição de apresentações interativas, que disponibiliza vários modelos editáveis e galerias de imagens para personalização do ambiente (fundo da tela), personagens, objetos, efeitos de animação, permitindo integrar áudio e locução.

Jogos CODE Studio Plataforma de criação e edição de jogos, que disponibiliza vários tutoriais, modelos editáveis e galerias de cenários e atores, permitindo a integração de imagens e áudio e a edição de novos comandos para programar os jogos. Esta plataforma permite, ainda, criar e gerir turmas, disponibilizando vários planos de aulas para os alunos, recursos de apoio e formação on-line para os professores.

Scratch Ferramenta de criação e edição de jogos, que disponibiliza vários tutoriais, modelos editáveis e galerias de cenários e atores, permitindo a integração de imagens e áudio e a edição de novos comandos para programar os jogos.

Gamefroot Ferramenta de criação e edição de jogos, que disponibiliza vários tutoriais, modelos editáveis e galerias de cenários e atores, permitindo a integração de imagens e áudio, a edição de novos comandos para programar os jogos e adicionar novos pacotes à galeria (grátis e/ou pagos).

11


Lego Builder Ferramenta de criação e edição de jogos, que disponibiliza vários modelos editáveis, galerias de cenários e personagens, obstáculos e outros acessórios. Uma excelente ferramenta para trabalhar, por exemplo, noções de “Área” e desenvolver capacidades de orientação espacial.

Sploder! Ferramenta de criação e edição de jogos do tipo “Arcade”, puzzles, labirintos e outros, que disponibiliza galerias de cenários e personagens, obstáculos e outros acessórios.

Simulações Hoje em dia, já existem alguns softwares gratuitos para o desenvolvimento de simulações, no entanto todos preveem instalação local (no computador), bem como ainda são bastante complicados para quem não domina a linguagem de programação. Aqui ficam algumas plataformas onde poderá encontrar simulações em áreas do conhecimento como a Matemática, Física, Química e Ciências da Terra para diferentes níveis de escolaridade e que poderá usar gratuitamente com os seus alunos. Algumas destas plataformas disponibilizam, ainda, software de desenvolvimento de simulações.

PhET Plataforma que disponibiliza simulações nas áreas das Ciências e da Matemática gratuitas e para diferentes níveis de escolaridade. Prevê, ainda, materiais como vídeos de entrevistas e observações realizadas em sala de aula por alunos. As simulações podem ser usadas on-line ou ser descarregadas para o computador. O código das simulações é aberto.

Mocho Plataforma que disponibiliza simulações em diversas áreas do conhecimento como Astronomia, Física, Mecânica e Ótica, para diferentes níveis de escolaridade.

12


6. PROPOSTA DE EXPLORAÇÃO PLATAFORMA DE SUPORTE Registe-se na plataforma Edmodo como “Professor”.

FIGURA 2 - HOMEPAGE DA PLATAFORMA EDMODO

Uma vez registado, crie um “Grupo” (a sua turma). Poderá optar por no ano de escolaridade (“Série”) selecionar “Nenhum”, ou seja, todos os anos de escolaridade, e na “Área do assunto” por “Todos”.

FIGURA 3 - CRIAÇÃO DE GRUPO NA PLATAFORMA EDMODO

13


Uma vez criado o “Grupo”, terá ao seu dispor as seguintes possibilidades: “Postagens”: “Observações” (fazer um comentário, lançar um desafio), “Tarefas”, “Testes” e “Enquetes” (fazer uma pergunta, por exemplo, para levantamento de opiniões dos alunos, dificuldades sentidas na resolução de uma atividade e/ou projeto, entre outros).

FIGURA 4 - ÁREA DE POSTAGENS DA PLATAFORMA EDMODO

“Pastas”: Criação de pastas para partilha de conteúdos com os seus alunos. As pastas podem ser privadas e/ou públicas.

FIGURA 5 - ÁREA DE PASTAS DA PLATAFORMA EDMODO

14


“Membros”: Definir o perfil dos membros do grupo (colaboradores ou somente leitura) e pesquisar pelos participantes no “Grupo”.

FIGURA 6 - ÁREA DE GESTÃO DE MEMBROS DA PLATAFORMA EDMODO

Na área do “Grupo” terá ao seu dispor o “Código de Grupo” o qual deverá usar para que os seus alunos acedam ao mesmo. Para tal, deverá copiar o código e partilhar com os seus alunos.

