4 minute read

PRODUÇÃO DE FIO DE ROTOR COM O R 70 DA RIETER

PRODUÇÃO DE FIO DE ROTOR

COM O R 70 DA RIETER

Advertisement

Omais novo filatório de rotor totalmente automático R 70 da Rieter estabelece novos padrões em termos de alta produtividade, melhor aproveitamento da matéria-prima e baixo consumo de energia. Isso é conseguido com a automação independente em cada fuso, além de uma versão avançada da já comprovada tecnologia da caixa de fiação. Essa tecnologia resulta em uma melhor tenacidade do fio (normalmente em aplicações de algodão) e, em muitos casos, permite que a torção seja reduzida. Como resultado da torção menor, é possível alcançar uma produção mais elevada sem qualquer aumento no consumo de energia. Ao mesmo tempo, o fio produzido é mais macio do que o fio de rotor de textura áspera geralmente encontrado. Isso se aplica principalmente aos fios para tricotar de algodão, alta eficiência, mesmo com uma alta taxa de rupturas do fio O R 70 alcança excelentes resultados de desempenho com os clientes. Um exemplo é a Nipas Tekstil, que produz fios de rotor de diferentes matérias-primas, com títulos entre Ne 8 e Ne 40. Os resultados alcançados durante o lançamento no mercado convenceram a Nipaş a investir em oito filatórios de rotor R 70 adicionais. Nurtekin Ufakseker, o gerente da Nipas Tekstil em Osmaniye, afirma: “O baixo consumo de energia e alta eficiência de produção foram os principais motivos pelos quais escolhemos o R 70”. A maior tenacidade do fio alcançada com o R 70 possibilita trabalhar em velocidades mais altas. Outra característica do R 70 é a elevada estabilidade. Na Nipas Tekstil, a eficiência permanece sempre alta, mesmo com uma alta taxa de rupturas do fio. Após a aceleração do rotor, a quantidade de rupturas do fio mais os cortes do limpador ultrapassou temporariamente 1.200 a cada 1.000 horas de rotor. Mas, graças à automação das emendas, que é muito confiável e rápida (Fig. 1), a eficiência não foi prejudicada.

CONSUMO DE ENERGIA 29% MENOR

Durante o desenvolvimento do R 70, foi dada atenção especial ao potencial de redução do consumo de energia – obtendo grande sucesso: A Nipa mediu um consumo de energia 29% menor do que os modelos mais antigos de filatórios de rotor da Rieter em sua fiação (Fig. 2). Isso decorre da moderna tecnologia de acionamento único e do uso de um rotor de diâmetro menor. Além disso, o R 70 contém um sistema de aspiração capaz de economizar energia. O duto de ar foi otimizado em toda a máquina. Vantagens conhecidas, como a função de limpeza de filtro inteligente e

comprovada, foram adotadas dos modelos anteriores. O baixo consumo de energia do R 70 deriva das menores perdas de energia elétrica. Nurtekin Ufakaeker confirma: “Uma das maiores vantagens do R 70 é que não ocorrem problemas de aquecimento apesar das altas velocidades do rotor”. Os fusos não esquentam tanto, e um menor esforço é necessário para condicionar a sala de fiação. Potencial economia de custos com matéria-prima A melhor aspiração de impurezas da caixa de fiação atenua as influências negativas de impurezas na fita. Isso significa que uma mistura de matérias-primas mais barata pode ser utilizada, enquanto se alcança uma mesma qualidade do fio de antes. A função BYpass já bem conhecida e comprovada foi reprojetada para o R 70 e é a maneira mais fácil de influenciar a aspiração de impurezas. Ela agora possibilita a aspiração de ainda mais partículas de impurezas. O resultado é menos rupturas do fio, uma ranhura do rotor mais limpa e uma qualidade do fio consistentemente alta, mesmo quando o rotor é mantido em funcionamento por longos períodos de tempo.

ELEVADA FLEXIBILIDADE

Cada fuso é equipado com acionamentos individuais ultramodernos, controlados eletronicamente, e um inovador sistema de automação. Isso permite que até 36 fusos comecem a fiar ao mesmo tempo, e permite também que mais rupturas do fio sejam eliminadas sem que haja um impacto significativo na eficiência. A produção permanece elevada mesmo quando influências externas causam uma taxa mais alta de rupturas de fio. Além disso, essa automação possibilita colocar o R 70 novamente em operação em um período de tempo bastante curto após uma parada.

O R 70 é equipado com o VARIOlot 2x1, complementado por carregadores de tubos, correias transportadoras de bobinas e um elevador de bobinas independentes para cada lado da máquina. Isso possibilita a fiação de lotes diferentes em cada lado. Mas há mais possibilidades para aumentar a flexibilidade do R 70: ao fazer uso de opções de software do VARIOlot adicionais, a máquina também pode processar vários lotes por lado ao mesmo tempo. O VARIOlot também possibilita trocas de lote contínuas. Cada fuso pode começar a produzir rapidamente um novo lote com diferentes ajustes após o doffing, sem a necessidade de interromper desnecessariamente a produção. A moderna tecnologia de automação, a avançada caixa de fiação, acionamentos modernos e a aspiração otimizada fazem do R 70 um filatório de rotor bastante produtivo, flexível e econômico. Graças ao BYpass e à limpeza do rotor a cada operação de emenda, a máquina lida bem com matérias-primas mais baratas. Os fios de rotor fiados no R 70 oferecem vantagens decisivas para o processamento posterior, mesmo com um aumento na quantidade de rupturas do fio.

RT

This article is from: