Revista VIU? 24

Page 1

A revista PREMIUM de Formosa e região.

Verão Formosa/GO Dezembro - 2015 R$ 9,90 22ª Edição

Inverno 2016 - R$ 9,90 24ª Edição

A revista PREMIUM do Planalto Central

HAJA CORAÇÃO

AGATHA

MOREIRA

ENTREVISTA

KENNEDY

ALENCAR DESTINO

INVERNO O MELHOR DA TEMPORADA NO PLANALTO CENTRAL

ESPORTE SUSTENTABILIDADE

ALTO PARAÍSO CIDADE SUSTENTÁVEL

JOGOS RIO 2016

ENTREVISTA COM RAIZA GOULÃO








EDITORIAL

#REVISTAVIU

Cássia de Oliveira - Editora

É com muito prazer que apresentamos nesta edição roteiro recheado de sugestões para lazer, gastronomia e turismo; os melhores lugares para visitação nesta temporada de inverno em nossa região. Destaque especial para a Chapada dos Veadeiros, que teve Alto Paraíso como local escolhido para ser modelo de sustentabilidade apoiado nas 17 metas da ONU. Em nossas páginas, ensaio exclusivo com a atriz Agatha Moreira, que fala sobre sua carreira e como chegou ao sucesso protagonizando personagens marcantes na Rede Globo.

Capa Foto: Hube Studio Style: Dudu Farias Modelo: Agatha Moreira Direção Criativa : Bárbara Breves

Em tempos de instabilidade, o jornalista Kennedy Alencar fala sobre a política e os rumos da economia do Brasil. No esporte, o orgulho de Pirenópolis por ter a ciclista Raiza Goulão nas Olimpíadas Rio 2016 e, em Brasília, o Critérium Grande Prêmio da Holanda de Ciclismo, que reuniu número recorde de atletas da modalidade, garantindo nova edição para 2017. Outro tema especial vem com o artista Claudio Minotti, muito conhecido em Goiás, um dos mais prestigiados do Brasil. Os relacionamentos da era digital também são assunto nesta edição. E ainda tem muito mais! Boa leitura!

EXPEDIENTE DIRETORA EXECUTIVA: Cássia de Oliveira - JORNALISTAS: Dida Brasil, Tatiane Di Passos - DIREÇÃO DE ARTE E DIAGRAMAÇÃO: Thiago Leite MARKETING DIGITAL: Fernanda Pultrini - FOTOGRAFIA: Acervo Alquimia Comunicação, Hube Studio, Maximiliano Müller, Dê Spíndola Estúdio, Cleide de Oliveira, Tatiane Di Passos e Ion David. PRODUÇÃO E REVISÃO TEXTUAL: Maximiliano Müller DEPARTAMENTO COMERCIAL: Cássia de Oliveira: 61 9676 3908 CTP E IMPRESSÃO: M2 Gráficos Alquimia Comunicação © - Av. Valeriano de Castro, nº 119, sala 01 - Galeria Santo Estevão - Centro - Formosa - GO - 61 3631 0497 - revistaviu@gmail.com

www.viumagazine.com.br



Foto: Satiro Sodré/CBDA

ÍNDICE

CAPA

ESPORTE

DESTINO

ARTISTA

12

30

38

46

AGATHA MOREIRA

BRASÍLIA REALIZA CRITERÍUM

O MELHOR DA TEMPORADA NO PLANALTO CENTRAL

CLÁUDIO MINOTTI

COLABORADORES Ion David

Paulo de Tarso

Fotógrafo de natureza, residente em Alto Paraíso há 25, desde então registra a Chapada dos Veadeiros através de suas lentes, possui um dos principais bancos de imagens da região.

Psicanalista, radialista e professor, apaixonado por comunicação. Nesta edição colaborou com a coluna Cultura, Ciência e Homofobia.

Waldeyr Mendes

Mariana Ornelas

Mestre em ciência da computação e professor do Instituto Federal de Goiás, colaborou na edição com a matéria Bach e a Cidade Alemã de Leipzig.

Publicitária, estudante e residente nos EUA, está antenada com o mundo jovem. Colaborou nessa edição com as melhores dicas para quem visita a Flórida - EUA.

Tatiane Di Passos

Drielly Nishikava

Jornalista, professora e ativista ambiental, colaborou com a matéria do artista Cláudio Minotti.

Design de moda, figurinista e personal style, colaborou com o matéria de moda.


Quem VIU?

Revista VIU? - Inverno 2016


Capa

12

/60

AGATHA MOREIRA:

A CAMILA DE “HAJA CORAÇÃO”... Por Dida Brasil

dida.brasil@gmail.com / Fotos: Hube Studio.

Fotos: Divulgação

A

capa desta edição traz a modelo e atriz Agatha Moreira, a Camila da novela das sete da Globo, Haja Coração. Ela estreou na TV em 2012 e se destacou interpretando Ju, a protagonista da 20ª temporada de Malhação. E em 2014, na mesma emissora, fez parte do elenco de Em Família, como a mimada Giselle; no ano seguinte teve o papel de maior repercussão da sua carreira em Verdades Secretas, como Giovanna, uma jovem rica e inconsequente, que fazia o chamado “Book Rosa”.

Camila, de Haja Coração.

A jovem também coleciona campanhas bem sucedidas das marcas mais famosas do mundo, e atualmente é a porta voz da L´Oréal Paris no Brasil. Corajosa e batalhadora, Agatha se diverte enquanto encara desafios. Acompanhe alguns trechos da entrevista exclusiva concedida à VIU?.

VIU? - Agatha, você começou a modelar cedo. Como foi a experiência? Fale um pouco sobre essa época. A - Eu sempre busquei a minha independência financeira. Comecei a modelar cedo, mas sempre com o pé no chão, pois queria terminar meu segundo grau; ter a formação escolar para, assim, poder começar a viajar a trabalho. A vida de modelo nunca foi muito fácil, mas o fato de eu ter morado por bastante tempo em vários países diferentes me trouxe uma bagagem cultural ímpar e me ajudou a amadurecer. Eu sempre procurei aproveitar ao máximo cada experiência, e aprendi muito com elas. VIU? - Como foi a transição de modelo para atriz e a participação de sua família em sua carreira? A - Eu estava em uma fase da minha vida onde queria mais do que apenas ser modelo; eu queria estudar algo que fosse realmente a minha paixão, me completasse... E foi no teatro que eu encontrei essa oportunidade. Comecei a estudar, gostei muito e resolvi passar um tempo em Nova Iorque para juntar mais grana na época para pagar um curso de teatro completo, ou até começar a faculdade. Mas, já em NY, minha vida mudou

Revista VIU? - Inverno 2016

quando eu recebi o e-mail para o teste em Malhação. Enviei o vídeo do teste e passei. A partir do dia em que recebi a ligação eu voltei correndo para o Brasil e comecei a me dedicar 100% à minha carreira, buscando estudar e me aperfeiçoar cada vez mais.

Ju, de Malhação (2012).

Gisele, de Em Família.

Giovanna, de Verdades Secretas.

VIU? - Você fez várias campanhas publicitárias de sucesso pelo mundo. Como foi receber o convite da L´Oréal? A - É um prazer fazer parte do time L’Oréal; uma honra ter recebido o convite para ser porta-voz da L’Oréal Paris Brasil. Estou realizando um sonho! VIU? - Com agenda cheia, como fica a relação com amigos, família? A - Eu consigo conciliar muito bem a minha vida pessoal com a profissional, sem drama. VIU? - Como está sendo viver a Camila, em Haja Coração? A - Foi maravilhoso receber esse convite para a dar vida à Camila. Ela é uma personagem singular e desafiadora. Estou amando!

“Com beleza e personalidade marcantes, Agatha transmite os valores da marca.” (Loreal)

No fim do ano passado, a L’Oréal Paris anunciou a atriz e modelo Agatha Moreira como sua nova porta-voz. Ela passa a fazer parte do “dream team” da marca no Brasil, ao lado de Grazi Massafera, Taís Araújo, Isabeli Fontana, Juliana Paes, Sophia Abrahão e Emanuela de Paula. “Agatha representa bem nossa verdade: uma beleza marcante, jovem, um sorriso único e cheia de personalidade. Para nós, é um verdadeiro prazer anunciá-la como parte da nossa família de porta-vozes”, comemora André Albarran, Diretor de Marketing da L’Oréal Paris.


Capa

A vida de modelo nunca foi muito fácil, mas o fato de eu ter morado por bastante tempo em vários países diferentes me trouxe uma bagagem cultural ímpar e me ajudou a amadurecer.” Agatha Moreira

Revista VIU? - Inverno 2016


Moda

14

/60

INVERNO 2016 PARA OS HOMENS Por Drielly Nishikava Nunes

drielly.nn@gmail.com / Fotos: divulgação

H

oje em dia falar de moda para homens é tão comum como falar para mulheres. Os homens de hoje se preocupam com a aparência tanto quanto as mulheres. Então vamos falar um pouco desse assunto que vem crescendo cada vez mais no mundo masculino. O guia de tendências para a moda masculina nessa estação são peças casuais comerciais. Já é difícil fazer com que os homens busquem inspirações para seus looks, ainda mais falando de passarela. Então aqui vamos falar de peças que são tendências e comerciais. A estação do momento é o inverno, que temos como a estação mais elegante. Podendo usar peças diferentes e acessórios diversos.

Uma das tendências fortes para o público masculino é o full print nas camisetas, que são compostas por estampas com temas que aborda a origem desse homem.

Um estilo que nunca sai de moda também é o estilo esportivo, e pra você não sair parecendo que está indo para academia é só equilibrar esse estilo com outras peças de estilos diferentes, isso faz com que seu visual fique um pouco casual além de trazer o conforto tão desejado que os homens buscam na hora de compor o look. Para um estilo esporte casual ou básico, usar as peças esportivas como um toque sutil. Assim a harmonização das peças ficam mais elegantes para noite.

Revista VIU? - Inverno 2016


Moda

SUÉTER DE TRICÔ O suéter de tricô aparece bem forte pro Inverno Masculino 2016. Para looks mais formais, para trabalhar, com camisa por baixo, por baixo de alguma jaqueta, blazer, pra um look mais casual, com camiseta, mais grosso, mais fino, o suéter é uma peça bem versátil. Aposte nessa peça.

De acordo com nossos meteorologistas o inverno de 2016 será mais tenso. Por isso podem apostar como peças coringa os suéters e parkas.

Como acessório de inverno os homens podem apostar sem medo em lenços, gorros e coturnos. Também podem apostar nas Chelsea Boots. As botas no estilo Chelsea também estão explodindo para os homens, principalmente o modelo de camurça. Fica ótimos com qualquer tipo de calça as de boca reta e também as skinning.

Não podemos deixar de falar da cartela de cores para o inverno 2016 masculino, que vem com cores maravilhosas e fáceis de combinar. Usem sem medo de errar....” Drielly Nishikava

Revista VIU? - Inverno 2016


Moda

16

/60

VERDE OLIVA E MILITAR Esses tons de Verdes mais opacos, com um toque de marrom, como o oliva e o militar, estão bem em alta para esse ano. E aparecem forte principalmente em jaquetas, casacos, parkas e também nas calças.

TONS DE CINZA Cinza mais claro, cinza mais escuro, cinza médio combinado com preto, branco, cores mais sóbrias, para compor o visual, principalmente apoiando-se na tendência de looks mais monocromáticos.

AREIA Os tons de bege e marrom, também mais opacos, sóbrios ou puxados pro areia, estão bombando para nossas próximas estações. Aparecem bem forte em todas as peças, desde um casaco, coat, até o calçado masculino.

