23 minute read

NEGÓCIOS, OTIMISMO E ESPERANÇA: COLOMBIATEX 2022

NEGÓCIOS, OTIMISMO E ESPERANÇA: COLOMBIATEX 2022 DEU INÍCIO AO ANO ATIVANDO A INDÚSTRIA DA MODA

A34ª edição da Colombiatex de Las Americas aconteceu de 25 a 27 de janeiro último na cidade de Medellin, Colômbia. Este evento é o mais importante ponto de encontro da indústria da moda na America Latina para fazer negócios , onde as tendências da moda , sustentabilidade e tecnologia são evidentes: além disso os profissionais da indústria se reuniram em torno de espaços de conhecimento para entender o presente e o futuro do Sistema de Moda.

Advertisement

O evento aconteceu fisicamente sob rigorosas medidas de biossegurança ,tais como uso de máscaras , estaçoes de higienização das mãos e apresentação completa de vacinação, ponto de teste Covid para os visitantes que precisavam retornar ao seu país de origem.

Participaram 400 expositores de países como a Colômbia , Brasil, Índia , Itália , Alemanha e Turquia , e mais de 10000 compradores da América Latina e dos Estados Unidos, que se reuniram para fazer negócios e atender a alta demanda em categorias como têxteis,suprimentos, máquinas e produtos químicos.

A Colombiatex 2022 chegou em um momento em que o Sistema de Moda está experimentando resultados extraordinários devido ao crescimento da demanda. Em 2021, o consumo desta categoria cresceu 21% em relação a 2020 e 5% em relação a 2019. Além disso, as exportações de moda do país cresceram 27% em relação a 2020 e 2% em relação a 2019.

“O Sistema de Moda começa o ano 2022 celebrando boas notícias com a Colombiatex de las Americas, onde uma atmosfera de negócios e dinamismo foi respirada entre os empresários, que aproveitaram o evento para aumentar ainda mais as oportunidades de mercado. A Inexmoda projetou um crescimento de 5% nas despesas de moda na Colômbia este ano, continuando o caminho de crescimento do Sistema de Moda”, disse Carlos Eduardo Botero Hoyos, Presidente Executivo da Inexmoda.

A moda também foi experimentada através de encenações e cenários que destacaram a importância dos gráficos, ilustradores na moda e a economia alaranjada. É por isso que, mais uma vez, a Inexmoda deu lugar ao Mercado Gráfico, um espaço realizado em aliança com o SENA e a Artextil, onde 7 artistas gráficos e ilustradores ofereceram os seus desenhos aos compradores.

O Trends Forum exibiu amostras têxteis, fornecimentos e realizou 15 conferências, que reuniram 1.500 pessoas.

A SUSTENTABILIDADE E A TECNOLOGIA DEFINEM A TENDÊNCIA DO MERCADO

O evento continuou o seu compromisso com iniciativas sustentáveis através da Rota da Sustentabilidade, onde 100 marcas participaram e apresentaram cinco grandes tendências de sustentabilidade no negócio da

DELTA

moda: água limpa e saneamento; acção climática; inclusão social; energia acessível e não poluente; e produção e consumo responsáveis.

O empenho da Inexmoda em implementações tecnológicas na indústria da moda reflectiu-se no novo Fórum Tecnológico em aliança com a Ruta N, que na sua primeira edição teve a participação de oito empresas e nove conferências que os participantes da feira classificaram em 4,75 de 5, a mais alta classificação do evento. As apostas tecnológicas do espaço, como o design digital, a moda no metaverso, o controle de produção e a automatização.

ESPAÇOS DE CONHECIMENTO SEM FRONTEIRAS

O conhecimento é o compromisso da Inexmoda em fortalecer o textil empresarial. Como parte do evento, o Pavilhão do Conhecimento Inexmoda-Sapiencia empenhou-se na partilha do conhecimento através de 24 conferências de acesso livre. O evento contou com a presença de quase 2.000 pessoas pessoalmente e durante os três dias foram feitas quase 50.000 reproduções em linha.

O evento contou com oradores de países como a Colômbia, Estados Unidos, Argentina e Holanda, mostrando a globalização e diversidade do evento como marca principal. Com dinamismo e grandes oportunidades de negócio, encerra-se a 34ª edição da Colombiatex de las Americas, evento que abre o calendário de feiras de 2022 da Inexmoda, que continua com a realização da Heimtextil Colômbia de 26 a 28 de Abril e da Colombiamoda + Colombiatex a realizar de 26 a 28 de Julho. Além disso, o instituto continuará o seu trabalho de transformação de empresários e empresas através dos programas de transformação empresarial que desenvolve em conjunto com diferentes parceiros na Colômbia.

EMPRESAS COMEMORAM BONS NEGÓCIOS NA COLOMBIATEX 2022

A Cedro Têxtil apresentou no Colombiatex 2022 pela primeira vez ao mercado internacional a sua mais recente coleção, Reflexos. Segundo Alessandra Leonel, gerente de exportação da companhia, desta vez a expectativa é que o interesse dos compradores extrapole a tradicional busca pelos artigos elastizados. “O stretch vem sendo há muitos anos a prioridade de compra, mas ao longo de 2021 os artigos rígidos tomaram espaço e foram responsáveis pelo maior percentual de venda, principalmente no denim. Em relação a tingimentos, a preferência sempre é pelos tons azuis e estamos otimistas com as possibilidades que vamos apresentar com a nova coleção”, explica Alessandra, que se refere, em especial, aos dois novos tingimentos presentes na coleção: Blue Gum e Top Azulado.

DELTA

Além das novidades no segmento Jeanswear, a Cedro Têxtil levou todo o seu portfólio Workwear. A Colombiatex foi a primeira oportunidade de apresentar presencialmente o AM-V, um acabamento antibacteriano, antifúngico e antiviral que pode ser aplicado a diversos tecidos. Criado para atender a nova demanda por tecidos com proteção contra o coronavírus, o acabamento também age contra as bactérias Staphylococcus, Escherichia, Klebsiella e contra o fungo Cândida albicans.

Dermatologicamente testado e hipoalergênico, o AM-V foi testado no ICB – Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (USP) e segue as normas ISO18184, de avaliação da atividade viral e AATCC 147, de avaliação da atividade microbiana. A eficácia é comprovada: ele inativa a SARS-COV-2 com 99,8% de eficiência, a partir de dois minutos, podendo apresentar uma pequena variação dependendo do tecido. “A vestimenta do futuro é sustentável e aliada a funcionalidades. Por isso, a Cedro pesquisou, testou rigorosamente e, agora, chega ao mercado com um produto com altíssima eficiência, desenvolvido a partir da tecnologia nacional”, finaliza Renata Garcia Parsia, gerente comercial Workwear da Cedro Têxtil.

A Santista Jeanswear veio com as novidades de 2023, onde apresentou novidades com tecidos Super Premium, que incluem mistura com modal, excelente toque, conforto e com tingimento Lazuli, proporcionando o azul mais intenso do mercado, além de novidades em artigos Super Stretch e 100% algodão. Diversas outras novidades da Santista foram apresentadas na Colombia Tex 2022.

A nova coleção buscou atender todos os gostos, idades, gêneros e gerações com artigos versáteis e com o DNA de sustentabilidade da marca, divididos entre as linhas: • ICON: Os tradicionais 100% algodão compõem o mix dos icônicos denims, com o lançamento FRANK. • FREE: Tecidos que inovam os padrões de elasticidade do mercado e uma seleção do Tri-blend Technology®, garantem máxima forma e recuperação, com lançamentos como LIKE, SLIME, PUSH UP LIGHT, TAYLOR TRIBLEND e mais. • FLATS: Sarjas para jeanswear prontas para receber as cores da sua coleção. • COLEÇÃO CÁPSULA: Tecidos premium, nos lançamentos PERRY e VINTAGE.

A inspiração para a estação foram as três tendências: os Phydital Ravers, Criadores Coletivos e os Ex-

Jeanologia

ploradores Enraizados, cada uma com histórias e cores próprias que auxiliam a entender mais sobre os trends para a próxima estação.

A Jeanologia , empresa espanhola lider no desenvolvimentode tecnologias sustentáveis e eficientes apresentou um novo modelo operacional para produzir sob demanda com zero desperdício. Graças à integração de suas tecnologias, consegue produzir digitalmente, sem poluir ou aumentar os custos, conectando designers, produtores e consumidores. Com o teste LSF e o eDesigner, é possível trabalhar digitalmente no projeto de acabamento, obtendo a aparência desejada e lavando para uma produção 100% ecológica sob demanda. Apresenta pela primeira vez na Colômbia sua tecnologia Colorbox disruptiva, a alternativa mais sustentável e eficiente para o tingimento de peças de vestuário.

Segundo Jesús Blay, Gerente de Área da empresa na América Latina: “graças à integração de todas as tecnologias da Jeanologia, uma transformação completa da indústria têxtil colombiana é possível dentro de nosso compromisso de alcançar nossa MissãoZero: a eliminação de 100% do desperdício gerado na fabricação e acabamento de Blue Jeans do tecido até a peça final, reduzindo o uso de água a quase zero e devolvendo água limpa à natureza”.

O novo modelo operacional que Jeanologia coloca à disposição da indústria têxtil colombiana integra todas as tecnologias da empresa, desde laser, ozônio G2, eflow, Smart Boxes e o primeiro sistema de reciclagem de água H2Zero, para produzir digitalmente, sem poluir ou aumentar os custos, conectando designers, produtores e consumidores. Ela proporciona cinco benefícios fundamentais para a indústria têxtil: são eco-eficientes, neutros em termos de custo, escaláveis, ágeis e digitais. Além disso, com o teste Light Sensitive Fabric (LSF) e o software de design eDesigner, o design do jeans pode ser projetado digitalmente, obtendo o visual desejado e levando para uma produção 100% ecológica.

A Jeanologia também apresentou sua revolucionária tecnologia de tingimento que transforma os métodos tradicionais de tingimento, tornando-os mais sustentáveis, eficientes e rápidos.

O processo de tingimento é uma das práticas mais poluentes na indústria da moda, além de envolver altos custos de produção. Jeanologia, com sua linha Colorbox, oferece soluções tecnológicas avançadas, fáceis de manusear e gerenciar, cuidando das pessoas e do planeta, garantindo o melhor resultado do produto ao menor custo de produção e com o mínimo impacto ambiental.

DELTA

Cedro Têxtil

A Vicunha, multinacional brasileira referência em soluções jeanswear, apresentou seus últimos lançamentos em jeans, com artigos em denim e denim colour. Entre as novidades que foram expostas no evento, estão a linha Hemp, com tecidos tecnológicos à base de Cânhamo, uma das fibras naturais mais sustentáveis do mundo e demais lançamentos como Zéfiro, um denim de peso intermediário, San Andres, que leva linho em sua composição e é ideal para looks de alfaiataria casual; o denim Lila, que possui o diferencial de extreme power, já que conta com 54% de stretch em sua composição e Roterdam e Positano complementam os lançamentos, entregando um visual confortável e de muito movimento.

Além disso, as últimas tendências apontadas pela Vicunha também foram discutidas de maneira consultiva com os visitantes que frequentaram o estande, seguindo o modelo de negócio One Stop Shop da empresa, que propõe oferecer soluções integradas ao mercado jeanswear.

“Em 2021, nós crescemos 25% em vendas na América Latina, atingindo importantes mercados da Colômbia, Peru, Equador, Argentina, México, Paraguai, Chile, entre outros. Para este ano, temos expectativa de um crescimento ainda maior, através dos serviços agregados e de produtos versáteis que atendem os desejos dos nossos clientes finais. Por isso, voltar presencialmente em um evento tão grande é importante para nós mostrarmos a qualidade, inovação e sustentabilidade do jeans Vicunha e uma grande satisfação”, comenta German Silva, Diretor Executivo Comercial e de Marketing da Vicunha. Além de serviços digitais, a empresa também investe em processos e atividades que visam a redução do impacto ambiental e contribuem para a sustentabilidade na cadeia como um todo. Um exemplo é o projeto Pegada Hídrica Vicunha, pioneiro em mapear o consumo de água do ciclo de vida de uma calça jeans no Brasil, onde a fabricante possui importantes operações fabris, e medir o impacto hídrico em todas as etapas da cadeia, do plantio do algodão ao consumidor final.

A Canatiba abriu as portas da sua ‘casa’ para os clientes internacionais da empresa na Colombiatex 2022. Nesse que é o mais importante evento têxtil da América Latina, a tecelagem espera continuar na rota sustentável de crescimento no mercado internacional.

Mantendo os protocolos sanitários, a empresa construiu seu stand com a estrutura de uma casa, das mais hospitaleiras, com paredes em madeira, onde recebeu os visitantes com a expectativa que é a marca deste 2022: o fortalecimento e a humanização das relações em toda a cadeia produtiva.

A Canatiba dividiu o atendimento em três frentes. O denim – carro-chefe e vanguarda em tecnologia, sustentabilidade e inovação. A linha de tecidos Special Fabrics – com os tecidos PT, color e estampados. E a linha de Utilitários, que reúne as bases desenvolvidas especialmente para a uniformização.

A tecnologia DEMAX, que alia o conforto térmico a um toque extremamente macio, com alto stretch e manutenção da forma, está entre as apostas da companhia para o mercado internacional.

Entre os destaques o Alepo demax (9Oz; 97,00% CO; 3,00% PUE), Audácia demax (11Oz; 97,00% CO; 3,00% PUE), Triple Dry (9,5Oz; 64,00% CO; 22,00% PES; 11,00% CV; 3,00% PUE) e o Trincado Megaflex (11Oz; 99,00% CO; 1,00% PUE).

Para o mercado de workwear, a Canatiba estreia com anos de estudo em tecnologias de acabamentos e tingimentos capazes de atender a esse segmento tão exigente e maduro, com a melhor performance.

Entre as bases 100% algodão os destaques foram o Utilitárius (254 g/m²), com a maior largura do segmento (1,72m) - desenvolvido especialmente para a linha de calças – e o Akira Utilitárius (200 g/m²) – base de camisaria para o mercado operacional. Entre os tecidos mistos de algodão e poliéster, a tecelagem apresenta o Utilitárius Méskla Leve e o Utilitárius Méskla, com uma ampla cartela de cores, excelentes toque, caimento e conforto. Atendendo as demandas mais sofisticadas, para uniformes inovadores, a Canatiba oferece o Delta Utilitárius (170 g/m²; 100% CO) e o Aladim Utilitárius (170 g/m²; 82%CO; 18%PUE).

Mais uma vez a Canatiba leva para o mercado latino-americano a qualidade dos seus produtos e a excelência no atendimento, levando a indústria têxtil brasileira ao patamar de destaque entre os maiores produtores do mundo.

Agenda de referência para o mercado têxtil nas Américas, a Colombiatex 2022 oportunizou negócios entre diferentes nações. Um exemplo é a brasileira Delta Máquinas, especializada em soluções para automação da indústria da moda. Na ocasião, a companhia apresentou seu portfólio, que segundo o CEO Fábio Kreutzfeld, chamou a atenção dos visitantes.

