2 minute read

Ginecologista e obstetra Ana Comin é destaque em cirurgia robótica no Sul do Brasil

A médica foi a primeira mulher a operar com o robô Versius no sul do país e a 3 mulher em todas as Américas.

A união entre tecnologia e medicina vem fazendo com que diversos tratamentos sejam cada vez mais aprimorados, o que facilita muito a vida dos pacientes. Nesse sentido, cabe aos médicos e cirurgiões se manterem atentos às novidades do mercado para proporcionar sempre os melhores tratamentos aos pacientes.

Advertisement

Esse é o caso da ginecologista e obstetra Ana Comin, que sempre teve uma preocupação muito grande em pesquisar, participar de cursos e se qualificar em sua área, algo que fez com que se interessasse muito pela cirurgia robótica. Recentemente, a médica estabeleceu um novo marco em sua carreira, pois foi a primeira mulher a operar com o robô Versius no Sul do Brasil e a terceira de todas as Américas.

Este robô cirúrgico foi desenvolvido na Universidade de Cambridge, na Inglaterra, e produzido pela empresa CMR Surgical. O treinamento para os profissionais foi extenso, com etapas no Brasil e no Chile, contando com experiências práticas, formações teóricas e uma série de testes. A primeira cirurgia realizada por Ana aconteceu no Hospital Unimed Litoral, na cidade de Balneário Camboriú (SC), segundo do Brasil a utilizar a tecnologia para cirurgias assistidas.

“O Versius é um equipamento de alta precisão que apresenta uma série de vantagens ao cirurgião, pois ele elimina o temor natural das mãos e consegue chegar em lugares do corpo com mais facilidade. A pinça do robô gira em 360 graus, algo que a nossa mão não é capaz de fazer”, comenta Ana Comin. “Outra grande vantagem do robô é a visão 3D que ele proporciona. Isso resulta em uma cirurgia com maior qualidade, o que faz uma enorme diferença para o paciente, pois os movimentos são menos bruscos, o que resulta em um menor sangramento. Na cirurgia da endometriose, por exemplo, essa tecnologia faz toda a diferença”, completa. DRA. ANA COMIN

Essa conquista da Dra. Ana é um reflexo do avanço que as mulheres têm dado em diversos âmbitos da sociedade. Hoje em dia, as mulheres não precisam mais escolher entre a carreira e a maternidade, e Ana Comin é o exemplo disso. Além de atender no consultório, a médica é cirurgiã, professora, mãe, esposa e mãe de pet. Uma vida atribulada sim, mas repleta de conquistas diárias. “Nós que somos mães e trabalhamos fora temos noção que não vamos conseguir ser perfeitas em tudo. Porém, me orgulho muito do exemplo que dou à minha filha, pois a crio para que também seja uma mulher forte e que persiga seus objetivos para se tornar bem sucedida na área em que optar seguir”, completa Ana Comin.