AZUL Os tons de azul possuem seu espaço no Inverno Masculino pra 2016, não se esquecendo da cor do ano, que é o azul serenity, tons mais escuros, como o marinho.

PRETO O preto eu nem precisava colocar aqui como tendência, porque é realidade sempre. Mas ele entra aqui pra compor os looks misturado com as outras cores e também pra ser carro chefe de um visual, com o sempre presente All Black ou Black and White, que tal?

Revista VIU? - Inverno 2016


Fotos: Maximiliano Müller

CASAR FEST

A

conteceu no último dia 10 de julho a primeira feira de casamento de Formosa, o Casar Fest. O Espaço Royalle forneceu toda sua estrutura, decoração, buffet e suporte necessários para realizar este grande evento. O Casar Fest apresentou diversas opções de produtos e serviços para casamentos e muitos outros eventos. Foi uma exposição de serviços de buffet, decoração, fotografia e tudo ligado ao tema. O evento contou com três belos desfiles, entre eles o do badalado estilista de Brasília Fernando Peixoto, que apresentou o que há de mais antenado no momento para noivas e debutantes.

Revista VIU? - Inverno 2016




Beleza

20

/60

LASER UMA REVOLUÇÃO NA ESTÉTICA Por Carla Sobrinho

carlafisioterapia10@hotmail.com / Fotos: divulgação

Os benefícios do laser na prática estética são evidentes e o inverno é a melhor época para os tratamentos faciais, pois a incidência de sol é menor e, consequentemente, os resultados são melhores.

O Laser Facial é um dos tratamentos mais procurados no inverno.

O

LASER de ERBIUM FRACIONADO é a mais pura tecnologia no quesito rejuvenescimento, estímulo de colágeno e outros desejos belezísticos. Em conversa com a Fisioterapeuta Carla Sobrinho, esclarecemos algumas dúvidas sobre essa tecnologia da beleza. A aplicação dói? Depende. No geral, os lasers ablativos necessitam apenas de creme anestésico. Já os não ablativos, que não agridem a pele, doem bem menos e não precisam de anestésico. O rosto fica vermelho após a aplicação? Sim. O laser de Erbium deixa vermelhidão e sensação de ardência. A partir daí, inicia-se a fase de formação de casquinhas e descamação. É importante que essas despreguem naturalmente para não acarretar em prejuízo nos resultados.

Revista VIU? - Inverno 2016

Na primeira sessão já se vê resultados? Sim. Com o método fracionado há necessidade de um mínimo de 3 sessões para apresentar bons resultados. Mas na primeira aplicação já é possível observar melhora, que é progressiva a cada aplicação e a pele continua a melhorar até 6 meses após a última sessão, à medida que o colágeno se reorganiza.

Esse Laser também faz depilação? Não. O laser que utilizamos para depilação é o Soprano XL com a exclusiva ponteira ICE, que faz com que as aplicações sejam mais confortáveis, mais seguras e possam ser utilizadas em qualquer cor de pele.

O ERBIUM FRACIONADO é indicado para quais situações? Rejuvenescimento da pele, rugas, flacidez, estrias, cicatrizes de acne, remoção de tatuagens, poros dilatados, melasmas e melanoses. Posso me expor ao sol durante o tratamento? Não. É necessário abster-se do sol por 2 a 3 meses após o tratamento. E sempre fazer uso contínuo de filtro solar de amplo espectro.

Carla Sobrinho Fisoterapeuta, Dermato-funcional e instrutora de Pilates.


Cultura

Revista VIU? - Inverno 2016


Esporte

22

/60

JOGOS RIO 2016 PIRENÓPOLIS NA DISPUTA

Raiza Goulão conquistou a única vaga brasileira do Mountain Bike e está na disputa dos Jogos Olímpicos Rio 2016. Por Dida Brasil

D

dida.brasil@gmail.com / Fotos: Tomasz Hoppe

esde que começou a frequentar trilhas em 2010, a atleta Raiza Goulão, de 25 anos, acumula inúmeras vitórias e já é destaque mundial no Mountain Bike (MTB), obtendo conquistas importantes, como o bicampeonato Pan-americano Sub 23 em 2012 e 2013, e primeiro lugar no Latino-americano de 2013. Encerrou 2015 com o título brasileiro e o da principal ultramaratona de MTB da América Latina. Este ano conseguiu várias vitórias,

Revista VIU? - Inverno 2016

entre elas a abertura da Taça Brasil de XCO em Campo Largo (PR), o Abierto del Noa na Argentina, Copa Lippi no Chile, Copa Chile Internacional e a segunda etapa da Copa Internacional de MTB, em São João Del-Rei (MG). Ficou em 17º na Copa do Mundo de MTB, etapa de La Bresse, na França, que proporcionou um salto em sua carreira, com a decisão da União Ciclística Internacional (UCI), que subiu sua posição para a 11ª no ranking mundial.

Raiza será a segunda brasileira de MTB a participar do evento, já que Jaqueline Mourão, sua amiga e inspiradora, representou o país nas Olimpíadas de Atenas e de Pequim. Entre um treino e outro, Raiza conversou com a equipe VIU? sobre sua carreira, campeonatos, família e expectativas para os Jogos. Acompanhe alguns trechos da entrevista:


Esporte

VIU? Como foi conquistar a única vaga para as Olimpíadas Rio 2016? Para mim era um sonho participar das Olimpíadas. Quando comecei a carreira nunca imaginei que chegaria a este ponto; fiquei muito feliz. A convocação oficial veio antes da prova da Copa do Mundo e a notícia me contagiou tanto que consegui meu melhor resultado, fiquei em 17º entre as 80 melhores atletas do mundo. Essa será minha primeira Olimpíada, e no Brasil, com o calor da torcida. Isso é incrível! VIU? Como está sendo a preparação para as provas? Ano passado comecei com a estratégia de correr fora, como investimento pessoal, na Europa, e consegui manter a diferença. Este ano está sendo muito bom, minha performance está além dos resultados esperados. Fiquei muito feliz em conseguir a vaga olímpica para o Brasil sem precisar ser por meio daquela que o país sede tem direito: consegui manter o país em destaque no ranking olímpico, e isso é uma vantagem enorme. Estou fazendo treinos muito fortes e específicos. Não imaginava que meu corpo su-

portaria, mas a cada treino supero limites. A reta final, com todos os detalhes, ocorrerá um mês antes das Olimpíadas, e essa preparação será muito importante. Tenho uma equipe maravilhosa por trás: a Specialized Racing BR, meu treinador Tjeers de Vries e o técnico Leo Van Zeeland, da Holanda, com vasta experiência no esporte. Conto ainda com a nutricionista Patrícia Bertolucci, o fisioterapeuta Rafael Gomes e meu mentor Flávio Magtaz. VIU? E quanto à sua vida pessoal, família, amigos? Meu pai é paulista, chegou à cidade com uma comunidade alternativa. Tenho um irmão que adoro, me ajuda muito e mora em Anapólis. Minha mãe é de tradicional família pirenopolina e é minha melhor amiga, minha confidente. A gente conversa tudo e tem uma ligação muito forte: mesmo a distância - é algo surreal - se acontece algo comigo ou com ela a gente sente. Preciso falar com ela todos os dias. Meu pai é meu maior fã, incentivador, pessoa que está sempre do meu lado. Fiquei muito feliz por minha convocação ser bem no dia do aniversário dele: foi um presente meu. Também

Fiquei muito feliz de conseguir a vaga olímpica para o Brasil sem precisar ser por meio daquela que o pais sede tem direito. Consegui manter o país em destaque no ranking olímpico. Isso é uma vantagem muito boa, quer dizer que não precisamos de ajuda por ser sede.” Raiza Goulão

Revista VIU? - Inverno 2016


Esporte

24

/60

tenho contato com meus avós. Família é tudo para mim e minhas amizades também: é tudo que tenho e é de onde tiro forças para continuar o meu dia a dia. Também considero da família meu mentor, Flávio Magtaz, que entrou na minha vida e não vai sair, ele me ajuda demais.

Bike: diziam que não sabiam que era esporte olímpico, e no Brasil falta a cultura do patrocínio, contudo, estamos evoluindo e trazendo o ciclismo para o dia a dia da população. Hoje, além dos empresários da cidade, conto com patrocínio da equipe Specialized Racing BR, parceria da Shimano, FreeForce, Honey Stinger, Governo de Goiás, Bolsa Atleta e apoio da Oakley e Compressport.

tivemos uma etapa do projeto no Canadá. Então, percebi que era isso mesmo que queria para a minha vida. Sou muito ativa e tenho uma equipe muito profissional, dedicada. Também sou focada na boa alimentação: faço uma dieta natural e balanceada para manter peso, pois no MTB, peso é crucial e treino de cinco a seis vezes por semana. Frequento academia e dedico muito tempo a alonga-

Sou goiana do “pé rachado” e adoro minha cidade. Em Piri consigo renovar as energias. Também posso trabalhar nas trilhas, nos circuitos que eu mesma fi z, caminhar e curtir o pôr do sol.” Raiza Goulão

VIU? Para o atleta do MTB como fica a questão do patrocínio?

VIU? Como é a relação com sua cidade, Pirenópolis?

mento, massagem e, o mais importante, descanso.

O pessoal da cidade me dá muito apoio, e tem as empresas que me ajudam, como o Aldeia da Paz, Supermercado Casa São José e a Drogaria Eustak Figueiredo, que está comigo desde o início, há seis anos. Mas a falta de patrocínio para equipe é algo que todo atleta enfrenta. Posso dizer que só tenho patrocínio mesmo de uns três anos para cá. No início foi muito difícil: com a ajuda do meu pai, percorri as empresas. Uma coisa que sempre tive em mente é que não podia tirar dinheiro de casa, e sim colocar. Nunca gostei de pegar dinheiro dos meus pais para viajar ou fazer qualquer outra coisa; acho que é necessário ter independência. Outra dificuldade é que as pessoas não conheciam o Mountain

Sou “goiana do pé rachado” e adoro minha cidade. Em Piri consigo renovar as energias. Também posso trabalhar nas trilhas, nos circuitos que eu mesma fiz, caminhar e curtir o pôr do sol.

VIU? O que espera dos Jogos Rio 2016?

VIU? Como iniciou no Mountain Bike? Iniciei como hobby. Queria ser profissional do basquete, esporte que pratiquei por cinco anos. Mas me apaixonei pela bike já na primeira prova e comecei a ter bons resultados, tanto nos campeonatos regionais quanto nos nacionais. Participei do projeto da Jaqueline Mourão, única atleta da modalidade para as olimpíadas até então, em Belo Horizonte, e

Quem é? Raiza Goulão Equipe: Specialized Racing BR Parceiros: Shimano, FreeForce, Honey Stinger, Governo de Goiás, Bolsa Atleta e Aldeia da Paz Apoio: Oakley, Compressport

Revista VIU? - Inverno 2016

Nas Olimpíadas darei meu máximo, estou muito motivada e confiante. Quero contar com o apoio do povo brasileiro, que me ajudará demais com sua energia lá no Rio de Janeiro, nos dias 20 e 21 de agosto. Não gosto de falar em expectativas, resultado, mas meu objetivo real é entrar para ganhar. Porém, ficar até no top 15 já será um super resultado.



Entrevista

26

/60

VIU? - Kennedy, você atua na apuração de notícias, analisa temas ligados à economia e, principalmente, sobre a política há anos. Como avalia o governo petista, a partir da saída de Lula e entrada de Dilma?

KENNEDY ALENCAR, A POLÍTICA COMO ELA É Jornalista do SBT Brasil e comentarista da CBN nacional fala sobre o atual momento histórico vivido pelo Brasil. Por Dida Brasil

U

dida.brasil@gmail.com / Foto: Lula Marques

m dos jornalistas mais respeitados do Brasil, Kennedy Alencar, apresenta em sua extensa bagagem profissional coberturas como as das Guerras do Kosovo (1999) e Afeganistão (2001), entrevistas a personalidades conhecidas mundialmente e análises pontuais sobre os rumos políticos e econômicos do Brasil. Iniciou sua carreira no jornal Folha de São Paulo, e nos últimos anos passou a trabalhar na internet, com o Blog do Kennedy, na Rádio CBN nacional e no SBT Brasil. Em Brasília, acompanha de perto todas as decisões políticas e traça panoramas bem definidos sobre o que ocorre dentro e fora dos bastidores do poder. Em meio à agenda atribulada, Kennedy parou um pouquinho para atender à VIU? e concedeu entrevista exclusiva, onde falou sobre os acontecimentos que estão mudando os rumos do país e sobre sua profissão em época de globalização. Acompanhe a íntegra da conversa.

Revista VIU? - Inverno 2016

KA - Dilma não soube liderar um projeto que estava indo bem, apesar da necessidade de uma correção de rumos ser evidente na economia. A primeira fase do governo Lula, entre 2003 e 2008, plantou a semente do sucesso de Lula. Houve responsabilidade fiscal, o que abriu espaço no orçamento para políticas públicas a fim de atender aos mais pobres. Com a crise de 2007/2008, houve uma inflexão na política econômica, com aumento de gastos para enfrentar a turbulência externa. Foi um movimento correto, mas que deveria ter sido temporário. Dilma, no poder, esticou e aprofundou essa intervenção do Estado na economia. Ela recebeu um país com inflação sob controle, juros em queda, base de apoio no Congresso maior do que a de Lula e políticas sociais em ritmo ascendente. Deixou o poder com retrocesso na economia, na política e na área social. Além do desastre administrativo, o governo dela foi uma oportunidade perdida. VIU? - O Brasil vive um momento único no combate à corrupção e o povo já definiu a operação Lava Jato como patrimônio. Em sua opinião, as investigações correm riscos de extinção? KA - Creio que não. A Lava Jato ganhou uma dinâmica própria que impede qualquer tentativa de abafamento ou de extinção antes das investigações necessárias. Apesar de excessos aqui e acolá, tem trazido ganhos para o país. É um marco no combate à corrupção. Tem impacto econômico imediato sobre o emprego e empresas. Mas pode legar companhias mais responsáveis no futuro. Também pode deixar como herança uma classe política que governe melhor e menos corrupta em geral. No entanto, não pode deixar em segundo plano o direito de defesa. Nos últimos dias, houve revelações sobre a vida nababesca de delatores. É preciso que todos os corruptos, ainda que colaboradores, devolvam todo o dinheiro que roubaram.


Entrevista

VIU? - O que representa para a política brasileira o Procurador Geral da República solicitar ao STF a prisão de Renan, Cunha e Sarney? Era esperado que o Supremo negasse? KA - Representa a mudança dos tempos. Hoje, poderosos que escapavam da Justiça estão respondendo por seus eventuais crimes. O ministro Teori Zavascki não absolveu Renan, Sarney e Jucá. Apenas não viu motivo para prisão, o que demandaria flagrante. VIU? - Após tantos escândalos na política e desacertos cometidos no governo da presidente Dilma Rousseff, se pode concluir que com o governo interino de Michel Temer o povo respira mais aliviado, com um pouco mais de expectativa para um futuro melhor? KA - Do ponto de vista econômico, Temer está indo melhor do que Dilma. A equipe econômica dele é respeitada e foi bem aceita pelo mercado, pelo empresariado e pela opinião pública. No entanto, houve um cálculo político para aumentar o deficit público deste ano a fim de acomodar despesas. Isso traz risco fiscal. Em relação à política, cometeu erros, como montar um ministério com integrantes que já caíram por causa de acusações de corrupção. Mas, politicamente, a estratégia é ter apoio no Congresso para aprovar medidas duras. Até agora vem dando mais certo do que errado. VIU? - O que seria necessário para a economia voltar a engrenar? Você acredita que com a nova equipe econômica o nível de credibilidade do país aumente, inflação diminua e o povo possa viver mais tranquilamente? KA - Acho que a economia está voltando a engrenar. Há uma melhora das expectativas com a chegada de Henrique Meirelles e companhia à área econômica. Recuperar a credibilidade fiscal do Brasil é o requisito fundamental para o país voltar a melhorar. Isso está sendo feito. Se o impeachment for aprovado em definitivo no final de agosto, como é a tendência, deverá haver uma melhora das expectativas. A possibilidade de retorno de Dilma ainda assusta investidores nacionais e estrangeiros. Mesmo que Dilma volte, o que hoje parece improvável,

haverá um grau menor de incerteza. VIU? - A impressão que o brasileiro tem, a cada delação premiada, é a de que todos os políticos estão envolvidos em corrupção. Que momento é este que nós brasileiros estamos vivenciando? KA - Um momento histórico fascinante. É preciso combater a corrupção, mas sem deixar que a intolerância no debate público seja um legado da atual crise, e sempre respeitando o sagrado direito de defesa. A criminalização da política é ruim; devemos ter cuidado com isso, no que pese o esgotamento do modelo criado eleitoral e de financiamento pela atual classe política.

Difícil responder. Creio que a classe política como um todo será atingida, alguns políticos em maior grau. Será preciso ver como os acusados responderão às acusações e se terão respostas convincentes. Hoje, nomes de todos os grandes partidos devem explicações.” Kennedy Alencar VIU? - E a pergunta que não quer calar: quem vai sobrar? KA - Difícil responder. Creio que a classe política como um todo será atingida. Algumas personalidades em maior grau. Será preciso ver como os acusados responderão às acusações e se terão respostas convincentes. Hoje, nomes de todos os grandes partidos devem explicações. VIU? - Kennedy, você é de Minas Gerais, morou em São Paulo e hoje está em Brasília. Fez trabalhos im-

portantes ao longo de sua carreira, é reconhecido e admirado pelas ponderações e visão panorâmica do que ocorre no Brasil. Como se sente em relação à sua profissão hoje? Há algum projeto que ainda deseja realizar? KA - Gosto muito de ser jornalista. Sou feliz no trabalho. É uma profissão que está sofrendo transformações. Um projeto a realizar é continuar a fazer reportagens e análises com equilíbrio. Acho importante buscar o equilíbrio e a ponderação no jornalismo. Não cabe à imprensa tocar fogo no circo, mas cobrir com criticidade e imparcialidade o poder político e econômico. É o que tento fazer e quero continuar seguindo nessa linha. VIU? - Como é viver na Capital Federal? Família? O trabalho? Como surgiu a ideia de criar o Blog do Kennedy e como você o alimenta? Equipe de trabalho? KA - Para um jornalista que faz a cobertura da economia e da política, Brasília é uma local privilegiado para trabalhar. Gosto da qualidade de vida na capital federal. A ideia do blog era algo que eu queria implementar fazia bastante tempo, mas ganhou força em 2012 e saiu em 2013. A equipe é enxuta, porque apuro diretamente, além de analisar e opinar. Tenho uma pessoa que trabalha comigo, cuidando da parte comercial e administrativa do blog, que é a Daniela Martins. Ela também escreve muito bem sobre cultura em geral e literatura em particular, com resenhas ótimas sobre exposições e livros. VIU? - Você acredita que hoje o profissional tem de ser multi? Realizar várias tarefas ao mesmo tempo é característica desse novo tempo, o da globalização? KA - Ser multimídia é uma característica que se torna cada vez mais necessária. É um efeito da internet, que está se transformando na principal plataforma do jornalismo. Há uma crise no modelo de financiamento da imprensa tradicional. A profissão de jornalista está em transformação, num certo transe que parece assustador e promissor ao mesmo tempo. Há sempre novos caminhos que se abrem.

Revista VIU? - Inverno 2016


Quem VIU?

VILLA DO COMENDADOR APRESENTA PROJETO CULTURAL Claudimar Pereira, referência naïf do estado de Goiás, realiza exposição Arte Naïf na Pousada de Charme Villa do Comendador, em Pirenópolis. O estilo de arte naïf (do francês, ingênuo) se caracteriza pela simplicidade dos traços, por transmitir emoção e retratar as experiências do pintor, despertando no público várias emoções. A exposição apoia a difusão do artista, e promove o Projeto Cultura da Villa do Comendador. O projeto, executado pela designer de interiores Kátia Porfírio, vem consolidar parcerias, com o desenvolvimento das atividades das manifestações culturais. Exposição Arte Naïf, de Claudimar Pereira: Data: 15 de julho a 15 de agosto de 2016. Local: Pousada Villa do Comendador. Informações:(62) 98507-3692

28

/60

LÍNGUA SOLTA

A banda Língua Solta, em comemoração aos 43 anos, realizou show no dia 16 de julho, com convidados especiais, no badalado restaurante Espaço Eco, em Pirenópolis. Muito mais que uma banda, Língua Solta é uma referência, formadora de opinião, principalmente quando se trata de assuntos sociais e ecológicos. Os trilhos da banda seguem os caminhos da natureza.

ARTESANATO A empresária e artesã Delma Melo participa da maior feira de artesanato da América Latina, a Feira Nacional de Negócios e Artesanato (FENEARTE), realizada de 7 a 17 de julho, no Centro de Convenções de Pernambuco (entre Olinda e Recife), representando Pirenópolis e artesões do estado de goiás. A feira conta com mais de 5 mil expositores de origem local, nacional e internacional com circulação média de 12 mil pessoas por dia.

“Pirenópolis é um lugar especial para a banda; existe uma corrente forte que sempre nos traz pra Piri”, afirma o fundador da Língua Solta, o compositor e guitarrista Almir Alexandre, que mora na cidade e segue preceitos vegetarianos. A Língua é considerada a primeira banda de rock’n roll de Goiás. Nascida na década de 1970, apresenta três CDS com trabalhos autorais. O quarto CD está em estúdio, com previsão para ser lançado no final deste ano, e na sequência o lançamento do DVD com músicas inéditas.

ANA ISABELA GODINHO O artista e sua obra na SACCARO, em Goiânia.

ISABELA MELO

YOGA Acontece em julho, em Pirenópolis, o Retiro de Yoga, no Espaço Azul, próximo ao Morro dos Pireneus. O retiro faz parte do Curso de Formação de Instrutores de Yoga, com turmas em Brasília e Pirenópolis. O encontro é um mergulho profundo de estudos e práticas de filosofia e autoconhecimento. A coordenação é da nutricionista Ceres Moura, com abordagem integrativa, tântrica e terapêutica... Jaya Shiva Shambho!

Modelo e atriz Pirenopolina, com residência no Rio de Janeiro, marca presença nas cavalhadas de Pirenópolis. A jovem atriz Formosense, garota propaganda das Faculdades IESGO, esteve em cartaz no mês de junho com a peça Terrorismo, dirigida pelo famoso diretor Ole Erdmman. Se forma neste semestre na CAL (Casa das Artes de Laranjeiras). Recentemente, participou de testes para o MULTISHOW e está fazendo show case para banca de várias emissoras de TV. Ainda vamos ouvir falar muito nesse nome. Revista VIU? - Inverno 2016

BRAIN ASSESSORIA A Brain Assessoria utiliza sua ampla rede de experiência na indústria de entretenimento para negociar, gerenciar e supervisionar contatos publicitários com alguns dos melhores e mais reconhecidos talentos do mercado. O compromisso da empresa é ajudar o empresário a maximizar o seu investimento e racionalizar o relacionamento da marca com celebridades. Para maiores informações: www.brainassessoria.com


Quem VIU?

NUTRI NATURALLE LAZER, NEGÓCIOS E SERVIÇOS PERSONALIZADOS NA MAIOR ESTÂNCIA HIDROTERMAL DO MUNDO O Ecologic Ville Resort & Spa by Vivence é o primeiro resort de alto padrão do Brasil. Localizado na região de Caldas Novas (GO), é a maior estância hidrotermal do mundo. Em 53 mil m² de área, o empreendimento surpreende pela harmonia de seus variados espaços, onde diferentes objetivos de viagem – lazer, serviços e negócios – são conciliados. Aproveite todas as regalias sem se preocupar com gastos extras! Esta é a proposta do resort, que a partir de abril deste ano passou a oferecer o serviço all inclusive para os hóspedes. O empreendimento, localizado em Caldas Novas, é o primeiro e único da região Centro-Oeste a proporcionar esta modalidade. Quem desfrutou recentemente de tudo que o resort oferece foi o ator Rainer Cadete, capa da 22ª edição da VIU?. Maiores informações: www.vivencehoteis.com.br

CLIK TV No dia 7 de julho foi postada a primeira edição da Clik TV, iniciativa pioneira em web TV em Formosa (GO), com apresentação de Nathalia Santiago e produção de Maurício Tosta e Vini Spíndola, vindos do Rio de Janeiro, cidade de origem da produtora. A Clik TV é um canal independente, de conteúdo diverso, com foco em notícias da cidade e região. Acesse: cliktv.net Acesse: facebook.com/cliktvoficial

A Nutri Naturalle é a nova marca de produtos fit, que inclui sucos naturais, sopa detox e bolo sem glúten. Os produtos são desenvolvidos com alto padrão de qualidade e leva a assinatura da nutricionista Keila Figueiredo, leia-se Bioforma Estética.

RAIZEIRA Formosa agora tem hostel e agência de turismo receptivo. Com ideias inovadoras e com o conceito de sustentabilidade, o hostel, que foi inaugurado esse mês, tem todo seu mobiliário e decoração desenvolvidos com palets e madeira de reaproveitamento. A agência vai trabalhar com passeios, transporte, ecoturismo e promete movimentar o trade turístico na região. Para maiores informações, acesse: www.raizeiraecoturismo.com

PRESENÇA REVESTIMENTOS Quem está em novo endereço e com muitas novidades é a loja Presença Revestimentos, em Formosa. O novo showroom fica na Avenida Maestro João Luiz do Espírito Santo, antiga sede da VIDRART. Marina e Anna, sócio-proprietárias.

MAPA TURÍSTICO

Vem aí a nova edição do guia turístico de Formosa, publicado há mais de 10 anos pela Alquimia Comunicação. A nova edição do mapa será lançado na EXPOAGRO 2016 e estará disponível no CAT e nos melhores estabelecimentos do município. Garanta já o seu! A novidade é que o PDF do mapa estará disponível para download e impressão no site da revista VIU? para quem já quiser chegar na cidade com o mapa na mão. Confira: www.viumagazine.com.br

FESTIVAL FAPLAC MUSIC Fiquem ligados! Vem aí um dos melhores eventos musicais de Formosa - GO. Bandas e cantores serão avaliados por uma comissão que escolherá os melhores. Acompanhe as novidades na VIUmagazine.com.br.

65ª EXPOAGRO DE FORMOSA A maior festa agropecuária da região acontece entre os dias 29 de julho e 6 de agosto. O evento, que é tradicional e acontece há mais de sessenta anos, trará vários shows do cenário nacional sertanejo, entre eles: Zé Neto & Cristiano, Maiara & Maraisa, Bruno & Barreto e Trio Parada Dura. O rodeio profissional, que acontece dentro da festa, será do dia 3 a 6 de agosto.

B-DAY

BENEFICENTE

O B-DAY é um projeto social desenvolvido pelo Buteko do Chaguinha há 12 anos e se trata de uma ação beneficente que tem 100% cento de sua renda revertida a uma entidade sem fins lucrativos. Há três anos o projeto foi levado para Pirenópolis através dos empresários Hugo Siqueira e Thaís Siqueira e a entidade escolhida foi a APAE de Pirenópolis. Esse ano o evento contou com autoridades e centenas de pessoas que se reuniram no Buteko do Chaguinha (Piri) no último dia 6 para curtir uma boa música, bebidas, caldos e panelinhas e, sobretudo, fazer o bem em uma grande festa de solidariedade. Revista VIU? - Inverno 2016


Esporte

30

/60

BRASÍLIA REALIZA CRITÉRIUM GRANDE PRÊMIO DE CICLISMO DA HOLANDA Em entrevista à Viu?, o embaixador da Holanda disse que no próximo ano o evento contará com a participação dos deficientes visuais. Por Dida Brasil

dida.brasil@gmail.com / Fotos: Sérgio Bonifácio - www.sergioboni.com

Aqui em Brasí lia tem muitos deficientes visuais que competem em bicicletas duplas e podem participar do evento.” Hans Peters

M

aio é o mês das bicicletas. Para comemorar a data, a Capital Racing e a Embaixada da Holanda realizaram grande competição no Parque da Cidade. Cerca de 500 ciclistas participaram do campeonato, que ficou marcado como uma das melhores provas de ciclismo realizadas em Brasília e, por isso, garantiu nova edição para 2017. O evento aconteceu no dia 22 de maio. Em formato de circuito, os competidores deram voltas no sentido horário do anel externo do Parque da Cidade. Segundo o organizador da prova, Alan Ricardo, após o fechamento do Autódromo, o local se tornou uma das principais alternativas de treinamento para as assessorias de Brasília. “É um percurso de aproximadamente 10 km cada volta, familiar aos ciclistas locais, propício a altas velocidades e fugas, principalmente na Subida do Cemitério”, ressaltou. Os ciclistas foram divididos em Elites Masculina e Feminina, Máster A, B e C e categorias Júnior, Juvenil e Open, com percursos de 5 a 10 voltas no circuito

Revista VIU? - Inverno 2016

do Parque. As largadas, feitas separadamente por categoria, ao longo da manhã, seguiram os mesmos critérios de idade do Torneio Capital. Entre os participantes, além de Brasília, competiram ciclistas de Goiás, Minas Gerais, São Paulo e Santa Catarina. As crianças também tiveram seu momento: a corrida com pneus grossos reuniu os pequenos na competição como ritual de iniciação ao esporte, e todos aprovaram a competição. “A primeira coisa que tenho a dizer é que foi muito legal a festa. Mesmo sendo o primeiro evento deste tipo aqui em Brasília, a estrutura estava sensacional. Tudo bem sinalizado para os ciclistas, usuários do parque e espectadores. Brinquedos para as crianças e lanches para todo mundo, dos naturebas aos gourmets. Tudo muito bom”, ressaltou em sua rede social o ciclista Lucas Albuquerque, que competiu no pelotão de elite.

Ele explicou que o evento fez parte das comemorações de aniversário do Rei da Holanda e atendeu aos três principais objetivos da embaixada. “Primeiro: queríamos fortalecer a imagem do nosso país, pois o holandês já nasce em cima de uma bicicleta que, para nós, não é apenas um meio de transporte, mas um meio de vida. Segundo: para que Brasília se torne cada vez mais sustentável; aqui a região é plana, ideal para esse veículo. E terceiro: para promover o uso da bicicleta, não só para lazer, mas também como meio de transporte”, ressaltou o embaixador. Para o próximo ano, o embaixador disse que está no planejamento realizar nova edição com a participação dos deficientes visuais (DVs). “Brasília tem muitos deficientes visuais, que competem em bicicletas duplas e podem participar do evento”. Hans Peters informou ainda que, a cada ano, a embaixada depende de recursos, mas tentará nova edição do Critérium. Campeões de cada categoria: Máster Masculino: Luciano Francisco Máster A: Peter Scharer Máster B: Fabricio Araújo Máster C: Paulo Felipe Open: Rodrigo Vinicius Feminino: Débora Fernandes Juvenil: Marcos Lobo Meta de Montanha:

Em entrevista à equipe Viu?, o embaixador da Holanda, Han Peters, disse estar satisfeito com o sucesso do Critérium.

1º: Júlio César (CicloRace) 2º: Luciano Francisco (CicloRose) 3º: Erick Garcia (Green Piracicaba)


Quem VIU? Música

Revista VIU? - Inverno 2016


Negócios

32

/60

ECONOMIA CRIATIVA Por Dida Brasil

dida.brasil@gmail.com / Fotos: FAYA

Consumo consciente desperta lado empreendedor da atriz Giselle Prattes

A

Na loja virtual estão disponíveis peças originais de diversas grifes nacionais e importadas, com preços bem acessíveis. Os itens são selecionados, de luxuosos a mais simples, todos de muito bom gosto. São acessórios, bolsas, sapatos, roupas e, em breve, objetos de decoração. “Senti uma receptividade muito grande do público. No começo colocava mais produtos de alto luxo, hoje tenho peças variadas, para que todos possam ter acesso”, revela a atriz, informando que a logística de entrega é rápida e fácil. Realizada pelos Correios, atende pedidos de várias localidades.

atriz Giselle Prattes, que interpreta um dos personagens principais do filme O Vendedor de Sonhos, adaptação do livro de Augusto Cury, com a direção de Jayme Monjardim, tendo no elenco Dan Stulbach, Guilherme Prates e César Troncoso, é a mais nova empreendedora do comércio eletrônico. Ela inaugurou no Instagram a @GILUX, brechó de luxo virtual, que traz o viés de conscientizar as pessoas do intenso consumismo presente no dia a dia. Em conversa com a VIU?, Giselle conta que a ideia de montar o brechó surgiu a partir de sua própria percepção do momento vivido no mundo da moda pelo alto consumismo. “Desapeguei dos meus objetos pessoais para gerar renda e ajudar mais. Depois percebi que isto realmente poderia virar um negócio”. Para a atriz, as pessoas estão mais antenadas na importância de preservar o planeta com práticas mais conscientes. “Não podemos mais ignorar este tema. A teoria de não repetir roupa, comprar sempre a ‘it bag’ do momento, acho que não rola, por causa do momento que estamos vivendo no país e também por tudo que está acontecendo no nosso planeta”, ressalta.

Revista VIU? - Inverno 2016

O livro O Vendedor de Sonhos: o Chamado, no qual o filme é baseado, é o primeiro da trilogia. A obra, lançada em 2008, vendeu mais de 2,5 milhões de cópias no Brasil e foi publicado em mais de 50 países. O autor, Augusto Cury, com suas mais de 20 obras publicadas, já cruzou a marca de 26 milhões de livros vendidos no Brasil. O filme O Vendedor de Sonhos é uma produção Filmland Internacional e será distribuído pela Warner Bros Pictures, que também é coprodutora. O longa tem estreia prevista para 22 de dezembro de 2016.

Giselle é mãe do jovem galã da novela Malhação, o Nicollas Prates, que faz o Rodrigo, protagonista da temporada. Ativa, a bela atua em várias frentes e tem sua marca em trabalhos como diretora musical, peças teatrais de comédia, artes dramáticas, backing vocal, além de ter realizado dezenas de dublagens musicais e, atualmente, no Vendedor de Sonhos. “Foi uma honra poder contar parte desta história. Estamos ansiosos com a estreia do filme”, ressalta.


Empreendedor

QUEM É Luziano Martins

A história do empresário Luziano Martins serve como inspiração para muita gente: nascido em família humilde e tendo passado muitas dificuldades, com persistência conseguiu vencer na vida e, quando olha para trás, com carinho e respeito por tudo que já viveu com sua família, se sente realizado e com disposição para fazer muito mais, principalmente em prol de outras pessoas. Luziano Martins nasceu no Distrito do Bezerra, Formosa (GO). Sua infância foi muito difícil e, para ajudar a família, começou a trabalhar bem cedo, ainda criança. Ele dividia seu tempo na lida diária com as idas à escola, que ficava 12 km distante de sua casa, percurso que fazia todos os dias, a pé. As dificuldades, no entanto, não o impediram, e conseguiu concluir o Ensino Médio. Mas o sonho de ser um empresário bem sucedido sempre esteve na mente do jovem, e trabalhar era algo que fazia naturalmente: gostava, e não parava nem aos fins de semana e feriados. Sempre otimista, pensava em dias melhores. Em todos os lugares onde trabalhou foi destaque, era querido pelo jeito simples e honesto. Tamanha dedicação ao trabalho sempre foi o diferencial que o deixava em evidência.

Empreendendo A primeira empresa de Luziano foi fundada em 2000, a churrascaria. Início difícil, precisou se desdobrar para executar a parte operacional e a administrativa. Era responsável por fazer o churrasco e cuidar das finanças. Mas aos poucos tudo foi dando cert e, hoje, com espírito empreendedor nato, já conta com quatro empresas do ramo de alimentação, lazer e hotel, gerando emprego e renda para a cidade, tendo mais de 50 funcionários registrados diretamente e beneficiando tantos outros de forma indireta. Incansável e determinado, o empresário lançará, em breve, mais uma empresa, “Franguinho na Panela Restaurante e Boliche”, que terá como característica a qualidade da alimentação e alto padrão de atendimento. Pai de Luan Iury, Harrya Lunny e Ana Luísa, Luziano se sente realizado, mas disposto a novos desafios: “Tudo que faço coloco na presença de Deus para aprovação, e Ele tem aprovado e abençoando meus projetos. Deus é fiel”, ressalta o empresário, que também se destacou no ramo da política, tendo sido vereador e presidente da Câmara Municipal de Formosa.

Empresas Churrascaria e Lanchonete Martins, Clube e Pousada Martins, Hotel Martins, Cantina Martins e, em breve, Franguinho na Panela Restaurante e Boliche.

Foto: Dê Spíndola Estúdio

Empresário


Turismo

34

/60

FLORIDA, THE SUNSHINE STATE. Vistas maravilhosas, praias paradisíacas, centros futurísticos e muita diversão. Um dos estados mais queridos dos EUA, e lugares que vão além de parques de diversões e passeios tradicionais: a Florida é o lugar certo para fazer a sua alegria nas férias. Por Mariana Ornelas

A

terra do tio Sam é um ótimo destino para passar as férias com a família, e um dos lugares preferidos dos Brasileiros é a Flórida. Carinhosamente chamada de ‘The Sunshine State’, a Flórida é o estado americano queridinho dos tupiniquins. Seja pelas praias lindas com águas cristalinas de Miami, pela diversão que a cidade de Orlando oferece com seus parques temáticos e entretenimento, ou pela maravilhosa experiência de conhecer a costa do Golfo do México em Clearwater (considerada por muitos como uma das praias mais bonitas dos EUA) e tantos outros lugares maravilhosos, como Key West e Florida Keys (conjunto de ilhas ao sul da Flórida, conhecidas pelas águas extremamente cristalinas e por ter uma das estradas mais bonitas de todo os EUA), a Flórida tem opções para todos os gostos. Para os que gostam de tecnologia espacial, é na cidade de Cabo Canaveral que se localiza uma das mais famosas bases da NASA, o Kennedy Space Center, onde

Magic Kingdom - Disney Theme Park, Orlando, Florida.

marianao.ornelas@gmail.com / Fotos: Mariana Ornelas

é possível ver o ônibus espacial Atlantis (aposentado depois de 33 missões) e até tocar em um pedacinho da lua. Os dias ensolarados e clima agradável e familiar aos brasileiros, também fazem do ‘Sunshine State’ a porta de saída perfeita para outros passeios maravilhosos, como os famosos - e ótimos - cruzeiros pelas Bahamas, que saem dos portos de Miami, Cabo Canaveral, West Palm Beach e Fort Lauderdale (uma cidade maravilhosa, cheia de canais, conhecida como ‘Veneza Americana’).

Kennedy Space Center - NASA - Cabo Canaveral

Entrada da praia de Hollywood - Flórida.

Mesmo com a moeda americana em um valor alto comparado ao real, é possível se programar e fazer uma viagem para conhecer esse lugar lindo, que tantas coisas tem a oferecer.

Com tantas dicas de lugares para visitar na Flórida, um deles com certeza vai te agradar...” Mariana Ornelas

Miami Beach - Florida. Pipa Humana a mais de 100 metros de altura, mar de Nassau - Bahamas.

Revista VIU? - Inverno 2016



Tecnologia

36

/60

NAMORO VIRTUAL Por Dida Brasil

dida.brasil@gmail.com / Fotos: divulgação

Relacionamentos a distância sempre existiram, e agora, em plena era digital, a tecnologia aproxima as pessoas, oportunizando ainda mais encontros.

A

s pessoas estão aderindo cada vez mais às redes sociais, sites e aplicativos de relacionamentos. O namoro online já é fato: a internet trouxe essa facilidade com o conforto e a praticidade de conectar indivíduos sem que precisem sair de casa. Sentado no sofá, é possível saber como o outro é fisicamente, ouvir sua voz, trocar ideias, informações e namorar. Para alguns, encontrar alguém não é tarefa fácil; às vezes por causa da timidez, falta de tempo ou qualquer outro motivo. Assim, o universo virtual de relacionamentos ajuda a encurtar distâncias e é responsável por muitos casamentos reais. O Brasil não tem dados estatísticos do número de matrimônios ocorridos a partir dos namoros virtuais, mas estudos publicados no Social Science Reserch Network apontam que os casamentos aumentaram nos lugares com internet banda larga; isso porque os solteiros têm mais facilidade em achar um parceiro online do que em bares, restaurantes ou eventos sociais. Com o mundo na palma das mãos, via smartphone, tudo ficou mais acessível e os encontros virtuais que foram para o altar são inúmeros.

Juliana Ferreira, moradores do Distrito Federal, que se conheceram por meio do Tinder, em dezembro de 2013. Ela conta que soube do aplicativo no salão de beleza, e ele por reportagem. Ambos se cadastraram e se interessaram pelo perfil um do outro, já que tinham interesses em comum. Porém, os dois estavam distantes, em casas de seus respectivos pais: ele no Rio de Janeiro, e ela em Santa Catarina, passando o Natal. “Achamos, a princípio, que dificilmente poderia acontecer algo mais sério além de um bate-papo, afinal a distância era enorme”, relata Juliana, lembrando que logo descobriram que moravam na mesma cidade, em Brasília. “O papo continuou pelos dias seguintes, trocamos informações, como Facebook, telefone, WhatsApp... e nessas conversas fomos percebendo vários interesses

Um exemplo de encontro bem sucedido na internet é o do casal Hélio Pereira e “Casal Tinder”

Revista VIU? - Inverno 2016


Tecnologia

em comum”. Não demorou e marcaram o primeiro encontro, uma semana depois, no dia 1º de janeiro de 2014, Hélio pediu a Juliana em namoro e o casamento aconteceu em outubro de 2015. Hoje o “Casal Tinder”, como

é chamado pelos amigos, comemora a felicidade com um filhinho de quatro meses.

Por isso, alguns cuidados são necessários, tanto para tranquilidade emocional quanto física. Profissionais recomendam cautela.

Mas há aqueles que têm dúvidas sobre o namoro online e quanto à segurança.

Dicas de segurança -Procure conversar bastante com a pessoa e fique atento às contradições; -Não passe informações como quanto você ganha, em que bairro mora ou que tipo de carro tem; -Evite mostrar fotos de viagens; -Caso você identifique algum perfil que pareça ofensivo ou que tenha o ofendido, denuncie; -Ao marcar um encontro escolha locais públicos e avise outras pessoas.

Dicas para se dar bem nos sites de namoro - Na hora do preenchimento do cadastro, faça sua descrição com criatividade, use o bom humor; - Para as mulheres, a dica é: seja moderna. Não precisa esperar que os homens tomem a iniciativa e priorize aqueles perfis que lhe agradam; - Na hora de escrever para alguém, diga exatamente o que está procurando. Foco e objetividade são excelentes estratégias para começar um papo bacana; - Não julgue, pois as primeiras impressões podem estar erradas. - Assim como você todos também querem ver com quem estão falando. Inclua fotos extras. Os perfis com imagens são muito mais vistos. - Troque mensagens e não desperdice chances. Os melhores são os relacionamentos divertidos a longa distância.

Conheça alguns dos aplicativos mais utilizados Tinder: um dos mais populares. Funciona de forma muito simples e esse é o seu diferencial. Você escolhe as fotos, adiciona uma descrição (opcional) e seleciona as pessoas de seu interesse. Se ocorrer uma atração mútua (match), podem iniciar uma conversa. Lovoo: apresenta maior número de funcionalidades. É possível optar por dar um like na pessoa ou não. Para conversar não é necessário que ocorra um match antes. Você pode falar com pessoas que visitaram o perfil (é necessário usar seus créditos para ver quem visitou seu perfil) e também pode procurar por pessoas e chamá-las para bater papo. Ele exibe as pessoas que utilizam o aplicativo e moram perto de você e mostra as que publicaram novas fotos. Happn: esse aplicativo tem um funcionamento inovador. É ótimo para quem sai bastante de casa. Você escolhe se gostou ou não de alguém que passou por você na rua. Caso ambos usem o aplicativo podem se conectar na hora. Badoo: velho conhecido dos que procuram por encontros. É muito mais do que um simples aplicativo; é também um site de relacionamentos. Lá você preenche o seu perfil e há diferentes formas de entrar em contato com alguém. Uma delas é semelhante à do Tinder, onde você escolhe se curte ou não a pessoa. Além do site, com o passar do tempo também foi necessário criar o aplicativo, que é muito semelhante ao site. As funções são bem parecidas.

Revista VIU? - Inverno 2016


Destino

38

/60

INVERNO O MELHOR DA TEMPORADA NO PLANALTO CENTRAL. Neste período de férias há várias opções de lazer e entretenimento que fazem do inverno uma das estações mais especiais do ano. Ótima gastronomia, esportes, espiritualidade e cultura, é só escolher o lugar e curtir o que a região oferece de melhor. Por Cássia de Oliveira

Revista VIU? - Inverno 2016

revistaviu@gmail.com / Fotos: Ion David


Destino

GOIÁS, PARA DESFRUTAR EM GRANDE ESTILO Lugar perfeito para curtir o inverno em verdadeiro “clima de montanha”, a Chapada dos Veadeiros reúne o que há de melhor nesta estação. Aqui o visitante pode curtir esportes ecológicos, a natureza e o charme das pousadas e restaurantes. Alto Paraíso, porta de entrada para a Chapada, destino escolhido pelo guru brasileiro Sri Prem Baba para sede do Awaken Love e primeira cidade a ter implantados os 17 objetivos de sustentabilidade da ONU. Local preferido de celebridades nacionais e internacionais que buscam equilíbrio para a vida corrida. Com clima quente durante o dia, o local é perfeito para os amantes da natureza, com dezenas de passeios por cachoeiras e trilhas ecológicas. O frio das noites de inverno é bem propício para degustação de vinhos, chás e cafés. Experimentar a gastronomia, com os especiais pratos regionais e veganos, além dos incríveis menus de renomados chefes, é uma viagem inesquecível aos sabores variados que misturam ingredientes de todos os lugares.

DICAS: A maioria dos restaurantes e pousadas oferecem terapias alternativas, massagens e tratamentos de bem-estar! Vale a pena conferir! Não deixe de tomar um café e experimentar as gulodices da Confrária do Café, o melhor ponto de encontro cultural da cidade.

Rafiting, Tirorolesa, Arvorismo, Rapel e Pólo Aquático são alguns dos esportes encontrados na Chapada dos Veadeiros. Isso, aliado a uma natureza mais que preservada. É um cenário de perder o fôlego!

Revista VIU? - Inverno 2016


Destino

40

/60

A ESTRADA ONDE A NATUREZA INTERNA E EXTERNA SE ENCONTRAM Um dos cenários mais belos do Estado de Goiás está às margens da rodovia que leva ao Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros. O caminho, por si só, já oferece experiência especial pela incrível paisagem do Jardim de Maytrea. São 32 km de vales, paredões e canyons. E é assim, pleno de natureza, que o visitante chega a um dos mais charmosos povoados do Brasil: a pequena São Jorge, descoberta pelos hippies na década de 70, está entre os destinos mais incríveis do país.

DICAS: Almoçar no Rancho do Seu Valdomiro é uma experiência única. É localizado à beira da rodovia, no Morro da Baleia, extensão de sua propriedade. Ali é possível comprar licores de frutos do cerrado, cachaças artesanais e doces feitos no velho fogão caipira. Além da deliciosa e legítima galinha caipira, o lugar oferece um prato tropeiro e bem goiano, a Matula, feita a base de feijão e carne seca, embrulhada tradicionalmente na folha de bananeira, como era preparada para os tropeiros que passavam dias e noites viajando para carrear bois ou transportar alimentos para o resto do país. Esse caminho é parte da antiga Estrada Colonial, que cortava de Goiás pela Bahia e para outros estados brasileiros.

Revista VIU? - Inverno 2016

DISTRITO DE SÃO JORGE O vilarejo de areia, com iluminação bucólica, somados ao aconchego ímpar das cafeterias, restaurantes e pousadas, é um convite à boa gastronomia e ao romance.


Perfil Destino

Risoteria Santo Cerrado - Foto: panoramio.com

MELHOR DA NOITE EM SÃO JORGE Jantar a luz de velas ou se hospedar em uma das mais charmosas pousadas da região são boas pedidas para casais, mas há ótimas opções também para quem preferir dar aquela esticada, nos barzinhos e em toda parte tem música ao vivo e o melhor do forró pé-de-serra acontece na Casa de Cultura Cavaleiro de Jorge. DICAS: Atenção: cuidado com as baixas temperaturas. É importante levar roupas confortáveis e quentes. Reservas devem ser feitas com antecedência, pois a temporada, que começa em julho, é bem concorrida. Não esqueça filtro solar e repelente. Uma lanterna também é bem-vinda. A natureza é intensa na Chapada dos Veadeiros, e os passeios de natureza a melhor parte do programa. Contrate um guia e escolha o seu destino de acordo com sua preferência e condições físicas. Dicas de passeio: Vale da Lua, Raizama e Rio da Lua e Parque Nacional Chapada dos Veadeiros.

São Jorge recebe turistas do mundo inteiro e é um dos mais procurados destinos do Estado de Goiás. Nas ruas de areia da pequena vila desfilam uma gente bonita e descolada. O clima do lugar lembra Arraial d’Ajuda, na Bahia. Distrito de São Jorge

ENCONTRO DE CULTURAS A pequena São Jorge é sede do tradicional Encontro de Culturas Populares da Chapada dos Veadeiros, evento realizado há 15 anos. O Encontro de Culturas acontece este ano entre dias 15 e 30 de julho. Mais informações: www.encontrodeculturas.com.br.

SERVIÇOS: Hospedagem: Pousada Casa das Flores, Pousada Trilha das Violetas, Pousada Bambu Brasil e Pousada Baguá. Comida: Restaurante da Teia, Restaurante da Nenzinha, Pizzaria Lua de São Jorge, Rio da Lua, Risoteria Santo Cerrado.

Foto: Anne Vilela

THE BEST - PASSEIO SUGERIDO Tirolesa Voo do Gavião: um paraíso ecológico que reúne imensa biodiversidade da fauna e da flora do Cerrado brasileiro, a Chapada dos Veadeiros, com suas enormes montanhas, canyons, minas de cristal, rios, córregos, piscinas naturais, corredeiras, cachoeiras e extensos jardins, já pode ser observada em um inesquecível voo de tirolesa. Para essa e outras aventuras, indicamos a empresa Travessia Ecoturismo.

Revista VIU? - Inverno 2016


Destino

42

/60

PIRENÓPOLIS: O CHARME RESIDE NO INTERIOR DE GOIÁS As ruas, os muros, as residências, os restaurantes e a estadia. Tudo em Pirenópolis inspira harmonia. É um verdadeiro oásis no Cerrado brasileiro. Conheça as pousadas exclusivas de um dos destinos mais procurados do estado.

POUSADA VILLA DO COMENDADOR

CAVALEIRO DOS PIRENEUS Construída no alto de um vale e cercada por belos jardins, a pousada é referência em estilo, bom gosto e conforto. Localizada a 3km do centro histórico, alia tranquilidade do campo às inúmeras opções de lazer que a cidade e a região oferecem.

DICAS: De alto padrão, linda e charmosa, cheia de bom gosto na decoração e com excelente gastronomia, a pousada é um convite ao bem-estar. Com verdadeiro conceito resort, conta com suítes e bangalôs exclusivos, SPA, piscinas de vários tamanhos e formatos, com borda infinita, jaccuzzi, térmicas, jardins, champanherias, restaurantes, sushi container e pizzaria artesanal. É aquele tipo de lugar com conceito boutique, onde o próprio empreendimento fornece tudo que o hóspede precisa, em um ambiente de muito conforto e requinte.

CASARÃO VILA DO IMPÉRIO Casarão com mais de 200 anos, uma relíquia decorada com peças da época. Se hospedar nessa boutique hotel é reviver com muito glamour e sofisticação de um tempo de puro luxo. O Casarão disponibiliza SPA interno, o Refúgio do Império e o Bistrô Capim Santo.

Nesta região, não deixe de experimentar os vinhos do Cerrado, como o Banderas e Intrépido, que estão entre os melhores do país e são produzidos pela Pireneus Vinhos e Vinhedos e encontrado nos melhores restaurantes e pousadas de Pirenópolis. Outra boa pedida são as cervejas artesanais: na cidade é possível encontrar várias marcas disponíveis em quase todos os restaurantes do Centro Histórico. Os doces de Pirenópolis estão entre os mais saborosos e famosos de Goiás, por isso é quase uma obrigação experimentar as várias receitas dessas delícias que atravessam gerações, promovendo a subsistência das famílias doceiras. Recomendação: Dora Doces. E o pôr do sol? Momento de reflexão e tranquilidade, tendo como a melhor vista a Serra dos Pireneus. Espetáculo dos mais celebrados e belos da região. Vale a pena apreciar em meio à natureza ou mesmo na pequena cidade de pedras. Gastronomia: Com mais de 100 restaurantes, Pirenópolis é um convite à boa gastronomia. Para conhecer melhor e fazer sua escolha, procure pelo Guia de Gastronomia Pequi , um roteiro que celebra a diversidade e as cores da gastronomia local e dá enfase aos melhores estabelecimentos do ramo.

Revista VIU? - Inverno 2016


Destino

FORMOSA: NATUREZA, O MELHOR DA ÁGUA E DO AR. Escolhida pelos adeptos do voo a vela e voo livre, Formosa possui localização estratégica no Planalto Central, com a vastidão da planície e excelentes correntes de vento. Distante apenas 70 km de Brasília, a região ainda oferece cenários deslumbrantes para os amantes da natureza, da água e do ar.

DICAS: O que fazer: Parque Municipal do Itiquira: para os amantes da água, o Salto do Itiquira é imperdível. Localizada no Vale do Paranã, é uma das cascatas mais altas da América do Sul, com 168 metros de queda livre. O parque oferece infraestrutura completa e funciona todos os dias das 9 h às 17 h. Onde comer: Restaurante Dom Fernando: um dos restaurantes rurais mais charmosos da região, localizado em meio à Serra do Vale do Paranã, no caminho para o Itiquira. O restaurante serve variado Buffet com comidas regionais e os deliciosos doces caseiros preparados com frutas da estação e de produção própria. Funciona aos fins de semana e feriados, das 11 h às 17 h, e recebe eventos. Em Formosa também é possível aproveitar os roteiros de cavernas, conhecer o Buraco das Araras, Cachoeiras do Indaiá e vários outros atrativos. Contrate um guia ou uma agência de receptivos. Em Formosa: Raizeira Hostel Ecoturismo e Aventura.

Visite o site do Raizeira Hostel Ecoturismo e Aventura. Parque Municipal do Itiquira.

VOO A VELA A prática esportiva com planadores colore o céu de Formosa durante os fins de semana. Sob a supervisão do Aeroclube do Planalto Central, os pilotos exercem a atividade esportiva com o objetivo de seguir carreira ou simplesmente por lazer. O campeonato acontece de 04 a 10 de setembro.

VOO LIVRE Nos meses de agosto e setembro o céu entre Brasília e Formosa recebe o colorido especial das asas deltas, que participam do Campeonato de Voo Livre. A competição recebe dezenas de pilotos, que fazem a largada direto do Vale do Paranã, em Formosa, e aterrissam na Esplanada dos Ministérios. Esse ano teremos o campeonato Brasileiro de 18 a 24 de agosto e o pré-mundial de 26 de agosto a 03 de setembro. Informações na Secretaria de Turismo de Formosa.

Lagoa Feia: A 5 km do centro da cidade, uma das maiores lagoas naturais do centro-oeste, chamada de Lagoa Feia, é uma das mais belas da região, perfeita para esportes com remo. Às suas margens, restaurantes e bares oferecem infraestrutura onde o visitante pode tomar cerveja gelada e apreciar um delicioso peixe frito. No Restaurante Deck 90, além da ótima comida, tem o melhor do rock n’ roll ao vivo. Dica: prefira dias de semana. Leve repelente. Onde comer: Deck 90 Bar e Restaurante. Aberto todos os dias a partir das 10 h, com o melhor do rock n’ roll. O bar é o point de motociclistas de todos os lugares. Serviços: Onde ficar: Hotel Serrador Hotel Sofisticatto Hotel Solaris Raizeira Hostel, Ecoturismo e Aventura. Onde Comer: Mediterranium, Casarão, Mitti Sushi, Saint Peter, Panela de Ferro, La Palma, Dom Fernando e Tio Chico.

Revista VIU? - Inverno 2016


Destino

44

/60

BRASÍLIA CAPITAL MOTO WEEK Entre dias 22 e 31 de julho Brasília se transforma na capital dos motociclistas.

O evento é um dos mais esperados pelos amantes das motocicletas, e este ano terá 10 dias de duração. Na programação, bandas famosas vão animar as mais de 500 mil pessoas esperadas. Entre as 50 atrações estão Frejat, Ira, Plebe Rude e dezenas de outras bandas de rock e blues. O Brasília Capital Moto Week é o terceiro maior encontro de motociclistas do mundo e o primeiro da América Latina. Até a edição de 2015 era chamado de Brasília Moto Capital, mas cresceu e foi necessário adaptar o nome. O evento continua sendo realizado na Granja do Torto, com a mesma produção da Impacto Organização de Eventos. Para receber tantos visitantes a estrutura também cresceu, e uma verdadeira cidade foi montada em área de 150 mil metros quadrados, dentro de dois mil e quinhentos metros lineares de fechamento em placas cegas. Para garantir a comodidade, o espaço dispõe de duas praças de alimentação, diversos pontos de bares temáticos espalhados e inúmeras atividades para as crianças. Ao todo, são mais de 200 estandes, dos mais variados produtos motociclísticos, lava motos e concessionárias com todas as novidades do mercado, food trucks e um palco de 20 x 25 m com projeção. À disposição dos motoclubes, 200 espaços específicos e uma arena de paintball, criada para diversão do público. Com segurança garantida, a área de camping foi reservada em imensa área coberta e, como sempre, motociclistas e garupas não pagam entrada. www.facebook.com/brasiliacapitalmotoweek www.motocapitaloficial.com.br

Revista VIU? - Inverno 2016

Fotos: divulgação

Sentir o vento na cara, liberdade, emoção e aventura... andar de moto para os amantes das duas rodas é muito mais que estilo: faz parte do jeito de perceber o mundo e de sentir a vida. Talvez seja por isso que a cada ano aumenta consideravelmente o número de participantes do Brasília Capital Moto Week.


Diversidade

CULTURA, CIÊNCIA E HOMOFOBIA. Por Paulo de Tarso

psicpaulodetarso@gmail.com

E

m 17 de maio se comemorou o Dia Internacional de Combate à Homofobia. A data escolhida é uma celebração ao fim do absurdo registrado no CID, o Catálogo Internacional de Doenças, que até 1990 considerava qualquer vertente sexual, exceto a heterossexualidade, uma patologia. A isenção científica tem dessas coisas; ao se distanciar das vivências, dos hábitos e do cotidiano, em nome da imparcialidade, acaba criando seus próprios preconceitos racionais. Mesmo antes de nossos primeiros antepassados descerem de suas árvores nas savanas da África, já existiam diferentes formas de manifestação sexual, assim como continua a existir ainda hoje entre os demais mamíferos que dividem o planeta com a raça humana. A única diferença é que eles não produzem a tão celebrada cultura. Não sentem vergonha, culpa, nem medo de ir para o inferno. Seus progenitores não estão nem aí se as ovelhas no cio simulam um acasalamento ou se os cachorros “confundem suas coxas com as de outras moças”. Sexo é simplesmente pulsão. Verdade é que tudo que é

simples demais apavora. Onde estão as regras? O interdito? Quem é que garante que a coisa não vai fugir do controle? Quanto medo de ser... Todo comportamento reativo sinaliza para o fóbico uma ameaça de que ele possa ser devorado pelo objeto de seu preconceito. Não é à toa que, quase sempre, quanto maior for a proximidade afetiva com o alvo da homofobia, maior a dor e a raiva. Frustração, medo do sofrimento espelhado e resistência à aceitação... Não é para menos; somos todos reféns de nossa cultura, de nossa ciência, enfim, de nós mesmos. É preciso aprender com quem não sabe nada: com os bichos, com as crianças... com a falta de maldade. A Igreja já se desculpou com a ciência por causa de Galileu. A ciência bem que podia se desculpar com Deus por causa de seus filhos gays. Algum homofóbico pode me acusar de heresia. Tanto faz: acusação também faz parte da nossa cultura. No mais, eu também sou “puritanófobo”. Preconceito pra mim também é heresia.

Revista VIU? - Inverno 2016


Artista

46

/60

CLAÚDIO MINOTTI Cotidiano simples e luminosidade são as principais características das maravilhosas obras desse artista, que é um dos mais renomados do Brasil. Por Tatiane Di Passos

V

tatianedipassos@hotmail.com / Fotos: Kátia Porfírio

ento frio no fim de tarde em Pirenópolis. Em um das ruas badaladas da cidade, em meio a restaurantes, uma loja toda charmosa e colorida chama atenção. A iluminação permite identificar na RETRÔ-ATIVO, especializada e diferenciada, a decoração, as peças exclusivas, e a exposição de um dos maiores artistas brasileiros: Cláudio Minotti.

de seu cotidiano e revelou como, ao longo dos anos, foi construindo a relação com a simplicidade nas lembranças, que inspira muitos artistas, mas que poucos têm condições de explorar. A sua arte traduz os constantes deslocamentos, registrando paisagens diversas. Cláudio trabalha a poesia nas cores, na temática de seus quadros, sempre focado em dar o tom certo da luz.

próxima, mas andava bastante alegre. Com quatro anos de idade o pai, muito habilidoso, comprou uma caminhonete. De um lado, a fé em Nossa Senhora Aparecida, do outro a produção de peças e escapamentos, já que o carro necessitava de reparos. O pai então pediu para o menino colorir os desenhos das peças que esboçava, alertando o filho a pintar com sensibilidade.

Uma taça de vinho e a conversa fluiu, no melhor estilo natural do interior. Cercado por suas telas, Minotti contou um pouco

Nascido no sul de Minas, o artista teve uma infância feliz. Chegava a percorrer 18 km para chegar à cidade mais

No colégio, na época de ginásio, fazia desenhos gráficos e artísticos, com pinturas espontâneas, e passou a dar aos

Revista VIU? - Inverno 2016


Artista

amigos. Pintava com tintas em tubos pela metade, pois não sabia que secavam rápido. Através do degradê, encontrava o tom de luz ideal para suas pinturas, a partir daí passou a andar sempre com a prancheta embaixo do braço.

de Lemos, retratista, que ensinou a comercializar suas obras. Depois disso, surgiram muitos trabalhos, até que veio um americano e comprou tudo... Isso gerou uma sensação horrível, pois o artista sem as obras não é artista.

Para conseguir o sustento, Minotti foi trabalhar em uma empresa, inicialmente como decorador. Então começa a divulgar seus desenhos, participando de salões, onde era sempre aceito, mas nunca premiado.

Hoje, com mais de 5 mil telas espalhadas por todo o mundo, Cláudio Minotti retrata com precisão cenas cotidianas da vida no campo e impressiona pelo domínio que tem ao reproduzir com os pincéis a luz que incide em cada paisagem. “Para mim, o desafio é pintar um quadro irresistível através da luz”, ressalta o artista.

Com seus vinte e poucos anos encontrou um grande pintor, Marcos Conterros

Para mim, o desafio é pintar um quadro irresistível através da luz.” Claúdio Minotti

Em comemoração aos dois anos da loja e galpão cultural RETRÔ-ATIVO em Pirenópolis, aconteceu até 15 julho a exposição LUZ, COR e PAIXÃO, com o artista Claudio Minotti, a fotógrafa Eliane de Castro e a artista plástica Vera Michels. O espaço é dedicado à cultura na cidade. Um lugar híbrido, capaz de se formatar de diferentes maneiras, se adequando a cada evento. Aberto a novas ideias, a proprietária Kátia Porfírio atende e coloca em prática projetos de interiores, com clientes em várias cidades. O galpão cultural prestigia artistas locais. Funciona de quinta a domingo, sendo mais uma opção de entretenimento, lazer e cultura na cidade, com preferência aos artistas locais. Bem localizado, o espaço está acima da Igreja do Bonfim, em meio a restaurantes, pousadas. Um charme no Centro Histórico de Pirenópolis. O RETRÔ-ATIVO é uma loja que trabalha com várias parcerias na área de decoração de interiores, objetos, tapetes, iluminação, móveis, telas, adornos e peças garimpadas no estilo RETRÔ.

Revista VIU? - Inverno 2016


Desenvolvimento sustentável

48

/60

ALTO PARAÍSO SERÁ MODELO DE PROGRAMA DA ONU Programa visa transformar Alto Paraíso em referência mundial de economia sustentável e inovação. Em entrevista à equipe VIU? o governador de Goiás, Marconi Perillo, explica os motivos que levaram à escolha da cidade. Por Dida Brasil

dida.brasil@gmail.com / Fotos: Ion David

O

Governo de Goiás lançou no mês de junho, em Alto Paraíso, agenda de ações concretas que reúne os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). São as Metas do Milênio, que objetivam acabar com a pobreza, a fome, assegurar uma vida sustentável, alcançar igualdade de gênero e ainda garantir a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento para todos. Confira os 17 ODS abaixo. O projeto realizado pelo governo de Goiás conta com a parceria da Prefeitura de Alto Paraíso e com o apoio da Associação Awaken Love, presidida pelo Sri Prem Baba, e envolve outras sete secretarias de estado, além da OVG, PROCON, AGEHAB e Saneago. “Me encantei muito com essa ideia toda desde a primeira visita ao querido Prem Baba. Eu trouxe alguns secretários daquela vez, desta vez vieram outros. E daquela conversa surgiu o desejo, a necessidade de começarmos o programa por aqui, em Alto Paraíso, com o prefeito Alan,” explica o governador Marconi Perillo, em visita ao município. “Escolhemos Alto Paraíso para iniciar este programa porque é uma cidade pequena e com essa vocação para a sustentabilidade”, explica o secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Goiás (SECIMA), Vilmar Rocha. As metas foram divididas entre as secretárias de Estado, e serão implantadas em Alto Paraíso nos próximos anos. A Secretaria Cidadã ficará responsável pelos objetivos 1, 2, 5, 8, 10 e 12,

Revista VIU? - Inverno 2016

que incluem questões como igualdade de gênero, emprego e erradicação da fome e pobreza. A Secretaria de Saúde apresentará ações para o objetivo 3, que é assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades. Já a secretaria de Desenvolvimento cuidaria dos objetivos 8, 9 e 12, que abordam questões sobre trabalho, indústria e produção e consumo sustentáveis. Coordenadora do programa, a SECIMA tem sob sua responsabilidade os objetivos 6, 7, 9, 11, 12, 13, 14 e 15, que estipulam metas ligadas a recursos hídricos, saneamento, energias renováveis, infraestrutura, habitação, cidades sustentáveis, ações climáticas e proteção à vida terrestre e aquática. Além disso, o órgão também fica responsável por fazer a interlocução entre as secretarias e outras instituições, entidades e empresas que poderão colaborar com o programa, atendendo assim o objetivo 17, que trata de fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável.

Também serão firmados convênios com o Governo do Distrito Federal para o compartilhamento de água das bacias do Rio Descoberto e Rio Corumbá e com a Itaipu Binacional para a implantação do projeto ambiental “Cultivando Água Boa”, que pretende estabelecer uma rede de proteção e orientação ao consumo sustentável da água na região. VIU? - Governador, que motivos fizeram Alto Paraíso ser escolhida para lançamento do programa de desenvolvimento sustentável, que utilizará as 17 metas da ONU? Uma série de razões fez com que a região de Alto Paraíso fosse a escolhida para estabelecermos o desafio de cumprir as metas. É um paraíso natural, conhecido em todo o mundo, que precisa ser conservado. O aumento do turismo na região em função da beleza da Chapada dos Veadeiros exige que tomemos as medidas necessárias para conciliar o desenvolvimento econômico com a preservação ambiental. Nossa


Desenvolvimento sustentável

Me encantei muito com essa ideia toda desde a primeira visita ao querido Prem Baba.” Marconi Perillo

OBJETIVOS DA ONU Os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), deverão ser implementados por todos os países do mundo durante os próximos 15 anos, até 2030. A agenda foi lançada em 2015, na sede da ONU Nova York, onde mais de 150 líderes mundiais se reuniram para adotar formalmente os critérios para o desenvolvimento sustentável do planeta.

meta é promover em Alto Paraíso, por meio do cumprimento das 17 metas, o pleno desenvolvimento humano em harmonia com a natureza. E, sem dúvida alguma, foi decisiva a grande parceria que se estabeleceu entre Estado, prefeitura, artistas, intelectuais e Associação Awaken Love, liderada pelo mestre Sri Prem Baba. Sem essa união de intenções e objetivos não teríamos chegado tão rapidamente a uma proposta factível de atuação. Como o município e a região serão efetivamente beneficiados pelo programa? De inúmeras formas, em todos os campos da vida social da comunidade de Alto Paraíso e região. São ações de inclusão social, de saúde pública, segurança pública e preservação da natureza que promoverão a cultura da sustentabilidade. A erradicação da pobreza, a universalização da água e do esgoto tratados, o uso de energias renováveis, especialmente a solar, escolas e postos de saúde de excelência. E quanto à participação da comunidade local?

São eles:

O programa conta com o apoio da Awaken Love. Como se dá essa parceria e a dos demais apoiadores neste trabalho? Sim... A Awaken Love, através do líder espiritual Sri Prem Baba, nos apresentou esse desafio há cerca de seis meses, e nossa equipe de governo não hesitou por um minuto em aceitar, porque estamos diante de metas que, apesar de ousadas, são factíveis mediante o engajamento de todos. O Governo de Goiás dará total suporte. São diversas áreas de governo envolvidas, além da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG). A coordenação é da SECIMA, mas estão envolvidas ainda a Secretaria Cidadã, a Secretaria de Desenvolvimento, a Agência Goiana de Habitação (AGEHAB), a Saneago, a Secretaria da Fazenda e diversas áreas afins dessas pastas em outros órgãos. É uma grande união de esforços entre governo e sociedade civil para que Alto Paraíso seja o primeiro município do país genuinamente sustentável. Uma proposta sem dúvida inovadora, pela sua amplitude e alcance, mas sobretudo uma parceria sem precedentes na promoção do desenvolvimento humano.

Foto: Divulgação

A comunidade está visivelmente engajada e entusiasmada com a proposta, e certamente essa participação vai aumentar em quantidade e qualidade

à medida que o programa avançar e mostrar resultados.

Escolhemos Alto Paraíso para iniciar este programa porque é uma cidade pequena e com essa vocação para a sustentabilidade.” Vilmar Rocha Revista VIU? - Inverno 2016


Social

ARRAIÁ

DA ESCOLA

PINÓQUIO

Aconteceu no dia 11 de junho o “arraiá” mais animado da região! A criançada da escola Pinóquio fez a festa.

Berçário, Maternal e Jardim (6 meses a 5 anos). Períodos: Parcial, Semi-integral e integral. Rua Lindolfo Gonçalves - nº 940 - Setor Nordeste - Formosa - GO. 61 3631 4441.

Novas vagas em agosto.

A Festa Junina é uma herança europeia, que chegou ao Brasil pelos portugueses na época da colonização (1500-1822).


Quem VIU?

LUCIENE NASCIMENTO A atleta formosense Luciene Nascimento vem se destacando no fisiculturismo categoria bikini. Com um título de vice-campeã em campeonato em Curitiba e dois títulos de campeã em campeonatos em Brasília, a atleta se prepara para o próximo campeonato, em São Paulo.

LYON VENICCI Lyon Venicci ator e cantor ,o jovem carioca de 26 anos de idade, já é rostinho conhecido na internet. Depois de muitos anos morando no Rio de Janeiro, se dedicando aos trabalhos como ator e modelo, o colírio de 1.85 de altura agora vai fazer novos voos para sua carreira! Lyon Venicci vai para os Estados Unidos fazer apresentações de suas novas músicas e avançar para trabalhos internacionais , e logo em seguida segue para Paris na França para um projeto com a Sony Francesa. No Brasil Lyon Venicci coleciona várias participações como ator, participou de programas como Casseta e Planeta, Criança Esperança, Pânico na Band e Rede Tv, e um algumas Peças como o “A Louca Palavra” do premiado Diretor Daniel Hertz, filmes como “Vai que cola” do renomado Cezar Rodrigues já na série da GNT está atualmente em “Os Homens são De Marte” em uma cena quente com a atriz Júlia Rabelo.

FORMOSA NA MIRA DOS EMPREENDIMENTOS IMOBILIÁRIOS DE ALTO PADRÃO.

Após o relançamento do condomínio Taj Mahal, que promete ser um empreendimento com tecnologia de ponta, com automação em todos os apartamentos, um outro grande empreendimento imobiliário será lançado na cidade neste segundo semestre. O que podemos assegurar no momento é que o projeto é de uma das maiores construtoras do Brasil. É um condomínio horizontal fechado, que valoriza a qualidade de vida e a beleza do local. Será na saída sul da cidade. Aguardem!

RAÍZES DO BRASIL O contramestre de capoeira formosense Caburé, do Centro Cultural de Capoeira Raízes do Brasil, voltará em breve à África para participar do projeto Capoeira: Formação Técnico- profissional e Cidadania. As metas do Projeto África são a profissionalização de capoeirista, a elevação do nível técnico e teórico no ensino da capoeira, o aperfeiçoamento da capoeira como categoria esportiva na África e sua utilização como recurso pedagógico, artístico e/ou cultural. O projeto tem o apoio do Governo Federal - Ministério das Relações Exteriores.

FESTIVAL ILUMINA

Lyon Venicci em um ensaio super sensual com a TOP Carolinne Prates.

SCALENE Foto: Breno Galtie

O SCALENE acabou de liberar o áudio do DVD Ao Vivo em Brasília em todas as plataformas digitais. Gravado este ano na Arena Lounge do Estádio Nacional (Mané Garrincha), o registro apresenta os sucessos dos dois discos da banda: Real/Surreal e ÉTER. Surreal, Amanheceu, Histeria e Legado são alguns dos hits que revezam vez com as recém-lançadas Inércia e Entrelaços. A inédita Vultos, por sua vez, é uma música que foi feita com exclusividade para o DVD. Além do registro do show, o DVD contém making of e seis clipes da banda.

NOITE DE GALA MUAY THAI A Academia Chute Kombat, em Formosa, sob o comando do professor Reneide Caldeira, vai realizar no dia 13 de agosto uma noite de gala com várias lutas profissionais. A atração mais esperada da noite é o formosense Ícaro Martins, um dos maiores atletas de Muay Thai do Planalto Central, que hoje mora em Santa Cruz de La Sierra (Bolívia) e trabalha em uma das maiores academias do esporte na América do Sul, a Fitbull Training Center.

Festival Ilumina, sob as lentes de Luiz Aleixo, Alto Paraíso - GO.

Revista VIU? - Inverno 2016


Cultura

52

/60

BACH E A CIDADE ALEMÃ DE LEIPZIG Por Waldeyr Mendes

mendes@iscb.org / Fotos: Waldeyr Mendes

Nesta edição, uma volta ao passado para resgatar a história de Johann Sebastian Bach, músico, compositor e organista alemão, considerado um dos maiores artistas da história da música que integra a tríade dos maiores músicos eruditos ao lado de Beethoven e Mozart.

A

Reforma Protestante foi um movimento cristão no qual Martinho Lutero, através da publicação de suas 95 teses, em 31 de outubro de 1517 na porta da Igreja do Castelo de Wittenberg na Saxônia Alemã, protestou contra diversos pontos da doutrina da Igreja Católica Romana, propondo uma reforma no catolicismo romano. Nesta época o Brasil acabava de ser descoberto.

Bach, que lhe ensinou as regras de composição e a tocar órgão. Apesar de todas as dificuldades, aos dezoito anos Bach foi nomeado organista da Igreja de Arnstadt. Contrariando os seus superiores, manteve uma mulher no coro, a sua prima Maria Bárbara, com quem casou posteriormente. Demitido, foi nomeado organista na igreja de São Brás, em Mühlhausen. No outro ano foi aceito como mestre de capela de Weimar.

Quase cento e setenta anos depois, em 1685, nasceu Johann Sebastian Bach. Na verdade, desde Veit Bach, que no século XVI tocava cítara, até 1685, são contados 27 músicos na família Bach. O mais célebre, porém, merecidamente, foi Johann Sebastian Bach, que nasceu em Eisenach, uma pequena cidade da Turíngia, no centro da Alemanha. Seu pai, Johann Ambrosius Bach, era um músico da cidade e ensinou Bach a tocar violino e viola e a escrever as notas musicais, além de criá-lo na fé protestante. Bach ficou completamente órfão aos dez anos e foi criado pelo irmão Christoph

Depois de Weimar, Bach serviu ao príncipe Leopold, da província de Köthen, onde só compôs música instrumental e profana. Porém, com a morte de Maria Bárbara, sua esposa, Bach mudou-se para a cidade de Leipzig. Casou-se com sua aluna, a soprano Anna Madalena, com quem viveu até fim da vida.

Revista VIU? - Inverno 2016

Em maio de 1723, Bach obteve o cargo de “kantor” (professor e diretor musical) na Igreja de São Tomás, em Leipzig. Embora descontente com a rotina do trabalho, foi ali que compôs a maior parte de suas cantatas. Johann Sebastian

Bach começou a se retirar da vida ativa a partir de 1747. Dois anos depois, operado de catarata por um charlatão inglês, ficou praticamente cego e faleceu em Leipzig, Alemanha, no dia 28 de julho de 1750. Bach encontra-se enterrado na Igreja de São Tomás em Leipzig, onde também há um museu em sua homenagem, onde é possível encontrar peças e outros documentos originais de Bach. Anualmente em Leipzig ocorre o Bach Festival. Por toda a cidade ocorrem concertos, durante todo o dia, muitos deles gratuitos. A cidade de Leipzig fica a aproximadamente 200 km de Berlim e é a sede administrativa do estado da Saxônia. O acesso a Leipzig pode ser feito de trem, vindo de Berlim. Aliás, a maior estação de trem da Europa fica em Leipzig: a Haupbahnhof. Além disso, a cidade tem uma das melhores e mais bonitas universidades da Alemanha.


Cultura Entrevista

Peças e outros documentos originais de Bach encontram-se na Igreja de São Tomás, onde também há um museu em sua homenagem.

Trecho de partitura original de Bach.

Paulinum (Universidade de Leipzig).

Igreja de São Tomás.

Revista VIU? - Inverno 2016


Pessoas

CELEBRIDADES APROVEITAM TEMPORADA NO PLANALTO CENTRAL

54

/60

EM ALTO PARAÍSO CAIO CASTRO

REYNALDO GIANECCHINI

Tatiane Di Passos e Claudimar Pereira nas Cachoeiras do Indaiá, Formosa - GO.

Caio Casto e Diego Giallanza.

SUZANA PIRES EM ABADIÂNIA

Daniella Mamede, Paola Tucci e Gianecchini.

CAROLINNE PRATES EM FORMOSA

Gustavo Alvarenga e Gabriela no Chocolates Pão de Mel, Formosa - GO.

Luiza e Ravi Khalil no Restaurante Dom Fernando, Formosa - GO.

Pedro Albuquerque e Suzana Pires visitam João de Deus.

A TOP internacional visita a catedral da cidade.

Ceará brinca com Arara no Hotel Fazenda Araras, Formosa - GO.

EM PIRENÓPOLIS JESUS LUZ

CLÉO PIRES

CARS AND COFFE NO MEDITERRANIUM GASTRONOMIA

CLIKS DO CASAR FEST


Música

Revista VIU? - Inverno 2016


Moda

56

/60

EM FORMOSA, IMÓVEL DE GRIFE TEM A MARCA : GRUPO

COSTAMILAN

Loteamento Bela Vista D

Reserva Especial Lotes do Parque Lago

Ao adquirir um imóvel do

GRUPO

COSTAMILAN

você recebe

QUALIDADE - SEGURANÇA - RENTABILIDADE 61 3631 - 7978 Revista VIU? - Inverno 2016

santafelicidade@dcostamilan.com.br

nossacasa@dcostamilan.com.br

transoja@dcostamilan.com.br


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.