Entre as máquinas de maior sucesso está a revisadeira REV170, uma tecnologia diferenciada que possibilita uma análise de qualidade dos tecidos através de apontamento de defeitos e armazenamento de dados, evitando que os defeitos avancem para os processos posteriores. Nossa solução se destacou no mercado internacional pela qualidade apresentada e aderência ao conceito da indústria 4.0.

O retorno presencial da Colombiatex em 2022 foi visto pela Delta como fator positivo e estratégico para os negócios internacionais, já trazendo resultados neste sentido. “Os negócios prospectados durante o evento ficaram dentro da nossa expectativa, demonstrando uma retomada importante do setor e a oportunidade de fortalecimento da Delta no mercado internacional”, salienta Fábio Kreutzfeld.

Além da revisadeira, soluções como a relaxadeira RLX600 (para relaxamento de malhas diferenciadas), a lavadora de amostras DWM555 (para testes de encolhimento e torção) e a embaladeira automática EWB700 (para embalagem de rolos) estiveram entre os produtos mais procurados.

INOVAÇÕES EM MÁQUINAS TÊXTEIS ANDAM DE MÃOS DADAS NA COLOMBIATEX2022

O primeiro dia da Colombiatex de Las Américas 2022, foi a oportunidade para os empresários expositores, especialistas, compradores e visitantes de se encontrarem novamente com as diferentes dinâmicas do setor têxtil, vestuário e moda; Era também o momento ideal para acompanhar as tendências em termos de inovação material e novos desenvolvimentos em termos de inovação em materiais e novos desenvolvimentos em máquinas têxteis.

Estas novidades vêm para fornecer contribuições valiosas à indústria que hoje mais do que nunca exige diferenciação em matéria prima e otimização do tempo. Em termos de novidades, as fibras naturais, cujos processos de produção estão associados à sustentabilidade, estão fortemente posicionados no mercado, como é o caso da Litofibra, uma empresa líder na distribuição de cânhamo na América Latina. Os benefícios do cânhamo são representados de duas maneiras: a primeira está

associada ao seu impacto ambiental, já que, comparativamente falando, na mesma área onde uma tonelada de algodão é produzida,, três ou quatro toneladas de cânhamo são semeadas e, além disso, este processo reduz consideravelmente o uso de água. O tecido de cânhamo é mais durável do que outras fibras, é naturalmente hipoalergênica, não absorve odores e é termorregulador. Em termos de mercado, o cânhamo é bastante versátil, pois cobre diferentes universos de vestuário, tais como roupas externas, roupas íntimas e calçados.

A Ganga, por outro lado, continua seu reinado no mundo da moda como o tecido de escolha por excelência. Entretanto, os desafios para as empresas têxteis que o desenvolvem são grandes e a Covalan do Brasil entendeu isso. A empresa tem se concentrado em sustentabilidade como fio condutor de seu trabalho, o que é evidente no uso do algodão em suas coleções de algodão BCI (uma organização sem fins lucrativos reconhecida como o programa de sustentabilidade mais importante do mundo para o algodão). Este endosso e certificação garante boas práticas na cultura do algodão e promove o desenvolvimento social e promove o trabalho socialmente justo das comunidades que plantam e cultivam algodão. Da mesma forma, a Denim da empresa é tingida com anilina, ou seja, um corante que não afeta o meio ambiente nem à saúde, pois não possui as impurezas da anilina tradicional. Os têxteis Covalan têm o maior número de selos e certificações ambientais da América Latina.

COLOMBIATEX DE LAS AMÉRICAS 2022 FOI TAMBÉM O PALCO ONDE AS TENDÊNCIAS EM MÁQUINAS.

Agenda de referência para o mercado têxtil nas Américas, a Colombiatex 2022 oportunizou negócios entre diferentes nações. Um exemplo é a brasileira Delta Máquinas, especializada em soluções para automação da indústria da moda. Na ocasião, a companhia apresentou seu portfólio, que segundo o CEO Fábio Kreutzfeld, chamou a atenção dos visitantes.

Entre as máquinas de maior sucesso está a revisadeira REV170, uma tecnologia diferenciada que possibilita uma análise de qualidade dos tecidos através de apontamento de defeitos e armazenamento de dados, evitando que os defeitos avancem para os processos posteriores. Nossa solução se destacou no mercado internacional pela qualidade apresentada e aderência ao conceito da indústria 4.0.

O retorno presencial da Colombiatex em 2022 foi visto pela Delta como fator positivo e estratégico para os negócios internacionais, já trazendo resultados neste sentido. “Os negócios prospectados durante o evento ficaram dentro da nossa expectativa, demonstrando uma retomada importante do setor e a oportunidade de fortalecimento da Delta no mercado internacional”, salienta Fábio Kreutzfeld.

Além da revisadeira, soluções como a relaxadeira RLX600 (para relaxamento de malhas diferenciadas), a lavadora de amostras DWM555 (para testes de encolhimento e torção) e a embaladeira automática EWB700 (para embalagem de rolos) estiveram entre os produtos mais procurados.

No âmbito do evento, as Industrias del Norte se destacaram por ser uma empresa local dedicada ao projeto de máquinas com foco na otimização de tempos e fornecimento de alternativas acessíveis em termos econômicos, cujo processo otimiza o tempo de produção de peças de vestuário sublimadas. Este é o caso da Indústrias Norte, uma empresa familiar com vinte anos de experiência no desenvolvimento de máquinas de sublimação e impressão. Pela primeira vez, eles estão participando da feira lançando uma série de máquinas de alta produção cuja grande novidade é um forno de cura, com tecnologia de quartzo, que permite a sublimação em algodão, denim ou mesmo couro. Um processo que abre as portas aos pequenos e médios empresários para incorporar novos materiais que não sejam sintéticos em processos de sublimação.

Quanto às propostas internacionais, a maquinaria industrial com tecnologia de ponta alemã criada para a tecelagem de peças de vestuário montadas em diferentes técnicas, tais como o Aranês, trabalho aberto, trançados e tecidos de dupla face, entre outras. Embora estes tipos de propostas não sejam orientadas para competir com o trabalho manual, elas estão focadas na otimização dos tempos de produção para marcas médias e grandes que podem produzir uma peça de vestuário simples em trinta minutos.Da mesma forma, as equipes de projeto encontrarão infinitas possibilidades no software, o que, além de incluir uma variedade de tecidos, torna possível a utilização de tecidos diferentes, permite o uso

de alpaca, policarbonato, algodão, poliéster ou fios de nylon de acordo com as necessidades de projeto e programação da máquina.

Com tendências em sustentabilidade, tecnologia e o Dia do Denim em aliança com a Levi’s, a 34ª edição da Colombiatex de Las Américas, a plataforma de negócios mais relevante para a indústria têxtil, de vestuário e de moda nas Américas, continua o cenário ideal para atualizar e compreender os desafios que o Sistema de Moda enfrenta no presente e no futuro do Sistema de Moda voltado para o presente e o futuro.

ENTREVISTA - EDUARDO BOTERO PRESIDENTE DA INEXMODA

A Revista Têxtil conversou, minutos antes do início da Colombia Tex 2022, com o presidente da InexModa, Eduardo Botero. Na entrevista, Botero confirma o sentimento de esperança pelo retorno das atividades presenciais nos eventos têxteis e de moda, e fala sobre o crescimento das exportações, confirmando assim o sucesso na retomada da economia mundial pós pandemia.

REVISTA TÊXTIL - A Colombiatex foi chamada por alguns expositores brasileiros, “O evento do retorno”. Qual é a responsabilidade de você reabrir o calendário de eventos têxteis no mundo com uma edição focada no formato presencial em vez do formato híbrido, como era em 2021?

EDUARDO BOTERO - É uma grande responsabilidade para a indústria da moda poder organizar a Colombiatex e torná-la novamente o ponto de encontro de expositores e compradores, mas também uma imensa responsabilidade para os participantes devido à situação da COVID que o mundo está vivenciando. Temos trabalhado duro em ambas as frentes para esta edição de 2022.

RT - Segundo os números publicados, a Colombiatex receberá 400 expositores e pelo menos 10.000 compradores de 18 países(a entrevista foi feita antes do início do evento). Como foram feitos os preparativos para receber visitantes e expositores de lugares onde há maior incidência da variante ômicron do novo coronavírus, como os Estados Unidos e a Itália, por exemplo? Foi solicitado aos participantes da feira que chegassem à Colômbia com mais de uma semana de antecedência para fazer qualquer tipo de quarentena?

EB - Temos trabalhado muito para reunir uma qualidade muito boa de expositores e compradores. Definimos medidas rigorosas de biossegurança, tais como a apresentação da carteira de vacinação COVID com a programação completa de vacinação e o uso de uma máscara facial será obrigatório. Não há restrições de quarentena quando chegam à Colômbia.

RT - Houve alguma mudança de última hora no programa do evento com o avanço da variante ômicron na América do Sul, tal como uma restrição no número de pessoas ou no horário de abertura da feira?

EB - Não temos restrições quanto ao número de pessoas que podem atender ou alterações no horário de funcionamento da Colombiatex. Seremos muito rigorosos com a apresentação da carteira de vacinação e o uso de máscaras faciais.

RT - De acordo com as projeções da Inexmoda, as exportações colombianas de produtos têxteis e de vestuário deverão permanecer em torno de 791 milhões de dólares, crescendo 4% em comparação com 2021. Quanto dessa quantia você acha que será a parte do Brasil? E quanto às importações, qual é, na sua opinião, a participação de nosso país no mercado colombiano de têxteis e vestuário? Como você vê a relação comercial com o Brasil para este ano como um todo?

Eduardo Botero

EB - As exportações têxteis da Colômbia em 2021 foram de US$ 227 milhões, 49% a mais que em 2020, sendo os principais destinos o Equador 32%, México 23%, EUA 15% e Brasil 15%. Importamos US$ 1780 milhões do mundo, 65% a mais do que em 2020, com as principais origens sendo China 57%, Índia 18% e Brasil 7%. Em Vestuário exportamos US$ 582 milhões, 38% a mais que em 2020, os principais destinos foram os EUA 58%, Equador 12%, Peru 9% e México 8%. A Colômbia importou US$677 milhões, 26% menos do que em 2020. As principais origens foram a China 57%, Bangladesh 15%, Turquia 7%. Penso que ainda há muito espaço para trabalhar no fortalecimento das relações comerciais entre a Colômbia e o Brasil.

RT - Quantos expositores do Brasil a Inexmoda já confirmou para esta edição da Colombiatex?

EB - Com ABIT e APEX estamos fazendo um ótimo trabalho e neste 2022 temos 38 expositores confirmados do Brasil.

RT - A Inexmoda realizou alguma ação junto à rede hoteleira local para aumentar a biossegurança dos visitantes e expositores que vêm a Medellín para a Colombiatex?

EB - Os hotéis da cidade têm políticas claras de biossegurança para receber todos os visitantes da Colombiatex 2022.

RT - Desde 17 de janeiro, os participantes da Colombiatex podem fazer contatos comerciais através da plataforma digital da Inexmoda. Você acha que esta ferramenta irá agilizar o número de visitantes do evento, evitando multidões? Há planos para a Inexmoda disponibilizar a plataforma durante o evento?

EB - A plataforma digital Colombiatex está em funcionamento de 17 a 28 de janeiro. Será um complemento muito valioso para a feira no local, mas devemos ser claros, o mundo digital não substituirá o mundo no local. Devemos ver o digital como um complemento valioso.

