1 minute read

Editorial

Editorial

O ano da Subversa inicia com um laço bem escolhido e bem-feito com o projeto Julho Literário, tocado por Dan Porto, para quem somos uma espécie de hospedagem, mas também hóspedes, simultaneamente. Desta vez, desde os últimos meses de 2020, trabalhamos em conjunto para formar este número composto por nove autores de diversos recantos do Brasil, passando evidentemente por baixo das águas – ou por cima, como o leitor preferir – até alcançar também Portugal. A coedição entre Subversa e Julho Literário traz para cá o movimento que a literatura promove entre os atos de continuar e romper com a tradição ou de continuar/romper com os ares do futuro.

Advertisement

Nós, editoras da Subversa, assim como Dan Porto, que publicou em 2016, e, também, o poeta Pedro Belo Clara, que publica uma coluna todos os meses por aqui, fazem a recepção dos autores estreantes nesta página, materializando o espaço de alteridade e convívio de diferenças, também próprios ao fazer artístico e editorial. As entrevistas de Itamar Vieira Jr. e de Ângela Vilma abrem ao leitor suas perspectivas autorais sobre o processo infindável de criar e publicar.

Convidamos a nossos leitores contumazes a embaralhar (o quanto lhe baste) os nomes dos meses do ano, já que afinal não é sempre que temos a oportunidade de ler o Julho em janeiro, pelos da Subversa, que também olha com os olhos do Julho, visto pela Subversa, e assim por diante.

Desejamos uma boa leitura.

Os editores,

Tânia Ardito Fabíola Weykamp Morgana Rech Dan Porto