REVISTA VITTI 166 - ARQUITETURA

Page 1

Chegamos com mais uma edição da REVISTA VITTI recheada com uma seleção mais do que especial de conteúdo pensado e preparado pela nossa equipe. Nesta edição trazemos o nosso sempre aguardado e celebrado Especial de Arquitetura, compilando artigos, tendências e os melhores profissionais da região dentro de todas as áreas que englobam esse apaixonante assunto.

Destacamos a entrevista exclusiva com Roberto Migotto, o arquiteto taubateano que conquistou o Brasil, e que nesta edição fala sobre o lançamento do seu livro, onde ele compila os grandes projetos de sua brilhante carreira de 35 anos e fala com carinho de sua cidade natal.

Nesta edição trazemos também a cobertura completa do CarnaVitti, o nosso baile de pré carnaval que em 2023 completou 13 anos de história. Não deixe de conferir os melhores clicks da nossa folia, que este ano contou com a parceria de Armazém 82 e Santo Piatto Ristorante. Por fim, reiteramos nosso compromisso com o padrão de excelência e comprometimento com a qualidade e integridade que o público da REVISTA VITTI merece. Ampliamos nossa atuação nas redes sociais e em nosso site, possibilitando assim a inclusão de um público ainda maior ao nosso conteúdo, tornando o acesso à informação mais ágil e completo, marcando um nova fase de relacionamento da REVISTA VITTI com seu público.

Boa leitura!

Diretora | Marcela Vitti

Gestão | Barbara Gaudioso

Comercial | Benê Carvalho e Marcela Vitti

Jornalismo | Ronaldo Casarin - MTB 52246

Administração | Fernanda Silva

Criação e Diagramação | Luiz Gustavo Souza

DISTRIBUIÇÃO

Distribuidor: Rodrigo Melo.

Gratuita e dirigida às cidades de Taubaté, Tremembé, Pindamonhangaba, Campos do Jordão, Guaratinguetá, São José dos Campos,Lorena, Aparecida, Santo Antonio do Pinhal e Ubatuba.

Impresso na gráfica Resolução Gráfica

ATENDIMENTO AO CLIENTE

(12) 98270-0019

COMERCIAL

Marcela Vitti | (12) 98122-3000 - marcela@revistavitti.com.br

Benê Carvalho | Comercial Guaratinguetá / Aparecida / Lorena (12) 98270-0069 - benecarvalho@revistavitti.com.br

Os artigos, matérias e anúncios aqui publicados são de responsabilidade de seus idealizadores, e não refletem necessariamente a opinião da Revista Vitti.

Os conteúdos veiculados nos anúncios publicitários são de inteira responsabilidade dos anunciantes. É proibida a reprodução total ou parcial da revista sem autorização da Revista Vitti.

Acesse: www.revistavitti.com.br revistavitti
Entrevista
Roberto Migotto lança seu primeiro livro Foto porDanilo Borges

Robe Rto Migotto é daqueles profissionais que sempre prestam atenção em todos os detalhes e nunca perdem o foco no cliente. Mestre na arte de criar projetos contemporâneos, ele sempre soube que queria ser arquiteto. e , desde pequeno, brincava com formas e desenhos nas terras de seu avô em taubaté.

Hoje, o arquiteto comanda um escritório de sucesso, em São Paulo, com projetos realizados por aqui e pelo mundo afora.

Leia a entrevista exclusiva para a Vitti sobre processo de criação de seu mais novo projeto.

Como, quando e porque surgiu a vontade de publicar seus projetos em livro?

R: ter um livro sobre o meu trabalho sempre foi um sonho. e , desde que o escritório começou a ter um volume de projetos relevantes, o desejo de publicar um livro aumentava.

Porém, foi só há alguns anos atrás que eu, Ricardo Minelli (sócio e coordenador geral do escritório) e Sylvio Neri (arquiteto da equipe) começamos de fato a colocar energia e dedicação nesse projeto. Foram 6 anos intensos interrompidos pela pandemia. Fizemos um grande mergulho na história do escritório e o resultado é esse box, com dois volumes!

e posso confessar que já temos material pronto para um próximo livro.

Você teve ajuda de mais alguém para fazer a seleção dos projetos que integram os livros? Ou fez essa escolha sozinho?

R: Fizemos um trabalho de equipe, uma collab mesmo! A ideia era selecionar os principais projetos do escritório até o ano 2019. os editores mais importantes dos livros foram: Ricardo Minelli, Sylvio Neri e a jornalista Cristina bava que sempre acompanhou minha trajetória. Fiz toda a coordenação do processo, sempre definindo as escolhas. A editora Zeta fez tudo acontecer com a diagramação e produção gráfica. Posso afirmar, com toda a certeza, que o resultado do box é bem pessoal, escolhi os meus projetos favoritos. tarefa nada fácil pois gosto muito de tudo que o escritório produziu até hoje. Mas para livro selecionei apenas os mais icônicos.

Imagina-se que o processo de seleção dos projetos tenha envolvido também um exercício de relembrar deternimadas fases da sua carreira, possivelmente revivendo memórias de diversos períodos. Como isso influenciou no resultado final dos dois livros?

R: Sim, foi um exercício de memória. Desde a seleção dos projetos, da edição das imagens, a produção dos textos e ainda toda a parte gráfica me fizeram mesclar passado e presente. Foi uma oportunidade de reavaliar e reviver diversas escolhas e momentos importantes do escritório. e ainda pensar no futuro.

Fiquei muito feliz ao perceber de forma consistente o quanto eu e o time do escritório, durante todos esses anos, fomos capazes de criar ambientes atemporais e repletos de conforto e beleza.

Você fez o lançamento oficial do box com os dois livros, e como

tem sido a receptividade do público? Tem recebido um bom retorno daqueles que já puderam ter contato com a publicação?

R: estou ainda sob o efeito do lançamento do livro que aconteceu no dia 16 de março. evento gentilmente oferecido pelo proprietário da Casual Móveis, guilherme Deucher.

e ssa noite de autógrafos foi um momento muito especial. Mais de 700 pessoas entre amigos, clientes, fornecedores e arquitetos passaram para me prestigiar. e sse acontecimento ficará impresso no meu coração para sempre. Agradeço a todos pela presença.

Por fim, gostaríamos de saber como se sente em estar na sua terra natal na capa da revista Vitti comemorando o lançamento do livro?

R : tenho muito orgulho de ser taubateano. tive uma infância sólida que me permitiu ser o arquiteto que sou hoje. Minha formação começou na escola primária em taubaté, passou pelo curso técnico em edificações na escola de engenharia da cidade e foi encerrada na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo brás Cubas, em Mogi das Cruzes.

Sou grato a essa cidade que sempre me acolheu tão bem e que continua a me receber com tanto carinho.

estar na capa da revista Vitti em mais uma edição de arquitetura é um grande reconhecimento que me traz muita alegria.

revistavitti.com.br | Vitti | 11
Fotos por Flávia Vitoria
Fotos por Flávia Vitoria
Fotos por Flávia Vitoria
Fotos por Flávia Vitoria

MESA POSTA

A mesa posta vai muito além de uma decoração. Você vai se surpreender com o que uma mesa posta com amor pode fazer com e para você.

Estreitar os seus laços: em uma mesa bem posta, as pessoas permanecem por mais tempo, trocando mais idéias e fortalecendo vínculos.

Estabelecer rotinas: o hábito de preparar bem a mesa nos conecta com o momento presente, além de ser um ótimo momento para educação dos filhos.

Expressar a sua personalidade: ao colocar uma mesa, sua essência é refletida através das cores, estampas, organização e adornos.

Valorizar a ocasião: ao dedicar seu tempo e empenhar-se ao colocar uma mesa, eleva-se o valor de um encontro, transformando situações mais simples em momentos inesquecíveis.

Demonstrar carinho: preparar uma mesa é uma forma de demonstrar amor e atenção as pessoas que nela irão se sentar.

Criar memórias afetivas: quem não se recorda daquele banquete na casa da vovó com a família reunida em volta da mesa?! Esses momentos ficam gravados na memória para todo sempre.

Das mesas mais simples as mais refinadas, para si ou para diversas pessoas, invista em uma mesa bem posta e colha ótimos frutos.

22 | Vitti | revistavitti.com.br
Da Redação Foto Via Table Terrain Foto Blog Glean and Glow Fotos Pexels
12 99156-8664 @revestdecor_
Fotos Ronaldo Rizzutti
12 99156-8664 @revestdecor_ Fotos Ronaldo Rizzutti
12 99156-8664 @revestdecor_
Fotos Ronaldo Rizzutti

COFFEE TALK CASTELATTO

Av. Professor Walter Taumaturgo, 656 - Jardim das Nações, Taubaté - SP Fotos Lucas Nascimento
COFFEE TALK CASTELATTO 12 99156-8664 @revestdecor_
Nascimento
Fotos Lucas

Entendendo o Paisagismo

Sua importância e conexão direta com a Arquitetura moderna

Da Redação

orecente e duríssimo período em que nossa geração teve de enfrentar a pandemia de covid, fez a humanidade repensar muitos pontos de sua própria existência. Uma delas, claro, foi em relação ao nosso lugar de morada. o longo período de isolamento social expôs para muitas pessoas uma necessidade que pode ter sido ignorada em tempos passados: espaços externos e de conexão com a natureza no nosso lar.

Projetos que tragam áreas verdes, parques, jardins e afins ganharam força e são cada vez mais procurados e valorizados. Uma forma de chegar a um projeto dos sonhos que englobe essas necessidades é contar com um projeto de paisagismo pensado de forma exclusiva para complementar a construção ou reforma da casa.

o paisagismo pode ser definido como a arte que visa o projeto e a composição de um espaço livre com diversas espécies de vegetações e equipamentos, como piscinas, caminhos, pergolados, fontes e cercas. É uma área que está diretamente relacionada com Arquitetura e Urbanismo, além disso, cria diversas possibilidades de interação com a natureza. A finalidade de um projeto paisagístico é sempre de melhorar o bem estar e a qualidade de vida de quem frequenta o espaço em questão.

existem diversas áreas em que arquitetura e paisagismo caminham lado a lado:

Arquitetura paisagística: busca

soluções para espaços urbanos levando em consideração todos os aspectos dos locais.

Arquitetura de interiores: atua e desenvolve projetos para criar ambientes agradáveis e capazes de proporcionar o bem-estar humano.

espaços públicos e privados: conforto e bem-estar de todos que circulam nas áreas comuns. Projetos podem ser implementados em locais públicos e privados, como residências e empresas.

Paisagem e ambiente: intervenções no cenário urbano, em seus espaços livres, voltada principalmente à valorização das áreas verdes.

Além delas, hoje há também uma tendência do paisagismo se voltar à sustentabilidade, a partir da utilização de materiais que cola-

borem a favor da preservação do meio ambiente, em projetos esteticamente belos, mas pensados para evitar o desperdício, a poluição e a utilização desenfreada de recursos naturais.

Um projeto paisagístico vai para muito além da beleza e do apelo estético, pois trabalha com o uso das formas, volumes, dimensões, cores e aliados à função específica de cada espaço. Um projeto criativo e encantador incorpora assim os recursos de criação específicos da arte, com o compromisso de ser viável e atendendo à função e desempenho próprios da arquitetura e engenharia.

As técnicas de paisagismo na arquitetura são parte da definição de o que é paisagismo na prática. elas são elaboradas para que o profissional tenha um olhar construtivo sobre solo, terra, ambiente e construções ao redor da área em que ocorrerá a intervenção paisagística. essas técnicas de paisagismo vão desde de criar um jardim suspenso ou vertical, até pensar em como plantas para áreas internas podem se adequar a determinados espaços.

32 | Vitti | revistavitti.com.br
Credito Fotos: site CP Paisagismo

@luciana_admobras

lucianac.marques@icloud.com

Eng. Civil CONTATO
LUCIANA MARQUES
(12) 98118-4522

PANTONE

COMO A COR DO ANO É ESCOLHIDA?

Uma entrevista com Laurie

Vicepresidente do Pantone Color

Quem decide a Cor do Ano Pantone?

Para chegar à conclusão da escolha a cada ano, um time global de experts em cores do Pantone Color Institute busca e filtra novas influências e cores ao redor do mundo. Isto pode incluir pesquisar a indústria do entretenimento e produção de filmes, coleções e exposições de arte que viajam pelo mundo e novos artistas, a moda e todas as áreas do design, destinos aspiracionais e viagens, novos lifestyles, playstyles ou escapadas prazerosas, assim como boas condições socioeconômicas. Influências também podem transpirar através das novas tecnologias, novas matérias-primas, texturas e efeitos que impactam na questão da cor, plataformas de mídias sociais relevantes e eventos esportivos por vir que capturem a atenção do mundo inteiro.

Qualquer coisa e todas as coisas que acontecem em nossa cultura durante o ano todo podem influenciar as nossas escolhas da Cor do Ano Pantone para o ano que vem, sendo o resultado de uma nova fonte a cada ano, trabalhamos a partir de um peso diferente a cada ano, dependendo daquilo que estiver acontecendo em nossa cultura naquele momento. Por exemplo, se voltar-

mos atrás no tempo uns 15 anos, a tecnologia ainda tinha um papel infinitamente menor. Hoje em dia não é mais assim. Gaming, mídias sociais, realidade aumentada ou AR e design físico são em si influenciados pela nossa tecnologia e aquelas cores que podemos acessar em ambiente digital.

Por que a Pantone escolhe a Cor do Ano? Em outras palavras, o que faz do Pantone Color Institute a autoridade global das cores?

Pantone é o business das cores. Desde 1963, Pantone apresentou soluções para cores e para todas as possíveis necessidades em termos de cores. Hoje em dia a linguagem de cores Pantone é usada por designers no mundo todo para acessar tendências de cores, comunicar escolhas de cores e controlar a consistência das cores através de cada superfície, textura, matérias-primas e acabamentos possíveis.

Fundado em 1985, o Pantone Color Insitute educa, inspira e promove a fluência na linguagem das cores. Leatrice Eiseman , diretora executiva, que ajudou

a dar o start no Pantone Color Institute , tem um sólido background em cores, design e psicologia. O estudo contínuo de preferências de cores que ela conduz em pesquisas através do Pantone Color Institute, servem como os pilares para quem somos e para o que fazemos.

Laurie, conte para a gente como o processo se inicia? Quando começou a Cor do Ano Pantone?

O Pantone Color Institute criou em 1999 o primeiro programa educacional Pantone Cor do Ano para engajar as pessoas da comunidade do design e entusiastas da cor mundo afora, a fazer discursos ao redor da cor. Queríamos chamar a atenção para o relacionamento entre a cultura e a cor. Queríamos alertar a nossa audiência para o fato que a cultura global se expressa e se reflete através da cor. Esse processo de pensamento ainda nos motiva tanto quanto já nos motivava em 1999. Esta é uma das maiores razões por que, a cada ano, tantos ao redor do mundo se antecipam para conhecer o anúncio da Cor do Ano Pantone.

34 | Vitti | revistavitti.com.br
Fonte: Pantone.com.br
Credito Fotos: site pantone.com.br

Perfil Isabelle Tuchband

plástica pode ser contada a partir de 1986, ano em que deixa taubaté para estudar Artes Plásticas em São Paulo, na Faculdade Santa Marcelina. Dois anos depois, ela parte para a França, onde cursa artes plásticas na École nationale supérieure des arts décoratifs, no Museu do Louvre, em Paris.

Nascida em taubaté no ano de 1968, i sabelle tuchband é filha do pintor francês e mile tuchband e Marlene tuchband. Cresceu entre telas, pincéis e as tintas do ateliê do pai e, segundo ela própria, “aprendendo a ver o mundo com as cores da arte”. “Meu pai me ensinou a amar as pessoas e as diferenças. Me ensinou a compartilhar, por isso gosto de dançar, pintar e mostrar meu mundo, hoje com a facilidade das redes sociais, uso muito meu instagram para isso. g osto de levar alegria para as pessoas com a arte, as cores e a energia que delas emana.”, diz isabelle. Seu pai emile tuchband nasceu em Paris e veio para o brasil com 23 anos de idade. Antes de adotar sua nova nação, trabalhou na França como auxiliar do renomado artista Marc Chagall na elaboração do teto da Ópera de Paris. A trajetória de i sabelle tuchband como artista

em 1989, isabelle retorna ao brasil e inicia uma prolífica carreira produzindo telas e cerâmica, e se estabelece no cenário das artes plásticas a partir da inauguração do Atelier Cité, em São Paulo, numa parceria com a artista plástica Verena Matzen, com quem viria a construir uma relação muito próxima.

“Verena é parceira de uma vida toda para mim. Nos conhecemos em Paris, onde estudamos juntas e depois dividimos nossas histórias como artistas e cultivamos uma linda amizade.”, relata i sabelle. Ambas tiveram como mais recente trabalho conjunto uma exposição em homenagem a Paco de Lúcia & Ana esmeralda, na Casa do brasil, em Madrid, na e spanha. e StiLo A cor viva é um elemento onipresente na obra de isabelle tuchband. As telas coloridas pintadas de acrílico representam geralmente mulheres, flores e mundos encantados. A artista adora retratar pessoas e famílias e usa também a colagem na superfície da tela. Vasos e pratos de cerâmica fazem parte das coleções da pintora, que aprecia como principal fonte de inspiração para produzir, a música.

36 | Vitti | revistavitti.com.br
"Por que a arte? Porque só a vida não basta"
Pintura de Emile Tuchband

Paulo, e outras comunidades espalhadas pelo brasil.

“A arte fala todas as línguas, é para todos, e transita por todos os lugares. e m momentos como o que passamos na pandemia, temos que saber dançar conforme a música, ajudando quem mais precisa, fazendo o bem. Herdei esse espírito de cooperação do meu pai e fiquei muito feliz em ter podido ajudar de forma direta com a minha arte”, explica.

o substrato que rege a criação de seu trabalho é o culto humanístico renascentista, a glorificação do corpo, das emoções humanas, dos desejos, da afetividade. “ trabalho muito e sou apaixonada pelo meu ofício. o que mais desejo é poder ajudar quem precisa com a minha pintura. Levar fé e esperança para as pessoas é o que me move nessa jornada.”, completa a artista.

e sse comprometimento transcende o abstrato e as obras de isabelle tiveram papel fundamental em uma ação durante o período da pandemia. A artista plástica reforçou sua parceria com o g10 Favelas - bloco de Líderes e empreendedores de i mpacto Social das Favelas - disponibilizando suas obras

com um preço especial e 100% da renda foi revertida para o projeto, que tem como objetivo abastecer famílias de Paraisópolis, em São

e m 2008, i sabelle lançou o seu primeiro livro, “Será que eu sou assim?”, no Museu brasileiro da e scultura (Mu be) e na Pinacoteca do e stado de São Paulo. Na obra, a artista registra uma espécie de biografia ilustrada, com várias fotos de suas obras, incluindo pinturas, esculturas e cerâmicas, intercaladas com fotos dela própria em fases distintas de sua vida, contando assim, o que isabelle fazia à época.

Sua carreira também está registrada num segundo livro, “Atelier Cité - Paixões Declaradas”, lançado em 2011 em parceria com a amiga e Verena Matzen. A obra conta por meio de fotos e obras a história do Atelier Cité, fruto da grande amizade e parceria entre

as duas artistas.

Sua trajetória em exposições iniciou em 1992, dentro do projeto São Paulo Para todos, da prefeitura da capital paulista. Ao longo da carreira, colecionou participações em renomadas exposições em diversas grandes cidades do mundo como Paris, Nice, Madrid, beirute, berlim, Lisboa, Rio de Janeiro, Nova York, dentre outras.

SAibA MAiS SobR e A ARtiStA

ACeSSANDo:

www.isabelletuchband.com.br

Instagram: @isabelletuchband

revistavitti.com.br | Vitti | 37

A economia de Taubaté continua a crescer.

Boas notícias para a economia de Taubaté. Após o período de pandemia e a saída de uma grande indústria da cidade, a Prefeitura de Taubaté trabalhou incansavelmente para reaquecer a economia do município e gerar mais renda para a população. Com inúmeras negociações e um excelente faro para bons negócios, Taubaté volta a crescer em emprego, uma nova indústria siderúrgica e mais demanda para as empresas locais. Isso gera renda para as famílias, aumenta o consumo e faz a economia girar com mais força. Assim, todo mundo ganha.

Fotografia por Mariana Letícia
Fotografias por Lucas Nascimento

VAMoS pRodUz IR A VARANdA , A SACAdA

E o jARd IM?

Se essas áreas estão entre os espaços que mais valorizamos na compra ou locação de um imóvel, por que não torná-las irresistíveis? Ainda que muitas sacadas de apartamentos sejam fechadas com vidro por conta do barulho das cidades, a atmosfera de varanda apoiada por um paisagismo adequado, vai trazer o acolhimento que tanto buscamos num projeto. Para definir o layout e a função desses espaços, entram os móveis, que costumo dizer que também atendem áreas externas, mas não se limitam nessa função.

Por que não trazer essa exPeriência Para o dia a dia?

O setor “outdoor” evoluiu muito nas ultimas décadas, e os modelos que antes eram limitados às telas e fibras sintéticas avançaram para a corda náutica, tricô, madeira e elementos como concreto e pedras naturais na composição. As espumas podem ser permeáveis e os tecidos tecnológicos, que não desbotam com facilidade e trazem mais resistência e durabilidade ao conjunto.

O design assinado, além de prestigiar diversos talentos, ainda confere versatilidade aos móveis, razão pela qual eu reforço que também atendem a função externa num projeto.

Na foto, o conjunto de jantar assinado por Maurício Bonfim, bem que poderia figurar num ambiente interno, não acham?

42 | Vitti | revistavitti.com.br
Credito das Fotos: Cacá Bratke

Ombrelones, espreguiçadeiras, mesas de centro com bow para bebidas… O setor dispõe de uma série de recursos que trarão para o seu convívio o charme e o conforto que você pode experimentar num hotel naquela viagem inesquecível, por exemplo.

A madeira - muitas vezes a Teca - marca presença e agrega valor a muitas soluções, mas levanta a questões sobre a durabilidade quando exposta ao tempo. Nesse ponto, vimos que alguns fabricantes indicam produtos específicos para manutenção como ceras líquidas especiais que - sim - garantem a durabilidade do móvel. Na foto, a chaise Oca leva a assinatura do designer Ibanez Razzera, e representou o Brasil na ultima feira de Milão.

Avançando um pouco nas características práticas desses moveis: avalie que tanta resistência e tecnologia no design, tramas e tecidos também podem auxiliar quando temos crianças e pets em casa. Geralmente as mesas e poltronas possuem os cantos arredondados e a lavagem dos estofados é bastante simples.

revistavitti.com.br | Vitti | 43

A ENERGIA DAS CORES PEDRAS, E FONTES

O papel dos minerais na arquitetura e como seus resultados alcançam conexões com a natureza

Referência no Vale do Paraíba, a terapeuta holística e professora na Universidade Holística do brasil, Alessandra gabriel, afirma que quanto maior for a interação do indivíduo com o “todo” melhor será a qualidade de vida, pois assim se cria uma atmosfera favorável ao desenvolvimento e bem-estar geral, levando em conta que não há nada de intrínseco que nos separe do “todo”.

então, quanto mais se aproveitar os elementos da natureza em casa, no escritório e nas áreas comuns através do uso das pedras, cores, luz solar, luz arti-

ficial (Led Rgb) e da água, através da construção de fontes e lagos, é possível conquistar resultados que integram boas vibrações e harmonia estética às necessidades do projeto – fazendo com que esses elementos ganhem espaço em diferentes panoramas e mantenham-se em alta, frisando a importância dos recursos minerais e do contato com a natureza no cotidiano das pessoas, trazendo equilíbrio para o ambiente, corpo, mente e alma.

Seguem algumas dicas para deixar seu ambiente mais leve através do uso das cores, pedras e fontes, segundo a especialista:

VERDE: Segundo a cromoterapia, a cor verde está relacionada à madeira e à natureza, ajudando a acalmar os sentidos e levando equilíbrio emocional. Ela estimula o sistema imunológico e o crescimento.

É a cor ligada à água e, assim como o verde, também é calmante e transmite serenidade. Os tons de azul e verde podem ajudar a acalmar a dor e estimular a criatividade, assim como a harmonia entre corpo e mente, por isso também é bastante utilizada na decoração de quartos, escritórios e consultórios médicos podendo ser ótima para decorar o quarto de crianças, bebês e ambientes que precisam de tranquilidade.

AS CORES E SEUS SIGNIFICADOS.

VIOLETA: O violeta (ou lilás) está ligado à espiritualidade e à harmonia dos órgãos do corpo. Para a cromoterapia, essa também é a cor da purificação, que transforma energias negativas em positivas, mas quando utilizada em excesso ou em tonalidades escuras leva a introspecção. Os tons de violeta podem ser utilizados em todos os cômodos, pois é uma cor que faz muito bem a saúde.

VERMELHO: É a do fogo, é estimulante e relaciona-se com a vida e a força, pois atua no sistema circulatório, acelerando o fluxo sanguíneo. O vermelho estimula relacionamentos afetivos e a sensualidade, além de revigorar a coragem e a força de vontade, sendo utilizado na decoração para aumentar a vitalidade dos ambientes.

AMARELO: Se relaciona à terra e a luz do sol. Alegre e estimulante é uma cor animadora, que inspira e estimula o raciocínio e sabedoria atuando diretamente sobre as atividades mentais, além de ajudar a limpar as impurezas do sistema linfático e fornecer energia para as funções gastrointestinais.

É alegria e felicidade, pois dá sensação de bem-estar e aumenta a autoestima. O laranja também estimula a comunicação e o apetite e é indicado para a decoração de restaurantes e cozinhas. No entanto, quando presente em excesso no ambiente, esta cor pode levar a rebeldia e ao descontentamento.

48 | Vitti | revistavitti.com.br

Já as pedras naturais e cristais podem ser usados na decoração ou na composição de pisos e paredes, e ainda assim trarão os mesmos benefícios:

AMETISTA: Energeticamente, é excelente para processos de transmutação de energia, quando precisamos sair dos estágios de energia baixa (ou negativa) para vibrar mais alto (energia positiva). Também ajuda a combater o estresse, os medos variados e é boa para quem tem insônia, porque acalma e ajuda na indução do sono.

QUARTZO ROSA:

Trabalha o perdão, o amor em todos os níveis e a autoaceitação. Excelente para trazer paz aos ambientes, oferece atmosfera amorosa e pacífica.

QUARTZO VERDE:

É a pedra da saúde. Possui efeito calmante, auxilia no tratamento de diversos tipos de doenças e traz alegria.

ÁGATA:

é uma pedra de equilíbrio energético, cura física, vitalidade e proteção espivritual. Ela tem grande poder de cura, equilibra e energiza os Chakras, revigora o corpo, ajuda a despertar a nossa força interior e transformar energias negativas em positivas, melhorando a energia dos ambientes e protegendo o nosso campo de energia pessoal.

TURMALINA NEGRA:

Conhecida como a pedra da proteção, é poderosa no combate às energias negativas, principalmente, pensamentos e inveja. Ela nos livra de medos e transmuta a negatividade.

TURQUESA:

Potencializa a energia individual e a irradia ao mundo externo. Consequentemente, nos ajuda a estar mais em sintonia conosco e com os demais. Também é usada por quem precisa solucionar problemas e se expressar melhor.

FONTES DE ÁGUA: UTILIDADES E VALORES NA DECORAÇÃO

Internas ou externas, as fontes adicionarão beleza instantânea ao seu ambiente e funcionam como umidificadores naturais e estimuladores de rejuvenescimento e equilíbrio emocional. As fontes internas umidificam o ar e também podem ajudar as plantas e flores de interior, adicionando a umidade extra que é perdida quando o tempo está seco ou há uso de ar-condicionado. Outro ganho das fontes é proporcionar, através da água corrente, o alívio que precisamos, relaxando o corpo e equilibrando o ambiente. Assim, são ótimas escolhas para quartos, escritórios, jardins ou pátios.

E agora que você conhece as ações e funções das cores, das pedras e da água na decoração e no seu corpo, qual combinação você irá escolher para seus ambientes?

Consulte um terapeuta e profissionais qualificados, e bom uso!

Namastê!

revistavitti.com.br | Vitti | 49
GABRIE l Terapeuta Holística Spa luz e Vida @alessandragabriel_spaluzevida (12)
AlESSANDRA
99116-6671
Fotos: Pixabay

Lar, doce lar

Confira um manual com dicas bem práticas para te ajudar a manter a casa limpa e organizada sem sofrimentos Da

Você já parou para pensar sobre sua rotina de limpeza e de como sua família lida com essa questão? Muitas vezes as dificuldades para manter a organização e a impressão de que a casa nunca está arrumada têm origem nessa falta de uma simples sistematização dos hábitos.

Uma das barreiras mais comuns que impedem a otimização da rotina de limpeza é a ideia de que é preciso ter um dia determinado para limpar absolutamente todos os espaços. Não se prenda a isso. Um volume muito grande de tarefas nem sempre é viável para o tempo disponível no dia. Prefira adotar pequenos gestos diários e envolvimento de todos que vivem na casa são suficientes.

Um primeiro passo é criar uma rotina de limpeza e organização. Comece separando 15 minutos diários para alguma tarefa de cuidado com a casa. Aumente esse tempo de acordo com a sua disponibilidade. Não se prenda à necessidade de limpar e arrumar a casa toda de uma vez. Fazendo aos poucos, a casa logo entrará em uma rotina de organização.

incremente essa rotina de limpeza com um cronograma, listando todas as tarefas domésticas que devem ser realizadas. Determine os dias e os horários que serão dedicados à limpeza e à organização. organize o calendário consi-

derando o tempo necessário para cada função.

Lave louças a cada refeição. Parece chato, mas a dica mais importante é o clássico “usou, lavou”. Se todos os moradores estabelecerem a rotina de limpar o que sujaram após o uso, ajuda a evitar o aumento de itens que devem ser lavados nas refeições.

Crie o hábito de arrumar a cama todos os dias após se levantar. É comum que essa tarefa seja deixada de lado por muita gente, mas ela traz uma boa sensação de organização para os quartos. Além disso, é uma ferramenta prática para evitar o acúmulo de poeira na cama, e consequentemente proteger de alergias e problemas respiratórios.

Não acumule. Você tem o hábito de avaliar se os objetos guardados são realmente necessários? o acúmulo de itens dificulta a orga-

nização, porque traz dificuldades para conseguir armazenar tudo de forma adequada. Separe um tempo para verificar o que está guardado, definindo o que você usa, o que pode ser doado ou vendido e o que deve ir para o lixo.

Aposte em organizadores. eles podem ser adotados em todos os lugares: guarda-roupas, geladeira, estantes etc. existem vários modelos disponíveis no mercado: caixas com divisórias; prateleiras; gaveteiros; suportes e ganhos.

b enefícios de uma casa limpa e arrumada: diminui os níveis de ansiedade e estresse; melhora o sistema respiratório; otimiza o tempo e traz praticidade para o dia a dia; ganho de espaço; torna sua casa agradável para socialização com outras pessoas; melhora o visual dos ambientes da casa, afinal cada coisa estará em seu lugar, trazendo aquela deliciosa sensação de paz.

50 | Vitti | revistavitti.com.br
Foto: Depositphotos
Redação

DESIGN DE INTERIORES

Como organizar os quadros?

Criar um espaço aconchegante, independente dos estilos, pode ser um desafio.

Parte dessa empreitada na decoração de ambientes está na escolha e organização dos quadros no ambiente. Eles podem seguir inúmeras configurações, mas o importante é que entrem na harmonia

do espaço, seja ele residencial ou comercial. A aplicação de cores, a iluminação e a escolha do ponto certo são decisivas no resultado final.

Selecionamos alguns exemplos de distribuição de quadros e os diferentes efeitos alcançados.

Confira!

SIMé TRICO: os quadros, são organizados de acordo com o tamanho, obedecendo o mesmo espaçamento e alinhados de forma que se crie um quadrado. Esse efeito dá o sentido de organização ao ambiente.

ALEATóRIO: embora ocupem um espaço delimitado, nessa disposição ficam mais livres e marcam o contraste do organizado com o despojado. Repare que orientação e tamanho ficam em órbitas distintas.

GRA dATI vO: Repare que essa configuração está por ordem de tamanho e segue a ordem de leitura (da esquerda para a direita e de baixo para cima).

BôNuS: caixotes, vasos de plantas, letreiros, pratos entre outros adereços podem compor o ambiente da mesma maneira dos quadros e também podem ser organizados para alcançar determinados efeitos. Observe também a iluminação.

Foto: site pexels
Da Redação

VIVA MAGENTA 18-1750

A COR DO ANO DA PANTONE

Da Redação

Viva Magenta 18-1750, essa é a cor que a Pantone escolheu em 2023 como reflexo de uma tendência de estilo de vida mundial. e ssa tonalidade vibra forte e com energia. Segundo a empresa, é uma cor enraizada na natureza, descende da família dos tons vermelhos e vem expressando um novo vigor. Viva Magenta é corajosa e destemida, uma cor pulsante, cuja exuberância impulsiona a celebração, alegria e otimismo, escrevendo assim uma nova narrativa.

“Nesta era repleta de tecnologia,

procuramos nos inspirar na natureza e naquilo que é real. PANto N e 18-1750 Viva Magenta descende da família dos tintos e foi criado inspirado no vermelho da cochonilha, um dos corantes mais preciosos do mundo, pertencendo à família dos corantes naturais, sendo um dos mais fortes e brilhantes que existem no mundo. enraizado no que é primordial, PANtoNe 18-1750 Viva Magenta nos reconecta à matéria original. invocando as forças da natureza, PAN to N e 18-1750 Viva Magenta galvaniza nosso espírito, construindo e fortale -

cendo o nosso interior.”Leatrice eiseman

Diretora Executiva, Pantone Color Institute Foto: site pantone

Formatura Medicina: os pais Vanuza e Paulo comemorando a conquista junto a filha Paola.

Mariana, Isabela e Marcela visitaram Maíra e sua família na Suíça.

Viagem

VITTI ACONTECE
O casal Dr. Fabio Tashima e Patricia Berbare curtindo Londres em grande estilo. José Carlos comemora mais um ano com sua família Lucas, Katharine, Gustavo, Geisa, Alex e Victor. Luciana Marques e sua mãe aproveitando descanso em Aracaju Sérgio Victor, Laila e seus filhos em Paraty para o casamento dos primos Marcel e Luana. especial:
A I Lu MINAçãO TRANSFORMA AMBIENTES, seja comercial ou residencial, a ELMAX , com dez anos de atuação, conta com equipe especializada e capacitada para viabilizar seu projeto. Avenida Emilio Winther, 1005 Jardim das nações - Taubaté SP (12) 3624-2200 @elmaxtaubate

Carmen, Renato, Diego Magalhães, (presidente da Liga), D. Sylvia,Sylvio e Teca. Família homenageada na Final do 34º torneio Renato Braga, campeonato de futebol amador taubateano.

Dr. Alexandre Scherma comemorou seu aniversário de 50 anos com familiares e amigos no Amadeus Cristal Palace.

Foto 01 Dr Alexandre Scherma

Foto 02 Leila , João, Gustavo, Alexandre, Aline e Anelise

A arquiteta Fernanda Patrão comemorou seu aniversário de 40 anos entre amigos e familiares em Taubaté

Dani, Ana Flávia e Maris promoveram uma noite exclusiva para mulheres para comemorar o mês da mulher. Foto: Luiza Carelli

Viagem em família: Dr. Mauro, Claudia e Patricia em Portugal.

@ t o p o h e n g e n h a r i a
VITTI ACONTECE

OComercial Mantiqueira se formou com o objetivo de oferecer materiais para construção civil com preços competitivos sem fugir da qualidade dos materiais e eficiência do atendimento e entrega.

Crescendo a passos largos desde a sua inauguração em 2010, o Comercial Mantiqueira vem contrubuindo com o crescimento da cidade de Taubaté e região. Resuldado disso, hoje o Comercial Mantiqueira é referências quando o assunto é preço baixo, eficiência e qualidade, e nada disso seria idealizado se não tivessemos como missão contribuir para o desenvolvimento de uma sociedade mais justa e realizada.

Somos uma empresa inovadora e estamos sempre investindo para atender nossos clientes com comodidade, apresentando soluções baseadas em produtos úteis, modernos e qualidade.

Nossos clientes contam também com uma equipe formada por profissionais altamente capacitados e preparados para oferecer a melhor solução e produtos para a construção do seu sonho.

Nossa Visão é ser uma empresa inovadora, apresentando soluções baseadas em produtos úteis e modernos, que antecipem a necessidade de nossos clientes. Ser uma equipe capaz de geral, desenvolver e entregar os melhores produtos para construção civil. Temos como Missão ser uma empresa referência no ramo de fornecimento de materiais para construção civil, contribuindo para o desenvolvimento da sociedade. Os nossos Valores é ter ética, transparência e respeito aos nossos clientes com comprometimento, rapidez e eficiencia na entrega dos nossos produtos, com preços justos e éticos.

"DepósitoMantiqueira,aoseuladoemtodaobra!"
Marina Ayello e Marcos Tadeu curtindo o frio e paisagem da Suíça Maria Eugênia e Jomar de férias em Vail nos Estados Unidos Rebeca Menezes recebe Ana Lucia Abud em sua loja em Taubaté. Maily Banzi comemora aniversário com familiares em Paraty. Foto 01 - Audrey e Maily Foto 02 Wilian e Maily
VITTI ACONTECE
Reinaldo Carneiro Bastos casa sua filha Laura em cerimônia no Iate Clube de Santos em São Paulo

Coquetel de pré lançamento do Mercadão Gourmet Taubaté realizado no Q Emporium.

Fotos Lucas Nascimento

Podium Center

Taubaté

Revitalização que aConteCeu este ano em taubaté, tR azendo um novo loCal PaR a Cidade.

Sob nova administração, o Podium Center, está localizado ao lado do taubaté Shopping, foi remodelado e ficou bonito, transformandose em um ponto referência na cidade. Sucessivas melhorias estão acontecendo no espaço, tornando este ambiente ponto de encontro para o povo do Vale do Paraíba. empresas de destaque estão no Podium Center. Do ramo de construção, tem a Decolors e a Spazzio (especializada em eletrodomésticos de 1º linha), de alimentação, tem a melhor sorveteria, o melhor restaurante e o melhor hambúrguer da cidade, ou seja, Amici Gelato, La Maddalena e Usburger em um só lugar! Além da consagrada marca Pizza Hut, que também já aportou no strip center.

o local ainda conta com uma linda praça central, com mobiliário urbano cool e confortável para confraternizar seus clientes.

o foco do centro é atrair empresas do setor de construção, alimentação de primeira linha e educação.

Uma escola de idiomas Cele Idiomas foi a percursora de tudo isso e a última novidade é universidade Uniasselvi, líder no país em educação a distância.

Além disso, ainda tem um espaço para beleza , o salão Puraestima e uma loja de nutrição esportiva, a Academia do Suprimento brevemente mais 2 pontos estarão disponíveis, numa fase de ampliação. Com localização ímpar, o espaço conta com 70 vagas de estacionamento. A fins de comemorar a chegada do setor educacional , um grande mural com grafite do lendário Mazzaropi, foi estampado pelo artista Lucas nas paredes da praça central.

Em clima de carnaval, a Revista Vitti em parceria com Ristorante Santo Piatto e Armazém 82, promoveram no dia 10 de fevereiro no Espaço Édera o tradicional CarnaVitti.

O embalo da noite ficou por conta de Banda Oppus, BandaBala, Dj Marcelo Boto e Bateria Furiosa.

Essa noite rendeu muitos cliques dos fotógrafos Lucas Nascimento e Luizinho Lanches.

Esse evento tão esperado no calendário regional contou com o patrocínio:

Rua XV de Novembro, 665 - Centro - Taubaté 12 99667 0706 12 3624 5149
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.