FIGURA 7 - ÁREA DE ACESSO AO CÓDIGO DE GRUPO DA PLATAFORMA EDMODO

15


Por sua vez, os alunos deverão aceder à plataforma Edmodo como “Aluno” bastando para isso introduzir o nome (primeiro e último), o código facultado, um nome de utilizador (“usuário”) e uma senha de acesso, ficando automaticamente associados ao “Grupo”.

FIGURA 8 - ÁREA DE REGISTO COMO ALUNO DA PLATAFORMA EDMODO

Para além de convidar os seus alunos para o “Grupo”, poderá igualmente convidar colegas seus para juntos o dinamizarem (partilhar informação, lançar desafios e atividades aos alunos, produzir de forma colaborativa recursos educativos digitais e partilhá-los). Para isso, os seus colegas deverão registar-se no Edmodo! Em seguida, deverão usar o “Código de Grupo” para se juntarem ao seu “Grupo”.

FIGURA 9 - ÁREA DE ADESÃO A UM GRUPO DA PLATAFORMA EDMODO

16


Uma vez que dispõem do “Código de Grupo”, passarão a fazer parte do seu “Grupo” automaticamente.

FIGURA 10 - ÁREA DE GRUPO DA PLATAFORMA EDMODO

A presente proposta de exploração pressupõe que todos os elementos do grupo de trabalho estejam registados na plataforma Edmodo com o perfil de “Professores”. Um elemento do grupo de trabalho, nomeado pelos restantes, deverá: - criar um “Grupo”; - atribuir um nome decidido entre todos os elementos; - partilhar o “Código de Grupo” com os restantes elementos, que se deverão juntar-se ao “Grupo” criado na plataforma.

NOTA Como sugerido anteriormente, uma vez que a maioria das plataformas e ferramentas da Web 2.0 permitem o acesso (registo/login) por via de contas existentes em outros serviços da Web como o Google e o Facebook, recomenda-se que, caso possua contas nesses serviços, as utilize sempre que lhe for solicitado registo e/ou login. Para facilitar este tipo de procedimento poderá, de antemão, abrir o seu browser e em diferentes separadores aceder às suas páginas pessoais (por exemplo, caixa de correio do Gmail e perfil do Facebook).

17


DESENVOLVIMENTO DE RECURSOS EDUCATIVOS DIGITAIS E LANÇAMENTO DE ATIVIDADES A presente proposta de exploração tem como objetivo que os formandos, em grupos de dois a quatro elementos, explorem uma plataforma e duas ferramentas da Web 2.0, com vista ao desenvolvimento e partilha de recursos educativos digitais para o Ensino da Matemática. Para tal, os elementos de cada grupo de trabalho deverão definir um tema e um ano de escolaridade, com vista ao desenvolvimento colaborativo de uma apresentação interativa sobre a temática definida e ao desenvolvimento e lançamento de atividades de interpretação/exploração da apresentação interativa.

1º Momento Num primeiro momento, os elementos do grupo de trabalho deverão registar-se e aceder à ferramenta de criação de mapas mentais Mindmeister. O uso desta ferramenta tem como objetivo o desenho colaborativo do esquema de uma apresentação interativa sobre a temática definida por todos os elementos do grupo de trabalho (por exemplo, definir operações a abordar, imagens necessárias e vídeos a usar). Para tal, um dos elementos do grupo de trabalho deverá criar um “Novo Mapa Mental” e, em seguida, convidar os colegas para o editarem conjuntamente (“Compartilhar este mapa”).

FIGURA 11 – OPÇÕES DE PARTILHA DA FERRAMENTA MINDMEISTER

18


2º Momento Num segundo momento, os elementos do grupo de trabalho deverão registar-se e aceder à ferramenta de criação e edição colaborativa de apresentações interativas Prezi. O uso desta ferramenta tem como objetivo a edição colaborativa de uma apresentação interativa sobre a temática definida por todos os elementos do grupo de trabalho. Para tal, um dos elementos do grupo de trabalho deverá na sua área pessoal clicar em “New Prezi” e conjuntamente com os colegas escolher um modelo a usar (clicar sobre o template escolhido e, em seguida, em “Use template”). O grupo de trabalho também poderá optar por criar um modelo de raiz (“Start blank prezi”).

FIGURA 12 - ÁREA DE CRIAÇÃO DE APRESENTAÇÃO INTERATIVA DA FERRAMENTA PREZI

Em seguida, o elemento do grupo que criou o modelo da apresentação colaborativa, deverá convidar os colegas para a editarem conjuntamente (“Share prezi” > “Add people” – deverá considerar os e-mails usados pelos colegas para o registo na ferramenta). Aconselha-se que à medida que os elementos do grupo de trabalho forem editando a apresentação façam “Save” para que as alterações sejam visíveis para todos.

FIGURA 13 - ÁREA DE CONVITE DE COLABORADORES PARA EDITAR DA FERRAMENTA PREZI

19


Uma vez concluída a apresentação interativa, na área pessoal de cada elemento do grupo de trabalho irá agora aparecer a apresentação interativa desenvolvida de forma colaborativa. Ao clicarem sobre o nome da apresentação interativa, esta irá aparecer numa nova janela em modo de apresentação. Aqui terão acesso à possibilidade de partilhar (“Share”) a apresentação interativa.

FIGURA 14 - ÁREA DE APRESENTAÇÃO DA FERRAMENTA PREZI

20


3º Momento Num terceiro momento, os elementos do grupo de trabalho deverão aceder à plataforma Edmodo e dar início ao desenvolvimento e lançamento de atividades. O uso desta plataforma tem como objetivo simular o seu uso e dinamização junto dos alunos. Para tal, os elementos do grupo de trabalho deverão aceder ao “Grupo” anteriormente criado. Sugere-se que, à medida que forem lançando e desenvolvendo atividades as intitulem da seguinte forma: “Atividade 1 – XXX…”, para um melhor entendimento da sequencialidade das mesmas.

Atividade 1 Sugere-se que a primeira atividade seja proporem aos alunos a consulta da apresentação interativa desenvolvida. Para tal, no Edmodo deverão criar uma “Tarefa” onde será partilhada a hiperligação que os alunos deverão consultar para o efeito – ver 2º Momento.

FIGURA 15 - LANÇAMENTO DE TAREFA NA PLATAFORMA EDMODO

21


Atividade 2 Sugere-se que a segunda atividade seja a interpretação/exploração da apresentação interativa por via da resolução de Quizzes pelos alunos no Edmodo. Para tal, cada elemento do grupo de trabalho deverá criar um “Teste” (escolha múltipla, verdadeiro/falso, resposta curta, preenchimento de espaços em branco ou correspondência). Sugere-se que seja definida previamente a tipologia de “Teste” para cada elemento do grupo de trabalho. Os elementos do grupo de trabalho, antes de introduzirem as questões criadas, poderão no mapa mental criado na ferramenta Mindmeister, desenvolver de forma colaborativa as questões.

FIGURA 16 - LANÇAMENTO DE TESTE NA PLATAFORMA EDMODO

SUGESTÕES Caso tenha intenção de operacionalizar esta proposta junto dos seus alunos, sugere-se que lance outras atividades como: - Pedir aos alunos que façam desenhos relativos ao “Tema” com recurso à ferramenta Google Drawing e partilhem no Edmodo. - Pedir aos alunos que procurem no Youtube um vídeo ou uma música sobre “Tema” e partilhem no Edmodo. - Pedir aos alunos que criem um cartão em formato PDF relativo ao “Tema” trabalhado com recurso à ferramenta Google Document e partilhem no Edmodo. - Pedir aos alunos que criem uma história em grupo sobre “Tema” com recurso à ferramenta Storybird e partilhem no Edmodo (para tal deverá criar “Mini Grupos” no Edmodo para cada grupo de alunos). - Pedir aos alunos que criem um cartoon ou uma banda desenhada sobre “Tema” com recurso à ferramenta Toondoo e partilhem no Edmodo.

22

- Pedir aos alunos que criem um poster em grupo sobre “Tema” com recurso à ferramenta Glogster e partilhem no Edmodo (para tal deverá criar “Mini Grupos” no Edmodo para cada grupo de alunos).


7. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS Animaker (2015). Homepage. Retrieved September 1, 2015, from http://www.animaker.com/ Aresta, M., Moreira, A., & Pedro, L. (2008). A utilização de ferramentas Web 2.0 e a promoção de processos de aprendizagem colaborativa: implicações educativas e sociais. Retrieved from http://www.sitedaescola.com/downloads/portal_aluno/Maio/shortpaperweb20.pdf Avachara (2015). Homepage. Retrieved September 1, 2015, from http://avachara.com/ Blogger (2015). Homepage. Retrieved September 1, 2015, from https://www.blogger.com/home?pli=1 Cacoo (2015). Tour. Retrieved September 1, 2015, from https://cacoo.com/lang/en/tour Canva (2015). Homepage. Retrieved September 1, 2015, from https://www.canva.com/ Centro de Física Computacional (2015). Mocho > Simulações. Retrieved November 26, 2015, from http://www.mocho.pt/Ciencias/Fisica/simulacoes/ ClassDojo (2015). Learn more. Retrieved September 1, 2015, from https://www.classdojo.com/pt-PT/#LearnMore Comicmaster (2015). Homepage. Retrieved September 1, 2015, from http://www.comicmaster.org.uk/ Costa, F. (2012). Repensar as TIC na Educação: O professor como agente transformador. Carnaxide: Santillana. Doppelme (2015). Homepage. Retrieved September 1, 2015, from http://doppelme.com/ Easelly (2015). Homepage. Retrieved September 1, 2015, from http://www.easel.ly/ Edmodo (2015). Homepage. Retrieved September 1, 2015, from https://www.edmodo.com/home Edublogs (2015). About. Retrieved September 1, 2015, from https://edublogs.org/about/ escol@digit@l (2015). Homepage. Retrieved October 27, 2015, from http://aprendercom.org/escoladigital/ Flickr (2015). Homepage. Retrieved September 1, 2015, from https://www.flickr.com/ Flipsnack (2015). Homepage. Retrieved September 1, 2015, from http://www.flipsnack.com/ Gamefroot (2015). Homepage. Retrieved September 1, 2015, from http://gamefroot.com Gliffy (2015). Homepage. Retrieved September 1, 2015, from https://www.gliffy.com/ Glogster (2015). Homepage. Retrieved September 1, 2015, from https://edu.glogster.com/ Google (2015). Documents - Google Apps Learning Center v4. Retrieved September 1, 2015, from http://learn.googleapps.com/docs Google Drive (2015). Homepage. Retrieved September 1, 2015, from https://www.google.com/drive/ Instagram (2015). Homepage. Retrieved September 1, 2015, from https://instagram.com/ Issuu (2015). About. Retrieved September 1, 2015, from http://issuu.com/about

23

Khan Academy (2015). About. Retrieved September 1, 2015, from https://www.khanacademy.org/about


Lucidpress (2015). Tour. Retrieved September 1, 2015, from https://www.lucidpress.com/pages/tour MindMeister (2015). Features. Retrieved September 1, 2015, from https://www.mindmeister.com/mind-mapfeatures Mindomo (2015). Homepage. Retrieved September 1, 2015, from https://www.mindomo.com/ One Drive (2015). About. Retrieved September 1, 2015, from https://onedrive.live.com/about/en-gb/ Panoramio (2015). Homepage. Retrieved September 1, 2015, from http://www.panoramio.com/ Pinterest (2015). About. Retrieved September 1, 2015, from https://pt.pinterest.com/_/_/about/ Powtoon (2015). Homepage. Retrieved September 1, 2015, from http://www.powtoon.com/ Prezi (2015). Homepage. Retrieved September 1, 2015, from https://prezi.com/ Sapo Campus (2015). Suporte. Retrieved September 1, 2015, from http://campus.sapo.pt/suporte Scoop.it (2015). Homepage. Retrieved September 1, 2015, from http://www.scoop.it/ Scratch (2015). Home. Retrieved September 1, 2015, from https://scratch.mit.edu Slideshare (2015). About. Retrieved September 1, 2015, from http://www.slideshare.net/about Storybird (2015). Homepage. Retrieved September 1, 2015, from https://storybird.com/ TeacherTube (2015). About us. Retrieved September 1, 2015, from http://www.teachertube.com/about-us/ TedEdLessons (2015). About. Retrieved September 1, 2015, from http://ed.ted.com/about Toondoo (2015). Homepage. Retrieved September 1, 2015, from http://www.toondoo.com/ University of Colorado (2015). PhET > Homepage. Retrieved November 26, 2015, from http://phet.colorado.edu/ Vimeo (2015). Homepage. Retrieved September 1, 2015, from https://vimeo.com/ Visme (2015). Homepage. Retrieved September 1, 2015, from http://www.visme.co/ Wikia (2015). About. Retrieved September 1, 2015, from http://www.wikia.com/About Wikispaces (2015). About. Retrieved https://www.wikispaces.com/content/classroom/about

September

1,

2015,

from

Youtube (2015). About. Retrieved September 1, 2015, from https://www.youtube.com/yt/about/pt-PT/

8. FONTES USADAS Imagem da capa disponĂ­vel em http://newsblog.drexel.edu/ (retirada a 07-09-2015).

24



Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.