Como a tecnologia pode revolucionar a educação

Page 31

O trabalho em grupo sempre foi uma dificuldade no ensino presencial. É difícil reunir os alunos fora da sala de aula e determinar se todos participaram ou se foi produzido pelo gênio do grupo. A Internet ajuda a solucionar este problema permitindo reuniões virtuais e gestão sobre a participação de cada integrante. Existem ferramentas de trabalho em grupo que têm diversas funcionalidades de comunicação (chat, fórum, voz, vídeo, etc.) e o professor pode visualizar o que cada aluno fez. Se o aluno nunca acessou o portal, escreveu apenas uma linha ou fez quase todo trabalho, isto é acessível ao professor. Trabalho em grupo virtual motiva os alunos a participarem mais (agora que é difícil de enganar o professor) e beneficia os que realmente trabalham.

Redes Sociais O Orkut e as redes sociais revolucionaram a forma de manter contato e se relacionar com os seus amigos. Muitos jovens têm contas no Orkut e passam horas conversando, trocando fotos e fofocando a vida dos outros. A rede social é um ótimo exemplo de ambiente colaborativo. É possível criar comunidades virtuais, conhecer novas pessoas, gerar conteúdo em colaboração, listar conhecidos e amigos dos amigos e dezenas de outras funcionalidades. A academia pode aproveitar este conceito e criar uma rede social da instituição, e, como quase tudo na Internet, sem custo. O Ning é um serviço gratuito que permite qualquer pessoa criar uma rede social e disponibiliza todas as ferramentas necessárias para mantê-la funcionando. A instituição de ensino não precisa fazer mais nada do que criar a nova rede (demora apenas alguns cliques) e convidar os alunos. Os professores podem criar comunidades para as suas disciplinas ou turmas. Os alunos podem se relacionar com os seus colegas fora da sala de aula. É um espaço colaborativo que o aluno já utiliza na vida real e agora precisa trazê-lo à academia.

Caderno Eletrônico Se o aluno estiver assistindo a uma aula em vídeo pelo computador e quiser anotar os principais pontos elaborados pelo professor, como ele deve proceder? Recorre ao caderno em papel? Não. Existe o caderno eletrônico que permite anotações para situações como estas. Além de ter as principais vantagens de arquivos eletrônicos, como busca, copiar colar, enviar por email, etc., o caderno eletrônico ainda permite ser compartilhado com outros alunos e professores. Os instrutores podem verificar se os estudantes realmente entenderam o que eles queriam transmitir. E os alunos podem consultar as anotações dos demais colegas para confirmar que anotaram todos os principais pontos da aula. Dependendo do software, podem ser gerados comentários e até pontuação pelo docente. 22


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.