4 minute read

INSPIRAMAIS SE TRANSFORMA EM EVENTO ITINERANTE

Evento será realizado pela primeira vez em Porto Alegre no Centro de Eventos FIERGS nos dias 25 e 26 de janeiro de 2022, com os lançamentos para a temporada 2023

Os lançamentos para a temporada 2023 vão marcar uma nova fase do Inspiramais. A próxima edição do salão - que reúne soluções em design, inovação e sustentabilidade para segmentos como calçados e artefatos, confecção, moveleiro e bijuterias - será realizada pela primeira vez em Porto Alegre. Após uma década em São Paulo e três edições totalmente virtuais, nos dias 25 e 26 de janeiro de 2022, o Centro de Eventos FIERGS receberá o Inspiramais no formato phygital, um evento físico e digital.

Advertisement

“O Inspiramais acompanha o espírito do tempo. Adaptamos o formato e escolhemos o local de acordo com as necessidades do mercado, e é motivo de orgulho realizarmos o evento em Porto Alegre. Destacamos a proximidade com a indústria do calçado, a força do mercado de confecção e moveleiro, além de ser uma capital que comumente recebe empresários do Brasil e do mundo”, destaca o presidente da Assintecal, Gerson Luis Berwanger., a escolha da capital gaúcha é estratégica. A intenção, nas próximas edições, é contemplar os pólos de moda do Brasil.

Na avaliação das entidades promotoras do evento, ABIMÓVEL, ABIT, ASSINTECAL e CICB, a retomada do evento físico – que seguirá todos os protocolos de saúde recomendados na legislação vigente – permitirá ao Inspiramais retomar marcas registradas do evento, como a parte sensorial relacionada aos materiais e as trocas entre expositores, compradores e visitantes. “Realizar o Inspiramais na FIERGS representa a força da indústria. Vemos um grande potencial para alavancá-la e promover novos negócios”, frisa Silvana Dilly, superintendente da ASSINTECAL.

“Estamos confiantes que 2022 será um ano de muito trabalho e de grandes oportunidades. Tradicionalmente, o Centro de Eventos FIERGS é sede de eventos importantes e, no primeiro trimestre de 2022, será do Inspiramais, um salão profissional promovido por entidades organizadas e ligadas à indústria”, enfatiza o gerente do Centro de Eventos FIERGS, Kurt Ziegler. Para ele, os profissionais do setor terão uma ocasião especial para se conectarem com as novidades do mercado.

A superintendente da Assintecal explica que os avanços e os benefícios das edições digitais serão mantidos. “Os palestrantes estarão fisicamente na FIERGS, mas todo o conteúdo será transmitido e ficará disponível para acesso pelo canal do Inspiramais no YouTube. Queremos estimular a inspiração do mercado de moda a partir do olhar e do toque nos materiais, estreitando o relacionamento com a oportunidade do contato presencial”, acrescenta Silvana. Depois dos dois dias do salão na FIERGS, os materiais e o showroom irão para os pólos de produção de Nova Serrana/MG e Franca/SP.

Conexão Inspiramais oferece gestão em design para o desenvolvimento de materiais inovadores.

Atendimento individualizado e permanente a empresas expositoras do salão inclui atuação nas áreas criativa, comercial e de comunicação, proporcionando uma gestão completa em design para empresas expositoras, o Conexão Inspiramais inicia neste mês (Setembro) um novo ciclo, focado na criação e no desenvolvimento de materiais inovadores para a temporada 2023_I. Os consultores em Gestão de Design que integram o Núcleo de Design do Inspiramais já realizaram a imersão na pesquisa de comportamento que define o tema da próxima edição do evento – Corpo – e agora seguem para os atendimentos individualizados às empresas

“Somos um grupo de trend forecaster, diferente de outros bureaux de tendências, que não possuem esse tipo de acompanhamento”, explica o coordenador do Núcleo de Design do Inspiramais, Walter Rodrigues. Na avaliação dele, a singularidade do programa está na combinação de fatores, como a pesquisa que reúne tendências mundiais - com o olhar direcionado para o mercado brasileiro, e no grupo de gestores em design que acompanha o desenvolvimento de produtos, e atua nas áreas criativa, comercial e de comunicação.

Ao longo de pelo menos seis encontros, as empresas recebem orientações para desenvolvimento de materiais alinhados com a proposta da temporada. “Não é apenas visitar uma empresa e desenvolver um produto. Após a apresentação dos temas da estação, os gestores discutem sobre a que setor do mercado o material se destinará, além de sua forma, acabamento e cor, além de sugerir as melhores entregas por meio das mídias sociais”, observa Rodrigues.

A curadoria faz parte do trabalho. Todo material desenvolvido – casual, de performance, luxo, sustentabilidade, artesanal e técnico – é encaminhado para a Assintecal, que organiza os itens a partir dos três estágios da Metodologia da Pirâmide de Produtos e de acordo com a cartela de cores. “O Conexão é a vitrine do Inspiramais. É o primeiro impacto causado no visitante. Todo esse trabalho busca criar a melhor experiência, organizando e facilitando o processo criativo de quem participa do evento”, salienta o coordenador do Núcleo de Design do Inspiramais.

CORPO

Corpo é o tema da temporada 2023_I. O Núcleo de Pesquisa e Design do Inspiramais explica o tema pensando no corpo como um arquivo do tempo. O registro da história humana. Está diretamente relacionado com aspectos sociais, culturais, econômicos e comportamentais. “O corpo tem extrema importância no tempo em que estamos vivendo. Expressa nossa fragilidade e nossa força para continuarmos a projetar esperança e vida”, esclarece Walter Rodrigues. O Inspiramais tem promoção da Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal), da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit), do Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB), da Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário (Abimóvel) e Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). Conta com a parceria do Sebrae Nacional (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), das principais entidades setoriais do país: Abicalçados e ABVTEX. e realização por meio do projeto By Brasil, Components, Machinery and Chemicals. RT

This article is from: