5 minute read

INSPIRA MAIS SUSTENTABILIDADE E MODERNIDADE

Acada estação, dez gestores de design que integram o Núcleo de Pesquisa e Design do Inspiramais se reúnem para construir um levantamento que traz, além do contexto global, informações relevantes sobre comportamento e estilo de vida da sociedade na atualidade. Essa investigação é a base para a criação de argumentos que buscam responder a um questionamento norteador e estabelecer as premissas do que virá a ser o tema da temporada do salão de moda Inspiramais, que será realizado nos dias 25 e 26 de janeiro de 2022, no Centro de Eventos FIERGS, no formato phygital.

Assim foi o processo para a criação do tema de 2023_I: Corpo. “Fazemos uma pergunta e todos trazem propostas a partir de suas percepções. Cada um apresenta sua tese e, no dia seguinte, começamos a desmembrar as ideias, tentando achar as palavras que vão propor caminhos para a pesquisa de superfícies e narrativa”, explica o coordenador do Núcleo de Pesquisa e Design do Inspiramais, Walter Rodrigues. As reuniões, que sempre foram presenciais, desde o início da pandemia, há quatro estações, vêm sendo virtuais. A pesquisa de inspirações sempre traz insights relacionados aos 10% destinados à inovação, conforme a metodologia da pirâmide.

Advertisement

Cada um dos gestores de design tem uma área prioritária de interesse: couro, sustentabilidade, moda, internet e diversidade. Os talentos se complementam e, juntos, definem o conceito e as narrativas da temporada, que têm relação com estações anteriores. “Na repercussão da pandemia, criamos Antídoto (2022_I), um remédio para os desafios e as angústias, e projetamos isso em materiais, a necessidade de higienização, de proteção. Depois, com Future Proof (2022_II) falamos da relevância, da construção do propósito para ser lembrado no futuro”, explica Rodrigues.

De acordo com o coordenador do Núcleo de Pesquisa e Design do Inspiramais, o tema de 2023_I tem extrema relevância no tempo em que estamos vivendo. “Corpo expressa nossa fragilidade e nossa força para continuarmos a projetar esperança e vida”, observa. Rodrigues lembra que nunca se falou tanto das questões de gênero com ativismo, de moda para pessoas com deficiência e se discutiu sobre múltiplos corpos e envelhecimento. “É impossível não fazer essa relação com o corpo, afinal, somos sobreviventes (à pandemia). O corpo é o protagonista neste momento, estamos mais atentos e preocupados, afinal sabemos de sua fragilidade, como também sabemos do quanto ele é uma máquina perfeita, e genial”, define.

INOVAÇÃO E SUSTENTABILIDADE

Inovação e sustentabilidade sempre compuseram a pesquisa de inspirações. Nesta edição, os temas ganham especial relevância, com um estudo específico para cada um deles. Produzido pela gestora em design Julia Webber, com o apoio de Rodrigo Cezário, ambos integrantes do Núcleo de Pesquisa e Design do Inspiramais, o material é um guia para orientar as empresas que queiram investir em inovação sustentável. “Quando falamos em sustentabilidade, é possível adquirir um caráter bastante técnico. A pesquisa fala das técnicas, dos

processos e do impacto positivo de maneira acessível, com conceitos e cases”, explica Julia.

No estudo, constam cinco formas de trabalhar a inovação sustentável, a partir de escolhas de materiais que criam menos impacto, da química verde – que elimina tóxicos e poluentes –, da diminuição da pegada de carbono, entre outros. “Descrevemos todo o processo e conseguimos entender quais os caminhos e a gestão de design para, realmente, fazermos a inovação sustentável. Às vezes, está ao alcance das empresas e é apenas uma questão de organizar processos”, acrescenta a gestora em design.

Julia lembra que, atualmente, a moda recicla apenas 1% de tudo o que produz, mas já se percebe um processo de mudança em curso. Na avaliação dela, a indústria de materiais vem ganhando protagonismo por promover esse olhar sustentável. “O consumidor está exigindo produtos mais sustentáveis. A moda está conectada com a nossa identidade, nosso cotidiano, diz sobre quem nós somos. Estar em contato com a moda é uma atividade prazerosa, que deve gerar uma sensação positiva”, finaliza.

CONEXÃO INSPIRAMAIS OFERECE GESTÃO EM DESIGN PARA O DESENVOLVIMENTO DE MATERIAIS INOVADORES

Proporcionando uma gestão completa em design para empresas expositoras, o Conexão Inspiramais inicia neste mês um novo ciclo, focado na criação e no desenvolvimento de materiais inovadores para a temporada 2023_I. Os consultores em Gestão de Design

que integram o Núcleo de Design do Inspiramais já realizaram a imersão na pesquisa de comportamento que define o tema da próxima edição do evento – Corpo – e agora seguem para os atendimentos individualizados às empresas.

“Somos um grupo de trend forecaster, diferente de outros bureaus de tendências, que não possuem esse tipo de acompanhamento”, explica o coordenador do Núcleo de Design do Inspiramais, Walter Rodrigues. Na avaliação dele, a singularidade do programa está na combinação de fatores, como a pesquisa que reúne tendências mundiais - com o olhar direcionado para o mercado brasileiro, e no grupo de gestores em design que acompanha o desenvolvimento de produtos, e atua nas áreas criativa, comercial e de comunicação.

Ao longo de pelo menos seis encontros, as empresas recebem orientações para desenvolvimento de materiais alinhados com a proposta da temporada. “Não é apenas visitar uma empresa e desenvolver um produto. Após a apresentação dos temas da estação, os gestores discutem sobre a que setor do mercado o material se destinará, além de sua forma, acabamento e cor, além de sugerir as melhores entregas por meio das mídias sociais”, observa Rodrigues. A curadoria faz parte do trabalho. Todo material desenvolvido – casual, de performance, luxo, sustentabilidade, artesanal e técnico – é encaminhado para a Assintecal, que organiza os itens a partir dos três estágios da Metodologia da Pirâmide de Produtos e de acordo com a cartela de cores. “O Conexão é a vitrine do Inspiramais. É o primeiro impacto causado no visitante. Todo esse trabalho busca criar a melhor experiência, organizando e facilitando o processo criativo de quem participa do evento”, salienta o coordenador do Núcleo de Design do Inspiramais.

CORPO

Corpo é o tema da temporada 2023_I. O Núcleo de Pesquisa e Design do Inspiramais explica o tema pensando no corpo como um arquivo do tempo. O registro da história humana. Está diretamente relacionado com aspectos sociais, culturais, econômicos e comportamentais. “O corpo tem extrema importância no tempo em que estamos vivendo. Expressa nossa fragilidade e nossa força para continuarmos a projetar esperança e vida”, esclarece Walter Rodrigues. RT

This article is from: