Como a tecnologia pode revolucionar a educação

Page 46

introduzir, exercitar ou avaliar um determinado conhecimento descrito na ementa do curso. A relação entre professor e aluno também muda. Se o conteúdo estiver disponível para a turma, não faz sentindo o professor manter a mesma postura do presencial. Ele se torna um facilitador do conhecimento e criador de ambientes de aprendizagem. Dezenas de ferramentas tecnológicas estão a sua disposição para estimular as atividades didáticas, exercício, debates, colaboração, dinamismo e troca de experiência. O aluno é a principal figura da sala de aula moderna e não o professor. No ensino tradicional o professor gasta muitas horas transmitindo o conteúdo da aula e não há muito tempo para aplicar exercícios e avaliações. Normalmente, uma a quatro provas são aplicadas por semestre. O exame avalia a capacidade de o aluno memorizar. No novo modelo, o importante é o conhecimento e a capacidade de fazer. A avaliação é realizada durante as aulas. As horas desperdiçadas na transmissão do conteúdo são economizadas e sobra mais tempo para avaliar. A participação e desempenho do aluno nos exercícios e outras atividades didáticas são critérios de aprovação ou reprovação. Dezenas de pequenas avaliações práticas são aplicadas através de jogos, simulações, entre outras atividades para estimular a aprendizagem e não memorização. Ironicamente, no modelo antiquário, alguns professores se orgulham quando reprovam a maior parte da sua turma, porém, isto apenas sinaliza o seu fracasso como instrutor. No novo modelo, o professor será avaliado de acordo com o desempenho da sua turma. Se todos os alunos têm a disposição o mesmo material didático, a habilidade de o professor estimular os alunos será o diferencial de cada turma. A aprendizagem apenas ocorre quando o professor se dá conta de que o ato de ensinar só se reveste de sentido quando o aluno aprende. Em outras palavras, o seu trabalho não é apenas ensinar, mas garantir a aprendizagem dos alunos.

Exemplo Educação 2.0 Para ilustrar o conceito de Educação 2.0, será analisada uma aula de Física no novo modelo: Segundo o plano de aula, é necessário abordar 15 conceitos de física básica nesta disciplina fictícia. Os alunos acessam um LMS em padrão SCROM para visualizar o conteúdo, que está disponível em HTML (páginas web) e PDF (arquivo fechado), caso queiram imprimir. Em cada aula, são utilizadas simulações e animações para demonstrar o resultado das fórmulas de física. O aluno pode alterar as variáveis das funções matemáticas e visualizar o efeito resultante do experimento. As aulas também têm uma série de links externos, como Wikipédia, artigos e outros, para explicar mais a fundo os conceitos e outras experiências. 37


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.