RT - Qual é a lição mais importante que a Colombiatex 2022 pode aprender dos anos anteriores, com a realização dos formatos digital e híbrido que você está implementando nesta edição de 2022 no local? Como você acha que serão os eventos têxteis após a pandemia? Como você acha que serão os eventos têxteis após a pandemia?

EB - Aprendemos com o mundo digital como uma ferramenta que complementa o mundo face a face. Devemos continuar com o mundo presencial, tendo uma grande capacidade de adaptação e contando com a ciência para poder continuar com nossas feiras comerciais. Este ano teremos a Colombiatex em janeiro, a Heimtextil Colômbia em abril e a Colombiamoda+Colombiatex em julho.

RT - Quanto tempo a Inexmoda pensa que levará para que o volume de negócios têxteis na Colômbia e no mundo se recupere totalmente dos efeitos do novo coronavírus?

EB - Já crescemos e superamos o mesmo em 2019, agora temos desafios associados às cadeias de fornecimento globais. Esperamos que até a segunda metade de 2022, o processo esteja de volta ao normal.

Jeanologia

OTIMISMO E INOVAÇÕES MARCAM A COLOMBIATEX 2022

A Inexmoda encerrou oficialmente a Colombiatex de las Américas 2022, ratificando que a reativação do Sistema de Moda é uma realidade que foi evidenciada neste cenário, onde uma atmosfera de negócios, otimismo e esperança foi vivida. No evento, os negócios foram fechados, as

SANTISTA

tendências do mercado foram reveladas e os especialistas em negócios de moda partilharam os seus conhecimentos.

Após três dias do evento, a Colombiatex de las Americas 2022 encerra com um balanço muito positivo das frentes de negócios, tendências e conhecimento.

Colombiatex de las Américas 2022 é um evento da cidade que tem o apoio da Câmara Municipal de Medellín, um aliado estratégico para a sua realização, que procura ativar a economia da cidade atraindo o investimento e o turismo de negócios para o evento. Segundo o Observatório do Turismo de Medellín, a 34ª edição da feira gerou 8 milhões de dólares de receitas económicas para a cidade em despesas como alojamento, transporte e alimentação; além disso, durante a semana do evento, a ocupação hoteleira atingiu 82%. Além disso, a Inexmoda disse que foram gerados mais de 2.500 postos de trabalho para a montagem do evento, que desempenham funções como logística, segurança, concepção e construção de espaços, entre outras.

A feira evidenciou um otimismo nos negócios de acordo com as oportunidades de exportação na missão de compradores internacionais liderada pela Procolombia, que, segundo a entidade, representou 6,4 milhões de dólares. Além disso, de acordo com a empresa de estudos de mercado Invamer, 83% dos compradores fecharam ou esperam fechar negócios a curto prazo; os participantes classificaram o evento, num valor máximo de 5, com 4,5 em satisfação, 4,75 em lealdade ao evento, indicando preferência por este evento em relação a outros, e 4,79 em recomendação, indicando que recomendariam este evento a outra pessoa. O mesmo estudo mostrou que as categorias de maior interesse no evento foram os têxteis (52%), maquinaria (23%), inputs (8%), pacote completo (8%), produtos sustentáveis (1%) e outros.

Com dinamismo e grandes oportunidades de negócio, encerra-se a 34ª edição da Colombiatex de las Americas, evento que abriu o calendário de feiras de 2022 da Inexmoda, e que continua com a realização da Heimtextil Colômbia de 26 a 28 de Abril e da Colombiamoda + Colombiatex a realizar de 26 a 28 de Julho. Além disso, o instituto continuará o seu trabalho de transformação de empresários e empresas através dos programas de transformação empresarial que desenvolve em conjunto com diferentes parceiros na Colômbia

RT